440kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Luís Valadares Tavares

Convidado

Artigos publicados

Orçamento do Estado

Novos orçamentos, velhas políticas

Tudo indica que Portugal irá ter a inflação acima dos 5% pelo que será pesada a fatura a pagar reduzindo os já baixos valores reais do salário mínimo e médio, cada vez mais próximos da cauda da Europa
Guerra na Ucrânia

Ucrânia : quatro ilações de dois meses de guerra

A matriz cultural do invasor em nada se aproxima dos valores próprios do DNA da Europa em que o valor da vida humana é máximo, respeitando-se assim as nossas raízes culturais judaico-cristãs.
Vacinas

A vacinação e o risco de internamento

O risco de ser internado no hospital devido à COVID 19 dos não vacinados é cerca de 21 vezes superior ao risco suportado pelos vacinados.
Coronavírus

COVID 19 e Ómicron: os limites da Razão

O paradigma da Razão indica que qualquer sociedade ao ser ameaçada por inimigo externo deve adotar estratégias globais e não escolhidas por cada indivíduo, mas estamos a perder as vantagens adquiridas
Serviço Nacional de Saúde

A tripla blindagem do Serviço Nacional de Saúde

Quem quiser relançar o SNS reconciliando-o com as próprias populações e as estruturas profissionais, sociais e económicas de Portugal, numa economia de mercado, terá de romper as actuais blindagens.
Crescimento Económico

Quando será Portugal ultrapassado pela Roménia?

É fácil concluir, extrapolando a actual tendência, que será já em 2023 que a Roménia irá ultrapassar Portugal, recordando-se que a Roménia era o Estado dos 27 mais atrasado em 1995
Desporto

As  cinco ficções do OE e a agenda dos portugueses

Parece razoável concluir que o debate do Orçamento do Estado se situa em realidade paralela face ao país real o que não será muito auspicioso para o regime democrático e para o próprio país.
Orçamento do Estado

O englobamento e o financiamento das empresas

Caminha-se para a não aplicação das poupanças no investimento empresarial o que conduzirá ao modelo de financiamento da economia inspirado no paradigma marxista de financiamento assegurado pelo Estado
Economia

O PRR, os mercados públicos e os impostos

Portugal é já das economias europeias em que os mercados públicos são mais prevalecentes, podendo-se estimar a percentagem de empresas para as quais os contratos públicos são maioritários acima de 50%
Impostos

Irlanda 12 - Portugal 5

Se mantivermos as mesmas políticas, é previsível que Portugal continuará a ter assimetrias sociais crescentes e a descer no ranking da UE 27, sendo agravado pela mudança de políticas noutros Estados.
Câmara Municipal Lisboa

A insustentável opacidade da CML

A CML deve desenvolver um Portal da Transparência com toda a informação sobre os processos que afetam os cidadãos, as comunidades e as empresas que a financiam através de múltiplas taxas e impostos.
SIRESP

O SIRESP e o diálogo concorrencial

Não se terão comparado as opções possíveis, não se terá garantido a melhor escolha e não se terão otimizado os custos pelo que prometer não aumentar o preço pode ser pouco convincente.
Ranking Escolas

A Revolução Francesa e os rankings das escolas

Perante estes resultados, a resposta oficial foi a de que os “rankings” são uma injustiça mas, na verdade, equivocaram-se, pois o que são injustas são as políticas responsáveis pela situação atual.
Vacinas

Compromisso social da UE e as patentes das vacinas

Ao inviabilizar a economia da inovação não estaremos a prejudicar as condições de vida futuras, designadamente dos mais desfavorecidos? É bem evidente que sim.
Justiça

O erro da Justiça

Se ninguém duvida do mérito, da competência e da dedicação da esmagadora maioria dos nossos agentes da Justiça, especialmente dos magistrados, então o que falhou foi o modelo de auto-regulação adotado
Constituição da República Portuguesa

Novos apoios sociais inconstitucionais?

O argumento da inconstitucionalidade implica poder demonstrar a implicação lógica entre o apoio adicional de 40 milhões de euros e o aumento de despesa, o que não é possível alcançar.
Vacinas

Quantas infeções devidas à suspensão da vacinação?

A suspensão da vacina AstraZeneca evitará entre 0,3 ou dois casos adversos, mas gera 100 infeções com 10 internamentos e um possível doente a necessitar de cuidados intensivos. Terá sido boa opção?
Vacinas

O não plano de vacinação COVID-19

O “plano” também nada diz pelo que a segunda vaga de polémicas vai basear-se nas cunhas e nos favores relacionados com a sequenciação nos novos grupos a vacinar, nos deixa em incerteza total.
Política

Estado português slow motion

Será possível ter um "roadmap" de desenvolvimento, num mundo em mudança cada vez mais rápida, com esta lentidão do nosso Estado?
Educação

TIMSS 2019: uma geração em risco?

Os resultados dos nossos alunos são muito sensíveis a quaisquer melhorias ou piorias das políticas educativas. No caso atual, bastou a soma de de alguns erros para se regredir mais de 12 anos!
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.