Novos tempos precisam de uma Nova Ordem dos Engenheiros, mais eficaz, mais firme na defesa da profissão e mais próxima dos(as) profissionais de Engenharia. Este desiderato será alcançado com uma equipa constituída por elementos com relevante experiência profissional, associativa e com experiências profissionais multidisciplinares, com elevado valor acrescentado para o exercício da profissão.

A Região Sul da Ordem dos Engenheiros é constituída por 25505 membros efetivos com capacidade eleitoral, dos quais apenas cerca de 10 por cento têm participado nos últimos atos eleitorais. A Lista RC, candidata aos órgãos sociais da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, pretende dar voz aos 90 por cento dos engenheiros que não costumam votar, apelando à sua participação no ato eleitoral que se realiza no dia 12 de fevereiro de 2022.

A Lista RC é a única candidatura à Região Sul da OE que apresenta candidatos à coordenação de todos os Conselhos Regionais de Colégio de Especialidade, ou seja, para esta candidatura todos os engenheiros contam, independentemente da sua especialidade.

A Lista RC está consciente de que a Ordem dos Engenheiros, enquanto organização representativa dos profissionais de Engenharia, tem que estar necessariamente obrigada a fornecer informações claras, objetivas, cientificamente fundamentadas e tecnologicamente corretas que definam, claramente, o risco versus os benefícios, como por exemplo as vantagens versus as desvantagens das novas tecnologias, que irão afetar a vida das pessoas em todo o Mundo. Cabe-lhe também a responsabilidade de explicar à sociedade o potencial da profissão de Engenheiro, para promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Lista RC considera existir uma necessidade urgente de que seja lançado um debate colaborativo, visando o fortalecimento do posicionamento dos engenheiros na sociedade, tendo subjacente múltiplas questões, entre elas as seguintes:

  • Quais devem ser os domínios do conhecimento fundamentais de um curso de Engenharia, das diferentes Especialidades, para dar resposta aos requisitos futuros?
  • Quais serão os processos para a educação ao longo da vida que ajudem os profissionais de Engenharia a manterem-se atualizados face aos avanços tecnológicos e ao aparecimento de sistemas cada vez mais complexos?

Nos próximos tempos, muitas serão as prioridades globais que irão competir pela atenção do público. A Lista RC compromete-se que tudo o que estiver ao seu alcance será feito para que a Ordem dos Engenheiros assuma uma atitude dinâmica e interventiva, exigindo decisões informadas e investimentos sérios no desenvolvimento da Ciência, Engenharia e Tecnologia. Procurará trilhar caminhos que influenciem os tomadores de decisão, no que se refere às escolhas críticas que a sociedade deve fazer nas áreas da inovação e sustentabilidade.

Ao invés de uma Ordem aristocrática fechada sobre si mesma, defende a Lista RC, uma Ordem aberta, líder na procura de soluções para o bem comum. Nenhum país, setor ou profissão será capaz de abordar isoladamente os grandes desafios que se colocam às sociedades do séc. XXI. A complexidade das tecnologias avançadas e as múltiplas escalas (dimensão, distância e tempo) nas quais os sistemas atualmente interagem, exigem que engenheiros, cientistas, economistas e muitas outras profissões colaborem no desenvolvimento de soluções multidisciplinares.

Um espírito global de colaboração e parceria é essencial para alcançar a visão de futuro. Urge estabelecer parcerias entre a indústria, o governo e a academia, para apoiar e expandir a investigação e o desenvolvimento, além de recrutar e educar a próxima geração de engenheiros. Urge realizar eventos que promovam a discussão alargada sobre o futuro da Engenharia, reunindo as principais partes interessadas da comunidade global, contribuindo para criar um espírito de cooperação e o consenso necessário ao apoio de uma visão compartilhada. Para tal, poderão contar com os elementos da Lista RC.

A Lista RC, constituída por uma equipa com uma visão holística sobre os desafios da Engenharia, considera que a Engenharia continuará a ter um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, numa adaptação contínua às necessidades do País, desde a construção e reabilitação de edifícios, à construção e manutenção de grandes infraestruturas ferroviárias e rodoviárias, à reorganização do espaço urbano e mobilidade urbana, de uma forma segura e sustentável.

Certamente que a nanotecnologia e a biotecnologia irão dominar o desenvolvimento tecnológico nos próximos tempos e serão incorporadas em todos os aspetos da tecnologia que afetam as nossas vidas diariamente, permitindo aos futuros engenheiros dar respostas ágeis à resolução de problemas urgentes em diversos campos, incluindo medicina, energia, gestão de recursos hídricos, aeronáutica, agricultura e gestão ambiental. Neste contexto, a Lista RC procurará empenhadamente proporcionar aos profissionais de Engenharia ações de formação que visem a aquisição de competências em domínios do conhecimento emergentes.

A equipa que constitui a Lista RC, atenta a que os avanços nas ferramentas de desenho assistido por computador, novos materiais, robótica, nanotecnologia e biotecnologia, democratizarão o processo de projetar e criar novos produtos e serviços, promoverá ações potenciadoras do empreendedorismo em Engenharia, com elevado valor acrescentado, o que se materializará na consciencialização dos engenheiros de que terão mais liberdade para projetar e construir novos equipamentos.

Procurará uma proximidade local num mundo cada vez mais global. Querem envolver todos os ramos da Engenharia e gerar mais adesão à OE, com a consciência de que juntos serão mais fortes.