271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Eça de Queirós

Eça de Queirós

Ler "Os Maias" implica analisar preconceito racial

2665
Para a associação de Professores de Português, a leitura de "Os Maias", de Eça de Queirós, implica analisar preconceitos raciais da narrativo e das personagens, e inseri-los no contexto histórico.
Eça de Queirós

Os Maias. Notas pedagógicas a "passagens racistas"

1657
Investigadora de universidade americana fez análise racial a "Os Maias", de Eça de Queirós, e defende comentários pedagógicos no que diz serem "passagens racistas" que, afirma, não tiram valor à obra.
Panteão Nacional

Novo diretor do Panteão quer atrair mais jovens 

855
Santiago Macias traz consigo uma visão "conservadora" e um plano: dar a conhecer aos jovens a "importância da nossa História". O novo diretor rejeita eventos no espaço e revela que quer trasladar Eça.
Eça de Queirós

Parlamento aprova concessão de honras a Eça

A Assembleia aprovou uma resolução do PS para conceder honras de Panteão Nacional a Eça de Queiroz. José Luís Carneiro lembra Eça como "um dos maiores vultos da literatura e cultura".
Fact Check

Foi Eça quem comparou “políticos e fraldas"?

A frase está erradamente atribuída ao autor de “Os Maias” e costuma ser creditada, ainda que sem provas, a Mark Twain. Citação já foi também atribuída a Benjamin Franklin.
Cinema

"O Nosso Cônsul em Havana" nos cinemas dia 19

115
O filme acompanha a chegada de Eça de Queirós a Havana, e a sua permanência no país, como diplomata, na sua primeira missão consular, de dezembro de 1872 a março de 1874.
Resposta Pronta

Professor Carlos Reis. “Fica sempre algo por dar"

110
Atingindo a jubilação ao fim de mais de 40 anos de uma carreira marcada pelo rigor e pela exigência, o professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra deu hoje a última lição.
Eça de Queirós

Ligação da Quinta da Murtosa a Eça é "conjetural"

Cultura do Norte afirmou que quinta é referida n'"A Ilustre Casa de Ramires". Em resposta ao Observador, disse que "associação" é apenas "conjetural", mas que tem por base confronto entre descrições.
Eça de Queirós

Esta Quinta da Murtosa será mesmo a de Eça? /premium

Está para breve a classificação da Quinta da Murtosa, uma antiga propriedade em Santa Maria da Feira. Associada à figura de Eça de Queiroz, será mais um lugar onde o escritor nunca terá estado.
Eça de Queirós

Quinta que Eça terá visitado será classificada

197
A Quinta da Murtosa, em Santa Maria da Feira, está em vias de ser classificada como Imóvel de Interesse Público. Construído em 1780, o edifício terá sido visitado por Eça de Queiroz.
Eça de Queirós

A Torre da Lagariça inspirou mesmo Eça de Queiroz? /premium

454
Para “A Ilustre Casa de Ramires”, Eça ter-se-á inspirado numa antiga propriedade de Resende, agora colocada à venda. Mas há quem acredite que não é bem assim e que a "ilustre casa" é afinal outra.
Exposições

Eça de Queiroz chegou à Gulbenkian /premium

1074
Há 130 anos, Eça publicou essa “vaste machine” a que chamou "Os Maias". A Gulbenkian presta-lhe agora homenagem com uma exposição onde coube tudo o que o autor trazia "no saco" — incluindo as lunetas.
Literatura

O primeiro incesto de Eça de Queiroz /premium

116
"Os Maias", de Eça de Queiroz, nasceu de um outro caso de incesto, relatado em "A Tragédia da Rua das Flores", agora reeditado. A história envolve uma mãe promíscua e um filho com ambições a poeta.
Educação

"Os Maias" já não eram obrigatórios no secundário

170
A polémica encheu as redes sociais, depois da notícia de que a obra mais conhecida de Eça de Queiroz tinha sido retirada da lista obrigatória no secundário. Mas, afinal, "Os Maias" já eram opcionais.
Educação

Os Maias deixam de ser obrigatórios no secundário

9060
As novas diretrizes das aprendizagens essenciais prevêem que seja apenas ensinado um romance de Eça de Queirós, não especificando qual. Na disciplina de História também há conteúdos que desaparecem
Eça de Queirós

Obra de Eça de Queirós tem nova tradução inglesa

159
O romance "A Ilustre Casa de Ramires", de Eça de Queirós, tem nova tradução para inglês. Meio século depois, a obra do escritor foi relançada no Reino Unido.
Livros

Desenhos e textos inéditos de Eça de Queiroz

1163
Obra com desenhos e textos inéditos intitulada "Eça de Queiroz em Casa - Desenhos e Textos Inéditos", com organização e transcrição Irene Fialho, é publicada na próxima quarta-feira, disse à Lusa fonte editorial.
Obituário

Morreu especialista na obra de Eça de Queiroz

116
Beatriz Berrini era professora de Literatura Portuguesa e Brasileira e de Teoria Literária, na Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo, e participou na constituição da Fundação Eça de Queiroz.
Eça de Queirós

A inauguração do Canal do Suez, por Eça de Queiroz /premium

1622
Do pequeno vapor que encalhara na véspera à multidão ávida, em 1869 um jovem Eça de Queiroz assiste à inauguração da importante rota marítima. Dois meses depois, contou o que viu no Diário de Notícias
Comida

Receitas "de Eça" voltam em livro

533
Voltou a ser editado o livro "Comer e beber com Eça de Queiroz" de Maria de Lourdes Modesto. O livro apresenta as receitas dos pratos que Eça fala nos seus livros.
Literatura

Trineto de Eça de Queiroz vence prémio Leya

580
Afonso Reis Cabral ganhou o prémio de 100 mil euros com um livro sobre a relação entre dois irmãos, um com síndrome de Down.
Os Retratos da Laurinda

São os 'meus' Maias, não são os do Eça de Queiroz

225
João Botelho, realizador, acaba de estrear "Os Maias" e tem tido salas esgotadas. Não queria um filme de época e como não tinha grande orçamento, fez a opção arriscada de mostrar os décors. Resultou.
A página está a demorar muito tempo.