786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Patrícia Fernandes

Colunista

Artigos publicados

União Europeia

A vitória de Putin

Os nórdicos foram os primeiros a abandonar o idealismo sobre a ameaça russa e a preocupação com excentricidades como políticas externas feministas; gradualmente, os restantes foram assumindo a mudança
Militares

Armemo-nos e ide

Nestes 50 anos fomos consolidando um regime de liberdades individuais, estado social e vários tipos de privilégios, e parecemos olhar com surpresa para quem recorda que esses direitos implicam deveres
Pensamento lento

Pensamento lento

Se o tempo é escasso ideias como esforço e sacrifício perdem valor. Queremos tudo rapidamente. É o tempo do fast thinking ou do pensamento rápido, de sermos colonizados pela cultura americana do tempo
Imigração

A angústia demográfica

Como Mounk assinala, o incómodo com a imigração não depende de uma percentagem entendida como demasiado alta, mas prende-se antes com mudanças demográficas demasiado rápidas.
Política

A angústia económica

Ao contrário do que ouvimos repetidamente durante a campanha eleitoral, a política democrática assenta fundamentalmente no modo como percecionamos a realidade, como nos sentimos em relação à realidade
Partido Chega

O problema do populismo

Não é possível continuar a excluir o Chega da conversa política: devemos antes reconhecer a insatisfação e o descontentamento que ele revela e chamá-lo ao jogo democrático.
Pensamento lento

Os debates mudam alguma coisa?

Como os debates consistem no confronto entre duas forças opostas, deles não resulta a vitória do melhor argumento mas sim oferecer aos membros do grupo uma maior clareza sobre os interesses em causa.
Democracia

Abandonar a sala

Generaliza-se a ideia de que podemos “abandonar a conversa”. E a verdade é que é mais fácil não nos esforçarmos, mais rápido diabolizarmos o outro, muito menos cansativo não entrar no jogo democrático
Democracia

A crise da representação

Há que compreender que a essência do populismo nacionalista não é a exclusão e a desigualdade, antes reside na promessa de devolver a voz à maioria e recuperar a confiança no regime democrático.
Literatura

A politização da literatura

Politizar a literatura destrói o que ela tem de trabalho individual, excecionalidade artística, qualidade criativa. Mais do que isso destrói a sua essência, que não é do domínio do verdadeiro ou falso
Universidades

A polarização política das universidades

Em Portugal o ambiente académico não se encontra tão degradado como no mundo anglo-americano, mas o diagnóstico não é linear pois varia muito de área para área e até de universidade para universidade.
Arte

A politização do mundo da arte

Quando aplicamos critérios políticos a domínios não políticos, os critérios anteriores perdem-se. Não estaremos a destruir o entendimento clássico de obra de arte como uma excecionalidade individual?
Universidades

A politização da Universidade

As universidades de elite tornaram-se “monoculturas intelectuais e políticas”, com uma maioria dos professores de esquerda. Os estudantes tornam-se menos capazes de lidar com a diferença e o dissenso.
Saúde da Mulher

A politização da medicina

Uma posição quanto à interrupção voluntária da gravidez cabe à consciência de cada um, mas as regras que instituem liberdades individuais e a objeção de consciência existem para a garantia de todos.
Liberdades

A politização de tudo

Um mundo em que tudo é politizado é um mundo não só sem liberdade de expressão como sem liberdade de pensamento: não podemos dizer coisas (politicamente) erradas, como não podemos pensar “errado”.
Debate

Não nos levarmos demasiado a sério

A prática da argumentação não é fácil. Acima de tudo, implica sermos capazes de falar sobre as nossas ideias sem considerar que essa discussão põe em causa a nossa existência.
Politicamente Correto

Rituais partilhados

Que as cidades, as escolas ou as pessoas se queiram libertar de rituais partilhados em nome da inclusão, da laicidade ou do progresso é não só culturalmente empobrecedor, como biologicamente errado.
Política

O esquerdismo como tipo psicológico

É possível que a especificidade do nosso esquerdismo como tipo psicológico passe, de modo transversal, pela atitude de dependência face ao estado, esperando ter nele a resolução de todos os problemas.
Liberdade de Expressão

O medo de estar errado

Nesse admirável mundo novo da Europa, os jornalistas, como a Comissão Europeia bem salienta, têm uma missão a cumprir: não a de dar informação sobre factos, mas a de serem guardiões de certas opiniões
Neurociência

Aquel@s que passam por menopausa

Ainda vivemos em corpos determinados biologicamente e o máximo que podemos fazer é tentar dominar o elefante-que-tudo-quer pois viver em sociedade requer bom-senso, realismo e respeito face aos outros

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora