A tecnologia está presente em todas as dimensões da nossa vida. A Saúde não é exceção e neste campo temos assistido, especialmente ao longo da última década, a uma evolução sem precedentes no que diz respeito, sobretudo, às tecnologias da saúde aplicadas à monitorização das doenças crónicas.

O seu desenvolvimento e aplicação têm registado tamanho progresso que atualmente as ferramentas existentes são capazes de dar resposta a necessidades específicas no domínio da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e do acompanhamento ao doente, sendo um contributo inquestionável para o aumento da esperança e da qualidade de vida das populações.

No caso específico das doenças crónicas, como é o da insuficiência renal, a monitorização remota através da telemedicina é sinónimo de equidade no acesso aos cuidados de saúde e de um tratamento adequado, garantindo que todos os doentes têm acesso aos mesmos cuidados e acompanhamento, independentemente das condicionantes geográficas que os possam separar dos serviços de saúde. Tal também significa um maior envolvimento e capacitação do doente crónico na gestão da sua doença, de forma mais proativa, autónoma, consciente e informada, resultando em índices mais elevados de adesão à terapêutica.

Com a monitorização contínua e segura do doente, há uma redução efetiva do número de visitas não planeadas ao hospital e a deteção mais rápida de eventuais complicações associadas ao tratamento. Como contributo maior, a telemedicina vem proporcionar uma reorganização dos serviços no percurso do doente no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a otimização de recursos humanos e terapêuticos, traduzindo-se, a longo prazo, em poupanças significativas que permitem um maior poder competitivo ao SNS, fundamental à continuidade da sua sustentabilidade.

A telemedicina aplicada à gestão da insuficiência renal crónica é o mote da segunda edição do Life Changers, um encontro entre profissionais de saúde e membros de outras entidades da saúde, que procura promover o debate alargado em torno da mudança de paradigma na prestação de cuidados de saúde ao doente renal crónico.

Diretor Geral da Baxter Portugal

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR