José Milhazes

Colunista

Artigos publicados

Bolívia

Certa esquerda só é marxista-leninista se convier /premium

1388
Comunistas e satélites só aceitam as regras democráticas para chegarem ao poder, não para saírem dele. Se tivesse sabido perder, talvez Evo Morales pudesse voltar por via eleitoral. Assim teve de fugir.
Vladimir Putin

O czar “omniinpotente” e o bobo realista /premium

114
“Na Rússia já toda uma geração nasceu, estudou e já tem filhos, tudo na era de Putin. 'Putin' é um cargo e 'Putin' só pode ser Putin. Está tudo certo. O povo sempre teve inclinação para ter um czar".
30 anos Muro de Berlim

Será possível viver sem muros? /premium

163
Tendo em conta os novos muros criados nos últimos trinta anos conclui-se que os políticos mundiais não souberam utilizar a queda do Muro de Berlim em prol da Humanidade E isto é também uma vergonha.
Comunismo

PCP: Falta de criatividade e delírio ideológico /premium

416
Não imaginava que um dia iria ser alvo de tão atentas críticas do “Avante”, órgão do Comité Central do Partido Comunista Português. Isto significa apenas que acertei no alvo certo.
Parlamento Europeu

Fascismo e comunismo: para além da Alemanha e URSS /premium

1909
É necessário transpor a decisão do Parlamento Europeu para o ensino secundário, como útil “vacina” para as gerações futuras, e arejar o ensino superior, ainda cheio de ideólogos de extrema-esquerda.
Legislativas 2019

Será que a culpa é sempre dos outros? /premium

138
De facto o PEV não é uma ficção, pois há muito que é evidente que esse partido é uma realidade, simplesmente uma melancia: verde por fora e vermelha por dentro e, neste caso, com dois pevides intactos
Moçambique

Que fazem militares russos em Moçambique? /premium

707
Putin quer voltar a África porque procura mercados alternativos que permitam suavizar o impacto das sanções ocidentais contra o seu país depois da anexação da Crimeia em 2014.
Rússia

Superstições de autocratas ou medo do castigo? /premium

253
O actor Pavel Ustinov foi condenado a cinco anos e meio de prisão por ter “deslocado o ombro a um polícia” quando nem sequer participava nos protestos, mas esperava um amigo à entrada do metropolitano
Moscovo

Na Rússia também há uma “geringonça” /premium

As eleições municipais em Moscovo, que se realizaram no passado Domingo, trouxeram surpresas: não obstante a forte de repressão, a oposição elegeu 20 dos 45 lugares na assembleia municipal.
Rússia

A falsificação da história como arma de arremesso /premium

1173
Quando o Exército Vermelho entrou na Polónia e noutros países do Leste Europeu para derrotar o nazismo alemão, não trouxe a libertação dos povos, mas a substituição de um regime repressivo por outro.
Rússia

A Cortina de Ferro volta a fechar-se? /premium

249
Os cientistas estrangeiros, quando de visitas a organizações científicas russas, só poderão utilizar gravadores e máquinas copiadoras “nos casos previstos nos acordos internacionais".
Rússia

Chega de brincar à democracia! /premium

360
A polícia e os tribunais russos viram o que ninguém viu e vários manifestantes e candidatos a deputados foram acusados e serão julgados por "organização de desordens em massa", podendo ficar presos.
Ucrânia

Agora não há desculpas: Zelenski não pode falhar /premium

O êxito das políticas de Zelenski poderá ser um exemplo não só para a oposição a Putin, mas para toda a sociedade russa. Os laços que ligam os dois países são bem mais fortes do que muitos pensam.
Rússia

A síndrome de Istambul chegou a Moscovo /premium

123
O Kremlin teria um sério teste à sua popularidade se permitisse a realização de eleições municipais em Moscovo e do governador de São Petersburgo limpas e transparentes. Mas isso não deverá acontecer.
Vladimir Putin

O Presidente Putin foi a Roma ver o Papa? /premium

283
O principal objectivo da visita do senhor do Kremlin a Roma não foi o encontro com o Papa, mas sim com os dirigentes italianos que, com a sua política, visam minar a já fraca unidade europeia.
Rússia

A hipocrisia da política de sanções /premium

403
A Europa perdoou à Rússia a agressão à Ucrânia, a invasão da Geórgia em 2018 e dá mais uma prova de “misericórdia” em 2019. A que se deverá este acto que traz à memória o famigerado Acordo de Munique?
Vladimir Putin

Milagres e curas através da televisão /premium

As conversas de Putin com o povo fazem lembrar as sessões de Kaspirovski nos anos de 1990, quando o curandeiro tratava de todas as doenças possíveis através dos ecrãs. Não havia maleita que resistisse
Rússia

Deixem os jornalistas trabalhar /premium

322
A polícia russa deteve e espancou Ivan Golunov, jornalista do Meduza, conhecido pelas investigações sobre corrupção. É mais um sinal de que o Kremlin receia cada vez mais perder as rédeas do poder.
Comunismo

Isto já não é cegueira ideológica, mas senilismo /premium

2131
O PCP ainda não deu conta que a República Popular da China é um país com uma economia capitalista selvagem, mesmo que dirigido por um partido irmão que matou milhões desde 1949 em nome do comunismo?
Angola

Não haverá reconciliação sem verdade histórica /premium

400
Só o Presidente João Lourenço pode permitir a abertura dos arquivos para responder aos pedidos de explicações dos filhos e netos das vítimas da trágica repressão que se seguiu ao 27 de Maio de 1977.
A página está a demorar muito tempo.