Este é um artigo sobre dados estatísticos em Educação. Mais precisamente, sobre os dados que o Ministério da Educação tem vindo a divulgar online, desde há alguns anos a esta parte, sobre todas as escolas públicas e privadas de Portugal Continental.

Para quem não conhece, no portal InfoEscolas os utilizadores podem selecionar qualquer escola do país, indicando o seu distrito e concelho, e consultar um conjunto amplo de dados sobre a escola selecionada. Estão disponíveis dados demográficos sobre a população de alunos que frequenta a escola e, em paralelo, estatísticas sobre os resultados escolares obtidos por esses alunos nos anos letivos mais recentes, quando comparados com as médias nacionais.

As estatísticas sobre resultados escolares baseiam-se no desempenho dos alunos em três métodos distintos de avaliação: a avaliação interna da escola, realizada ao longo do ano letivo pelos professores, as provas de aferição e os exames nacionais. Conjugando a informação proveniente destas três perspetivas complementares, os dados permitem fazer diagnósticos com uma riqueza e fiabilidade inacessíveis a qualquer método individual.

Com toda a pertinência, o leitor poderá perguntar por que razão o Ministério criou este portal e entendeu divulgar estatísticas sobre as escolas. Os motivos são, essencialmente, três:

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.