Agências de Rating
Moçambique

Moçambique perspetiva subida de rating

O ministro do Comércio e Indústria moçambicano diz crer que "rating" internacional ainda vai subir. Em causa esta a assinatura da decisão final de investimento relativa a um megaprojeto de gás.
Agências de Rating

ARC Ratings melhora perspetiva de Portugal

"A ACR Ratings mudou o outlook [perspetiva] de positivo para estável e confirmou o rating de 'BBB' de longo prazo", afirma a agência em comunicado.
Macau

Macau. Fitch confiante no mercado de massas

O mercado de massas, que representou 53% das receitas, continua a registar um "crescimento de dois dígitos e é o menos afetado pelos riscos a que o segmento VIP está exposto", confirmou a Fitch.
Brexit

Rating do Reino Unido cai devido ao Brexit

A agência de notação Moody's desceu a perspetiva do 'rating' do Reino Unido para 'negativa' devido à instabilidade política causada pela perspetiva da saída do país da União Europeia.
Moçambique

Fitch atribui rating CCC a Moçambique

"O rating de CCC reflete as contínuas vulnerabilidades da dívida do setor público empresarial", escreveram os analistas que retiraram Moçambique da lista de países em incumprimento financeiro.
Fitch

Venda da Cabo Verde Airlines pode ser prejudicada

"Acreditamos que esta intenção pode ser prejudicada pela existência de um pequeno mercado interno e limitado interesse dos investidores estrangeiros", escreveram os analistas da Fitch.
Angola

Angola. Economia cresce 0,4% este ano

Angola deverá conseguir evitar uma nova recessão este ano, crescendo 0,4% e acelerando para 2% em 2020, estimam analistas da Fitch. No entanto, mantém uma Perspetiva de Evolução Negativa.
Fitch

Fitch sobe rating da CGD

Para a CGD, a agência de notação financeira subiu o rating de longo prazo de BB para BB+. Para o BCP, melhorou a perspetiva do rating, de estável para positiva. Já para o BPI, manteve a avaliação.
Política

Moody's. Reforço do PS garante disciplina fiscal

A vitória e o reforço da posição do PS no parlamento significa que o Governo estará menos sujeito a pressões para aumentar a despesa, salienta a agência de notação.
Fitch

Fitch. Bancos melhoram ativos e sofrem pressão

Agência de rating considerou que, com base nos resultados do 1.º semestre deste ano, bancos portugueses demonstram uma melhoria contínua da qualidade de ativos e uma crescente pressão para ter lucro.
Agências de Rating

DBRS diz aos mercados que "vem aí mais do mesmo"

205
Agência de "rating" diz que "sem uma maioria absoluta, o PS deverá formar uma coligação semelhante à que existe no atual Governo". Política seguida desde 2011 vai continuar a ser seguida, diz DBRS.
Mercados Financeiros

Agência de "rating" DBRS sobe rating de Portugal

101
Agência canadiana, que perdeu importância para Portugal desde que as principais agências tiraram as suas notações de "lixo", decidiu melhorar a notação de risco da dívida portuguesa.
Hong Kong

Fitch desce "rating" de Hong Kong após protestos

Segundo a agência de notação financeira, os protestos "prejudicaram de forma duradoura a perceção internacional da qualidade e eficácia do sistema de governação e do Estado de Direito de Hong Kong".
Porto

Fitch sobe a classificação financeira do Porto

A agência de notação financeira Fitch subiu a classificação do rating da cidade do Porto de "estável" para "positiva" e alterou a classificação das dívidas interna e externa de longo prazo para BBB.
Petróleo

Petrolíferas com interesse renovado em África

A consultora Fitch antevê um renovado interesse das petrolíferas e gasistas internacionais nos mercados emergentes, entre os quais está a África subsariana.
Rating

Fitch sobe perspetiva de Portugal para positiva

A próxima avaliação da agência de notação financeira será feita em novembro. A subida na perspetiva pode significar uma futura subida no rating que, para já, mantém-se em BBB.
Agências de Rating

DBRS sobe perspetiva da dívida portuguesa

"O défice orçamental está a aproximar-se lentamente do equilíbrio e o rácio dívida pública/PIB está a descer a um ritmo saudável", entende a DBRS. Governa congratula-se com efeitos de juros baixos.
Espanha

S&P alerta sobre incerteza política de Espanha

A agência de notação financeira Standard & Poor's mantém o rating da Espanha em ''notável baixo'', manifestando dúvidas sobre as capacidades do próximo governo.
Agências de Rating

Bancos portugueses ainda enfrentam "obstáculos"

A agência de 'rating' Standard&Poor's (S&P) considera que os bancos portugueses continuam a "enfrentar obstáculos" na capacidade de gerarem lucros e de melhorarem a sua eficiência.
Montepio

Fitch corta "rating" do Montepio para B-

Em comunicado, a Fitch deu conta do corte na notação do banco de B+ para B- na "dívida sénior de longo prazo não garantida", mas não alterou o 'rating' dos outros segmentos do banco.
Angola

S&P estima que Angola deverá crescer 2% este ano

A agência de notação financeira passa, no entanto, a Perspetiva de Evolução da economia de Estável para Negativa, mantendo o rating em "lixo", abaixo do nível de recomendação de investimento.
Dívida Pública

Dívida e crédito. Portugal mantém nível estável

O vice-presidente da agência de notação financeira, confirma que Portugal apresenta "uma tendência estável na nossa classificação, o que sugere que os riscos são em geral equilibrados".
Fitch

Fitch. Há mais ratings que devem piorar 

A agência financeira Fitch disse que o número de países com perspetiva de verem o seu 'rating' degradado na África Subsaariana é superior ao dos países que devem ter a avaliação de crédito melhorada.
Fitch

Brasil. Fitch prevê crescimento moderado até 2020

A Fitch prevê um crescimento económico anual do Brasil moderado, acima de 2%, até 2020. O crescimento dependerá de fatores externos e da agenda económica do recém-empossado Presidente Jair Bolsonaro.
Fitch

Fitch tira Angola dos países sob observação

A agência de notação financeira Fitch retirou Angola da lista de países sob observação, após ter decidido manter a opinião sobre a qualidade do crédito em B, com Perspetiva de Evolução Estável.
Fitch

Fitch antecipa recessão de 0,1% em Angola

A agência Fitch antecipa uma recessão de 0,1% este ano e crescimento de 2,5% em 2019, antevendo uma maior consolidação orçamental em 2019 e 2020, através da implementação do IVA em junho de 2019.
CMVM

Fitch sobe 'rating' do BCP

A agência Fitch melhorou o rating do BCP de longo prazo de BB- para BB, com uma perspetiva estável, segundo um comunicado do banco à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Caixa Geral de Depósitos

Fitch sobe 'rating' da CGD

O banco público diz que esta subida "reflete o progresso contínuo da CGD na execução do seu plano estratégico ao longo dos últimos 12 meses, o que levou a melhorias significativas".
Moçambique

Dívida pública vai chegar a 102,5% do PIB este ano

Através da análise à economia moçambicana a agência financeira Fitch prevê que a dívida pública do país chegue a 102,5% do PIB este ano, ao passo que a economia deverá crescer 3,5% este ano.
Fitch

Fitch. OE reflete que vem aí período eleitoral

Agência de "rating" emitiu comunicado de apreciação da proposta de Orçamento do Estado para 2019, comentando que "algumas despesas refletem a aproximação do período eleitoral".
Fact Check

Galamba: Rating caiu com Passos, não com Sócrates /premium

3678
Deputado e ex-porta-voz do Partido Socialista quis "lembrar" no Twitter que quando a Moody's cortou o "rating" para "lixo" estava Passos no governo, não Sócrates. Faz sentido?
Agências de Rating

Moody's faz as pazes com o Zé Povinho. Rating sobe

270
A primeira agência a considerar a dívida portuguesa de "alto risco", em julho de 2011, tornou-se nesta sexta-feira a última a tirar a notação de "lixo". Efeito nos juros será limitado, mas positivo.
Economia

Agência Fitch melhora avaliação da dívida do BPI

A agência de notação financeira Fitch melhorou o rating da dívida de longo prazo do BPI de BBB- para BBB, com perspetiva estável, foi esta quinta-feira comunicado ao mercado.
Banca

S&P sobe rating do BCP, mas fica em "alto risco"

A agência de "rating" S&P está mais otimista em relação ao setor bancário em Portugal e decidiu melhorar a classificação de risco em um nível, insuficiente, porém, para sair de dívida de "alto risco".
Moçambique

Fitch mantém Moçambique em default

A decisão da Fitch em manter o rating de Moçambique no nível de incumprimento financeiro ('default') reflete as dúvidas em relação ao país
Presidente Trump

Fitch baixa previsões de crescimento mundial

As medidas protecionistas da administração norte-americana liderada por Trump atingiram um nível que afeta "substancialmente" a perspetiva de crescimento da economia mundial.
Mercado de Trabalho

Salário mínimo a subir não afetou competitividade

A Standard & Poor's constata que os custos laborais em Portugal continuam muito abaixo da média da zona euro, apesar dos aumentos do salário mínimo e não espera recuos na reforma das leis laborais.
Agências de Rating

S&P dá perspetiva positiva, mas não sobe rating já

Standard & Poor's não mexeu no rating da dívida portuguesa, mas mudou a perspetiva de estável para positiva. Ministério das Finanças diz que é resultado de políticas de Governo.
Grécia

Fitch melhora rating da dívida grega

A agência de notação financeira Fitch assinala que o setor bancário grego apresenta melhorias, o que levou a que a relação com os credores europeus também "melhorasse substancialmente".
Angola

Fitch melhora perspectiva da economia de Angola

A agência de notação financeira Fitch melhorou a Perspetiva de Evolução da Economia de Angola de Negativa para Estável, mantendo o 'rating' da qualidade do crédito soberano em B.
Eurogrupo

Acordo do Eurogrupo alivia dívida da Grécia

O acordo do último Eurogrupo para conclusão do terceiro resgate grego e as medidas de alívio da dívida "melhoram a sustentabilidade a longo prazo" da dívida pública da Grécia.
Agências de Rating

DBRS mantém "rating" do banco CGD

A empresa de notação financeira diz que a confirmação do rating reflete a sua visão de que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) conseguiu fazer face a alguns dos desafios.
Rating

Fitch mantém rating de Portugal acima do lixo

A agência de rating destaca os pontos fortes: controlo orçamental, dívida a baixar e desemprego a cair. Mas aponta fragilidades na banca e diz que Novo Banco vai ter custos em 2018 e 2019.
Espanha

DBRS. Risco orçamental de Espanha "está contido"

Segundo a agência de ranking DBRS, o crescimento económico espanhol "é resistente", apesar da instabilidade política poder continuar nos próximos meses.
Novo Banco

DBRS sobe "rating" do Novo Banco e está otimista

Notação continua em "lixo", mas já está num nível menos negativo -- e com perspetiva "positiva". Agência sublinha que o mecanismo acordo com o Fundo de Resolução ajuda a limpar o balanço.
Angola

Moody's desce 'rating' de Angola para B3 

A agência de notação financeira Moody's desceu esta sexta-feira o 'rating' de Angola, de B2 para B3, mudando a Perspetiva de Evolução de 'Negativa' para 'Estável'.
Agências de Rating

Moody's admite subir rating português

A agência de notação financeira Moody's disse este sábado que o 'rating' atribuído a Portugal será melhorado se concluir que os progressos alcançados a nível orçamental e económico são sustentáveis.
Rating

Subida do rating. É excelente notícia, diz Costa

Primeiro-ministro diz que subida do rating português anunciado pela DBRS é uma "excelente notícia". António Costa considera que é um estimulo para continuar a trabalhar.
Agências de Rating

DBRS sobe rating para segundo grau acima de "lixo"

Agência canadiana, que foi decisiva para Portugal quando as três principais agências ainda tinham a notação de risco em "lixo", decidiu melhorar o "rating" da dívida portuguesa.
Santander

DBRS melhora 'rating' do Santander Totta

A agência de rating melhorou o rating do Santander Totta e diz que o banco está a "solidificar a sua posição como banco número dois em Portugal".
BCP

Moody's mantém o rating do BCP

A agência de notação financeira Moody´s manteve hoje em 'B1' o 'rating' de depósitos de longo prazo e da dívida sénior do BCP, mas reviu em alta a perspetiva de 'estável' para 'positivo'.
Agências de Rating

Governo mantém política orçamental, diz Ministério

A agência Standard & Poor's manteve a nota de Portugal em BBB-, a nota mínima do escalão de investimento, com perspetiva estável. Governo garante que nota não influenciará gestão das contas públicas.
Agências de Rating

S&P mantém rating da dívida e perspetiva estável

Agência admite melhorar rating se a dívida cair mais depressa que o previsto. Mas sinaliza que também pode fazer o contrário, se a economia sofrer com "desvios significativos de políticas".
Brasil

Brasil vai crescer 2,5% este ano e 2,7% em 2019

A Fitch previu que a economia brasileira cresça 2,5% este ano e 2,7% no próximo ano, alicerçada na retoma do consumo privado e numa contração mais ligeira do investimento.
Novo Banco

Moody's aprova injeção de capital no Novo Banco

A Moody's considera positiva uma possível injeção de capital estatal no Novo Banco. A agência de rating acredita que a recapitalização pode ajudar a acelerar a redução do risco do balanço do banco.
Brasil

Fitch baixa "rating" do Brasil

A agência de notação financeira Fitch desceu o 'rating' do Brasil para BB-, citando "elevados e persistentes" défices orçamentais, a crescente dívida pública e a falta de reformas estruturais.
Agências de Rating

Rating vai subir? Banca pode fazê-lo cair de novo

Em entrevista ao Observador, principal responsável pela notação atribuída a Portugal não vê o défice a derrapar nos próximos tempos, mas lamenta que se tenha abrandado o ímpeto das reformas.
Angola

Moody's prepara descida do rating de Angola

A Moody's está a preparar-se para descer o rating de Angola. Em outubro de 2017, a agência de notação financeira já tinha recuado o rating angolano para B2.
Rating

Moody's: Portugal "está prestes" a sair do lixo

101
A Moody's está a preparar-se para retirar Portugal do "lixo" em abril. A agência realçou as "melhorias notáveis" nas contas públicas e na economia mas alertou para a dívida elevada.
Espanha

Espanha não renova com três agências de rating

O governo espanhol não renovou os contratos com a Standard & Poor's, a Fitch e a Moody's. O executivo de Mariano Rajoy considera que "não é necessário trabalhar com todas".
Brasil

S&P baixa classificação do Brasil para BB-

A Standard & Poor's baixou a classificação do Brasil para BB-, com "perspetiva estável". A agência refere que "uma das principais fraquezas" do país é o atraso na aprovação do ajuste fiscal.
Angola

Moody's: reestruturação da dívida é 'default'

A agência de notação financeira Moody's avisou Angola de que a reestruturação da dívida equivale a 'default'. A agência diz que a renegociação dos empréstimos bilaterais evidencia os riscos.
Banca

Banca. Ativos fracos travam subida do rating

Agência Fitch reconhece que a banca portuguesa melhorou, mas não chega para retirar o rating de alguns bancos do nível de lixo. Apesar da limpeza, créditos de má qualidade ainda valem 25% do PIB.
Venezuela

Venezuela. S&P declara incumprimento de pagamento

A agência Standard & Poor's declarou o incumprimento do pagamento de um título com vencimento em 2018 por parte da Venezuela. A agência baixou a classificação da dívida venezuelana de CC para D.
Agências de Rating

Moody's decide se sobe 'rating' de lixo em abril

A Standard & Poor's será a primeira a agência de notação financeira a pronunciar-se sobre Portugal este ano. A Moody's é a única que ainda mantém Portugal num nível de 'lixo'.
Caixa Geral de Depósitos

Fitch mantém 'rating' da CGD

A agência explicou que a perspetiva 'positiva' do rating de longo prazo da CGD reflete "a melhoria do enquadramento económico em Portugal".
Fitch

Fitch não tira BCP e Caixa de "lixo", para já

Agência de "rating" que deixou de considerar de "alto risco" o investimento na dívida da República, atribuiu perspetiva "positiva" aos "ratings" do BCP e da Caixa mas, para já, não melhorou a notação.
Fitch

Costa. Rating é resultado de boas políticas

258
O primeiro-ministro disse que a subida do 'rating' português pela agência de notação financeira Fitch não é "fruto de milagres", mas das boas políticas que estão a ser seguidas.
Catarina Martins

Portugal "não precisa de pancadinhas nas costas"

307
Catarina Martins disse que Portugal "não precisa de pancadinhas nas costas" das instituições europeias e das agências de rating, mas de aproveitar o bom momento para lançar outra estratégia.
Agências de Rating

Finanças destacam subida nunca vista do rating

216
O Ministério das Finanças diz que a subida em dois escalões da nota atribuída à dívida portuguesa pela Fitch nunca tinha sido feita antes pelas principais agências de rating.
Mercados Financeiros

Fitch (também) tira a dívida de Portugal de "lixo"

826
"Reformas estruturais anteriores, recuperação económica cíclica e melhoria significativa nas condições de financiamento" justificam subida de dois níveis.
Mercados Financeiros

Juros abaixo dos de Itália à espera da Fitch

Analistas acreditam que a agência irá tirar a dívida de Portugal de "lixo". TVI24 adianta que a subida irá mesmo confirmar-se.
Brasil

Brasil vai crescer 1% em 2017 e 2,6% até 2020

A agência de notação financeira Fitch reviu em alta a estimativa de crescimento para a economia brasileira este ano, de 0,6% para 1%, acelerando para 2,6%, em média, nos dois anos seguintes.
Angola

Moody's: descida do rating de Angola é improvável

Risco político desceu com a eleição de João Lourenço, argumenta a agência de notação financeira, considerando que "uma descida do 'rating' é improvável nos próximos anos".
Rating

ARC Ratings mantém rating estável para Portugal

A agência de notação financeira ARC Ratings manteve o 'rating' de Portugal em 'BBB-' e a perspetiva estável, considerando o compromisso com a consolidação orçamental e a gestão "proativa" da dívida.
Altice

Agência S&P ameaça cortar "rating" da Altice

Perspetivas menos otimistas da própria empresa, sobre os resultados operacionais, levam a agência S&P a atribuir um "outlook" negativo para a dívida da empresa dona da PT/Meo.
Fitch

"Provável" que Fitch também tire Portugal do lixo

Um dos bancos mais influentes no mercado de dívida europeia diz que "parece provável" que, depois da S&P, a agência Fitch também decida atribuir um "rating" de qualidade a Portugal, a 15 de dezembro.
Agências de Rating

Portugal. DBRS vai analisar melhoria do 'rating'

A economista da DBRS Adriana Alvarado afirmou esta segunda-feira à Lusa que vai "analisar na próxima avaliação" a Portugal uma eventual melhoria do 'rating'.
Agências de Rating

DBRS tem dúvidas sobre economia e défice no futuro

A agência canadiana elogia crescimento recente mas manifesta "preocupação" com a economia e as contas públicas no longo prazo.
Angola

Moody's. Angola sofreu recessão de 0,7% em 2016

A agência Moody's antecipou que Angola sofreu uma recessão de 0,7% em 2016 e desceu o rating do país. Na semana passada, o novo Presidente da República disse que o país cresceu 0,1% no ano passado.
Angola

Moody's desce 'rating' da dívida pública de Angola

A agência de notação Moody's desceu o rating, mantendo-a num nível de classificação altamente especulativo, decisão justificada com o fraco crescimento económico do país e a escassez de divisas.
Orçamento do Estado

Moody's: Orçamento pode "dificultar consolidação"

A Moody's alertou que a proposta de Orçamento do Estado para 2018 pode "dificultar a consolidação futura" do país devido aos compromissos de despesa que o Governo assumiu.
Agências de Rating

Banca continua com pouco negócio apesar da retoma

Agência Moody's diz que a procura por crédito, que está em mínimos, não vai recuperar em 2018, apesar da melhoria da economia e da descida do desemprego.
Economia

DBRS admite melhoria da dívida portuguesa

A agência de notação DBRS admitiu esta quarta-feira melhorar a perspetiva de longo prazo da dívida pública portuguesa se houver recuperação sustentável das finanças e reforço do crescimento económico.
Zona Euro

Subida do rating reflete melhoria da zona euro

O presidente do Banco Central Europeu diz que a subida do rating de Portugal reflete a melhoria da situação económica do país, mas também da zona euro.
Agências de Rating

Moody's: bancos portugueses fizeram progressos

A agência de rating divulgou esta quinta-feira a sua análise ao sistema bancário português e destacou os baixos rácios de crédito do Santander. O Novo Banco e o Montepio têm os piores ativos.
Agências de Rating

De BB+ para BBB-

207
A procissão ainda vai no adro. Para a Fitch e a Moody’s a dívida portuguesa anda é investimento especulativo. E, enquanto estivermos muito endividados, estaremos sujeitos aos maus humores dos mercados
Agências de Rating

Grécia vê subida de rating português como exemplo

O ministro das Finanças grego considerou que a dívida portuguesa ter saído do "lixo" é uma boa notícia, sublinhando que "é possível alcançar tal sucesso prosseguindo uma agenda progressiva".
Agências de Rating

Costa critica "debate mesquinho" sobre rating

327
António Costa recusa-se a entrar no debate "mesquinho" sobre quem contribuiu mais para a decisão da agência de rating. O primeiro-ministro alega que "os factos são os factos".
Mercados Financeiros

FT: A sorte e o "timing" perfeito de Costa

676
A principal razão para a melhoria da economia? "Alinharam-se as estrelas na economia global mesmo na altura em que o PS assumiu o poder". Financial Times escreve sobre o "timing" perfeito de Costa.
Agências de Rating

António Costa já deu os parabéns a Passos Coelho?

4441
Pensar que o país saiu do lixo porque aumentou os funcionários em 2016, e que o ajustamento de 2011-2014 não teve qualquer papel, é uma prova de obtusidade, antes de ser uma exibição de facciosismo.
Marcelo Rebelo de Sousa

Rating. Marcelo avisa que "há outras batalhas"

Marcelo Rebelo de Sousa felicitou os portugueses e o atual e anterior governos pela subida do rating da dívida portuguesa. O Presidente da República adverte ainda que "há outras batalhas pela frente".
Agências de Rating

Cristas sublinha sacrifícios dos portugueses

368
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, voltou a defender que quem fez sacrifícios para tirar Portugal do "lixo" e não compreende que o atual primeiro-ministro reclame todo o mérito.
Agências de Rating

Rating. Esquerda desvaloriza, direita pede louros

PCP desvaloriza subida do "rating" e BE diz que não fará as negociações do Orçamento tendo em conta as agências. PSD e CDS falam em boa notícia e sublinham mérito dos dois governos.
Agências de Rating

Bruxelas avisa que é preciso continuar o caminho

O vice-presidente da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis considerou que a subida de "rating" de Portugal pela S&P constitui "um desenvolvimento muito positivo" e diz que é preciso continuar o caminho
Agências de Rating

Klaus Regling "feliz" com subida de "rating"

O diretor do fundo de resgate permanente da zona euro, Klaus Regling, mostrou-se "feliz", embora surpreendido, com a subida de 'rating' de Portugal, e advertiu que "o trabalho não terminou".
Agências de Rating

Subida de rating pode ser o "início de novo ciclo"

130
Presidente da CIP disse ao Observador que a subida do "rating" de Portugal é "o resultado dos sacrifícios que todos fizemos" e que as empresas "só se podem regozijar com esta boa notícia".
Agências de Rating

Partidos reagem à alteração do rating

1455
Passos diz que a subida do ranking de Portugal pela S&P é fruto das políticas do seu Governo. Bloco acusa-o de ter perdido a narrativa e PCP reforça a necessidade de país se libertar das agências.
Agências de Rating

"Virar política permitiu virar página do lixo"

719
O primeiro-ministro recolhe os louros da revisão da notação financeira de Portugal pela S&P e avisa que nada muda nas negociações do Orçamento. Foco continua na redução do défice e da dívida.
Agências de Rating

O "rating" saiu de "lixo". E agora?

800
O que é que muda para Portugal com esta decisão da S&P, a primeira das três grandes agências de notação a recolocar a dívida nacional em grau de investimento de qualidade?
Agências de Rating

Decisão da S&P reconhece o "progresso português"

Depois de a S&P ter tirado o “rating” de Portugal de “lixo”, Mário Centeno diz que "o Governo nunca duvidou que o progresso inequívoco que Portugal fez ao longo dos últimos anos seria reconhecido."
Agências de Rating

S&P tira "rating" de Portugal de "lixo"

2453
A agência S&P decidiu atribuir um "rating" de investimento a Portugal. A S&P, a quem Passos suspendeu o contrato em 2013, torna-se, agora, a primeira grande agência a tirar dívida do "lixo".
Bloco de Esquerda

Bloco. Condições de vida "valem mais" que rating

161
Catarina Martins afirma que as condições de vida das populações são o que "mede verdadeiramente" a situação económica do país, apesar das "boas notícias" da agência Moody's.
Angola

Moody's. Eleições em Angola mostram estabilidade

A agência de notação financeira Moody's considerou que o resultado das eleições em Angola demonstra estabilidade política, mas continua a haver "significativos desafios orçamentais e sociais".
EDP

Standard and Poor's melhora rating da EDP

A agência de notação financeira Standard and Poor's subiu esta terça-feira o rating de longo prazo da EDP - Energias de Portugal e da EDP Finance, de 'BB+' para 'BBB-', com perspetivas estáveis.
Fitch

Fiftch atenta à dívida para subir 'rating'

A agência de notação financeira Fitch está atenta à dívida pública portuguesa, às fraquezas da banca e ao desemprego, alertando para que Portugal fica abaixo de países com 'rating' de investimento.
Agências de Rating

Moody's tem metade dos países avaliados como lixo

O número de países avaliados pela Moody's como lixo chegou aos 50%, no ano passado. Em 2015, o valor da agência de notação financeira fixava-se nos 46%.
Fitch

Fitch. Passos lembra que "não é a primeira vez"

396
Passos está "satisfeito" com a alteração positiva do raiting da dívida pública pela Fitch, mas lembra que "não é a primeira vez" que Portugal fica à beira de sair do "lixo".
Fitch

Rating. Marcelo não quer "deslumbramentos"

Presidente da República,congratulou-se hoje com a "boa notícia" da Fitch, mas advertiu contra "deslumbramentos". É preciso esperar pela confirmação da agência de 'rating' e continuar a trabalhar.
Agências de Rating

Fitch. Rating fica em lixo mas com boa perspetiva

226
Rating volta aonde estava em 2015. Notação da Fitch voltou a ser conhecida antes do tempo, furando as regras. Mais crescimento e menos défice sustentam a nova perspetiva da agência.
África do sul

Moody's desce 'rating' da África do Sul

A agência de notação financeira Moody's desceu o 'rating' da África do Sul para Baa3, o último patamar antes do nível especulativo, geralmente conhecido como 'lixo'.
Agências de Rating

Subir rating? S&P quer saber se a retoma é a sério

Economista-chefe da Standard & Poor's esfria a expetativa de subida da nota da dívida portuguesa em breve. Primeiro é preciso avaliar a sustentabilidade do crescimento a médio prazo.
António Costa

Agências têm de subir rating para ser "credíveis"

3010
Governo encontrou "preconceito ideológico" na Europa, mas provou que há um caminho melhor. Em entrevista a jornal alemão, António Costa avisa agências que devem subir o rating de Portugal em breve.
Economia

Ministro espera subida no rating em breve

Manuel Caldeira Cabral espera que as agências de notação financeira melhorem o ratinho de Portugal "ainda neste ou no próximo ano", lembrando os números positivos da economia, do emprego e do défice.
Mercados Financeiros

Moody's corta rating chinês e causa ira do Governo

A capacidade da China de adaptar a economia e evitar uma crise da dívida é uma das grandes questões para a economia mundial. Moody's está preocupada e fez o primeiro corte de "rating" desde Tianamen.
Agências de Rating

Moody's tem pouca fé no crescimento a longo prazo

493
O que falta para Portugal sair do "lixo"? Que o equilíbrio das contas públicas e a redução da dívida "acelere de forma significativa". "Crescimento muito mais forte" também ajudaria.
CDS-PP

Cristas. Níveis de rating são sinais de regressão

A presidente do CDS-PP considerou ser sinal de que o país está a regredir o facto de as agências de notação financeira manterem os níveis de rating de Portugal.
Mercados Financeiros

Zé Povinho e Moody's não fazem as pazes tão cedo

A Moody's, que volta a pronunciar-se sobre Portugal, foi a primeira, em 2011, a colocar o "rating" no "lixo". Na altura, a fábrica Bordallo Pinheiro dedicou-lhe um Zé Povinho. Que está para ficar.
Agências de Rating

DBRS considera juros da dívida "geríveis"

Agência de rating mostra-se "surpreendida" com desempenho orçamental do país e diz que, apesar de subida nos últimos meses, os juros da dívida continuam "geríveis".
Agências de Rating

A forma como défice foi reduzido "preocupa" a DBRS

507
"Medidas temporárias", mais "atrasos nos pagamentos nos hospitais", custos travados com as chamadas "cativações". "Tudo isto causa preocupação sobre a durabilidade e a qualidade" da descida do défice.
Agências de Rating

Rating da DBRS reflete os "legados da crise"

Ministério das Finanças diz que agência DBRS reconhece o progresso que Portugal tem feito. Decisão de manter o rating "reflecte os legados da crise, em particular no endividamento e crédito em risco".
Agências de Rating

Agência DBRS mantém "rating" acima de "lixo"

127
Agência confirmou que o "rating" de Portugal fica num nível que garante o acesso às compras de dívida por parte do BCE. Mas tem dúvidas sobre a qualidade da consolidação orçamental.
África do sul

Fitch desce rating da África do Sul para "lixo"

A agência de notação financeira Fitch desceu a avaliação da qualidade do crédito soberando da África do Sul para o grau de não investimento, ou "lixo", como é conhecido.
Novo Banco

Moody's. Troca de dívida não é voluntária

145
Agência corta rating do Novo Banco, recusando a ideia de que a proposta troca de dívida seja voluntária, como diz António Costa. Só participa quem quer, sim, mas sob ameaça velada de maiores perdas.
Governo

Relatório sobre dívida preso por agência de rating

710
O Governo pode estar tentado em adiar para fim de abril o relatório sobre a dívida trabalhado com o Bloco. Trata-se de um mês decisivo: a agência de notação da DBRS decide sobre o rating do país.
PCP

PCP reage ao 'rating' atribuído a Portugal

853
O secretário-geral do PCP considerou, esta sexta-feira, que não é admissível uma agência financeira determinar se a economia portuguesa está ou não no 'lixo'.
Agências de Rating

Governo confia que rating melhorará "brevemente"

148
O Ministério das Finanças já respondeu à S&P e acena com "o acumular de sinais de progresso" que acredita existirem na economia portuguesa e que diz que a agência também reconhece.
Agências de Rating

S&P: Subida do salário mínimo pode travar emprego

Agência de rating mantém a notação de Portugal em território de "alto risco". Admite uma aceleração do crescimento económico mas avisa que os bancos ainda têm "problemas significativos" para resolver.
Agências de Rating

Por "injustiça" ou "factos", o rating fica em lixo

381
A agência de rating S&P manteve a notação de crédito de Portugal em "lixo, dias depois de Centeno se queixar ao FT de que o Governo "não está a ser tratado com justiça" pelos mercados. Quem tem razão?
Agências de Rating

Governo "não está a ser tratado com justiça"

330
Em entrevista ao diário financeiro Financial Times, o ministro das Finanças diz que Bruxelas e as agências de "rating" não estão a "tratar com justiça" o governo português.
Execução Orçamental

Enquanto o pau vai e vem, folgam as costas

2413
É o paradoxo dos dias que correm: cá dentro há foguetório com a execução orçamental, lá fora alerta-se para a falta de crescimento e de reformas. Nós fazemos orelhas moucas, pois nunca aprendemos nada
Agências de Rating

Governo "dependente" da esquerda preocupa Moody's

743
A agência Moody's diz que os principais fatores que preocupam a agência em relação a Portugal são o malparado da banca e o governo apoiado por partidos pouco empenhados na contenção orçamental.
Finanças Públicas

Fitch. Governo firme mas incapaz de fazer reformas

589
Agência manteve o "rating" da dívida em "alto risco". António Costa tem gerido apoios à esquerda mas o Governo é incapaz de fazer "reformas ambiciosas". E corte no investimento público pode sair caro
Agências de Rating

Marcelo fura regras e revela rating antes do tempo

902
Presidente da República decidiu anunciar que a Fitch não irá mexer no "rating". Era a decisão que se esperava da agência de "rating", mas trata-se de uma violação das regras europeias sobre "ratings".
Fitch

Portugal ainda muito longe de estar "Fitch"

166
Agência que parecia prestes a tirar Portugal de "lixo", mas que recuou meses após a mudança de governo, deve deixar o "rating" na mesma. Analista diz que notação pode não subir neste ano, nem em 2018.
Novo Banco

Fitch. Nacionalizar o NB não seria um "progresso"

Governo está mais "realista", cumpriu a meta do défice e a "geringonça" aguentou-se. Mas a Fitch não parece disposta a subir o "rating", ainda menos com a hipótese de nacionalizar o Novo Banco.
Fitch

Fitch: "Rating" só sobe com mudanças estruturais

800
Agência Fitch, que no ano passado deixou de atribuir uma perspetiva "positiva" ao "rating" de Portugal, diz que Portugal é "um dos países mais endividados do mundo".
Banca

Banca portuguesa deve manter prejuízos em 2017

A Standard & Poor's prevê que a banca portuguesa mantenha os prejuízos em 2016 e, muito provavelmente, em 2017. A agência de rating diz que há problemas por resolver nos grandes bancos nacionais.
Agências de Rating

Moody's manteve inalterado rating de Portugal

A agência Moody's manteve inalterado o rating de Portugal em 'lixo', optando por não fazer uma nova avaliação. Estão previstos novos pareceres para os dias 5 de maio e 1 de setembro.
Agências de Rating

DBRS corta rating de Itália e piora risco na banca

Agência tem muitas dúvidas sobre a possibilidade de fazer reformas na economia. Bancos vão sentir na pele o corte de "rating".
Agências de Rating

DBRS. Dívida saiu cara, mas "foi só uma operação"

117
Agência de "rating" diz ao Observador que já era expectável que houvesse uma subida das taxas de juro. Portugal pagou na quarta-feira o custo mais elevado para se financiar desde a saída da troika.
Agências de Rating

Brincar aos mercados

288
Quem determina que a DBRS é o principal fator de risco é quem compra e que quer ouvir da DBRS que não tem risco, apesar da lógica e do resto do mundo dizer que tem, e não é pouco.
Mercados Financeiros

Subida de juros é efeito "temporário", diz Centeno

141
Ministro das Finanças está "esperançado" de que os "ratings" vão subir, o que irá permitir atrair mais investidores para a dívida nacional. IGCP deverá avançar com emissão de dívida "a breve trecho"
Mercados Financeiros

Compras do BCE não vão chegar para travar os juros

526
Responsável pela análise de mercados de dívida do holandês Rabobank, em Londres, diz ao Observador que Portugal está vulnerável quanto aos riscos "sistémicos" que assolam a Europa.
Mercados Financeiros

Juros superam 4% - o limite do "conforto" da DBRS

3574
Aí está: os juros da dívida portuguesa superaram os 4% no prazo a 10 anos, um máximo desde fevereiro e que supera a "barreira" que a agência DBRS disse ao Observador que era o limite do seu conforto.
Agências de Rating

Moody's avalia "rating" de Portugal já em janeiro

A Moody's será a primeira agência de 'rating' a pronunciar-se sobre Portugal e deverá fazê-lo já em janeiro. A DBRS, a única que coloca Portugal fora do 'lixo', a última a avaliar a situação do país.
Fitch

Fitch prevê fraco crescimento para 2017

A agência assinala a baixa rentabilidade e ativos de má qualidade da banca portuguesa e prevê fracas perspectivas de crescimento para 2017.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. S&P coloca pressão sobre o governo

Agência, que já tem "rating" da Caixa em "lixo", diz que vai "monitorizar de perto" o processo, incluindo "quanto tempo demorará a materializar-se".
Agências de Rating

S&P. Vitória de Trump levará a mais bazuca do BCE

Agência de "rating" acredita que Mario Draghi irá anunciar mais um reforço dos estímulos monetários na próxima semana, para combater a subida dos juros mundiais pós-Trump.
Agências de Rating

Moody's vai cortar "rating" a 30 países em 2017

A agência de "rating" Moody's anunciou hoje que a Perspetiva de Evolução dos 'ratings' degradou-se para o pior nível desde 2012, prevendo agora descer a sua avaliação em 26% dos países analisados.
Mercados Financeiros

Juros da dívida entram na "zona de perigo" da DBRS

1402
Juros voltaram a superar a fasquia dos 3,5%, reentrando no intervalo em que o nível de preocupação da agência DBRS aumenta. A partir dos 4%, agência já disse que ficará desconfortável com o "rating".
Mercados Financeiros

DBRS confortável desde que juros não superem os 4%

100
Agência de "rating" indica que as taxas de juro não podem subir muito mais, face aos níveis atuais. E lança críticas à decisão de voltar atrás na privatização parcial da TAP.
Agências de Rating

Decisão da DBRS mostra "justeza do caminho"

306
O Ministério das Finanças foi rápido a reagir à manutenção do rating. A decisão da DBRS "demonstra a justeza do caminho desenhado pelo governo para a recuperação económica", diz comunicado.
Agências de Rating

Tudo na mesma. DBRS deixa "rating" acima de "lixo"

119
Agência de "rating" decisiva para Portugal anunciou a sua decisão. A notação de crédito de Portugal mantém-se acima de "lixo", com perspetiva estável. Mas há "desafios orçamentais significativos.
Agências de Rating

É hoje: DBRS volta a pronunciar-se sobre 'rating'

A DBRS volta a pronunciar-se sobre o 'rating' atribuído a Portugal. Na última análise à economia portuguesa, a agência de notação financeira manteve uma perspetiva estável.
Mercados Financeiros

"Ninguém investe porque ninguém sabe o que aí vem"

6537
Investidores estão fartos da Europa e pouco querem saber de Portugal, de onde "só vêm notícias negativas" e onde há um "governo populista". A leitura é da economista Megan Greene, a @economistmeg.
Mário Centeno

DBRS considera contas públicas "muito robustas"

212
Segundo Mário Centeno, a agência de "rating" decisiva está "muito confortável" com a situação orçamental portuguesa. A expectativa do ministro das Finanças é, portanto, que o "rating" fique na mesma.
Mercados Financeiros

Juros da dívida sobem para máximos de seis meses

807
Últimas declarações da agência DBRS estão a aumentar o nervosismo dos investidores em antecipação à decisão da agência de "rating" do próximo dia 21 de outubro.
Agências de Rating

DBRS não está "em pânico", mas está "preocupada"

620
Agência de "rating" diz que tem uma perspetiva "estável" para o seu "rating" mas reconhece estar preocupada com o "médio prazo" em Portugal, um país que está num "círculo vicioso".
Agências de Rating

DBRS. Portugal tem uma coisa boa e duas más

105
A três semanas da decisão sobre o "rating" de Portugal, responsável da agência decisiva para Portugal diz que o país tem um fator positivo e dois negativos, que podem influenciar a decisão.
A página está a demorar muito tempo.