António José Seguro
Fact Check

Costa demite-se se aumentar carga fiscal?

132
É um caso em que está tudo certo, menos o autor da frase. Em 2014, na luta interna pela liderança do PS, António Costa recusou comprometer-se com este assunto, mas o seu adversário não.
Congresso do PS

As 22 frases que entusiasmaram o congresso do PS /premium

Há recados aos (eventuais) sucessores, elogios ao líder e referências mais ou menos explícitas ao passado do PS. Também há pedidos de maioria absoluta. São as 22 frases do 22.º Congresso do PS.
Caso José Sócrates

Eles sempre souberam /premium

749
A relação entre política e negócios foi tema no PS, em 2014, porque Seguro apontou o dedo ao “partido invisível”. Quem escolheu Costa não pode, hoje, alegar que não sabia quem eram os seus aliados.
Corrupção

Sócrates não esteve sozinho /premium

2781
Esperemos que os ex-colegas de Sócrates que ainda nos governam e ainda dirigem o PS não nos façam suspeitar de que, para eles, o único problema de Sócrates foi ter-se deixado apanhar.
PS

Sobre o futuro do PS

819
Se alguém tentou renovar o PS, libertando-o de grupos e personalidades tutelares, foi, sem dúvida, António José Seguro. E por isso foi substituído numa campanha comandada por Soares, Sócrates e Costa
Primárias No PS

Campanha de Costa tentou comprar "posts" na Pipoca

3389
Durante as primárias do PS, Ana Garcia Martins e outros bloggers foram contactados sobre se aceitariam ser pagos para escrever textos favoráveis a Costa. Assessores desconhecem quem fez pedido ao Sapo
António Guterres

Seguro. Guterres "leva quase tudo pela frente"

347
António José Seguro, ex-líder do PS, congratulou-se com a escolha de António Guterres para secretário-geral da ONU. É um homem que "leva quase tudo pela frente" quando se dedica a causas.
PS

Como o segurismo vê Costa dois anos após primárias

161
Passaram precisamente dois anos das primárias no PS. Foi tempo suficiente para que o segurismo se desintegrasse: há gente zangada, outros no Governo com Costa ou simplesmente em silêncio.
Congresso do PS

"O segurismo já não existe", diz Álvaro Beleza

Até agora representou a ala que estava mais próxima do anterior líder no partido, António José Seguro, mas dois anos depois, diz que o segurismo já não existe. "Alguns até estão no Governo", diz.
António José Seguro

Seguro aponta dedo a António Costa

1006
O ex-secretário-geral do PS acusou António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa de se autopromoverem via comentário político. Disse que enquanto ele dirigia o PS, Costa falava "do que queria" em televisão.
António José Seguro

Seguro defende alteração na eleição dos deputados

860
António José Seguro defende a alteração do sistema eleitoral para que os portugueses possam escolher diretamente os deputados, independentemente do lugar que ocupam nas listas a sufrágio.
António José Seguro

Seguro. A tomada de posse como "homem livre"

224
Uma obra sobre política, uma sala cheia de "amigos" sobretudo políticos, mas António José Seguro garante que "não é nenhum regresso à vida partidária". Assis diz que é tempo de "responsabilidade".
António Costa

A minha petição

536
Nada é mais urgente que ter a garantia de que António Costa vai continuar à frente do PS. Mesmo depois de deixar de ser primeiro-ministro? Sim, sobretudo depois de deixar de ser primeiro-ministro.
Legislativas 2015

"Cinismo", "criminoso". Seguristas exigem congresso

4509
Enquanto a direção analisa os resultados, há quem tenha entrado em "choque", quem quem responsabilize António Costa e quem sugira a porta de saída - em on. Se Costa não sai, agora pedem congresso.
Legislativas 2015

Se fosse com António José Seguro, o PS ganhava

1598
Costa encurralou o PS quando a estratégia de Seguro tinha tudo para funcionar. Se tivesse mantido a busca por compromissos, seria fácil ao PS mostrar que é possível discordar do governo e ser solução
Legislativas 2015

PS tremido, seguristas aumentam vigilância

204
A ala segurista anda sossegada por fora, mas inquieta-se a pensar no dia a seguir às eleições. As sondagens, presidenciais, Sócrates e os cartazes, os críticos já pensam no que fazer se o PS perder.
Legislativas 2015

PS. Seguristas em polvorosa

265
Nos bastidores, socialistas agitam-se na disputa de lugares que os permitam chegar a S. Bento. Os seguristas Miguel Laranjeiro, João Ribeiro, António Galamba estão, para já, de fora.
Legislativas 2015

Costa negoceia listas com seguristas

A Comissão Política do partido decide esta semana o perfil dos candidatos e começa a fechar as listas para a semana. Costa negoceia com Álvaro Beleza os nomes de seguristas em lugares elegíveis.
Legislativas 2015

Os magos brasileiros de Costa e Passos

268
Dois especialistas em comunicação política, ambos brasileiros, ambos quarentões. Edson Athayde e André Gustavo atravessaram o oceano para tratar da imagem de Costa e Passos.
António Costa

Sócrates, o PS e o realismo mágico

861
Agora no PS culpam Seguro pela derrota na Madeira, o tal que ganhara as europeias, as autárquicas e nos Açores. O PS prefere as derrotas de Costa às vitórias de Seguro. Gostos não se discutem, não é?
Eleições na Madeira

Costistas culpam Seguro por derrota na Madeira

576
A responsabilidade pela estratégia que conduziu à derrota eleitoral dos socialistas nas eleições da regionais da Madeira tem sido motivo de atrito entre membros da atual direção do PS e da anterior.
PS

PS não obriga deputados a declarar avenças

1706
Direção socialista recupera proposta de António José Seguro em relação ao regime de incompatibilidades dos políticos. Mas mudou algumas normas.
PS

Sondagens de Costa ao nível de Seguro

354
António Costa recuperou nas sondagens, mas pouco. Está agora ao nível de Seguro antes das europeias. Há quem esteja preocupado com a recuperação da maioria PSD/CDS.
Comida

O homem com o paladar de 1 milhão de euros

107
Sebastian Michaelis consegue saborear e classificar cada uma das 1.500 variedades de chá no mundo em apenas 15 segundos. O palato do "blender" vale quase tanto como as pernas de Heidi Klum.
PS

Festa de Soares: Seguro foi convidado por SMS

388
Almoço dos 90 anos do ex-Presidente vai reunir centenas de pessoas na FIL no domingo. Seguro não deverá estar presente.
Congresso do PS

Seguristas contra "esquerdização" do PS

170
"Um erro". Maioria absoluta não é alcançável só falando com a esquerda, alertam ex-dirigentes, que se mostram surpreendidos com posição de António Costa.
Congresso do PS

Costa arrisca-se a herdar dívida de 10 milhões

917
O passivo real do PS deverá ascender aos 10 milhões de euros. Equipa de Seguro diz que se PS receber dinheiro do Estado que diz ter direito, o valor desce para cerca de três milhões.
Congresso do PS

Seguristas unem-se para discutir transparência

Vários apoiantes de António José Seguro vão discutir este sábado a transparência nos partidos e as eleições primárias em conferências de correntes alternativas dentro do PS.
António Costa

Propostas de Seguro que ficam na gaveta

Seguro prometia reabrir tribunais fechados pelo atual Governo, repor freguesias e baixar o IVA na restauração. António Costa não repete nenhuma destas promessas.
PS

Proposta de Seguro na gaveta, apesar dos elogios

343
O Conselho Superior de Magistratura e o Ministério Público consideram "positiva" a proposta de Seguro para alargar o regime de incompatibilidades para políticos. Mas, para já, projeto fica na gaveta.
Primárias No PS

Seguro abandona Parlamento 

António José Seguro renunciou ao mandato de deputado socialista. Apoiantes elogiam "decisão pessoal" e salientam "novo caminho" do ex-secretário-geral.
PS

PS retira projetos da lei eleitoral

O PS desiste das alterações à lei eleitoral e do projeto de Seguro de incompatibilidades. Ana Catarina Mendes já representou o PS na reunião dos líderes parlamentares.
Primárias No PS

Costa "não pode ser o dono disto tudo"

Apoiantes de Seguro dividem-se: Álvaro Beleza pondera candidatura contra Costa nas diretas, há quem queira apresentar moção ao Congresso, listas aos órgãos ou apoie simplesmente o autarca de Lisboa.
Primárias No PS

Seguro renuncia ao Conselho de Estado

António José Segurou renunciou esta segunda-feira ao cargo de conselheiro de Estado, em carta enviada a Assunção Esteves, presidente da Assembleia da República. Alfredo Bruto da Costa irá substituí-lo
Primárias No PS

A pressa do PS

359
Costa tem uma tremenda ambição de governar e montou um projecto que, sem ideias ou propostas, conseguiu ser apelativo aos socialistas só porque tresanda a poder.
Primárias No PS

Três notas a contracorrente

543
Não estou certo que as primárias tenham vindo para ficar. Não acho a participação eleitoral assim tão extraordinária. E duvido que seja fácil voltar a unir o PS. Sem certezas, mas a contracorrente
Primárias No PS

Costa: "Este é o primeiro dia de um novo Governo"

128
O vencedor das eleições primárias omitiu o derrotado no discurso. Quer um PS unido para enfrentar o Governo nas legislativas de 2015 e promete uma nova maioria de Governo.
Primárias No PS

Seguro demite-se, mas diz que nada vai ser igual

166
A noite eleitoral terminou cedo no Rato com o secretário-geral a demitir-se e a dizer que não se voltará a candidatar à liderança. Fica o "orgulho" da realização das primeiras primárias em Portugal.
Primárias No PS

Costa vence primárias com 67,9% 

309
António Costa venceu as eleições primárias para candidato do PS a primeiro-ministro. 12 federações têm votos contados. António José Seguro anunciou demissão do cargo de secretário-geral.
Primárias No PS

Na Mouraria o alvo é só um: Passos Coelho

128
Em pleno coração multicultural de Lisboa, houve filas para votar. Mais do que António Costa ou António José Seguro, o alvo foi, afinal, Passos Coelho - e a vontade de "mudar" em 2015.
Primárias No PS

Seguro apresenta queixa contra SMS de Costa

138
Em causa está uma SMS que a candidatura de António Costa terá enviado este domingo, dia de eleições, a apelar ao voto. A Comissão Eleitoral já notificou Costa, que diz ter sido um "erro processual".
Primárias No PS

Seguro: "Estou muito, muito confiante"

António José Seguro votou na Guarda. Disse duas vezes estar "muito confiante", recusou fazer balanços da campanha e optou por salientar o "dia histórico para o PS e para a democracia portuguesa".
Primárias No PS

Os conselheiros de Seguro e Costa

Nos quatro longos meses de campanha eleitoral interna do PS, os dois candidatos escolheram a tropa. Seguro manteve a direção do partido (quase) unida e Costa recrutou no Parlamento.
Primárias No PS

Em Lisboa, simpatizantes são três vezes mais

182
Este domingo, 245.028 socialistas vão às urnas para escolher o candidato a primeiro-ministro. Em quase todos os distritos, há mais simpatizantes que militantes.
Primárias No PS

Cartas socialistas ao Pai Natal

157
Globalmente, a proposta de Seguro revela (muito) mais trabalho de casa, enquanto a de Costa tem o verbo mais inspirado. No entanto, estamos basicamente perante duas cartas socialistas ao Pai Natal
Primárias No PS

A guerra dos Antónios vista por um bastião laranja

190
Alvaiázere só conhece maiorias absolutas do PSD. Simpatizantes do PS não são muitos, militantes apenas 15. Mas há quem tenha favoritos nas primárias de domingo e até quem as defenda - e inveje.
Tecnoforma

Passos explicou-se. Pena ter demorado tanto

609
Passos deu a resposta que todos lhe pediam: disse "não, não recebi salários". Disse-o tarde, deixando que se instalasse a desconfiança. Mas tal não autoriza pedidos de levantamento do sigilo bancário.
Tecnoforma

Seguro vai pedir dados ao fisco

O líder do PS disse esta sexta-feira que "há instrumentos" que ainda tem para forçar Passos Coelho a mostrar o que recebeu extra enquanto deputado em exclusividade.
Parlamento

Passos: pagamento de despesas sim, salários não

201
Passos diz não ter recebido salários da Tecnoforma, admitindo terem apenas sido pagas despesas de representação pela CPPC. E recusa mostrar contas: "Não farei strip tease das contas bancárias".
Salário Mínimo Nacional

Novo salário mínimo penaliza alguns trabalhadores

António José Seguro comentou o aumento do salário mínimo nacional, na sequência do acordo firmado na quarta-feira entre as confederações patronais, o Governo e a UGT.
Primárias No PS

"Não teria sido tão condescendente", admite Costa

Antena 1 entrevistou os candidatos, em espelho. Costa diz que a PGR deve esclarecer o caso Passos. E se pudesse mudar alguma coisa, diz que "não teria sido tão condescendente no primeiro debate".
Primárias No PS

Uma discussão conjugal

Só por um profundo sentimento de orfandade alguém se arrastará para votar nestas primárias do PS. Para o resto do país (a grande maioria) estas desavenças não interessam nada.
Primárias No PS

Só fumaça!

256
Com que dinheiro financiarão os investimentos que hão-de criar emprego, prosperidade e coesão social? Com empréstimos, cavando mais o défice e a dívida? Ora este foi o caminho que nos trouxe até aqui.
Primárias No PS

Padaria do Povo, um dos locais onde se pode votar

Os simpatizantes do PS em Lisboa podem votar em nove locais diferentes. A Padaria do Povo, o Centro Comercial da Mouraria e o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa são alguns deles.
Primárias No PS

No Largo do Rato há um indeciso e muitos céticos

No Largo do Rato poucos se importam com as primárias, mas muitos acreditam que quem ganhar chega mesmo a primeiro-ministro. O Observador ouviu os vizinhos da sede do PS no centro de Lisboa.
Primárias No PS

As dúvidas dos portugueses colocadas a Seguro

António José Seguro esteve esta quarta-feira no Fórum da TSF, onde respondeu às dúvidas dos ouvintes. António Costa faltou à chamada, por motivos de agenda.
Primárias No PS

As denúncias de Seguro sobre negócios e política

347
Seguro volta a dar exemplos de "promiscuidade" entre negócios e política. Esta quarta aponta o dedo a Paulo Mota Pinto, do PSD, e já há seguristas a imitá-lo, trazendo à polémica António Vitorino.
Primárias No PS

Tu achas que o Passos se demite?

205
Esqueceram que os portugueses têm de ver num deles o homem que pode substituir Passos. E ontem, quando uma crise pode estar a surgir, precisavam de ver postura institucional e cabeça fria. Não viram.
Primárias No PS

Seguro e Costa disputam últimos votos no Porto

O tudo por tudo na luta pelas primárias vai ser no Porto. Os Antónios vão fechar a campanha interna com comícios em Porto e Gaia para convencerem a maior distrital do partido. Não há dia de reflexão.
Primárias No PS

Godinho Matos recusa ser porta-voz de fundadores

Fundador do PS não quer comentar o facto de Seguro ter sugerido o seu nome como exemplo de "promiscuidade" entre política e negócios. Mas porta-voz dos fundadores, diz que nunca foi.
Primárias No PS

Debate: O Seguro mais agressivo, o Costa de sempre

916
Já se desconfiava, veio a confirmação: os Antónios detestam-se. Os Antónios magoam-se. Os Antónios não divergem nas ideias, divergem no carácter e no ego. Perdeu a política, perdeu sobretudo o PS.
Primárias No PS

Último debate marcado por "insultos" e "populismo"

154
Autarca de Lisboa e atual secretário-geral do PS enfrentam-se em duelo duro. Negócios na política e redução de deputados fazem azedar conversa.
Primárias No PS

O homem no meio da guerra dos Antónios

322
Chama-se João Tocha, é socialista e trabalhou com o Governo de Sócrates. É o homem que Costa acusa de ser elo de ligação entre Seguro e Menezes, que está a ser investigado pela justiça.
Lei Eleitoral

Desta vez vou dizer bem de Seguro (mas não só)

522
A forma como se tratou de impedir uma discussão séria sobre a proposta de mudança da lei eleitoral é um bom exemplo das falácias e da incapacidade de pensar que são regra no debate político entre nós
Primárias No PS

Cheias entram na campanha das primárias

115
Inundações em Lisboa marcam arranque da última semana de campanha socialista. António Costa relativiza, e culpa a maré alta. Mas os seguristas aproveitam para lembrar "vocação" de Costa para a Câmara.
Primárias No PS

As circunstâncias

113
Diante de António Costa não está apenas a mera continuação da estrada percorrida mas um caminho de pedras. O sedutor desejado vai saltar para oficiante eleito. O salto interdita-lhe qualquer tropeção
Primárias No PS

"Emotivo", "transparente", "formal". Seguro?

279
Seguro entrou cedo na política e quis fazer tudo "certinho" para um dia chegar a primeiro-ministro. Os amigos dizem que ele é "emotivo", "transparente", "trabalhador" e "muito da terra".
Lei Eleitoral

É melhor ter menos deputados?

296
A questão é se, para além de satisfazer as necessidades dos grandes partidos, há alguma vantagem nesta medida de redução do número de deputados. À primeira vista, parece que não.
Marcelo Rebelo de Sousa

"O meu coração preferiria a vitória de Seguro"

278
O comentador diz que o processo das primárias mobilizou o PS e os portugueses e que daqui para a frente será difícil acabar com este método para escolher candidatos.
PS

Seguro quer esperar para ver quanto a corte no IRS

O líder do PS, António José Seguro, afirmou hoje, no Funchal, "ser melhor esperar para ver" quanto a uma eventual baixa do IRS em 2015, dado que o Governo muitas vezes diz uma coisa e faz outra.
Crise no PS

Portas manda CDS ficar calado sobre a luta no PS

O líder centrista e vice-primeiro-ministro deu ordem de silêncio ao partido. Até que o PS resolva o problema da liderança, no CDS não há comentários sobre a luta interna do PS.
Crise no PS

O que Costa e Seguro ainda não explicaram

O Observador desafiou dois seguristas e dois costistas a fazerem perguntas ao outro lado da barricada. Ainda há dúvidas por esclarecer quando falta uma semana para as eleições.
PS

Seguro quer reforma das leis eleitorais 

António José Seguro diz estar determinado em levar por diante a reforma das leis eleitorais, defendendo que é "possível e desejável reduzir o número de deputados".
Primárias No PS

Costa e Seguro alvo de queixas por envio de emails

Comissão Nacional de Eleições recebeu "uma dezena" de queixas, que encaminhou para a Proteção de Dados. São já cerca de 20 as queixas no total, mas os protestos não param.
Primárias No PS

Novas acusações: "oportunismo";"cheques em branco"

A pouco mais de uma semana das primárias, Seguro e Costa responderam às mesmas perguntas do Acção Socialista. Seguro falou em "oportunismo", Costa em "cheques em branco".
Alberto Martins

De opositor a defensor da redução de deputados

274
Alberto Martins era em 2007 um opositor à diminuição do número de deputados quando o PSD o propôs. Agora Seguro faz com que tenha de a defender.
Primárias No PS

Estes famosos simpatizam com o PS. Mas porquê?

A artista plástica Joana Vasconcelos, o maestro António Vitorino d' Almeida ou o cientista Rui Reis explicam o seu interesse nas primárias do PS. Mas o Observador ouviu também quem ficou à margem.
PS

As novas regras de Seguro para os políticos

Líder do PS quer apertar incompatibilidades de titulares de cargos políticos e insiste na redução dos atuais 230 para 181 deputados.
António Guterres

O PS só tem um candidato, e não é Costa nem Seguro

125
Desse ponto de vista, o verdadeiro bilhete do PS para voltar ao poder não é nem Costa nem Seguro: é Guterres, se ele confirmar a candidatura. E é por esse lado que a vantagem socialista é manifesta
Primárias No PS

Ex-ministro da Defesa ao ataque a Seguro

Augusto Santos Silva ficou surpreendido com críticas de Seguro ao caso do navio Atlântida e questiona problemas de "ordem fantasmática" relacionadas com o passado Governo socialista.
Primárias No PS

Seguro provoca Costa com vídeo no YouTube

681
Um homem cultiva pacientemente uma flor. Outro aparece, quando ela cresceu. Corta-a e pôe-a na lapela. "Está disposto a apoiar um projeto que começa assim". O vídeo no YouTube já irrita os costistas.
Primárias No PS

Coelho surpreendido com número de simpatizantes

O presidente da comissão eleitoral das primárias do PS, Jorge Coelho, afirmou hoje que o número de simpatizantes inscritos atingirá os 150 mil.
Primárias No PS

PS já tem 145 mil simpatizantes inscritos

A comissão eleitoral das primárias do PS registou a entrada de 145 mil simpatizantes até ao final de sexta-feira. Faltam contar apenas últimos envios por correio. Votantes superam os 235 mil.
Primárias No PS

Seguro e Costa: a quadratura do círculo

As clivagens parecem ser de natureza pessoal, como evidenciam as acusações lançadas nos debates (arrogância, altivez, falta de lealdade). O padrão de argumentação entre apoiantes reforça a mesma ideia
Primárias No PS

Seguro responde às dúvidas de David Dinis

130
Os debates deixaram dúvidas sobre dívida, austeridade e Estado social. O diretor do Observador, David Dinis, fez as perguntas e António José Seguro respondeu.
Primárias No PS

A tralha socialista e a necessidade de renovação

138
Muito gostaria que a renovação fosse acarinhada pelos “Antónios”. Mas tenho dúvidas que isso aconteça: para ganharem a 28 de Setembro tiveram de fazer compromissos eleitorais com os mesmos de sempre
Primárias No PS

22 mil novos simpatizantes em três dias

Depois dos dois frente a frente televisivos entre Seguro e Costa, dispararam as inscrições para as primárias do PS. Os simpatizantes, 97 mil, já ultrapassam os militantes, 90 mil.
Primárias No PS

“Primárias” no PS: uma soma negativa

Quem acredita nas promessas de um Costa se nem o seu companheiro de há escassos meses lhes dá crédito? E quem acredita num Seguro se Costa sorri ironicamente quando ele fala?
Primárias No PS

As 6 medidas e meia novas de Seguro (versão Costa)

António Costa acusou Seguro de apenas apresentar seis medidas e meia novas e relação a programas eleitorais antigos. O Observador foi saber quais são. E obter a reacção da direção.
Primárias No PS

1,2 milhões de pessoas assistiram ao segundo duelo

Foram menos 300 mil espetadores e o share também registou uma diminuição de quase 10%. O segundo debate entre os candidatos às primárias foi visto por 1,2 milhões de pessoas.
Primárias No PS

Depois dos debates, por entre ruínas

521
A acidez dos debates, e da luta intestina, terá um custo pesado no interior do PS. E também para fora do PS: está a mostrar como são poucas e pouco consensuais as propostas de um caminho alternativo
Primárias No PS

Caro António, ajuda-me a perceber isto?

1178
Não é a herança. Não peço ideias concretas, a não ser sobre aquelas de que cada um lançou. A mim, basta que me respondam a isto e fico feliz. Ia pedir, sff, que fosse até dia 28. Ainda vou a tempo?
Primárias No PS

Da “arrogância” de Costa à “altivez” de Seguro

200
Costa jogou mais ao ataque no segundo debate televisivo e Seguro insistiu em falar do passado. Dívida e Europa estiveram em cima da mesa e Costa pediu várias vezes "fisioterapia" para a economia.
Primárias No PS

1,4 milhões de pessoas seguiram Seguro vs. Costa

Primeiro debate dos candidatos às primárias no PS chegou ao fim com uma audiência de perto de 1.4 milhões de telespetadores. Quase tanto como o último debate entre Passos e Sócrates.
Primárias No PS

Zig-zag, herança e maus resultados marcam debate

261
Seguro confrontou Costa com posições de 2011 e acusou-o de "traição". Costa evitou compromissos para o futuro, dizendo ser cedo para falar sobre impostos.
PS

Cinco debates políticos que marcaram a história

Ficaram imortalizados pelos melhores ou piores motivos. No dia D para António José Seguro e António Costa, há cinco debates históricos que trazem lições preciosas. Boas ou... nem por isso.
PS

Seguro insiste que austeridade aumentou a dívida

Líder do PS reiterou que a política de austeridade do Governo aumentou o desemprego e a dívida pública.
Primárias No PS

Simpatizantes vão ter voto decisivo

129
Militantes dividiram-se muito entre apoiantes de Costa e Seguro nas eleições federativas. Abstenção foi de 35% e diferença de votos escassa. Simpatizantes podem ter voto decisivo nas primárias do PS.
Primárias No PS

Costistas roubam sete bastiões

135
Apoiantes de Costa roubaram sete distritos aos apoiantes de Seguro e perderam dois. Costa, que tinha apenas cinco distritos, duplicou assim os apoios no país.
Primárias No PS

Apoiantes de Costa vencem em 10 dos 19 distritos

Eleições nas federações que decorreram sexta e sábado deram vitória aos apoiantes de António Costa, que conquistou assim mais espaço de apoio interno dias antes das primárias.
Primárias No PS

Seguro acusa Costa de acordos privados com Rio

Seguro acusa adversário de fazer acordos privados com ex-autarca do Porto e reage ao apoio de notáveis a Costa, dizendo que "o voto de um agricultor é igual ao de um doutor de Lisboa".
PS

Pré-primárias:meio PS à luta no 1º round pelo Rato

Hoje há o primeiro ensaio para a batalha final - as primárias das primárias. Em 10 das 19 regiões socialistas travam-se duelos de resultado imprevisível. Com demasiadas semelhanças à corrida maior.
Eleições Primárias

O bombeiro e o pescador: os notáveis de Seguro

Para a candidatura de António José Seguro, os notáveis são "todos os portugueses". Em campanha para as primárias, Seguro divulga vídeos: o último foi um pescador de Caxinas.
Primárias No PS

Já se inscreveram 55 mil simpatizantes do PS

A nove dias do fim do prazo, o número de inscritos para votar nas primárias do PS já atingiu os 55 mil. Lisboa lidera nas inscrições, seguida do Porto.
António José Seguro

Maioria dos presidentes de Câmara apoia Costa

Maioria das 150 autarquias socialistas estão com António Costa. Apoio foi declarado num manifesto assinado por 81 presidentes de Câmara, que surge na véspera das eleições nas federações do PS.
Primárias No PS

Sampaio, Alegre, Vera e Almeida Santos com Costa

724
Históricos socialistas manifestaram o seu apoio a António Costa, apelando ao voto massivo nas primárias do fim do mês. Seguro, no entanto, "merece reconhecimento e apreço", dizem.
Primárias No PS

"Não toleramos golpadas antidemocráticas" no PS

António Costa atira-se ao PS Braga, próximo de António José Seguro, que tem sido alvo de queixas sobre irregularidades nos cadernos eleitorais. Mortos a votar é "golpada antidemocrática", diz.
Primárias No PS

Debates marcados, TC dá luz verde às primárias

O TC rejeitou o pedido de impugnação e de suspensão das primárias, feito por um apoiante de António Costa. Os debates entre os candidatos também já têm ordem e começam na TVI.
Crise no PS

Seguro insiste em alterações à lei eleitoral

O secretário-geral do PS defendeu este domingo na Guarda a alteração do atual sistema eleitoral, para permitir a escolha direta dos candidatos a deputados.
Salário Mínimo Nacional

Seguro desafia Passos a aumentar salário mínimo

Discussão sobre o salário mínimo vai começar em setembro. O secretário-geral do PS, António José Seguro instou Passos Coelho a aumentar rapidamente o salário mínimo nacional.
Primárias No PS

Negócio fechado: Costa e Seguro terão três debates

Jorge Coelho conseguiu fechar um acordo entre os dois candidatos às primárias: vamos ter três debates televisivos, a 9, 10 e 23 de setembro. A ordem será sorteada na 2ª-feira.
Primárias No PS

Santana avalia Costa e Seguro

Santana Lopes comenta dificuldades em Costa e Seguro se entenderem para debates na campanha das primárias. "É mesmo estranho. Não lhes fica nada bem", diz.
Primárias No PS

Finalmente há debates no PS... de 35 minutos

Os dois candidatos às eleições primárias do PS já (quase) fecharam o acordo para fazerem três debates. Saiba em que dias pode ver o confronto entre os dois socialistas.
Crise no PS

Seguro e Costa nem para debates se entendem

Os dois candidatos às eleições primárias do PS ainda não chegaram a acordo para debates nas televisões. Seguro voltou a acusar Costa de "fugir" ao confronto de ideias.
PS

Seguro não promete descer impostos

104
Pode garantir que não aumenta impostos, mas não pode garantir que os baixará. Seguro afirma que, caso tenha de fazer acordos com outros partidos políticos, não os deixará para o fim da legislatura.
PS

Seguro: com o Governo "todo o cuidado é pouco"

Segundo António José Seguro, Portugal "precisa de mudar de rumo, precisa de apostar na economia e precisa de ter um equilíbrio sustentável das contas públicas".
Crise no PS

Costa diz que o seu adversário é Rui Rio

436
O presidente da Câmara de Lisboa diz que a política portuguesa precisa de novos protagonistas à esquerda e à direita e crítica a campanha "lamentável e repugnante" do PS contra si.
Primárias No PS

PS conseguirá mobilizar 600 mil pessoas?

Entre militantes e apoiantes, já podem votar nas primárias do PS 123.500 pessoas. Eleições com possibilidade de serem mais concorridas que as últimas diretas, mas longe de exemplos europeus.
Crise no PS

Seguro promete referendo sobre coligações

428
António José Seguro apresentou esta quinta-feira a moção às primárias e diz que vai fazer acordos para Governo se não tiver maioria. Só não explica com quem. Líder do PS quer novo tratado europeu.
Crise no PS

António Costa quer ser o homem invisível?

1135
Talvez seja altura de Costa ser mais visível, de dizer ao vem, de não desconfiar do escrutínio jornalístico, de se preparar, no fundo, para ser escrutinado e não apenas para ser levado em ombros
PS

Seguro contra possíveis despedimentos no BES

O secretário-geral do PS mostrou-se hoje contra uma possível redução de postos de trabalho na sequência do plano de reestruturação do Novo Banco, afirmando que não podem ser os "mais vulneráveis" a pagar os prejuízos.
PS

Dupond contra Dupont

As ideias para pagamento da dívida primam pela impraticabilidade, e qualquer um deles, se formasse Governo, a primeira coisa que fazia era lançá-las pela janela, como quem se livra de um dente cariado
Crise no PS

Costa tem dúvidas sobre resolução do BES

215
O autarca lisboeta diz que quem vai pagar o empréstimo ao Novo Banco são os "contribuintes" e que esta "não é uma solução mágica". Acusa ainda Seguro de não ter "uma visão estratégica" para o país.
Crise no PS

O PS não se livra do PS

121
Vagos nos compromissos, precipitados nas acusações e reféns da ambição, Costa e Seguro são um só. Duas faces da mesma moeda. E de um mesmo partido. Assim, ganhe quem ganhar, o PS ficará na mesma.
Crise no PS

Mandatário de Seguro fala em "golpe palaciano"

Manuel Machado, mandatário nacional de António José Seguro, acusou António Costa de ter desferido um "golpe palaciano" na atual liderança, um "passo perigoso" para a democracia
Crise no GES

Seguro contra a nacionalização do BES

Líder do PS vai aguardar pela comunicação do governador do Banco de Portugal", para depois reagir ao anúncio da "solução final" para o BES.
Crise no PS

Seguro: "O caráter político é muito importante"

Antes da crise interna "o PS tinha todas as condições para obter maioria absoluta", diz Seguro. Em entrevista ao Público, antecipa que Costa não fará parte do Governo. E explica as críticas pessoais.
Caso Monte Branco

Sócrates, o activo tóxico do PS. E do país.

3762
Há um fantasma que regressa ciclicamente à política portuguesa para a assombrar: José Sócrates. Mas esta semana ficámos com a sensação de que a sua amizade e o seu patrocínio começam a ser tóxicos
Crise no PS

Lello desafia Seguro a fazer queixas na Justiça

113
Apoiante de Costa reage a entrevista à Visão, dizendo que Seguro faz "discurso panfletário" sobre corrupção porque está "acossado" e "em pânico" de perder as primárias.
Crise no GES

Seguro diz que não recebeu informações corretas

O líder do Partido Socialista recebeu com "grande preocupação" as notícias sobre o BES e afirmou que o governador do Banco de Portugal não lhe deu as informações corretas.
António José Seguro

Seguro liga Costa a "interesses e favores"

1145
Em entrevista à Visão, o secretário-geral do PS defende haver, em Portugal, "um partido invisível, que tem secções sobretudo nos partidos de Governo e que capturou partes do Estado".
Dívida Pública

Governo não vê ganhos em trocar dívida do FMI

O PS defende que Portugal devia seguir a Irlanda e trocar a dívida do FMI por dívida de mercado. O Governo não vê ganhos na solução. A segunda proposta de Seguro é ainda mais difícil.
Primárias No PS

Seguro para Costa: “Diga qualquer coisa de novo"

O líder socialista reagia a declarações de António Costa no encerramento da convenção "Mobilizar Portugal", no sábado, em Aveiro.
Crise no PS

"É impensável" silêncio de Costa sobre dívida

O candidato às primárias do PS António José Seguro criticou o seu adversário, António Costa, por não ter "uma resposta concreta" para as questões da dívida pública.
António José Seguro

Se isto fosse um blogue

Eu fazia um post todos os dias. Ou quando calhasse. Mas isto não é um blogue. Pois não. Mas posso fazer de conta que é. Se fosse esta semana tinha sido assim.
Crise no PS

Seguro em hangout: "A mobilidade é ótima"

Seguro falou durante hora e meia com um grupo de portugueses numa conversa a imitar Obama na internet. Passou a mensagem a cada um dos participantes de que quer "pôr a economia a crescer".
Crise no PS

Convenção sem dívida, mas com ataques a Seguro

O mandatário nacional de António Costa às primárias socialistas criticou António José Seguro por comunicar como se os portugueses fossem um "auditório infantil" ou um "clube de fãs".
Crise no PS

Tem dúvidas sobre as primárias? Telefone

O PS disponibilizou uma linha de apoio para as eleições primárias. O Observador ligou e tirou algumas dúvidas. Até ao momento, inscreveram-se mais de 18 mil simpatizantes.
António José Seguro

Seguro contra "arranjinhos" sobre eleições 

Rui Rio e António Costa mencionaram a possibilidade da realização de eleições legislativas antecipadas. Seguro critica essas declarações, salientando que defende há muito eleições.
PS

Vídeo: O dia em que Seguro se rendeu aos ferrinhos

392
O secretário-geral do PS esteve em Coimbra e juntou-se por minutos a um grupo de cantares. Veja o vídeo.
Crise no PS

Candidatura a Presidente "não se faz no partido"

Seguro respondeu ao apoio de Costa a Guterres e disse que as candidaturas às presidenciais não se fazem no interior do partido, mas que são os candidatos a apresentarem-se.
Arquitetura

"Siza não deve ser usado como arma de arremesso"

Barreto Xavier diz ao Observador que espólio do arquiteto está acima de qualquer "querela política" e que o governo tem vindo a trabalhar para manter a documentação da arquitetura portuguesa no país.
Crise no GES

Seguro quer "esclarecimento cabal"

O líder do PS pediu explicações ao Banco de Portugal e à CMVM sobre a real situação do Banco Espírito Santo.
Crise no PS

Mais de 3 mil simpatizantes em 18 horas

Desde o momento em que as inscrições foram abertas, inscreveram-se online mais de 3000 simpatizantes e foram registados mais de 800 pedidos de esclarecimento. As inscrições acabam dia 12 de setembro.
Justiça

Seguro promete reabrir tribunais no interior 

O fecho dos tribunais anunciados pelo Governo na apresentação do novo mapa judiciário não agradou a António José Seguro. Este promete reabri-los, acusando o Governo de "desistir do interior do país".
Crise no PS

PS não sabe como fiscalizar contas das primárias

Jorge Coelho está a falar com a Entidade das Contas para saber como é possível fiscalizar as contas das eleições primárias no PS. Inscrições começam esta terça-feira.
Crise no PS

Alegre apela a participação nas primárias

Movimento de Intervenção e Cidadania apela à participação nas eleições primárias do PS, alegando que deste ato eleitoral depende a escolha do futuro Governo.
Crise no PS

Não, a culpa não é do Costa

1019
A culpa das sondagens é da burguesia. É de o PS ser hoje um partido burguês que vê o mundo e os eleitores do interior da sua redoma de altos quadros da administração, dos institutos, das fundações
Crise no PS

Seguro: PS devia estar apenas a combater o Governo

O secretário-geral do PS, António José Seguro, considera que o PS devia estar "exclusivamente" concentrado no combate ao "pior" Governo que já houve em Portugal.
PS

Seguro: mais autonomia para as autarquias

Quebrar o centralismo e dar mais autonomia às autarquias para melhorar o serviço prestado pelo poder local, defende José Seguro.
Crise no PS

Seguro volta a culpar Costa por queda em sondagens

Questionado sobre a situação no Banco Espírito Santo, António José Seguro respondeu que a sua preocupação é evitar "que existam mais surpresas como aconteceu com o BPN e com o BPP".
Belém

Onde houve ou não bloco central

Um ano depois sobre o apelo do Presidente a um "compromisso de salvação nacional", o Observador foi ver onde PSD e PS se entenderam.
Crise no PS

Vai haver três duelos Costa-Seguro

Regulamento das primárias prevê três frente a frente nas televisões. Regras impedem os militantes expulsos do PS de votar nas eleições de 28 de setembro, bem como militantes de outros partidos.
PS

Seguro reúne-se com Passos e Carlos Costa

O líder do PS encontra-se esta quarta com primeiro-ministro para falar do comissário europeu e com o governador do Banco de Portugal para discutir o caso BES.
Crise no PS

Dívida "não é conversa de café" 

Renegociação da dívida entrou na campanha do PS. Apoiante de Seguro acusa costista de querer penalizar pequenos aforradores. Pedro Nuno Santos responde a Eurico Dias: "Isto não é conversa de café".
Caso BES

O novo líder do BES foi estrela no Novo Rumo do PS

583
Seguro quer ouvir o governador do Banco de Portugal sobre o processo de escolha da nova equipa do BES. Vítor Bento foi um dos convidados de honra para o seu Novo Rumo.
Conselho de Estado

Seguro: Renegociação da dívida não foi consensual

Renegociação das condições de pagamento da dívida é uma das bandeiras de Seguro mas não constou do comunicado final do Conselho de Estado porque, uma vez mais, não reuniu consensos.
Crise no PS

Seguro tenta roubar bastião costista

António Galamba vai candidatar-se à liderança da maior federação do PS dominada por apoiantes de António Costa: Lisboa.
Crise no PS

Socialistas fazem-se à estrada

Os antónios do PS fazem-se à estrada para disputar as primárias. O líder António José Seguro está tranquilo, António Costa é mais frenético e quer chegar a todo o lado. Veja o roteiro.
Crise no PS

Costa e Seguro on the road, o dinheiro logo se vê

Ainda faltam mais de dois meses para as eleições primárias do PS, mas os dois candidatos anunciados já estão na estrada. O Observador foi ver o roteiro percorrido pelos dois Antónios.
A página está a demorar muito tempo.