Dark Mode 48,6 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

José Milhazes

Colunista

Artigos publicados

Coronavírus

Propaganda e loucura em tempos de pandemia /premium

233
Uma particularidade dos regimes autoritários é empregar eufemismos. Por exemplo, as autoridades russas não empregam a palavra “quarentena”, preferindo utilizar “regime de auto-isolamento em casa”.
Coronavírus

Atenção às soluções totalitárias /premium

155
Esta crise é o maior desafio de sempre à existência da UE. Os seus líderes foram pouco competentes e, sem políticos capazes de enfrentar os desafios futuros, a unidade europeia pode passar à história.
Coronavírus

Será que a demagogia e a mentira não têm limites? /premium

803
Há quem diga qud desde meados de Janeiro já morreram devido ao coronavírus mais de 1 600 pessoas na Rússia mas que nas certidões de óbito as causas da morte são apenas “pneumonias extra-hospitalares”
Rússia

Afinal “a montanha voltou a parir um rato” /premium

167
As emendas à Constituição já faziam prever um cenário de reforço do poder autoritário e ditatorial na Rússia. E para que tudo fique “perfeito” elas incluem a proclamação da “fé em Deus” do povo russo.
Rússia

Que Deus vai estar na nova Constituição da Rússia? /premium

121
A emenda poderia ter algum sentido se fosse proposta nalgum Estado teocrático ou uns séculos antes, mas deixa de o ter num país onde vivem mais de cem povos e com religiões muito distintas.
Síria

Conflito pode tornar-se uma catástrofe humanitária /premium

456
Mais 900 mil sírios dirigem-se para a Turquia à procura de refúgio da guerra. Caso se sinta “encostado à parede”, o dirigente turco poderá provocar uma crise de refugiados na Europa nunca antes vista.
Rússia

Rússia retrocede à Idade Média /premium

354
O processo de revisão constitucional atualmente em curso na Rússia revela uma vontade de fazer regredir a sociedade a épocas sombrias.
Angola

Luta contra a corrupção ou cabala contra a Rússia? /premium

165
É bom não esquecer que Vladimir Putin convidou para a Cimeira Rússia-África, realizada no ano passado, não só João Lourenço mas também Isabel dos Santos. E esta foi alvo das atenções da imprensa russa
Rússia

A dança de cadeiras continua? /premium

134
Uma coisa parece ser certa: todas estas mudanças visam eternizar o putinismo na Rússia. A não ser que as coisas continuem a não correr bem a Vladimir Putin.
Comunismo

Vale a pena lamentar o fim da União Soviética? /premium

172
Para o Kremlin de Putin, a “vitimização dos russos” continua a ser uma das mais importantes componentes da sua propaganda. Felizmente a Rússia é muito, mas mesmo muito mais do que o autocrata demagogo
Doping

Kremlin ainda não domina tudo /premium

132
Pelo menos no caso do campo do doping, pode-se afirmar que não é o chamado Ocidente que tenta isolar a Rússia, mas ela isola-se com uma política que não olha a meios para atingir os fins.
Gás Natural

Rússia e China: irmãos para sempre? /premium

150
A construção do novo gasoduto reforça as relações entre a China e a Rússia, mas é difícil imaginar que se volte a gritar a palavra de ordem de Estaline e Mao: “Russos e chineses, irmãos para sempre!”
Bolívia

Certa esquerda só é marxista-leninista se convier /premium

1388
Comunistas e satélites só aceitam as regras democráticas para chegarem ao poder, não para saírem dele. Se tivesse sabido perder, talvez Evo Morales pudesse voltar por via eleitoral. Assim teve de fugir.
Vladimir Putin

O czar “omniinpotente” e o bobo realista /premium

114
“Na Rússia já toda uma geração nasceu, estudou e já tem filhos, tudo na era de Putin. 'Putin' é um cargo e 'Putin' só pode ser Putin. Está tudo certo. O povo sempre teve inclinação para ter um czar".
30 anos Muro de Berlim

Será possível viver sem muros? /premium

163
Tendo em conta os novos muros criados nos últimos trinta anos conclui-se que os políticos mundiais não souberam utilizar a queda do Muro de Berlim em prol da Humanidade E isto é também uma vergonha.
Comunismo

PCP: Falta de criatividade e delírio ideológico /premium

416
Não imaginava que um dia iria ser alvo de tão atentas críticas do “Avante”, órgão do Comité Central do Partido Comunista Português. Isto significa apenas que acertei no alvo certo.
Parlamento Europeu

Fascismo e comunismo: para além da Alemanha e URSS /premium

1909
É necessário transpor a decisão do Parlamento Europeu para o ensino secundário, como útil “vacina” para as gerações futuras, e arejar o ensino superior, ainda cheio de ideólogos de extrema-esquerda.
Legislativas 2019

Será que a culpa é sempre dos outros? /premium

138
De facto o PEV não é uma ficção, pois há muito que é evidente que esse partido é uma realidade, simplesmente uma melancia: verde por fora e vermelha por dentro e, neste caso, com dois pevides intactos
Moçambique

Que fazem militares russos em Moçambique? /premium

707
Putin quer voltar a África porque procura mercados alternativos que permitam suavizar o impacto das sanções ocidentais contra o seu país depois da anexação da Crimeia em 2014.
Rússia

Superstições de autocratas ou medo do castigo? /premium

253
O actor Pavel Ustinov foi condenado a cinco anos e meio de prisão por ter “deslocado o ombro a um polícia” quando nem sequer participava nos protestos, mas esperava um amigo à entrada do metropolitano
A página está a demorar muito tempo.