Cultura

Exposições

Matosinhos é design e este Portugal é imaginário

177
"Esta é a prova de que uma escola e um centro cultural podem viver juntas", escreve Vasco Rosa sobre a exposição "Portugal Imaginário: turismo, propaganda e poder 1910-1970".
Música

Os Arcade Fire venceram Lisboa por knockout

Entraram como pugilistas aclamados, saíram como banda consagrada. Os Arcade Fire deram o primeiro concerto em nome próprio em Portugal. Só a acústica e as canções recentes podiam ser melhores.
Videojogos

"Um jogo pode dar argumentos para qualquer debate"

A pouco mais de um mês do lançamento do esperado "Detroit: Become Human", conversámos com Gregorie Diaconu, um dos Game Directors, sobre as pesadas questões morais que o jogo nos quer colocar.
Cinema

"Ano zero" para cinema e audiovisual

Nova regulamentação da lei do cinema e audiovisual, que esteve mais de um ano a ser revista, entrará em vigor esta semana e tem implicações no funcionamento dos concursos de apoio financeiro de 2018.
Património Cultural

Cinema Odeon terá habitação de luxo e restaurante

487
Projeto é do arquiteto Samuel Torres de Carvalho e as obras arrancam daqui a poucas semanas. A mítica sala lisboeta deve manter os elementos "art déco". Julien Dufour é um dos investidores.
Filosofia

Fernando Gil: uma evocação

103
Manuel Villaverde Cabral recorda o legado do filósofo para a actualização, racionalização e modernização da sociedade portuguesa, uma personalidade tinha ainda tudo a dar à cultura e à filosofia.
Teatro

"Eu, Salazar" estreia em Coimbra

240
"Eu, Salazar" estreia dia 25 de abril em Coimbra e pode ser visto até 13 de maio. A peça transforma Salazar em vários "Salazares imaginados" por uma geração que nasceu depois da revolução dos cravos.
Cinema

Dona Manuela, 80 anos, vai ao cinema todos os dias

4.467
Os primeiros anos de vida passou-os no hospital. Foi retirada da escola e viveu longe da família. Agora está no Cinema São Jorge todos os dias. Esta é a história de Maria Manuel da Purificação Reis.
Entrevista

Helder Macedo: Camões, prémios e crítica literária

527
Helder Macedo recebeu há dias o prémio literário D. Dinis pelo livro de ensaios "Camões e Outros Contemporâneos". Um "revolucionário" que o mundo anglo-saxónico celebra e a academia portuguesa ignora.
Lazer

Maio está a chegar. E com ele o Out Jazz

140
Volta o bom tempo e volta o festival habituado a dar música aos lisboetas aos domingos. Cinco jardins e parques de Lisboa vão receber DJ-sets de maio a setembro. Em maio, este ano há música ao sábado.
Prémios e Galardões

Fotojornalista Patrícia de Melo Moreira premiada  

Foi a primeira mulher a ganhar o prémio e fê-lo com "Verão Negro", trabalho sobre os incêndios de 2017 em Portugal. No discurso, Patrícia Moreira criticou a precariedade no setor.
Obituário

Morreu o DJ Avicii. Tinha 28 anos

7.053
Levou euforia às pistas de dança de todo o mundo mas também não evitou os excessos. Em 2016 deixara de fazer digressões e dizia sentir-se "feliz e livre". Esta sexta-feira morreu, aos 28 anos.
Lançamentos

"Fausto": um "diário da busca do conhecimento"

412
O "Fausto" de Pessoa tem uma nova edição, a primeira com aparato crítico e organizada cronologicamente. A peça mostra um lado menos conhecido do poeta, onde convergem vários aspetos da obra pessoana.
Fotografia

Um português entre os melhores fotógrafos do mundo

1.506
A Sony World Photography anunciou os melhores fotógrafos do mundo. O português Edgar Martins é um deles e leva dois prémios para casa. Há mais dois portugueses reconhecidos no concurso.
Festivais de Cinema

Offside Lisboa: um festival de cinema de futebol

202
Chama-se Offside Lisboa e terá a sua primeira edição já em maio. Quer juntar os amantes de cinema e de futebol, provando que quando a câmara filma a bola (ou o que a envolve), o resultado é mágico.
Cinema

Fechados em casa com a guerra a querer entrar

Sem demagogia nem propaganda, o belga Philippe Van Leeuw filma o conflito na Síria do ponto de vista de um grupo de civis, num filme claustrofóbico e tenso. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Três filmes para ver esta semana 

Um filme francês baseado num romance premiado, uma fita italiana tirada de uma série americana e "Na Síria", do belga Philippe Van Leeuw, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Conflito na Síria

"É um cinismo enorme só haver agora uma revolta"

Em entrevista ao Observador, o realizador de "Na Síria" conta que quis fazer um filme sobre "pessoas normais" na guerra. Resulta daí um retrato doloroso — e várias críticas à comunidade internacional.
Exposições

Duzentas e quinze obras em exposição na Gulbenkian

Duzentas e quinze obras, das quais cerca de vinte inéditas, compõem a exposição "Pós-Pop. Fora do lugar comum", inaugurada esta quinta-feira à tarde, na galeria principal da Gulbenkian.
Festivais de Música

Peter Murphy e John Cale no Festival Vilar Mouros

O Festival de Vilar de Mouros realiza-se entre 23 e 25 de agosto e vai contar com a presença do antigo membro dos Velvet Underground John Cale e de Peter Murphy.
Música

Adele: Rihanna "define as suas próprias regras"

A cantora foi uma das artistas musicais incluída na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo para a revista Time. Adele apresentou-a: "Ela define as suas próprias regras e dobra as nossas."
Festival de Cannes

Festival de Cannes seleciona filme de Salaviza

"Chuva e cantoria na aldeia dos mortos", de João Salaviza e Renée Nader Messora, foi selecionado para estar no Festival de Cannes, na seccção competitiva Un Certain Regard.
Exposições

Daniel Blaufuks inaugura exposição com novas obras

212
"Houve um tempo em que estávamos todos vivos" é a nova exposição de Daniel Blaufuks, que vai ser inaugurada esta quinta-feira em Lisboa. Apresenta obras em fotografia e vídeo-instalação.
Museu do Chiado

Museu do Chiado inaugura "Razões e Emoções"

"Arte Portuguesa. Razões e Emoções" estará patente ao público de 20 de abril a 31 de março no Museu do Chiado. Reúne 211 obras, 70 das quais foram raramente mostradas, de 97 artistas.
Livros

Um livro com palavras novas? É o Desdicionário

211
Já chegou ao fim do dicionário e não sabe o que ler mais porque as palavras são sempre as mesmas? O Desdicionário da Língua Portuguesa chegou e o Observador faz a pós-publicação (isso mesmo).
Netflix

Netflix anuncia "Élite", uma nova série espanhola

120
A Netflix quis aproveitar o grande sucesso de "A Casa de Papel" e anunciou uma nova série original espanhola. "Élite" chega em 2019 e conta com três atores da série sobre o assalto à Casa da Moeda.
Herberto Helder

Livro inédito de Herberto Helder publicado em maio

Obras chama-se "em minúsculas" e é publicada no dia 4 de maio. Reúne o trabalho jornalístico de Herberto Helder realizado em Angola, entre abril de 1971 e junho de 1972.
Cultura

O Porto tem um novo “Pallco” para dança e música

722
Nasceu o primeiro conservatório de música e dança do Porto. O “Pallco” quer gerar novos talentos e agarrar bons profissionais. A escola é inaugurada na quinta-feira, as aulas começam em setembro.
Séries

"O Mecanismo". O Brasil na TV é ficção ou verdade?

Em "A Casa de Papel" luta-se contra o sistema, mas na série de José Padilha o alvo perpetua-se. É o caso "Lava Jato" na TV, mas não é só, e tem dado audiências e polémica. Está disponível na Netflix.
Lançamentos

O livro maldito que chocou o Rio de Janeiro

104
Em 1895, Adolfo Caminha chocou os críticos com a publicação de um romance sobre um marinheiro gay e negro que se apaixona por um grumete loiro de olhos azuis. O livro tem uma nova edição portuguesa.
Música

Porpora: o mestre esquecido da ópera setecentista

Em 1768 morria na miséria, em Nápoles, Nicola Porpora, compositor e pedagogo cujas óperas tinham colhido aplauso pela Europa fora. 250 anos depois, a Decca faz-lhe justiça com dois discos.
Museus

Museu celebra dupla efeméride de Vianna da Motta

No ano em que se completa a dupla efeméride de José Vianna da Motta - 150 anos do nascimento e 70 anos da morte -, o Museu Nacional da Música vai organizar uma festa com música, fotografia e postais.
Prémios e Galardões

Andrew Sean Greer vence Pulitzer de ficção

Andrew Sean Greer venceu o Pulitzer de ficção com o romance "Less". "Um livro generoso, musical na sua prosa e expansivo na sua estrutura", foi assim que o júri descreveu a obra.
Música

Fernando Tordo. 50 anos de canções no Tivoli

131
Fernando Tordo diz que cantará as canções "mais importantes, seguramente". No dia 27 o cantor vai comemorar a data também no Porto, com um concerto na Casa da Música.
Paris

Paris recorda Maio de 68 com exposições

Vão decorrer várias iniciativas em torno da revolta estudantil e operária. Colóquios, exposições, teatros, instalações, cinema, e conferências em Paris para assinalar os 50 anos do Maio de 68.
António Costa

DGArtes. Costa diz que Governo fará avaliação

António Costa disse esta segunda-feira que será feito um debate de avaliação do modelo de apoio às artes "com eventual correção em relação àquilo que entender necessário corrigir".
Sociedade

Manuel Reis: sociologia de um empresário da noite

504
João Pedro George leu os obituários publicados a propósito da morte do fundador do Frágil e do Lux. Depois procurou demonstrar que há uma lógica social nestes relatos individuais. E explica porquê.
Cinema

Voando sobre os melhores filmes de Milos Forman

397
Eurico de Barros recorda os filmes mais significativos da carreira do cineasta, autor de sucessos oscarizados como "Voando Sobre um Ninho de Cucos" ou "Amadeus", que morreu aos 86 anos nos EUA.
Cinema

Morreu o realizador Milos Forman

1.121
O realizador checo vivia nos Estados Unidos desde 1962 e tornou-se cidadão norte-americano em 1970. Tinha 86 anos e ganhou Óscares pelos filmes Amadeus e Voando sobre um Ninho de Cucos.
Festivais de Música

Sudoeste e SBSR dedicam palcos à música portuguesa

Ermo, Luís Severo e Virtus, Bispo, Blaya e Eva RapDiva são nomes anunciados esta pelos festivais Super Bock Super Rock e Sudoeste para os palcos dedicados à música portuguesa
Música

Há 55 anos, os Beatles descobriam os Stones

498
Foi a 14 de abril de 1963 que os "Fab Four" entraram no Crawdaddy Club para ouvir a "banda da casa" tocar. A noite prolongar-se-ia até às 4h da manhã. E a música não mais seria a mesma.
Música

Rosetta, "a madrinha do rock", é agora reconhecida

202
Nasceu no gospel e antecipou o blues elétrico e o rock and roll. Sister Rosetta Tharpe morreu há 45 anos, na obscuridade. Inspirou Dylan e Elvis e vai agora entrar no Hall of Fame do rock.
Joan Miró

Obras de Miró no Estado pelo valor de 54,4 milhões

123
Obras de Joan Miró foram transferidas para o Estado por 54,4 milhões de euros. Operação não envolveu dinheiro. Foi uma dação em pagamento que baixou dívida da empresa que gere a herança do BPN.
Man Booker Prize

Revelada "shortlist" do Booker Prize International

Virginie Despentes, Han Kang, László Krasznahorkai, Antonio Muñoz Molina, Ahmed Saadawi e Olga Tokarczuk: são estes os candidatos ao prémio de literatura traduzida. Finalista é conhecido em maio.
Teatro

Música no Maria Matos fecha em português 

A temporada de música no Teatro Maria Matos fecha a 24 de junho com a pianista Joana Sá e o guitarrista Luís José Martins. Até lá, artistas como Filho da Mãe e Gabriel Ferrandini também pisam o palco.
Comer/Ver/Fazer

O novo "God of War" é o jogo que sempre quisemos

"God of War", a série exclusiva da PlayStation, regressa depois de oito anos de desenvolvimento. Kratos está diferente, mas isso não é necessariamente mau.
Videojogos

Kirby Star Allies: para jogar com companhia

Kirby Star Allies é a primeira chegada do simpático personagem cor-de-rosa da Nintendo à Switch, num jogo para partilhar no sofá com família e amigos.
Exposições

No MAAT há uma exposição que o quer fazer feliz

126
Stefan Sagmeister decidiu procurar a felicidade e criou um "show" sobre o tema. Pelo meio, fez um filme e experimentou terapia, meditação e antidepressivos. Para descobrir a partir desta sexta-feira.
Música

Dead Combo. Estiveram por um fio e querem o mundo

O novo disco e a ideia de que "é possível exportar esta música". As mudanças em Lisboa e como isso também é inspiração. A cultura em Portugal e o quase fim da banda. Os Dead Combo falam de tudo.
Cinema

O transmontano que foi herói na I Guerra Mundial

Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa realizam a primeira longa-metragem portuguesa passada na Grande Guerra, sobre o soldado que se distinguiu em La Lys. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

Um filme de terror com Helen Mirren, um musical italiano que goza com os clichés dos filmes e séries sobre a Máfia, e o português "Soldado Milhões", são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Cinema

"Soldado Milhões": como se fez o regresso a La Lys

320
É uma história de guerra sobre Aníbal Milhais e a vida nas trincheiras, cem anos depois. Falámos com Jorge Carvalho, um dos responsáveis pelos efeitos visuais do filme que chega esta semana às salas.
Festivais de Música

EDP Cool Jazz. "É um prazer voltar a Cascais"

124
Em conferência de imprensa, a promotora Karla Campos falou do cartaz, do regresso do festival a Cascais e de como convenceu Van Morrison e David Byrne a vir. Sobral fará covers de jazz.
Teatro

"Ensaio para uma cartografia" no D. Maria II

"Ensaio para uma cartografia" volta ao palco do D. Maria II esta quarta-feira. Na peça de Mónica Calle, 20 mulheres se expõem-se tanto quanto testam os seus limites de resistência.
História

O documentário de Bobby Kennedy chega à Netflix

O irmão de JFK estava na corrida à Casa Branca quando foi morto a tiro. É essa campanha eleitora que quatro episódios de uma hora cada vão recordar, a partir de 27 de abril no serviço de streaming.
Teatro

Teatro Maria Matos com futuro indefinido

Não há data para que avance no terreno a polémica decisão da Câmara de Lisboa de ceder a privados a sala da Avenida de Roma. Teatro do Bairro Alto tem 26 candidatos à direção.
Teatro São Luiz

"Lindos dias" de Beckett no S. Luiz em Lisboa

"Lindos dias" é uma peça de Samuel Beckett na qual se questiona a vida e como se ocupa o tempo antes de morrer. Pode ser vista no S. Luiz, em Lisboa, até dia 22 de abril.
Exposições

Lisboa, triste e alegre: um retrato em movimento

274
Uma nova exposição celebra a vida intemporal de um dos mais importantes fotolivros de sempre. Vasco Rosa escreve sobre as imagens, os autores e a mostra que inaugura no Museu de Lisboa.
Fado

O "Sinatra do fado" estreou-se em Nova Iorque

351
O fadista de 78 anos atuou este fim-de-semana em Nova Iorque. A NPR (rádio pública norte-americana) descreve-o como "Sinatra do fado". E Carlos do Carmo diz que Sinatra "era fadista".
Teatro

"Casimiro e Carolina" de Horváth em Lisboa

"Casimiro e Carolina", de Ödön von Horváth, reflete sobre o amor e sobre se é possível vivê-lo em momentos de grande crise. Pode ser visto no Teatro Nacional D. Maria II até 29 de abril.
Ministério da Cultura

DGArtes. Novo modelo "não pode ser posto em causa" - como aconteceu

142
Na Assembleia da República, o secretário de Estado da Cultura defendeu que o novo modelo de apoio às artes não pode ser contestado porque isso põe em causa o sistema de financiamento público.
História

La Lys: “Naquela altura o meu gosto seria morrer"

1.070
Ricardo Rangel Gomes, militar do CEP, preso a 10 de abril de 1918, escreveu sobre a sua vida na Frente Ocidental. O Observador revela e publica pela primeira vez o seu “Dicionário de Campanha".
História

A história do apoio às artes durante 20 séculos

2.140
A polémica com os concursos da DGArtes tem-se ficado pelas contas, mas vale a pena examinar a evolução de aspectos da criação artística e das condições que a tornaram possível ao longo da história.
Literatura

Inéditos de Tabucchi em exposição na Gulbenkian

Um poema sobre Lisboa é um dos documentos nunca antes exibidos em público. A viúva de Antonio Tabucchi promoveu a exposição e uma série de eventos de homenagem ao escritor, que morreu há seis anos.
Livros

"Puta de Filosofia" é um policial sobre Sócrates?

118
O novo romance de Carlos Alberto Machado tem um "PM" corrupto, metido em "offshores, pontes, têgêvês, auto-estradas e outlets megalómanos". Mas também tem russos, tiros e um polícia intelectual.
Música

Bernardo Sassetti deixou "nove discos inéditos"

1.789
A Casa Bernardo Sassetti candidatou-se a financiamento público mas foi rejeitada. Há uma entidade interessada em difundir a obra que o pianista português deixou por editar, revela Inês Laginha ao DN.
Crítica de Livros

O blogue de Claudio Magris

“Instantâneos” é um conjunto de textos breves e contingentes de um grande escritor. "Se há algo que fica do conjunto é a reflexão sapiente e serena, feita de camadas", escreve Nuno Costa Santos.
Cultura

Quem são na vida real os actores da Casa de Papel

661
Um grupo de assalto precisa de pessoas com diferentes dinâmicas. Álex Pina percebeu isso quando escolheu os actores para a sua série. Ora veja quem são eles na vida real no dia de estreia da II parte.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)