Hoje, assinala-se um marco importante em Portugal: o Dia Nacional da Sustentabilidade.

Muito recentemente, e em grande parte motivado pelas alterações climáticas abruptas e frequentes, temos vindo a assistir à emissão de inúmeros códigos vermelhos à escala mundial, direcionados aos Países, Empresas e Líderes. Tem-se também verificado um sólido reforço de regulamentação de sustentabilidade direcionada a estes agentes, como é exemplo o Regulamento da Taxonomia e a Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativo na União Europeia.

Com esta oficialização do Dia Nacional da Sustentabilidade parece existir um sinal de vontade de acompanhamento e de impulso à urgência pela tomada de ações concretas, com visão, estratégia e impacto. A mensagem é evidente: precisamos de agir e o tecido empresarial necessita de angariar ferramentas para capacitar a sua ação.

Enquanto consultoras, vemos a tecnologia como uma ferramenta fundamental para enfrentar e superar os desafios mais complexos do nosso dia-a-dia. Num contexto em que a Sustentabilidade, e tudo aquilo que ela inclui, surge como um dos maiores desafios dos nossos tempos e gerações futuras, a nossa convicção é clara: uma agenda de sustentabilidade acompanhada de uma estratégia tecnológica ajustada ao negócio é chave para uma eficiente transformação. Acreditamos, por isso, que a interseção entre a tecnologia e sustentabilidade é uma aliança catalisadora para um futuro de impacto positivo.

Nesta aliança existem duas perspetivas a ter em conta pelas empresas. Por um lado, capitalizar o uso da tecnologia de modo a alinhar as pessoas, processos e operações com os princípios da sustentabilidade – IT for Sustainability. Por outro, acautelar que a tecnologia desenvolvida e utilizada seja sustentável, desde a conceção à implementação – Sustainable IT.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto a IT for Sustainability o foco está na utilização da tecnologia para trabalhar, monitorizar, analisar e solucionar temas relacionados com a sustentabilidade. Aqui não se procura apenas otimizar a operação ou recursos da empresa, mas também criar soluções inovadoras para os problemas prementes do mundo: desde o ambiente ao impacto social, onde cada organização pode ter um contributo. Algumas tecnologias são já reconhecidas no mercado como opções de resposta a desafios específicos de sustentabilidade, como por exemplo IoT – Internet of Things – para a gestão inteligente de energia e controlo ambiental e AI – Artificial Intelligence – para otimização de processos e recursos.

Relativamente a Sustainable IT é esperado que o desenvolvimento, a implementação e o uso de recursos seja minimalista, de modo a reduzir o impacto ambiental da operação tecnológica, enquanto otimiza os benefícios da sua aplicação. Como tal, as organizações devem procurar ter políticas sustentáveis de excelência, assegurando o consumo responsável de hardware e software e maior eficiência energética. Atualmente, uma das soluções existentes é a Green Cloud, dado o seu potencial na redução de emissões de CO2 para a atmosfera.

Seja qual for o estado de maturidade de uma organização na sua jornada IT for Sustainability e Sustainable IT, acreditamos que a transformação tecnológica e de sustentabilidade devem ser alavancadas em conjunto, objetivando entre outras coisas a transição net-zero e a criação de eficiência operacional, preparando os negócios para o futuro. Com este Dia Nacional da Sustentabilidade, Portugal emite mais um sinal do seu compromisso. Fica o repto para as organizações aproveitarem o momentum para estudarem o seu posicionamento e definirem ações estruturadas e com impacto positivo.