Quantas línguas se falam na Europa? São 24, as línguas oficiais da União Europeia. São mais de 60, as línguas faladas nos 50 países da Europa, entre línguas nacionais, regionais e dialetos. Mas são tantas mais as que se podem ouvir nas ruas e locais do nosso continente, faladas por pessoas oriundas de todo o mundo e que, ao escolherem viver, estudar e trabalhar na Europa, contribuem assim para tornar este continente ainda mais rico em termos culturais, sociais, linguísticos.

Num período tão caótico à escala mundial, em que inesperadamente assistimos ao fecho de fronteiras, em que as vias de comunicação física entre pessoas e países se estreitam e limitam, acreditamos que as línguas devem continuar a circular.

Enquanto meios de comunicação e vetores de abertura intercultural, elas constituem a mais preciosa e sólida base para manter o contacto, os laços que não queremos ver quebrados, de ultrapassar fronteiras e continuar a comunicar entre culturas, entre seres humanos, a transmitir afetos.

Queremos promover o plurilinguismo. Aprender línguas é descobrir novas visões do mundo. Aprender línguas é transformar o inaudível em percetível, o estrangeiro em parceiro. Permite criar bases para a intercompreensão e o compromisso, para valores comuns de cidadania.

Aprender línguas dá acesso à diversidade e à subtileza das artes em todos os seus aspetos. Abre também horizontes académicos e profissionais, dentro ou fora do país de origem. Cria oportunidades.

Partilhando estes valores de abertura intercultural e de promoção do diálogo entre nações, a EUNIC Portugal reúne embaixadas e institutos culturais de muitos países europeus, num esforço de integração de esforços e comunhão de interesses, para celebrar o que nos une e integrar e melhor entender o que nos poderia separar. Para reforçar ligações e relevar o espírito de colaboração, comunicando os ideais europeus que nos unem e nos regem.

As comemorações do Dia Europeu das Línguas, data instituída em 2001 pelo Conselho da Europa, têm sido desde o início um dos principais eventos organizados pela EUNIC Portugal, sempre em colaboração com a Representação da Comissão Europeia em Portugal, entidade parceira e igualmente envolvida e empenhada na defesa e promoção da riqueza linguística europeia.

Todos os anos nos juntamos no dia 26 de setembro e envolvemos parceiros distintos para, em conjunto, celebrar as diferentes culturas e as diferentes línguas, envolvendo os públicos em atividades que visam divertir e festejar, relevando ao mesmo tempo a importância da aprendizagem de línguas estrangeiras num contexto em que a mobilidade dos cidadãos é cada vez maior e em que esses conhecimentos linguísticos abrem janelas para o mundo e criam oportunidades.

2020 é um ano diferente. A EUNIC Portugal adaptou-se a essa diferença e o Dia Europeu das Línguas será este ano celebrado de forma virtual. Começou no dia 25, com um webinar organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, sobretudo dirigido às escolas, com a participação de alunos e de professores empenhados. Culmina neste dia 26 de setembro, com miniaulas virtuais das línguas dos membros da EUNIC Portugal e ainda da língua gestual portuguesa. Com os participantes a poderem aprender um pouco de 15 línguas diferentes. Comemorações em que contamos também com a participação do Orfeão e Orquestra do Colégio Militar que assim se associam à EUNIC Portugal e à Representação da Comissão Europeia em Portugal, na celebração desta data internacional.

Celebramos a riqueza linguística da Europa um dia por ano. Mas a aprendizagem é algo que queremos que seja contínuo. E que a aprendizagem de novas línguas passe a fazer parte dos planos de todos os cidadãos europeus, ajudando à compreensão mútua e tornando-nos assim a todos mais unidos na diversidade.

* Presidência e vice-presidência da EUNIC Portugal