António Guterres
António Guterres

Guterres. "Um mundo de fraturas não é sustentável"

"Acabámos de viver o mês de outubro mais quente de sempre, com recordes de temperatura batidos por todo o lado este ano, incluindo aqui em Paris", afirmou António Guterres.
Nações Unidas

Guterres pede cooperação contra tráfico humano

195
Para evitar tragédias como a dos 39 migrantes encontrados mortos num camião em Inglaterra na semana passada, o secretário-geral da ONU apelou aos países para que se unam contra o tráfico humano.
Alterações Climáticas

Guterres pede fim da dependência do carvão na Ásia

Na semana em que foi publicado um estudo que avisa que várias cidades asiáticas podem ser inundadas até 2050, António Guterres pediu uma revisão das políticas energéticas aos países do continente.
Mundo

ONU vai ter painel para os deslocados no mundo

O anúncio foi feito por António Guterres. O painel dedica-se aos mais de 41 milhões de deslocados internos em todo o mundo.
Síria

Ofensiva turca na Síria faz 160 mil deslocados

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou esta segunda-feira que pelo menos 160 mil pessoas viram-se obrigadas a deixar as suas casas devido à ofensiva militar turca na Síria.
Nações Unidas

Crise na ONU: Guterres ordena medidas de contenção

570
O secretário-geral das Nações Unidas ordenou medidas de contenção devido às dificuldades financeiras da organização. Entre as medidas estão a paragem das escadas rolantes e redução ao ar condicionado.
Nações Unidas

ONU sem dinheiro? "Todos têm de pagar", diz Trump

3509
Secretário-geral da ONU anunciou que a organização pode ficar sem dinheiro até ao final do mês. Presidente dos EUA pede que "todos os estados-membros paguem, não apenas os Estados Unidos!".
Nações Unidas

ONU sem dinheiro até ao final do mês

4337
António Guterres escreveu numa carta interna para os funcionários da organização internacional que os fundos estão a acabar. Em causa está o atraso nos pagamentos de vários estados membros.
Nações Unidas

Mali: Ataques a forças de paz são crime de guerra

O aviso de Guterres surge depois da morte de um capacete azul neste país africano -- "Identifiquem os autores dos ataques de forma a que os mesmos possam ser, rapidamente, levados à justiça", referiu.
Nações Unidas

Guterres: mundo enfrenta "grande fratura" iminente

115
António Guterres alertou, na abertura da 74.ª Assembleia-Geral da ONU, para a "grande fratura" protagonizada por dois sistemas paralelos, numa alusão implícita aos Estados Unidos e China.
Conflito na Síria

Guterres anuncia Comité para a Síria

Guterres aponta o lançamento deste comité como "o início de um caminho político para tirar a Síria de uma situação de tragédia e direcioná-la para uma solução". O país está em guerra desde 2011.
Marcelo Rebelo de Sousa

Clima. Marcelo critica "cegueira" sobre alterações

A "cegueira", segundo o Presidente, é de decisores políticos a nível mundial mas, em contraponto, Portugal "está a dar um exemplo com o seu roteiro".
Alterações Climáticas

ONU. Últimos cinco anos foram os mais quentes

165
Um relatório das Nações Unidas revelou que, entre 2015 e 2019, foram atingidos níveis históricos. Desde 1850, temperaturas aumentaram 1,1ºC. O nível médio do mar também subiu consideravelmente.
Natureza

Há um "conflito sério entre pessoas e natureza"

1045
António Guterres esteve na abertura da Cimeira da Ação Climática para a Juventude. Ao lado de Greta Thunberg, o secretário-geral da ONU admitiu um "conflito sério entre pessoas e natureza".
Nações Unidas

Guterres. Cimeira impulsiona criação de empregos

O secretário-geral da ONU disse que a Cimeira de Ação Climática será palco para anunciar soluções baseadas no potencial da natureza e o reforço das oportunidades de emprego digno.
Alterações Climáticas

Guterres alerta: "A natureza está zangada"

145
O secretário-geral da Organização das Nações Unidos quer que a sociedade pressione os governos a tomarem ações rápidas para contrariar as consequências graves dos desastres ambientais.
Coreia do Norte

Coreia do Norte quer reduzir presença da ONU

A exigência foi formulada por carta, reclamando que a redução se aplique antes do fim do ano. A questão das relações das Nações Unidas com a Coreia do Norte deverá ser abordada no fim de setembro.
Nações Unidas

Dorian. ONU apoia operações de socorro

António Guterres disse que as Nações Unidas estão a apoiar os esforços conduzidos pelo governo das Bahamas. Responsável pela ajuda humanitária das Nações Unidas vai reunir com PM das Bahamas.
António Guterres

RDCongo. Guterres cita "vento de esperança"

Secretário-geral das Nações Unidas disse que "há um vento de esperança a soprar" na República Democrática do Congo, pedindo à comunidade internacional que se una para apoiar as autoridades congolesas.
Nações Unidas

ONU: Guterres apela ao fim dos ataques no Congo

125
"Condeno esses crimes e apelo aos grupos armados que parem imediatamente os ataques à população civil e às forças responsáveis pela segurança do povo congolês", afirmou António Guterres.
Rep Democrática do Congo

Guterres solidário com forças armadas da RDCongo

O secretário-geral da ONU diz estar solidário com o povo e as forças armadas da República Democrática do Congo no combate ao terrorismo, problema que defendeu afetar o mundo inteiro.
António Guterres

Guterres quer discutir caso da Amazónia em reunião

António Guterres diz que já entrou em contacto com vários países no sentido de realizar uma reunião dedicada à "mobilização de apoio à Amazónia" durante a próxima Assembleia Geral da ONU.
António Guterres

Guterres pede investimento na educação em África

O secretário-geral das Nações Unidas destaca que, nos últimos anos, África registou um "progresso substancial", mas que a falta de investimento na educação pode condicionar o continente.
Comissão Europeia

As várias vidas de Elisa Ferreira 

394
Escolhida por Costa para comissária europeia, já foi ministra, deputada, eurodeputada e vice-governadora do BdP. Também tentou presidir à Câmara do Porto (e até ofereceu tripas) mas perdeu para Rio.
António Guterres

G7. Guterres fala sobre biodiversidade e oceanos

Secretário-geral da ONU vai participar na cimeira do G7, seguindo depois para uma conferência sobre o desenvolvimento africano, no Japão, e ainda três dias na RDCongo a mobilizar apoio contra o Ébola.
Moçambique

Guterres elogia acordo de paz em Moçambique

O secretário-geral da ONU afirma que o acordo é "um passo adiante para a assinatura do acordo de paz definitivo na próxima semana". Documento foi assinado quinta-feira e visa "enterrar a violência".
Nações Unidas

Guterres contra fim de acordo entre EUA e Rússia

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, fez declaração sobre fim do acordo firmado em 1987, que contribuiu para o fim da Guerra Fria e controla a ameaça de mísseis balísticos.
Crise dos Refugiados

Guterres quer rotas seguras para migrantes

871
Depois do naufrágio ao largo da Líbia, que causou pelo menos 62 mortos e 110 desaparecidos, o secretário-geral da ONU insistiu que os migrantes "merecem segurança e dignidade".
António Guterres

Moçambique. Guterres pede apoio internacional

Secretário-geral da ONU aterrou em Moçambique para ver pessoalmente as consequências da passagem dos ciclones Idai e Kenneth. Faltam 2 mil milhões de dólares para completar orçamento de recuperação.
António Guterres

Meios para travar terrorismo em África não chegam

António Guterres salientou que "o terrorismo está a progredir" na África Ocidental e reforçou a necessidade de as forças contraterrorismo terem "o mandato e financiamento adequados".
Nações Unidas

ONU pouco ambiciosa no combate às desigualdades

A ONU disse que a resposta para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 não está a ser "suficientemente ambiciosa". Guterres quer resposta mais "profunda, rápida e ambiciosa".
Migrações

Migrações "quase sempre beneficiam" países 

167
Numa mensagem por vídeo transmitida no EurAfrican Fórum, Guterres agradeceu "os esforços" feitos durante o fórum. "Fico satisfeito que este fórum esteja a construir novas parcerias", disse.
António Guterres

Líbia. Guterres quer investigação a ataque aéreo

O ataque aéreo de terça-feira matou pelo menos 44 pessoas e feriu mais de 130 num centro de migrantes na Líbia. Secretário-geral da ONU quer apurar circunstâncias do ataque.
António Guterres

Guterres visita Moçambique na próxima semana

Guterres vai chegar a Nairobi, no Quénia, no dia 9 de julho, e é esperado que faça uma intervenção numa conferência regional africana de alto nível sobre contraterrorismo e prevenção do extremismo.
Jovens

Ministros e jovens assumem compromisso para futuro

522
Jovens e ministros responsáveis pela juventude de vários países comprometeram-se este domingo, em Lisboa, com 19 princípios base para o futuro. Combate à violência contra mulheres é um deles.
Aquecimento Global

O nosso país a afundar /premium

1342
Grosso modo, é Portugal, que se afunda a uma velocidade com que Tuvalu e a Terra e a Time não sonham. E o melhor é que não precisamos de aquecimento global. O descaramento local é suficiente.
Crónica

Agora percebi a tanga: Guterres viu a água subir  /premium

174
Guterres não deixou o país de tanga por incompetência, antes para que ficássemos equipados com a indumentária certa face à subida do nível da água dos mares por efeito das alterações climáticas.
António Guterres

ONU. Rússia e Turquia devem estabilizar Idlib

Guterres insistiu que “não há uma solução militar para a crise síria” e que o caminho tem de passar por uma solução política e apelou à Rússia e à Turquia para "estabilizarem sem demora a situação".
Sudão

ONU denuncia agressões sexuais no Sudão

A ONU divulgou informações que apontam para "sérios abusos do Exército e milícias" durante os confrontos entre as Forças Armadas e os manifestantes que pediram a transição para um Governo civil.
António Guterres

Guterres é capa da Time com água pelos joelhos

10921
Ex-primeiro-ministro português e secretário-geral da ONU dá a cara na capa da revista Time para alertar para as consequências das alterações climáticas. Está de fato e gravata e com água pelos joelhos
Líbia

Líbia. Guterres quer fim do armamento ilegal 

O território libanês é disputado por vários grupos armados. Para o secretário-geral da ONU, só o embargo de armas pode pôr fim aos conflitos do país e garantir a segurança dos civis.
Mali

Guterres "escandalizado" com mortes no Mali

348
O secretário-geral da ONU comentou o ataque mortal que terá tido motivações étnicas e apelou ao diálogo para acabar com estas tensões que têm dividido a nação africana.
Nações Unidas

Guterres ponderou vender casa para ajudar ONU

6145
O secretário-geral da ONU, António Guterres, considerou seriamente vender a sua casa em Manhattan, em Nova Iorque, EUA, para ajudar a organização a superar uma grave crise orçamental.
António Guterres

Marcelo felicita Guterres por Prémio Carlos Magno

104
O PR "enviou uma mensagem calorosa" a António Guterres, "primeiro galardoado português" com o Prémio Carlos Magno que é atribuído a personalidades que tenham contribuído para a unidade europeia.
António Guterres

Guterres alerta para as mudanças climáticas

Guterres alertou nas ilhas Fiji que as temperaturas e os desastres naturais estão a tornar-se mais extremos e sublinhou que a mudança climática vai afetar a segurança alimentar e os sistemas de saúde.
António Guterres

Guterres vai a mesquitas atacadas na Nova Zelândia

533
António Guterres esteve nas duas mesquitas da Nova Zelândia onde 51 pessoas foram mortas e explicou que queria vir pessoalmente a estes locais para expressar o seu amor, apoio e admiração.
António Guterres

Combate às alterações climáticas a enfraquecer

161
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que a vontade política para combater as alterações climáticas parece estar a enfraquecer.
Venezuela

Venezuela. Detenções atrasam solução, diz Guterres

137
O secretário-geral das Nações Unidas apela à Venezuela para adoptar medidas que evitem o agravamento da situação. Para Guterres, as recentes detenções prejudicam a resolução pacífica do conflito.
Moçambique

Kenneth. António Guterres lamenta destruição

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, expressou a sua tristeza pelas mortes e destruição causadas pelo ciclone Kenneth na província moçambicana de Cabo Delgado.
Nações Unidas

Ex-primeiro-ministro francês critica Guterres

692
Jean-Pierre Raffarin considera que as organizações internacionais se tornaram "demasiado pesadas" para resolver os conflitos atuais e que estar à frente da ONU é "um trabalho muito complicado".
Human Rights Watch

Human Rights Watch critica "silêncio" de Guterres

1073
Diretor diz que o mandato do secretário geral da ONU define-se pelo "silêncio". E que Guterres tardou em criticar os EUA: "Talvez não quisesse dar a Trump uma desculpa para parar de enviar cheques".
Nações Unidas

ONU combate violência sexual em conflitos 

O Conselho de Segurança e António Guterres lamentam a impunidade e a brutalidade dos crimes, em conflitos globais. A resolução obteve 13 votos a favor. Rússia e China abstiveram-se.
República Centro Africana

Guterres pede aceleração da paz na RC Africana

O secretário-geral da ONU instou os signatários do acordo de paz na República Centro-Africana "a acelerar a sua aplicação", um dia após a formação de um novo Governo.
António Guterres

António Guterres condena ataques na Nova Zelândia

Numa mensagem publicada no Twitter, António Guterres condenou "com veemência a morte de pessoas inocentes enquanto oravam pacificamente em mesquitas" e expressou as condolências às famílias.
António Guterres

Sudão do Sul continua frágil apesar de cessar-fogo

O secretário-geral da ONU alerta para os confrontos esporádicos no país, que indicam que "a situação continua frágil", e aponta para incumprimento de metas estabelecidas no acordo de paz de setembro.
Venezuela

Guterres apela a que não se use "força letal"

518
O porta-voz do secretário geral da ONU diz que Guterres apela a que não se use "força letal em nenhuma circunstância" e pede a todos que reduzam a tensão.
Venezuela

Pompeo e Guterres discutem situação na Venezuela

Os dois responsáveis reúnem-se numa altura de crescente tensão devido à entrega de ajuda humanitária na Venezuela prevista para o fim de semana. Pompeo garante que EUA estão decididos a ajudar.
Nações Unidas

Bissau. Guterres preocupado com "frágil" situação

António Guterres admite progressos advindos da nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da formação de um governo representativo, mas mostra-se preocupado com a situação frágil do país.
António Guterres

Guterres volta a oferecer "bons ofícios" a Guaidó

131
O secretário-geral da ONU voltou a oferecer os seus "bons ofícios" para contribuir para uma solução política e frisou a sua preocupação com a situação e o impacto desta na população venezuelana.
Prémios e Galardões

António Guterres recebe prémio Carlos Magno

142
Galardão alemão reconhece as contribuições para a unidade da Europa. Comité defende que António Guterres é um destacado defensor do modelo europeu de sociedade, do pluralismo, tolerância e diálogo.
António Costa

Chipre agradece Portugal pelo apoio

António Costa reuniu-se, no Palácio Presidencial do Chipre, com o Presidente do Chipre, Nicos Anastasiades. O chefe de Estado agradeceu Portugal pelo apoio na reunificação do seu país.
Nações Unidas

Guterres diz que o ódio no mundo está aumentar

O secretário-geral da ONU reconhece que o mundo está "a assistir a formas de violência a que não estávamos habituados" e que "ONU está hoje na primeira linha do combate contra o antissemitismo".
Nações Unidas

Guterres pede condenação de autores de ataque

António Guterres condenou veementemente o ataque e apresentou as suas condolências às famílias das vítimas, pedindo ainda às autoridades que levem a tribunal os responsáveis pelo crime.
Nações Unidas

Somália ordena saída de enviado da ONU

A Somália ordenou a saída de enviado da ONU acusando-o de "interferência deliberada" nos assuntos internos. António Guterres condenou os ataques "agressivos" contra o complexo da ONU em Mogadíscio.
Nações Unidas

Mensagem de Ano Novo da ONU: clima e intolerância

354
António Guterres falou de perigos persistentes, como as alterações climáticas e a intolerância, na mensagem de Ano Novo da ONU. Mas diz ter esperança de mais combate a esses problemas em 2019.
Nações Unidas

Guterres pede eleições sem violência na RDCongo

As eleições gerais na República do Congo têm sido adiadas desde dezembro de 2016, quando o segundo e último mandato presidencial de Kabila acabou, de acordo com os limites constitucionais.
Nações Unidas

Khashoggi. Guterres quer investigação credível

154
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas considera "essencial" que se realize uma investigação "credível" sobre o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi.
Iémen

Fogo cessado na província de Hodeida

O acordo obtido prevê uma retirada das forças governamentais e rebeldes da cidade e do porto de Hodeida, controlados pelos Huthis, alvo de uma ofensiva sob comando saudita.
António Guterres

"É altura de dar vida" ao pacto para a migração

3574
António Guterres defende que chegou o momento de "dar vida" ao pacto global para a migração e mostrar a utilidade deste documento, que é o resultado de "muitos meses de diálogo inclusivo".
Rússia

ONU preocupada com a tensão entre Kiev e Moscovo

Em conferência de imprensa disse ver "com muita preocupação" a escalada da tensão entre Kiev e Moscovo e defende que a integridade territorial da Ucrânia deve ser respeitada.
António Guterres

Guterres adverte para uma "globalização justa"

139
António Guterres, que vai participar na cimeira do G20, em Buenos Aires, diz que "os abandonados pela globalização estão a perder a confiança nos governos e nas instituições".
Web Summit

'Pai da internet' tem um plano para salvar a filha

104
Guterres arrancou o maior aplauso ao alertar para riscos da inteligência artificial. Berners-Lee propõe uma "constituição" para salvar a internet, que ajudou a criar há 29 anos. Começou a Web Summit.
António Guterres

Guterres pede que se protejam os refugiados

António Guterres, expressou preocupação com a saída de congoleses de Angola, afirmando que as normas internacionais de proteção de refugiados em caso de conflito devem ser respeitadas.
António Guterres

Guterres. CPLP é "um dos mais fortes pilares"

António Guterres foi distinguido pela CPLP com o prémio José Aparecido de Oliveira. Este reconhecimento mostra "o empenhamento dos membros da CPLP em tudo fazer" para enfrentar "enormes riscos".
CPLP

Promoção de língua portuguesa dá prémio a Guterres

António Guterres vai receber em Lisboa o prémio José Aparecido de Oliveira, atribuído pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, pelo contributo para a promoção da língua portuguesa.
António Guterres

ONU: Guterres quer Pedersen como novo emissário

António Guterres, informou o Conselho de Segurança da sua intenção de nomear o diplomata norueguês Geir Pedersen como o próximo emissário das Nações Unidas para a Síria.
António Guterres

Guterres recebe prémio da CPLP a 5 de novembro

101
António Guterres, recebe, a 5 de novembro em Lisboa, o prémio José Aparecido de Oliveira, atribuído pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
António Guterres

Banco Mundial e tecnologia para erradicar fome

O líder da ONU descreveu como "crucial a colaboração estabelecida com o Banco Mundial", para assegurar fundos, bem como uma crescente introdução da tecnologia para garantir uma resposta cada vez mais
António Guterres

António Guterres visita zona afetada em Celebes

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, visita a zona mais afetada pelo sismo seguido de tsunami que atingiu a ilha indonésia de Celebes, deixando mais de 2.000 mortos.
Presidente Trump

Trump na ONU. EUA só vão ajudar "amigos"

232
Na ONU, Trump disse que só vai ajudar os países "amigos" e apelou a todos os países que contribuam para "isolar" o Irão. Mas não escapou a risos quando se gabou dos feitos da sua administração.
Nações Unidas

Guterres e PR falam da Guiné-Bissau e Moçambique

O secretário-geral das Nações Unidas falou com o Presidente da República sobre as eleições na Guiné-Bissau e o processo de paz em Moçambique, no encontro que tiveram em Nova Iorque.
Conflito na Síria

Idleb "não pode ser um banho de sangue"

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmouque a província síria "não pode ser transformada num banho de sangue" e pediu à Rússia, Irão e Turquia que façam tudo para proteger os civis.
Alterações Climáticas

ONU adverte para luta contra alterações climáticas

1227
António Guterres advertiu que o mundo só tem dois anos para agir contra as mudanças climáticas e evitar "consequências desastrosas". E condenou a paralisia dos líderes mundiais contra este fenómeno.
Myanmar

ONU quer apurar responsabilidades em Myanmar

323
O secretário-geral da ONU defendeu na terça-feira a responsabilização dos autores da "horrenda perseguição" dos muçulmanos rohingya em Myanmar, considerando tratar-se de uma "limpeza étnica".
António Guterres

António Guterres lamenta a morte de Rui Alarcão 

O actual Secretário-Geral da ONU manifestou o seu pesar perante a morte do ex-reitor da Universidade de Coimbra. João Gabriel Silva, o atual responsável pelo estabelecimento de ensino, também.
Nações Unidas

ONU. Bachelet aprovada para os Direitos Humanos

Por unanimidade e aclamação, os 193 Estados com assento na Assembleia-Geral da ONU apoiaram a nomeação da ex-presidente do Chile para Alta-Comissária para os Direitos Humanos
Nações Unidas

Iémen. Guterres quer inquérito à morte de crianças

António Guterres apelou na quinta-feira à realização de um inquérito independente à morte de 29 crianças, ocorrida quando o autocarro que as transportava foi atacado no norte do Iémen.
António Guterres

Guerra nuclear é um "medo presente"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que os "temores de uma guerra nuclear" continuam presentes, 73 anos depois da segunda bomba atómica mundial ter atingido o Japão.
Nações Unidas

Guterres escolhe Bachelet para Direitos Humanos

O secretário-geral da ONU, António Guterres, escolheu Michelle Bachelet para substituir o jordano Zei Ra'ad al-Hussein, que ocupou o cargo desde 2014 e cujo mandato termina no final deste mês.
Nações Unidas

Guterres preocupado com violência no Zimbabué

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, mostrou-se preocupado com os relatos de violência em Harare, no Zimbabué, após as eleições presidenciais de segunda-feira.
CPLP

Comunidade da CPLP distingue António Guterres

Os Estados-membros da CPLP atribuíram um prémio ao secretário-geral das Nações Unidas pela sua "atuação singular" em defesa dos valores da comunidade lusófona e da língua portuguesa.
António Guterres

Situação na Nicarágua "inaceitável", diz Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, qualificou como "inaceitável" o número de mortes e o uso da força na crise na Nicarágua.
António Guterres

Guterres preocupado com a situação na Nicarágua

O porta-voz do secretário-geral da ONU disse em comunicado que Guterres "deplora a perda de vidas nos protestos e o ataque contra os mediadores da Igreja católica no diálogo nacional".
Armamento Nuclear

Guterres: eliminar armas nucleares é prioritário

Secretário-geral da ONU defendeu eliminação de armas nucleares como maior prioridade do desarmamento a nível mundial, por ocasião do 1º aniversário da adoção do Tratado de Proibição de Armas Nucleares
António Guterres

Guterres apela à calma no Mali

O secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, expressou a sua preocupação com o aumento da violência entre comunidades no Mali e pediu calma, depois das mortes deste fim de semana.
República Centro Africana

Guterres alerta para ameaça à capital da RCA

Guterres admitiu que está "aterrado" com o facto de, "cinco anos depois do início da crise na RCA", a violência intercomunitária ter aumentado. Particularmente preocupante é a violência em Bangui.
António Guterres

Guterres fala em guerra entre Palestina e Israel

Guterres considera que a escalada de violência em Gaza é "um aviso para todos sobre quão perto da guerra está a situação" e pede ao movimento radical palestiniano Hamas para cumprir o cessar-fogo.
Migrações

Guterres: Migrações são inevitáveis e necessárias

Depois de o navio Aquarius - com 630 migrantes a bordo - ter sido rejeitado em Itália e Malta, Guterres defende que as migrações são necessárias e que é melhor organizá-las e regulamentá-las.
António Guterres

Guterres reúne com Putin e assiste ao Mundial

António Guterres vai reunir-se com Putin e com o ministro dos Negócios Estrangeiros nos dias 20 e 21 de junho. No dia 20, o secretário-geral da ONU vai assistir à partida de Portugal contra Marrocos.
Nações Unidas

Apelo para Guterres discutir presos com Putin

38 países pediram a Guterres que discuta com Putin "o sofrimento" de quem está detido ilegalmente. O caso do realizador Sentsov, que está em greve de fome, deve ser levantado "urgentemente".
António Guterres

Guterres confiante na paz entre Trump e Kim 

"O mundo está a seguir de perto o que se vai passar dentro de horas em Singapura", disse António Guterres à imprensa na véspera da histórica cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un.
Conselho de Estado

Guterres acredita em acordo entre Trump e Kim

Secretário-geral da ONU revelou no Conselho de Estado que ambas as partes, EUA e Coreia do Norte, estão "genuinamente empenhadas" em resolver conflito por uma via pacífica.
Conselho de Estado

Conselho de Estado quer "maior união e cooperação"

O Conselho de Estado abordou, durante a reunião desta segunda-feira com a presença de António Guterres, a "defesa de uma abordagem multilateral e de respeito do Direito Internacional".
Conselho de Estado

Conselho de Estado reúne-se com António Guterres

A nona reunião do Conselho de Estado convocada pelo Presidente da República realiza-se esta segunda-feira para analisar a situação internacional, com o secretário-geral das Nações Unidas.
Júlio Pomar

Guterres. Morte de Pomar é uma "imensa perda"

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considerou que a morte de Júlio Pomar constituiu uma "imensa perda" para Portugal e "todo o mundo" das artes e da cultura.
António Guterres

Guterres critica movimento xiita libanês Hezbollah

O secretário-geral da ONU criticou o movimento fundamentalista xiita Hezbollah por funcionar como milícia armada e partido político no Líbano, e pediu que suspenda as atividades militares que exerce.
António Guterres

Guterres apela a uma UE cada vez mais unida 

O secretário-geral da ONU apelou a uma UE "cada vez mais unida", cuja voz se faça ouvir num mundo cada vez mais perigoso, e saudou os esforços europeus para salvar o acordo nuclear com o Irão.
Coreia do Norte

Coreia. Guterres espera que cimeiras aconteçam

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, quer "que o bom senso prevaleça" e que as cimeiras da Coreia do Norte com a Coreia do Sul e os Estados Unidos tenham efetivamente lugar.
Coreia do Norte

Fecho de instalações nucleares agrada a Guterres

António Guterres mostrou-se satisfeito com o encerramento do centro de testes nucleares e diz que permite "sedimentar esforços adicionais em prol da paz".
Iraque

Guterres apela à manutenção da paz no Iraque

António Guterres apelou à manutenção da paz no Iraque, depois das legislativas que aconteceram no sábado e considerou as eleições um novo avanço para a construção de uma democracia mais consolidada.
Nações Unidas

Guterres preocupado com situação israelo-iraniana

António Guterres pediu uma "suspensão imediata de todos os atos hostis e provocações de forma a evitar uma nova conflagração" no Médio Oriente perante a escalada militar israelo-iraniana.
Conselho de Estado

Guterres vai participar no Conselho de Estado

O antigo primeiro-ministro e atual secretário geral das Nações Unidas foi convidado, por Marcelo Rebelo de Sousa, para participar no próximo Conselho de Estado, que se realizará a 28 de maio.
CPLP

ONU. Guterres destaca importância da CPLP

O secretário-geral das Nações Unidas destacou a importância da diversidade contra as tentativas de uniformização e disse que a CPLP tem nesta matéria um "papel essencial a desempenhar".
República Centro Africana

Guterres apela à calma na RAP e pede investigação

António Guterres apelou à calma na República Centro-Africana e pediu aos intervenientes que acabem com a violência. O secretário-geral da ONU condenou a violência registada a 1 de maio em Bangui.
Armamento Nuclear

Guterres para Trump: rasgar acordo com Irão, não

O presidente da ONU apelou a Trump para não rasgar o acordo nuclear com o Irão, "a não ser que exista uma boa alternativa". Falou ainda em "tempos perigosos" e no risco de uma guerra.
Nações Unidas

Guterres pede mais unidade para combater conflitos

O secretário-geral das Nações Unidas pediu esta segunda-feira aos Governos de todo o mundo mais unidade, para responder ao aumento dos conflitos e das desigualdades que se vivem atualmente.
Nações Unidas

Guterres quer investigação aos ataques no Iémen

António Guterres quer que seja efetuada uma "investigação rápida, eficiente e transparente" sobre os ataques que mataram dezenas de pessoas no Iémen.
Síria

Síria: Guterres pede contenção a todos os países

124
"Qualquer uso de armas químicas é horrível", declarou o secretário-geral da ONU, António Guterres, que apelou este sábado aos estados membros para evitarem agravar a situação do povo sírio.
Conflito na Síria

Guterres. "A Guerra Fria voltou"

168
António Guterres disse esta sexta-feira, na reunião do Conselho de Segurança para discutir os ataques na Síria, que "a Guerra Fria voltou" e afirmou que aquele país vive uma situação de "caos".
Ajuda Humanitária

RD Congo. 13 milhões precisam de ajuda urgente

ONU diz que necessidades humanitárias aumentaram significativamente durante o último ano. Em janeiro, as Nações Unidas pediram quase 1,7 mil milhões de dólares para ajudar no território.
Síria

Guterres quer evitar "situação fora de controlo"

O secretário-geral das Nações Unidas afirmou que está "preocupado com o impasse" e exortou os cincos membros permanentes do Conselho de Segurança a "evitarem uma situação fora de controlo" na Síria.
Presidente Marcelo

Marcelo compara Síria a um "quase inferno"

O Presidente da República descreveu os ataques que se têm passado na Síria como um "quase inferno", tal como António Guterres já fez. Marcelo defendeu, no Egito, o diálogo para o "caminho da paz".
Nações Unidas

Síria. Guterres indignado com ataque químico

190
O secretário-geral da ONU afirmou estar indignado com o alegado ataque químico cometido no sábado contra a cidade rebelde de Douma, na Síria, e apelou à realização de uma investigação imparcial.
Faixa de Gaza

Vídeo. Jovem baleado na Faixa de Gaza

378
Um vídeo mostra um jovem palestiniano a ser atingido mortalmente durante os protestos na Faixa de Gaza, na sexta-feira. O exército israelita diz que os vídeos são "fabricados" e "editados".
Nações Unidas

Guterres pede "investigação" a confrontos em Gaza

O secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou-se "profundamente preocupado" com os confrontos na Faixa de Gaza e pediu "uma investigação independente e transparente a estes incidentes."
Diplomacia

Guterres avisa: "Situação é similar à Guerra Fria"

141
António Guterres disse esta quinta-feira que a tensão vivida entre EUA e Rússia faz lembrar a Guerra Fria. O secretário-geral da ONU considera que está na altura de serem tomadas precauções.
Coreia do Norte

ONU saúda encontro da China e Coreia do Norte

Em comunicado, António Guterres considerou que o encontro foi o "início de um longo processo de diálogo sincero, conducente a uma paz sustentável e à democratização da península coreana".
Nações Unidas

ONU não comenta expulsão de diplomatas russos

A ONU disse esta segunda-feira ter sido notificada pelos Estados Unidos sobre a expulsão de um grupo de diplomatas russos mas o porta-voz de António Guterres evitou comentar a decisão de Washington.
António Guterres

Investimento na diversidade "tem de continuar"

O secretário-geral da ONU afirmou que o investimento de Portugal na diversidade tem de continuar com "grande persistência", lembrando que subsistem no país manifestações xenófobas e racistas.
Islão

Comunidade Islâmica de Lisboa celebra 50 anos

António Guterres vai estar presente nas celebrações dos 50 anos da comunidade Islâmica de Lisboa. O encontro de reflexão começa esta sexta-feira e termina no sábado e conta com vários debates.
Religião

Comunidade Islâmica celebra 50 anos com Guterres

141
António Guterres vai estar presente nas celebrações dos 50 anos da comunidade Islâmica de Lisboa. O encontro de reflexão começa esta sexta-feira e termina no sábado e conta com vários debates.
Nações Unidas

ONU apoia realização de encontro Trump-Kim

António Guterres mostrou o seu apoio ao encontro entre Donald Trump e Kim Jon-un. O secretário-geral da ONU elogiou "a visão de todos os envolvidos" nas conversações.
Presidente Marcelo

Marcelo: "Não era candidato" contra Guterres

193
O Presidente da República admitiu que "quase de certeza" não se teria candidato contra António Guterres. Marcelo Rebelo de Sousa acredita o atual secretário-geral da ONU "cumpriria melhor" a missão.
Venezuela

Conselho de Segurança decide sobre eleições

António Guterres afirmou que é necessário "um mandato específico" para enviar pessoal para observar as eleições na Venezuela. Guterres remeteu a decisão para assembleia-geral.
Síria

ONU apela à reabertura do acesso para comboios

António Guterres apelou à abertura imediata dos corredores de acesso aos comboios humanitários na Síria, bloqueados por uma ofensiva do regime de Bashar al-Assad.
Alterações Climáticas

Guterres nomeia Bloomberg para alterações do clima

O secretário-geral da ONU, António Guterres, nomeou o antigo presidente da Câmara de Nova Iorque e empresário Michael Bloomberg como seu representante especial para as alterações climáticas.
Armamento

Guterres anuncia iniciativa para desarmamento

António Guterres anunciou uma iniciativa para o desarmamento a nível mundial. O mundo desnuclearizado é um projeto distante, quando "existem cerca de 150 mil armas nucleares no mundo", disse.
Síria

ONU exige período de tréguas imediato na Síria

António Guterres exigiu que a resolução adotada no sábado pelo Conselho de Segurança sobre as tréguas de 30 dias na Síria seja "aplicada imediatamente".
Coreia do Norte

Coreia do Norte: Guterres é subordinado dos EUA

A Coreia do Norte acusa António Guterres de ser subordinado dos Estados Unidos, por este ter dito que as sanções impostas pelo Conselho de Segurança à Coreia são "absolutamente essenciais".
Conflito na Síria

Ghouta. Novos bombardeamentos fazem 13 mortos

Morreram 13 pessoas esta quinta-feira resultado de novos bombardeamentos na região de Ghouta oriental, na Síria, depois de Angela Merkel ter condenado o "massacre".
Síria

Guterres pede suspensão de "atividades de guerra"

336
"Estou profundamente triste com o sofrimento da população civil em Ghouta Oriental", disse o secretário-geral da ONU, que pediu a "suspensão imediata" de "todas as atividades de guerra" na região.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo enaltece percurso de Guterres 

169
Marcelo Rebelo de Sousa considerou que a atribuição do grau de doutor "honoris causa" a António Guterres foi uma "justíssima homenagem" a um "português e um homem universal".
António Guterres

Guterres distinguido com grau doutor honoris causa

179
O secretário-geral das Nações Unidas vai ser distinguido esta segunda-feira com o grau de doutor "honoris causa" pela Universidade de Lisboa, onde foi aluno e professor.
Coreia do Norte

Guterres quer solução pacífica para Coreia

O secretário-geral da ONU pediu aos líderes políticos que encontrem uma solução pacífica para a Coreia do Norte. A Conferência de Segurança de Munique começou esta sexta-feira.
Guiné-Bissau

Crise política obriga a presença internacional

Devido à crise política que afeta a Guiné-Bissau, a ONU tem de manter o foco no apoio aos líderes guineenses para a nomeação de um primeiro-ministro e na criação de um Governo inclusivo.
Coreia do Norte

Coreia do Norte pede à ONU que clarifique sanções

A Coreia do Norte voltou a pedir a António Guterres a criação de um fórum internacional para clarificar as sanções impostas pela ONU ao país. Há um ano, a ONU rejeitou o mesmo pedido.
António Guterres

Ações no terreno estão a ameaçar Médio Oriente

A coexistência, em paz, de Israel e da Palestina está a ser ameaçada por "tendências negativas no terreno" que "têm o potencial de criar uma realidade irreversível", disse António Guterres.
António Guterres

Objetivo é "desnuclearização pacífica" da Coreia

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, defendeu que o objetivo para a península coreana consiste na sua "desnuclearização pacífica".
Venezuela

Venezuela critica Guterres por disputa com Guiana

A Venezuela questionou a decisão do secretário-geral das Nações Unidas de remeter para o Tribunal Internacional de Justiça a disputa que mantém com a Guiana pelo território de Esequibo.
Nações Unidas

Guterres alerta para aumento da fome no mundo

325
O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou para o aumento da fome no mundo, depois de uma década de retrocesso, sublinhando que África apresenta os valores mais altos.
António Guterres

Ameaça das armas de destruição está a ganhar força

113
O secretário-geral da ONU, António Guterres, avisou que a ameaça das armas de destruição em massa "persiste" e "parece que está a ganhar força".
António Guterres

Guterres: Guerra com Coreia do Norte é "evitável"

O secretário-geral da ONU disse que a possibilidade de uma guerra entre Estados Unidos e Coreia do Norte é "evitável". Contudo, António Guterres ainda não tem a certeza "de que a paz é garantida".
Colômbia

FARC. Guterres vê "compromisso total" na Colômbia

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou este domingo que constatou na Colômbia que há um "compromisso total" do Governo e da ex-guerrilha das FARC para "a construção da paz".
António Guterres

Migrações dependem de cooperação internacional

António Guterres afirmou que "a gestão da migração é um dos testes mais urgentes e profundos à cooperação internacional no nosso tempo". Atualmente há 258 milhões de migrantes no mundo.
Irão

Irão. Guterres volta a pedir o fim da violência

O secretário-geral da ONU voltou a pedir calma no Irão e pediu às autoridades que respeitem o direito de manifestação. Desde quinta-feira já morreram 21 pessoas nos protestos no Irão.
Irão

Guterres lamenta mortes nas manifestações no Irão

252
O secretário-geral das Nações Unidas lamentou os mortos nas manifestações em várias cidades do Irão. Em seis dias, já morreram 21 pessoas.
Nações Unidas

Guterres alerta para novos perigos e apela à paz

266
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considera que em 2017 se observou um "caminho inverso" à paz e deixou um "alerta ao mundo" no sentido da união.
Coreia do Norte

Sanções a Pyongyang são chave para desnuclearizar

António Guterres considerou que a chave para garantir a desnuclearização da Coreia do Norte passa pela união de esforços para impor sanções e mostrou-se disponível para reunir com Kim Jong-un.
Coreia do Norte

Guterres e Abe discutem diálogo sobre Pyongyang

O secretário-geral da ONU e o primeiro-ministro japonês abordaram em Tóquio a possibilidade de iniciar um diálogo multilateral sobre a desnuclearização da Coreia do Norte.
António Guterres

Guterres: mais dinheiro para alterações climáticas

O secretário-geral das Nações Unidas pediu que se gaste mais no combate às alterações climáticas e menos com os combustíveis fósseis. Guterres está na cimeira Um Planeta, que decorre em Paris.
António Guterres

Guterres sobre a Coreia, Trump e Jerusalém

162
O secretário-geral da ONU deu uma longa entrevista à CNN, onde falou sobre a Coreia do Norte, Donald Trump e Jerusalém. António Guterres garante que "alguém vai ocupar o vazio deixado pelos EUA".
A página está a demorar muito tempo.