240kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Patrícia Fernandes

Convidado

Artigos publicados

Internet

A cultura de vigilância

Adivinha-se novo passo no aprofundamento da cultura de vigilância com a União Europeia a fazer alegremente o caminho para aquilo que, no âmbito da teoria política, se convencionou chamar totalitarismo
Livros

233 graus em tempo de pandemia

484
Bradbury diz-nos que o papel queima a 451 graus Fahrenheit. Em Portugal tal corresponde a 233 graus Celsius sob a desculpa da pandemia. Não convém ao governo que os portugueses leiam, pensem, reflitam
Livros

A geração desajustada de Sally Rooney

Se a dor desaparecer por completo, procura-se um substituto. E quanto mais paliativa é a sociedade mais violento será o substituto. Mas as razões para este desajustamento geracional são muitas.
Política

O apelo da tribo

O crescimento dos movimentos populistas, de esquerda ou de direita, justifica-se pelo aproveitamento do clima de incerteza, insegurança e medo, pois oferecem uma narrativa de pertença à tribo.
Democracia

Os filhos de Zappa

Afinal, parte dessas novas gerações, que carregavam em si tantos sonhos, têm pouco interesse em liberdade, democracia e respeito pela diferença.
Ocidente

Os tempos de suspeita

Será tentadora a ideia de encontrar culpados fáceis, mas a realidade é sempre mais complexa. Os tempos são de suspeita e ela não se encontra só à Direita, parecem antes sintoma de um momento histórico
Liberdades

A arte do ilusionismo

2461
Ao introduzir o absurdo, Costa fechou a possibilidade de discussão e os media morderam o engodo. Continuemos, então, a discutir a aplicação enquanto a nossa liberdade se vai reduzindo passo a passo.
Sociedade

O sol nascerá amanhã?

Os agentes da suspeita vão derrubando os cânones da civilização. Não para os substituir por outros, mas com o simples objetivo de destruir as referências culturais e filosóficas do Ocidente.
Liberdade de Expressão

Os novos totalitarismos

497
Aqueles que tanto revisitam hoje a ameaça fascista parecem incapazes de perceber o quanto se aproximam de um totalitarismo semelhante – e isto independentemente das suas boas intenções.
Democracia

Rui Rio e a crise do paradigma liberal

Não deixa de ser curioso que uma das figuras que melhor represente o momento de crise do regime democrático e liberal se encontre na presidência do PSD. Rui Rio revela-se, assim, filho do seu tempo.
Extremismo

A filosofia da revolta

292
A democracia radical assenta numa lógica muito pouco democrática, pela qual uma minoria reivindica um acesso privilegiado à verdade e à pureza moral, e tenta impô-la silenciando todas as outras vozes.
Governo

O país das maravilhas

417
É surpreendente verificar a fantasia coletiva que suporta a ideia de que está tudo bem, avaliando de forma positiva a atuação do governo e preferindo ignorar os problemas a verbalizar críticas justas.
Liberdades

Scientia potentia est

Se a ciência nos levou mais longe do que os Antigos alguma vez sonharam, trouxe uma ânsia que nos deixa mais vulneráveis. O controlo digital e totalitário que se adivinha representa o nosso novo jugo.
Filosofia

A sabedoria de Lucrécio

Vivemos inebriados pela imagética de juventude e beleza que marca o espaço público, ao mesmo tempo que escondemos os mais velhos em lares. E é nesta fragilidade que a Covid-19 nos apanhou.
Coronavírus

A sabedoria dos Antigos

120
A coronacrise obriga-nos a confrontar a autoimagem moderna com resposta para tudo: como justificar que nos tenhamos deixado capturar por um pânico coletivo que transformou todo o nosso estilo de vida?
Extrema Esquerda

O problema da esquerda radical chic

3393
Esta esquerda é incapaz de se relacionar com as pessoas comuns, não usa a linguagem nem compreende as preocupações das pessoas comuns e julga com superioridade moral os que vivem de forma diferente.
Partido Chega

Os tempos mudaram

332
André Ventura podia ter dito o mesmo de outra forma, mas as regras do jogo liberal desapareceram e o espaço público favorece o deputado do Chega. A maioria do establishment parece não o ter percebido.
Sociedade

A epistemologia do eu

Amadurecer é encontrar um equilíbrio entre os desejos pessoais (a condição de infância, em que queremos tudo e já) e as regras sociais. Mas hoje parecemos presos a uma sociedade de eterna adolescência
Politicamente Correto

Bernardo Silva e a salvação do outro

220
O politicamente correto assenta numa lógica de puritanismo moral, acusação e ódio, dinamizada por pessoas que, no mundo anglo-americano, se designam como woke (os acordados ou iluminados).
Partido LIVRE

A ameaça iliberal das políticas identitárias

133
As políticas identitárias, se traduzidas na eleição de deputados identitários, destroem a função essencial de mediação que deveria ser garantida pelo mecanismo de representação numa democracia liberal
A página está a demorar muito tempo.