Cultura

Varinhas e dragões. "Harry Potter" chegou a Lisboa

"Harry Potter: A Exposição" só abre portas no sábado, mas o Observador pôde visitá-la antes. Percorremos os corredores recheados de adereços e réplicas dos filmes e até visitámos a cabana do Hagrid.
Harry Potter

Gémeos Phelps: as partidas a Ron e as sobrancelhas

Durante dez anos, os britânicos vestiram o papel dos irmãos gémeos de Ron Weasley, Fred e George. Admitem ter um bocadinho de saudades de quase tudo nos filmes — menos de pintar o cabelo de ruivo.
Crítica de Livros

Veterinário fotógrafo: Jorge Bacelar, troca vital

Nuns curtos seis anos, Jorge Bacelar atingiu a maturidade técnica fotográfica, ao mesmo tempo que o seu microcosmos da veterinária no campo lhe deu acesso a um ambiente particular.
Cinema

Dez filmes para ver no LEFFEST 2019

Eurico de Barros destaca filmes de Ken Loach, François Ozon, Abel Ferrara, Robert Eggers ou Gonçalo Waddington, nesta seleção do Lisbon & Sintra Film Festival, que decorre entre quinta-feira e dia 24.
Cinema

Era uma vez a guerra entre a Ford e a Ferrari  

102
Este filme de James Mangold recria a empolgante rivalidade desportiva entre a Ford e a Ferrari nos anos 60, pela supremacia nas 24 Horas de Le Mans. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Quatro filmes para ver esta semana

Um policial passado em Nova Iorque nos anos 50, um filme francês sobre as combatentes curdas e outro sobre François Vidocq, e "Le Mans '66: O Duelo", são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Teatro

Teatro da Cidade: para eles não há trabalho a mais

Karōshi é o nome do espectáculo que a companhia agora estreia no D.Maria II e significa morrer por excesso de trabalho. Uma entrevista com os cinco elementos, que prova que estão vivos.
Espetáculos

Covões: compra do Campo Pequeno não foi concluída

O empresário negou que a aquisição do espaço esteja concluída, explicando ao Observador que o negócio ainda está a decorrer. Esta semana, foi noticiado que a compra já tinha sido concretizada.
Música

Veja o momento em que José Cid recebeu um Grammy

15232
O português foi distinguido com um Grammy latino e foi recebê-lo a Las Vegas. Disse-se feliz "porque alguém se lembrou de nós, num país tão pequenino e tão longe como é Portugal, mas país de encanto".
Grammys

Cid e o Grammy: "É bonito" e fica na Wikipedia

240
O português recebeu esta quarta-feira um Grammy latino, numa cerimónia em Las Vegas. Ao Observador, diz que Portugal tem-lhe dado "tudo na vida" e que o Grammy é "uma coisa que passou à Wikipedia".
Morte

Morreu o músico Manuel Jorge Veloso

Manuel Jorge Veloso, músico, compositor e crítico de jazz, um dos fundadores do Quarteto do Hot Clube de Portugal, morreu aos 82 anos, vítima de doença oncológica.
Música

O piano de Donato ainda se ouve. "Que beleza"

Da geração dos seus amigos Tom Jobim e João Gilberto, começou a tocar há 80 anos. Músico de absoluto culto, atua esta quarta-feira em Lisboa. "A minha vida tem sido música todos os dias", diz-nos.
Música

Como se faz um disco com inteligência artificial?

"Spawn" é o nome do sistema criado por Holly Herndon, que esta quinta-feira apresenta "Proto" ao vivo em Lisboa. Diz-nos que é apenas uma parte de um processo que será sempre humano.
Livros

Philip Roth e a vida como uma derrota perpétua

Foi publicado em Portugal "Operação Shylock", um romance que nos faz recuperar as preocupações obsessivas do escritor americano, as mesmas que construíram o contexto da sua obra.
Estados Unidos da América

EUA. José Cid recebe Grammy de Excelência Musical

3913
Esta distinção "é o corolário de muitos anos de trabalho, teimosia e persistência", disse José Cid, lamentando que as grandes editoras não apostem mais em Portugal.
História

Beja. Atividades gratuitas para celebrar Mariana

No fim de semana em que decorre em Beja o congresso internacional dedicado à alegada autora das "Cartas Portuguesas", a autarquia organizou um programa aberto a todos, que inclui música e teatro.
Rádio Observador

Um livro de terror sobre a origem de "Drácula"

“Dracul” pretende ser um relato da história que deu origem ao famoso romance de Bram Stoker. Vai deixar os fãs de literatura gótica agarrados até á última página.
Exposições

"Aparelho": do Brasil ao Porto contra preconceitos

18 artistas ativistas brasileiros apresentam as suas criações numa mostra que reúne performances, conversas, filmes e documentários. “Aparelho” inaugura dia 14 no Porto e tem curadoria de Tales Frey.
Pintura

Paines de São Vicente vão ser restaurados

O restauro dos painéis de São Vicente, uma das mais reconhecíveis obras da pintura portuguesa, vai arrancar na primavera de 2020 pela mão de quatro conservadores de honras internacionais.
Lançamentos

Dois livros novos no centenário de Jorge de Sena

Os dois livros, um volume de correspondência com o capitão Sarmento Pimentel e uma fotobiografia, são da responsabilidade da filha do escritor, Isabel de Sena. Devem sair "em breve" pela Guerra & Paz.
Livros

Livro retrata caras do anarquismo em Portugal

Os quatro homens "representam bastante bem as variedades de posicionamento dentro do espetro libertário-anarquista português" entre a Primeira República e o pós-25 de Abril, disse João Freire.
Livros

Os segredos, os excessos e a glória de Elton John /premium

Como a década de 70 deu tudo e ao mesmo tempo quase tirou tudo a Elton John. O Observador faz a pré-publicação da autobiografia do músico inglês, que é publicada em Portugal a 14 de novembro.
Jazz

Guimarães Jazz “não é um centro comercial“

158
Música política do mítico Charles Lloyd e do baterista Antonio Sánchez marcaram arranque de um dos mais antigos festivais de jazz do país, que termina no sábado, dia 16. O que move o Guimarães Jazz?
Cinema

“The King”: sotaques ridículos e um rei chocho 

135
O filme da Netflix com Timothée Chalamet no papel de Henrique V é Shakespeare traduzido para a era de "A Guerra dos Tronos" e nem Falstaff escapa à vulgarização. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela
Fado

Morreu a fadista Teresa Tarouca

905
Teresa Tarouca morreu vítima de pneumonia dupla. Tinha 77 anos. Ao longo da sua carreira, cantou fados clássicos de autores como Alfredo Marceneiro. Foi a primeira fadista a cantar Fernando Pessoa.
Música

“Tenho desafiado a morte de uma forma louca" /premium

Atua na próxima quinta-feira no Coliseu dos Recreios e em dezembro na Figueira da Foz. Em 2020 chegará aos 70 anos mas está "aí para as curvas". Uma longa entrevista com Jorge Palma, sem tabus.
Literatura

A freira portuguesa que escrevia cartas de amor /premium

166
350 anos depois da publicação em Paris de cinco cartas de amor de uma freira portuguesa, o que se sabe sobre a alegada autora? O Observador visitou, em Beja, os locais associados a Mariana Alcoforado.
História

Os nomes do que comemos: dos feijões às ervilhas /premium

Os legumes de que nos alimentamos fizeram um longo e, por vezes, retorcido percurso até serem o que hoje são, e os nomes que lhes damos também têm histórias curiosas.
Festas

O São Martinho, o Halloween e as castanhas /premium

O Halloween vem do All Hallows’ Eve (Véspera de Todos os Santos) e é muito semelhante à celebração celta do Samhaeen e uma reminiscência do Samhaeen. O magusto também deriva de velhas tradições.
Concertos

Os palcos já não têm o homem da cidade 

259
Carlos do Carmo disse adeus aos palcos. Marcelo chamou-lhe Príncipe Republicano. Costa e Medina homenagearam-no. Guterres aplaudiu. Ele brincou com Centeno. Ficou o obrigado num Coliseu esgotado.
Humor

Há uma terceira data para John Cleese em Portugal

Nova data extra para o espetáculo do fundador dos Monty Python em Portugal. Além de 06 e 07 de maio, John Cleese também vai atuar a 05 de maio no Coliseu dos Recreios. Os bilhetes já estão à venda.
Cultura

A Rua Sésamo e as saudades do melhor condomínio

3494
30 anos da versão portuguesa, 50 do original americano. Joana Marques recorda a popular série infantil: é como viajar até à terra onde nascemos, mesmo que esteja tudo diferente. Sobretudo nós.
Fotografia

Morreu Robert Freeman, fotógrafo dos Beatles

Fez mais do que isso: foi repórter, retratou lendas do jazz e fez o primeiro calendário Pirelli. Mas foi ele que assinou alguma das capas emblemáticas dos fab four e disso ninguém escapa.

"Não sou famoso, tenho é um apelido conhecido" /premium

Antigo programador e administrador cultural, é o protagonista do filme “Technoboss”. Em entrevista, fala de representação, elogia o mandato de Carrilho e diz que a Cultura é governada por palpites.
Festivais de Música

Kevin Morby cancela concerto em Lisboa

O cantor e compositor norte-americano viu-se forçado a cancelar a digressão europeia que o levaria a Lisboa este mês. "Espero ver-vos em breve", afirmou, citado pelo festival.
Música

Weyes Blood ao vivo: um pequeno grande milagre

Na noite de quarta-feira, no B.Leza, toda a magia do disco "Titanic Rising", editado este ano, esteve presente, mas foi a voz que nos prendeu, canção após canção.
Exposições

Robin Fior: o inglês impaciente /premium

O Museu Gulbenkian inaugura uma exposição dedicada ao designer, activista e agente de propaganda política que com trabalho feito entre Inglaterra e Portugal deixou legado e influência .
Siza Vieira

Siza Vieira recebe Prémio de Arquitetura espanhol

4090
O arquiteto português foi galardoado com o Prémio Nacional de Arquitetura 2019. O anúncio foi feito pelo ministro espanhol do Fomento em funções, José Luís Ábalos, na rede social Twitter.
Cabo Verde

Cabo Verde: "Morna já é Património da Humanidade"

1740
"A nação já pode celebrar: a morna já é Património da Humanidade", anunciou o ministro da Cultura de Cabo Verde. A decisão pública deverá ser conhecida em dezembro, na Colômbia.
Festivais de Música

Kelsey Lu, Rakei e Lhast no festival ID No Limits

Já tinham sido anunciados Rejjie Snow, Kindness e Ezra Collective na primeira vaga de confirmações, entre outros. Agora, juntam-se novas, entre as quais PEDRO e Carla Prata. Festival acontece em abril
Concertos

Iron Maiden atuam no Estádio Nacional em 2020

192
Os britânicos Iron Maiden voltam a atuar em Portugal no ano em que comemoram 45 anos de carreira. Espetáculo vai ser a 23 de julho, no Estádio Nacional. Com Within Temptation e Airbourne a abrir.
Cinema

“Midway”: a guerra trocada por miúdos 

176
O filme de Roland Emmerich sobre a decisiva batalha da II Guerra Mundial travada em 1942 no Pacífico, é mais um pastelão colossal bem típico do realizador. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Quatro filmes para ver esta semana

Uma história pós-apocalíptica de e com Casey Affleck, o novo filme de João Nicolau, um documentário rodado em Vila Real e "Midway", de Roland Emmerich, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Festivais de Música

Guimarães Jazz arranca quinta-feira

O festival arranca esta quinta-feira e promete integrar o melhor possível artistas das várias gerações e estilos do jazz de hoje. Charles Loyd é o primeiro a pisar o palco do Guimarães Jazz.
Design

A nova geração de designers portugueses em BD

199
Depois de uma campanha de crowdfunding, Beatriz Costa lança este sábado, no Porto, o livro “Nova Geração de Designers”. Um retrato “otimista” do ensino de design em Portugal.
Livros

A virtude e o amor nos contos de Sophia

114
No dia em que se comemoram os cem anos de Sophia de Mello Breyner Andresen, Carlos Maria Bobone recorda como também através dos contos a poeta mostrou o seu fascínio pelo que é maior do que o homem.
Sophia de Mello Breyner Andresen

Marcelo atribui grau de Grande-Colar a Sophia

672
A escritora já tinha recebido a Ordem Militar de Santiago da Espada em vida. Agora, no dia em que faria 100 anos, Marcelo atribuiu-lhe postumamente o título máximo do Grande-Colar.
Festival da Canção

Festival da Canção. Revelados autores das canções

O concurso musical irá decorrer entre finais de fevereiro e inícios de março de 2020. Entre os 16 autores, contam-se nomes como António Avelar Pinho, Blasted Mechanism, Dino D'Santiago e Jimmy P.
Exposições

O Tempo das Mulheres é este, em fotos e palavras

Primeiro é inaugurada a exposição. Depois, haverá um livro para a guardar e revisitar. Maria Antónia Palla e Alfredo Cunha, com histórias e imagens de locais diferentes mas sempre "essenciais".
Livros

Porque é que o Prémio Leya não foi atribuído?

Pela terceira vez, o júri decidiu não atribuir um dos maiores prémios literários da lusofonia. Manuel Alegre, presidente do júri, esclarece que decisão é tomada "independentemente do valor do prémio".
Música

"Monster": o disco de sucesso mal-amado dos R.E.M.

Fora das digressões há 5 anos e dispostos a dar a volta ao sucesso acústico de "Automatic for the People", os R.E.M. fizeram "Monster". 25 anos depois, João Bonifácio recorda como tudo aconteceu.
Espetáculos

John Cleese apresenta espetáculo em Lisboa

634
O humorista britânico, membro dos "Monty Python", vai apresentar em maio do próximo ano o espetáculo "Last Time To See Me Before I Die”. Esta poderá ser a última passagem de John Cleese por Portugal.
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de novembro

A amizade improvável entre D. Maria I e o fundador da fábrica da Marinha Grande, a biografia de Kim Jong Un e o regresso do autor de "O Silêncio dos Inocentes": eis alguns dos livros de novembro.
Egito

Ópera sobre Tutankhamon na abertura do novo museu

A ópera foi escrita por Zahi Hawass em colaboração com Francesco Santocono e a música composta pelo italiano Lino Zimbone. O Grande Museu Egípcio, no Cairo, deverá abrir portas em 2020.
Universidade do Porto

49 homens depois, Leopoldina está no salão nobre

124
Leopoldina Ferreira Paulo. O nome ficou na história da Universidade do Porto como a primeira doutorada. A cara, agora também. 49 homens depois, Leopoldina tem direito a um retrato no Salão Nobre.
Pintura

Manuel João Vieira fez uma casa em nome do pai

1415
Entre concertos, filmes, exposições, Manuel João Vieira, despido de todas as suas personas artísticas, lutou durante 10 anos para erguer uma casa-museu em nome do seu pai, o pintor João Vieira.
Fotografia

121 retratos de Henri Cartier-Bresson no Porto

"Henri Cartier-Bresson: Retratos" é a exposição que reúne 121 trabalhos do fotógrafo francês realizados ao longo de 70 anos. Para ver até meados de abril de 2020, no Edifício da Alfândega do Porto.
Séries

Apple TV+: o "tal canal" ou "só mais um"?

Susana Romana sempre gostou de fazer zapping e na idade do streaming a coisa ganha contornos mais desafiantes. Mas ainda há espaço para novas plataformas? Talvez sim, talvez não.
Música

MTV EMAs: de Rosalía a Green Day e "Wonderwall"

Os norte-americanos Shawn Mendes e Billie Eilish foram dois dos grandes vencedores dos prémios da MTV europeia, este domingo. Nas atuações ao vivo, destacaram-se Liam Gallagher, Rosalía e Green Day.
Livros

“Churchill teria votado a favor do Brexit” /premium

158
Nova biografia monumental de Winston Churchill revela documentos e exalta o aristocrata que liderou o Reino Unido. O autor chegou a estar três dias de pijama em casa só para escrever um capítulo.
Rádio Observador

Kiwanuka e Gang Starr com discos novos

O autor do génerico da série "Big Little Lies", que atua no Coliseu dos Recreios em novembro, tem um novo disco que está a ser aclamado pela crítica. Gang Starr trouxeram hip-hop num disco póstumo.
Séries

Será desta que “Mundos Paralelos” vence nos ecrãs?

Um urso falante, Lin-Manuel Miranda e uma bússola dourada entram na sua TV. Após uma tentativa falhada no cinema, “Mundos Paralelos” surge agora com a chancela HBO e no vazio pós-"Guerra dos Tronos".
Fado

Carlos do Carmo quer que a primavera continue

"Não sei voltar ao passado, esta noite derradeira", do clássico "Bailado", deixava escorregar a canção para a realidade. Carlos do Carmo deu o primeiro de dois concertos de despedida no Porto.
Livros

A cadeira e outros grandes inimigos da humanidade /premium

113
Nós não fomos feitos para esta vida, diz-nos Vybarr Cregan-Reid em "Alteração Primata", um livro que mostra como a civilização que criámos e de que tanto nos orgulhamos está a arruinar a nossa saúde.
Crítica de Livros

Henri Bergson e os limites do humor

121
Com o filósofo francês aprendemos a ver como o humor é um mecanismo humano e, por isso mesmo, é muito difícil pronunciarmo-nos moralmente sobre ele de forma definitiva.
Música

Carlos do Carmo: "O meu tempo é agora, estou vivo" /premium

Está quase a fazer 80 anos. Antes vai despedir-se dos palcos, com dois concertos nos coliseus do Porto e Lisboa. Em entrevista, explica o porquê deste adeus e recorda histórias, pessoas e políticas.
Rádio

Crónica: António Sérgio e o elogio da diferença

662
Dez anos após a sua morte, um dos maiores nomes da rádio portuguesa é lembrado por Isilda Sanches: "Um exemplo de autonomia, a poderosa voz que falava pela música em que acreditava".
Séries

Apple TV+: o que é que já podemos ver?

Está operacional a partir desta sexta feira, 1 de novembro, mais um serviço de streaming. E entre drama, documentários e conteúdos infantis, estas nove séries já estão disponíveis. Conheça-as melhor.
Espetáculos

Rosa Mota: da “esquizofonia” à revolução acústica

451
Acusticamente, o Pavilhão Rosa Mota tinha tudo de errado: forma esférica, muito volume e reverberação. Falámos com o engenheiro acústico que pôs mãos à obra e o transformou numa sala de espetáculos.
Cinema

"Exterminador Implacável": a máquina não dá mais

184
Apenas Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton se aproveitam em "Exterminador Implacável -- Destino Sombrio", mas não chegam para justificar nem salvar o filme. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

"Vitalina Varela", de Pedro Costa, "Doutor Sono", a continuação de "The Shining", e "Exterminador Implacável-Destino Sombrio" são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Música

Aldina Duarte: “No fado não se foge da dor" /premium

Tem 25 anos de carreira e fez um disco para homenagear a cultura das casas de fado, onde se formou cantora. “Tudo o que é acessório no fado estraga e estraga muito”, diz-nos em entrevista.
Fado

Camané e Laginha revelam versão de "Com Que Voz"

433
Camané e Mário Laginha juntaram-se para concertos e um disco que chegará em novembro. Já há videoclip com uma versão de "Com Que Voz", o fado que Amália eternizou e que se ouve agora em voz e piano.
NOS Alive

Two Door Cinema Club no NOS Alive

115
A banda irlandesa de indie-pop vai regressar no próximo ano a Portugal, para um concerto no festival de Algés. O concerto acontecerá no mesmo dia dos Da Weasel, também já confirmados.
Coimbra

Bienal de Coimbra Anozero quer fazer refletir

391
A terceira edição da Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra começa no sábado e vai estar presente em Coimbra até 29 de dezembro, com a participação de 39 artistas de 21 países.
Cultura

Ana Ventura, autora da autobiografia dos Xutos

"À Minha Maneira" é o livro que conta a história dos Xutos e Pontapés pela voz dos próprios num diálogo com o leitor. O 1º volume já está nas lojas e retrata a carreira da banda entre 1979 e 1999.
A página está a demorar muito tempo.