Dark Mode 93,4 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Aviação

Voos

Atrasos levam a maioria de voos noturnos em Lisboa

Maioria dos voos que operam entre as 24:00 e as 06:00 da manhã em Lisboa ocorre devido a atrasos e alterações de horários de voos. Administradores dizem que limitações do período afetam "atratividade"
TAP

TAP. Timing da eventual venda divide Costa e Rio  /premium

António Costa diz que é cedo pensar já no que vai o Estado fazer com a posição que detém na TAP, mas Rui Rio sugere uma venda "à primeira oportunidade". Entretanto, admite o PM, haverá despedimentos.
Ryanair

Ryanair agiliza reembolsos de voos cancelados 

A Ryanair vai processar os pedidos de reembolso do mês de maio e a maioria dos de junho até ao final deste mês, garantindo a fazer "rápidos progressos" no processamento dos pedidos.
Aeroportos

Túnel do aeroporto do Porto reabre hoje 

O renovado túnel permite a ligação entre a rua da Fábrica e Vilar do Senhor e a passagem de peões. O atraso da obra foi alvo de críticas pela população e partidos políticos.
Explicador

"Neeleman fez um grande negócio"

Editor de economia do Observador, Nuno Vinha, diz que reestruturação da companhia vai obrigar inevitavelmente a despedimentos.
Coronavírus

25 mil milhões em apoios às companhias aéreas

Os apoios estatais europeus já fechados às companhias aéreas ultrapassam os 25 mil milhões de euros. Lufthansa e Air France acumulam os apoios com os valores mais elevados.
Timor-Leste

Air Timor sem voos para Singapura até setembro

Timor-Leste está atualmente praticamente isolado em termos de conexões aéreas o que condiciona as opções para milhares de pessoas que querem entrar e sair do país.
TAP

Acordo à vista na TAP. Estado reforça

310
Esta madrugada chegou-se a um acordo que pode evitar nacionalização da TAP. A Azul abdicou do direito de converter em capital social o empréstimo que fez. Neeleman sai, Estado reforça posição.
TAP

TAP. Vai ser até ao fim para evitar nacionalização /premium

Negociações terminaram, mas o Governo vai esperar até ao limite do Conselho de Ministros que David Neeleman e a Azul aceitem as condições. Mas nacionalização? Ninguém parece querer.
Moçambique

LAM e grupo Air France/KLM vão partilhar bilhetes

Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) e grupo Air France/KLM vão passar a partilhar bilhetes, ou seja, as conexões entre os voos serão realizadas sem ser necessário trocar de bilhete.
Madeira

Madeira. Reabertura dos aeroportos a decorrer bem

A Região Autónoma da Madeira entrou esta quarta-feira na terceira fase de resposta à pandemia da Covid-19 com a reabertura ao tráfico aéreo internacional dos aeroportos da Madeira e do Porto Santo.
Ambiente

Maior avião elétrico fez 1.º voo durante pandemia /premium

223
Numa altura em que todas as preocupações estavam na Covid-19, um pequeno avião com capacidade para 9 pessoas fez o primeiro voo experimental nos EUA, em mais um passo rumo à aviação sustentável.
Sata

Azores Airlines retoma voos internacionais

A companhia aérea retoma, esta quarta-feira, os voos para Boston (Estados Unidos da América), Toronto (Canadá) e Frankfurt (Alemanha). Ligações para Cabo Verde retomam em agosto.
Boeing

Um ano depois, Boeing 737 Max volta a voar

A aeronave envolvida em dois desastres aéreos que vitimaram 346 pessoas sofreu grandes alterações e começa agora os voos de teste. A Boeing quase faliu por causa dos acidentes.
Coronavírus

Médicos querem mais restrições nos aeroportos

136
O bastonário da Ordem dos Médicos lembra que os aeroportos dos arquipélagos dos Açores e da Madeira já têm medidas mais restritivas e que isso ainda não acontece em Portugal Continental.
Air France

Air France quer eliminar mais de 7.500 empregos 

O grupo Air France quer eliminar mais de 7.500 postos de trabalho até ao fim de 2022, incluindo mais de mil na companhia aérea regional Hop!.
PSD

PSD recomenda realização de testes nos aeroportos

O PSD recomendou ao Governo que exija a apresentação nos aeroportos nacionais de certificados de teste negativo à Covid-19 feitos na origem dos passageiros ou à entrada nos aeroportos.
Coronavírus

SATA confirma processo para ajuda do Estado

A SATA informou esta terça-feira que ainda decorrem os "trâmites formais" relativo ao pedido de auxílio de Estado. A operadora aérea considera ser prematuro adiantar mais detalhes.
Som Ambiente

Dar milhões para quem polui?

Devem os estados conceder ajudas às empresas cuja atividade lesa o ambiente? É o tema do debate desta semana do Som Ambiente. E ainda uma conversa com um agricultor sobre a transformação do montado.
Coronavírus

Pandemia pode acabar com bagagem de mão nos aviões

776
Para reduzir o risco de propagação e evitar o contacto entre passageiros e funcionários, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação recomenda que a bagagem de mão seja levada para o porão.
Coronavírus

TAP com prejuízo de 395 milhões no 1.º trimestre

697
Companhia perdeu 12,6% de passageiros nos três primeiros meses. Fechou o trimestre com prejuízos quase quatro vezes superiores ao mesmo período do ano passado. E vai cortar 6 aviões à frota este ano.
Coronavírus

Reino Unido. Adiada "lista negra" de países

A lista dos países com "corredores" cujas chegadas ao Reino Unido vão ser isentas de quarentena só vai ser anunciada no final da semana, indicou o ministro dos Transportes, Grant Shapps.
David Neeleman

TAP. Neeleman agradece apoio do Estado

103
O acionista da TAP David Neeleman garantiu “empenho dos privados” no futuro da companhia, agradecendo “muito” o empréstimo de emergência do Estado português.
TAP

TAP. Acordo entre Estado e privados está iminente

178
De acordo com Marques Mendes, as negociações entre Estado e acionistas decorrem neste fim-de-semana e "o impasse está a ser quebrado". Acordo "está por horas", sendo conhecido seguramente esta semana.
Sata

SATA. Reforço de voos para a ilha de Santa Maria

A estrutura PS/Açores destacou o "profundo impacto" provocado pela Covid-19 e entende ser "muito positivo" que os novos horários da SATA contemplem um reforço de voos diários e lugares para a ilha.
Aeroportos

Paris. Pista invadida em reabertura de aeroporto

124
O primeiro avião a descolar da pista do aeroporto de Orly teve como destino a cidade do Porto. Horas depois, ativistas climáticos invadiram a pista em protesto contra o transporte aéreo.
Coronavírus

Madeira com tudo a postos para testar passageiros

Os aeroportos da Madeira já têm as estruturas de controlo da Covid-19 montadas e "tudo a postos" para que, a partir de segunda-feira, os passageiros desembarcados possam ser testados.
Ryanair

Ryanair faz queixa por alegado cartel de preços

A Ryanair apela a "uma investigação" relativamente ao comportamento de 5 companhias aéreas, acusando-as de participarem num "esquema de preços". E exortou também à "tomada de medidas" de punição.
Comissão Europeia

Bruxelas dá "luz verde" a ajudas à Lufthansa

A Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal da Alemanha ao grupo aéreo Lufthansa, um apoio à recapitalização de seis mil milhões de euros e um empréstimo com garantia estatal de três mil milhões.
Aviação

Lufthansa e sindicato chegam a acordo

A companhia alemã Lufthansa e o sindicato UFO alcançaram, na quarta-feira, um acordo que permite uma poupança de 500 milhões de euros ao grupo de aviação, que atravessa uma grave crise.
Coronavírus

Governo prevê recuperação de 40% das rotas aéreas

O Governo tem perspetivas "positivas" relativamente à retoma aérea, prevendo que em julho seja possível "recuperar 40% das rotas aéreas", face ao mesmo período do ano passado.
TAP

Ajuda de Estado à TAP pode ser travada na justiça

2389
A Associação Comercial do Porto interpôs uma providência cautelar junto do Supremo Tribunal Administrativo (STA) para impedir a injeção de 1,2 mil milhões de euros do Estado na TAP.
Aeroporto de Lisboa

Lisboetas querem mais restrições nos voos noturnos

192
A Associação Morar em Lisboa defendeu "períodos de tampão" antes e depois do horário de restrição de voos, no Aeroporto Humberto Delgado, entre as 00h e as 6h, de modo a acomodar eventuais atrasos.
Coronavírus

SATA. Governo dos Açores abandona negócio

O Governo dos Açores vai acatar uma resolução do parlamento regional aprovada em maio e abandonar a intenção de privatizar parte do capital da Azores Airlines, empresa do grupo SATA.
Coronavírus

Embraer obtém financiamento de 529,4 milhões

O fabricante de aeronaves brasileiro Embraer concluiu contratos de financiamento para exportações no valor total de 529,4 milhões de euros e com um prazo até quatro anos para enfrentar a crise.
Noticiário

8h. PM admite restringir voos do Brasil

António Costa diz que decisão não é do governo português. Palavra final cabe à Agência de Prevenção de Doenças da União Europeia.
Aviação

Transavia anuncia novas rotas para Faro e Porto

A Transavia anunciou a abertura de novas rotas aéreas de Montpellier, França, para Faro e Porto, a partir do início de julho e até ao final de agosto, com dois voos semanais, respetivamente.
Acidentes e Desastres

Mar do Norte. Avião de combate norte-americano cai

O avião de combate da força aérea dos EUA, que estava numa missão de treino de rotina e no qual seguia um piloto, sobre o qual não existem informações, caiu esta segunda-feira no Mar do Norte.
Coronavírus

SATA retoma ligações entre continente e os Açores

A SATA vai retomar "de forma progressiva e gradual" as ligações entre o continente português e as ilhas de São Miguel e Terceira a partir desta segunda. Para 15 de julho está prevista a normalização.
Coronavírus

Companhias aéreas processam governo britânico 

As empresas dizem que a quarentena em vigor desde segunda-feira, com um período mínimo de 3 semanas, "terá um efeito devastador no turismo e na economia e destruirá milhares de empregos".
Turismo

Voos vão descer 50% em julho e agosto

605
Patrick Ky, diretor executivo da Agência Europeia para a Segurança da Aviação, diz em entrevista que voos vão descer, mas é preciso abrir rotas, incluindo em Portugal, para recuperar a confiança.
Coronavírus

Lufthansa com 22 mil empregos em risco

A Lufthansa alertou que estão em perigo até 22 mil empregos em tempo integral na companhia aérea alemã, numa reunião com os principais sindicatos para negociar um programa de corte de custos.
TAP

Plano para salvar TAP. 3 certezas e 2 dúvidas /premium

171
Injeção de mil milhões é o primeiro passo e ainda falta os privados aceitarem condições. Segue-se a reestruturação com consequências na dimensão da TAP. O que se sabe e o que falta saber.
Coronavírus

Aviação antecipa perdas de 74 mil milhões em 2020

As companhias aéreas podem perder cerca de 74 mil milhões de euros em 2020 e 13,2 mil milhões de euros em 2021, devido à pandemia, alerta a Associação Internacional de Transporte Aéreo.
Aviação

Emissões de CO2. UE readapta programa na aviação

Com esta decisão, a UE altera o calendário do CORSIA, que previa uma análise à média das emissões de CO2 da aviação internacional durante 2019 e 2020, não considerando os níveis de 2020.
Coronavírus

França: 15.000 milhões para indústria da aviação

Governo francês anunciou 15 mil milhões de euros para ajudar a indústria aeronáutica, que emprega centenas de milhares de pessoas em França. Apoio exige investimentos em alternativas menos poluentes.
Aeroporto de Lisboa

Da Portela ao Montijo, uma viagem atribulada

273
Sabemos que a política tem razões que a razão desconhece. mas sou só eu que acho tudo isto muito estranho ou existe algum sr procurador que também fica com dúvidas a pedir investigação e clarificação?
Coronavírus

Restrição de voos mantém-se até final de junho

Bruxelas recomendou a manutenção, até 1 de julho, das restrições aos voos não essenciais para países que estejam fora da União Europeia, devido à pandemia de Covid-19.
Turismo

Costa anuncia abertura de fronteiras a 15 de junho

445
Primeiro-ministro diz que o aeroporto de Lisboa está pronto para receber passageiros e antecipa que dia 15 de junho será o dia do regresso do turismo na UE com abertura de fronteiras e novas rotas.
Coronavírus

Aviação não deve recuperar antes de 2023

A agência de notação financeira Moody's considera improvável que aviação civil recupere totalmente do efeito da pandemia de covid-19 antes de 2023. Procura vai continuar severamente deprimida em 2021.
Coronavírus

Portugal negoceia "ponte aérea" com Reino Unido

Em declarações à BBC 4, o ministro dos Negócios Estrangeiros explicou que a ideia é "garantir que os turistas britânicos que vão a Portugal não estejam sujeitos, no seu regresso, a nenhuma quarentena"
Coronavírus

SATA já estuda prejuízos causados pela pandemia

A companhia aérea irá operar em "absoluto respeito pelas regras que estão em vigor para a aviação civil comercial", sem que haja restrições à lotação dos aviões.
Coronavírus

Lufthansa perdeu 2.100 milhões de euros até março

Lufthansa teve um prejuízo líquido de 2.100 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, seis vezes mais do que no período homólogo, o que representou uma queda de 18% entre janeiro e março.
Lufthansa

Conselho da Lufthansa aprova plano de resgate

O conselho de supervisão da Lufthansa aprovou o plano de resgate da companhia aérea. Acordo entre o governo alemão e a Comissão Europeia prevê uma ajuda de 9 mil milhões de euros.
Coronavírus

Itália. Aeroportos perdem 45 milhões de viajantes

Os aeroportos italianos perderam 45 milhões de passageiros desde março até maio como consequência da crise e das medidas de confinamento decretadas para conter a pandemia de Covid-19.
Lufthansa

Lufthansa aceita condições para o resgate

132
Companhia alemã aceita perder "slots" nos aeroportos de Munique e Frankfurt, em troca de uma ajuda estatal de 9 mil milhões de euros. Bruxelas exigiu contrapartidas menores do que o plano inicial.
Coronavírus

Transavia France retoma voos para Portugal dia 15

A Transavia France vai retomar os voos para Portugal a partir de 15 de junho, de Lyon e Nantes para Faro, Porto e Lisboa, com as ligações de Paris e Montpellier previstas para dia 26.
Coronavírus

SATA. "O que não nos mata deixa-nos mais fortes"

A companhia aérea diz que o momento agora é de "comunicar positivamente, mantendo as medidas de segurança e saúde pública", a começar desde logo para os trabalhadores da transportadora.
Coronavírus

Lufthansa. Bruxelas exige remédios

Comissão Europeia garante não estar a criar obstáculos ao resgate pelo governo alemão da transportadora aérea Lufthansa, mas exigiu a criação de remédios para minimizar "a distorção da concorrência".
Coronavírus

SATA retoma voos entre Lisboa e Açores no dia 15

A Azores Airlines, do grupo SATA, vai retomar em 15 de junho as ligações aéreas entre Lisboa e Ponta Delgada e Lisboa e a Terceira, bem como entre o Funchal e Ponta Delgada.
Coronavírus

Iberia quer voar para Lisboa e Porto em julho

A espanhola Iberia vai retomar os seus voos de curta e média distância a partir de 1 de julho para 40 destinos em Espanha e na Europa, entre os quais Lisboa e Porto. Faro só a partir de 28 de agosto.
Lufthansa

Plano de resgate à Lufthansa encalha em Bruxelas

Conselho de administração da transportadora alemã recusou exigência de Bruxelas para ceder slots em Frankfurt e Munique. Mas negociações continuam, porque não há alternativas viáveis.
Coronavírus

EasyJet reduz 4.500 postos de trabalho

A companhia aérea britânica easyJet, cuja atividade está parada há semanas, vai reduzir quase um terço dos seus efetivos de forma a preservar as suas finanças e adaptar-se ao tráfego aéreo mais fraco.
Boeing

Boeing corta 12 mil postos de trabalho

A crise na Boeing continua. Mais de 12 mil empregos cortados só nos Estados Unidos. E pode haver mais despedimentos. Mas o modelo que originou crise, o 737 Max, volta a ser produzido.
Coronavírus

TAP admite rever planos de rota que excluíam Porto

191
Face à enxurrada de críticas de vários quadrantes aos planos de retoma dos voos, a TAP admitiu agora revê-los. Nunca se refere à polémica com os autarcas do Norte, mas admite inverter a rota.
Coronavírus

Trabalhadores Groundforce querem redução de custos

A Comissão de Trabalhadores da Groundforce pediu à ANA – Aeroportos de Portugal a redução de rendas e a fixação de um período de carência para os pagamentos das taxas devidas.
Coronavírus

Boeing e Airbus investigam como evitar contágio

Os fabricantes aéreos Boeing e Airbus lançaram uma iniciativa que visa tranquilizar passageiros e relançar o tráfego aéreo, investigando formas de limitar o contágio pela Covid-19 dentro dos aviões.
Coronavírus

Porto. BE critica estratégia da TAP

115
O Bloco de Esquerda acusou a TAP de transformar o Aeroporto do Porto numa "espécie de apeadeiro ao serviço do Aeroporto de Lisboa", considerando-a uma "desvalorização completa do Porto".
Coronavírus

Valongo acusa TAP e pede travão ao Governo

O presidente da Câmara de Valongo considera que a administração da TAP está a tratar o Aeroporto do Porto como "um mero apeadeiro", apelando ao Governo para que "coloque um travão".
Coronavírus

Plano de 9 mil milhões para salvar a Lufthansa

237
Lufthansa e o Governo alemão chegaram a acordo sobre plano de ajuda de 9 mil milhões de euros, o que vale 70% das linhas de crédito que Portugal tem para as empresas. Estado fica com 20%.
Coronavírus

O avião na era Covid. A guerra agora é "química" /premium

123
A aviação tenta reconquistar a confiança dos passageiros. Aviões cheios sim, mas as regras mudam: todos de máscara, contactos mínimos com a tripulação e desinfeção a cada 24 horas.
Aviação

O que se sabe sobre o desastre aéreo no Paquistão

O avião caiu num bairro a 3,2 quilómetros do aeroporto e destruiu cerca de cinco casas. Antes disso, o piloto reportou problemas técnicos. As causas ainda estão por apurar.
Coronavírus

Zoom vale tanto quanto sete maiores da aviação

113
As sete maiores empresas de aviação, muito prejudicadas pela Covid-19, valem 53 mil milhões de dólares, mas chegaram a atingir um valor inferior ao da Zoom, avaliada em 50 mil milhões de dólares.
Coronavírus

Ryanair diz que denúncias do sindicato são falsas

A Ryanair diz que "são falsas" as denúncias sobre ameaças de cortes salariais e despedimentos feitas pelo Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil .
Coronavírus

Aviões vão deixar de ter limite máximo de lotação

1781
Aviões vão deixar de ter lotação reduzida, ao contrário do que definia uma portaria de dia 2. Ministério de Pedro Nuno Santos diz que não há orientação internacional para limitar capacidade dos voos.
Air France

Voo da Air France diverge para Lisboa 

Com origem no Rio de Janeiro, o voo AF407 da Air France aterrou em Lisboa pelas 12h04 devido a uma "emergência médica" a bordo envolvendo um passageiro.
Coronavírus

Sindicato acusa Ryanair de ameaçar cortes 

"A empresa irlandesa está claramente a aproveitar-se de toda a conjuntura da pandemia de coronavírus", denunciou SNPVAC, referindo ameaças de de cortes salariais "desajustados" e despedimentos.
Coronavírus

Tentar privatizar SATA foi "criminoso intento"

Em abril, o presidente do Governo dos Açores admitiu que a pandemia da Covid-19 "pode afetar e muito" a decisão que o executivo tinha de privatizar parte da Azores Airlines, empresa do grupo SATA.
Coronavírus

Air France volta a voos diários Lisboa-Paris

Os voos entre Lisboa e Paris-CDG "voltam a ser diários a partir de 6 de junho", passando progressivamente para dois voos diários no final do mês. No Porto, a companhia também retoma voos em junho.
Coronavírus

Mãe e bébé portugueses libertados de aeroporto

A mãe e o bebé, de cerca de um mês, estavam retidos desde domingo numa zona do aeroporto destinada a viajantes que não têm autorização de entrada no território francês e que aguardam o repatriamento.
Coronavírus

Voos para Açores e Madeira foi opção "muito firme"

O ministro das Infraestruturas diz que a manutenção de voos para os Açores e Madeira durante a pandemia foi uma opção política "muito firme", apesar das posições contrárias dos executivos regionais.
EasyJet

EasyJet. Dados de 9 milhões de clientes atacados 

Os dados pessoais de cerca de nove milhões de clientes da EasyJet, incluindo números de cartões de crédito, ficaram comprometidos após um ciberataque "altamente sofisticado" à empresa.
Coronavírus

Tráfego aéreo regista quebra brutal de 84,2%

198
Desde 1 de março, altura em que o novo coronavírus começou a alastrar-se pela Europa, foram registadas perdas de 1.432.434 voos no tráfego aéreo.
Coronavírus

Neeleman financiou estudo que relativiza Covid-19

850
O empresário do setor da aviação, muito afetado pelas restrições no tráfego aéreo resultantes da pandemia, trocou e-mails e opiniões com autores do estudo. Só agora se descobriu que o financiou.
Coronavírus

Tráfego aéreo gerido pela NAV caiu 94% em abril

174
A NAV Portugal geriu 4.018 voos em abril, o que corresponde a uma quebra de 94% face ao mesmo mês do ano passado e "confirma o forte impacto" da pandemia de Covid-19 no tráfego aéreo.
Coronavírus

Ryanair despede mais de 250 trabalhadores

A empresa estima abrir os escritórios em 1 de junho, mas afirma que não precisa do mesmo número de pessoas nas equipas de apoio, durante um ano em que transporta menos de cem milhões de passageiros.
Coronavírus

Voos extra UE interditos até 15 de junho

O Governo prolongou a interdição de voos com destino e a partir de Portugal para e de países fora da União Europeia, a partir da meia noite da próxima segunda-feira e até 15 de junho.
Coronavírus

Ryanair. Sindicato recusa negociar despedimentos

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil vai recusar qualquer negociação com a Ryanair sobre eventuais reduções salariais ou despedimentos.
Coronavírus

CE avisa Portugal sobre infrações com vouchers

Bruxelas vai avisar Portugal e outros Estados-membros da União Europeia sobre a possibilidade de lhes aplicar procedimentos de infração por violação das leis referentes aos direitos dos passageiros.
Turismo

O plano para salvar as férias dos europeus /premium

Comissão Europeia emite recomendações para tentar salvar o turismo e as férias dos europeus. Bruxelas quer vouchers atrativos para passageiros optarem por essa solução em vez de exigirem dinheiro.
Coronavírus

Aviação critica recomendações da CE sobre vouchers

Associações representativas do setor aeronáutico europeu criticam a "falta de liderança" da Comissão Europeia, lamentando as "recomendações confusas" relativamente aos vouchers.
Coronavírus

Este banco garante a distância social num avião

A proposta de um engenheiro francês consiste em criar um kit removível de baixo custo que pode ser adicionado ao banco do meio e, assim, garantir que há distância entre os passageiros.
Coronavírus

Ryanair admite redução da operação em Portugal

A companhia aérea Ryanair está a reavaliar a sua operação em Portugal, admitindo despedimentos e a redução da frota no país, e estima perdas de 100 milhões de euros entre abril e junho.
Ryanair

Passageiros terão de pedir para ir à casa de banho

1399
A Ryanair prevê retomar 40% dos voos e 90% das rotas já em julho, mas para isso vai ter novas regras para os passageiros. Não pode haver fila para a casa-de-banho e passageiros terão de levar máscara.
Coronavírus

SATA sem voar para EUA e Canadá até 14 de junho

338
A SATA irá continuar sem voar para Toronto (Canadá), Boston (EUA), Praia (Cabo Verde) e Frankfurt (Alemanha) até 14 de junho, devido à Covid-19. Os voos estavam inicialmente suspensos até 6 de junho.
Açores

Açores paga 1,1 milhões de euros à Ryanair

270
O Governo dos Açores vai pagar à companhia low cost Ryanair mais de 1,1 milhões de euros, para que a transportadora aérea irlandesa promova o turismo na região junto do mercado do Reino Unido.
Coronavírus

Air France vai controlar temperatura nos voos

A partir desta segunda-feira e de forma gradual, a Air France vai implementar um controlo de temperatura na partida dos voos. Quem registar acima de 38 graus pode não embarcar.
Coronavírus

Cabo Verde Airlines. Resultados abaixo do esperado

A companhia necessita de se financiar a longo prazo, processo que se arrasta desde 2019, numa altura em que a sua atividade comercial está parada pelo menos até 1 de julho, avança o relatório.
Coronavírus

"Cluster" da aeronáutica com medidas de mitigação

O surto de Covid-19 afetou todos os setores do "cluster", sendo a indústria aeronáutica civil a mais atingida, originando cortes nas encomendas, problemas de abastecimento" e "paragens na produção".
Coronavírus

Previstos 4 voos entre Lisboa e Luanda este mês

Quatro voos especiais vão fazer nos dias 12, 14, 21 e 22 de maio, a ligação entre Luanda e Lisboa, prevendo-se a realização do trajeto Lisboa-Luanda no dia 22 de maio, que depende de autorização.
Coronavírus

Reino Unido pode impor quarentena a quem chega

178
A obrigação de fazer quarentena de 14 dias a quem chegar ao Reino Unido é uma das medidas para evitar um segundo pico da pandemia. Empresas do setor da aviação temem impacto "devastador".
TAP

TAP. Solução é urgente e todos vão ter de ceder /premium

A TAP ainda não tem plano e está em desvantagem para atravessar crise. É urgente uma solução. Estado e privados terão de fazer cedências, avisa diretor executivo da banca de investimento do Citigroup.
Coronavírus

Uso da máscara não é obrigatório nos aviões

2046
Quadro legal que define o uso obrigatório de máscaras nos transportes coletivos de passageiros não estabelece a imposição aos aviões. Companhias e Bruxelas recomendam aos passageiros que as usem.
Companhias Aéreas

Air France-KLM regista perdas de 1,8 milhões

O grupo Air France-KLM, que deve receber uma ajuda extraordinária de sete mil milhões de euros do Estado francês, regista uma quebra de 10,5% no 1º trimestre, com perdas de 1,8 mil milhões de euros.
Coronavírus

SATA prolonga suspensão da operação até 31 de maio

O grupo SATA, detentor das transportadoras Azores Airlines e SATA Air Açores, irá continuar sem voar até 31 de maio. A SATA tem a sua operação suspensa desde 19 de março.
Som Ambiente

Como o medo do contágio muda as nossas viagens

Quem aproveitou mais os passes baratos? O Estado consegue financiar os operadores de transportes? O Aeroporto do Montijo faz sentido agora? José Manuel Viegas, especialista em transportes, responde.
Coronavírus

Easyjet não espera voltar a voar antes de junho

1033
Companhia aérea lowcost não deverá retomar atividade antes de junho. Rota Lisboa-Funchal deverá ser a primeira a retomar, assim como voos vindos de "países de emigração".
Coronavírus

Airbus adapta aviões para voos humanitários 

A Airbus está a fazer alterações aos aviões para que companhias aéreas possam instalar paletes de carga no espaço dos assentos das classes económicas, aliviando a escassez da capacidade do porão.
Coronavírus

PS contra diminuição da operação da TAP no Porto

Os socialistas dizem que esta decisão pode ter "riscos elevados" nas exportações do Norte, "que representam mais de 40% do volume nacional" e no turismo, "que muito ajudou ao dinamismo económico".
Coronavírus

UE autoriza França a ajudar Air France

A ajuda francesa vai desdobrar-se em 4 mil milhões de euros de empréstimos bancários e 3 mil milhões de empréstimo direto, tendo como contrapartida a melhoria da rentabilidade na redução de CO2.
Coronavírus

Portugal vai seguir regras europeias para voos 

"Neste momento, temos regras muito estritas ainda para esta primeira fase, mas rapidamente iremos também adaptarmo-nos, obviamente, àquilo que forem as regras europeias", disse o ministro.
Coronavírus

Bruxelas recomenda máscaras nos voos

Comissão Europeia recomenda que os passageiros utilizem máscaras quando os voos forem retomados e abdica dos assentos vazio, porque afetam a viabilidade económica das operações.
Aeroportos

Decisão da TAP sobre Sá Carneiro é "errada"

326
A Área Metropolitana do Porto considerou que a decisão de retomar atividade com apenas 3 rotas a partir do Sá Carneiro "só pode ser transitória" até que o Governo "assuma de vez" a gestão.
Coronavírus

Viana do Castelo apela a aumento de rotas

O presidente da Câmara de Viana do Castelo apelou à intervenção do Governo no sentido de aumentar o número de rotas no aeroporto do Porto, para ajudar as empresas a exportar.
Coronavírus

Boeing lança oferta de títulos de 23 mil milhões

A Boeing anunciou o lançamento de oferta de títulos no valor de 23 mil milhões de euros, para "manter a liquidez a fluir", muito afetada devido à crise na aviação provocada pela covid-19.
Coronavírus

Países da UE querem vouchers em vez de reembolsos

Portugal e outros 11 países da União Europeia pediram à Comissão uma mudança temporária nas regras dos passageiros com voos cancelados, para serem considerados vouchers em vez de reembolsos.
Coronavírus

Boeing com prejuízo de 558 milhões de euros 

Boeing revelou um prejuízo de 628 milhões de dólares (558 milhões de euros), devido ao impacto da pandemia da Covid-19, e vai despedir 16.000 trabalhadores enquanto procura liquidez.
Coronavírus

Companhias aéreas agravam previsão de perdas

A Associação Internacional do Transporte Aéreo afirma que estas perdas representam "mais 2 mil milhões de dólares [1,8 mil milhões de euros] do que o estimado no início do mês".
Coronavírus

Níveis de ruído baixaram perto do aeroporto

O valor legal de limite de decibéis foi cumprido, uma vez que, devido às restrições impostas pelas medidas de contenção da pandemia de Covid-19, há agora pouco trânsito e poucos voos em Lisboa.
Airbus

Airbus com prejuízo de 481 milhões no 1º trimestre

Airbus teve um prejuízo de 481 milhões de euros no primeiro trimestre de 2020, estabelecendo como objetivo atual a preservação da liquidez e a suspensão de atividades não fundamentais.
Coronavírus

British Airways prevê suprimir até 12 mil postos 

119
A companhia aérea British Airways prevê suprimir até 12 mil postos de trabalho devido aos efeitos da pandemia causada pelo novo coronavírus na atividade.
Coronavírus

Boeing. Vão ser precisos anos para recuperar

O tráfego aéreo mundial vai demorar anos a regressar ao nível de antes da pandemia de Covid-19, prevê o líder da Boeing, David Calhoun, apontando um período de dois a três anos.
Coronavírus

Setor aeronáutico pode perder 110 mil milhões

A Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol) estima que o setor aeronáutico europeu vá perder 110 mil milhões de euros este ano devido à pandemia de Covid-19.
Coronavírus

Pilotos sujeitos a avaliação para manter licença

As licenças e qualificações aeronáuticas que caduquem até 23 de julho, devido à pandemia, podem ser prorrogadas por quatro meses, na condição de os pilotos se submeterem a um exame avaliativo.
Negócios

Boeing desiste de acordo com Embraer

Em causa estava a criação de duas parcerias, uma para o negócio da aviação comercial e outra para o desenvolvimento de novos mercados para o avião militar de transporte de carga C-390.
Coronavírus

SATA. Pandemia pode afetar privatização

O presidente do governo regional dos Açores admite que a atual pandemia da Covid-19 "pode afetar e muito" a decisão que o executivo tinha até agora de privatizar parte da Azores Airlines.
Ryanair

Ryanair obrigada a readmitir trabalhadores

A Ryanair vai ser obrigada a readmitir 224 trabalhadores, após um tribunal espanhol ter decidido a nulidade de um despedimento coletivo feito pela transportadora.
Pilotos

Pilotos têm novas certificações de capacidade

Esta avaliação visa determinar a competência dos requerentes de licença de piloto, e dos titulares dessa licença, para falar e compreender fraseologia radiotelefónica padrão e linguagem simples.
Coronavírus

Limite do número de lugares pode prejudicar retoma

A EasyJet afirma que o setor precisa de conhecer com antecedência o roteiro para um cenário de evolução positiva da doença para se preparar, dizendo que precisará de "pelo menos 15 dias" para testes.
Coronavírus

Ryanair não retoma voos se tiver lugares vazios

O presidente da Ryanair avisou que, caso o governo não pague pelo assento do meio, a companhia não retomará os voos se for necessário deixar assentos vazios para manter as distâncias de segurança.
Coronavírus

Aviões com bancos vazios? Como iremos voar

702
As companhias áreas estão a planear a forma como vão voltar a voar. Estratégia pode passar por testes de sangue e bancos vazios entre passageiros. Contudo, ainda não há consensos.
Coronavírus

Virgin Australia sob administração judicial

A segunda maior companhia aérea do país afirma que "a Austrália precisa de uma segunda companhia aérea" e revela que a empresa está determinada a manter os voos.
Açores

Açorianos impedidos de regressarem a casa

Os portugueses têm regressado à pátria, os terceirenses e os micaelenses no Continente têm regressado às suas ilhas, mas os restantes açorianos estão encarcerados a centenas ou milhares de km de casa.
Coronavírus

EasyJet tem liquidez para aguentar 9 meses parada

168
Após várias iniciativas de financiamento, a companhia aérea gerou liquidez adicional de cerca de 2,17 a 2,24 mil milhões de euros, levando a um fluxo de caixa nocional de cerca de 3,8 mil milhões.
Coronavírus

Voos para Espanha suspensos até maio

Todos os voos entre Portugal e Espanha estão suspensos até 14 de maio, com algumas exceções, sendo os meios aéreos de combate aos incêndios florestais uma delas.
Atualidade

Um "enxame" de aviões desapareceu do céu em abril

337
O tráfego aéreo caiu a pique no período da Páscoa. Vídeos mostram uma diferença radical entre o início de março e de abril. O aeroporto de Lisboa transformou-se num enorme parque de estacionamento.
Coronavírus

O aeroporto de Lisboa como nunca o viu: vazio

1635
Todos os aeroportos do país encerraram para voos comerciais na passada quinta-feira até esta segunda às 00h. Visitámos o Aeroporto de Lisboa – aviões da TAP em terra e nem vivalma no aeroporto.
Coronavírus

Airbus anuncia redução de um terço na produção

A Airbus vai reduzir a produção mensal para 40 aparelhos do modelo 320, contra os 60 produzidos antes da crise, passando para dois os A330 e para seis aparelhos mensais do tipo A350.
Crime

Cabrita. "Não é este o Portugal que conhecemos" /premium

Eduardo Cabrita foi esta quarta-feira ouvido no Parlamento sobre a morte de Ihor Homeniuk, às mãos de inspetores do SEF, no aeroporto de Lisboa. Assegurou que "não é o Portugal de que nos orgulhamos".
Coronavírus

IATA estima 25 milhões de empregos em risco

A Associação Internacional de Transportes Aéreos estima que a região mais afetada seja a Ásia/Pacífico, com 11,2 milhões de empregos em risco, seguida da Europa, com 5,6 milhões de empregos.
Coronavírus

Só ANAC pode autorizar gigante A380 na Portela

Em causa, está um pedido da Hi Fly para operar a maior aeronave comercial do mundo na Portela, que foi remetido à ANA, mas a gestora alegou que seriam necessárias obras avultadas na infraestrutura.
Coronavírus

SATA. Emitidos vouchers para reembolso de voos

A medida permite ao cliente trocar o valor do "voucher" por outros serviços da agência de viagens durante um ano e surge após um acordo entre a transportadora açoriana.
Coronavírus

Hi Fly quer usar A380 na Portela. ANA não autoriza

431
Um estudo da fabricante de aviões Airbus dá o A380 como compatível no aeroporto de Lisboa. Já a ANA alega que, para autorizar a operação do A380 na Portela, teria de fazer "obras avultadas".
Serviço De Estrangeiros E Fronteiras

Funcionamento do SEF no aeroporto vai mudar

102
O ministro da Administração Interna avançou que haverá mudanças no plano da organização do modelo de funcionamento do Centro de Instalação Temporária do SEF, no aeroporto de Lisboa.
Coronavírus

Tráfego aéreo vai cair entre 85% a 95% em abril

Tráfego aéreo caiu a pique a partir da segunda quinzena de março. Empresa que gere o espaço aéreo, a NAV, antecipa quedas de 85% a 95% no movimento de aviões, pelo menos em abril.
Coronavírus

Quando voltamos a voar? Montijo ainda faz sentido?

654
Turismo e a aviação estão parados. António Bernardo, da Roland Berger, admIte que Portugal pode ver alguma retoma no verão. Voltar ao nível em que estávamos vai demorar mais, mas Montijo deve avançar.
Coronavírus

Sindicatos querem que ANA dê ganhos a funcionários

Garantindo que resultados positivos nos últimos seis anos permitem fazer face à pandemia, sindicatos querem que ANA - Aeroportos de Portugal retribua "pequena parte do que ganhou" aos funcionários.
Coronavírus

Governo mantém pressupostos para construir Montijo

526
Governo e ANA estão alinhados. A prioridade é o Covid-19, mas os pressupostos que justificam o aeroporto do Montijo mantêm-se e o projeto é para avançar, depois de terminado o estado de emergência.
Coronavírus

Groundforce. "Acredito em medidas para apoiar-nos"

114
Parada a 96%, a empresa que faz as operações de solo nos aeroportos está num momento decisivo. Administrador-executivo acredita que o Governo vai tomar medidas para salvar o setor e não só a TAP.
Angola

Angola. Aprovada compra de aviões da TAAG

O acordo será celebrado entre a TAAG e o sindicato bancário representado pela ABSA Bank Limited. Em troca da emissão de garantia soberana, a companhia terá de pagar uma taxa correspondente a 01%.
Aeroporto de Lisboa

Como se ocultou o homicídio de Ihor no aeroporto /premium

700
Ucraniano esteve fechado numa sala, após ter sido brutalmente agredido por três inspetores do SEF, durante oito horas, segundo as provas recolhidas pela PJ. E foi encontrado já morto.
Coronavírus

ANA fala com trabalhadores para evitar "lay-off"

A empresa gestora dos aeroportos nacionais afirma que tudo fará para "manter a sustentabilidade futura da empresa e a manutenção dos postos de trabalho".
Coronavírus

Lufthansa solicita benefícios para 87 mil pessoas

O grupo aéreo Lufthansa solicitou benefícios sociais para ajudar 87.000 funcionários em todo o mundo que estão sem trabalhar. Na Alemanha, a Agência Federal de Emprego paga ao trabalhador até 67%.
Aeroporto de Lisboa

Comunicado sobre cancelamento do Montijo é falso

877
Ministério das Infraestruturas desmente "comunicado falso", divulgado no dia 1 de Abril, que anuncia o cancelamento do novo aeroporto do Montijo. Informação não é verdadeira.
Coronavírus

TAP já avançou com "lay off" e reduções de horário

214
A companhia aérea garante sempre dois terços do salário em lay off — quando ultrapassar limite máximo de 1905 euros, a TAP paga a diferença. Quem ficar a trabalhar recebe 80% do ordenado.
Bloco de Esquerda

SEF. BE quer MAI em videoconferência no Parlamento

411
O Parlamento não está suspenso e, como tal, o BE quer ouvir Eduardo Cabrita sobre a morte de um cidadão ucraniano nas instalações do SEF no aeroporto de Lisboa. Audição será por videochamada.
Coronavírus

TAP tenta aderir a regime de lay-off

565
A TAP vai pedir adesão ao lay-off para evitar despedimentos. Sindicato confirma: "Vai pedir o lay-off para os próximos 3 meses". Fonte da TAP diz que só oficializam depois de notificar trabalhadores.
Crime

Homicídio no aeroporto. 3 elementos do SEF detidos

3441
A PJ deteve esta segunda-feira três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Em causa está a alegada tortura e homicídio de um cidadão ucraniano numa sala do aeroporto de Lisboa.
Crime

PJ suspeita de homicídio no aeroporto de Lisboa

484
TVI dá conta de ucraniano que terá sido assassinado no Centro de Instalação Temporária do aeroporto de Lisboa. Ocorrência só foi comunicada pelo Instituto de Medicina Legal e não pelo SEF.
Ryanair

Ryanair não prevê operar voos em abril e maio

A transportadora também recordou que a partir da meia-noite desta terça-feira quase toda a sua frota de aviões ficará em terra, com exceção do número reduzido de voos entre a Irlanda e o Reino Unido.
Coronavírus

Voos de e para Itália suspensos mais 14 dias

106
Decisão do Governo está relacionada com o facto de a pandemia da Covid-19 se manter com grande intensidade em Itália. Suspensão fica prolongada até ao dia 7 de abril.
A página está a demorar muito tempo.