O feedback é uma prática comum nas empresas. Com maior ou menor frequência, todos os gestores e líderes de equipa reconhecem o quão importante é partilhar feedback. Mas lembra-se da última vez que agradeceu aos seus colaboradores? Muitos dizem que não é difícil dar feedback construtivo. Começa-se por reunir os pontos positivos e os de melhoria, organiza-se o discurso com um espírito encorajador e motivacional e entrega-se o feedback da melhor forma possível (ou seja, de forma individual, num ambiente neutro, dando oportunidade ao outro de se expressar).

E agradecer? Qual é a importância de agradecer a um colaborador?

A palavra “obrigado” tem um peso enorme. O dicionário Priberam da Língua Portuguesa dá como significado à palavra obrigado o seguinte: “que se sente devedor por ter sido alvo de uma atenção, de uma gentileza ou de um favor”.

A gestão de pessoas é tão desafiante quanto fundamental. A motivação das equipas é um fator determinante para o sucesso de uma organização. A capacidade de dizer “obrigado” é, frequentemente, apontada pelos colaboradores como um fator crítico, a peça-chave que motiva a fazer mais e melhor.

Dizer “obrigado” a um colaborador é reconhecer o empenho, mostrar respeito à pessoa que doou o seu tempo e a sua energia para fazer algo pela nossa empresa que vai para além do simples cumprimento de funções.

Quando foi a última vez que disse “obrigado” e que, para além dos grandes feitos, agradeceu os pequenos contributos?

Enquanto gestores, dependemos das pessoas para ser bem-sucedidos. Uma organização dificilmente terá resultados positivos se as suas pessoas estiverem desmotivadas ou se se sentirem, por algum motivo, desconsideradas. Mas isto não é uma novidade: várias pesquisas e estudos indicam a importância do reconhecimento na motivação de colaboradores. Então, o que mudou?

Talvez a grande mudança tenha sido a mentalidade. Enquanto para uma geração anterior, a motivação passa, essencialmente, pela retribuição formal (aumento salarial, promoção, bónus, etc…), as gerações mais novas valorizam também o reconhecimento informal.

Um “obrigado” é ideal para momentos em que o colaborador excedeu as expectativas. Como, por exemplo, quando um relatório muito urgente é entregue de um dia para o outro. Mas deve ser distribuído com cautela: um agradecimento que não é sentido é facilmente percebido como tal e poderá ter um efeito devastador.

Da próxima vez que sentir a necessidade de motivar a sua equipa, pense em alguns pontos pelos quais deveria agradecer a cada um dos seus elementos. Reserve alguns minutos do seu dia para ter uma conversa informal com cada colaborador e, casualmente, agradecer-lhe pelo trabalho que tem feito. Verá que o impacto na motivação da equipa (e, consequentemente, na produtividade dos seus elementos) será maior do que imagina.

Agradecer é apenas uma parte da estratégia de motivação de equipas, mas é uma parte fundamental e que não deve ser substituída por nenhuma outra. Para as gerações que compõem agora mais de metade da força de trabalho, agradecer é tão importante quanto o aumento salarial e a progressão de carreira. E a melhor parte: é fácil, gratuita e faz-nos mais felizes.

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