Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

No contexto do mercado de trabalho, é bastante comum existir a expectativa de que a ascensão profissional deriva exclusivamente do trabalho do dia-a-dia. Como consequência deste mito, muitos ignoram o impacto que um plano de desenvolvimento pessoal mais estratégico e focado poderá ter na sua carreira.

Uma das situações com as quais algumas pessoas se podem identificar é a frustração resultante da falta de progressão profissional, apesar da sua dedicação, trabalho árduo e entrega consistente de resultados. No entanto, nesses momentos, é importante questionar-se: será que as pessoas que podem ter influência na sua ascensão profissional têm visibilidade ou beneficiam do valor que entrega à sua empresa?

De modo a progredir na carreira, um dos exercícios mais importantes que poderá fazer é identificar os seus potenciais sponsors. Mas o que são sponsors? São pessoas com senioridade e influência numa empresa, que utilizam a sua reputação para impulsionar a carreira de colaboradores mais juniores, denominados protégés. Devido à sua influência, os sponsors conseguem promover o potencial dos seus protégés e aumentar a sua visibilidade em fóruns mais séniores. Este tipo de influência e promoção é especialmente eficiente quando utilizada em discussões de calibração, promoções ou novas oportunidades de crescimento.

Do ponto de vista de desenvolvimento profissional, os sponsors servem um objetivo bastante diferente do dos mentores. Os mentores têm um papel mais focado na partilha de conhecimento, aconselhamento e feedback, enquanto que os sponsors evangelizam o potencial dos seus protégés na organização. No entanto, é natural que, ao longo do tempo, um mentor possa evoluir para sponsor devido à confiança já estabelecida e ao conhecimento que tem das capacidades do seu mentee.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Caso tenha identificado potenciais sponsors que não resultem de uma relação de mentoria, é importante investir na construção dessa confiança e em formas de entregar valor colaborativamente. Apesar do sponsor ter maior influência dentro da organização, existem diversas formas de fomentar esta relação: contribuir para a visão do seu sponsor com o seu ponto de vista de forma a consolidá-la; contribuir para a superação dos objetivos do seu potencial sponsor; ou mesmo identificar objetivos comuns de forma a criar sinergias entre ambos. Desta forma, conseguirá que o seu sponsor beneficie diretamente do seu sucesso.

Em conclusão, é importante que mantenha um equilíbrio entre o trabalho do dia-a-dia e os passos estratégicos que precisa de tomar para crescer profissionalmente dentro da sua organização. A identificação proactiva dos seus sponsors ao longo da sua carreira é um desses passos, que não só permitirá que tenha mais influência no seu crescimento profissional, como impulsionará a sua carreira.

Patrícia Neto é Senior Product Manager na Farfetch. Antes de se focar na área de gestão de produto, desempenhou o papel de Gestora de Projeto na Monday e trabalhou com clientes como a Red Bull, Sonae e Sapo. É licenciada em gestão e tem mestrado em marketing pelo ISCTE, e toda a sua experiência profissional centrou-se no desenvolvimento de produtos web e mobile. É também mentora no ISCTE e no Mentor Cruise. Tem interesse pelos temas de diversidade no ambiente de trabalho, mentoria e desenvolvimento profissional.

O Observador associa-se à comunidade Portuguese Women in Tech para dar voz às mulheres que compõem o ecossistema tecnológico português. O artigo representa a opinião pessoal do autor enquadrada nos valores da comunidade.