Argélia
Argélia

Argélia condena 22 por mostrar bandeiras barbere

Vinte e dois manifestantes que agitavam a bandeira Amazigh, símbolo da identidade berbere, foram condenados a um ano de cadeia e uma indemnização de 227 euros. Mais 20 serão julgados pela mesma razão.
Argélia

Multidão em Argel exige queda do regime

Nesta 37.ª sexta-feira consecutiva de manifestações, a mobilização é semelhante à observada no auge do "Hirak", o movimento de protesto sem precedentes de que a Argélia é palco desde 22 de fevereiro.
Eleições

Argélia. Marcha por eleições acontece pela 35ª vez

Já lá vão 35 sextas-feiras consecutivas a marchar pelas eleições presidenciais na Argélia. O chefe de estado interino diz que a maioria dos protestantes é "paga com dinheiro sujo" para comparecer.
Argélia

Argélia. Oito bebés morrem num fogo em maternidade

Oito bebés morreram queimados e asfixiados pelo fumo. A proteção civil conseguiu salvar 11 bebés, 107 mulheres e 28 funcionários do estabelecimento hospitalar. Ainda não se sabe as causas do fogo.
Argélia

Irmão do ex-presidente da Argélia na prisão

Também dois ex-chefes dos serviços de informações foram colocados em prisão preventiva. Estão indiciados por "atentado à autoridade das Forças Armadas" e "conspiração contra a autoridade do Estado".
Argélia

Argélia. ONGs pedem democratização no país

Um grupo da sociedade civil da Argélia considera o processo interino posto em prática após a demissão do Presidente Abdelaziz Bouteflika foi um "nado-morto". ONGs querem ir "para lá da Constituição".
Primavera Árabe

Será esta uma nova Primavera Árabe? É complicado /premium

O cântico "o povo exige a queda do regime”, que marcou o mundo árabe de 2011, ouve-se de novo em 2019. Bashir e Bouteflika já caíram, mas os militares tomaram o poder e a democracia é uma miragem.
Argélia

Manifestantes impedem ministro argelino de sair

Ministro da Energia da Argélia, Mohamed Arkab, foi impedido de sair do aeroporto de Tébessa por manifestantes. Acabou por ser retirado através de uma passagem secreta.
Argélia

Eleições presidenciais serão a 4 de julho

O presidente interino argelino Abdelkader Bensalah marcou na terça-feira as eleições presidenciais para 4 de julho, revelou a agência de notícias oficial APS.
Argélia

Bensalah nomeado Presidente interino da Argélia

Presidente do Senado é o escolhido pelo Parlamento argelino para suceder a Bouteflika, que sai do poder ao fim de 20 anos na sequência de protestos. Mas manifestantes também não gostam da escolha.
Argélia

Conselho Constitucional aceita saída de Bouteflika

O Conselho Constitucional da Argélia aceitou esta quarta-feira a renúncia do Presidente Abdelaziz Bouteflika e remeteu o processo ao Parlamento para colocar em marcha o período de transição.
Argélia

Presidente argelino demite-se

O Ministério da Defesa da Argélia tinha pedido a demissão "imediata" do presidente argelino, que alegava estar inapto para o cargo. O governante já enviou o seu pedido de demissão.
Argélia

Milhares de argelinos protestam contra Presidente

As palavras de ordem indicam que as manifestações não vão parar "até que caia o regime", sendo que os manifestantes também se mostram contra o chefe do Exército.
Argélia

Argélia. Protesto contra Bouteflika enche as ruas

As manifestações sem precedentes contra Bouteflika, no poder há 20 anos, têm sido pacíficas, com exceção de confrontos isolados em Argel à margem dos protestos. Presidente argelino não se recandidata.
Argélia

Milhares de argelinos protestam contra Presidente

Estudantes, professores universitários, médicos e enfermeiros manifestam-se no centro de Argel para pedirem, uma vez mais, o afastamento do Presidente Abdelaziz Bouteflika.
Argélia

Manifestantes pedem afastamento de Bouteflika

Milhares de pessoas estão concentradas hoje numa praça do centro de Argel para pedir o afastamento do presidente Abdelaziz Bouteflika, no poder há 20 anos, e a multidão não pára de aumentar.
Conversas à Quinta

A Argélia hesita entre a autocracia e a democracia

Bouteflika preparava a reeleição para um quinto mandato presidencial, mas os protestos populares fizeram-no desistir. Só que também ninguém esquece como a democracia dos anos 1990 terminou em tragédia
Professores

Professores e alunos manifestam-se na Argélia

Os professores foram os primeiros a começar a manifestar-se, juntando-se-lhes os alunos progressivamente. Todos protestam contra o prolongamento do quarto mandato do presidente Abdelaziz Bouteflika.
Marine Le Pen

França. Le Pen quer suspender vistos a argelinos

A líder da extrema-direita francesa defendeu a suspensão de vistos a argelinos de modo a evitar um "fluxo migratório" em caso de desestabilização daquele país.
Argélia

Argélia. Milhares festejam renúncia do presidente

Há duas semanas que os argelinos protestam contra o presidente Bouteflika, no poder há 20 anos. Esta segunda-feira, o chefe de Estado de 82 anos anunciou que desiste de se recandidatar.
Argélia

Argélia. Buteflika não se vai recandidatar

O anúncio surge no momento em que milhares de pessoas, principalmente estudantes, tomaram as ruas para exigir que o líder argelino não se recandidatasse. Eleições de abril foram adiadas.
Argélia

Bouteflika volta à Argélia após 15 dias internado

O Presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika, regressou à Argélia após duas semanas de internamento num hospital de Genebra, informou a imprensa estatal, mas sem precisar o seu estado de saúde.
Paris

Argelinos em Paris exigem renúncia de Bouteflika

Milhares de argelinos voltaram a sair às ruas de Paris em protesto contra a candidatura do seu Presidente, Abdelaziz Bouteflika, a um quinto mandato nas eleições presidenciais de 18 de abril.
Argélia

De herói a contestado: o PR que divide a Argélia

O presidente argelino anunciou a recandidatura apesar da pressão nas ruas para que não fosse candidato. Se for eleito, a 18 de abril, promete mais tarde renunciar e convocar eleições antecipadas.
Argélia

Centenas de estudantes manifestam-se na Argélia

Centenas de estudantes manifestam-se na Argélia contra um quinto mandato do presidente Abdelaziz Bouteflika, cuja candidatura para as presidenciais de 18 de abril será entregue nas próximas horas,
Argélia

Argélia. Jornalistas presos por cobrirem protestos

Mais de 150 jornalistas protestaram em Argel, esta terça-feira, e vários foram detidos. Multiplicam-se as manifestações contra abusos do presidente Abdelaziz Bouteflika, no poder desde 1999.
Argélia

Milhares de alunos contra mandato de Bouteflika

Ainda que as concentrações sejam proibidas no país, milhares de jovens universitários saíram à rua para protestarem contra o quinto mandato de Bouteflika, no poder desde 1999.
Argélia

Bouteflika candidata-se a 5º mandato na Argélia

Abdelaziz Bouteflika, 81 anos, vai candidatar-se a um quinto mandato como Presidente da Argélia, apesar dos graves problemas de saúde que o afetam há anos.
Diplomacia

Marrocos propõe à Argélia diálogo direto e franco

O rei de Marrocos propõe criar um "mecanismo político conjunto de diálogo e de concertação" para ultrapassar os diferendos entre os dois países vizinhos, defendendo uma solução de autonomia.
Espanha

Polícias feridos num motim em centro de migrantes

1267
Os imigrantes retidos no Centro de Retenção de Estrangeiros de Madrid provocaram um motim quando estavam a ser distribuídos os medicamentos.
Argélia

Costa elogia futuro das relações com a Argélia

O primeiro-ministro manifestou-se confiante de que Portugal e a Argélia estão agora em condições de relançar a cooperação económica após terem saído de conjunturas de crise.
Argélia

Argélia assegura fim da epidemia de cólera

A epidemia de cólera que tem afetado a Argélia desde início de agosto e que já matou duas pessoas "chega ao fim", assegurou à AFP o diretor de Prevenção do Ministério argelino da Saúde.
Argélia

Exército argelino abate três milicianos 

Três alegados milicianos foram abatidos na segunda-feira pelo exército argelino na região montanhosa de Skikda, a 490 quilómetros de Argel.
Argélia

Queda de avião militar faz 257 mortos na Argélia

192
O avião militar caiu esta quarta-feira de manhã, perto da capital argelina. O ministro da Defesa argelino diz que há pelo menos dois sobreviventes. Testemunhas dizem ter visto "bola de fogo" no ar.
Sonae Sierra

Sonae Sierra expande presença na Argélia e Turquia

A Sonae Sierra vai alargar a atividade na Argélia e na Turquia. A empresa conta agora com mais cinco novos centro comerciais sob gestão ou comercialização nos dois países.
Papa Francisco

Papa reconhece martírio de sete monges franceses

104
O papa Francisco reconheceu o martírio do bispo francês Pierre Clavery e de sete monges gauleses assassinados na Argélia em 1996.
Imigrantes

Argelinos fugiram a nado de navio no Barreiro

320
Dois imigrantes argelinos embarcaram num navio-tanque rumo a Portugal. Depois de descobertos, partiram a janela do barco e nadaram até terra, no Barreiro. Autoridades portuguesas tentam encontrá-los.
Argélia

CAN2017. Selecionador da Argélia demite-se

O belga Georges Leekens anunciou a demissão do cargo de selecionador de futebol da Argélia, motivada pela eliminação da equipa na primeira fase da Taça das Nações Africanas, que decorre no Gabão.
Crime

Argelinos fogem do aeroporto com a polícia ao lado

501
Dois argelinos fugiram do aeroporto de Lisboa, depois de uma tentativa frustrada de entrar em Portugal. A PSP e o SEF estavam a acompanhá-los ao avião quando se colocaram em fuga.
Aeroporto de Lisboa

SEF trava argelinos que tentaram sair do avião

Argelinos tentaram este sábado forçar as saídas de emergência de um avião da TAP em andamento, com destino a Argel. SEF já tinha suspeitas de fuga. Seis detidos serão apresentados a tribunal.
Argélia

Reunião da OPEP pode passar a extraordinária

A reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo é informal, mas o ministro da Energia da Argélia admite que possa vir a decidir sobre a estabilidade do mercado.
Mundo

Argélia constrói maior minarete do mundo

O projeto é muito criticado por argelinos que consideram que havia obras mais urgentes, mas o governo destaca que a nova mesquita se vai tornar um emblema contra o radicalismo islâmico.
Diplomacia

Portugal e Argélia querem aprofundar "relações"

Os chefes da diplomacia da Argélia e de Portugal destacaram hoje, em Argel, as excelentes relações bilaterais, mas concordaram que há potencial para aprofundar a cooperação.
Argélia

Argélia é "mercado muito importante", diz ministro

Augusto Santos Silva está em visita oficial à Argélia, país que representa "um mercado muito importante" para Portugal. Vai encontrar-se com empresários portugueses, presidente e primeiro-ministro.
Argélia

Argélia adota Constituição que limita mandatos

A revisão constitucional, aprovada pelo parlamento argelino, reintroduz a limitação dos mandatos presidenciais, medida levantada em 2008 para permitir a Bouteflika candidatar-se ao terceiro mandato.
Argélia

18 mortes em incêndio num campo de refugiados 

Um incêndio que deflagrou na noite passada num campo de refugiados na Argélia matou 18 migrantes africanos e feriu outros 43, divulgaram hoje os serviços de emergência argelinos.
Refugiados

Jovem está presa na Argélia há quase dois anos

392
Nahjiba, de 23 anos, vivia em Espanha desde 2000. Viajou para Argélia para visitar a família num campo de refugiados. Nunca mais conseguiu voltar. "Quero ser livre", pede desesperada.
Argélia

Dezenas de mortos e feridos no sul da Argélia

O Presidente argelino convocou uma reunião urgente de dirigentes do setor de segurança no seguimento da morte de 22 pessoas e ferimentos em dezenas de outras.
Protestos

Há uma "revolução" de pernas na Argélia

138
Os protestos começaram no Facebook e ganharam repercussão internacional, mas o Estado Islâmico, alegadamente, terá tomado conta da página. E tudo por causa de uma saia demasiado curta.
Desporto

Slimani marca na vitória "feliz" da Argélia na CAN

A seleção da Argélia venceu hoje a congénere da África do Sul, por 3-1, em jogo da primeira jornada do grupo C da Taça das Nações Africanas de futebol, a decorrer na Guiné Equatorial.
Mundo

Bebeu urina e cortou os pulsos. Para não morrer

809
Bebeu a própria urina, comeu lagartos e morcegos e chegou a cortar os pulsos. Mas nem o sangue quis que Mauro Prosperi morresse sozinho, após se perder durante 10 dias no deserto do Sahara.
Estado Islâmico

Jihadistas argelinos decapitam turista francês

O grupo tinha feito um ultimato a Hollande para que a França parasse os ataques aéreos contra o EI no Iraque. O Governo francês rejeitou.
Turismo

Turistas argelinos descobrem Portugal

Este verão, o número de vistos emitidos pela secção consular da embaixada de Portugal em Argel na Argélia foi muito superior ao número de emissões anuais.
Futebol

Argélia suspende futebol depois da morte de Ebossé

Terá sido um adepto do próprio clube que Ebossé representava a atirar a pedra que levou à morte do jogador camaronês. Blatter fala em situação "intolerável", responsáveis do futebol querem sanções.
Sismo

Sismo em Argel provoca 6 mortos e 420 feridos

De acordo com fontes oficiais, o pânico motivado pelo sismo foi responsável por todas as vítimas registadas. Acordadas subitamente durante o abalo, as pessoas dirigiram-se para as varandas e janelas.
Aviação

França descarta ataque a avião da Argélia

O ministro francês dos transportes admitiu estar "fora de questão" que haja sobreviventes da queda do avião da Air Argélia no Mali, rejeitando que o aparelho possa ter sido abatido a partir do solo.
Mali

Destroços do avião já foram encontrados

458
Avião da Air Algerie, que tinha saído de Burkina Faso rumo a Argel, caiu no deserto no Mali. Destroços já foram encontrados. E nacionalidade das vítimas revelada - maioria são franceses.
Mundial 2014

Argélia e Bélgica passam aos oitavos de final

Um golo do avançado do Sporting Islam Slimani permitiu à Argélia empatar (1-1) com a Rússia e qualificar-se para os oitavos de final do Mundial, juntando-se à Bélgica.
Mundial 2014

A cabeleira e o pequenote que resgataram o jogo

Uns argelinos montados para enclausurar os extremos belgas fizeram o primeiro, de penálti, aos 25 minutos mas, na segunda parte, a torre Fellaini, aos 70', e o rápido Merterns, aos 80', fizeram o 2-1.
A página está a demorar muito tempo.