Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Cultura

Grimes: um disco para dançar até ao fim do mundo

No novo "Miss Anthropocene", enquanto colidem melodias indianas com nu-metal, drum'n'bass, e rimas em mandarim, Grimes diz que o planeta está condenado. Resta-nos aproveitar e dançar esta desgraça.
Entrevista

Paula Silva: "Fui exonerada. Não esperava" /premium

Entrevista com a diretora-geral do Património que a ministra da Cultura exonerou de surpresa. Criação do Museu da Liberdade em Peniche foi um ponto alto do mandato. Sai incomodada? E o futuro próximo?
Séries

"Killing Eve" regressa a 27 de abril

162
O final da segunda temporada deixou a dúvida no ar, mas agora só há certezas: uma das séries mais populares dos últimos anos vai ter novos episódios, que em Portugal poderão ser vistos na HBO.
Cinema

Joana Ribeiro: do tango com Adam Driver a Berlim /premium

Filmou com Terry Gilliam e é uma das atrizes no programa Shooting Star, palco privilegiado na Berlinale. Em entrevista, fala das novelas, da arquitetura que quase seguiu e de uma rara cena de dança.
História

Os nomes do que comemos: nozes e cornos-de-madeira /premium

Os frutos secos foram relegados no mundo moderno à condição de aperitivos ou snacks, mas já representaram importante papel na alimentação humana em algumas regiões e períodos.
Bibliotecas

Arquivo-Biblioteca Ephemera aumenta capacidade

104
O Arquivo-Biblioteca Ephemera, fundado por Pacheco Pereira, reparte-se entre a vila da Marmeleira (Rio Maior) e, a partir deste sábado, o Parque Empresarial da Baía do Tejo, no Barreiro.

festival da canção 2020

Festival da Canção

A primeira semifinal do Festival, canção a canção /premium

As cantigas do Youtube, as baladas clássicas e as performances que deixam perguntas como "mas afinal o que é isto?". Susana Romana viu de tudo no regresso do Festival da Canção e conta como foi.
Festival da Canção

Festival da Canção. Quem são os quatro finalistas?

196
Bárbara Tinoco, Elisa, Filipe Sambado e Throes + The Shine vão competir por um lugar na Eurovisão na final de 7 de março do Festival da Canção. Pela primeira vez, pontuações não foram reveladas.
Festival da Canção

As reações dos finalistas do Festival da Canção

Filipe Sambado, Tiago Nacarato-Bárbara Tinoco, Marta Carvalho-Elisa e Throes + The Shine vão à final do Festival da Canção. Ao Observador, falaram de feminismo, diversidade e confiança para dia 7.
Livros

Pulido Valente e a História dos homens vencidos /premium

108
Poucos intelectuais na vida contemporânea portuguesa puseram tanto empenho no seu estilo literário como Vasco Pulido Valente. E poucos trabalharam com tamanha mestria a História das decisões falhadas.
Livros

Cronista atento, menino travesso, sábio experiente /premium

Bruno Vieira Amaral escreve sobre o novo livro de José Cutileiro: "Este 'Inventário' não é sobre o autor, embora ele esteja em cada página, em cada palavra, em cada vírgula. É sobre Portugal".
Literatura

Philippe Besson: “Tive de me esconder para amar” /premium

É amigo do presidente Macron, considera-se de esquerda e rejeita os conservadores. De passagem por Lisboa, o escritor francês falou de política e do novo livro: "Deixa-te de Mentiras", uma autoficção.
Música

Dias da Música em Belém dedicados a Beethoven

176
"Inconformista e grandíloquo, Beethoven expandiu formal e emocionalmente quase todos os géneros em que trabalhou", lembrou o CCB, que irá assinalar os 250 anos do compositor com um programa especial.
Arte Contemporânea

"Racismo é racismo". Jafa é Jafa em Serralves

Arthur Jafa divide-se em Serralves: uma exposição no museu e um filme na casa de cinema, ambos a gritar que a história e a vida dos negros urge ser repensada. E com referências ao caso Marega.
Cultura

Rui Moreira lamenta demissão de Regina Guimarães

O presidente da Câmara do Porto disse que a escritora "vai fazer muita falta". Regina Guimarães demitiu-se porque o conselho nada fez quanto a uma acusação de censura feita contra o Teatro do Porto.
Cultura

"Alguém está a ver-nos. Alguém está a estudar-nos"

1369
Erich von Däniken é, juntamente com Giorgio A. Tsoukalos, uma das caras mais conhecidas do programa "Alienígenas", do canal História. O suíço vem pela primeira vez a Portugal e falou com o Observador.
Teatro

Encenadora Sara Carinhas leva "Limbo" a Londres

207
“Limbo” é sobre “a violência, a maldade ou o trauma”, explica a encenadora. A peça, representada no âmbito do VAULT Festival, pode ser vista na capital britânica nos dias 25 e 26 de fevereiro.
Cinema

Morreu José Mojica Marins, o Zé do Caixão

Actor, realizador e guionista, José Mojica Marins dedicou grande parte da sua carreira ao cinema de terror, deixando uma obra de mais de 40 filmes como realizador.
Cinema

Amor e fantasia numa Tóquio onde chove a potes

170
A animação nipónica continua em alta com esta fantasia meteorológica e romântica de Makoto Shinkai, um colossal sucesso comercial e de crítica no Japão. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

"Os Miseráveis", premiado no Festival de Cannes, uma nova versão de "O Apelo da Floresta" com um cão digital e a animação japonesa "O Tempo Contigo", são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Música

A intensa e aterradora beleza dos Big Thief

Assistir a um espectáculo dos Big Thief em nome próprio, fora do ambiente de festival, sem terem que despachar canções, é uma valente tareia emocional. Foi isso que aconteceu em Lisboa.
Literatura

Pepetela vence prémio do Correntes d'Escritas

2171
O escritor angolano de 78 anos é o vencedor da edição deste ano do Prémio Casino da Póvoa, com o romance "Sua Excelência, de Corpo Presente". O anúncio foi feito durante a manhã desta quarta-feira.
Cinema

Cinema: 12 filmes sul-coreanos a não perder

Após o triunfo de "Parasitas", de Bong Joon-ho, nos Óscares, Eurico de Barros propõe uma selecção de 12 filmes sul-coreanos que demonstra a criatividade, variedade e pujança desta cinematografia
Cinema

Abertos concursos de apoio financeiro ao cinema

Os concursos de 2020 de apoio financeiro ao cinema e audiovisual vai ter um aumento de verbas. Estão ainda por concluir dez concursos referentes a 2019.
Juízes

Tiago Rodrigues: "Nunca apelaria à violência"

301
Um texto de Tiago Rodrigues, já substituído, sugeria um rapto de Neto de Moura. O encenador diz que era apenas uso da ironia numa sinopse. O Sindicato de Juízes discorda: “Aquilo é bullying”.
Teatro

"O teatro tem de ser feito de outra forma" /premium

Uma das melhores atrizes portuguesas, Luísa Cruz repõe "A Criada Zerlina" no Teatro Aberto, em Lisboa, após a estreia em 2019 no CCB que lhe valeu um Globo de Ouro. Desculpa para uma longa conversa.
Séries

As "Amazing Stories" de Spielberg já têm trailer

Chega a 6 de março ao serviço de streaming da Apple a série produzida por Steven Spielberg, com cinco episódios entre o fantástico e a ficção científica. Foram reveladas as primeiras imagens.
Música

Ricardo Ribeiro recusa nomeação para prémios Play

650
O disco Respeitosa Mente tinha sido nomeado para Melhor Álbum de Fado nos novos prémios da música portuguesa. A pedido de Ribeiro, que não o considera disco de fado, a organização retirou a nomeação.
Cinema

Agora toda a gente gosta de Adam Sandler, não é?

162
"Diamante Bruto", dos irmãos Safdie, é um admirável filme sobre os homens que não sabem lidar com o aborrecimento de uma vida convencional e comportam em si a semente da sua própria desgraça.
Arte

Coleção de Arte do Estado tem novo curador

O ainda subdiretor da Direção-Geral do Património Cultural David Santos será o curador da Coleção de Arte do Estado. David Santos é doutorado em Arte Contemporânea.
História

Os mistérios de D. Teresa, mãe de Afonso Henriques /premium

580
Foi filha de um rei, mãe de outro e governou com "mão forte" uma região estratégica, o Condado Portucalense. Apesar disso, pouco se sabe sobre ela e até existem dúvidas quanto ao seu lugar de enterro.
Serralves

Serralves: Yoko Ono convida mulheres e artistas

1225
A artista japonesa Yoko Ono pede a colaboração de mulheres e criadores portugueses a fazerem parte de duas obras participativas que irão integrar a sua exposição em Serralves, no Porto, em abril.
Livros

"Rockonomics": vigarices e o negócio da música /premium

O Observador publica um excerto de "Rockonomics", o livro de Alan B. Krueger que procura explicar os princípios da economia através da indústria da música, os artistas, os agentes e os executivos.
Livros

Como evoluiu o Homo sapiens: na pele, pêlo e sexo /premium

Da monogamia, à cor da pele e ao corpo sem pêlos: "Encontros imediatos com a humanidade" examina alguns dos processos evolutivos que conduziram às bizarras criaturas que nós somos.
Livros

"Rockonomics": vigarices e o negócio da música /premium

O Observador publica um excerto de "Rockonomics", o livro de Alan B. Krueger que procura explicar os princípios da economia através da indústria da música, os artistas, os agentes e os executivos.
Vhils

"Pintei golfinhos em bares para pagar as contas" /premium

511
Vhils vai ter a primeira exposição nos EUA. Em entrevista, conta que fazer uma peça lado a lado com Banksy que foi capa da Time o lançou e comenta a polémica com a escultura de Pedro Cabrita Reis.
Arquitetura

"A transformação em Lisboa não é dramática" /premium

141
O acervo de Carrilho da Graça passa a fazer parte da Casa da Arquitetura. Em entrevista, fala das mudanças na capital, da necessidade de transformações na Ordem e dos problemas dos concursos públicos.
Música

Tame Impala: o sonho elétrico de um homem só

181
A solidão no estúdio é o destino dele e é a nossa sorte. No novo álbum, o australiano faz uma rave psicadélica para dançar, chorar e sonhar com uma vida de rock'n'roll debaixo de uma bola de espelhos.
Crítica de Livros

"O Papa": no fim, podem ficar dois

111
Anthony McCarten, guionista de “A Teoria de Tudo” e autor de “A Hora Mais Negra”, discorre numa estrutura romanesca a vida de dois papas: um receoso de o ser, outro desejoso de se libertar.
Crítica de Livros

Ana Teresa Pereira: escrever para tudo ficar certo

É sobre isto "O Atelier da Noite": como ao procurar encontrar-se com as personagens, a escritora se perde a si mesma, como ao escrever os seus romances está sempre, de alguma forma, a moldar-se.
Exposições

Ana Aragão: desenhos com muitas cidades dentro /premium

522
É entre a arquitetura e a ilustração que se ergue o trabalho de Ana Aragão, onde os lugares ganham detalhe graças a uma caneta Bic. Até abril pode ver parte dele em exposição no Porto, a sua cidade.
Escritores

Anne Brontë: há 200 anos entre bravos e corajosos

O museu das Brontë vai celebrar os 200 anos de Anne com a exposição "Amid the brave and strong". "Esperámos lançar uma luz sobre uma escritora muitas vezes esquecida", disse ao Observador a curadora.
Editoras

Editora Cotovia vai sair do Chiado

119
A editora fundada pelos irmãos André e João Miguel Fernandes Jorge vai sair do edifício do Chiado onde funcionou durante 30 anos. Livraria encerra a 13 de março, passando a funcionar apenas online.
Teatro

Teatro Maria Matos em Lisboa reabre em abril

387
Em 2017 foi anunciada a decisão de concessionar o teatro a privados e em 2018 saiu o resultado do concurso público, mas uma reclamação de uma produtora de teatro deixou a concessão em suspenso.
Cinema

Os faroleiros alucinados do cabo do mundo

215
Robert Eggers põe Dafoe e Pattinson a tratar de um farol numa ilha, mas o filme não se decide entre a narrativa de terror sobrenatural e a de demência pura. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Teatro

Romeu e Julieta: John Romão e a beleza da tragédia /premium

Criador e fundador da BoCA Bienal, John Romão estreia Romeu e Julieta, no TNDMII. Um clássico feito com a fisicalidade própria de um artista que cresceu na periferia, em trânsito para todo o lado.
Cinema Português

Estivemos na rodagem do filme das Doce

O Observador revela os detalhes de “Bem Bom”, filme biográfico sobre a banda feminina que marcou a década de 80 em Portugal. Momentos antes da rodagem, as atrizes partilharam confidências.
Festivais de Música

Slow J vai atuar no Super Bock Super Rock

O português vai apresentar o seu mais recente álbum, You Are Forgiven, no primeiro dia de concertos do festival do Meco. Ainda a 16 de julho atuam A$AP Rocky e Kevin Morby, entre outros.
Artistas

ARCOmadrid quer dar destaque à figura do artista

A Feira de Arte Contemporânea ARCOmadrid dá maior visibilidade à figura do artista, com quase metade das galerias participantes a apresentarem programas focados apenas em um ou dois criadores.
Teatro

Teatro S. João com estreias e também com obras

O Teatro Nacional de S. João vai ser reabilitado em 2021, com obras no valor de 1.5 milhões de euros. Na temporada que assinala o centenário, há também, e pela primeira vez, um elenco a tempo inteiro.
Pintura

Quadro de Vieira da Silva leiloado por 1,9 milhões

4016
A pintura foi composta durante o exílio da artista no Brasil, para onde teve de fugir com o marido judeu, em 1940, para escapar aos nazis. É considerada uma das pinturas mais importantes da pintora.
Festivais de Música

Limp Bizkit atuam no festival de Vilar de Mouros

A banda de Fred Durst vai atuar no primeiro dia de concertos do festival, 27 de agosto. Deverão ouvir-se temas como "Rolling" e "My Way". Juntam-se no cartaz ao também já confirmado Iggy Pop.
Harry Potter

Livro sobre Quidditch com versão ilustrada

A editora inglesa de "Harry Potter" vai lançar a versão ilustrada de "O Quidditch Através dos Tempos", que faz parte da chamada "Biblioteca de Hogwarts". Versão sai em outubro.
Poesia

Cotovia lança nova edição dos versos de Amália

No ano em que se assinala o centenário da fadista, a editora disponibilizou uma nova edição do livro de versos de Amália. A 10.ª edição já está disponível nas livrarias.
Óscares

Renée Zellweger já não é apenas Bridget Jones

346
Premiada pelo papel como Judy Garland, a atriz que o grande público descobriu em "O Diário de Bridget Jones" andou afastada dos holofotes e viu-se salpicada pelo escândalo Harvey Weinstein.
Óscares

Joaquín: o Melhor Ator é o monstro sensível

2945
Filho de missionários que não come carne, não gosta de cerimónias e está a tentar deixar de fumar. Só gosta mesmo de mergulhar nas personagens. Depois do Óscar, o que é que ainda tem para mostrar?
Óscares

Laura Dern: a musa de Lynch é uma musa para todos

143
Soube sempre onde queria estar e agora está também na galeria dos vencedores dos Óscares, depois de ter ganho o prémio para Melhor Atriz Secundária, pela sua prestação em "Marriage Story".
Óscares

Brad Pitt: ganhou o principal dos secundários

3545
Há poucas estrelas mais estrelas do que ele em Hollywood – ainda que o seu primeiro Óscar de representação só tenha chegado agora, aos 56 anos, e ele pareça cada vez menos preocupado com isso.
Lançamentos

Cinco mauzões da Mitologia Clássica

169
Poucas personagens mitológicas são inteiramente boas ou inteiramente más e muitas delas cometeram crimes capazes de deixar o cabelo em pé. O dicionário de Pierre Grimal reúne estas e outras histórias.
Novo Acordo Ortográfico

Morreu linguista "pai" do Acordo Ortográfico

882
O linguista João Malaca Casteleiro, figura central na elaboração do novo Acordo Ortográfico, morreu na sexta-feira, aos 83 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, onde estava internado.
Novo Acordo Ortográfico

Mudar Acordo Ortográfico "não tem pés nem cabeça"

1878
João Malaca Casteleiro é um dos responsáveis pelo Acordo que aproximou a ortografia de Portugal e Brasil. Em entrevista, diz que "voltar atrás seria um atentado ao bom senso".
Livros

Afinal de onde vem a Língua Portuguesa?

3614
Amores e desamores, roubos, inimigos, tempestades e terramotos criaram a língua que falamos e escrevemos. Entrevistámos Fernando Venâncio, autor de uma história do português.
Crítica de Livros

Cristina Carvalho e o seu possível Bergman

206
"O Caminho Contra o Vento" é um relato apaixonado da vida do génio cinematográfico Ingmar Bergman sem nunca esquecer a essência do realizador.
História

Quando os EUA quiseram devolver John Lennon /premium

André Ventura sugeriu a “devolução” de Joacine por causa de uma proposta do Livre. Há 48 anos, nos EUA, temendo a oposição do ex-Beatle, muitos mexeram cordelinhos para Lennon voltar a casa.
História

Os nomes do que comemos: nozes, castanhas e avelãs /premium

Os frutos secos foram relegados no mundo moderno à condição de aperitivos ou snacks, mas já representaram importante papel na alimentação humana em algumas regiões e períodos.
Séries

"The Goop Lab": só se salva quem parar de ver /premium

Joana Marques viu os 6 episódios da série de Gwyneth Paltrow na Netflix. É para ser levada a sério, mas dá muita vontade de rir. É suposto informar, mas é mais uma enciclopédia da charlatanice.

Kirk Douglas (1916-2020)

Óbito

Morreu o lendário Kirk Douglas aos 103 anos

24746
O ator Kirk Douglas, de Spartacus, morreu esta quarta-feira. Considerado uma das últimas glórias de Hollywood, tinha 103 anos e uma carreira com mais de 60. Em 1996, recebeu um Óscar Honorário.
Cinema

Kirk Douglas: muito mais que um queixo /premium

194
Uma das maiores lendas do cinema norte-americano morreu esta quarta-feira. O escritor Bruno Vieira Amaral recupera a vida do ator que era muito mais do que um queixo.
Cinema

Os filmes de Kirk Douglas que não vamos esquecer

756
Kirk Douglas passou 70 anos a fazer filmes. O nosso crítico Eurico de Barros recorda os seus papéis mais marcantes e conclui: só podemos admirá-lo, mesmo quando faz de refinado traste.
Cinema

Harley Quinn emancipada, feminismo e pancadaria

122
Depois de "Esquadrão Suicida", Margot Robbie regressa à personagem de Harley Quinn neste grosseiro, amaneirado, ensurdecedor e berrante "Birds of Prey". Eurico de Barros dá-lhe uma estrela.
Estreias

Dois filmes para ver esta semana

O filme que representa a Polónia entre os cinco nomeados ao Óscar de Melhor Filme Internacional, e "Birds of Prey", o regresso de Harley Quinn, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Óscares

"The Cave". Equipa de produção continua em terapia

"The Cave" mostra a luta de médicos e enfermeiros num hospital subterrâneo durante o cerco de Goutha, na Síria.
A página está a demorar muito tempo.