441kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Patrícia Fernandes

Convidado

Artigos publicados

Democracia

Assembleias de cidadãos podem salvar a democracia?

As assembleias de cidadãos devem ser organizadas seguindo um princípio real e honesto de pluralismo. Se estiverem pré-orientadas para certas decisões o mecanismo deliberativo não cumprirá a sua função
Política

A revolta dos enraizados

Correspondendo a somente 25% da sociedade inglesa, os desenraizados têm imposto hegemonicamente a sua ideologia. Desvalorizando a identidade nacional, estão muito próximos da agenda globalista.
Transgénero

O que é isso de agenda trans?

O modo antidemocrático como o tema tem sido posto pelos novos ativismos impede a discussão do assunto. Mas querer discutir a justiça e adequação de medidas políticas não é colocarmo-nos contra ninguém
Civilização

A guerra é a origem de todas as coisas – Parte V

Esta guerra não consubstancia apenas um momento de confronto com o outro que pensa de forma diferente, mas pode também levar-nos a um momento de confronto com o nosso próprio projeto ocidental.
Rússia-Ucrânia

A guerra é a origem de todas as coisas – Parte IV

O eurasianismo junta vermelhos e brancos em torno de valores tradicionalistas, nacionalistas e de ortodoxia religiosa e supera a tradicional oposição entre as correntes ocidentalizadoras e eslavófilas
Guerra na Ucrânia

A guerra é a origem de todas as coisas – Parte III

No espaço público muitos ocupam-se com a tentativa de qualificar a Rússia como regime comunista, fascista ou de capitalismo selvagem. Mas Putin coloca-se para lá dessas classificações políticas.
Política

Cidadania menorizadora

O nosso vocabulário de cidadania reduz-se hoje a palavras como apoio e ajuda estatais, enquanto aceitamos um controlo digital progressivo por parte do governo e desvalorizamos os tiques autoritários.
Guerra na Ucrânia

A guerra é a origem de todas as coisas – Parte II

Prescindindo da democracia e do liberalismo, a Rússia foi-se afirmando como um projeto político iliberal nesta década liderada por Putin. Para ele, o mundo exige novos valores e novos ideais políticos
Filosofia Política

A guerra é a origem de todas as coisas

As democracias liberais têm perdido o seu fulgor e recebido fortes ataques da esquerda e da direita mais radicais que, não por acaso, fazem a defesa da unidade em detrimento do pluralismo.
Legislativas 2022

Uma maioria absoluta hobbesiana

Os estudos destes dois anos revelam que a pandemia tendeu a reforçar o poder dos governos que alimentaram e geriram de forma adequada o medo das populações. Costa foi especialmente hábil nessa gestão.
Pandemia

A obsessão sanitária

Politicamente, este paradigma clarificou-se nos dois últimos anos ao demonstrar como estamos cada vez mais predispostos a sacrificar liberdade, direitos e, sobretudo, dignidade na luta contra a doença
Democracia

Os politicamente silenciados (parte I)

Parte do apoio que uma figura como Trump obteve prendeu-se com o facto de muitos reconhecerem que o espaço público excluía ilegitimamente uma franja crescente da população com preocupações legítimas.
Arte Contemporânea

A politização da arte

A crise da arte chegou aqui: já não discutimos o objeto em si, mas as identidades dos artistas e a necessidade de as regras no mundo da arte responderem a exigências identitárias.
Ocidente

Não há um Israel para nós

Por que razão é perversa a desvalorização das tradições e valores europeus? Porque eles garantiram direitos e liberdades, em contexto de sociedade aberta, que não sucederam em qualquer outra tradição.
Pandemia

A nostalgia das sociedades fechadas

Esta talvez seja a nossa guerra: não contra o vírus, mas contra quem, fazendo o jogo do medo, limitando os nossos direitos, está a transformar de forma irreversível o mundo em que vivíamos.
Liberdade de Expressão

Contra as caixas de comentários

Se o mundo é plural e as experiências de vida diferentes, só a expressão de todas as vozes permite uma compreensão ampla do próprio mundo – por muito que certas visões firam as nossas suscetibilidades
Transgénero

O que é isso de TERF?

No mundo da interseccionalidade não há lugar para pensamento livre e livre discussão de ideias. Se não aceitarmos os dogmas estipulados ou se pensarmos coisas erradas, tornamo-nos inimigos mortais.
Politicamente Correto

Sofrer do medo do destino

O tema central da série – uma aula em que o professor faz, sarcasticamente, a saudação romana – revela uma geração sedenta de polémicas e incapaz de compreender sensatamente acontecimentos banais.
Educação

A abolição da família

A escolaridade obrigatória a partir dos 3 anos vai no sentido de procurar a fabricação de cidadãos uniformizados, eliminando a diferença, a diversidade, o pluralismo e a iniciativa familiar e pessoal.
Extremismo

As lutas culturais - Parte III

Os nossos valores culturais e morais e os nossos projetos sociais são hoje, talvez mais do que nunca, resultado das lutas pela hegemonia cultural.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.