Apesar de ser já um lugar comum, em qualquer texto nos dias de hoje, não deixa, no entanto, de ser uma verdade, a pandemia, provocado pelo coronavírus, teve, tem e terá, um grande impacto, não só a nível mundial, mas também em Portugal, fazendo parar particamente todos os setores de atividade, colocando em confinamento social uma grande parte da sociedade.

Um dos sectores que foi obrigado, numa primeira fase, a um confinamento generalizado foi o da educação, em todos os níveis de ensino, passando de um ensino presencial para uma “espécie” de ensino a distância. A utilização da expressão “espécie” foi propositado, porque a forma como as instituições de ensino responderam a este problema, num curto espaço de tempo, foi simplesmente replicar o ensino presencial, mas mediado tecnologicamente. Estando atualmente a serem desenvolvidos esforços para uma retoma faseada, mas que será apenas com ligeiros apontamentos e para terminar, com alguma dignidade, o presente ano letivo.

Contudo, sem uma vacina não teremos tão cedo uma “pós-pandemia”, mas podemos tentar perceber o que nos ensinou a Covid-19 até ao presente momento, que metade dos trabalhos podem ser realizados a partir de casa, qua a ciência é vital para a salvação da humanidade, entre outros. Assim, com base nestes ensinamentos, voltar à educação na sua essência, através do ensino presencial, mesmo que não seja na totalidade, caminharemos, necessariamente, para um sistema híbrido, através da combinação de atividades presenciais e atividades realizadas a distância.

O Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), da Universidade Portucalense (UPT), como resposta à mudança abruta da forma e dos meios utilizados para dar continuidade ao processo ensino-aprendizagem dos seus ciclos de estudos, para além da adaptação necessária para o “normal” funcionamento das atividades letivas, desenvolveu uma série de eventos que permitissem manter os estudantes o mais próximos possível, permitindo desta forma a manutenção do conceito de comunidade e, essencialmente, de proximidade.

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O conjunto de eventos realizados permitiu juntar à mesma hora, e no mesmo “local”, estudantes, docentes, participantes externos à UPT, um conjunto de investigadores, nacionais e internacionais, com carreiras e impacto significativo no mundo universitário e da investigação das suas áreas de influência.

Neste contexto, o primeiro evento designado por 1st DCT virtual week, organizado entre 14.04.2020 e 17.04.2020, sempre às 17h00, funcionou com o lema “A cup of tea with scientists”. Neste conjunto de eventos, teve-se a oportunidade, e o privilégio, de contar com a participação do Prof. Leonel Morgado da Universidade Aberta, a Profª Carina Gonzalez, da Universidade de La Laguna, o Prof. Vítor Santos, da NOVA IMS e no último encontro a Profª Isabel Ramos, da Universidade do Minho, que trouxeram à discussão temáticas que enriqueceram estas atividades, através da sua partilha de conhecimento nas suas diferentes áreas.

Esta primeira semana virtual contou com um número elevado participantes, por sessão, que puderam ouvir e interagir com os vários especialistas, de forma descontraída, na troca de ideias, mas sempre a debater assuntos sérios. Os temas foram muito variados, e era esse o propósito, mas tiveram todos um dominador comum, a divulgação e comunicação de ciência em tempos de pandemia da Covid-19.

Na primeira sessão foram discutidas as questões relacionadas com a forma como se aprende e comunica complexidade online, com jogos e ambientes imersivos, enquanto que na segunda sessão o foco foi na discussão sobre os métodos e princípios a utilizar no desenho inclusivo de tecnologia, isto é, a expressão inclusivo tem a ver com a necessidade de desenhar tecnologia que possa ser utilizadas por todos, incluindo pessoas com diferentes tipos e graus de deficiência. Na terceira sessão a temática foi a interligação da inteligência artificial, as cidades inteligentes na resposta às questões sanitárias provocadas pela Covid-19. A semana terminou com uma sessão onde foram discutidas questões relacionadas com a atenção organizacional e Big Data analytics em várias perspetivas para se perceber se existe, com bases nestas conceitos e ferramentas, discernimento ou manipulação na forma como a informação é veiculada.

Devido ao sucesso da 1st DCT virtual week, o DCT, da UPT, já organizou a 2nd DCT virtual week, que irá ocorrer entre 04-05-2020 e 08-05-2020, também às 17h00, e tem como lema “A cup of tea with Masters.”, mas poderia perfeitamente designar-se por “gente que fica na história da história da gente”, porque o conjunto de convidados representam, na sua maioria, individualidades que apesar de terem deixado uma marca muito significativa na vida nacional, e internacional, nas áreas da informática e da engenharia, continuam a contribuir diariamente para o desenvolvimento social e científico do sociedade.

Assim, a primeira sessão é dedicada à Análise computacional de imagem: métodos, aplicações e desafios, pelo Doutor João Manuel Tavares, Professor Associado com Agregação da FEUP. Seguem-se, respetivamente, O papel da engenharia organizacional na construção de uma sociedade centrada e controlada pela Humanidade: aplicação à pandemia covid-19, pelo Doutor José Tribolet, Professor Emérito do IST, Universidade de Lisboa e Investigador Emérito do INESC-ID; Matemática para lidar com o desconhecido, com o Doutor Fernando Carvalho Rodrigues, Professor Emérito do IADE-UEP; Média-arte digital: criar, intervir e investigar no cruzamento entre os medias, a arte e a computação, com o Doutor Adérito Fernandes-Marcos, Professor Catedrático e Investigador do CIAC e INESC-TEC; e no último dia Que pedagogias para o século XXI?, pelo Doutor António Dias Figueiredo, Professor Emérito da Universidade de Coimbra.

Os participantes nas sessões terão oportunidade de interagir com cada um dos convidados, em direto, que estarão disponíveis para as questões mais improváveis, mediante inscrição prévia e gratuita aqui.