Cultura

Rússia

100 anos depois, haverá paz para os Romanov? /premium

Na madrugada de 17 de julho, um grupo de homens escolhidos a dedo matou Nicolau II e a família real russa. Cem anos depois, a sombra do crime violento, aprovado por Lenine, ainda paira sobre a Rússia.
NOS Alive

Pearl Jam: simplicidade contra ganância e lucro

A banda apresentou-se no NOS Alive como se apresentou durante toda a carreira: simples, fazendo do rock and roll uma festa coletiva e procurando nos problemas do mundo um elo de ligação com fãs.
NOS Alive

A noite tinha de ser de Jack White

161
O fundador dos White Stripes voltou a Portugal para dar mais um concerto inesquecível no Passeio Marítimo de Algés. Como tocou antes de Pearl Jam, não fez parte do grupo de lesados de Eddie Vedder.
Livros

Romance, poesia e vinho: 39 livros para o verão /premium

221
Títulos para todos os gostos, é uma questão de escolha. Reunimos livros editados nos últimos meses para dias de leituras mais folgadas. E mesmo que não vá de férias, as sugestões valem sempre a pena.
História

O que fizeram os impérios por nós? /premium

117
Contrariando a tendência geral para realçar a brutalidade e opressão dos impérios que dominaram o mundo, "Visões imperiais", de Krishan Kumar, põe em relevo o seu “espantoso registo de sucessos".
Crítica de Livros

Imprensa Nacional 250 anos: glória e pedagogia

Vasco Rosa escreve sobre o livro-catálogo que assinala o aniversário redondo de uma instituição que, apesar dos anos de história, está atenta e "virada para o futuro".
NOS Alive

The National: "O nosso país foi feito refém" /premium

236
Em entrevista ao Observador antes do concerto no NOS Alive esta sexta, Bryce e Aaron Dessner falaram de Trump e dos EUA: "Quando Hitler ascendeu ao poder, a situação era provavelmente semelhante".
NOS Alive

Que bonita é a tristeza dos The National

Poucos, muito poucos cantam a melancolia como eles e conseguem provar como a vulnerabilidade e a exposição das dores aproxima as pessoas. No NOS Alive, a banda americana deu mais um grande concerto.
NOS Alive

Campeonato do rock foi dos Queens of the Stone Age

Quatro anos depois, os Queens of the Stone Age voltaram a Portugal para disputar o lugar de cabeças de cartaz com os National. Antes, houve Black Rebel Motorcycle Clube e Blossom no palco principal.
NOS Alive

Alive: festival está garantido por mais cinco anos

Oeiras aprovou, na semana passada, um protocolo que permite a continuação do festival em Algés por mais cinco anos. Em conferência de imprensa, Isaltino Morais garantiu que as condições vão melhorar.
NOS Alive

Será este o palco mais ingrato do NOS Alive?

O Observador foi assistir a um concerto nos bastidores do pórtico do festival e ficou a perceber todos os pormenores destes espetáculos que há dez anos se realizam sempre a 4 metros do chão.
Música

Pearl Jam para totós

205
Sara Otto Coelho já viu Pearl Jam nesta digressão e tenta antecipar como será o concerto no NOS Alive. Pelo meio, ensaia uma lista de perguntas para lidar de maneira apropriada com os fãs.
NOS Alive

Os Arctic Monkeys ainda sabem fazer barulho?

Alex Turner e companhia regressaram a Lisboa com o controverso Tranquility Base Hotel + Casino na mala. Num concerto morno deixaram-no de lado e apostaram em versões frouxas de grandes clássicos.
NOS Alive

NOS Alive. Os Nine Inch Nails deram tudo

172
Antes dos Arctic Monkeys, passaram pelo palco principal do NOS Alive Miguel Araújo, Bryan Ferry, Snow Patrol e Nine Inch Nails. Só os últimos convenceram por completo.
NOS Alive

Muito Papillon, algum Sampha, pouco Khalid

Grande poder acarreta grande responsabilidade, já dizia o tio do Peter "Homem-Aranha" Parker (e alguns outros antes). O entusiasmo por Khalid pedia mais do concerto, Papillon teve uma noite de sonho.
Cinema

Laura Soveral nas imagens do cinema português

A actriz rodou com muitos dos mais destacados cineastas nacionais a partir do final dos anos 60, e teve papéis maiores em "Estrada da Vida", "Uma Abelha na Chuva" ou "Tabu", recorda Eurico de Barros.
Dança

"Em Surdina". Quem não ouve também dança

178
O novo espetáculo de Marco da Silva Ferreira junta adolescentes surdos e ouvintes na dança e derruba barreiras no acesso à cultura. Estreia-se nesta sexta-feira, no Teatro Campo Alegre, no Porto.
Concertos

David Byrne e um punk para dançar e pensar

Foi concerto ou peça de teatro? Musical sobre o bom pop-rock das últimas décadas ou comício político? Em Cascais, David Byrne baralhou as contas. Sempre imprevisível, deu um grande concerto.
Cinema

A amante do rei da coca

Javier Bardem interpreta Pablo Escobar e produz este filme em que Penélope Cruz, sua mulher, faz a jornalista que teve um caso com o líder do cartel de Medellín. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

O novo filme de Paul Schrader, numa superprodução com Dwayne Johnson, e "Amar Pablo, Odiar Escobar", produzido e interpretado por Javier Bardem, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Exposições

Uma exposição com o que pode acontecer a Lisboa

477
"Futuros de Lisboa" quer por-nos a pensar sobre o que está por vir na cidade, o que pode acontecer. A exposição é inaugurada esta quinta-feira no Torreão Poente, na Praça do Comércio.
Fotografia

Pauliana fez uma descoberta em Rabo de Peixe /premium

293
Em 2017, Pauliana Valente Pimentel fez as fotografias. Agora regressou para as mostrar, em pleno festival Walk & Talk. Acompanhámo-la e conhecemos algumas das personagens que a fascinaram.
Música

"Um juiz percebeu que eu não podia ser advogado" /premium

O imenso Nordeste brasileiro é cantado e chorado pelo Grande Encontro, que reúne Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Alceu Valença, aqui em entrevista de vida. Há forró quinta e sexta nos coliseus.
Óbito

Morreu atriz Laura Soveral aos 85 anos

717
Laura Soveral morreu esta quinta-feira aos 85 anos. A atriz que participou em 'Uma Abelha na Chuva' e na série "Morangos com Açúcar", sofria de Esclerose Lateral Amiotrófica e doou o corpo à ciência.
Concertos

Os Kiss ainda são os reis do Rock 'n' Roll

Foi uma longa espera. Passados 35 anos, a banda de Stanley e Simmons regressou finalmente a Portugal. O público queria o melhor e os Kiss deram o melhor. Os norte-americanos ainda sabem como se faz.
Cultura

HBO Now vai chegar a Portugal em 2019

Serviço de streaming é semelhante ao Netflix mas distribui conteúdo da HBO, produtora de algumas das mais populares séries de televisão. Empresa está neste momento em processo de recrutamento.
Teatro

Teatro da Trindade homenageia Carmen Dolores

As memórias de Carmen Dolores inspiraram a peça "Carmen", que estreia esta quarta no Teatro da Trindade, em Lisboa, cuja sala principal vai passar a ter o nome da atriz que se estreou naquele palco.
Man Booker Prize

O livro "O Doente Inglês" venceu o Golden Booker

140
O livro "O Doente Inglês" (1992), de Michael Ondaatje, foi anunciado como o melhor prémio Man Booker dos últimos 50 anos, numa altura em que aquele galardão se encontra a celebrar cinco décadas.
YouTube

Fomos à Darkolândia, a casa de D4rk, de Pi e Dant /premium

Fomos à Darkolandia, a nova casa dos YouTubers D4rkFrame, Pi e Dant. Falámos sobre a responsabilidade que têm para com os mais novos, o sotaque brasileiro e os contratos com a nova agência.
Festivais de Música

Marlon Williams atua em novembro em Braga

O cantor e músico neozelandês é a mais recente confirmação do Festival Para Gente Sentada, que decorre nos dias 16 e 17 de novembro deste ano, em Braga. Nils Frahm também já tinha sido anunciado.
Pintura

Chichorro: "Eu não sou um pintor de domingo" /premium

512
Cresceu em Lourenço Marques, mas foi em Portugal que se fixou. Com 76 anos, Chichorro, um dos mais conceituados pintores moçambicanos, fala sobre a família, a pintura e jogos de futebol com Eusébio.
Cultura

E se a arte e a cultura circulassem livremente? /premium

Num mundo cada vez mais difuso e globalizado, os governantes exaltam o cosmopolitismo e a modernidade, mas persistem em impor barreiras à circulação das artes e ideias e condicionar os gostos.
Teatro

A dama do teatro belga vem ao Festival de Almada

Viviane De Muynck diz que uma das suas melhores atuações de sempre está em “O Quarto de Isabella”, com direção de Jan Lauwers. A peça integra o Festival de Teatro de Almada e está em cena no domingo.
História

Viver no campo ou o Portugal de Salazar hoje /premium

236
Portugal saltou do "orgulhosamente sós" para "o segredo mais bem guardado da Europa", até chegar ao boom turístico. Mas o campo foi sempre uma paisagem ideológica. Um ensaio de Bruno Vieira Amaral.
Crítica de Livros

Há mais Variações em António

Revista e aumentada, a biografia de António Variações assinada por Manuela Gonzaga cavalga com rédea solta e deixa passar a possibilidade de construir uma leitura robusta de um artista único.
Música

Será Drake o músico mais popular do mundo inteiro?

Aubrey Drake Graham é "O" homem do momento. O seu novo álbum, 'Scorpion', bateu todos os recordes da internet e promete ser um marco na música pop deste século. O que é que Drake tem de especial?

Crítica de Livros

Crítica de Livros

O charme irresistível do perigoso Jordan Peterson

Tiago Cavaco escreve sobre "12 Rules for Life", o livro de um professor que vai de Nietzsche às princesas da Disney, da Bíblia aos pais da psicologia com uma integridade intelectual única.
Crítica de Livros

João Tordo e o que significa escrever bem

O estilo de João Tordo, a querer parecer que não existe, acaba por se tornar artificial. É um romancista trabalhador, mas também por isso, acaba por ser demasiado escolar.
Exposições

Frida Kahlo como nunca a vimos antes

702
Um conjunto de 241 fotografias descobertas em 2003 pode ser visto a partir desta sexta-feira no Centro Português de Fotografia, no Porto. Para ver até ao dia 4 de novembro.
Serralves

Serralves recebe exposição de Anish Kapoor

O Museu de Serralves, no Porto, inaugura às 22:00 a exposição "Anish Kapoor: Obras, Pensamentos, Experiências", que conta com quatro grandes obras do escultor "Language of Birds".
Óbito

Morreu o realizador Claude Lanzmann

O realizador francês Claude Lanzmann, cujo nome será sempre associado ao documentário de nove horas "Shoah" (palavra hebraica para "catástrofe"), morreu aos 92 anos, em Paris.
Cinema

Uma tragédia de amor jovem que morre na praia

Este filme escrito por Ian McEwan com base no seu livro homónimo e realizado pelo estreante Dominic Cooke, é comprometido por um último acto desastroso. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Três filmes para ver esta semana

Um drama americano sobre um rapaz desamparado e um cavalo, uma fita mexicana e "Na Praia de Chesil", escrito por Ian McEwan com base no seu livro, são as escolhas desta semana de Eurico de Barros.
Concertos

Godinho com Orquestra: "Não nos vamos espetar"

965
O músico e cantor vai dar quatro concertos consecutivos no Teatro São Luiz, em Lisboa, entre esta quinta-feira e domingo. O Observador acompanhou os ensaios e falou com Sérgio Godinho.
Obituário

Morreu Ricardo Camacho, músico dos Sétima Legião

1.320
Morreu Ricardo Camacho, músico da banda Sétima Legião, produtor musical e médico. Tinha 64 anos. Os amigos recordam alguém "discreto, curioso e trabalhador", de "grande humanidade".
Livros

Vai sair o diário de Saramago no ano do Nobel

204
O livro chama-se "Último Caderno de Lanzarote" e vai ser publicado pela Porto Editora. É o último volume dos diários de José Saramago, escrito em 1998, o ano em que ganhou o Nobel.
Arte

Subsídio de mérito cultural pode ir até 643 euros 

Os artistas e autores mais carenciados que este ano beneficiarem do subsídio de mérito cultural poderão receber entre 128 euros e 643 euros mensais, consoante o rendimento declarado.
Teatro

Força de Produção vai dirigir o Teatro Maria Matos

Produtora lisboeta fundada em 2015 vai gerir a componente artística da sala da Avenida de Roma, anunciou esta terça-feira a EGEAC. A decisão tem agora cinco dias de carácter provisório.
Crítica de Música

O último sermão de São Ozzy

Lendário, louco, pai do heavy, a bizarra figura. Há muitas formas de ver Ozzy Osbourne e só uma de lhe dizer adeus: ter estado ontem, na Altice Arena. O metal está vivo; os metaleiros é que não tanto.
Livros

"Podem chamar-me preto, negro, o que quiserem"

1.508
É publicado em Portugal há 30 anos mas os seus livros vendem pouco mais de 100 exemplares. Este ano o prémio Camões veio dizer que há África para lá de Agualusa e Mia Couto.
Mundial 2018

A febre do futebol, parte 2: o bairrismo global /premium

O futebol é uma coreografia insensata ou um ritual que espelha a luta entre o Bem e o Mal? As equipas derrotadas devem ser decapitadas? Os accionistas da SAD deverão ser ressarcidos das perdas?
Cinema

"Se estás a adaptar Shakespeare, não mudes nada"

Como é que ser um outsider pode ser bom para a escrita e o “tudo ou nada” que é o mundo do cinema. Entrevista ao argumentista, dramaturgo e realizador que aos 72 anos é mais produtivo que nunca.
Rock In Rio

Jessie J garante que está tudo bem

Depois do jogo de Portugal, Jessie J apareceu enrolada numa bandeira, pronta a consolar os portugueses. Durante o concerto quase demasiado emotivo, pediu aos fãs que fossem fiéis a eles próprios.
Rock In Rio

Katy Perry não deu um concerto memorável no RiR

"Teenage Dream", "Hot n Cold", "California Girls" e "I Kissed a Girl" foram cantadas de seguida, ainda o concerto não tinha chegado a meio. Antes e depois, houve alguns momentos altos. Mas poucos.
Rock In Rio

Quem vai ao RiR, Katy Perry ou Katheryn Hudson? 

Os últimos anos têm sido de relativa crise para a cantora que atua este sábado no Rock in Rio Lisboa. Os grandes sucessos já são antigos mas Katheryn não se importa, só quer ser feliz e "matar o ego".
Rock In Rio

Ivete trouxe o Carnaval e Daniela Mercury

285
Ivete Sangalo tocou no Rock in Rio Lisboa pela oitava vez consecutiva. Além dos sucessos do costume, a cantora trouxe ainda uma grande surpresa: Daniela Mercury. Hailee Steinfeld abriu o palco.
Rock In Rio

Blaya fez gostoso... À maneira dela

Foi com coreografias alucinantes, um alinhamento "funkeiro" e "Faz Gostoso" em dose dupla que Blaya pisou o palco do Music Valley, no último dia do Rock in Rio. Se houve energia? Até demais.
Rock In Rio

O dia em que as Tartarugas Ninja invadiram o RiR /premium

"Marilú", "Ao Limite Eu Vou", Crazy Town e Haddaway: a festa-experiência Revenge of the 90's teve isto e muito mais. Marcou o 3º dia do Rock in Rio e o Observador acompanhou o trabalho de bastidores.
Rock In Rio

Zé Pedro "voltou" uma última vez ao palco 

A banda de rock portuguesa regressou ao Rock in Rio para um concerto especial, repleto de emoções. Marcelo e Costa estiveram presentes e subiram ao palco para cantar “Casinha” em memória de Zé Pedro.
Rock In Rio

Rock in Rio: a noite da Bela Vista foi da dança

A chuva ameaçou encharcar os fãs, mas Brandon Flowers soube mostrar de que material é feito um verdadeiro "show man". Depois de aberta a pista, a festa continuou na Bela Vista com Chemical Brothers.
Rock In Rio

Manel Cruz e Capitão Fausto: o terceiro dia do RiR

No terceiro dia do Rock in Rio, Manel Cruz apresentou muitas canções novas mas surpreendeu ao tocar "Capitão Romance". Já os Capitão Fausto deram um concerto único, porventura irrepetível.
Exposições

O retrato português revisitado /premium

757
O Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa inaugura uma exposição ousada e essencial, uma antologia de artistas e obras que fizeram a evolução de uma expressão artística particular. Até 30 de Setembro.
Dança

Uma obra que mudou a dança portuguesa

Quase 30 anos depois da estreia, Francisco Camacho volta a apresentar em Lisboa “O Rei no Exílio”. Uma obra sobre solidão, poder e masculinidade, com sessão única nesta sexta-feira à noite.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)