287kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

José Diogo Quintela

Colunista

Artigos publicados

Comunismo

Cuba, o Parque Jurássicomuna /premium

111
Convém não esquecer os feitos da Revolução Cubana em áreas como a educação. Se houvesse imprensa livre, quase 100% da população conseguiria lê-la.
Alterações Climáticas

Que farei quando tudo arde e o AC não funciona? /premium

179
A melhor fonte de energia são os subsídios. Pelo menos em Portugal é o combustível que faz andar tudo mais depressa – mesmo aquilo que, supostamente, não consegue andar.
Administração Interna

Aproveitamento trágico de político /premium

206
Havia sinalização, mas Cabrita não a viu. Quem acompanha a sua carreira no Governo sabe que Cabrita tem dificuldade em ver sinais. Daí, aliás, ainda ter carreira no Governo.
Jogos Olímpicos

0% inspiração, 100% trans /premium

Laurel Hubbard, apesar de ter os níveis hormonais de uma mulher, continua com o espírito competitivo de um homem. Só um tipo com muita vontade de ganhar é que está disposto a arriscar perder com miúdas
Euro 2020

Já pode ir ao banco, Eng. Fernando Santos /premium

Além de perguntar porque é que Santos não mexeu na equipa contra a Alemanha, devemos é perguntar porque é que a equipa de Santos não se mexeu contra a Alemanha.
Fernando Medina

Para a Rússia, com amor e erro administrativo /premium

146
Quando se fala em Duarte Pacheco, pensamos na Exposição do Mundo Português; quando se fala em Fernando Medina, pensamos na exposição de dissidentes russos.
Cultura

Coche fazem, coche pagam /premium

Gastar 50 milhões numa garagem de carroças pode parecer esbanjamento, mas para explicar Portugal é uma pechincha. O Museu dos Coches desvenda o país. É uma espécie de Eduardo Lourenço de betão armado.
Liga dos Campeões

The British are coming in the bolha! /premium

No futebol internacional, os jogadores portugueses têm fama de passarem muito tempo no chão, daí que a UEFA não estranhe que os governantes portugueses rastejem tanto.
Educação

Aqui d’el Ranking! /premium

É óbvio que Brandão Rodrigues não gosta de comparações. O que se percebe, uma vez que é frequentemente considerado o pior ministro da Educação desde a alfabetização dos Suevos.
António Costa

O amigo excelente /premium

137
A teoria corrente é a de que Costa e Cabrita são muito amigos. Por isso é que Costa elogia e não despede Cabrita. Não me convence. Quem é que faz isto a um amigo?
Violência Doméstica

#MeToo bloqueado /premium

118
O Bloco só não assobia para o lado porque tem medo que o assobio seja entendido como piropo. Hipocrisia, sim; sexismo é que não!
Política

E tudo o cata-vento lavou /premium

286
Mandrakosta acenou com Rio à frente de toda a gente, não fosse alguém topar que, mais uma vez, evitou falar sobre José Sócrates.
25 de Abril

É difícil desfiliar a IL do desfile  /premium

197
Digamos que é o equivalente ao obstetra insistir em organizar a festa de aniversário do bebé que fez nascer. E a exigir ser ele a apagar as velas.
José Sócrates

Como opera o malandro /premium

Chico Buarque está arrependido. Sócrates iria inspirar as sequelas “Nova Ópera do Malandro”, “Ópera do Malandro – O Regresso” e “Ainda Mais Ópera, Ainda Mais Malandro”.
Operação Marquês

Reserva Mundial de Primeiros-Ministros Corruptos /premium

981
Desde o séc. XIII que a Ericeira não vivia um momento tão importante em termos administrativos. Em 1229, recebeu o seu foral; em 2021, recebe o seu fora-da-lei.
Comunismo

Falta Croquete e Também Não Há Batatinha /premium

557
Comparado com Estaline, Trotsky era o ambicioso. Trotsky queria pegar no bonito trabalho que estavam a fazer e internacionalizá-lo. Se Estaline foi a fome, Trotsky foi a vontade de comer.
Ministério da Cultura

Graça Fonseca tomou a iniciativa /premium

Se os directores dos museus nacionais estão assim tão preocupados com o estado das instalações e da conservação das obras de arte, têm bom remédio. Peçam à Tory Burch para pôr à venda umas t-shirts.
Racismo

Como se traduz “este anti-racismo é racista”? /premium

1528
Para haver verdadeira justiça racial, também os leitores devem ser negros. Não faz sentido que um branco possa ler um poema que, é evidente, não conseguirá compreender. É até ofensivo que tente.
Família Real Britânica

Cara-de-pau ou Coroa? /premium

A surpresa de Meghan Markle com as idiossincrasias da realeza mostra que ou ela é sonsa, ou é ingénua. Mas, lá está, com um tipo de ingenuidade própria dos contos de fadas.
Sociedade

O Grémio Português de Canibais faz 100 anos! /premium

105
O verdadeiro canibalismo nunca foi testado. Houve alturas em que se comeram pessoas, mas, para ser verdadeiro canibalismo, elas têm de se deixar comer voluntariamente.
A página está a demorar muito tempo.