236kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

José Milhazes

Colunista

Artigos publicados

Segurança Informática

Cibersegurança: é possível cooperar com a Rússia? /premium

123
É difícil imaginar como é que Portugal poderá cooperar com um país que tem um currículo extremamente duvidoso no que respeita à cibersegurança internacional.
Francisco Louçã

De onde vem o mito da “extrema-esquerda caviar”? /premium

2209
Na maior parte das vezes, os mitos têm uma parte de verdade. E esta parte é que, durante as grandes fomes na URSS, provocadas pelas próprias autoridades, houve numerosos casos de canibalismo.
Mundo

Joe Biden encostou Vladimir Putin à parede? /premium

126
A reacção da imprensa e dos políticos russos às declarações de Biden é de completa histeria e a chamada a Moscovo do embaixador russo em Washington, para consultas, nada promete de bom.
Extremismo

Até quando e onde pode ir a vontade de destruição? /premium

447
Camões, está atento! A tua vez vai chegar! Vais ter de responder como é que ousaste pôr a “Ilha dos Amores” algures em África, mas povoada por mulheres de “cabelos de ouro” e “alves carnes”!
História

Estaline, Hitler, Mussolini, nenhum teve culpa /premium

454
É necessário proteger o nosso passado dos “treinadores de bancada” e de “analfabetos encartados”. Na História não devem existir tabus.
Rússia

Amnistia Internacional: dois pesos e duas medidas /premium

154
A decisão da AI torna-se ainda mais estranha, quando a organização reconhece o estatuto de “prisioneiro de consciência” a rappers espanhóis que apelam claramente à violência e defendem o terrorismo.
PCP

Comunistas portugueses e russos: o mesmo destino /premium

441
Como é possível acreditar no “Pai Natal” russo, considerando-o “anti-imperialista” ou “anti-fascista”, quando ordena a invasão de países vizinhos ou tem como aliados partidos da extrema-direita russa?
União Europeia

Rússia humilha diplomacia europeia /premium

406
Enquanto decorria o encontro entre Borell e Lavrov, Moscovo expulsava três diplomatas de países da União Europeia por terem “participado nas manifestações ilegais” a favor da libertação de Navalny.
Política

Nem todos se vendem como os comunistas /premium

997
Para os comunistas portugueses há apenas quatro tipos de pessoas: os “iluminados”, os “idiotas úteis”, os “fascistas” e os “traidores”.
Rússia

A Rússia está a mudar /premium

186
Há muitos anos que Moscovo não via uma manifestação tão numerosa nas suas ruas e nesta onda de protestos, que teve início com a detenção de Alexey Navlny, há elementos novos de primordial importância.
Pandemia

Antes confinado em casa do que num caixão /premium

510
Ficou mais uma vez claro, que não vale tudo para ganhar pontos na luta política e eleitoral e que os bons governantes são aqueles que não temem tomar medidas impopulares, mas eficazes.
Rússia

A política regressará à Rússia com Alexey Navalny? /premium

141
Não deve ter sido por acaso que Navalny decidiu regressar a Moscovo três dias antes da tomada de posse de Joe Biden. Se for detido, isso poderá levar o novo Presidente dos EUA a aprovar novas sanções.
Política

Não existem democracias definitivas /premium

181
A sede de poder parece fazer esquecer tudo. Não sentem o cheiro da corrupção, não veem o que se passa à sua volta e não ouvem os cidadãos. Portugal não teve já o edifício do Parlamento cercado?
Comunismo

PCP insiste no derrube do regime constitucional /premium

435
Os comunistas chegaram sempre ao poder através de golpes de estado realizados por grupos minoritários armados, ou graças à intervenção armada de países com a mesma cor política, e nunca pelas urnas.
Rússia

Moscovo prepara um novo pacto Molotov-Ribbentrop? /premium

211
Não tenhamos ilusões em relação à política externa de Putin. Um dos seus principais objectivos é dividir e acabar com a UE com a ajuda de extremistas. É triste constatar, mas parece estar a conseguir.
Congresso PCP

Quando os potenciais carrascos servem para aliados /premium

283
Se, antes, os dirigentes comunistas portugueses tinham algum pejo quando lhes perguntavam sobre a Coreia do Norte, hoje reconhecem que apoiam essa “democracia popular”.
Política

Utopias? Façam as experiências em vossa casa  /premium

571
Entre o Chega, o PCP e o BE, venha o diabo e escolha. As forças democráticas devem concentrar-se na solução dos problemas do país e não na luta pelo poder e na politiquice barata.
Relações Internacionais

Biden: Que poderá mudar nas relações com a Rússia? /premium

116
Má numerosos motivos para recear que Biden seja uma “dor de cabeça” ainda maior do que Trump para Putin. Tradicionalmente, os dirigentes russos têm mais facilidade em conversar com os republicanos
Rússia

Rússia: Ter mais olhos do que a barriga /premium

108
A situação no Nagorno-Karabach, Bielorrússia e Quirguízia são três exemplos de que o poder do Kremlin na sua “zona de influência” não se traduz em capacidade de resolver as crises que atingem a região
Rússia

O ataque continua a ser a melhor defesa /premium

106
O Kremlin acusa Bruxelas de estar na origem de todos os males deste mundo. O regime russo vitimiza-se, tentando transformar o carrasco em vítima.
A página está a demorar muito tempo.