América
Chile

Chile suspende uso de armas de ar comprimido

O uso de armas de ar comprimido como ferramenta antimotim já provocou lesões oculares a mais de 200 manifestantes. No fim de semana foi revelado que os projéteis continham 80% de chumbo.
Hong Kong

EUA apoia projeto lei pela democracia em Hong Kong

Os senadores norte-americanos, além de alinharem pela democracia, também aprovaram uma medida para proibir a venda de gás lacrimogéneo, balas de borracha e outros equipamentos à polícia de Hong Kong.
Huawei

Huawei: suspensão do embargo não cessa "injustiça"

A Huawei defendeu que a extensão de 90 dias da autorização para as empresas dos EUA negociarem com a chinesa mostra que continua a ser tratada "de forma injusta".
México

México. 13 mortos e 39 feridos em acidente 

Pelo menos 13 pessoas morreram, incluíndo uma criança de três anos, e 39 ficaram feridas num acidente entre três autocarros no México. 11 vítimas mortais foram declaradas no local.
Conflito na Síria

Síria. "Erdoğan abriu as portas a jihadistas" /premium

123
Nazira Goreya é síria, cristã e defensora feroz da região autónoma do nordeste do país, controlada pelos curdos, agora sob ataque. "Enfrentamos as mesmas atrocidades que já enfrentámos com o Daesh."
Estados Unidos da América

Guardas que deviam ter vigiado Epstein presos

Os dois guardas-prisionais foram detidos esta terça-feira e devem conhecer em breve os crimes de que serão acusados. Cada vez há mais teorias de conspiração sobre a morte do pedófilo milionário
TAP

TAP inaugura três ligações à América

Maceió no Brasil, Montreal no Canadá e Boston nos Estados Unidos são três novas ligações da TAP que vêm de uma aposta da empresa no continente americano. O voo para Boston partirá de Ponta Delgada.
NATO

NATO vai debater críticas com Macron

Este encontro surge depois do presidente francês, Emmanuel Macron, ter dito que a aliança estaria em "morte cerebral". Angela Merkel pronunciou-se na altura, rejeitando tais afirmações do homólogo.
Mundo

EUA vão retirar isenção a central nuclear iraniana

Mike Pompeo anunciou a retirada da isenção de sanções à central nuclear de Fordow afirmando que não existe razão legítima para o Irão retomar o enriquecimento de urânio.
Estados Unidos da América

EUA: colonatos na Cisjordânia não são ilegais

195
O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo secretário de Estado Mike Pompeo, revertendo assim uma política com 41 anos, que considerava os colonatos "inconsistentes com a lei internacional".
Estados Unidos da América

EUA. Mais de 100 mil crianças migrantes em centros

300
"O número total [de crianças detidas nos EUA] será de 103 mil", afirmou o perito independente da ONU. O estudo aponta para cerca de 330 mil crianças detidas em 80 países devido a questões migratórias.
Reserva Federal

Powell lembra independência do banco central

As decisões "baseiam-se apenas numa análise prudente, objetiva e não política", disse o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell. Trump afirmou que teve "uma reunião muito boa e muito cordial".
Donald Trump

Cerca de 2/3 de inquiridos contra Presidente Trump

109
A sondagem divulgada revela que 70% dos entrevistados consideram que Trump agiu incorretamente quando pediu ao governo ucraniano para investigar o seu adversário político Joe Biden.
Estados Unidos da América

EUA. Três mortos em tiroteio em Oklahoma

O ataque aconteceu no parque de estacionamento de um Walmart, na localidade de Ducan, no estado norte-americano do Oklahoma. As vítimas mortais são dois homens e uma mulher.
Michael Jackson

Acusadores de Jackson podem, afinal, ir a tribunal

Site noticioso TMZ diz que há uma deliberação preliminar de um tribunal de recursos californiano que poderá fazer com que os alegados abusos de Michael Jackson vão mesmo a tribunal.
Mundo

Coreia do Norte não quer mais cimeiras com os EUA

Um representante do ministério dos Negócios Estrangeiros de Pyongyang culpabilizou os Estados Unidos pela falta de um acordo entre os dois países insinuando que os EUA publicitam avanços inexistentes.
Mundo

Alemanha e França defendem manifestações no Irão

Alemanha e França dizem-se atentos à situação no Irão e apelaram ao governo iraniano "para que respeite a liberdade de reunião e de expressão". Estados Unidos tomaram uma posição semelhante.
Huawei

Embargo à Huawei foi prorrogado (mais uma vez)

O embargo à empresa chinesa Huawei foi adiado mais uma vez por três meses, anunciou o departamento de Comércio dos EUA.
Estados Unidos da América

Dieta vegan terá matado criança de 18 meses

7780
Aconteceu nos Estados Unidos. Um casal com três filhos deixou morrer o filho mais novo, de 18 meses, que alimentava com frutas, legumes crus e leite materno. O bebé nunca visitou um médico.
Califórnia

Califórnia. 4 mortos e 6 feridos em tiroteio

Cerca de 35 pessoas estavam em casa a ver um jogo de futebol americano quando os suspeitos, desconhecidos, entraram e disparam sobre o grupo. Quatro pessoas morreram e seis ficaram feridas.
Chile

Presidente do Chile condena violência policial

Sebastián Piñera condenou, pela primeira vez, os abusos cometidos pelas autoridades nas manifestações que agitam o país sul-americano há um mês, e garantiu que "não haverá impunidade".
Presidente Trump

EUA: Uma democracia liberal em pleno funcionamento /premium

Gostaria de saudar o funcionamento pleno da democracia liberal americana, que todos temos podido seguir pela televisão — sem censura, e sem poderes absolutos acima de freios e contrapesos.
Barack Obama

Obama alerta democratas para colagem à esquerda  

237
Obama avisou democratas sobre o risco de uma colagem "demasiado à esquerda" de alguns candidatos do partido, mas as respostas vão no sentido de desvalorizar as preocupações do ex-presidente
Toyota

Após alinhar com Trump, boicote à Toyota não pára

184
É estranho ver uma marca como a Toyota, a primeira a apostar forte nos híbridos e em modelos menos poluentes, alinhar com Donald Trump contra o ambiente. Menos estranha é a reacção do “seu” público.
Presidente Trump

Acesso a registos financeiros. Trump recorre 

O Presidente norte-americano entregou no Supremo Tribunal um recurso para impedir o acesso aos seus registos financeiros, que se tem recusado a revelar, como exige o Congresso.
Donald Trump

Guerra. Trump perdoa militares acusados 

113
Presidente dos EUA perdoou esta sexta-feira dois militares acusados de crimes de guerra. A decisão, comunicada pelo próprio Trump aos envolvidos por telefone, contraria a posição do Pentágono.
Família Real Britânica

Príncipe André e a "vergonha" da ligação a Epstein

Em entrevista à BBC2, que será transmitida este sábado, o Duque de York falou pela primeira vez da sua relação com o controverso Jeffrey Epstein e foi questionado sobre as acusações de que é alvo.
Donald Trump

Bloomberg gasta 90 milhões de euros contra Trump

268
O bilionário Michael Bloomberg, que admitiu candidatar-se à campanha presidencial Democrata em 2020, terá gastado 90 milhões de euros numa campanha de anúncios online contra Trump.
Donald Trump

Wikileaks. Ex-conselheiro de Trump condenado

Roger Stone estava acusado de sete crimes: obstrução à justiça, condicionamento de testemunhas e cinco de prestação de falso depoimento no caso Wikileaks. Foi condenado em todos.
Bolsa de Nova Iorque

Perspetiva de acordo comercial anima Wall Street

O otimismo em Wall Street surge na sequência das declarações do conselheiro económico da Casa Branca, Larry Kudlow, dando conta de progressos nas negociações entre Washington e Pequim.
Assembleia Da República

Chile. Parlamento dividido, mas preocupado

O parlamento debateu esta sexta-feira cinco projetos de resolução sobre a situação no Chile. Apenas o do PS, de "preocupação pela violação dos direitos humanos no Chile", foi aprovado.
Presidente Trump

Impeachment. A segunda audiência em 3 pontos

Marie Yovanovitch, a ex-embaixadora na Ucrânia afastada por Trump, descreveu-se como vítima de uma "campanha de difamação" e disse-se "chocada e devastada" pelas críticas do Presidente.
Chile

Chile. 22 mortos e 1600 feridos em confrontos

O número de mortos em protestos no Chile subiu para 22. O saldo de vítimas mortais estagnara após as primeiras semanas de agitação social, mas aumentou passados 28 dias.
Estados Unidos da América

Norte-americana Martha Stewart está em Lisboa

397
O Instagram não mente: a guru de lifestyle norte-americana Martha Stewart está em Lisboa e está rendida. Das castanhas assadas aos restaurantes de luxo, passando pela calçada, Martha reportou tudo.
Estados Unidos da América

Venezuela. EUA violaram espaço aéreo... outra vez

A Venezuela denunciou mais uma violação do seu espaço aéreo por um "avião espião" americano. Um Boeing RC135 da Força aérea americana terá sobrevoado Maiquetía sem pedir autorização. Já lá vão 56.
Estados Unidos da América

Tiroteio nos EUA. Morreram dois dos alunos feridos

Dois dos alunos feridos esta manhã num tiroteio numa escola em Los Angeles, California, morreram no hospital. Há mais dois feridos. Suspeito é um estudante e já está sob custódia policial.
China

China avisa EUA: ou reduzem taxas ou não há acordo

A China advertiu Washington de que suspender parte das taxas alfandegárias é uma "condição importante" para um acordo preliminar que permita avançar com as negociações para pôr fim à guerra comercial.
Chile

Futebolistas do Chile recusam jogar em protesto

Peru-Chile de 19 de novembro foi cancelado. Futebolistas chilenos recusaram jogar como forma de protesto em tempos de crise social no país. Prometem voltar para promover "um espaço de diálogo".
Dinossauros

Paleontólogos portugueses reclassificam dinossauro

O dinossauro encontrado no Wyoming, nos Estados Unidos, foi reclassificado por uma equipa de paleontólogos da Universidade de Lisboa e do Museu da Lourinhã com base num espécimen americano.
Estados Unidos da América

Impeachment. 3 respostas sobre o que espera Trump /premium

As câmaras de TV ligaram-se e o espetáculo começou com as audiências abertas do processo de destituição de Trump. Quem são as testemunhas? Que diferença podem fazer? 3 respostas sobre o impeachment.
Donald Trump

A audiência de impeachment de Trump em 3 pontos

O telefonema que indicia que Trump usou relações diplomáticas para atacar adversários, os tweets que contradizem a despreocupação e o que falta saber. O primeiro dia de audiências para o impeachment.
Estados Unidos da América

Carter em recuperação após intervenção cirúrgica

Depois de ter sido submetido a um procedimento cirúrgico para aliviar pressão craniana, o ex-presidente encontra-de a recuperar no Emory University Hospital. Não se conhece data em que terá alta.
Donald Trump

Trump recebe Erdogan após ofensiva na Síria

O encontro entre os dois chefes de Estado ocorre logo depois do encerramento de um novo capítulo de tensões entre Ancara e Washington, sendo o primeiro encontro após a ofensiva turca na Síria.
Los Angeles

EUA. 11 anos na prisão por crimes que não cometeu

Ruben Martinez Jr. saiu em liberdade do Supremo Tribunal de Los Angeles após ter passado 11 anos na prisão por uma série de assaltos à mão armada que não cometeu.
Estados Unidos da América

EUA. José Cid recebe Grammy de Excelência Musical

4038
Esta distinção "é o corolário de muitos anos de trabalho, teimosia e persistência", disse José Cid, lamentando que as grandes editoras não apostem mais em Portugal.
Chile

Milhares de chilenos nas ruas e em greve

Terça-feira é dia de greve geral e protestos contras as desigualdades, pelo aumento das pensões e por uma revisão da constituição no Chile. Os protestos já fizeram 20 mortos.
NBA

18 anos depois, San Antonio disse "merci" a Tony

Tony Parker trocou França pelos Estados Unidos e pela NBA em 2001 e tornou-se um dos melhores da história dos San Antonio Spurs. Quatro títulos depois, uma cidade inteira disse "merci" ao antigo base.
Rússia

Hillary Clinton condena governo britânico

Em causa está um relatório da Comissão Parlamentar de Informações e Segurança. O governo alegou necessitar de mais tempo para o analisar antes de o divulgar publicamente.
Talibãs

Afeganistão liberta três prisioneiros talibãs

Ashraf Ghani disse que libertará três altos responsáveis talibãs em troca dos dois professores, um americano e um australiano, que foram sequestrados pelos rebeldes em 2016.
Conflito na Síria

Turquia: EUA não cumpriram compromissos na Síria

Recep Tayyip Erdogan acusou os Estados Unidos de não respeitarem totalmente o compromisso de retirar as forças curdas do nordeste da Síria e diz que vai apresentar provas documentais a Trump.
Estados Unidos da América

E-cigarros. Descoberta a possível causa das mortes

394
"Estas descobertas fornecem evidências diretas de acetato de vitamina E no local primário da lesão nos pulmões", lê-se no relatório do estudo que aponta este óleo como causa provável do surto.
Estados Unidos da América

Carter será operado para aliviar pressão craniana

O antigo presidente dos EUA, de 95 anos, foi hospitalizado e vai ser operado esta terça-feira para "aliviar a pressão no seu cérebro, devido a uma hemorragia originada pelas suas recentes quedas".
Tecnologia

Deepfakes, o monstro das redes sociais

Já existem leis em pelo menos dois estados para proibir a proliferação de vídeos manipulados com inteligência artificial durante as eleições de 2020. O Twitter será o próximo a agir.
Donald Trump

Trump adverte Venezuela e Nicarágua

100
Donald Trump dirigiu-se aos chefes de estado de Nicarágua e Venezuela relativamente à renúncia de Evo Morales e lançou-lhes um aviso: "A democracia e a vontade do povo prevalecem sempre".
Irão

ONU reconhece provas de programa nuclear iraniano

244
As Nações Unidas encontraram urânio produzido artificialmente no Irão e acreditam agora nas preocupações dos Estados Unidos. O Irão diz que o urânio está destinado a fins pacíficos.
Futebol

A família de Seattle fez dos Sounders campeões

Os Seattle Sounders venceram os Toronto e tornaram-se campeões da MLS pela segunda vez em quatro anos. Sem os holofotes e o estrelato de outras equipas, assentam na união para vencer e prevalecer.
México

Trump recusa oferta de parte do Muro de Berlim

643
Um grupo de ativistas alemães viajou para os Estados Unidos na companhia de uma parte do Muro de Berlim com 2,7 toneladas para o oferecer a Trump. Mas este recusou a oferta.
Chile

President chileno aceita reinvidicações populares

Sebastian Piñera, anunciou que está a preparar um projeto para alterar a Constituição, promulgada durante a ditadura de Augusto Pinochet, reivindicação dos manifestantes que protestam há três semanas
30 anos Muro de Berlim

O plano secreto para construir o Muro de Berlim /premium

122
O plano foi decidido em segredo, com menos de duas semanas de antecedência e recebeu um nome de código: Operação Rosa. Em poucas horas, mais de 10 mil quilómetros de arame farpado dividiram Berlim.
Futebol

Coates escolhido contra Hungria e Argentina

O central do Sporting está entre os 22 convocados do selecionador uruguaio Óscar Tabarez para os 'particulares' com Hungria e Argentina, juntamente com Diego Godín, Luís Suárez e Edinson Cavani.
Chile

Chile. ONU condena força excessiva das autoridades

Os especialistas da ONU condenaram o uso excessivo de força por parte das autoridades no Chile em resposta aos protestos de ordem social e política que têm decorrido nas últimas semanas.
Abusos na Igreja

"Uma geração de Papas foi cúmplice dos abusos"  /premium

175
Em entrevista ao Observador, Walter Robinson, o editor que liderou a equipa Spotlight e expôs os abusos sexuais na Igreja Católica dos EUA em 2002, deixa duras críticas à atuação do Papa Francisco.
Facebook

EUA. Facebook anuncia plano para proteger eleições

A empresa tecnológica Facebook prevê proteger melhor as contas dos candidatos e dos políticos e indicar de forma clara quem controla as páginas.
Donald Trump

Chefe de gabinete de Trump vai testemunhar

O chefe de gabinete da Casa Branca, Mick Mulvaney, vai depor no Congresso dos Estados Unidos no âmbito do inquérito com vista a um processo de destituição do Presidente Donald Trump.
Presidente Trump

Um europeísta na administração Trump /premium

Mais cedo ou mais tarde, a Europa terá de escolher entre os Estados Unidos e a China. Para Portugal, o destino do porto de Sines e o futuro da rede 5G serão passos irreversíveis dessa decisão.
Presidente Trump

Trump forçado a doar dois milhões 

122
Juíza ordena Presidente dos EUA a doar dois milhões de euros a ONGs. Foi a solução encontrada num acordo judicial em que Trump era acusado de ter usado indevidamente dinheiro da sua fundação.
NATO

NATO. Merkel discorda de visão "radical" de Macron

O Presidente francês, Emmanuel Macron, considera que a NATO está em "morte cerebral". A chanceler alemã, Angela Merkel, diz discordar desta visão "radical".
Estados Unidos da América

Mostrou o dedo do meio a Trump. Agora foi eleita 

551
Juli Briskman tornou-se famosa por ter feito um gesto obsceno a Trump — e perdeu o emprego por isso. Agora, derrotou uma republicana e foi eleita para um cargo na Virgínia. "Não é doce esta justiça?"
Mundo

China anuncia acordo com EUA para o comércio

Os dois países que deram início a uma "guerra comercial" anunciaram finalmente um acordo que parece pôr fim ao braço de ferro. As taxas alfandegárias serão retiradas progressivamente.
Canadá

Portugueses querem pôr indígenas a jogar à bola

A Tribo de God's Lake, onde 24 jovens tentaram o suicídio coletivo, está em estado de emergência. Agora, um grupo de portugueses quer começar uma iniciativa no futebol para combater a depressão.
México

Massacre. Rapaz andou 23 km para pedir ajuda

108
Depois do massacre de nove pessoas da sua família no México, alegadamente feito por um cartel de droga, Devin Langford, 13 anos, terá escondido irmãos que sobreviveram e percorrido 13 km a pé.
Chile

Chile. País em convulsão leva Jorge Jesus ao Peru

Há semanas que milhares de pessoas estão em protesto no Chile. A tensão, que já provocou pelo menos 18 mortos, obrigou o Flamengo e o River Plate a terem de disputar a final da Libertadores no Peru.
Presidente Trump

EUA. Inquéritos para impeachment começam quarta

As audiências terão início na quarta-feira. Nesta primeira fase do processo para impeachment de Donald Trump vão ser chamadas três testemunhas.
Eleições

Democratas com grande vitória em eleição barómetro

Eleições estaduais nos EUA podem dar sinais para presidenciais de 2020 — diz a tradição que o partido que ganha as legislativas na Virgínia geralmente acaba por ganhar as presidenciais.
Mundo

China defende as suas políticas para Hong Kong

Os ministros da Defesa da China e Estados Unidos tiveram uma conversa telefónica onde abordaram os temas do Mar do Sul da China, Hong Kong, Xinjiang e os centros de doutrinação política.
Chile

Presidente chileno garante que não se demite

Sebastian Piñera garantiu, em entrevista à BBCm que não vai demitir-se, embora tenha reconhecido ser "responsável por uma parte" dos "problemas que se acumularam nos últimos 30 anos".
União Europeia

Centeno recorre a Ronaldo para descrever Trump

Mário Centeno, o "Ronaldo do Ecofin" comparou a instabilidade da liderança americana a um jogador imprevisível, como Ronaldo, e disse que a Europa tem que aprender a defender-se de jogadores nervosos
PSA

Trump analisa fusão PSA-FCA por causa da China

A fusão que está a ser negociada entre os franceses da PSA e os italo-americanos da FCA está a avançar. Esperam-se dificuldades por parte de França e de Itália. Mas Trump conseguiu surpreender.
Estados Unidos da América

Acordo de Paris: 4 países lamentam saída dos EUA

França, China, Alemanha e Rússia lamentaram a formalização da decisão anunciada por Trump em 2017. "O resto do mundo está unido na proteção do clima", disse num comunicado a ministra alemã.
México

Família mórmon morre em emboscada no México

Pelo menos nove pessoas terão morrido, de acordo com familiares. Entre as vítimas mortais estão seis crianças, duas com menos de um ano, e três mulheres. Trump culpa cartéis de drogas.
Estados Unidos da América

EUA: eleições em quatro Estados nesta terça-feira

"Para onde vai a Virgínia vai o país", dizia este fim de semana Joe Biden. Segundo a tradição, o partido vencedor neste Estado acaba por ganhar também as eleições presidenciais.
Presidente Trump

EUA. Ex-embaixadora sentiu-se ameaçada por Trump

188
Peça-chave no processo que pode levar à destituição de Donald Trump, Marie Yovanovitch disse que se sentiu ameaçada por Donald Trump quando ele a criticou num telefonema com o presidente ucraniano.
Chile

Sismo de magnitude 6 atinge Santiago do Chile

O sismo de magnitude 6 registou-se às 18h53 locais (21h53 em Lisboa) e foi sentido na região metropolitana de Santiago, provocando o pânico entre as pessoas que se manifestavam contra o governo.
Chile

Manifestantes cercam Congresso do Chile

Centenas de manifestantes cercaram a sede do Congresso chileno para protestar contra a reforma das pensões e outras medidas anunciadas pelo Presidente, Sebastian Piñera.
Alterações Climáticas

EUA iniciaram formalmente saída do Acordo de Paris

212
Os Estados Unidos iniciaram esta segunda-feira o processo de retirada do Acordo de Paris. A decisão já tinha sido anunciada por Trump no mês passado, mas só agora foi formalmente concretizada.
Hillary Clinton

Hillary exige responsabilidades ao Facebook

150
A ex-candidata democrata às eleições norte-americanas antecipa que o Facebook terá um impacto nas próximas eleições presidenciais norte-americanas e diz que Mark Zuckerberg deve ser responsabilizado.
Presidente Trump

Tribunal. Trump deve revelar declarações fiscais

117
O procurador que está a investigar pagamentos de Trump a duas mulheres com quem teve relações sexuais querem consultar declarações de impostos. Trump recorreu, mas tribunal rejeitou recurso.
Web Summit

A Web Summit vai azedar a relação com os EUA? /premium

De um lado, os perigos para as "democracia liberais". Do outro, uma tecnologia mais rápida que a diplomacia. No mesmo palco, as caras da Huawei e dos abusos dos EUA. Como fica Portugal, o anfitrião?
Mundo

Pequim acusa EUA de semearem discórdia no Oriente

Esta segunda-feira de manhã os EUA tinham acusado a China de pretensões imperialistas na ASEAN. Pequim veio agora dizer que os EUA nada têm que ver com o assunto.
Estados Unidos da América

"Ataram-me, vendaram-me e apontaram-me uma arma" /premium

John Limbert é um dos 52 americanos que estiveram 444 dias sequestrados na Embaixada dos EUA em Teerão. 40 anos depois, recorda tudo sem rancor. "É bom poder olhar para trás", diz ao Observador.
Acordo Nuclear

Irão anuncia novas violações do acordo nuclear

Irão volta a violar o acordo nuclear assinado em 2015 pelas grandes potências do mundo, reduzindo ainda mais o prazo estimado pelos especialistas para Teerão construir uma arma nuclear.
Minas

Syrah com produção nos EUA e minério em Moçambique

"Este é um marco para a Syrah na execução da estratégia da empresa de desenvolver a produção verticalmente integrada", ou seja, da origem à comercialização, explicou a empresa em comunicado.
China

EUA acusam China de imperialismo

Donald Trump não esteve presente na Associação das Nações do Sudeste Asiático, mas nem assim abdicou do protagonismo e acusou a China de pretensões imperialistas relativamente ao Mar do Sul da China.
McDonald's

Relação com colega trama CEO da McDonald´s

132
Foi consensual, mas "viola" as regras da companhia. Relação de Steve Easterbrook com colega levou ao seu afastamento como administrador-executivo da gigante dos hambúrgueres.
Donald Trump

E-mails. Campanha de Trump apontou para a Ucrânia

Notas de entrevistas do relatório Mueller, divulgadas pela CNN, mostram que Manafort impulsionou a teoria de que foi Ucrânia que hackeou servidores dos democratas durante a campanha de 2016.
Donald Trump

Trump ameaça cortar ajuda financeira à Califórnia

179
Presidente dos Estados Unidos criticou a forma como o governador (democrata) da Califórnia tem gerido a floresta e repetiu a ameaça do ano passado: "acabou", disse Trump sobre a ajuda financeira.
Diplomacia

Diplomatas venezuelanos expulsos de El Salvador

153
Nayib Bukele, o Presidente de El Salvador, não reconhece legitimidade a Nicolás Maduro. Ordenou este domingo a expulsão de todos os diplomatas venezuelanos do país no prazo de 48 horas.
Estados Unidos da América

Imigração. Juiz trava ordem de Trump 

129
Juiz distrital concedeu uma ordem formal preliminar que impede a ordem da administração Trump de entrar em vigor no domingo, sendo que não se sabe para já quando é que o juiz irá tomar decisão final.
Estados Unidos da América

Festa em casa do Airbnb acaba em cena de crime

128
Cinco pessoas morreram na sequência de um tiroteio numa festa de Halloween, numa casa alugada no Airbnb para apenas 12 pessoas. O CEO da empresa já garantiu que vai tomar medidas para proibir festas.
Donald Trump

Campeão de basebol recusa encontro com Trump

Sean Doolittle, que recentemente se sagrou campeão pelos Washington Nationals, recusou participar num encontro da equipa, na segunda-feira, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Estados Unidos da América

Beto O'Rourke está fora da corrida à Casa Branca

O antigo congressista norte-americano pelo Texas anunciou que já não vai disputar a nomeação do partido democrata para defrontar Donald Trump em 2020.
Guiné-Bissau

Guiné: "apoio pleno" dos EUA a Aristides Gomes

Os EUA declararam apoiar "plenamente" o Governo da Guiné-Bissau liderado por Aristides Gomes e que reconhecem o seu trabalho na luta contra o tráfico de droga, considerando ilegítima a sua demissão.
Chile

Milhares de jovens manifestaram-se no Chile

Milhares de jovens chilenos manifestaram-se em Santiago exigindo melhores serviços sociais, enquanto o Governo e os lideres da oposição debatem a resposta a dar a quase duas semanas de protestos.
Estados Unidos da América

EUA. Criança de 7 anos atingida a tiro no Hallowen

105
Uma rapariga de sete anos está em estado crítico depois de ter sido atingida por um tiro enquanto brincava ao 'Halloween', a noite das bruxas, na cidade norte-americana de Chicago.
Califórnia

Califórnia. Progresso no combate a incêndios

Os bombeiros continuam a combater os dois incêndios no sul do Estado da Califórnia, estando a registar progressos. Mais de 350 mil californianos continuam sem energia.
Alterações Climáticas

Há 400 mil anos a Gronelândia não tinha gelo

As amostras de gelo e sedimento foram recolhidas numa antiga base militar norte-americana no tempo da Guerra Fria.
Donald Trump

Aprovada investigação para destituição de Trump

162
Esta resolução agora aprovada estabelece aspetos nos procedimentos que o Comité tem de tomar daqui para a frente, incluindo a realização de audiências públicas.
Narcotráfico

México. Vídeo da detenção de filho de El Chapo

O governo mexicano divulgou o vídeo da detenção do filho de El Chapo no dia 17 de outubro ao mesmo tempo que explicou porque é que a operação correu mal.
Desporto

Washington Nationals vencem World Series

A equipa da capital norte-americana sagrou-se campeã nacional de baseball ao vencer o sétimo e derradeiro jogo na casa dos Astros por 6-2. Em jogos o resultado foi 4-3.
Comércio

Chineses põem em causa acordo comercial com EUA

A China não sabe se conseguirá chegar a um acordo alargado com os EUA. Chineses permanecem preocupados com a natureza impulsiva de Donald Trump e temem que presidente volte atrás com a palavra.
Fórmula 1

Hamilton só precisa de 4 pontos para o 6º título

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) precisa apenas de conquistar quatro pontos no Grande Prémio dos Estados Unidos, no domingo, para garantir o sexto título mundial de Fórmula 1.
Afeganistão

Forças afegãs acusadas de crimes de guerra

As acusações são feitas num relatório da Human Rights Wathch, que afirma que as forças militares afegãs apoiadas pela CIA cometeram abusos graves. Entre eles está a morte de vários civis.
Estados Unidos da América

Economia americana cresce acima do previsto

Os dados são relativos ao terceiro trimestre que confirmam um desaceleramento no crescimento da maior economia do mundo. A guerra comercial com Pequim e a economia global são duas das razões.
Chile

Chile investiga 840 denúncias de abusos da polícia

Os protestos no Chile tornaram-se violentos pouco depois do seu início. Até agora foram já feitas 840 denúncias de manifestantes contra Carabineros, Polícia Judiciária chilena, exército e marinha.
Faro

Algarve terá voos intercontinentais para Toronto

230
O Algarve terá em 2020 o primeiro voo intercontinental durante a época alta, entre maio e outubro, a sair de Faro para Toronto, no Canadá. Esta é a extensão de uma rota já existente.
Estados Unidos da América

A unidade ultrassecreta que matou al-Baghdadi

353
Atacaram Escobar, apanharam Saddam e entraram no Iraque semanas depois do 11 de setembro. Agora encurralaram al-Baghdadi. Ninguém sabe quem é a Força Delta, que nasceu para ser invisível.
Estados Unidos da América

Pintura. Técnica Pollock baseava-se na física

O estudo "Plos One" concluiu que o artista usava uma técnica de atirar tinta, que deixava filamentos sinuosos. Conscientemente ou não, Pollock usou conhecimentos de fenómenos da física.
Califórnia

Califórnia. Incêndio ameaça biblioteca Reagan

Impulsionado pelos fortes ventos de Santa Ana, o novo incêndio florestal pôs em risco 6.500 casas e a Biblioteca Presidencial Ronald Reagan. Chamas ficaram a cerca de 27 metros do edifício.
Estados Unidos da América

Jeffrey Epstein. Autópsia "aponta para homicídio"

O patologista contratado pelo irmão de Epstein diz que a autópsia sugere morte por estrangulamento. Medicina legal de Nova Iorque contesta a alegação e reafirma a conclusão de suicídio.
Mundo

Erdogan rejeita acusações de genocidio a arménios

Os Estados Unidos consideraram esta quarta-feira como genocídio as mortes de arménios por parte do Império Otomano, I Guerra Mundial. Erdogan já reagiu e considera a tomada de posição "sem valor".
Estados Unidos da América

Padre católico não deixa Joe Biden comungar 

2170
Um padre da Carolina do Sul deixou que Biden assistisse a uma missa mas depois negou-lhe a comunhão por defender o direito ao aborto. Padre diz que candidato está "fora dos ensinamentos da Igreja".
Presidente Trump

Trump: militar que ouviu chamada fala em omissões

Um militar que ouviu a chamada entre Trump e o Presidente da Ucrânia diz que a transcrição oficial daquela conversa não é fidedigna e aponta perigos que esta pôde trazer à segurança nacional dos EUA.
Estados Unidos da América

Tiroteio em Long Beach faz três mortos

Ainda não são conhecidas as razões do tiroteio que levou à morte de três homens e fez outros nove feridos, cinco com gravidade. As autoridades já estão a investigar, mas ainda sem conclusões.
Estados Unidos da América

Estados Unidos condenam massacre turco a arménios

A Câmara dos Representantes dos EUA reconheceu o mais de um milhão de arménios mortos pelo Império Otomano, durante a I Guerra Mundial, como um massacre. A Turquia já reagiu.
Estados Unidos da América

Pais de inglês morto processam administração Trump

135
O caso envolve a mulher de um diplomata americano que atropelou mortalmente um adolescente britânico. Primeiro admitiu a culpa, depois invocou imunidade. A família processa agora a administração Trump
Brexit

“Populismo em esteroides? É só ignorarem o Brexit" /premium

É professor universitário e estuda a vaga que criou Trump e o Brexit, a que chama "nacional-populismo". Goodwin diz que o movimento veio para ficar e que ignorar a vontade do povo só o tornaria pior.
Boeing

Boeing admite "erros" nos acidentes mortais 

"Sabemos que cometemos erros e que estávamos errados. Somos culpados disso", reconheceu o presidente executivo da Boeing pela primeira vez perante o Comité do Comércio do Senado norte-americano.
Braga

Departamento de Defesa dos EUA dá bolsa à UMinho

989
Investigação sobre a doença rara Machado-Joseph recebeu uma bolsa de 800 mil euros do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para testar um novo medicamento que tem como alvo a serotonima.
Incêndios

Califórnia. Chamas tomam conta de 21 mil hectares

Mais de 180 mil pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas. Os incêndios na Califórnia estão à porta de Los Angeles e já varreram uma área semelhante a 21 mil campos de futebol.
Moçambique

Privinvest pagou 10 milhões à Frelimo em 2014

A Privinvest é uma empresa moçambicana envolvida nas 'dívidas ocultas' de Moçambique. A empresa terá, alegadamente, transferido 10 milhões de euros para a Frelimo com intermédio a um banco americano.
Canadá

Há mais uma bebé a precisar do remédio de Matilde

Eva nasceu há 2 meses e meio no Canadá. Sofre do mesmo problema que Matilde. Os pais precisam de 2 milhões para comprar o medicamento mais caro do mundo. Mas o remédio ainda não foi aprovado no país.
Estados Unidos da América

Schwarzenegger e LeBron James resgatados do fogo

157
Pelo menos oito celebridades já foram retiradas das suas casas perto de Beverly Hills, na Califórnia. O fogo que deflagra em Getty Center fez já 180 mil deslocados e está às portas de Los Angeles.
Estado Islâmico

Morte de Baghdadi: a foto de Trump e o cão herói

A fotografia de Trump e seus conselheiros foi encenada? O que se sabe sobre o cão que ajudou a apanhar Baghdadi? Quem é Kayla Mueller? Estas e outras curiosidades sobre a morte do líder do EI.
Donald Trump

Investigação para destituir Trump será votada

Resolução para formalizar a investigação para destituir Trump será votada na quinta-feira. "Apresentaremos esta semana na Câmara uma resolução que reafirma a investigação em curso", diz Nancy Pelosi.
CPLP

CPLP dá luz verde aos EUA para ser observador

397
Os embaixadores dos estados-membros "declararam a sua "não objeção relativamente à manifestação de interesse dos Estados Unidos de se tornar observador associado", afirmou o embaixador de Cabo Verde.
Estado Islâmico

Al-Baghdadi sepultado no mar como Bin Laden

129
O corpo do líder do Estado Islâmico foi sepultado no mar após a operação militar dos EUA, confirmou à AFP um dirigente do Pentágono. Tal como aconteceu com Bin Laden.
Estado Islâmico

Ministros da coligação anti-jihadista reúnem-se 

A reunião servirá para que os ministros da coligação internacional anti-jihadista debatam "as próximas medidas a serem tomadas para aumentar a presença da coligação no nordeste da Síria".
Chile

Presidente do Chile substitui 8 dos 24 ministros

"O país mudou e o Governo também precisa de mudar para enfrentar estes novos desafios e tempos", disse o Presidente do Chile, que anunciou a substituição de oito dos 24 ministros do seu Governo.
Los Angeles

Los Angeles. 10 mil pessoas retiradas de bairro

O incêndio Getty obrigou as autoridades a retirar todos os residentes de um bairro restrito em Los Angeles. Entre os 10 mil residentes inclui-se Lebron James, que qualificou a noite como "louca".
Donald Trump

Acordo comercial EUA/China: fase um será assinada

"Penso que poderemos estar prontos para assinar uma parte importante do acordo. Chamemos-lhe Fase Um, mas é uma parte importante", disse Trump, que planeia que esta seja assinada no Chile.
Estado Islâmico

Morte de líder do Daesh. Trump pode divulgar vídeo

"Ele não morreu como um herói. Morreu como um cobarde", disse Donald Trump. Presidente está a ponderar divulgar imagens da operação militar que levou à morte do líder do Estado Islâmico.
Donald Trump

Donald Trump vaiado durante jogo de baseball

157
Adeptos gritaram "Prendam-no!" ["Lock him up!"], numa referência ao grito que marcou a campanha presidencial de Trump, dirigido a Hillary Clinton ["Lock her up!"]. 
Califórnia

Califórnia. Incêndios chegam perto do Getty Center

Um incêndio florestal está a consumir uma encosta ao longo da autoestrada 405 junto ao complexo cultural Getty Center, a norte de Sunset Boulevard, em Los Angeles, na Califórnia.
Estados Unidos da América

Bebé de 14 meses acorda de coma e sorri para o pai

973
Um bebé de 14 meses acordou de um coma de cinco dias, reconheceu o pai e sorriu-lhe. Foi-lhe diagnosticado tumor de 5 centímetros de largura no coração. A família recolhe agora fundos para o salvar.
Estado Islâmico

Quem era Abu Bakr al-Baghdadi, o "Califa Ibrahim"?

221
A sua família acreditava ser descendente da tribo do Profeta Maomé e isso justificou que se proclamasse califa. Chegou a ser preso pelos EUA mas isso só o fortaleceu. Quem era o líder do EI?
Estados Unidos da América

Fogos na Califórnia obrigam à retirada de 180 mil

Cerca de 180 mil pessoas receberam ordem para abandonar as suas casas devido aos incêndios florestais que, em consequência dos ventos fortes, ameaçam a região vinícola na Califórnia.
Tiroteio

Dois mortos e 14 feridos em tiroteio nos EUA

Tiroteio aconteceu numa festa onde estavam 750 pessoas em Greenville, Texas, a cerca de 24 quilómetros da universidade Texas A&M University-Commerce.
Estado Islâmico

"Morreu como um cão, morreu como um cobarde"

958
Donald Trump acaba de confirmar o que os média norte-americanos já avançavam este domingo. O líder do Daesh fez-se explodir num túnel enquanto fugia dos militares norte-americanos.
Estados Unidos da América

EUA: novo visto de negócios para portugueses

Proposta dá aos cidadãos portugueses acesso aos vistos E-1 e E-2, reservados para quem queira entrar nos Estados Unidos para trocas comerciais ou investimentos significativos.
Chile

Presidente chileno anuncia remodelação do governo

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou uma vasta remodelação governamental, um dia após uma manifestação histórica contra as desigualdades sociais.
Rússia

Moscovo acusa administração Obama de "russofobia"

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia disse que Maria Butina, a agente russa condenada nos EUA que regressou hoje a Moscovo, foi vítima de uma "russofobia" norte-americana.
Chile

Chile. Mais de um milhão protestam em Santiago

153
A maior manifestação no Chile desde a queda do ditador Augusto Pinochet em 1990 juntou na sexta-feira mais de um milhão de pessoas na capital, uma semana depois do início dos protestos.
Presidente Trump

Democratas vão ter acesso a relatório de Mueller

Um juiz federal decidiu que o Departamento da Justiça deve dar acesso às provas reunidas por Robert Mueller durante a investigação à interferência russa nas presidenciais de 2016.
Presidente Trump

Eminem interrogado por ter ameaçado Trump em letra

105
O rapper foi interrogado em dezembro 2017 por causa do álbum "Revival", onde faz comentários depreciativos sobre o presidente e a sua família. Autoridades consideravam Eminem uma ameaça.
Floresta

Portugal e EUA na conservação de parques naturais

147
Portugal e Estados Unidos assinaram um protocolo para a partilha de experiências na preservação dos parques naturais com projetos como a investigação científica e a reintrodução de espécies.
Renault

Trump atrasado: pensa que Renault vende nos EUA

1573
D. Quixote lutava contra gigantes que não existiam e Trump parece fazer o mesmo contra marcas que já não vendem nos EUA há 30 anos. Como é o caso da Renault, que não escapou à fúria do Presidente.
Arte

FBI encontra quadro roubado por Nazis em museu

A obra foi apreendida no âmbito de uma operação de cooperação internacional que procura devolver obras de arte roubadas pelos Nazis aos seus donos. Estava no Museu Arkell, em Nova Iorque.
NATO

NATO: Turquia isolada na discussão sobre a Síria

Aliados tentaram fazer ver à Turquia que a intervenção na Síria "não está a contribuir para a estabilidade do país" nem para "o combate contra o terrorismo", adiantou o ministro João Gomes Cravinho.
EDP

EDP contrata venda de energia solar dos EUA

A EDP Renováveis assegurou um contrato de aquisição a 15 anos para venda da energia produzida num parque solar de 200 megawatts no estado da Califórnia, EUA.
Nova Iorque

Humorista confronta Weinstein e abandona atuação

Kelly Bachman, humorista norte-americana, aproveitou o tempo de atuação para confrontar o produtor Harvey Weinstein e acabou por abandonar a sala do bar de comédia.
Edward Snowden

Snowden andou à procura de aliens na CIA

2336
O analista norte-americano Edward Snowden andou à procura de provas da existência de extraterrestres nos ficheiros da CIA e diz que as teorias da conspiração não são verdade no seu livro de memórias.
Califórnia

40 mil abandonaram casas após fogos na Califórnia

Vários incêndios florestais na Califórnia obrigaram mais de 40 mil pessoas a abandonarem esta quinta-feira à noite as suas casas. Ventos fortes e elevadas temperaturas estão a potenciar as chamas.
A página está a demorar muito tempo.