Cultura

O silêncio de Aline Frazão deu-lhe o disco certo /premium

Nasceu em Angola, viveu em Lisboa e Barcelona, voltou a morar em Luanda e foi gravar um disco ao Brasil. "Dentro da Chuva" chega agora. "Sinto que os álbuns perderam muito a alma", diz em entrevista.
Concertos

Ed Sheeran anuncia concerto em Portugal

927
Ed Sheeran anunciou, esta quinta-feira, o primeiro concerto em nome próprio em Portugal, marcado para o dia 1 junho de 2019. Vai ser no Estádio da Luz, em Lisboa.
Man Booker Prize

Revelados os finalistas do Man Booker 2018

Na "shortlist" de um dos mais reputados prémios literários, está este ano um romance em prosa e verso de um norte-americano e o romance de estreia de Daisy Johnson, a mais jovem nomeada a um Booker.
Cinema

Um amor que nem a invernia ideológica extingue

O polaco Pawel Pawlikowski, realizador do oscarizado "Ida", filma a história de um amor complicado mas indestrutível, vivido ao longo da Guerra Fria. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas.
Cinema

Quatro filmes para ver esta semana

Um drama judicial inglês com Emma Thompson, um filme francês, uma fita americana sobre jornalismo e "Guerra Fria", de Pawel Pawlikowski, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Vhils

Como Vhils vai mudar o Panorâmico de Monsanto

1.806
Festival Iminente, dedicado a expressões artísticas periféricas, faz renascer edifício histórico de Lisboa. Novidades foram conhecidas nesta quarta. Evento começa na sexta, com Bonga e Conan Osiris.
PlayStation

Depois da Nintendo, Sony quer vender nostalgia

Depois de o mercado ter recebido mini consolas retro da Nintendo, a Sony vai apostar também no mesmo conceito e relançar uma versão pequena da primeira Playstation.
Prémios Emmy

#Emmysowhite na vitória de "Game of Thrones"

Numa noite de Emmy em que a diversidade foi mais proclamada do que premiada, "Game of Thrones" e "The Marvelous Mrs. Maisel" foram vencedoras. "The Handmaid's Tale" e "Atlanta" saíram derrotadas.
Música

Se os U2 fossem a votos ganhavam a eleição

618
Na primeira de duas noites no Altice Arena, com muitos sucessos fora do alinhamento, a banda irlandesa mostrou como a política deles é a redenção e que, já agora, o mundo também podia pensar nisso.
Livros

RAP: "Ser de esquerda não é ser franciscano" /premium

2.643
"Estar Vivo Aleija" é o novo livro do humorista, uma coleção de crónicas sobre os pequenos e os grandes detalhes da vida do autor e das pessoas no geral. Mais ou menos como esta entrevista.
Exposições

Marcelo Brodsky e um mundo de "boas ideias"

Revolução, idealismo e amor livre. O artista argentino encontrou imagens de vários países que contam o fim dos anos 60 e a partir delas criou obras novas. Para ver no Museu Berardo a partir de quinta.
U2

U2 elogiam Lisboa, terra de "Passoa" e "Saramango"

145
Ao fim do primeiro de dois concertos em Lisboa, os U2 usaram o Twitter para agradecer à cidade, mas os lisboetas não gostaram. É que além de escreverem mal os nomes, também erraram na cidade de origem
Museus

Museu das Descobertas já chegou ao The Guardian

141
A polémica sobre o Museu das Descobertas, que fazia parte do programa de Fernando Medina para as autárquicas de 2017, já chegou ao jornal inglês The Guardian.
Religião

Osho. O guru em fuga que passou por Portugal /premium

281
Osho, que inspirou multidões e até uma cidade, esteve escondido em Sintra enquanto andava em fuga pelo mundo. Os seus seguidores lembram a força do movimento, os crimes e a desilusão.
Cinema

30 anos de "Die Hard": heróis em camisa interior /premium

138
No início, havia o Rambo e o Comando e o Exterminador e o Predador e o Chuck Norris. E depois veio John McClane. O cinema de acção nunca mais foi o mesmo. E nós também não.

Crítica de Livros

Crítica de Livros

Ricardo Araújo Pereira e o palhaço de Kierkegaard

Talvez o maior triunfo de RAP seja o de convencer o leitor que "Estar Vivo Aleija" é um livro escrito por um humorista quando, como se verá, não é esse o caso.
Crítica de Livros

O feminismo anti-feminista de Camille Paglia

É este o maior problema da argumentação de Camille Paglia: o feminismo anti-feminista da autora parece ter como fim último o de criar condições às mulheres para que possam deixar de o ser.
Videojogos

Shadow of the Tomb Raider: a Lara Croft voltou

O terceiro jogo do "reboot" da série Tomb Raider continua a contar a história de como Lara Croft se tornou na mais célebre das arqueólogas aventureiras.
Cinema

Quatro filmes para ver esta semana

Um novo filme da série "Predador", "Mariphasa" e "O Espectador Espantado", dos portugueses Sandro Aguilar e Edgar Pêra, e "Do Jeito que Elas Querem" são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Cinema

Quatro Fórmula 1 numa pista de "karts"

A comédia romântica de Bill Holderman não consegue estar à altura do quarteto de veteranas atrizes que a interpreta e que merecia muito mais que isto. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Música

Carlão: do hardcore em Almada ao bem bom dos 40 /premium

1.452
Tem um novo álbum, "Entretenimento?", e foi por aí que esta entrevista começou. Depois, passámos pela Margem Sul, os Da Weasel, pouca mão para os negócios e o bom jeito para a família.
Exposições

Mapplethorpe em Serralves. Ainda há escândalo?

É inaugurada no dia 20, no Porto, a primeira grande exposição do fotógrafo Robert Mapplethorpe em Portugal. Inventivo, polémico e ambicioso, morreu em 1989 e deixou imagens que hoje valem milhões.
Música

Vive e deixa viver: os 25 álbuns de Paul McCartney /premium

175
"Egypt Station", é o 25º álbum de Paul McCartney, quase 50 anos de canções pop e experiências surpreendentes. Aproveitamos o número redondo e recuperamos toda a discografia do ex-Beatle.
Pintura

Quadro de Hockney pode tornar-se um dos mais caros

255
O quadro de David Hockney "Retrato de um Artista (Piscina de Duas Figuras)", de 1972, pode vir a ser um dos mais caros de um artista vivo. A leiloeira Christie's estima a venda em mais de 68 milhões.
Museus

Programa especial nos 200 anos do Museu do Prado

O Museu Nacional do Prado, em Madrid, vai celebrar o seu bicentenário em novembro, com uma programação especial que inclui uma exposição e atividades em mais de 30 cidades do país.
Arqueologia

Descoberto desenho mais antigo do mundo 

Três linhas cruzadas por seis linhas, todas vermelhas, num pequeno fragmento de rocha. Assim é o desenho mais antigo do mundo.
Presidente Trump

Livro sobre Trump já vai na nona edição

"Medo -- Trump na Casa Branca", o livro do jornalista de investigação Bob Woodward sobre a presidência, já vai para a nona edição e vendeu mais de 750 mil cópias no dia de lançamento.
Cinema

Queer Lisboa começa 22.ª edição com "Diamantino"

O VIH/SIDA no cinema, as migrações e a moda estão entre os temas em destaque nesta 22.ª edição do festival Queer Lisboa, que decorre até 22 de setembro .
Livrarias

Primeiro andar da Cotovia é dos "editores livres"

720
A Livraria Cotovia, junto ao Teatro da Trindade, reabriu esta semana com uma grande novidade: o primeiro andar foi transformado para receber editoras independentes. São 19 ao todo.
Festivais de Música

Nova Batida: o novo festival de Lisboa para dançar

O The Guardian colocou-o entre os melhores festivais europeus de que poucos ouviram falar. Natural, até porque é novo, mas arranca dia 14 com ambição. Sugerimos-lhe dez atuações a não perder.
Festival da Canção

Cidade de Telavive recebe Festival Eurovisão 2019

Entre Telavive, Jerusalém, Haifa e Eilat, foi Telavive a escolhida para receber o Festival Eurovisão da Canção 2019. Cidade e a organização do evento já fez anúncio oficial da decisão.
Lançamentos

Dom Quixote publica livro de Woodward sobre Trump

A edição portuguesa de "Medo — Trump na Casa Branca", que chega hoje às livrarias norte-americanas, vai ser editado na primeira quinzena de novembro pela editora Dom Quixote, foi anunciado esta terça.
Música

Possível envenenamento de porta-voz das Pussy Riot

Pyotr Verzilov, o porta-voz da banda, terá perdido a visão e a capacidade de falar. Uma das ativistas da banda terá sintomas semelhantes.
Cinema

"Bohemian Rhapsody": Wembley, Óscares e dentaduras

906
"Bohemian Rhapsody", o filme que retrata 15 anos da vida de Freddie Mercury, chega a Portugal em novembro. Antes disso, estreia em Wembley, onde os Queen fizeram história em 1985.
Música

Pedro Santos quer público na música da Culturgest

464
Depois de quase uma década como programador musical do Teatro Maria Matos, Pedro Santos muda-se para a Culturgest. Em entrevista fala do seu primeiro ciclo, do que quer no futuro e da música em 2018.
Teatro

"Procuro chegar às feridas do público" /premium

188
Beatriz Batarda regressa ao Teatro Nacional D. Maria II no dia 15. Em entrevista, explica como escolhe as personagens, diz-se admiradora de Audrey Hepburn e fala da "loucura" da representação.
Música

Bauhaus lançam canções nunca editadas

127
Os cinco temas da sessão de "Bela Lugosi's Dead" vai ser editados pela primeira vez num só álbum. "The Bela Session" chega às lojas a 23 de novembro mas já está disponível para pré-venda.
Livros

Letras de Kate Bush vão ser reunidas em livro

"How to Be Invisible" é o primeiro livro de letras de Kate Bush. O volume vai ser publicado em dezembro pela editora Faber Social, numa altura em que artista inglesa celebra 40 anos de carreira.
Crítica de Música

Feist no Coliseu: foi um prazer, Leslie, um prazer

As canções do último álbum, as dos discos anteriores e aquele charme de sempre. Feist esteve no Coliseu dos Recreios na noite de domingo e que bonito que foi.
Escritores

Coimbra celebra Saramago e atribuição do Nobel

398
A 8 de outubro começa em Coimbra o congresso internacional “José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel”, que pretende celebrar a atribuição do prémio ao português. Inscrições terminam a 15 de setembro.
Cinema

Será "Peregrinação" nomeado para os Óscares?

O filme "Peregrinação", de João Botelho, é o candidato de Portugal a uma nomeação para os prémios Óscares e Goya em 2019, anunciou, esta terça-feira, a Academia Portuguesa de Cinema.
Vaidades

Lady Gaga aplaudida de pé. Óscar a caminho?

A performance de Lady Gaga no filme "Assim Nasce uma Estrela" tem recebido críticas muito favoráveis. A última valeu à atriz uma ovação tão grande que a fez chorar em público.
Música

“Chora, chora Catalunha”: o outro 11 de Setembro /premium

214
A 11 de setembro passam 304 anos sobre a derrota que constituiu um rude golpe nas aspirações independentistas catalãs — uma história que serve de fio condutor ao duplo "Excelsis Deo", de Jordi Saval.
História

O traficante de escravos que deu o museu destruído /premium

1.181
Um dos delatores da Lava-Jato disse aos investigadores que a corrupção no Brasil começou quando o traficante portuense Elias Lopes doou a D João VI o palácio que agora ardeu. Esta é a sua história.
Livros

"Garrincha era um génio sem noção disso" /premium

Sempre em forma, qual Garrincha com o 7 nas costas, Ruy Castro fala dos mirabolantes dribles do brasileiro dentro e fora do campo, por ocasião da reedição da sensacional biografia "Estrela Solitária".

Comic Con

Jogos

Bessa, "o Ronaldo da Lego" que chegou à Dinamarca /premium

Markl chama-lhe "o Ronaldo da Lego", Marcos Bessa diz que não joga sozinho. Em criança, sonhava trabalhar na empresa, hoje desenha muitos dos seus conjuntos. Conversámos com ele na Comic Con.
Comic Con

A primeira Comic Con em Algés em 7 pontos

Terminou este domingo a quinta edição da Comic Con Portugal. Foi a primeira vez que se realizou no passeio marítimo de Algés, em Oeiras (e ao ar livre). Em 7 pontos, deixamos o principal deste evento.
Cultura

20 anos de Lux: este lugar nunca foi uma discoteca /premium

106
Na moda, na música, nas artes plásticas, no design, na performance e no vídeo – em tudo isto, o Lux Frágil faz 20 anos. A exposição inaugura a 12 de setembro. A festa, essa, pode esperar.
Festivais de Cinema

Filme "Roma" de Alfonso Cuarón vence Leão de Ouro

O filme do mexicano Alfonso Cuarón foi produzido pela Netflix. É a primeira vez que a plataforma é distinguida, depois de ter sido afastada de Cannes.
Livros

Os contos de Luís Rainha são os nossos acidentes

432
São 23 contos sobre universos amorosos avariados, deslocados, estranhos. Qualquer coisa grave aconteceu às nossas ligações, a começar pelas palavras. Serão elas a fonte de todos os mal-entendidos?
Hollywood

A ascensão e a queda de Harvey Weinstein /premium

De jovem "com acne", "peso a mais" e sem jeito para as mulheres passou a um dos maiores nomes da indústria do cinema, Harvey Weinstein subiu bem alto em Hollywood e caiu como um monstro.
Videojogos

Shenmue em HD: a história dos videojogos é assim

"Shenmue" é um dos jogos de culto da história dos videojogos e ajudou a definir o que viriam a ser os videojogos nos últimos vinte anos. Chega agora em versão HD às consolas atuais.
Livros

Vasco Pulido Valente: o passado existe /premium

Vasco Pulido Valente publicou "O Fundo da Gaveta", um livro que reflete sobre o extremismo vivido em Portugal no século XIX e nos confronta com a realidade do passado. Um ensaio de Paulo Tunhas.
Teatro

Duas estreias e Clã na reabertura do D. Maria II

Duas estreias, um concerto dos Clã e uma feira do livro constam, no próximo fim de semana, da abertura da temporada do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, que abre portas com entrada gratuita.
Lançamentos

Estes são os livros que pode esperar até dezembro /premium

360
Mais um mês de setembro, mais uma "rentrée" literária. Para que saiba o que esperar até ao final de 2018, o Observador reuniu algumas das principais novidades literárias até dezembro.
Música

“Isto não é um trabalho, é uma maldição boa”

Falámos com a cantora canadiana antes dos dois concertos que vai dar em Portugal, este fim de semana. E foi a própria que nos disse: “Talvez pondere mudar-me para aí”.
Música

"Extrema-direita? Isso vai dar guerra civil"

225
É uma das vozes mais urgentes do movimento artístico LGBT brasileiro e atua ao vivo no Porto, Barcelos e Lisboa. Falámos com ele sobre o que se passa com o Brasil e, lá pelo meio, sobre música.

Rentrée literária

Lançamentos

Jonathan Littell tem um novo romance

O romance "Uma História Antiga", publicado 12 anos depois de "As Benevolentes", vai chegar às livrarias portuguesas em novembro. A edição é da Dom Quixote.
Cinema

A cara do monstro será sempre a de Boris Karloff

Por mais adaptações que se façam, a figura do monstro criado por Victor Frankenstein será sempre associada à de Boris Karloff. O ator interpretou-o em 1931 depois de Bela Lugosi ter recusado o papel.
Livros

O que comprar na Feira do Livro do Porto?

166
É um ritual que nenhum leitor dispensa e há oportunidades que dificilmente se encontram noutro lado. Fomos atrás delas no primeiro dia da Feira e, pelo meio, ainda nos cruzámos com Marcelo.
Cinema

O actor que sempre se recusou a ir embora

Queria ser Marlon Brando ou Cary Grant, mas acabou por estar bem na sua pele, a do másculo Burt Reynolds. Eurico de Barros evoca o actor que também realizou alguns filmes e ficou em cena até ao fim
Música

De onde vem todo este fado de Sara Correia? /premium

666
Tem 25 anos e um nome para decorar. A nova voz do fado estreia-se a 14 de setembro com um disco homónimo, mas já o apresentou em palco. Estivemos com Sara Correia, antes, durante e depois do concerto.

Burt Reynolds 1936-2018

Cinema

Burt Reynolds, o sex symbol que lia Shakespeare

825
O ator norte-americano tinha 82 anos e morreu no seguimento de uma paragem cardíaca. Deixa uma carreira de sucesso em Hollywood e a imagem eterna do "playboy" dos anos 70.
Cinema

"Boogie Nights" e não só. Os papéis de Reynolds

Nunca chegou a vencer um Óscar, mas ficou perto quando interpretou Jack Horner, um realizador de filmes pornográficos, no filme "Boogie Nights". Eis onze filmes e séries decisivos no percurso do ator.
Cinema

"É milagroso o que fazemos com dez filmes por ano" /premium

421
O ator é um dos protagonistas do filme "Joaquim", que agora se estreia. Em entrevista, fala do estado da cultura, da cultura do Estado, de como trabalha as personagens e de DJing.
Música

Isto não é pregação, é a verdade de Selma Uamusse

404
"As minhas canções não falam só de intervenção social e reivindicação mas de nos reconhecermos num universo tão cheio de pessoas", diz a cantora, a propósito do seu álbum de estreia a solo, "Mati".
Lançamentos

Cotovia comemora 70 anos de Silva Melo com livro

"A Mesa Está Posta" reúne um conjunto de textos sobre teatro de Jorge Silva Melo. O livro, que sairá em 2019 pela Cotovia, pretende comemorar os 70 anos do encenador e diretor dos Artistas Unidos.
Festivais de Música

Tim Bernardes no festival Super Bock em Stock

O músico que integra a banda O Terno, e que em junho esgotou quatro datas, em Setúbal, Espinho e Lisboa, é a nova confirmação do festival que decorre na Avenida da Liberdade.
Cinema

"BlacKkKlansman". Série B com ganga "agitprop"

O novo filme de Spike Lee baseia-se numa história real ocorrida nos anos 70 e é um título menor do realizador, que não resiste mais uma vez ao banzé comicieiro. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Séries

"Narcos: México" na Netflix em novembro

Os criadores de Narcos mudaram-se Colômbia para o México e fizeram uma série sobre o narcotráfico mexicano e o cartel de droga de Guadalajara. A série estreia dia 16 de novembro. Conheça a história.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)