António Pires de Lima
António Pires de Lima

Pires de Lima pede a Marcelo que "não agoire"

473
O ex-ministro da Economia Pires de Lima lamentou "intervenção desadequada" de Marcelo quando considerou que "há uma forte possibilidade de haver uma crise na direita portuguesa nos próximos anos".
António Pires de Lima

Pires de Lima contratado pelo Bank of America

530
António Pires Lima foi contratado pelo banco Bank of America Merrill Lynch como consultor sénior. Ex-ministro da Economia vai ajudar a expansão do banco no mercado português, noticia o "Negócios".
Altice

Ex-governantes na compra das torres da Altice

323
Fundo criado por Pires de Lima e Sérgio Monteiro está associado ao consórcio da Morgan Stanley que chegou a acordo para comprar torres de telecomunicações da Altice. Operação avaliada em 495 milhões.
António Pires de Lima

Pires de Lima vai (também) para um fundo privado

Advent International é uma empresa de "private equity" com sede em Boston, EUA. Ex-ministro vai prestar assessoria sobre investimentos em Portugal e, também, sobre consumo a nível global.
Economia

Pires de Lima na administração da Parfois

Marca de vestuário e acessórios de moda para mulher contratou o ex-ministro da Economia para ajudar a impulsionar o processo de internacionalização que tem desenvolvido.
António Pires de Lima

Pires de Lima: desvantagens na privatização da TAP

O ex-ministro da Economia Pires de Lima defendeu que o modelo de privatização da TAP, negociado pelo Governo de António Costa, só tem desvantagens.
Parlamento

Maria Luís e Pires de Lima vão dar explicações

Maria Luís Albuquerque e António Pires de Lima vão ser ouvidos sobre os salários dos administradores da Autoridade Nacional de Aviação Civil (INAC) que aumentaram 150% noticiou o Jornal de Negócios.
Natal

Ho, ho, ho! Que daria a Costa, Cavaco e Portas?

101
Um capacete, uma peça de ouro, umas pantufas, uma cadeira e viagens. Desafiámos 20 personalidades a escolherem presentes para políticos portugueses e desvendamos quem escolheu o quê. Curioso?
Presidenciais 2016

Só um candidato, mas com palavra de conforto

Pires de Lima prefere que continue a existir apenas um candidato de centro-direita para que se evite "a dispersão". Mas Marcelo deve ter "palavra de conforto" para os "votantes naturais".
Governo

De saída. Os alertas dos ministros sorridentes

Os ministros que deixaram funções governativas esta sexta-feira dizem que país deve continuar no caminho da "exigência e responsabilidade", temendo "retrocessos" com entrada em cena da esquerda.
Turismo

Turismo. Receitas aumentam quase 11% até agosto

164
As receitas turísticas geradas em Portugal até agosto foram de 7,612 mil milhões de euros, mais 10,8% face ao mesmo período do ano passado, divulgou o ministério da Economia.
Volkswagen

Pires de Lima fala com CEO da Volkswagen

Segundo noticia o Diário Económico, o ministro da Economia, António Pires de Lima, falará esta sexta-feira com o CEO da Volkswagen. O futuro da Autoeuropa será discutido na conversa.
Volkswagen

Pires de Lima: 117 mil carros com kit fraudulento

O ministro da economia admitiu que 117 mil automóveis do grupo Volkswagen em Portugal foram afetados pela manipulação dos resultados nos testes às emissões poluentes.
Privatização da TAP

Privatização da TAP passa, mas com condições

A aprovação da Autoridade Nacional de Aviação Civil ainda não é definitiva. O regulador impõe condições que tornem claro o controlo do português Humberto Pedrosa sobre a TAP.
Volkswagen

Volkswagen garante investimentos em Espanha

O presidente da Volkswagen garantiu ao Governo espanhol que os seus investimentos em Espanha estão "garantidos." Pires de Lima já firmou que não há razões para duvidar do investimento em Portugal.
Legislativas 2015

PS a liderar governo seria "obscenidade política"

925
Ministro da Economia diz que seria uma "obscenidade política" que o próximo Governo venha a ser liderado pelo PS, via uma coligação de esquerda. "Quem perde as eleições não pode governar o país".
Volkswagen

VW: Grupo de trabalho do Governo reúne-se hoje

O grupo de trabalho criado pelo Governo para analisar fraude da Volkswagen reúne-se esta sexta-feira pela primeira vez. "Nesta primeira reunião, vai ser feita uma análise do problema."
Volkswagen

Governo e IMT avaliam "implicações" da fraude VW

Não há "qualquer sinal" de que os planos de expansão da AutoEuropa estejam em risco, diz Pires de Lima. IMT está a ver "se há" implicações da fraude para veículos que circulam nas estradas nacionais.
Turismo

Portugal na Organização Mundial de Turismo

110
Portugal ficou em primeiro lugar na eleição europeia para a direção da Organização Mundial de Turismo, disse hoje à agência Lusa o ministro da Economia, António Pires de Lima.
Economia

Ministro da Economia pede para valorizar o design

O ministro da Economia, António Pires de Lima, apelou hoje aos gestores para valorizarem o design como valência importante para melhorar os produtos criados em Portugal.
Economia

Crescimento económico. Visões diferentes de CDS e PS 

Para o CDS, o crescimento do PIB, divulgado pelo INE, mostra que o crescimento económico é “consistente, sólido e coerente”. Para o PS é um reflexo de que o país não acompanha o crescimento europeu.
António Pires de Lima

"Exportações teriam crescido 8 ou 9% com Angola"

"Ninguém desejava este resultado, mas aconteceu", disse o ministro da Economia. Contudo, admitiu que as exportações "teriam crescido 8 ou 9% se Angola estivesse 'a bombar'.
Desemprego

Pires de Lima, o desemprego e a oposição

134
António Pires de Lima, considerou que a oposição, quando discorda da redução dos números do desemprego, está a dizer "que não acredita nos portugueses" e na capacidade do setor privado.
Legislativas 2015

Pires de Lima critica cenários "fantasistas" do PS

Ministro da Economia acha "pouco prudente" que os políticos construam cenários de crescimento económico que "os políticos não podem garantir". Projeções do PS são "fantasistas e voluntaristas".
Ministério da Economia

Porto tem vocação para liderar Noroeste Peninsular

Ministro da Economia afirma que a Área Metropolitana do Porto tem a vocação de liderar o Noroeste Peninsular em logística. Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões é um "impulso fundamental".
Estágios

Emprego real ou artificial? Outra vez os estágios

751
Mariana Mortágua denuncia a "redução artificial" do desemprego com o apoio aos estágios. Pires de Lima responde. "Para si, um emprego real é numa empresa pública, mesmo quando não é necessário".
Privatização da TAP

TAP. Vencedores disponíveis para ajustar consórcio

Neeleman e Pedrosa disponíveis para ajustar estrutura do consórcio a eventuais condições de Bruxelas. Governo confortável com solução jurídica. Capital colocado na TAP só pode sair após dívida paga.
Privatização da TAP

TAP. Pires de Lima dá explicações aos deputados

Ministro da Economia será ouvido esta quarta-feira, a pedido do PS, sobre a privatização da TAP. Será uma das últimas audições da legislatura. Dúvidas sobre o capital do vencedor da TAP serão tema.
Justiça

Ministro faz queixa de burlão das privatizações

Pires de Lima relatou à PGR que um indivíduo andou a contactar em seu nome o consórcio vencedor da TAP e um responsável pela concessão do Metro e da Carris para obter vantagens.
PS

Economia também pediu avaliação das ideias do PS

Além do Ministério da Justiça, também o ministério da Economia pediu a dirigentes que analisassem as propostas do PS.
PS

Governo/TAP. "São uns pândegos", diz Marques Mendes

420
O ex-líder do PSD diz não perceber as declarações de Pires de Lima e de Sérgio Monteiro sobre a intenção do PS de anular a privatização da TAP. "São uns pândegos", criticou o comentador.
Privatização da TAP

Pires de Lima: Estado livra-se da dívida da TAP

287
A dívida de mais de mil milhões de euros da TAP "assumida pela TAP SGPS, não vai ser transferida para o Estado". Foi esta a garantia deixada por Pires de Lima, em entrevista à TVI.
Lista VIP

Lista VIP na ASAE? Pires de Lima não viu provas

O ministro da Economia diz que, na reunião de dia 4 de junho, a Associação Sindical dos Funcionários da ASAE não lhe apresentou provas sobre uma alegada lista VIP no setor.
Privatizações

Decisão sobre TAP no início de junho

A decisão sobre o processo de privatização da TAP deverá serem Conselho de Ministros algures na primeira quinzena de junho. A confirmação veio de António Pires de Lima, ministro da Economia.
TAP

Privatização da TAP em fase de "grande melindre"

O ministro da Economia, Pires de Lima, diz que o processo de privatização da TAP entra agora numa fase de "grande melindre" e que o Governo vai trabalhar para proteger os interesses da empresa e país.
Greve da TAP

TAP. Greve obriga a plano para gerir tesouraria

104
Aumentar a receita e reduzir custos. A gestão da TAP vai elaborar plano para gerir a tesouraria depois do rombo de 35 milhões de euros. Isto apesar de nunca uma greve ter tido "uma adesão tão baixa".
TAP

"Não há espaço para negociar", diz Pires de Lima

O ministro disse esta sexta-feira que foram realizados 70% dos voos e que todos os voos de longo curso foram realizados. Pires de Lima disse ainda que deseja que os pilotos continuem a trabalhar.
Greve

TAP. Pires de Lima apela ao bom senso dos pilotos

O ministro da Economia garantiu que, caso a TAP "for obrigada a diminuir a atividade", os pilotos serão os "primeiros a encontrar emprego" e voltou a apelar ao bom-senso a 24 horas do início da greve.
Comércio Externo

Polónia pode valer mil milhões para Portugal

Em 2013, havia 1.197 empresas portuguesas a exportar para o mercado polaco. Pires de Lima vai estar dois dias na Polónia para visitar essas empresas e atrair investimento para Portugal.
António Pires de Lima

Medidas do PS custam 2,2 mil milhões de euros

Ministro da Economia António Pires de Lima fez "contas rápidas" às medidas propostas no plano macroeconómico do PS e disse que vão custar 2,2 mil milhões de euros aos contribuintes já em 2016.
TAP

TAP. Pires de Lima pede a pilotos que reconsiderem

Ministro da Economia ficou "surpreendido" pelo anúncio de greve da TAP, que disse não ter explicação. “A única explicação que eu encontro é que os pilotos pretendem pôr o Governo sob ameaça", disse.
Álcool

Pires de Lima mantém reservas sobre proibição

152
Antes de ser ministro da Economia, Pires de Lima criticou proibição de venda de cerveja a menores de 18 anos. Conselho de Ministros promete não ser pacífico. Consumo e venda podem ter regra diferente.
Ministério da Economia

Gastronomia ajuda a economia, diz Pires de Lima

António Pires de Lima, ministro da economia, disse, em Cascais, que o turismo de gastronomia tem sido uma das principais ajudas para o desenvolvimento da economia portuguesa.
Futuro da PT

Altice vai acabar com "tachos e tachinhos" na PT

427
António Pires de Lima está confiante de que a Portugal Telecom não será o "mealheiro da Altice", a empresa que está à espera do "ok" das autoridades da concorrência para comprar a PT Portugal.
Desemprego

Ministro faz previsão "ousada" sobre desemprego

O ministro da Economia, Pires de Lima, disse ter uma previsão "ousada" de que o governo vai terminar a legislatura com uma taxa de desemprego "inferior à herança do governo de Sócrates".
Economia

Financiamentos para PME disponíveis a 1 de abril

Linhas de financiamento PME Crescimento 2015 e Apoio à Revitalização Empresarial, que disponibilizam 1,4 mil milhões de euros e 50 milhões de euros, estão acessíveis a 1 de abril.
Crescimento Económico

PIB. Ministro mais cauteloso do que Cavaco

Pires de Lima comentou declaração de Cavaco, que arriscou um crescimento económico na ordem dos 2% em 2015. "Projeções não interessam", o que interessa é a competitividade da economia, disse.
BPI

Pires de Lima recusa-se a comentar OPA ao BPI

Ministro afirma que não tem "nenhum comentário particular sobre a OPA" e que não vê "particular razão para o ministro da Economia dar a sua opinião" sobre o tema.
País

Pires de Lima:Economia em viragem a partir de 2015

António Pires de Lima afirmou que a economia portuguesa vive "um momento de viragem, que terá confirmação em 2015", e que as exportações superam as importações "pela primeira vez em 70 anos".
Parlamento

Pires de Lima renova apelo ao PS sobre IRC

O ministro da Economia voltou a apelar ao PS para que reveja a posição sobre o IRC. Ferro Rodrigues, presidente da bancada socialista, respondeu acusando o Governo de quebrar o "compromisso".
Economia

"Não vamos usar o dinheiro do contribuinte Manuel"

499
O ministro da Economia recusou a ideia do PS de criar um fundo de capitalização para empresas endividadas, com dinheiro dos vistos Gold e de empréstimos públicos.
Parlamento

PS quer Segurança Social a comprar casas devolutas

765
Socialistas defendem que 10% do Fundo da Segurança Social sirva para comprar casas devolutas e querem capitalizar empresas com dinheiro dos vistos Gold. Pires de Lima ironiza: "Viva o socialismo!"
António Pires de Lima

"Governa-se melhor sem a troika"

Em entrevista ao El País, o ministro da Economia fala sobre o que é governar sem programa de assistência financeira e define-se, politicamente, como a "antítese de Sócrates".
BCE

Pires de Lima: medidas do BCE ajudarão a Europa

Ministro da Economia garante que as medidas anunciadas esta quinta-feira pelo BCE vão ajudar a Europa a combater a deflação e a falta de liquidez para suportar os investimentos.
BCE

Pires Lima: Estímulos? "Reformas têm de continuar"

Plano de expansão monetária do BCE, a confirmar-se, será "decisão muito positiva" para evitar a "armadilha da deflação", diz António Pires de Lima, o ministro da Economia português que está em Davos.
Privatização da TAP

Governo: todos os trabalhadores estão protegidos

150
Pires de Lima volta atrás e garante: todos trabalhadores, mesmo os que são representados pelos sindicatos que não desconvocaram a greve, estão protegidos contra o despedimento coletivo.
Privatização da TAP

Pires de Lima não adianta preço mínimo da TAP

Sem nunca pôr um preço mínimo para a venda da companhia aérea, o ministro da Economia admitiu que era possível o Estado capitalizar a empresa. Mas que isso implicaria uma "reestruturação".
Economia

Pires de Lima desafia Bosch a subir emprego

Ministro da Economia lançou o desafio à Bosch para que dobre o número de investigadores e engenheiros para 500 a médio prazo em Portugal.
PT

Pires de Lima espera que a justiça funcione

O ministro da Economia, António Pires de Lima, disse esperar que a justiça "continue a funcionar" em Portugal, a propósito das buscas que estão a decorrer nas instalações da PT.
Fundos Comunitários

Empresas podem receber 4,4 mil milhões em 2015

Arrancou esta terça-feira a fase de candidaturas de empresas ao programa de fundos comunitários Compete. Ministério da Economia está otimista.
Greve da TAP

"Cancelem a greve, nós cancelamos a requisição"

Pires de Lima confirmou que a TAP vai voar entre 27 e 30 de dezembro. Mas deixou apelo aos três sindicatos mais irredutíveis: "Não é tarde para se juntarem à negociação".
TAP

"TAP vive numa situação normal", diz Pires de Lima

Ministro da Economia não comenta necessidades especiais de tesouraria da TAP. "Situação da TAP é normal, natural e similar à de outras empresas em vias de serem privatizadas", diz.
TAP

Pires de Lima: portugueses de olhos postos na TAP

387
A "reação deste Governo seria provavelmente diferente se não fosse época natalícia", disse o ministro da Economia.
Aviação

Governo pede cancelamento da greve da TAP

Pires de Lima diz que a privatização da TAP não está em causa e aguarda decisão da plataforma de sindicatos da TAP na segunda-feira. Governo propõe grupo de trabalho para lidar com reivindicações.
António Pires de Lima

Pires de Lima: Imagem de Portugal em alta nos EUA

O ministro da Economia, António Pires de Lima, disse na terça-feira que "a imagem do país e dos portugueses está em alta" nos Estados Unidos.
Estados Unidos da América

Pires de Lima inicia hoje viagem aos EUA

O ministro da Economia inicia hoje uma visita aos Estados Unidos, com encontros com instituições financeiras em Nova Iorque e uma agenda dedicada ao empreendedorismo e inovação em Boston.
Governo

"Não venderemos a TAP ao desbarato"

Em entrevista ao Observador, o ministro da Economia garantiu que o Governo não venderá a TAP ao "desbarato" e que as privatizações dos transportes de Lisboa e do Porto são mesmo para avançar.
António Pires de Lima

"Costa mete a esquerda no bolso para ir ao centro"

188
Em entrevista a Maria João Avillez, Pires de Lima elogia Costa pela forma "hábil" como gere o caso Sócrates e o discurso do PS. Abre portas à coligação em 2015.
Turismo

Turistas deixam 28 milhões de euros por dia

O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, disse hoje que os turistas gastam em Portugal mais de um milhão de euros por hora e injetam na economia mais de 28 milhões de euros por dia.
PS

Juventude Popular quer autarquias a divulgas taxas

390
A Juventude Popular (JP) defende que todas as autarquias do país devem divulgar as taxas que praticam a nível municipal e vai pedir ao grupo parlamentar do CDS-PP para apresentar um requerimento.
Câmara Municipal Lisboa

Pires de Lima critica taxas de António Costa

"Hoje é o Centro de Congressos, amanhã será o financiamento do prejuízo do Centro de Congressos, depois de amanhã será outra coisa qualquer", ironizou o ministro da Economia.
Comércio

Pires de Lima agradece a Auchan em Setúbal

223
Novo espaço comercial permite criar mil postos de trabalho diretos e mais 500 indiretos. Tem uma área de construção de 45 mil metros quadrados e alberga 114 lojas.
Humor

Intervenção de Pires de Lima virou piada na net

1059
O momento em que, no debate de quinta-feira sobre o Orçamento do Estado, Pires de Lima usa um tom de voz satírico para deixar recados a António Costa, espalhou-se na net, em tom jocoso.
PT

Pires de Lima afasta-se da "brigada de resgate"

Ministro da Economia leu o apelo de Bagão, Louçã e Freitas do Amaral. Respeita, mas rejeita a palavra resgate. Ao Observador, os subscritores dizem que é apenas um alerta para a ação. Sem soluções.
Economia

Afinal,Portugal desceu no ranking do Banco Mundial

Comparações feitas com relatório do ano passado davam melhoria de seis lugares, mas os dados do Banco Mundial tinham sido revistos para a divulgação deste relatório e colocam Portugal a descer.
Coligação

Vice do PSD critica ministro da Economia

Carlos Carreiras não gostou de declarações do ministro da Economia, do CDS, que apelou "ao bom senso" dos autarcas para não introduzirem "taxinhas" referindo-se a taxação de dormidas em hóteis.
TAP

"Nove semanas em política é muito tempo"

Privatizar a TAP até ao fim da legislatura seria uma "vitória". Mas é possível? "Até ao fim do ano ainda faltam nove semanas e nove semanas em política ainda é muito tempo", diz Pires de Lima.
Câmara Municipal Lisboa

Costa não avança "sozinho" com taxa de turismo

Costa admitiu discutir, durante uma reunião da Assembleia Municipal, a criação de uma taxa sobre as dormidas, mas foi cauteloso. Dinheiro só serviria para ser aplicado no Turismo, disse.
Turismo

Com Pires de Lima não haverá "taxas, nem taxinhas"

O ministro da Economia diz que enquanto ocupar o cargo não haverá mais "taxas nem taxinhas". E acusa António Costa de reagir de "forma impávida" às inundações em Lisboa.
PT

A história exemplar da PT. Sempre por maus motivos

1236
José Sócrates parece não ter perdido o seu amor venenoso pela PT, mas a verdade é que ela não precisa de ser salva por nenhum ministro, precisa é de se salvar de todos os ministros. Hoje e amanhã.
PT

PT: Pires de Lima e PS trocam acusações exaltadas

221
Declarações de Pires de Lima sobre a PT motivaram troca acesa de acusações entre o ministro e os deputados do PS. "Isto é o Parlamento não é uma feira", teve de dizer o presidente da Comissão.
Parlamento

Pires de Lima: Privatização da TAP será "vitória"

Pires de Lima quer avançar com privatização da TAP, mas não diz como. "Governo ainda não tomou decisão", diz, mas privatizar até final da legislatura seria "uma clara vitória".
António Pires de Lima

Empreendedores fundamentais na recuperação

Para o ministro da Economia, o caminho da recuperação “passa definitivamente pela atração de investimento e pela capacidade de convencer capitais portugueses e internacionais".
António Pires de Lima

Novo Banco é para vender "de forma rápida"

Ministro da Economia disse em entrevista ao Diário Económico que "quanto mais depressa o Novo Banco encontrar a sua casa, o seu acionista, mais clara será a missão da gestão".
Privatizações

TAP: Pires de Lima pede propostas "decentes" 

Governo vai decidir sobre venda da TAP até ao fim do mês - ou "a janela fecha-se". Pires de Lima fala em quatro interessados, mas diz que têm obrigação de apresentar propostas "decentes".
António Pires de Lima

Dados do crescimento são "muito positivos"

Para o ministro da Economia, os números do crescimento no segundo trimestre são "muito positivos" e expectáveis para o Governo.
Constituição da República Portuguesa

Futuro Governo não aceitará submissão a tribunais

889
Pires de Lima recusou comentar crise no Grupo Espírito Santo. Sobre o futuro, o ministro disse que o próximo Governo terá de ser maioria e que não deve aceitar governar na "incerteza constitucional".
Ministério da Economia

Mota-Engil é "bom exemplo" do "know-how" português

Ministro da Economia afirmou que o Peru precisa muito do 'know how' das empresas portuguesas ao nível das infraestruturas. Em causa, estava a conclusão da grande obra da Mota-Engil, no porto de Paito.
Impostos

CDS põe pressão contra aumento de impostos

"Os portugueses não merecem um novo aumentos de impostos", afirmou António Pires de Lima. Para o ministro da Economia, o Governo está enfrentar um "teste ácido à governabilidade".
Economia

Pires de Lima no Brasil para captar investimento

António Pires de Lima começa hoje em São Paulo uma missão de três dias para reforçar Portugal como porta de entrada para o investimento brasileiro na Europa e apoiar as exportações portuguesas.
António Pires de Lima

Retoma só com clarificação constitucional

O ministro da Economia, António Pires de Lima, defendeu que o país precisa da clarificação de "um conjunto de incertezas constitucionais".
Tribunal Constitucional

Pires de Lima contra Estado de "servidão fiscal"

O ministro da Economia criticou os juízes do Tribunal Constitucional e avisou que as empresas "não precisam de mais impostos".
Impostos

Novas empresas vão deixar de pagar IRC

Pires de Lima diz que novas empresas vão deixar de pagar IRC nos primeiros anos e que orçamento aguenta, mas não sabe quanto custa.
Eleições Europeias

Governo tem condições para vencer legislativas

O ministro da Economia, António Pires de Lima, disse hoje, em Lisboa, que o Governo está "em condições de vencer as próximas eleições legislativas", em 2015.
A página está a demorar muito tempo.