Programas / Comentário

Análise das notícias do dia por jornalistas ou comentadores ouvidos pelo Observador.
Bruno Roseiro: "Bruno de Carvalho está mais vivo do que se poderia pensar" 28 mai. 2020
Mostrar mais
Mostrar menos
Episódios

Resultados da TAP são sustentáveis a longo prazo?
21 mar. 2023

"Depois de tanto céu nublado em Alvalade, o Sporting consegue romper as nuvens"
17 mar. 2023

BCE. "A aposta é que se mantenha esta intenção anunciada da subida das taxas de juro"
16 mar. 2023

Óscares. "Academia deixou um aviso: Hollywood já não é o que era"
13 mar. 2023

É desta que vamos ganhar um Óscar? "Há uma forte possibilidade"
12 mar. 2023

"Rolaram umas cabeças para salvar outras"
06 mar. 2023

"Fiquei surpreendida com a saída da CEO da TAP"
06 mar. 2023

"João foi abusado, denunciou mas não há julgamento"
05 mar. 2023

TAP. "Se a comissão de inquérito começar a disparar em todas as direções, é inevitável que seja pedido mais tempo"
04 mar. 2023

Situação da Presidente do Tribunal de Contas de Angola "estava a tornar-se insustentável"
01 mar. 2023

Seleção feminina na fase final do Mundial. "É um fechar de capítulo desta geração de ouro"
22 fev. 2023

Visita de Biden a Kiev é "simbolicamente e politicamente muito importante"
20 fev. 2023

"À boa moda socialista, esta entrevista de Costa é uma mão cheia de nada"
17 fev. 2023

Novo procurador europeu. "Estamos num impasse, Governo quer 3 candidatos e os Conselhos não apresentam mais"
16 fev. 2023

"Com Catarina Martins, o BE teve do melhor e do pior"
14 fev. 2023

Abusos na Igreja. "Falta perceber que fará a Igreja a bispos que ocultaram casos"
13 fev. 2023

Objeto voador não identificado abatido na China: "Pode-se comparar ao momento Sputnik durante a Guerra Fria"
13 fev. 2023

Relatório sobre abusos na Igreja. "Número não ficará muito acima dos 424 casos já conhecidos"
13 fev. 2023

"Apoio de nada valerá se a Ucrânia perder a guerra. Este cálculo está a ser feito em Bruxelas"
10 fev. 2023

Turquia. "Número de mortes vai continuar a subir"
06 fev. 2023

Clubes com o melhor mercado de transferências? "Benfica e Braga"
01 fev. 2023

"A maior surpresa acabou por ser Enzo, por bater recorde de transferências da Premier League"
01 fev. 2023

"André Ventura definiu o seu preço" na Convenção de Santarém
29 jan. 2023

"Posição de André Ventura cria dificuldade ao PSD"
28 jan. 2023

"É interessante a definição do PSD como alvo" no discurso de Ventura
28 jan. 2023

"IL não tem idade nem currículo para entrar nestas intrigas internas"
23 jan. 2023

Eleições IL. "PS e PSD, no começo, tiveram cisões e não acabaram por causa disso"
22 jan. 2023

"Cotrim não resistiu a olhar para o umbigo"
21 jan. 2023

Ronaldo vs. Messi. "É um jogo da Disney"
19 jan. 2023

Cristiano Ronaldo vai promover a Arábia Saudita? "É questão de imagem"
09 jan. 2023

Invasões. "Lula quis colar Bolsonaro aos ataques"
09 jan. 2023

Rita Marques. “Apesar de já não ser governante, caso debilita imagem pública Governo": a análise de Rui Pedro Antunes
08 jan. 2023

"Incompetência. É a única palavra para descrever esta crise"
05 jan. 2023

Pedro Nuno "quer ficar mais livre para criticar o governo". A análise da jornalista Mariana Lima Cunha
04 jan. 2023

"Acredito mesmo que não é o fim da carreira" de CR7
03 jan. 2023

Costa tem "zero convicção" nas escolhas que fez
02 jan. 2023

"João Galamba perde a compostura com facilidade". Análise do diretor executivo do Observador, Miguel Pinheiro
02 jan. 2023

"Marcelo diz que não vai precipitar o fim do Governo"
02 jan. 2023

"Há deputados do PS que exigem uma 'chicotada' no partido"
30 dez. 2022

Caso Alexandra Reis. "Há muitas contradições e respostas por dar": a análise às declarações de Fernando Medina
30 dez. 2022
Recentes

As notícias na Rádio Observador. Aconteça o que acontecer.

O Patriarcado explica que esta decisão segue uma recomendação da sua Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis. Ainda neste jornal, o arranque da missa de corpo presente de Rui Nabeiro.

Marcelo descreve pacote habitação como "inoperacional". Leitão Amaro, vice-PSD, acusa Governo de "fazer pior". Ministra vai ter que responder por medidas, mas principal responsável é António Costa.

Xi Jinping está em Moscovo e a retórica de Putin é a de uma aliança anti-Ocidente, mas Pequim é mais prudente. No terreno de combate, será que Bakhmut se vai transformar na Estalinegrado da Ucrânia?

A jornalista do Observador Ana Suspiro explica que os lucros vão suscitar mais pressão sobre o fim dos cortes salariais. A inflação e a negociação dos acordos de empresa são desafios para este ano.

Ricardo Penarroias, do Sindicato Nacional de Pessoal da Aviação Civil, admite que lucros são "bom sinal" mas pede "passo em frente" e diz mesmo: "Lucros mostram que tínhamos razão sobre os salários".

TAP volta aos lucros, com resultado líquido de 65,6 milhões. Sindicato do pessoal de voo exige que sejam rasgados os acordos de emergência e sejam repostos salários. E ainda, funeral de Rui Nabeiro.

Visita de Xi Jinping é sinal de que Putin "não está completamente isolado". Viagem não é de apoio à invasão, mas "reforça relação entre os dois países". Seria "humilhante" para a China ver Putin cair.

Há quem considere que trabalho temporário é sinónimo de estar na empresa durante pouco tempo. No episódio de RH Sem Tabus, Nuno Cochicho da Gi Group explica se falamos de um mito ou de uma verdade.

Francisco George coordena livro que recorda crises como a peste, a sida ou a Covid. O antigo diretor-geral da Saúde diz que revisão salarial é "urgente" e, sem ela, "problemas no SNS não têm solução".
Em destaque

O olhar de José Manuel Fernandes e Helena Matos para os principais acontecimentos do dia. Programa aberto à participação dos ouvintes que quiserem dar a sua opjnião. Basta inscreverem-se pelo 910024185. Todos os dias às 10h10 na Rádio Observador.

Miguel Pinheiro avalia diariamente três figuras. Pode ouvir o bom, o mau e o vilão de segunda a sexta depois das 8h25 na Rádio Observador.

Em cerca de 20 minutos conversamos com os jornalistas da redação do Observador ou com especialistas externos para olhar em profundidade um tema. Os episódios ficam disponíveis às 06h30 de segunda a sexta-feira.

Notas de 0 a 20 aos protagonistas do dia dadas por José Manuel Fernandes, Paulo Ferreira, Júlio Magalhães e elementos da direção e editores do Observador, num debate solto e descontraído.

Os grandes temas em debate, com os principais protagonistas. Todas as manhãs às 9h10. Com moderação de Paulo Ferreira.