459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Corpo Humano

Visão

Visão: como a proteger durante o verão?

A utilização de óculos de sol como forma de proteger os olhos deve obedecer a alguns requisitos: bloquear entre 99 a 100 % da radiação UVA e UVB e filtrar entre 75 a 90 % da luz.
Saúde

A realidade da hipertensão em idade pediátrica

A hipertensão arterial é um risco bem conhecido de doença cardiovascular entre adultos. Mas também está a aumentar entre as crianças de forma preocupante: 3 a 5% sofrem de hipertensão na Europa.
Saúde

A prevenção e o rastreio no combate à Hipertensão

Conhecida como a “doença silenciosa”, a Hipertensão afeta cerca de 42% dos portugueses em idade adulta. Não tendo sintomas, a medição da pressão arterial é crucial e deve ser regular.
Saúde Pública

O risco cardiovascular também cai do céu...

A perseverança no combate aos fatores de risco tradicionais – colesterol elevado, hipertensão, diabetes, tabaco e obesidade -- tem que ser acompanhada pela melhoria das condições socioeconómicas.
Guerra na Ucrânia

Família ficou cega durante bombardeamento

Olena ficou "completamente cega, só conseguia estender a mão para tocar nos filhos", mas, depois de operada, recuperou. Os gémeos (ainda) não têm história feliz para contar. Um deles perdeu um olho.
Ciência

A sua visão é preciosa, saiba como cuidar dela

São várias as doenças oculares que podem surgir em qualquer altura, pondo em risco a saúde da visão. Conheça os principais sinais de alerta para saber quando deve mesmo procurar ajuda.
Dinamarca

Eriksen regressa à seleção após paragem cardíaca

Eriksen chegou ao Brentford, depois de rescindir em dezembro o seu contrato com o Inter Milão, uma vez que usa um desfibrilhador cardíaco, aparelho proibido no futebol italiano.
Saúde

Angioplastias primárias aumentaram em 2021

Em 2022 realizaram-se 4.002 angioplastias primárias, sendo a maioria dos doentes homens com média de idades acima dos 60 anos. A RNCI destaca a importância do diagnóstico e tratamento precoce.
Coração

Mantenha o coração no ritmo certo

É fundamental sensibilizar a população para o reconhecimento dos sintomas que possam traduzir alterações do ritmo cardíaco e que devem motivar a procura de observação médica.
Cirurgia

Mais de 1500 doentes esperam por cirurgia cardíaca

"Operam-se cerca 5.500 doentes cardíacos por ano e, em números redondos, existem mais de 1.500 doentes em lista de espera para cirurgia cardíaca", disse Sousa Uva.
Arqueologia

Homo Sapiens na Europa mais cedo do que relatado

Um pequeno dente de leite e 1.500 pontas de pedra trabalhada encontradas numa caverna francesa levam arqueólogos a antecipar a chegada do Homo Sapiens à Europa para cerca de 54.000 anos atrás.
Coronavírus

Boston. Hospital recusa transplante a não vacinado

O hospital atribui os transplantes a quem tem "a maior probabilidade de sobreviver". Doente não vacinado contra a Covid-19 pode morrer depois da intervenção, pois o sistema imunitário fica fraco.
Ciência

Revivicor, a empresa dos porcos para transplantes

Com ligações à empresa que clonou a ovelha Dolly, a Revivicor foi comprada pela United Therapeutics, que tem como CEO uma mulher transgénero de sucesso, fundadora de uma religião futurista: a Terasem.
Cardiologia

Inédito. Coração de porco transplantado num homem

David Bennett, de 57 anos, recebeu um coração de porco geneticamente modificado e será monitorizado durante as próximas semanas para analisar a reação ao novo órgão.
Ciência

Cientistas investigam ligação entre odor e lugares

Cientistas da Fundação Champalimaud procuraram perceber como os cheiros e lugares coisas estão interligados no cérebro de ratos, que usaram na experiência.
Estados Unidos da América

Gotas nos olhos para substituir óculos já à venda

O medicamento disponível agora nos Estados Unidos da América permite a quem sofre de presbiopia, ou "vista cansada", ver melhor ao perto durante um período de até seis horas.
Doenças Cardiovasculares

Arranca estudo de análise à insuficiência cardíaca

Doença caracteriza-se pela "incapacidade do coração em bombear sangue para os vários órgãos", e é grande responsável por internamentos a partir dos 65 anos.
Coimbra

Empresa desenvolve medicamento para doença rara

A biotecnológica de Coimbra identificou pequenas moléculas orgânicas que exercem atividade de estabilização proteica e evitam a formação de amilóide por transtirretina.
Iniciativas Observador

Morte súbita: a cura está cada vez mais perto?

Uma das doenças responsáveis pela morte súbita em atletas – como a que vitimou Fehér – parte de um erro genético e não tem cura. A investigadora Maria Carmo-Fonseca está a desenvolver um tratamento.
Cancro

Droga para partos prematuros pode provocar cancro

O medicamento é usado desde a década de 1950, apesar das dúvidas sobre segurança e eficácia. Agora, uma equipa da Universidade do Texas mostra que aumenta o risco de cancro na descendência.
INEM

INEM vai fazer eletrocardiogramas na rua

Entre esta segunda-feira em vigor um novo protocolo de dor torácica que vai permitir que os técnicos de emergência do INEM possam detetar mais rapidamente casos de enfarte do miocárdio.
Ciência

Porque importa o coração de uma mosca assustada?

Estudar moscas-da-fruta pequenas, de corações simples e fáceis de reproduzir em laboratório é fácil e pode dar respostas sobre como funcionam os outros animais, incluindo o homem.
Diabetes

Há urgência em detetar retinopatia diabética

"Após 20 anos de evolução, constatamos que 90% das pessoas com diabetes tipo 1 e mais de 60% com tipo 2, sofrem de desta condição", refere a associação. O mau controlo metabólico é fator de risco.
Madeira

Madeira. Apoio à compra de óculos alargado

O apoio, antes destinado a idosos, vai ser agora alargado a todas as crianças e jovens até aos 14 anos, "independentemente da condição social da família".
Ciência

Bezos investe em tecnologia antienvelhecimento

O homem mais rico do mundo quer desenvolver uma tecnologia de reprogramação biológica para prolongar a vida dos humanos. A startup criada este ano já soma mais de 227 milhões de euros em investimento.
Universidade do Minho

Tratamento retarda envelhecimento da coluna

Investigador da Universidade do Minho descobre tratamento que abranda uma das principais causas de dor nas costas: o envelhecimento dos discos da coluna vertebral.
Sociedade

11 alimentos saudáveis e hidrantes

Nem só de água se faz a hidratação do nosso corpo. Os alimentos também podem ter um papel importante. Conheça alguns dos alimentos mais hidratantes.
Ciência

Capacidades mentais podem melhorar na velhice

A capacidade de dar atenção a novas informações e de se focar no que é importante pode melhorar em indivíduos mais velhos e funcionar como escudo protetor contra o declínio do cérebro.
Coronavírus

EMA admite ligação de vacinas a doenças cardíacas

Miocardite e pericardite são doenças inflamatórias do coração, apresentando sintomas como falta de ar e palpitações. Foram estudados 145 casos de miocardite e 138 de pericardite com a Pfizer.
Lifestyle

Quais os óculos ideais para si?

Os óculos têm vindo a tornar-se cada vez mais um acessório de moda. Não há como negar. Agora, até já pode optar por uma armação que muda de acordo com os momentos do dia. Nós explicamos.
Coração

Descoberta mutações que aceleram doença cardíaca

Foi descoberto o tipo de mutações que agrava progressão da insuficiência cardíaca, o principal motivo de hospitalização de maiores de 65 anos e uma importante causa de morte.
Inovação

Dispositivo, com mão portuguesa, ganha prémio

O dispositivo pode ser usado para tratar problemas no esófago ou intestino. É introduzido por endoscopia e a cirurgia acontece depois, quando o doente já está em casa. Numa semana, está resolvido.
Prémios e Galardões

Prémio para estudos sobre visão e cancro

Quatro cientistas venceram a 17ª edição das Medalhas de Honra L'Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência. A bolsa, de 16 mil euros, é da L'Oréal, UNESCO e Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Saúde

O que os olhos não veem: cronologia da epidemia

Ainda não se sabe qual o impacto da pandemia na saúde visual dos portugueses. Teme-se que centenas de doentes que deixaram de ir às consultas e aos tratamentos apresentem perdas irreversíveis de visão
Pandemia

A má visão prejudica a saúde e a economia

A má visão não corrigida e as patologias visuais têm forte impacto na educação e na economia. Reduzem a qualidade de vida e podem aumentar o risco de morte. A pandemia trouxe novos impactos negativos.
Saúde

Mais enfarte do miocárdio no inverno?

Vários fatores contribuem para o aumento dos enfartes no inverno. Saiba quais são os sintomas e, se tiver algum, não fique em casa, procure ajuda, os hospitais são seguros.
Saúde

Quando o coração bloqueia

O bloqueio cardíaco é muito comum e por isso é fundamental estar atento aos sinais e sintomas para saber quando procurar ajuda médica de imediato. Ter rotinas de vigilância e prevenção é aconselhável.
Serviço Nacional de Saúde

Saúde da visão: grande problema, grandes soluções

Por cada dia que o Ministério da Saúde tarda em implementar cuidados primários de saúde da visão mais portugueses cegam ou são mergulhados numa deficiência visual permanente que se pode e deve evitar.
Deixe-se de Desculpas

Como reage o corpo quando treinamos de máscara

O uso da máscara reduz a capacidade de treino. Mas na verdade o que é que acontece, no nosso corpo, quando utilizamos a máscara durante o treino? 
Coração

Corações que não podem estar em esforço

Comece já em maio, o mês do coração, a prevenir a Insuficiência Cardíaca, porque as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal. Não fique em casa por medo da Covid
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.