As condições parecem estar reunidas para que na próxima legislatura o salário mínimo aumente para 700 euros. Entre 2014 e 2019, o salário mínimo aumentou de 485 para 600 euros, isto é, 24%. O aumento de 17% (+ 100 euros) nos próximos quatro anos está previsto no programa eleitoral do PSD. O PS, embora condicione o aumento do salário mínimo à evolução dos restantes salários e de outros indicadores da economia, coloca ênfase na política de rendimentos. António Saraiva, presidente da CIP, concorda com o aumento para 700 euros. Os sindicatos, obviamente, querem ir ainda mais longe.
Estamos todos de acordo que os salários em Portugal são baixos. Os dados mostram-nos que os salários portugueses estão entre os mais baixos da União Europeia. Em 2018, o salário médio dos trabalhadores por conta de outrem (tendo em conta as diferenças de poder de compra entre países) posicionava Portugal na 21ª posição entre todos os países da UE. É de facto um valor muito baixo, mas corresponde exactamente à posição que Portugal ocupa em termos de PIB per capita.
Quando consideramos apenas os países da UE que têm salário mínimo, em termos de PIB per capita e de salário médio, surgimos na 15ª posição, e em termos do valor do salário mínimo surgimos na 13ª posição – ver Tabela.
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.