Administração Interna
Polícia

Ministro não negoceia com "forças sem rosto"

O ministro da Administração Interna admitiu negociar com os polícias e que não tinha intenções de travar a manifestação, mas não vai falar com o Grupo Zero — movimento formado nas redes sociais.
Polícia

Ministro disposto a resolver problemas da polícia

O ministro da Administração Interna está disposto a resolver os problemas de higiene e segurança no trabalho, saúde e a discutir questões de remuneração, mas isso não faz cancelar a manifestação.
Administração Interna

Mais cadetes dos Palop na escola da PSP

374
Iniciou-se esta terça-feira um novo ano letivo na academia da PSP com uma cerimónia onde o ministro da Administração Interna destacou os 56 alunos de países africanos lusófonos.
Administração Interna

Agressões. Borba terá contrato local de segurança

Cinco dias depois das agressões registadas no quartel local, uma comitiva de bombeiros e autarcas de Borba foi recebida no Ministério da Administração Interna e no Palácio de Belém.
Desastres Naturais

MAI: Entreajuda na Europa é “fundamental”

"O trabalho conjunto envolvendo todos os países europeus é fundamental", disse o ministro da Administração Interna, enquanto assistia a um exercício europeu de proteção civil no Seixal.
Administração Interna

Golas. PJ fez buscas no gabinete de Cabrita

405
Quando a polícia fez uma operação a nível nacional por causa dos contratos da Proteção Civil, a 18 de setembro, também fez buscas no gabinete do ministro da Administração Interna.
Administração Interna

Costa. Parecer da PGR é “absolutamente inequívoco”

948
“O parecer é absolutamente inequívoco sobre as conclusões. Quem tinha dúvidas, que não era o meu caso, ficaram, assim espero, esclarecidos”, disse António Costa.
Banca

BCP. CEO diz que ações têm caído por incertezas

O presidente executivo do Millennium bcp atribui a recente desvalorização das ações do banco ao "agravar das incertezas macroeconómicas" e à "perspetiva de manutenção de taxas de juros negativas".
Floresta

Municípios recebem 407 mil para limpar florestas

Estes três municípios já se tinham candidatado à linha de crédito em 2018. As candidaturas deste ano para financiamento da limpeza da floresta já foram aprovadas. Vão receber 407.069 euros.
Incêndios

Em 18 mil incêndios só 2 tiveram "grande dimensão"

Apenas dois incêndios "atingiram a categoria de incêndio de grande dimensão,ultrapassando os mil hectares", disse Eduardo Cabrita, reconhecendo que "há muito a fazer nas condições da floresta".
Apps

Onde pára a Firerisk, a app de fogos de concelhos?

101
Em 2018 era notícia que Castelo Branco tinha uma app de alertas de fogos, que fez parte do Simplex. Projeto acabou em 2019 por falta de dinheiro. Instituições têm de ter mais "coragem", diz fundadora.
Administração Interna

MAI. Nova inspetora-geral toma posse esta segunda

Anabela Leitão Cabral Ferreira vai substituir Margarida Blasco, que deixou a Inspeção-Geral da Administração Interna em maio. A nova “polícia dos polícias” foi nomeada por Eduardo Cabrita.
Administração Interna

Mais competências nas áreas metropolitanas

Eduardo Cabrita diz que para "a Área Metropolitana de Lisboa em especial", devem ser transferidas competências "como a mobilidade, o ordenamento do território ou a gestão de fundos europeus".
Migrações

Portugal recebe 10 migrantes que chegaram a Itália

107
Portugal mostra-se disponível para acolher grupo de migrantes em conjunto com a Alemanha, França, Luxemburgo e Malta, naquilo que consideram ser um ato "de solidariedade europeia".
Ministério Administração Interna

70% dos 31 mil terrenos sinalizados estão limpos

Em abril havia 31.582 situações em que a limpeza não estava segundo os padrões estabelecidos na lei. Este domingo o ministro da Administração interna diz que 70% já foi limpo.
SIRESP

"Portugueses podem confiar no SIRESP"

1771
O ministro da Administração Interna afirmou que os portugueses "podem confiar" no SIRESP, destacando o "investimento significativo" feito depois dos incêndios de 2017.
Polícia

Cabrita. "Não há cada vez mais" polícias agredidos

2037
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, negou que haja cada vez mais elementos das forças e serviços de segurança feridos em serviço, após dois militares da GNR ficarem feridos.
Incêndios

Incêndios. Governo vai contratar 16 meios aéreos  

Quem o disse foi o ministro da Administração Interna. Eduardo Cabrita garantiu que o ministro da Defesa assinou "o despacho que permite a realização de ajustes diretos para 16 meios aéreos.
Ministério Administração Interna

IGAI só é reforçado com aprovação de lei 

Eduardo Cabrita valorizou o trabalho de Margarida Blasco, que abandona o cargo de inspetora-geral da Administração Interna ao fim de sete anos. O ministro não quis adiantar quem será o novo inspetor.
Administração Interna

Portugal reforça contingente português na Frontex 

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou que o contingente português na agência europeia de controlo de fronteiras Frontex será reforçado com mais 39 elementos da PSP.
GNR

GNR. Inspeção revela falta de competência

470
Apenas 30% dos militares do Comando de Administração de Recursos Internos têm competências administrativas, o que pode ajudar justificar a quantidade de irregularidades encontradas.
PSP

Novas viaturas da PSP vão "colmatar necessidades" 

122
O ministro da Administração Interna disse que as 157 novas viaturas entregues à PSP vão "colmatar necessidades", sendo destinadas ao patrulhamento, investigação criminal e Unidade Especial de Polícia.
Administração Interna

MAI: "Jamaica somos todos nós"

4667
A frase é de Eduardo Cabrita. Numa conferência em Coimbra, o ministro disse que é fundamental realojar os moradores daquele bairro do Seixal, para acabar com a "guetização".
Bombeiros

O que separa bombeiros e Governo /premium

A Lei Orgânica da Proteção Civil foi a última gota e provocou uma guerra entre bombeiros e Governo. Depois do boicote à comunicação de ocorrências, Jaime Marta Soares promete protestos mais duros.
Bombeiros

Bombeiros. Liga garante socorro às populações

Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, garantiu que a ausência de reporte à Proteção Civil não compromete o socorro à população
Administração Interna

Revista por palpação criticada por IGAI

270
Inspeção-geral da Administração Interna ataca alteração proposta por ministro Eduardo Cabrita sobre lei da Segurança Privada. Revista por palpação levanta dúvidas sobre direitos constitucionais.
Administração Interna

Governo quer vender fardas da PSP e GNR online

1237
Governo quer criar uma plataforma online para vender fardas de militares da GNR e de agentes da PSP. Proposta integra-se no Orçamento do Estado para 2019 e prevê encaixe de 3 milhões de euros.
Municípios

Transferência de Competências. 7 diplomas aceites

Foram aprovados os diplomas de transferência de competências para os municípios nas áreas da justiça, policiamento de proximidade, jogos de fortuna e de azar e gestão de praias marítimas fluviais.
Aviação

Estado paga o dobro por três helicópteros Kamov

2505
Reportagem da TVI avança que o Estado português voltou a contratar Heliportugal, com quem teve diferendo no passado. Três helicópteros Kamov custaram 12 mil euros à hora, o dobro do contrato anterior.
António Costa

Lojas do Cidadão terão quase duplicado em 4 anos

O primeiro-ministro garantiu que, no final desta legislatura, o seu Governo terá aberto mais 34 Lojas do Cidadão.
Estradas

Ministro prepara sucessão na Autoridade rodoviária

O presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária não deverá ser reconduzido. Ministro Eduardo Cabrita aguarda fim da época crítica de fogos para iniciar escolha de novo líder.
Autarquias

Proposta para as freguesias chega em setembro

666
Ministro Eduardo Cabrita tinha prometido uma proposta de lei até junho, mas esta não chegou. Virá na próxima sessão legislativa, que começa a 15 de setembro, segundo o Jornal de Notícias.
Incêndios

Monchique. Ministro nega plano pendente

O ministro da Administração Interna disse que não existe nenhum plano de prevenção e combate de incêndios "pendente para aprovação" referente à zona de Monchique.
Incêndios

Incêndios. Avisos por SMS demoram 12 horas 

425
Os SMS demoram cerca de 12 horas a chegar aos destinatários, desde que a ordem é emitida pela Proteção Civil ao envio da mensagem por parte das operadoras.
Incêndios

Carros para combater incêndios têm defeitos

135
Alguns carros para combate a incêndios tiveram de ser devolvido por problemas nas motobombas. Expresso revela carências da unidade especial da GNR, governo afirma que veículos "estão operacionais".
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

MAI quer "tudo apurado" sobre chefe do SEF detido

Eduardo Cabrita elogiou a "exemplar cooperação" entre o SEF e a Polícia Judiciária no caso da detenção do chefe da delegação de Albufeira do SEF por suspeitas de corrupção passiva.
Administração Interna

Ministro pede inquérito sobre SEF no aeroporto

O ministro da Administração Interna ordenou um inquérito ao funcionamento do centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa, onde ficam retidos menores filhos de requerentes de asilo.
Porto

PSP investigada no caso da colombiana agredida

A Inspeção-Geral da Administração Interna abriu um inquérito para avaliar se foram desenvolvidas "boas práticas policiais" no caso da cidadã colombiana agredida no Porto.
Crise dos Refugiados

Lifeline. 70 menores não acompanhados a bordo

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, revelou que dos 233 migrantes a bordo do navio Lifeline 70 são "menores não acompanhados".
Administração Interna

MAI. "Mudança" no tratamento da violência noturna

O ministro da Administração Interna considerou no parlamento que houve uma "mudança estrutural" no tratamento da questão da violência na noite, com a identificação de 80 estabelecimentos de risco.
Administração Interna

Descentralização "decisiva" nas políticas públicas

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, insistiu este domingo, na Figueira Foz, que a descentralização de competências é "decisiva" para a melhoria das políticas públicas.
Incêndios

Meios de combate a incêndios reforçados

Os meios de combate a incêndios vão ser reforçados, passando a estar no terreno 8.187 operacionais, apoiados por 1.879 viaturas e 40 meios aéreos, segundo a Diretiva Operacional Nacional.
Incêndios

Mais de mil autos por falta de limpeza das matas

As autoridades instauraram até segunda-feira mais de mil autos de contraordenação por falta de limpeza de terrenos e floresta, disse esta terça-feira o ministro da Administração Interna.
Incêndios

Incêndios. País vai ter meios aéreos o ano todo

Para o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, parte das 50 aeronaves contratadas "é algo inédito, porque permite ter uma resposta de janeiro a dezembro".
Incêndios

Limpeza de terrenos. Só 13 concelhos cumprem prazo

Dos 189 concelhos considerados de alto risco de incêndio, 13 dizem que terão as matas limpas até ao final do prazo. Apenas dois garantem limpeza de terrenos públicos e particulares.
PSD

Fogos. PSD acusa Governo de negligência

A preparação da época de incêndios está a ser fortemente criticada pelos sociais-democratas, que acusa o Governo de ser displicente. PSD e CDS vão chamar ex-comandante da Proteção Civil ao Parlamento.
Incêndios

Estado compra três Kamov por ajuste direto

923
Everjets tem helicópteros parados desde janeiro em manutenção. Estado vai denunciar contrato e adquirir três Kamov por ajuste direto. Ministro explica decisão e admite requisição civil de meios aéreos
Administração Pública

Administração local regulariza precários

O processo de regularização de precários na administração local já levou à abertura de concursos em 89 municípios e 289 freguesias, num total de 3.773 postos de trabalho.
Incêndios

Governo fará tudo para ter meios aéreos no verão

O ministro da Administração Interna garantiu esta segunda-feira que o Governo vai "usar todos os meios necessários" para que estejam disponíveis os meios aéreos de combate a incêndios este verão.
País

Kamov. Everjets nega notificação por incumprimento

A Everjets nega ter sido notificada do pagamento de quase quatro milhões de euros por incumprimentos e diz que as declarações do ministro da Administração Interna "são desprovidas de fundamento"
Incêndios

Fogos. MAI diz que país está mais bem preparado

O ministro da Administração Interna assegurou esta quinta-feira que Portugal estará melhor este ano do que em anos anteriores relativamente ao dispositivo de combate a incêndios florestais.
Incêndios

Fogos. Contratação de meios aéreos volta a falhar

O concurso para escolher 40 meios aéreos de combate aos incêndios voltou a falhar os seus objetivos. Governo admite avançar para ajuste direto.
Incêndios

Jorge Gomes contesta relatório por "dados falsos"

Ex-secretário de Estado da Administração Interna garante que o relatório aos incêndios de outubro tem "dados falsos". "Nada do que aconteceu foi por falta de meios", disse Jorge Gomes.
Ministério Administração Interna

MAI: indícios de racismo são sempre investigados

O ministro da Administração Interna afirmou que todos os "casos em que há indícios de práticas racistas ou xenófobas das forças policiais são investigados".
Polícia

Seis mil polícias vão ter carreiras descongeladas

Cerca de 6 mil elementos das forças de segurança vão ter as carreiras descongeladas em março e as negociações com as estruturas sindicais sobre esta matéria vão iniciar-se no próximo mês.
PSP

PSP recebe 10 mil equipamentos de proteção

359
Segundo o Ministério da Administração Interna, vão ser distribuídos pelos comandos da PSP coletes de alta visibilidade e fatos de proteção individual para as equipas de prevenção e reação imediata.
Proteção Civil

Os inconsequentes

Não sei o que é pior: se ver as falhas da Proteção Civil expostas numa auditoria do Tribunal de Contas, se descobrir que as recomendações feitas há dois anos foram na maioria ignoradas ou adiadas.
Administração Interna

Macedo leva “elementos interessantes” a tribunal

110
Ex-ministro da Administração Interna fala esta segunda, pela primeira vez, no julgamento do chamado processo dos Vistos Gold. Está acusado de três crimes de prevaricação e um de tráfico de influências
Administração Interna

Eduardo Cabrita. IP3 é "uma grande prioridade"

O ministro da Administração Interna admitiu que é "uma grande prioridade" resolver o problema do Itinerário Principal (IP) 3, entre Viseu e Coimbra, criticando as opções tomadas pelo anterior governo.
Administração Interna

Governo quer alterar critérios nas freguesias

Eduardo Cabrita confirmou ao Público que o Governo vai apresentar uma proposta de lei com novos critérios para a criação ou fusão de freguesias. Número de freguesias em Portugal pode voltar a mudar.
Administração Interna

Limpeza do mato até maio é "prioridade absoluta"

O ministro da Administração Interna assumiu como "prioridade absoluta" a limpeza do mato até maio, destacando o reforço no domínio da prevenção de incêndios florestais.
Incêndios

"Não faço nada a pensar no soundbyte”

487
Em entrevista à Notícias Magazine, Costança Urbano de Sousa fala sobre os fogos. “São momentos que levarei para a cova.” Se fosse homem, "talvez tivesse tivesse merecido mais respeito", admite.
Segurança

Ministro exige a PSP que avalie riscos da noite

Eduardo Cabrita deu uma semana à PSP para avaliar os incidentes registados nos últimos dois anos nos bares e discotecas de Lisboa. Câmara Municipal mandou fechar Barrio Latino na quarta-feira.
Administração Interna

Administração Interna revê despesas dos bombeiros

A decisão surge na sequência do inquérito feito pela Autoridade Nacional de Proteção Civil às refeições servidas aos bombeiros durante o combate aos incêndios florestais em agosto.
Autoridades Locais

Municípios. Criação de fundo para descentralização

A proposta do Governo consolida a autonomia dos municípios e assegura "um significativo incremento" das receitas municipais.
Proteção Civil

MAI: confiança no comandante da Proteção Civil

O ministro da Administração Interna revelou total confiança na capacidade do comandante da Proteção Civil. António Paixão assumiu funções esta quinta-feira.
Fogo de Pedrógão Grande

Eduardo Cabrita rejeita censura ao relatório

O ministro da Administração Interna rejeita a acusação de censura feita pelo autor do relatório sobre os incêndios de Pedrógão Grande por não ter sido divulgado um dos capítulos.
Economia

Portugal ser 3º país mais seguro é "fundamental"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, defendeu que Portugal defendeu que "só um país seguro atrai turistas, investidores e novas populações".
Bombeiros

Governo vai profissionalizar mais bombeiros

A rede de equipas de intervenção permanente vai ser alargada a todo o país para reforçar a resposta rápida aos incêndios. Ministro garante que não se vai extinguir qualquer corpo de bombeiros.
Sociedade

GNR sem garantias sobre descongelar de carreiras

A Associação dos Profissionais da Guarda pediu ao ministro da Administração Interna que as carreiras dos militares da GNR sejam descongeladas no início de 2018, mas não recebeu "qualquer garantia".
Proteção Civil

Portugal em "sintonia" com UE na Proteção Civil

O ministro da Administração Interna disse que o novo reforço criado pela União Europeia em matéria de proteção civil "dá resposta às necessidades identificadas por Portugal".
Política

Lei da segurança privada discute-se em 2018

O Governo tenciona enviar para a Assembleia da República, no início de 2018, as alterações à lei de segurança privada, anunciou o ministro da Administração Interna.
Administração Interna

Ministro coloca guardas na rua para cão não ladrar

9991
O ministro da Administração Interna terá exigido que militares da GNR ficassem no exterior da casa porque cão não parava de ladrar. Associação de guardas fez queixa do ministro ao comandante-geral.
Bombeiros

Governo vai reunir com bombeiros do Seixal

135
O Ministério da Administração Interna vai reunir com os bombeiros do Seixal, que correm risco de fechar portas, depois de o tribunal ter recusado o Processo Especial de Revitalização.
Incêndios

Governo prolonga dispositivo até 15 de novembro

101
Eduardo Cabrita determinou o prolongamento do dispositivo de combate a incêndios até ao dia 15 de novembro, incluindo meios aéreos, meios humanos e postos de vigia.
Incêndios

MAI. Governo não vai esperar "por novo verão"

O ministro da Administração Interna afirmou esta quarta-feira que o Governo não vai esperar por outro verão para tomar medidas. Eduardo Cabrita assume que tem de se preparar um novo tempo.
Governo

O amigo de Costa que se se dá mal com Centeno

473
Costa chama um dos seus para a pasta mais afetada pelos fogos trágicos do verão, a Administração Interna. Eduardo Cabrita é um ministros que se dá melhor com Costa e pior com Centeno.
Incêndios

As 25 frases de Constança de Pedrógão à demissão

111
Do incêndio de Pedrógão Grande ao pedido formal de demissão passaram quatro meses. Das recusas de demissão, às explicações, recorde aqui 25 frases da ministra Constança Urbano de Sousa.
Incêndios

BICA: não é falta de férias, é falta de noção

181
A ministra a falar em férias, António Costa a dizer "não me faça rir" e Jorge Gomes a apelar à autoprotecção. As frases polémicas no BICA, com Miguel Pinheiro, Filomena Martins e Rita Ferreira
Incêndios

"Ia-me embora, ia ter as férias que não tive"

6623
"Temos de nos autoproteger", disse o secretário de Estado da Administração Interna. Costa admite que não há meios. As frases dos políticos sobre a tragédia. E a lista de terras das vítimas
Incêndios

Secretário de Estado: fogos têm origem criminosa

439
"É a vontade de fazer arder que continua a imperar e a criar esta instabilidade no País e nas pessoas", afirmou Jorge Gomes, salientando que, "de forma nenhuma, isto é perdoável".
Crise dos Refugiados

Pedidos de asilo a Portugal aumentaram 64%

162
A ministra da Administração Interna disse que o número de pedidos de asilo a Portugal por parte de refugiados aumentou 64% em 2016 em relação ao ano anterior.
Administração Interna

MAI abre processo a Comandante da Proteção Civil

371
A ministra da Administração Interna abriu processo disciplinar ao Comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Rui Esteves, por acumulação de cargos.
Fogo de Pedrógão Grande

Costa quer mais "esclarecimentos" na auditoria

545
Primeiro-ministro pediu "esclarecimentos adicionais" aos relatórios, entregues na última semana, sobre avaliação do combate aos fogos de Pedrógão Grande. Auditoria tinha sido pedida há um mês.
Justiça

Direito de resposta de Rui Silva

111
Nos termos do disposto no artigo 24.º da Lei de Imprensa, Rui Silva exerce o seu direito de resposta a um artigo publicado pelo Observador.
Incêndios

SIRESP voltou a falhar em Mação, diz a ministra

410
A ministra da Administração Interna foi ouvida no Parlamento sobre as falhas no SIRESP que admitiu, embora reforce que "não são de hoje" e que "falhas... é relativo".
Parlamento

Ministra diz que SIRESP voltou a falhar em Mação - como aconteceu

167
Constança Urbano de Sousa está a dar explicações aos deputados, numa audição parlamentar pedida pelo PSD, sobre as falhas do SIRESP durante os incêndios deste verão.
Bombeiros

Bombeiros. Presidente destituído foi identificado

1250
Rui Silva, presidente destituído da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários, negou a alegada detenção esta quarta-feira em Pedrógão Grande por "usurpação de funções".
SIRESP

Conselho de utilizadores não se reúne desde 2015

431
Pelo menos desde 2015 que as associações que representam os municípios e os bombeiros portugueses não são convocadas para reuniões do SIRESP que deviam ser trimestrais, avança a TSF.
Fogo de Pedrógão Grande

Proteção Civil denuncia demora nos alertas

323
O presidente da ANPC, Joaquim Leitão, envia carta ao Governo a rebater críticas e a garantir que só recebeu a informação que a antena do SIRESP de Pedrógão Grande caiu quase quatro horas depois .
Fogo de Pedrógão Grande

Três contradições entre relatórios sobre o SIRESP

817
O relatório da Proteção Civil e o da empresa que gere o SIRESP contam duas realidades. Não acertam nos factos, nem nas conclusões. Para ANPC houve muitas falhas, para a "SIRESP, SA" correu tudo bem.
Fogo de Pedrógão Grande

Relatório. SIRESP "não teve interrupções"

5139
Conclusões do relatório do SIRESP garantem que "desempenho da rede esteve à altura da complexidade do teatro das operações" e que o serviço "não teve interrupções" no incêndio de Pedrógão Grande.
Vistos Gold

AR debate alterações na atribuição de vistos Gold

O Governo quer reduzir o valor necessário de investimento em pequenas e médias empresas. A proposta vai ser apresentada pela secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto.
Fogo de Pedrógão Grande

Fogos. SIRESP não funcionou por mais de 14 horas

1027
O SIRESP não funcionou entre as 19h de sábado e as 9h30 de domingo, avança o jornal i. As comunicações só foram restabelecidas quando uma antena móvel chegou ao local, mais de catorze horas depois.
Fogo de Pedrógão Grande

MAI recusa comando único de prevenção e combate

150
Relatórios e recomendações do Parlamento indicam que prevenção, vigilância e combate deviam estar centralizadas num comando único. Estudos apontam vantagens, mas Governo não acolheu recomendação.
Fogo de Pedrógão Grande

Relatório. SIRESP tinha prometido não falhar

146
Um relatório do SIRESP sobre um incêndio no ano passado prometia tirar "ensinamentos" para repor mais depressa as comunicações. O sistema voltou a falhar em Pedrógão Grande.
Fogo de Pedrógão Grande

Bombeiros galegos impedidos de ajudar Portugal

13511
Autoridades portuguesas terão impedido 60 bombeiros galegos de entrar no país. A ministra da Administração Interna diz que as ajudas têm de ser "devidamente enquadradas".
Fogo de Pedrógão Grande

Quem é Jorge Gomes, o rosto das piores notícias?

1405
O secretário de Estado da Administração Interna tem sido o protagonista do Governo na tragédia de Pedrógão Grande. Empresário do ramo da informática e amigo de Vara, chegou ao topo do PS com Costa.
Bombeiros

Dois grupos vão rever financiamento dos bombeiros

O Ministério da Administração Interna vai criar dois grupos de trabalho para elaborar, até 30 de setembro, uma proposta de revisão da Lei de Financiamento das Associações Humanitárias e Bombeiros.
Administração Interna

Inspetores do SEF repudiam afirmações de mnistra

Sindicato do SEF manifestou "repúdio" pelo facto da ministra da Administração Interna classificar o serviço como uma estrutura "pesada" e com gestão de pessoal "inflexível".
Administração Interna

Terrorismo põe em causa espaço Schengen

A ministra da Administração Interna considerou que a crise dos refugiados e o terrorismo estão a pôr em causa o espaço Schengen e o acordo de livre circulação.
Administração Interna

Helicópteros Kamov avariados prontos em outubro

157
O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, disse que os dois helicópteros Kamov que estiveram avariados devem estar operacionais em outubro ou novembro.
Administração Interna

Governo prepara novos equipamentos para a PSP

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, adiantou que "estão em curso" os procedimentos para suprir algumas das lacunas sentidas pela PSP nos equipamentos e infraestruturas.
Secretas

Governo vai apresentar lei sobre "secretas"

O Governo vai entregar "em breve" uma proposta ao parlamento sobre o acesso, mediante condições, a metadados de eventuais suspeitos de terrorismo, anunciou a ministra da Administração Interna.
Administração Interna

Helicópteros Kamov avariados operacionais em 2018

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, garantiu que no próximo ano os dois helicópteros Kamov do Estado português que se encontram avariados vão estar operacionais.
Governo

Governo iniciou reparação de helicópteros Kamov

160
O Governo já iniciou o procedimento para a reparação dos dois helicópteros Kamov que estão inoperacionais, após um parecer favorável do Ministério Público.
Administração Interna

MAI. Combate a incêndios "não está em risco"

O secretário de Estado da Administração Interna garantiu este domingo que a campanha de combate a incêndios de 2017 "não está em risco", embora admita preocupação pelo que se passa na Everjets.
Saúde

Governo admite dívida de sete milhões a bombeiros

673
Governo avançou com pagamento de 3,3 milhões de euros a 23 de dezembro, mas admite que, mesmo assim, fechou 2016 com dívidas a corporações de bombeiros por transporte de doentes superiores a 7 milhões
Polícia

Sindicato da Polícia pede reunião com ministra

O Sindicato Nacional da Polícia pediu uma reunião urgente à ministra da Administração Interna para discutir o descongelamento de progressões salariais na PSP ainda este ano.
Proteção Civil

Proteção civil. Mais competências para autarquias

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, disse que já estão concluídas as propostas legislativas que permitem a transferência de competências para as câmaras municipais no âmbito da proteção civil.
GNR

Governo aprova estatuto dos militares da GNR

O Governo aprovou esta quinta-feira o estatuto dos militares da GNR, mantendo-se a possibilidade de os oficiais da Guarda progredirem até ao topo da hierarquia, desde que preencham os requisitos.
Incêndios

Kamov param para revisão mas voltam para incêndios

Os três helicópteros Kamov operacionais vão parar este ano cerca de seis meses para uma revisão obrigatória, mas o Governo garante que o combate aos incêndios florestais no verão não vai ser afetado.
Segurança

CDS quer que ministra explique fuga dos argelinos

135
O CDS-PP quer ouvir a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, sobre as sucessivas falhas de segurança no aeroporto de Lisboa, que permitiram a fuga de dois argelinos.
Administração Interna

Esqueceu-se da chave? Polícias vão cobrar-lhe €15

270
Tabela de preços da PSP e da GNR foi publicada em Diário da República. Há valores uniformizados mas também serviços gratuítos que passam a ser cobrados.
Papa Francisco

Cuidado especial na segurança da visita do Papa

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, garantiu esta quarta-feira que a visita do papa a Fátima, em maio de 2017, está a ser planeada com "cuidado especial".
PSP

Protesto contra o incumprimento do estatuto da PSP

Os polícias protestaram contra o incumprimento do estatuto profissional da PSP, que entrou em vigor há um ano, mas que ainda não passou de "constantes negociações".
Proteção Civil

Governo quer proteção civil mais preventiva

Ministra da Administração Interna defende que proteção civil deve ter uma estratégia mais preventiva e deve trabalhar em estreita colaboração com as autarquias e com os cidadãos locais.
Orçamento do Estado

Segurança. Carros, armas e quartéis novos

724
O Ministério de Constança Urbano de Sousa terá um orçamento maior no próximo ano: quase dois mil milhões de euros. Administração Interna vai ter novos equipamentos e vai alargar o voto antecipado.
Incêndios 2016

Costa chocado. 10 anos sem fazer reforma florestal

2213
António Costa justifica a opção que tomou como ministro. Esforço da administração interna "visava comprar tempo para que a reforma florestal fosse feita". E dez anos depois isso não aconteceu.
Incêndios 2016

"Os próximos dias vão ser terríveis"

1025
Jorge Gomes, secretário de Estado da Administração Interna, não esconde que os próximos dias serão dramáticos. "Os bombeiros estão exaustos", admite.
Administração Interna

Dez municípios assinam hoje contratos de segurança

Amadora, Lisboa, Loures, Maia, Oeiras, Porto, Serpa, Sintra, Vila Franca de Xira e Vila Nova da Gaia são os municípios que vão hoje assinar com o Governo contratos de segurança da nova geração.
GNR

GNR: assinada portaria que estabelece horário

A ministra da Administração Interna disse que já foi assinada a portaria que estabelece um horário de referência semanal para a GNR, devendo ser publicada "muito rapidamente" em Diário da República.
DECO

Avisos de estacionamento podem ser inválidos

196
A associação de defesa do consumidor considera que falta portaria a regulamentar atividade dos fiscais de estacionamento e que isso torna inválidos os títulos emitidos por esses funcionários.
Administração Interna

MAI lança 2 concursos de 12 milhões para bombeiros

O Ministério da Administração Interna vai lançar, terça-feira, dois concursos, no valor de 12 milhões de euros, para renovação e construção de quartéis de bombeiros e aquisição de veículos.
Estado Islâmico

Lista do EI está a ser analisada

A ministra da Administra Interna, o primeiro-ministro e a PGR confirmaram que as autoridades portuguesas estão a analisar os documentos relacionados com o EI que foram oferecidos à Sky News.
Crise dos Refugiados

Verba para refugiados chega para a semana

Comissão Europeia vai disponibilizar para a semana verbas para recepção dos 26 refugiados que já estão em Portugal. Ministra afirmou que SEF tem adiantado dinheiro para cobrir todas as despesas.
Crise dos Refugiados

10 refugiados que vinham para Portugal desaparecem

A ministra da Administração Interna afirmou ainda que Portugal está a analisar 90 pedidos de asilo. Comissão ainda não pagou verba pelos refugiados.
Orçamento do Estado

Justiça perde mais dinheiro do que MAI

Ministério da Justiça vai apostar na modernização tecnológica e em medidas que substituam penas de prisão. A Administração Interna avança com a carta por pontos.
Crise dos Refugiados

PSD quer ouvir ministra sobre crise dos refugiados

PSD quer ouvir com carácter de urgência a nova ministra da Administração Interna. Em causa, está a crise dos refugiados e o recente fechar de fronteiras em vários países europeus.
Administração Interna

Terrorismo. Governo estuda adaptações legislativas

Constança Urbano de Sousa diz que o Governo está a estudar "algumas adaptações legislativas" devido à ameaça do terrorismo. Mas diz também que este "não se combate apenas com leis".
Caso Vistos Gold

Vistos Gold. Macedo vai ser indiciado por 4 crimes

384
Já terá sido apurada matéria suficiente para indiciar Miguel Macedo por quatro crimes no âmbito do caso vistos gold: três de tráfico de influências e um de prevaricação de titular de cargo público.
Crise dos Refugiados

Nova reunião para afinar resposta europeia à crise

Ministros europeus da Administração Interna voltam a encontrar-se na segunda-feira, perante o agravamento da crise de refugiados, para concretizar a resposta acordada pela Europa.
Administração Interna

Negócio de helicópteros: Miguel Macedo investigado

4804
Ex-ministro investigado por suspeitas de tráfico de influências em concurso público de helicópteros. Macedo terá dado informação privilegiada ao seu ex-sócio Jaime Couto Alves.
Administração Interna

Entrada de 33 novos oficiais da GNR

A ministra da Administração Interna salientouque, apesar dos constrangimentos financeiros, a GNR tem registado a entrada de novos efetivos.
País

MAI inicia negociação com três sindicatos da PSP

248
A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, anunciou que vai iniciar a negociação suplementar sobre os estatutos, com três sindicatos da Polícia, após decisão do tribunal.
Administração Interna

Nove elementos da PSP com processos disciplinares

O Ministério da Administração Interna instaurou processos disciplinares contra nove elementos da PSP, na sequência de incidentes ocorridos no Bairro da Cova da Moura, em fevereiro.
País

A nuvem e Juno

A segurança privada sofre muito com a generalização do patológico. Mas o que é preocupante é a permanente associação noticiosa da segurança privada a fenómenos ilícitos ou mesmo de índole criminal.
Administração Interna

PSP: sobem os salários, cortam-se as férias

O Governo vai aumentar os salários dos polícias mas não cedeu na redução horário de trabalho para as 36 horas, exigida pelo sindicato da PSP. Os dias de férias também vão ser reduzidos.
Administração Interna

GNR ameaça com manifestação. PSP dá prazo

922
A ministra Anabela Rodrigues afirmou que as leis orgânica da PSP e da GNR não serão aprovadas nesta legislatura, mas deixou esperança em relação aos estatutos. Mas a última reunião foi há dois meses.
Futebol

SEF: mil futebolistas em situação irregular

“O fenómeno desportivo é um chamariz para esse tipo de situações. Há muitos casos de cidadãos que nunca foram jogadores de futebol e que são trazidos por intermediários, que depois desaparecem”.
Corrupção

Ex-diretor geral da Administração Interna acusado

107
João Alberto Correia, ex-diretor geral da Administração de Infraestruturas e Equipamentos, terá sido beneficiado em obras adjudicadas por ajuste direto.
Administração Interna

Novo estatuto da PSP: o que querem os polícias?

Oficiais da PSP dizem que nunca viram uma proposta de estatuto "tão má". E, apesar de o sindicato representar as altas hierarquias, fazem propostas de alteração "tranversais a todos".
Administração Interna

Polícias revoltados com novo estatuto

O novo estatuto da PSP está a colocar a polícia novamente contra o Ministério da Administração Interna. Segundo o DN, a polícia ameaça voltar à rua para contestar o regime.
Administração Interna

"Portugal é dos países mais seguros do Mundo"

231
A afirmação chega do Ministério da Administração Interna, contrariando as previsões lançadas no início do programa de ajuda externa.
Administração Interna

Ministra arquiva processos contra agentes da PSP

Administração Interna arquivou processos contra dois agentes da PSP que protegiam escadaria da Assembleia da Republicada durante a manifestação das forças de segurança em 2013.
GNR

Chamaram "gatuno" a ministro e acabaram suspensos

493
Quatro guardas foram suspensos de funções pela forma como participaram numa manifestação organizada pela Associação dos Profissionais da Guarda em 2012, em frente à Assembleia da República.
Administração Interna

Vistos Gold: Ministra pediu inquérito sobre SEF

Ministra aperta o cerco aos vistos Gold. Atribuição de vistos deverá ser mais controlada e pode deixar de passar apenas pelo diretor do SEF. Inquérito está em curso desde 12 de dezembro.
Ministério Administração Interna

Governo e partidos discutem combate ao terrorismo

Anabela Rodrigues e Luís Marques Guedes vão reunir-se amanhã, quarta-feira, com delegações dos vários partidos no Parlamento. O tema: concertar políticas de combate ao terrorismo.
Terrorismo

Unidade Especial de Polícia está em alerta

353
Não há uma ameaça concreta mas os acontecimentos europeus levaram a Direção Nacional da PSP a dar ordens para um reforço na segurança a instalações. Corpo de Intervenção Rápida está a rever armamento.
Administração Interna

Passou um ano, e nada de resultados do inquérito

Um ano após a manifestação dos polícias continuam por revelar os resultados do inquérito realizado pela Inspeção-Geral da Administração Interna à invasão das escadarias da AR, no final do protesto.
Ministério Administração Interna

Ser mulher entre polícias: vantagem ou desvantagem

Anabela Rodrigues está prestes a entrar num mundo dominado por homens. "Quando há situações difíceis de tapar aparece uma mulher", comenta dirigente histórica da UMAR.
Governo

O mais político dos ministros de Passos

606
Já foi autarca, deputado, secretário de Estado, líder parlamentar e ministro. Era dos mais sociais-democratas do Governo e dos que mais procurava equilíbrios. Macedo cai e abre porta a remodelação.
Administração Interna

Aumento de apoio aos bombeiros avança mesmo

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, confirmou, em Coimbra, que o Governo vai aumentar "significativamente" os apoios na futura lei de financiamento dos corpos de bombeiros.
Orçamento do Estado

Segurança Interna com corte de 49 milhões de euros

410
Reorganização da PSP, menos contratações, renegociação de contratos e corte de 50% nas comunicações são algumas das medidas propostas no Orçamento do Estado para 2015.
Administração Interna

PSP e GNR vão partilhar oficinas dos carros

A PSP e a GNR vão partilhar as oficinas de manutenção dos carros com o objetivo de acabar com a duplicação destes serviços, anunciou hoje o ministro da Administração Interna. Algumas podem encerrar.
Eleições Europeias

Mandatos em falta conhecidos esta segunda-feira

Foram apurados os resultados de todas as freguesias em território nacional e de 54 consulados, mas ainda falta saber a votação de 17 representações no estrangeiro.
Incêndios

Portugal preparado para enfrentar época de fogos

Miguel Macedo afirma que os dispositivos e os meios estão prontos. Mas caso se registem "400 ignições" diárias, como no ano passado, aumentam as dificuldades.
A página está a demorar muito tempo.