247kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Cultura

Música

Um ano depois, o Musicbox reabriu: "É um começo" /premium

Há mais de 400 dias que a sala de concertos e DJ sets Musicbox não abria ao público. Aconteceu esta quarta-feira — e não é a única em Lisboa a voltar a ter programação. Que desconfinamento é este?
Cinema

Florian Zeller: "O Pai", Hopkins e a demência /premium

O Observador falou com o realizador francês, autor de “O Pai”, que venceu o Óscar de Melhor Argumento Adaptado. Uma chamada Zoom sobre o filme, o "melhor ator vivo" e o medo de envelhecer.
Cinema

"Caros Camaradas!": um massacre na União Soviética /premium

Andrey Konchalovsky recria em "Caros Camaradas!" um sangrento acontecimento na URSS de Krushchov, e a reacção incrédula de uma fiel militante comunista. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

“O Pai”, com o oscarizado Anthony Hopkins, a superprodução “Godzilla vs. Kong” e o devastador ”Caros Camaradas!”, do russo Andrei Konchalovsky, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana.
Óbito

Morreu o ator Cândido Ferreira

204
O ator iniciou a carreira em 1971 no Teatro Operário de Paris e fundou o grupo "O Bando" três anos depois. Passou ainda pela televisão e pelo cinema. Morreu esta quarta-feira vítima de cancro.
Música

Rodrigo Amarante com disco e concertos em Portugal

O novo álbum do músico e cantor brasileiro, que gravou "Tuyo" e que fez parte dos Los Hermanos, sai em julho deste ano. Já se pode ouvir um single. Em abril passa por Portugal para dois concertos.
Cassete 60

Porto 2001: o que ficou e o que se esqueceu

Capital Europeia da Cultura faz 20 anos. Abriu em janeiro de 2001 e durou um ano, recheado de polémicas, críticas e muito pó. Da reabilitação urbana ficou obra. Da festa, pouca cultura restou.
Lisboa

Arrancou o festival literário de Lisboa

Começou esta quarta-feira o 5L — Festival Literário de Literatura e Língua Portuguesa, que decorre em Lisboa até domingo. Na sessão inaugural, Fernando Medina garantiu que este é um evento para durar.
Literatura

Prémio Literário UCCLA para Leonardo Oliveira

Leonardo Costa de Oliveira, 38 anos, venceu com "O Sonho de Amadeu", "prosa trabalhada, frase curta, paisagens urbanas", resumiu o júri. O brasileiro, geólogo de profissão, foi um dos 699 candidatos.
Coronavírus

Morreu ator brasileiro Paulo Gustavo com Covid-19

193
O protagonista de "Minha mãe é uma peça", um êxito no teatro e adaptada ao cinema em 2013, estava internado desde 13 de março com Covid-19 e no domingo sofreu uma embolia pulmonar.

Julião Sarmento (1948-2021)

Arte Contemporânea

Julião Sarmento (1948-2021): só podia ser artista

820
"Um dos maiores pintores portugueses", segundo o historiador Pedro Lapa. Conseguiu internacionalizar a obra como nenhum outro criador português, sem sair do país. Morreu esta terça-feira, aos 72 anos.
Arte

Julião Sarmento: "Tudo para diante, sempre" /premium

118
O tempo que passa, o desejo que permanece, o mercado da arte e um Portugal "simpático". Entrevista com o artista plástico, feita meses antes da sua morte, a 4 de maio de 2021, aos 72 anos.
Livros

Começa o 5L, primeiro festival literário de Lisboa /premium

Iniciativa arranca esta quarta-feira e é descrita como uma “grande festa consagrada à língua e à literatura”. José Eduardo Agualusa, Afonso Cruz e Isabel Minhós Martins são alguns dos convidados.
Cultura

Cultura mostra onde vai gastar 243 milhões

Da programação anual de 243 milhões de euros reservados à Cultura, que se estenderá até 2025, cerca de dois terços do investimento total (144,55 milhões), vai concentrar-se em 2023, diz Governo.
Festivais de Música

Festival Matosinhos em Jazz adiado para 2022

"Para 2021 as condições não estão reunidas", defende o vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos. A pandemia da Covid-19 volta a impedir a realização do festival mas a mira já está no futuro.
Escritores

Lídia Jorge vence Prémio de Crónica e Dispersos

O Grande Prémio foi atribuído por unanimidade do júri, que justifica a sua escolha com o facto de "se tratar de um livro de mestria cronística". "Do conjunto de textos resulta uma obra bem afeiçoada".
Música

Banda "Os quatro e meia" atua em 2022 em Coimbra

"É um desafio colossal, mas o nosso percurso tem-nos trazido surpresa atrás de surpresa e faz-nos acreditar que (...) será uma festa muito bonita", refere a banda. Antes, sobem ao palco outros nomes.
Exposições

Exposição: tributo a mulheres artistas portuguesas

"Esta mostra surge da necessidade de repensar e colmatar definitivamente a disparidade de género na arte, lutando contra a discriminação de que as artistas têm vindo a ser alvo ao longo do tempo".
Playlist

Best of: os discos do mês de abril

Foi um mês de boa música. Nesta playlist ouve-se fado (Gisela João, Carlos do Carmo), rock (Dry Cleaning, Dinosaur Jr.) e as canções de Zambujo, Pernadas, David & Miguel, PZ, Ryley Walker e muito mais
Música

The Clash e uma transformação punk em Cascais /premium

185
O bilhete custou 400 escudos e na primeira parte tocaram os portugueses Táxi. Isilda Sanches recorda o concerto mas também o legado de uma banda fundamental.
Livros

Maquiavel: o pensador político anti-moderno /premium

Quais as origens da filosofia apresentada por um dos mais marcantes pensadores políticos? E de que forma "O Príncipe", obra clássica agora reeditada, se relaciona com o mundo contemporâneo?
Crítica de Livros

Oliveira e grandes surpresas a preto e branco /premium

Um livro (e uma exposição) que representa um marco indelével na abordagem à figura do cineasta e impõe de certo modo uma revisitação da própria história portuguesa da fotografia dos anos 1930-50.
Cinema

Morreu a atriz Olympia Dukakis aos 89 anos

A atriz norte-americana Olympia Dukakis, vencedora de um óscar pelo desempenho no filme "Feitiço da Lua" (1987), morreu no sábado, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, aos 89 anos.
História

Enigma. O que resta do trono da Sé de Lisboa? /premium

Um enigma histórico que começou nas redes sociais: a quem pertenceu o espaldar de uma cadeira em pedra com origem no Portugal medieval? Quais as suas origens? E que futuro aguarda este património?
Crítica de Livros

Hiromi Kawakami e o inacessível que faz mossa

"Os Amores do Senhor Nishino" é o retrato de um homem misterioso e fascinante, um colecionador de amantes que nos é revelado através de uma linguagem por vezes mais ligeira do que plástica.
Lançamentos

Primeiro volume das obras de Santareno sai em maio

O início da publicação das obras completas do dramaturgo português devia ter começado no ano passado, mas foi adiado devido ao novo coronavírus. Centenário de Bernardo Santareno celebrou-se em 2020.
Música

Ana Moura revela nova canção "Andorinhas"

1457
A cantora e fadista, cujo último álbum foi editado em 2015, revelou a primeira canção desde que se desvinculou da sua editora e da sua agência. O tema chama-se "Andorinhas" e tem "balanço crioulo".
Música

Kings of Convenience com concertos em Portugal

O duo, que já atuou sete vezes em Portugal — os últimos concertos foram em 2011 e 2012 —, passará pelo Coliseu do Porto e pelo Coliseu de Lisboa em maio de 2022. E com novo disco na bagagem.
Humor

Novas datas para John Cleese em Portugal

As cinco atuações no Coliseu dos Recreios do humorista e ator britânico que fez parte dos Monty Python têm novas datas. Estão agora agendadas para 5, 6, 7, 8 e 9 de junho de 2022.
Cinema

"Citizen Kane" ainda é o melhor filme de sempre? /premium

Esta não é uma discussão sobre maravilhas técnicas ou sobre se “Rosebud” é só um trenó ou algo mais. Esta é uma meditação sobre o incomparável sucesso de uma incomparável meditação sobre o fracasso.
Cinema

“Uma Miúda com Potencial”: uma vingança simplista /premium

O filme de Emerald Fennell com Carey Mulligan no papel de uma mulher empenhada numa violenta senda vingativa, padece de misandria primária e fracas personagens. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Música Portuguesa

Associação José Afonso aplaude reedição dos discos

A família do músico e cantor anunciou no passado domingo a reedição de 11 álbuns do músico, lançados originalmente entre 1968 e 1981 e indisponíveis há vários anos, em formato físico e digital.
Cinema

Cinemateca digitaliza cinema sobre o mar

Pelo menos 10.000 minutos de filmes do cinema português, relacionados com o mar, vão ser digitalizados pela Cinemateca Portuguesa, no âmbito do projeto "FILMar", com financiamento europeu.
Livros

Novo livro de Sally Rooney sai em outubro

"Beautiful world, where are you", de Sally Rooney, segue quatro jovens na Irlanda, a navegar entre o amor, a amizade e os seus medos quanto ao futuro. Vai ser publicado em outubro em Portugal.
As Vozes na Nossa Cabeça

O regresso ao pioneiro dos podcasts /premium

É o primeiro podcast a ter um episódio na Biblioteca do Congresso americano. Não é novo, nem sequer é recente, mas insiste em surpreender. O que tem de especial "This American Life"?
Lançamentos

Tome nota: estes são os lançamentos de maio /premium

Maio trará livros como o primeiro romance de Marieke Lucas Rijneveld, os contos de Silvina Ocampo, a vida e morte de Hamnet por Maggie O'Farrell e um ensaio sobre o luto de Chimamanda Ngozi Adichie.
Espetáculos

Dos testes às regras de um espectáculo-piloto /premium

Testes à prova de fraude, cadeiras milimetricamente distanciadas e 400 espectadores "negativos" no primeiro espetáculo-piloto em Portugal. O modelo será replicado em Lisboa e Coimbra com mil pessoas.
Coronavírus

14 meses depois, o concerto que todos viram de pé /premium

Houve saltos, braços no ar e passos de dança no primeiro concerto com plateia em pé desde que a pandemia chegou a Portugal. "É uma fórmula para retomar os espectáculos grandes", disse Pedro Abrunhosa.
Livros

"Cartas Portuguesas" com nova edição em Espanha

As cartas atribuídas à freira portuguesa Mariana Alcoforado, publicadas em Paris em 1669, têm uma nova edição em Espanha, com responsabilidade científica do historiador José António Falcão.
Literatura

Women's Prize. Revelada "shortlist" de 2021

Cherie Jones, Patricia Lockwood, Susanna Clarke, Brit Bennett, Yaa Gyasi e Claire Fuller são as escritoras finalistas ao Women's Prize for Fiction. A shortlist de seis obras foi revelada esta quarta.
Música

Moullinex: nesta pista, a dança é terapêutica /premium

O luto foi a força motriz para fazer um novo disco. Requiem For Empathy, a sua caminhada das sombras para a luz, pode ser a nossa terapia dançante. Falámos com um dos embaixadores da música portuguesa
Séries

"The Handmaid's Tale". Regressamos a Gilead? /premium

A adaptação do romance de Margaret Atwood reencontra os seus melhores tempos. Os piores dias já passaram e a distopia que desfez o futuro em 2017 regressa em força na quarta temporada.
Música

Ao que não se explica, Jasmim atira canções /premium

"Acordado ou a Sonhar", segundo álbum de Jasmim, é um brilho abstracionista com um plano aparentemente simples: deixar que as canções nasçam de um cancioneiro português e cheguem a toda a parte.
Cinema

“Mais uma Rodada”: o melhor (mas trágico) brinde /premium

160
Uma tragicomédia realizada por Thomas Vinterberg (Óscar de Melhor Filme Internacional) sobre uma experiência coletiva com bebida que acaba por derrapar. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.

Óscares 2021

Óscares

Óscares: "Nomadland" venceu uma noite sem brilho

312
"Nomadland" ganhou algumas das principais categorias: Melhor Filme, Melhor Realização, Melhor Atriz. Chloé Zhao é a 2ª mulher a ganhar Melhor Realizadora em 93 edições. Hopkins venceu Melhor Ator.
Óscares

O triunfo histórico de Chloé Zhao é só o princípio /premium

A estrada é a casa de “Nomadland” e o cinema é a pátria de Chloé Zhao. Uma mulher (a segunda a ganhar Melhor Realização) de Pequim a fazer História num dos mais ocidentais e masculinos dos géneros.
Óscares

Mads Mikkelsen. O bom vilão que veio do frio /premium

Ídolo na Dinamarca, mau da fita nos EUA. Entre franchises de sucesso e projetos afastados do circuito comercial, o ator levou "Mais Uma Rodada" a vencer o Óscar de Melhor Filme Internacional.
Óscares

Anthony Hopkins: um mestre contra o esquecimento /premium

768
“O Pai”, filme que valeu ao britânico o segundo Óscar de Melhor Ator, é um intenso confronto com a passagem impiedosa do tempo. Mas é um exemplo maior de audácia criativa sem temores.
Óscares

Daniel Kaluuya: melhor secundário, quase principal

Em 2018, Óscar, Globo de Ouro e Bafta escaparam a Daniel Kaluuya. Vingou-se em 2021, pelo papel que desempenhou em "Judas and the Black Messiah", realizado por Shaka King.
Óscares

Uma falsa sensação de cerimónia: os Óscares na TV /premium

Alexandre Borges esteve 3 horas e 13 minutos em frente à TV. Não viu piadas, atuações ou glamour. Viu pessoas e palavras. Gente normal numa noite histórica que merecia outro alinhamento e outro final.
Óscares

Fincher, "Mank" e uma derrota de colecionador /premium

Seguir a carreira do realizador americano é um estudo sobre a sociopatia. Há um mundo negro e amoral que Fincher retrata como ninguém. Mas pela terceira vez, não foi distinguido pela Academia.
Óscares

Óscares: Chloe, Frances e Hopkins ganharam a noite - como aconteceu

Os veteranos venceram as categorias de representação e Chloé Zhao é a segunda melhor eleita Melhor Realizadora na história, numa cerimónia distante e sem showbiz. Siga ao minuto.
Música

1971: Godinho na estrada, no estúdio e na prisão /premium

728
Há 50 anos, Sérgio Godinho gravava "Os Sobreviventes", um primeiro álbum revolucionário, feito por um vagabundo existencial. Recordamos um ano histórico com a ajuda do escritor de canções.
Livros

“Sou uma testemunha do soçobrar do império” /premium

O irmão mais velho de José Afonso conclui, com um segundo volume, o testemunho vivo de quem viveu o desmantelar do império colonial português. Em entrevista, recorda Coimbra, Moçambique e canções.
Música Portuguesa

Álbuns de José Afonso lançados vão ser reeditados

284
Os 11 álbuns de José Afonso lançados originalmente entre 1968 e 1981 vão ser reeditados, anunciou a família do músico, que vai avançar para o projeto em parceria com a editora Lusitanian Music.
Livros

Literatura premiada: os livros e a vida como ela é /premium

A literatura é a atividade bizarra que consiste em tentar captar num objeto quase bidimensional como é uma folha de papel uma realidade que nos extravasa, associando-se depois a uma vaga de triunfo.
Crítica de Livros

"Luto": as cicatrizes duradouras de uma perda

Eduardo Halfon escreve sobre a complexidade das relações familiares, a volatilidade da memória, a busca pela verdade e o silêncio como parte da reconciliação.
Livros

Leya e Kobo querem competir com Netflix e Facebook /premium

101
É a "maior plataforma portuguesa de streaming de ebooks e audiolivros", dizem responsáveis, e está no ar desde esta sexta-feira. O mesmo serviço só existe na Bélgica, na Holanda e no Canadá.
Música

António Zambujo: "Cantar bem não basta" /premium

287
Confinado em Porto Covo, gravou sozinho e sem filtros um novo álbum. Em entrevista, fala da má relação com a fama, critica a pressão sobre as mulheres e confessa que é à tertúlia que regressa sempre.
Música

Música clássica: branqueamento ou mérito criativo? /premium

155
O ensino musical está centrado em “europeus brancos do tempo da escravatura”? Professores de Oxford dizem que sim e defendem mudanças. Mas com que sustentação? Um ensaio de José Carlos Fernandes.
Cultura

Aprovado Estatuto do Profissional da Cultura

"Será capaz de trazer para o sistema de proteção social muitos milhares", garantiu a ministra Graça Fonseca. Associação Plateia acusa Governo de ter rompido diálogo e critica moldes do Estatuto.
Coronavírus

Primeiros eventos-teste em Braga com 400 pessoas

A ministra da Cultura explica que os dois primeiros eventos terão cerca de 400 espectadores. Num, estarão sentados; no outro, em pé. Do sucesso destes eventos depende a retoma de grandes festivais.
Cultura

O que é o estatuto do profissional da cultura?

Reivindicado há décadas pelos trabalhadores do setor, o estatuto dos profissionais da cultura deverá ser aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros. Mas o que representa este documento?
Cultura

Cultura. "É preciso agir. Debatemos mais de 200h" /premium

Palácio Nacional de Mafra recebe Conselho de Ministros extraordinário dedicado à cultura. Setor mantém críticas ao "estatuto do artista". Graça Fonseca garante medidas pensadas a longo prazo.
Música

Há um mundo encantado na música de Bruno Pernadas /premium

Guitarrista, formado no jazz e música clássica, Bruno Pernadas continua a fazer do universo da pop e das canções um globo de muitos ritmos e países. O novo "Private Reasons" é uma odisseia em grupo.
Teatro

Companhia de Teatro de Almada: um palco de 50 anos /premium

A 24 de abril de 1971 estreavam o primeiro espectáculo. Herdeiro do legado de Joaquim Benite, Rodrigo Francisco é o rosto do que começou por ser o Grupo de Campolide e recorda-nos um percurso único.
Música

Pedro Mafama revela single "Estaleiro"

O álbum de estreia, "Por Este Rio Abaixo", será editado algures nos próximos dois meses. Esta sexta-feira chegou um single, uma canção com produção de Beatoven e Pedro da Linha que antecipa o álbum.
Exposições

Carpintarias de São Lázaro reabrem com exposição

A exposição decorre do trabalho do fotógrafo, professor e investigador norte-americano de Antropologia Visual, Doug Bailey. E quer "incitar ao debate sobre a existência e o tratamento" arquivístico.
Cabeça de Cartaz

Churky: “Fiz sons com o corpo, gavetas e colheres”

O disco “Mossas” tem um pouco de tudo. Churky quis “pôr a canção dentro da paisagem” e criar “cinema por cima da música”. Para isso, aproveitou “coisas que tinha em casa” e até o “barulho da rua”.
Booker Prize

International Booker 2021. "Shortlist" revelada 

A lista com os seis finalistas ao prémio de ficção traduzida para a língua inglesa foi divulgada esta quinta-feira através das redes sociais dos prémios Booker. O vencedor será conhecido a 2 de junho.
Cultura

Reininho, jazz e livros: Porto recebe o "Warm Up" 

O festival, de julho a agosto, terá Rui Reininho a apresentar um disco novo, Valério Romão e José Anjos em espetáculo de spoken word, 14 concertos de jazz, espetáculos de blues e DJ sets.
Arte Urbana

WOOL - Covilhã Arte Urbana celebra dez anos

A edição deste ano do festival WOOL - Covilhã Arte Urbana vai ter uma programação "mais musculada", com cerca de 40 iniciativas, para assinalar os dez anos de existência.
Música

Alan Vega regressa para nos atormentar /premium

O músico (e muito mais) americano morreu em 1996. Antes, nos Suicide, sozinho ou com outros visionários, esforçou-se para mudar o mundo, do punk à pop. Agora, descobrimos que há mais por revelar.
Óbito

Morreu o cineaste Monte Hellman, de "Sem Destino"

A última longa-metragem seria "Road to nowhere - Sem Destino", que Hellman apresentou em Portugal em 2012, numa homenagem e retrospetiva que o Lisbon & Estoril Film Festival lhe dedicou.
Governo

Formalizada Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

Ministra da Cultura confirma a possível abertura de outros centros de arte contemporânea no país na atual legislatura, mas não avança pormenores, para já.
A página está a demorar muito tempo.