Autoridades Locais
Transportes

Mobilidade sustentável no rio Minho em 2020

O plano "tem como objetivo implementar formas de deslocação mais sustentáveis e que, em simultâneo, garantam a conetividade do território com os principais pontos de atração".
Lixo

Oliveira do Bairro revoga contrato com a Luságua

128
"A insatisfação da autarquia e dos próprios munícipes com o serviço prestado é notória" e é "transversal" a três concelhos, afirmou o responsável pelo pelouro do Ambiente e Higiene Urbana.
Coimbra

Municípios com um superávite de 466 milhões

Os municípios portugueses registaram um excedente de 466 milhões de euros, disse o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, sublinhando que isto acontece “pelo quinto ano consecutivo”.
Leiria

Caldas da Rainha vai ter pista de gelo ecológica

1843
Câmara Municipal das Caldas da Rainha vai investir 140 mil euros para ter mais ruas e monumentos iluminados. A grande novidade é uma pista de gelo ecológica.
Sintra

Sintra com orçamento municipal de 241,6 milhões

156
O orçamento municipal para 2020, aprovado esta segunda-feira, é de 241,6 milhões de euros, o “maior orçamento dos últimos cinco anos”, recorda a autarquia do distrito de Lisboa.
Loures

Câmara de Loures vai construir pista ciclável

392
Dois lotes de terreno da empresa Petrogal (Galp) vão ser aproveitados para construir espaços verdes e infraestruturas para a circulação pedonal e ciclável. Acordo será assinado esta quinta-feira.
Obras Públicas

Câmara da Lourinhã contrai empréstimo de 972 mil

Um empréstimo de 972 mil euros para financiar parte das obras de requalificação urbana previstas para a vila foi hoje aprovado pela Câmara da Lourinhã, no distrito de Lisboa.
Água

Autarquia de Mafra volta a gerir água e saneamento

172
Os SMAS de Mafra vão assumir a partir de setembro a gestão da água e saneamento no concelho, após o município ter indemnizado a Be Water em 21 milhões para acabar com a privatização dos serviços.
Animais

Animais: há um número "absurdo" de abandonos

1512
A Associação de Médicos Veterinários explica que a solução não passa pela "construção infinita" de canis mas sim pela educação das populações, por exemplo, através de ações de sensibilização.
Energias Alternativas

Parque eólico. 28 pescadores recebem 500 mil euros

Compensação financeira é destinada a 28 embarcações locais afetadas pela instalação de um parque eólico e de um cabo submarino que impede a pesca.
Obras Públicas

Porto de Setúbal inicia projetos de melhoria

Estão previstos a criação de mais 83 lugares de espera e o aumento do número de lugares de estacionamento de veículos ligeiros, de 48 para 87 lugares, distribuídos por dois parques.
Hong Kong

Polícia e militares chineses perto de Hong Kong

140
Comunicado da polícia chinesa informou que mais de 12 mil polícias estão reunidos em Shenzhen, parte dos preparativos de segurança para o 70.º aniversário da República Popular da China a 1 de outubro.
Manifestações

Hong Kong. Tribunal proíbe protestos no aeroporto

Um tribunal de Hong Kong proibiu a presença de manifestantes no aeroporto. Mais 5 pessoas foram detidas em novo protesto, e Ministério com nota apenas de “casos pontuais” de portugueses afetados.
Ambiente

Reforço de areia na Caparica começa na terça-feira

Obras acontecem para intervencionarem e prevenirem as praias de erosão e desgaste. Mais de um milhão de metros cúbicos de areia serão distribuídos pelas instâncias balneares de maneira "rotativa".
Ambiente

Azeitona. População contra instalação de refinaria

225
Moradores alertam para "a destruição e perda de biodiversidade, na contaminação dos recursos hídricos e da qualidade do ar". Vítor Pereira, um dos contestários, denuncia a existência de "movimentos".
Habitação e Urbanismo

Arrendamento. São João da Madeira reforça apoio

Em alguns casos, a quantidade distribuída pode atingir o dobro do que antes era definido, "uma vez que o objetivo é apoiar famílias em situação de fragilidade económica no pagamento das suas rendas".
Governo

Investimento de 300 milhões para zona ribeirinha

O projeto pretende intervencionar 64 hectares de área e posicionar Portugal num "espaço de referência no contexto internacional nos domínios das ciências marítimas e marinhas e à economia azul".
Oceanos

Três frentes: problemas da erosão na Foz

A erosão a sul, a acumulação a norte e a navegabilidade na barra do rio. Desde o prolongamento em 400 metros do porto comercial, um investimento de 14,6 milhões de euros, o cenário muda a cada dia.
Crime

Ex-autarca de Braga com 3 anos de pena suspensa

996
Relação considera que Mesquita Machado, antigo presidente da Câmara de Braga, teve “intenção direta” de favorecer patrimonialmente a filha e o genro, lesando o erário público.
Autoridades Locais

Fundão rejeita transferências da educação e saúde

Entre a proposta do Governo e a avaliação da câmara havia uma diferença de um milhão de euros e isso foi comunicado à tutela, sendo que a resposta não chegou a tempo de ser analisada dentro do prazo.
Justiça

O azar dos habitantes do prédio Coutinho /premium

3757
Todos sabem que não existe interesse público que justifique a demolição. Mas dá-se como adquirido que o Estado vai ganhar. Depois dirão: as vítimas tinham razão. É o síndroma azar dos Távoras.
Autoridades Locais

Montalegre capturou 13 mil vespas asiáticas 

134
Município tinha colocado 200 armadilhas no concelho, para "defender a vida económica, cultural e ambiental". Orlando Alves diz que quando começar a época de hibernação a captura será reforçada.
Macau

Macau discute comércio de diamantes na Bélgica

A Bélgica e Macau "concordaram em alargar os canais de cooperação para promover o desenvolvimento da indústria de diamantes e o intercâmbio entre as duas regiões para promover os benefícios e ganhos".
Cultura

Casa de Miguel Torga será de interesse público 

A proposta será feita à secretária de Estado da Cultura. A Casa-Museu mantém a disposição da habitação original do escritor, com os espaços sociais no rés-do-chão e os quartos no andar superior.
Fogo de Pedrógão Grande

Pedrógão. Juiz decide em breve se há julgamento

301
O Juiz de instrução do Tribunal de Leiria irá decidir se haverá julgamento e se todos os 13 arguidos que constam na acusação serão julgados.
Incêndios

Área ardida caiu 31% face a média de dez anos

112
Eduardo Cabrita apontou uma "redução de 31%" de área ardida existente na "média dos últimos 10 anos", considerando "inadequado" estabelecer comparações com 2017.
Ambiente

Medina diz que cidades devem ter mais competências

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa considerou que "as cidades já hoje têm muito peso na resposta que pode ser dada a estes desafios", mas, acrescentou, "é importante que tenham mais".
Autoridades Locais

Animais perigosos vão ter alojamentos

Autarcas passam a autorizar centros de recolha e alojamento para hospedagem de animais de companhia, bem como alojamentos para hospedagem com fins lucrativos para reprodução e criação de animais.
Cultura

Diretor do AmadoraBD demite-se do cargo

Nelson Dona vai sair da direção por razões pessoais e por não estar disponível para trabalhar nas mesmas condições, afirmando que o festival vai fazer 30 anos e como tal precisa de renovação.
Autarquias

André Ventura entrega assinaturas para partido

172
O ex-autarca do PSD quer concorrer já às eleições europeias de 26 de maio. Depois de legalizado o partido realizará uma convenção nacional na qual anunciará o candidato.
Autoridades Locais

Descentralização. Financiamento começa já este ano

O financiamento para a assunção de novas competências pelas autarquias serve o processo de descentralização em curso, para aquelas que queiram já exercer. As transferências começam já este ano.
Moçambique

Três mortos e um ferido em ataque de grupo armado

Três pessoas morreram na sequência de um ataque de um grupo armado, no norte de Moçambique, tendo sido uma delas decapitada. O grupo estava munido de catanas e queimou seis casas durante a incursão.
Julgamentos

Ana Abrunhosa começa a ser julgada por difamação

O MP deduziu acusação contra Ana Abrunhosa e Luís Borrego, "coautores materiais e em concurso real" de dois crimes de difamação agravada, em 2016. O julgamento no Tribunal de Coimbra começa às 9h45.
China

Dois canadianos detidos na China

Um dos detidos desapareceu na China, tendo sido depois identificado como sendo o empresário Michael Spavor, que visita frequentemente a Coreia do Norte.
Ambiente

Projeto de compostagem já atraiu 900 lisboetas

Ter uma horta mais sustentável ou reduzir o lixo biodegradável produzido em casa são os motivos que levaram dois munícipes de Lisboa a aderirem a um projeto da Câmara que incentiva à compostagem.
Portugal 2020

Portugal 2020 recebe reforço de 2,4 mil milhões

A reprogramação do Portugal 2020 tem um reforço de 2,4 mil milhões de euros em fundos da União Europeia, num total de investimento alavancado de 7,3 mil milhões de euros.
Transportes

Oeste reclama passe igual ao da área de Lisboa

Vários cidadãos que residem na zona Oeste, fora da Área Metropolitana de Lisboa (AML), defendem que o passe dos transportes a 40 euros devia estender-se a mais concelhos.
Obras Públicas

MP mantém dúvidas sobre projeto de Entrecampos

O Ministério Público aconselhou a Câmara de Lisboa a "reponderar" o projeto de requalificação que envolve os terrenos da antiga Feira Popular, "com vista a acautelar possíveis ilegalidades".
Comissão Europeia

Bruxelas premeia Bairro Carbono-Zero de Matosinhos

112
O projeto Living Lab Carbono-Zero ganhou o Prémio Europeu de Promoção Empresarial. O bairro resultou de uma colaboração entre o município e o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto.
Transportes

Lisboa vai ter regras de circulação de trotinetes

136
A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou esta terça-feira uma recomendação do CDS-PP para a criação de regras e boas práticas para as trotinetes elétricas na cidade.
Relações Internacionais

Lisboa propõe atribuição de chave a João Lourenço

3571
A proposta prevê a atribuição da Chave de Honra de Lisboa ao chefe de Estado angolano quando João Lourenço visitar os Paços do Concelho entre 22 e 24 deste mês.
Refugiados

Restabelecido o abastecimento de água a refugiados

As três famílias de refugiados sírios instaladas em Miranda do corvo que ficaram sem água e eletricidade em casa assinaram os contratos de arrendamento que lhes permite resolver a situação.
Refugiados

Famílias refugiadas ficam sem água e eletricidade

1481
Três famílias de refugiados sírios instalados em Miranda do Corvo ficaram sem água e eletricidade nas casas que habitam por ordem da Fundação ADFP, proprietária das habitações.
Escultura

Escultor Manuel Rosa expõe coleção em Santo Tirso

Dois barcos em calcário, representando rituais de passagem, compõem a exposição "Esculturas: Manuel Rosa - Obras da Coleção de Serralves", de 16 de novembro a 3 de fevereiro de 2019 em Santo Tirso.
Governo

Tejo. Tecnologia permite evitar risco de dragagens

A tecnologia existente e os engenheiros portugueses são capazes de acautelar os riscos ambientais das dragagens no rio Tejo, necessárias para a construção do novo terminal de contentores no Barreiro.
Medicamentos

Medicamentos gratuitos beneficiam 3 mil famílias 

A Associação Dignitude ajudou, em três anos, cerca de 6.000 beneficiários em todo o país, entre idosos e crianças, a adquirirem 120 mil medicamentos de forma completamente gratuita.
Autoridades Locais

Ria Formosa. Avança posse de construções ilegais

A tomada de posse de 12 construções ilegais no Farol e nos Hangares, na ilha da Culatra, avançou depois de ter ficado sem efeito após o tribunal ter aceitado novas providências cautelares.
Autoridades Locais

Destruídos 364 ninhos de vespa asiática desde maio

Segundo a autarquia, foram registados, no mesmo período, 461 alertas, sendo que 69 casos eram ninhos de vespa europeia. Desses, 25 "foram eliminados por constituírem ameaça".
Autoridades Locais

Norte tem 2 regiões que recebem menos apoio social

As sub-regiões do Alto Tâmega e do Tâmega e Sousa, dois dos oito municípios com menor poder de compra per capita a Norte, são aquelas que registam a intensidade de apoio mais baixa por habitante.
Almada

Associação em Almada esteriliza gatos de rua

269
Onde há Gato não há Rato é o nome da associação que, há cinco anos, faz esterilizações a gatos de rua, em Almada, no distrito de Setúbal, evitando a sobrepopulação destes animais.
Macau

Macau reforça tecnologia e segurança na fronteira

O reforço nos postos fronteiriços surge no momento em que se realizam as primeiras viagens na mega ponte que liga o território a Hong Kong e à cidade chinesa de Zhuhai.
Autoridades Locais

Soure com prejuízos acima de 7 milhões de euros

O município de Soure, no distrito de Coimbra, prevê um prejuízo superior a sete milhões de euros com o furacão Leslie, embora os valores continuem em permanente atualização nos diversos setores.
Autoridades Locais

Banco Mundial apoia poder local em Moçambique

O Banco Mundial vai desembolsar 100 milhões de dólares (86,45 milhões de euros) para implementação do Programa Nacional de Desenvolvimento Urbano e Local em Moçambique, anunciou fonte governamental.
Porto

Porto quer reduzir tarifa da água em 2%

O presidente da autarquia, o independente Rui Moreira, revelou esta terça-feira na reunião pública camarária a intenção de "manter a tarifa especial para famílias numerosas".
Autoridades Locais

Governo financia obras em edifícios escolares

Esse financiamento será garantido em articulação com as comissões de coordenação de desenvolvimento regional ou através de dotações consignadas no Orçamento do Estado, explicou Manuel Machado.
Autoridades Locais

Estarreja investiga descarga de água com tintas

A Câmara de Estarreja está a investigar as razões que levaram com que a tinta da lavagem dos instrumentos associados ao Festival de Arte Urbana tenha desaguado no rio Antuã, informou a autarquia.
Maputo

Maputo investe 1,5 milhões em máquinas pesadas

Maputo vai investir 1,5 milhões de euros no aluguer de máquinas pesadas para carregar e compactar resíduos na lixeira de Hulene, onde o desabamento de um monte de lixo matou 16 pessoas, em fevereiro.
Autoridades Locais

Cinco municípios estão em rutura financeira

163
Entre 308, há 27 municípios com dívidas acima do limite. Os municípios de Cartaxo, Fornos de Algodres, Nordeste, Vila Franca do Campo, Vila Real de Santo António estão em rutura financeira.
Angola

Angola. Município maior que Holanda sem asfalto 

No extremo leste de Angola, o Alto Zambeze tem 48 mil quilómetros quadrados, aproximadamente o tamanho da Dinamarca, e não tem um único quilómetro de estrada. A região é das mais isoladas do país.
Autoridades Locais

Mêda com projeto de barragem que custa 10 milhões

121
Mêda, distrito da Guarda, vai candidatar-se a fundos comunitários com um projeto de uma barragem de regadio, "um projeto já antigo" que considera "muito importante" para o concelho.
Leiria

Marinha Grande defende equipas de sapadores

A Câmara Municipal da Marinha Grande defende a constituição de equipas de sapadores florestais intermunicipais para fazer prevenção de incêndios mas também para consciencializar as populações.
Floresta

GNR começa fiscalização da limpeza de terrenos

157
A fiscalização da limpeza de terrenos começa esta segunda-feira. Serão levantados autos de contraordenação "porque é a única forma que existe de notificar a pessoa" para a limpeza as matas.
Greve

ACT investiga irregularidades na greve da Ryanair

A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) avançou com uma ação inspetiva para averiguar irregularidades relacionadas com o direito à greve dos tripulantes da Ryanair.
Transporte Ferroviário

Celebrado acordo para regresso do comboio ao Tua

592
Foi celebrado o acordo que permite o regresso do comboio à linha do Tua, em Trás-os-Montes. O Governo vai financiar a manutenção da linha e a Infraestruturas de Portugal continua a ser proprietária.
Portalegre

Homem morre ao cair de poste de eletricidade

Um homem morreu em Ponte de Sor na sequência de uma queda de um poste de eletricidade. Fonte da GNR informou que se tratou de um acidente de trabalho. O óbito foi declarado no Centro de Saúde.
Angola

Angola. Equipa avalia madeira retida em Namibe

As autoridades angolanas estão a avaliar uma grande quantidade de madeira, entre a qual se encontram 20 contentores que tinham a China como destino, apreendida devido à falta de documentação.
Bragança

Ex-autarca de Freixo de Espada à Cinta condenado

O ex-vice-presidente da Câmara, Pedro Moura, foi acusado do crime de peculato. Terá feito transferências da conta bancária de uma sociedade detida pelo município para outras por ele indicadas.
Incêndios

Pedidos de meios sem autorização (e mais 5 falhas)

O relatório sobre os incêndios de outubro revelou, entre outras coisas, que o reforço de meios para o combate não obteve "plena autorização" e que o INEM ficou limitado pelas falhas na comunicação.
Moçambique

Moçambique. Autoridades queimam carne contaminada

Ao longo da última semana foram apreendidas 55,5 toneladas de carne em Moçambique. As autoridades estão a destruir a carne devido a suspeitas de contaminação com listeriose.
Áustria

Homem ataca guarda de embaixador e é abatido 

Um austríaco atacou um guarda da residência do embaixador iraniano com uma faca, numa zona residencial em Viena, e foi abatido. O soldado foi transportado para o hospital com ferimentos num braço.
Lisboa

Jardim do Campo Grande inaugurado a 25 de abril

O jardim do Campo Grande contou com algumas obras e intervenções como a criação de novos caminhos, a plantação de árvores e a restauração do lago. Será inaugurado a 25 de abril.
Autoridades Locais

Governo está a "empurrar" limpeza das matas

364
Ribau Esteves, vice-presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, disse esta quinta-feira que Governo está "a empurrar a responsabilidade" no que à limpeza das matas diz respeito.
Leiria

Batalha quer eliminar portagens na A19

155
A Assembleia Municipal da Batalha aprovou uma moção que exige que o Governo elimine ou reduza as portagens existentes na A19, que liga Batalha a Leiria numa extensão de 16,4 quilómetros.
Acidentes e Desastres

Detidos três suspeitos de explosão em Leicester

Foram detidos três suspeitos de terem ligações à explosão que ocorreu em Leicester, no domingo e que provocou cinco mortos. A polícia continua sem avançar a causa da explosão.
Angola

Descentralização de competências para municípios 

Angola vai realizar Autárquicas antes de 2022, descentralizando competências para os municípios. A desconcentração começa com a transferência de "recursos humanos e financeiros" para os municípios.
Câmara Municipal Lisboa

Devolução da Taxa de Proteção Civil começa hoje

173
A Câmara Municipal de Lisboa inicia esta quinta-feira o processo de devolução da Taxa de Proteção Civil, sem juros. A autarquia conta ter o processo concluído a 15 de março.
Economia

Quelimane e Malaui promovem relações económicas

O município de Quelimane e Blantyre assinaram um memorando de entendimento. As autoridades das duas cidades pretendem promover o relacionamento entre empresários dos dois lados da fronteira.
CTT

Quase 900 freguesias asseguram serviço dos CTT

O serviço dos CTT é assegurado por 879 freguesias no país. O presidente da Anafre afirmou que é altura de fazer uma "avaliação quantitativa e qualitativa do protocolo que existente com a empresa CTT".
Transporte Ferroviário

Eletrificação da Linha do Douro avança em 2020

219
Para além da eletrificação da Linha do Douro, entre Marco de Canaveses e a Régua, prevê-se a renovação integral da infraestrutura, assim como intervenções nas estações e apeadeiros.
Câmara Municipal Lisboa

Reserva de 100 milhões criada para contingências

A reserva foi criada para situações como a da Taxa Municipal de Proteção Civil, cujo valor a devolver aos proprietários que pagaram a taxa desde que foi criada, em 2015, é de 58 milhões de euros.
Moçambique

Moçambique. Autoridades descobrem mais 4 corpos

Foram encontrados mais quatro corpos no mesmo local onde, a 23 de dezembro, foram encontrados outros 13. As autoridades resgataram também duas pessoas com vida, que foram levadas para o Hospital.
Algarve

Albufeira. Passagem de ano com mais segurança

A noite de passagem de ano em Albufeira vai contar com um reforço da segurança relativamente aos anos anteriores "porque se perspetiva uma afluência maior". São esperadas cerca de cem mil pessoas.
Câmara Municipal Lisboa

Encerrados seis espaços noturnos em dois anos

104
Desde janeiro de 2016, o município de Lisboa mandou encerrar seis estabelecimentos, dois deles no ano passado e quatro este ano.
Autoridades Locais

Municípios. Criação de fundo para descentralização

A proposta do Governo consolida a autonomia dos municípios e assegura "um significativo incremento" das receitas municipais.
Municípios

Associação de Municípios: Machado recandidata-se

A recandidatura de Manuel Machado ao cargo de presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) será votada no próximo congresso da Associação, que se realiza no sábado, em Portimão.
Portalegre

Campo Maior: ex-autarcas acusados de corrupção

305
O antigo presidente da Câmara de Campo Maior e outros autarcas foram acusados de vários crimes relacionados com a Parceria Público-Privada.
Nações Unidas

Palestinianos exigem pedido de desculpa a Guterres

3691
O secretário-geral da ONU provocou um incidente diplomático ao dizer que na origem do Monte do Templo esteve um templo judeu, o que é rigorosamente verdade, pois era aí que se erguia Templo de Salomão
Meteorologia

Árvores e caminhos destruídos na Mata do Buçaco

Temporal do fim de semana deixou rasto de destruição na Mata Nacional do Buçaco, tendo provocado a queda de mais de 30 árvores, algumas delas centenárias, e destruído caminhos e trilhos turísticos.
TAP

Rui Moreira:"TAP é objeto voador não identificado"

O presidente da câmara do Porto, Rui Moreira, referiu que é preciso "perceber" o que é a TAP porque "parece" que a transportadora portuguesa é "um objeto voador não identificado e isso é que não pode ser".
Ambiente

Caça na Malcata é favorável para Penamacor

265
O presidente da Câmara de Penamacor considerou "favorável para o concelho" a revogação da portaria que interditava a caça na zona sul da Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM) e atribuiu as críticas ao "desconhecimento".
Inundações

Mua tempo causa prejuízos de meio milhão

A Câmara de Resende prevê que o mau tempo registado no fim de semana tenha provocado prejuízos de cerca de meio milhão de euros no concelho.
Lisboa

Obras no eixo central de Lisboa arrancam em março

A requalificação do eixo central da cidade, entre Picoas e o Saldanha, deve custar cerca de 7,5 milhões à Câmara de Lisboa e as obras devem arrancar em meados de março e terminar no início de 2017.
Lisboa

Comerciantes descontentes com obras em Alfama

Os comerciantes da rua dos Remédios, no bairro de Alfama, em Lisboa, estão descontentes com as obras que decorrem na via pública e que estão a provocar insegurança e prejuízos para os negócios.
TAP

Moreira desmente prejuízos nos voos do Porto

Os relatórios de contas dos últimos oito anos da Portugália revelam que a companhia "não apenas é lucrativa como a sua operação e procura são sustentáveis", revela o portal da Câmara do Porto.
Meteorologia

Chuva deu lugar a neve e vento no centro do país

Apenas duas estradas permanecem abertas na Serra da Estrela, onde um forte nevão e muito vento isolaram a Torre e tornaram impraticável a circulação na maior parte das vias da montanha, por questões de segurança.
Meteorologia

Coimbra pode abrir diques no Mondego

O presidente da Câmara de Coimbra admite a necessidade de, durante a noite, ser necessário abrir os diques fusíveis da bacia do Mondego, para conter a subida das águas do rio.
Meteorologia

Mondego invade mosteiro de Santa Clara

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, voltou hoje a ser inundado pelas águas do Mondego, que submergiram também as esplanadas do Parque Verde e ameaçam a localidade de Cabouco.
Meteorologia

Coimbra aciona plano de emergência para cheias

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Coimbra acionou hoje o Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações para fazer face a incidentes provocados pelo mau tempo e à subida das águas do Mondego.
Meteorologia

Previsão de agravamento das cheias em Águeda

A proteção civil de Águeda aconselhou esta manhã as pessoas a não saírem de casa e a evitarem a zona baixa da cidade, prevendo um agravamento das cheias nas próximas horas.
Ambiente

Portugueses reciclam mais plástico mas menos papel

Os portugueses encaminharam para reciclagem 442 mil toneladas de embalagens, em 2015, mais 6% do que no ano anterior, com a maior subida a pertencer ao plástico, e a única descida a ser apresentada pelo papel e cartão.
Meteorologia

Previsão de cheias no Douro na madrugada de sábado

A Proteção Civil do Porto considera que "há um elevado grau de probabilidade" de que venham a ocorrer cheias no rio Douro esta madrugada, indicou uma fonte da câmara, que já acionou o "dispositivo habitual nestas circunstâncias".
Turismo

Promoção ao Convento de Cristo

303
Os 13 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) vão realizar ações de promoção do seu território no Convento de Cristo, em Tomar, aproveitando o facto de este ser o equipamento regional que mais turistas.
Habitação e Urbanismo

40 mil edifícios em avaliação na Ponta Delgada

O objetivo é detetar eventuais vulnerabilidades. O trabalho é liderado pela Proteção Civil municipal encetado no início de 2014 e que vai estar concluído este mês.
Arte

50 anos depois, Livraria Espaço Ulmeiro em risco 

5063
A livraria Espaço Ulmeiro, em Lisboa, corre o risco de encerrar, ao fim de quase 50 anos de atividade, e tenta agora os últimos esforços para reverter a situação, realizando esta semana uma feira do livro.
Autoridades Locais

Mosteiro de Alcobaça vai ter um hotel 

217
O estudo prévio para a construção de um hotel no Mosteiro de Alcobaça será apresentado até ao final da semana à Direção Geral do Património, divulgou a câmara durante uma visita do ministro da Cultura ao monumento.
País

Grutas do Escoural reabrem ao público

1027
As Grutas do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, as únicas em Portugal com vestígios de arte rupestre paleolítica, reabriram ao público. As visitas são feitas com marcação prévia.
Parlamento

Parlamento vai ouvir autarquias sobre canis

3307
Grupo de trabalho parlamentar que está a estudar o fim dos canis de abate vai ouvir municípios, as freguesias, os veterinários e associações de animais.
Poluição

Câmaras pedem ajuda para combater poluição no Tejo

187
Sete municípios da região do Médio Tejo estiveram hoje no Parlamento para alertarem os deputados para os problemas de poluição do rio Tejo e pedirem uma intervenção rápida da tutela.
Água

Captação de água em alta vai acabar

João Pedro Matos Fernandes anunciou a reversão da fusão dos sistemas de captação de água em alta, decidida pelo anterior Governo "contra a vontade das autarquias".
País

Portimão procura "padrinhos" para 30 rotundas

A Câmara de Portimão abriu um concurso público para entregar aos privados a gestão e exploração das 30 rotundas na área urbana da cidade.
Lisboa

Mais de 2.500 animais no Pet Festival

Alpacas, burros anões, repteis, coelhos e cães, gatos e galinhas são alguns dos 2.500 animais de companhia e de quinta que podem encontrar-se este fim de semana na FIL.
Governo

Segurança nos aeródromos é das câmaras

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, lembrou que a responsabilidade pela segurança nos aeródromos é dos municípios, enquanto proprietários, mas afiançou que o Governo espera encontrar em breve uma solução para a carreira aérea Bragança/Portimão.
Transportes

Gestão dos transportes com câmaras envolvidas

O ministro do Ambiente, João Matos Tavares, afirmou que o Governo quer o envolvimento dos municípios na gestão dos transportes públicos, nomeadamente dos autocarros, em Lisboa e no Porto.
Unicer

Unicer devolveu 1 milhão por fecho de fábrica

A empresa regularizou todas as questões contratuais relativas a fundos recebidos para a fábrica de refrigerantes de Santarém que se encontra em processo de encerramento
Incêndios

Incêndio em Sines faz quatro desalojados

Quatro pessoas, incluindo duas crianças, ficaram desalojadas e feridas sem gravidade, devido à inalação de fumo, num incêndio ocorrido na sua habitação, em Sines, Setúbal.
Municípios

Municípios querem reforma do Estado e mais verbas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses defendeu que o Orçamento do Estado para este ano deve aumentar as verbas para as autarquias e sugeriu que seja feita uma reforma do Estado, de forma "tranquila e serena".
País

Mercado do Bolhão. Requalificação vai avançar

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse esta terça-feira que a autarquia já recebeu o parecer vinculativo da Direção-Geral de Cultura que permite requalificar o mercado do Bolhão.
Energias Alternativas

Moncorvo mantém projeto eólico e recorre à justiça

A empresa Island assegurou hoje que não vai desistir do projeto do parque eólico de Moncorvo, apesar do parecer "negativo" do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, admitindo mesmo o recurso à Justiça.
Arouca

Passadiços de Arouca. A partir de dia 13, por 1€

4528
O passadiço sobre as escarpas do rio Paiva, em Arouca, reabre ao público a 13 de fevereiro com a afluência limitada a 3.500 visitantes diários, o que obrigará ao controlo 'online' das entradas, que agora custarão um euro.
Partido Da Terra

2ª Circular. Projeto foi feito "em cima do joelho"

148
O presidente do Partido da Terra criticou o projeto para a requalificação da Segunda Circular, em Lisboa. "Foi feito em cima do joelho" e "tem riscos para a segurança das pessoas".
Meteorologia

Açores registam 62 ocorrências devido ao mau tempo

Os Açores registaram 62 ocorrências até às 19 horas locais, devido ao mau tempo, que atingiu de forma mais intensa o concelho de Ponta Delgada, referiu a Proteção Civil.
País

Francisco Madelino é o novo presidente do INATEL

128
O antigo presidente do Instituto do Emprego e da Formação Profissional, do governo de José Sócrates, e professor no ISCTE substitui Fernando Ribeiro Mendes.
Coimbra

Câmara transfere 2 milhões para transportes

O dinheiro visa cobrir o custo social dos transportes no primeiro trimestre do presente ano.
Autoridades Locais

Municípios querem negociar distribuição de energia

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) exige condições para negociar novos contratos de distribuição de energia elétrica.
País

Porto: Câmara equaciona nova cedência de espaço

A Câmara do Porto está a analisar ceder novamente um espaço à Associação de Turismo do Porto. Em cima da mesa está o valor da renda: pode ser de 100 euros, em vez dos esperados 846 euros.
Ciência

15 mil euros para incinerar de ninhos de vespa 

A Câmara de Barcelos aprovou a celebração de um contrato de aquisição de serviços para o combate à "vespa asiática" em 2016, pelo valor de 14.550 euros.
Inundações

Maior cooperação para prevenir cheias

Vários representantes de autoridades da região Norte apelaram à Agência Portuguesa do Ambiente para que haja maior comunicação com as entidades a nível local para prevenir estragos causados por eventuais cheias.
Função Pública

STAL:nova direção quer descongelamento de salários

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional apresentou uma lista de 23 exigências constantes de uma resolução aprovada nas Caldas da Rainha.
País

Incêndio deixa dois casais de idosos desalojados

Dois casais de idosos ficaram desalojados, temporariamente, na sequência de um incêndio numa habitação, num prédio de três andares, na cidade de Estremoz, no distrito de Évora.
Aviação

Câmara do Porto desvaloriza fim de voos da TAP

A câmara do Porto desvalorizou a decisão de suspensão pela TAP de quatro voos com partida do Porto para Barcelona, Milão, Bruxelas e Roma, avançando que a decisão "não preocupa" uma vez que estas cidades são ligadas através de outros operadores.
Hospitais

PCP: urgência do hospital do Barreiro "caótica"

A deputada do PCP Paula Dias afirmou que a situação do serviço de urgência do hospital do Barreiro é "caótica", referindo que os utentes estão "muitas horas" à espera de ser atendidos.
Transportes

Autarquias querem ter palavra sobre STCP

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, garantiu que existe um "consenso alargado" entre os seis municípios servidos pela STCP sobre a eventual participação das autarquias na gestão daquela empresa de transportes públicos.
Serviço Nacional de Saúde

Quer ser médico em Rio Caldo? Tem casa grátis

Os médicos da extensão de saúde de Rio Caldo, em Terras de Bouro, dispõem de alojamento gratuito na freguesia, uma medida que visa contrariar as "enormes dificuldades" em encontrar interessados em trabalhar em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Governo

Vamos ter mais umas eleições em 2017

O plano de descentralização do Governo prevê a eleição dos presidentes das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto por voto direto dos cidadãos - em simultâneo com as autárquicas de 2017.
Meteorologia

Tempestade tropical Alex deve atingir Açores

162
A tempestade tropical Alex deve atingir os Açores no final do dia de quinta-feira, situação que pode originar fenómenos extremos de chuva, vento e agitação marítima.
Lisboa

2ª Circular. Discussão alargada até fim do mês

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, anunciou o alargamento, até ao dia 29 de janeiro, do prazo para a consulta pública do projeto para a Segunda Circular.
Lisboa

2ª Circular. Pilotos reclamam não ter sido ouvidos

A Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea (APPLA) está "atónita" por a Câmara de Lisboa não ter ouvido as entidades aeronáuticas sobre os eventuais riscos para a segurança da aviação que o projeto da Segunda Circular pode acarretar.
Autoridades Locais

Eleição direta para áreas metropolitanas

O ministro-adjunto Eduardo Cabrita disse que o Governo quer, ao longo deste ano, preparar o terreno em termos legislativos e técnicos para que, em 2017, as presidências das áreas metropolitanas sejam eleitas de forma direta.
Meteorologia

Risco de inundações no Porto já passou

A Câmara do Porto autorizou a recolocação de esplanadas nas margens do rio Douro, por ter passado o risco de inundações, disse à Lusa fonte do gabinete de comunicação da autarquia.
Ralis

Porto recebe 'especial' do Rali de Portugal

O centro da cidade do Porto recebe este ano, pela primeira vez, uma classificativa do Rali de Portugal, prova pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis.
Meteorologia

Douro inunda zona ribeirinha do Peso da Régua

A subida do rio Douro provocou inundações na zona ribeirinha do Peso da Régua, no distrito de Vila Real, mas não há registo de danos significativos, prevendo-se uma melhoria da situação durante a tarde.
Lisboa

Segunda Circular. Mais gente a favor que contra

O presidente do município lisboeta desvalorizou as críticas ao projeto da autarquia para a Segunda Circular, assegurando que tem havido mais vozes favoráveis do que contra a intervenção, que inclui alterações em nós de acesso e na velocidade.
Meteorologia

Comportas evitaram cheias em Aveiro

A cidade de Aveiro foi confrontada no domingo com o risco de cheia, evitada com a abertura das comportas dos canais, mas o sistema precisa de revisão urgente, com um custo superior a meio milhão de euros.
Meteorologia

Mau tempo: Proteção Civil registou 657 ocorrências

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) identificou, até às 17:30 de hoje, 657 ocorrências devido à chuva e ventos fortes, sendo os distritos do Porto e Viseu os mais afetados, seguidos de Coimbra.
Meteorologia

Douro galgou margens em algumas freguesias de Gaia

O rio Douro galgou na tarde de hoje as margens nas freguesias de Avintes, Crestuma e Afurada, em Gaia, e a Proteção Civil teme que a situação se possa complicar com a nova preia-mar.
Meteorologia

Alerta de cheias do Douro em Porto e Gaia

O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Douro alertou hoje para a possibilidade de inundações nas ribeiras do Porto e de Vila Nova de Gaia, devido ao mau tempo em conjugação com a preia-mar.
Lisboa

Lisboa histórica candidata a património da UNESCO?

149
A Câmara da capital debate na quarta-feira uma proposta para candidatar "Lisboa histórica" a património mundial da UNESCO, abrangendo os bairros tradicionais, a frente ribeirinha e alguns miradouros.
Ílhavo

Ílhavo conclui Museu da Vista Alegre

426
A obra de requalificação e ampliação do Museu da Vista Alegre encontra-se concluída, estando a decorrer a montagem dos conteúdos e percurso expositivo, revelou a Câmara de Ílhavo.
Obras Públicas

Chuva ameaça duas casas em Amarante

Duas casas de Ansiães, Amarante, estão em "perigo iminente" devido ao deslocamento de terra e areia das obras da Autoestrada do Marão, alertou o presidente da Junta.
Impostos

Centro Escolar de Alcobaça penhorado pelo fisco

O Centro Escolar de Alcobaça foi posto à venda pelas Finanças por 970 mil euros, para executar uma dívida de IVA, mas empresa municipal gestora assegura que a dívida vai ser paga a tempo.
Vila Nova de Gaia

Derrocada de muro atinge cinco viaturas em Gaia

A queda de um muro com cerca de 10 metros de altura, em Grijó, Vila Nova de Gaia, atingiu esta tarde cinco viaturas que se encontravam estacionadas.
Metro de Lisboa

Linha amarela interrompida às 23h00

182
A circulação na linha Amarela do Metropolitano de Lisboa vai ser interrompida entre as estações de Campo Grande e Odivelas a partir das 23h00 desta quinta-feira, informaram os Transportes de Lisboa.
Turismo

60 tubarões em 2 dias. Está perigoso na Austrália

Mais de 60 tubarões foram avistados desde terça-feira nas populares praias da costa leste da Austrália que, este ano, foi palco de um total de 14 ataques, um dos quais mortais.
Poluição

Emissões não devem aumentar em Souselas

A Cimpor disse que o acréscimo do valor limite de emissão de carbono orgânico total na fábrica de Souselas, em Coimbra, não deverá implicar "um aumento do valor médio anual das emissões".
Porto

Rui Moreira: reabilitação urbana sem desculpas

O presidente da Câmara do Porto afirmou que desde o momento em que a reabilitação urbana passou a 100% para o município acabaram-se as desculpas para o que daí vier.
Viana do Castelo

Será que é desta que o prédio Coutinho vai abaixo?

O presidente da Câmara de Viana do Castelo garantiu ter "todas as condições" para demolir o prédio Coutinho e construir o novo mercado municipal caso haja decisão judicial favorável à VianaPolis.
Hospitais

Hospital do Seixal com luz verde para avançar 

112
O ministro da saúde, Adalberto Campos Fernandes, deu luz verde para a construção do hospital do Seixal, disse o presidente da câmara no final de uma reunião com o governante.
País

Mais de 100 ninhos de vespa asiática destruídos

A câmara da Trofa apontou que durante este ano eliminou mais de uma centena de ninhos de vespa asiática, tendo registado 100% de aumento" de casos face a 2014.
Autoridades Locais

Matosinhos vai criar Museu da Diáspora 

A Câmara Municipal de Matosinhos vai criar um Museu da Diáspora e da Língua Portuguesa, de nome Cais, a ficar instalado numa rua do concelho que se chamará a rua dos Museus.
Natureza

Buçaco superou em 2015 os 200 mil visitantes

127
A Mata do Buçaco ultrapassou em 2015 a barreira dos 200 mil visitantes, número que a Fundação que gere o espaço espera superar em 2016, ano em que deverá ser classificada como Monumento Nacional.
A página está a demorar muito tempo.