Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Cultura

Há 15 anos começámos a dançar de outra maneira

O primeiro álbum com a marca LCD Soundsystem foi editado a 24 de janeiro de 2005. Isilda Sanches recorda a origem do disco, que é também a história de um homem (James Murphy) e de Nova Iorque.
Música

Filipe Sambado é popular português

"Revezo", o novo álbum, é cançonetismo antropológico, pop-rock folclórico. Inspirado por Rosalía, Sambado foi às raízes da tradição portuguesa para a cruzar com o pop-rock: seu, daqui e de agora.
Música

Angel Olsen devia fazer anos todos os dias

No primeiro de 3 concertos em Portugal ouviu "Parabéns a Você", ganhou a noite ao início, dividiu o concerto em dois, mostrou o encanto do último "All Mirrors" e ainda foi ao passado. Pouco, mas foi.
Pintura

Exposição de Tamara Alves na galeria Underdogs

A artista confessa que se inspirou na "tranquilidade" da noite no seu atelier para criar uma exposição que representa uma "fuga" à azáfama das ruas, "onde é tudo muito rápido".
Música

Scúru Fitchádu é coisa ruim? Claro, e ainda bem

395
Sem regras, liberdade criativa, porrada abençoada. É mais ou menos isso que compõe ou afro-punk-metal-dub-funaná de "Una Kuza Runhu", o novo álbum de Scúru Ficthádu. Falámos com o músico.
Festivais

The Strokes confirmados para o NOS Alive

A banda liderada por Julian Casablancas vai atuar a 11 de julho no Passeio Marítimo de Algés, anunciou a organização do festival. Grupo é um dos destaques do cartaz do Primavera Sound de Barcelona.
Obituário

Morreu Terry Jones, membro dos Monty Python

3336
O ator e comediante morreu depois de "uma longa, muito corajosa mas sempre bem humorada batalha contra uma forma de demência", anunciou a família. Terry Jones tinha 77 anos.
Cinema

1917: Missão suicida, câmara em falsa continuidade

Candidato a 10 Óscares, o filme de guerra realizado por Sam Mendes é competente e muito hábil, mas também artificioso e bastante sobrevalorizado. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

"Bombshell - O Escândalo", de Jay Roach, o português "O Filme do Bruno Aleixo" e "1917", realizado por Sam Mendes e candidato a 10 Óscares, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Música

Angel Olsen: "Há anos que me revelo às pessoas"

105
Angel Olsen inicia esta quarta-feira uma mini-digressão em Portugal, com duas datas em Lisboa e uma no Porto. Vem apresentar “All Mirrors”, o álbum que mudou tudo no outono passado.
Grammys

Grammys. Academia acusada de assédio e corrupção

Deborah Dugan, chefe suspensa da Recording Academy, acusa a entidade de retaliação por expôr má conduta e assédio sexual. Dugan fala num caso de violação que foi escondido pela organização.
Festivais de Cinema

"Mosquito" abre Festival de Cinema de Roterdão

O Festival Internacional de Cinema de Roterdão, nos Países Baixos, começa esta terça-feira com o filme "Mosquito", que remete para a I Guerra Mundial e é protagonizado pelo ator João Nunes Monteiro.
Literatura

Primeiras edições de Jane Austen vão a leilão

128
Leilão da Swann de Nova Iorque inclui edições de "Sensibilidade e Bom Senso" e "Emma". O primeiro deverá atingir 40 mil dólares. "Mensagem" de Pessoa e cartas de Princesa Diana também serão vendidos.
Rádio Observador

Línguas Afiadas e Contos sobre Ciência

Michelle Dean escreveu sobre mulheres à frente do seu tempo e que tiveram a ousadia de dizer o que pensavam. Novo livro de Benjamín Labatut junta História e Ciência, esperança e terror.
Literatura

BNP celebra 250 anos de William Wordsworth

114
Aniversário do poeta inglês vai ser assinalado em abril, em Lisboa, com um congresso e uma pequena exposição. Diário da viagem a Portugal da filha de Wordsworth vai ser editado no mesmo mês.
Séries

Disney+ vai estar a funcionar em Portugal no verão

É uma das mais recentes plataformas de streaming e junta conteúdos da Disney, Pixar, Marvel e Star Wars. Serviço vai custar 6,99 euros por mês ou 69,99€, numa assinatura anual.
Música

Bill Callahan com três concertos em Portugal

O músico americano vai estar ao vivo no porto, em Coimbra e em Lisboa, entre o final de maio e o início de junho, para apresentar as canções do mais recente "Shepherd in a Sheepskin Vest".
Cultura

Moullinex: "vou levar o estúdio para o Musicbox"

Luís Clara Gomes está a preparar um novo álbum e a nova sonoridade será apresentada em 3 noites consecutivas no Musicbox em Lisboa. "Rough Mix" é o mote para as actuações a 23, 24 e 25 de janeiro. 
Cinema

O filme esotérico de Fellini que ficou por fazer

191
Federico Fellini nasceu há 100 anos. Eurico de Barros recorda a insólita história que o envolveu com o antropólogo e "místico" Carlos Castaneda, por causa de um filme inspirado nos livros deste.
Séries

"Don't F**k With Cats": 3 episódios sem festinhas

Pode um documentário sobre gatos em três partes que, na verdade, não é bem sobre gatos, ser um thriller melhor que muitos blockbusters? Claro que pode. Susana Romana explica como e porquê.
Séries

"Casa do Cais": para rir, amar e odiar

210
Na RTP Play mas também na grelha da TV, a série sobre a vida de cinco jovens em Lisboa regressa para segunda temporada. Novos episódios para quebrar tabus mas, sobretudo, fazer rir.
Lançamentos

Imprensa Nacional edita teatro de Natália Correia

339
O teatro completo de Natália Correia é uma das novidades para da editora, que irá publicar em 2020 a poesia de Sá de Miranda, novos volumes da coleção de Nemésio e uma reedição das "Confissões".
Cinema

Filme 1917 vence prémio do sindicato de produtores

O filme "1917", de Sam Mendes, passado na Primeira Guerra Mundial, foi o grande vencedor dos prémios PGA, atribuídos pelo Sindicato de Produtores de Cinema e Televisão dos Estados Unidos.
Estados Unidos da América

"Parasite" vence prémio do sindicato dos atores

174
A comédia negra "Parasite", do sul-coreano Bong Joon-ho, venceu o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos. É a primeira vez que distinção é dada a um filme estrangeiro.
Madonna

Madonna cancela concerto: "Preciso descansar"

395
Justificação foi dada através de um post no Instagram. Promotora diz que os restantes três concertos se mantêm. Reembolso dos bilhetes pode ser pedido a partir do dia 21 de janeiro.
Pintura

Retrato de Fernando Pessoa foi leiloado há 50 anos

Em 1970, o recheio do café Irmãos Unidos foi leiloado. O retrato de Pessoa de Almada Negreiros foi vendido por 1.350 contos. Nunca uma obra de um artista português vivo tinha sido vendido por tanto.
Cinema

A Pedra e as Portas: sobre "Os dois Papas" /premium

128
O cinema consegue fazer uma reflexão sobre a missão e os desafios do chefe da Igreja Católica? E até onde nos leva "Dois Papas", o filme de Fernando Meirelles? Um ensaio de Jaime Nogueira Pinto.
História

Lei Seca. A proibição que mudou a América /premium

Nunca é fácil prever o impacto de uma alteração na sociedade. E ninguém imaginaria as consequências que uma pequena emenda, aprovada há cem anos, teria em toda a sociedade americana.
Cinema

Morreu produtor de cinema Henrique Espírito Santo

153
Considerado um dos nomes "incontornáveis" do cinema português, como o classificou a Cinemateca Portuguesa, Henrique Espírito Santo tinha 87 anos.
Livros

Torga: o lobo transmontano morreu há 25 anos

584
Nuno Costa Santos revisita, numa crónica, a obra do autor que foi contista, poeta e romancista autobiográfico. Mas foi também um mestre na arte do diário, que praticou entre 1941 e 1993.
Crítica de Livros

A.M. Pires Cabral. O engenho, a valentia e o gozo

302
Usar da leveza para tratar os mais sérios assuntos: eis um dos propósitos do testamento poético de um autor raro em terra de sisudez literária.
Crítica de Livros

Allen Halloween: o rei do rio que não chega ao mar

A melhor maneira para compreender os lamentos que envolvem a saída de cena do rapper de Odivelas será ler as letras que cantou, reunidas no livro "Livre Arbítrio".
Música

Capicua: "O rap ainda é um boy's club" /premium

Sem meias palavras, sem falsas modéstias, sem falinhas mansas. Em entrevista, a rapper e cantora fala do seu novo disco, do hip-hop português e do seu percurso. "Não sei se faço mais discos", revela.
Música

Bill Fay: quem o ouviu nunca mais o esqueceu

Cinquenta anos depois do início, Bill Fay ainda é mágico e tem um álbum novo para mostrar porquê. Um homem quase esquecido, cujo regresso foi um momento de beleza num mundo mais frio que generoso.
Fernando Pessoa

"Orpheu". Placa do nascimento volta a ser exposta

A placa em mármore pertenceu ao café-restaurante "Irmãos Unidos", onde os membros da revista modernista se costumavam reunir. Estabelecimento fechou em 1970 e objeto passou para o Museu de Lisboa.
Cinema

"Bem Bom": as Doce no cinema, na TV e nos palcos

221
Filme estreia-se a 25 de junho e série chega à televisão pública em setembro. Haverá ainda espetáculos ao vivo com as atrizes que agora dão vida ao quarteto feminino que marcou os anos 80 portugueses.
Séries

"Sex Education" regressa: o que tem Otis a dizer?

Esta sexta-feira, 17 de janeiro, ficam disponíveis na Netflix os episódios da segunda temporada de uma das séries-fenómenos do ano passado. Falámos com o ator que interpreta a personagem principal.
James Bond

Não, o próximo James Bond não vai ser uma mulher

391
A produtora dos filmes afastou os rumores de que o próximo James Bond seria uma mulher. Barbara Broccoli não está "interessada em pegar numa personagem masculina e meter uma mulher a interpretá-la".
Literatura

Morreu Christopher Tolkien

Ao longo de 47 anos, Christopher foi um editor e um guardião dedicado da obra do seu pai. Foi ele que deu a conhecer "Silmarillion", uma das obras fundamentais para entender o mundo de J.R.R Tolkien.
Cinema

Terrence Malick e o mártir da II Guerra Mundial 

235
O novo filme de Terrence Malick recorda, com laboriosa grandiloquência, a história de um católico executado por objeção de consciência no III Reich. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

Um documentário com Polly Jean Harvey, "Alva", um novo filme português, e "Uma Vida Escondida", realizado por Terrence Malick, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Música

Santa Madonna cantou por tudo o que é pecador

608
No segundo concerto em Lisboa deu voz ao fado e à morna, foi ativista e talk show host, bebeu cerveja quente, vendeu uma foto por mil euros e coxeou. Foi a patroa disto tudo.
Música

Madonna canta "Sodade" no concerto em Lisboa

2075
Sentada sobre um piano e acompanhada por Dino D'Santiago, Madonna recordou Cesária Évora e cantou "Sodade". Este é o momento em que a dupla sobe ao palco, no concerto desta terça-feira em Lisboa.
Música

É este o cartaz do Primavera Sound de Barcelona

107
O festival anunciou esta quarta-feira o cartaz deste ano. The Strokes, Bauhaus, Bikini Kill, Massive Attack e Tyler The Creator são alguns dos nomes que se juntam aos Pavement. Veja o cartaz completo.
Óscares

"Klaus" e os portugueses na corrida por um Óscar

383
Fizeram parte da equipa de "Klaus", o filme da Netflix que está nomeado na categoria de Melhor Filme de Animação. Dizem ao Observador que ficaram surpreendidos por ultrapassar Frozen 2 nas nomeações.
Teatro

Estreias absolutas no Teatro Municipal do Porto 

O Teatro Municipal do Porto recebe um total de 45 estreias absolutas na nova temporada. O programa apresentado de cinco meses vai de março a julho.
Festival da Canção

Oiça aqui as canções do próximo Festival da Canção

Já estão no Youtube as canções que vão concorrer no Festival da Canção. Há temas de Filipe Sambado, Tiago Nacarato e Bárbara Tinoco, Elisa Rodrigues e Jimmy P, entre outros. Oiça-as aqui.
Câmara Municipal Lisboa

Livros que foram de Pessoa custaram 11 mil euros

250
Em 2019, a Câmara de Lisboa adquiriu 11 livros da biblioteca particular de Pessoa em três leilões por cerca de 11 mil euros. A autarquia comprou ainda um conjunto de negativos de fotografias do poeta.
Teatro

Centenário de Santareno celebrado na Gulbenkian

O colóquio "Centenário de Bernardo Santareno" abre as comemorações dos 100 anos do dramaturgo português, que inclui várias iniciativas ao longo do ano. Santareno nasceu a 19 de novembro de 1920.
Lisboa

Lisboa recebe 1º festival de Literatura

592
Lisboa Cinco L, que celebra "a língua, os livros, a literatura, as leituras e as livrarias em Lisboa, "abrangerá diversas expressões artísticas, e vai distribuir-se por diferentes espaços da cidade".

Óscares 2020

Óscares

Óscares 2020: "Joker" na frente com 11 nomeações

609
O filme de Todd Phillips, protagonizado por Joaquim Phoenix, está nomeado para Melhor Filme, Realizador e Ator. "O Irlandês", "1917" e "Era uma vez em... Hollywood" têm todos 10 nomeações.
Óscares

As nomeações aos Óscares, de "Joker" a "Hair Love"

Nem só dos filmes previsíveis e mais vistosos se fazem as nomeações aos Óscares, como escreve Eurico de Barros nesta análise de relance às indicações deste ano da Academia de Hollywood.
Espetáculos

"Rui Rio foi um dos grandes males do Porto" /premium

1277
Ator, produtor e programador, Mário Moutinho é um nome maior da cultura portuense. Aos 73 anos não perdeu o fôlego. "Little B" é o espetáculo que parte das suas memórias e chega ao Rivoli este mês.
Festivais de Música

Liam Gallagher (ex-Oasis) vai atuar no Rock in Rio

200
Aí está ele outra vez. O antigo vocalista irascível dos Oasis vai ao festival com o seu projeto a solo. Liam, contudo, tem tocado canções como "Wonderwall" e "Champagne Supernova" nos seus concertos.
Filosofia

Roger Scruton: um conservador para dois mundos

307
A antropologia de Scruton (1944-2020) está escorada na ideia de que há na natureza leis que são maiores do que o indivíduo e a que este se deve sujeitar, até para se cumprir como indivíduo.
Música

As histórias do fotógrafo português de Madonna /premium

105
Como se conheceram, do que falam, o que partilham. O Observador falou com o responsável pelas imagens da rainha da pop na digressão Madame X, que hoje se estreia em Lisboa.
Séries

The Outsider: o regresso de Stephen King às séries

Não se deixe enganar. “The Outsider” não é uma série de terror. Nem sobrenatural. É um policial que joga com um drama familiar e o confronto e a perda da inocência numa comunidade. Todos temos culpa.
Reino Unido

Morreu o pensador conservador Sir Roger Scruton

947
Tinha 75 anos e morreu vítima de cancro. Entre os seus livros publicados em Portugal estão "Como Ser Um Conservador" e "A Natureza Humana". Foi também professor universitário e conselheiro de Governo.
História

Os nomes do que comemos: dos deuses e das fadas /premium

As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
Teatro

Paulo Betti: "Minha mãe convivia com os espíritos" /premium

119
Em Portugal com a peça “Autobiografia Autorizada”, o inesquecível "Timóteo" de "Tieta" fala do avô empregado de um fazendeiro negro, da mãe benzedeira, do pai esquizofrénico e do impacto da novela.
Livros

Como está o mercado livreiro em Portugal? /premium

Qual a evolução dos números da venda de livros em Portugal? E de que forma o setor editorial nacional se enquadra na realidade europeia? Um ensaio de de Henrique Mota.
Livros

As feministas têm sempre razão? /premium

Quais os contornos de um discurso que tem marcado, com progressiva força, o espaço público em Portugal? Um ensaio de Patrícia Fernandes, a partir de quatro livros publicados em português.
Teatro

"Exijo muito dos atores. Não é fácil, sou chata" /premium

161
Fernanda Lapa, nome histórico do teatro português, estreia "Sem Flores nem Coroas" no São Luiz, em Lisboa. Em entrevista, fala de política, de aventuras na Polónia e da amizade com Bernardo Santareno.
Óbito

Morreu Neil Peart, "lendário" baterista dos Rush

199
Canadiano, era baterista mas também escrevia letras para a banda que integra o Rock and Roll Hall of Fame. Entrou nos Rush em 1974, tornou-se um dos seus membros mais respeitados.
Teatro

São João e CCB fazem parceria

A coprodução de até três novos espetáculos por ano pelo Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e o Teatro Nacional São João no Porto. A iniciativa visa o acolhimento conjunto de companhias estrangeiras.
Rock In Rio

Post Malone é cabeça de cartaz no Rock in Rio

O rapper norte-americano Post Malone, "o artista mais ouvido no Spotify", vai atuar pela terceira vez em Portugal a 28 de junho, como cabeça de cartaz do último dia do festival Rock in Rio Lisboa.
Festivais

Iggy Pop atua no festival de Vilar de Mouros

378
O músico norte-americano atua em agosto no festival de Vilar de Mouros, em Caminha. Concerto será "uma viagem desde os tempos dos The Stooges", passando pela "icónica colaboração com David Bowie".
Fado

Raquel Tavares vai deixar de cantar

1377
"Neste momento cantar é uma coisa que me faz mal", disse a fadista no programa de Cristina Ferreira. "Chego a casa e sinto-me muito sozinha. Aos 35 anos, o que é que eu tenho?", apontou.
Fotografia

A memória e a perda num livro de Daniel Blaufuks

820
Conhecido como fotógrafo e realizador, publicou agora uma história confessional acerca da falta de relação com o progenitor. “Não me transmitiu nada porque não tinha mesmo nada para me transmitir."
Cinema

A avó, a neta e o segredo de uma família chinesa

A realizadora sino-americana Lulu Wang assina "A Despedida", um melodrama contido e afectuoso ambientado na China, que elogia os valores da família. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

Um filme de denúncia social com Mark Ruffalo e assinado por Todd Haynes, a nova realização do romeno Corneliu Porumboiu e "A Despedida", de Lulu Wang, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Lançamentos

Livros: estes são os lançamentos de janeiro

183
O segundo volume das "Mil e Uma Noites", o vencedor do Booker International de 2019 "Corpos Celestes", e uma coletânea de cartas enviadas para Miguel Torga: eis algumas das novidades de janeiro.
Lançamentos

Livro de Herberto Helder de 1968 terá nova edição

125
Publicado em 1968 e imediatamente apreendido pela censura, "Apresentação do rosto" nunca mais voltou a ser editado. Obra de Herberto Helder terá nova edição em março, com alterações feitas pelo autor.
Óscares

Óscares sem apresentador pelo 2.º ano consecutivo

Após uma solução que "funcionou no ano passado", a cerimónia voltará a decorrer sem um apresentador. Antes de 2019, a última vez que tinha acontecido foi em 1989.
A página está a demorar muito tempo.