771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Eça de Queirós

Eça de Queirós

Supremo rejeita recurso, Eça segue para o Panteão

Decisão do Supremo Tribunal Administrativo coloca ponto final na divergência levantada por seis dos 22 bisnetos de Eça que, até aqui, impedia que escritor recebesse honras de Panteão Nacional.
Eça de Queirós

Familiares de Eça apresentam recurso esta semana

Os seis bisnetos de Eça de Queiroz que estão contra a transladação do corpo do escritor para o Panteão Nacional vão apresentar recurso. Dizem que “eterno descanso” do bisavô está a ser perturbado.
Eça de Queirós

Familiares de Eça recorrem da decisão do Supremo

Em causa está a rejeição da providência cautelar apresentada pelos bisnetos do escritor que tentava impedir a transladação de Eça para o Panteão. Familiares vão agora recorrer da decisão do Supremo.
Noticiário

23h. Eça de Queiroz vai para o Panteão

Presidente da Fundação explica que já se pode marcar uma data para a trasladação. Ainda neste jornal, a aprovação do decreto-lei que alarga o subsídio de desemprego a vítimas de violência doméstica.
Noticiário

22h. TAP. Governo pode vender 51% ou muito mais

Ministro das Infraestruturas diz que Governo tanto pode vender 51% do capital da TAP, como "muito mais", dependendo das propostas. Neste jornal, a luz verde para que Eça de Queiroz vá para o Panteão.
Resposta Pronta

A. Reis Cabral: "Eça é de todos os portugueses"

O presidente da Fundação Eça de Queiroz explica que já se pode marcar data para a trasladação. Afonso Reis Cabral defende que Eça "não pertence a uma família ou instituição", mas sim à comunidade.
Eça de Queirós

Eça pode ser trasladado para o Panteão

Supremo Tribunal Administrativo aprovou o acórdão que autoriza a trasladação dos restos mortais de Eça de Queiroz de Santa Cruz do Douro para o Panteão Nacional, em Lisboa.
Eça de Queirós

RIP, RIP, RIP, por Eça de Queiroz

É pertinente que sejam dadas, a Eça de Queiroz, honras de Panteão Nacional. Que aí não ficará em boa companhia?! Ora ‘Eça’: e quem sabe com que companhia ele agora jaz?!
Noticiário

20h.Tribunal de Justiça aprova transladação de Eça

O Presidente da Fundação Eça de Queirós está satisfeito com a decisão do Supremo Tribunal de Justiça de considerar legítima a trasladação do escritor para o Panteão Nacional.
Resposta Pronta

"Não é contrariada a vontade de Eça de Queiroz"

O Presidente da Fundação Eça de Queiroz, e trineto do escritor, está satisfeito com a decisão do Supremo Tribunal de Justiça. Afonso Reis Cabral sublinha "a maioria familiar e a legitimidade".
Noticiário

17h. Tribunal não trava trasladação de Eça

Juiz considera que a trasladação é legitima e desta forma não dá razão aos seis bisnetos que tentara travar o processo. Ainda neste jornal, Galamba diz que não há corte no investimento na ferrovia.
Literatura

Eça: tribunal considera trasladação legítima 

Juiz não deu razão aos bisnestos que procuram travar a trasladação dos restos mortais do escritor para o Panteão, mas a cerimónia não se vai realizar esta quarta: a decisão não é definitiva.
Eça de Queirós

Fundação Eça de Queiroz suspende programa especial

Fundação Eça de Queiroz suspendeu o programa que pretendia celebrar o escritor. Tribunal aceitou a providência cautelar que visa impedir a trasladação, mas ainda não foi tomada uma decisão.
Noticiário

9h. Panteão. "Só posso acreditar em má fé"

Afonso Reis Cabral diz que providência cautelar contra trasladação de Eça de Queiroz é "má fé". Começam novas reuniões sobre o aumento das rendas.
Resposta Pronta

Providência cautelar/Eça. "Só pode ser má fé"

O presidente da Fundação Eça de Queiroz, Afonso Reis Cabral, crítica momento da decisão sobre a providência cautelar para impedir a transladação dos restos mortais do escritor para o Panteão Nacional.
Cultura

Eça no Panteão: o que pode mudar a justiça?

Justiça aceitou providência cautelar contra ida do escritor para o Panteão e deve agora tomar uma decisão. Enquanto isso, a data da trasladação, 27 de setembro, aproxima-se, sem consenso à vista.
Semáforo Político

O "possível remédio" no crédito à habitação

Verde para as medidas anunciadas pelo Governo, mas reparos à banca e ao Estado, que podiam contribuir mais. E a polémica de Eça no Panteão Nacional: aceite providência cautelar.
Parlamento

Eça. AR prossegue com trasladação para o Panteão 

A polémica com a trasladação de Eça de Queiroz para o Panteão Nacional foi discutida na Conferência de Líderes parlamentares. Santos Silva mantém porta aberta a mudanças se partidos quiserem.
as pequenas coisas

Eça e o Estado que nos quer beijar à força

É estranho que o mesmo Estado que tanto gosta de falar em descentralização insista agora em retirar às localidades as relíquias dos seus maiores para as concentrar num aquário na capital.
Cultura

Eça trasladado para o Panteão a 27 de setembro

Restos mortais de Eça de Queiroz serão trasladados para a Igreja de Santa Engrácia, no Panteão Nacional, em 27 de setembro, com o programa da trasladação a ser anunciado ainda este mês.
Panteão Nacional

Eça de Queiroz vai para o Panteão Nacional

Os restos mortais de Eça de Queiroz serão transladados para o Panteão Nacional, anunciou, esta quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa, homenageando os intelectuais do séc. XIX — "os vencidos da vida".
Eça de Queirós

Ler "Os Maias" implica analisar preconceito racial

Para a associação de Professores de Português, a leitura de "Os Maias", de Eça de Queirós, implica analisar preconceitos raciais da narrativo e das personagens, e inseri-los no contexto histórico.
Eça de Queirós

Os Maias. Notas pedagógicas a "passagens racistas"

Investigadora de universidade americana fez análise racial a "Os Maias", de Eça de Queirós, e defende comentários pedagógicos no que diz serem "passagens racistas" que, afirma, não tiram valor à obra.
Panteão Nacional

Novo diretor do Panteão quer atrair mais jovens 

Santiago Macias traz consigo uma visão "conservadora" e um plano: dar a conhecer aos jovens a "importância da nossa História". O novo diretor rejeita eventos no espaço e revela que quer trasladar Eça.
Eça de Queirós

Parlamento aprova concessão de honras a Eça

A Assembleia aprovou uma resolução do PS para conceder honras de Panteão Nacional a Eça de Queiroz. José Luís Carneiro lembra Eça como "um dos maiores vultos da literatura e cultura".
Fact Check

Foi Eça quem comparou “políticos e fraldas"?

A frase está erradamente atribuída ao autor de “Os Maias” e costuma ser creditada, ainda que sem provas, a Mark Twain. Citação já foi também atribuída a Benjamin Franklin.
Cinema

"O Nosso Cônsul em Havana" nos cinemas dia 19

O filme acompanha a chegada de Eça de Queirós a Havana, e a sua permanência no país, como diplomata, na sua primeira missão consular, de dezembro de 1872 a março de 1874.
Resposta Pronta

Professor Carlos Reis. “Fica sempre algo por dar"

Atingindo a jubilação ao fim de mais de 40 anos de uma carreira marcada pelo rigor e pela exigência, o professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra deu hoje a última lição.
Eça de Queirós

Ligação da Quinta da Murtosa a Eça é "conjetural"

Cultura do Norte afirmou que quinta é referida n'"A Ilustre Casa de Ramires". Em resposta ao Observador, disse que "associação" é apenas "conjetural", mas que tem por base confronto entre descrições.
Eça de Queirós

Esta Quinta da Murtosa será mesmo a de Eça?

Está para breve a classificação da Quinta da Murtosa, uma antiga propriedade em Santa Maria da Feira. Associada à figura de Eça de Queiroz, será mais um lugar onde o escritor nunca terá estado.
Eça de Queirós

Quinta que Eça terá visitado será classificada

A Quinta da Murtosa, em Santa Maria da Feira, está em vias de ser classificada como Imóvel de Interesse Público. Construído em 1780, o edifício terá sido visitado por Eça de Queiroz.
Eça de Queirós

A Torre da Lagariça inspirou mesmo Eça de Queiroz?

Para “A Ilustre Casa de Ramires”, Eça ter-se-á inspirado numa antiga propriedade de Resende, agora colocada à venda. Mas há quem acredite que não é bem assim e que a "ilustre casa" é afinal outra.
Exposições

Eça de Queiroz chegou à Gulbenkian

Há 130 anos, Eça publicou essa “vaste machine” a que chamou "Os Maias". A Gulbenkian presta-lhe agora homenagem com uma exposição onde coube tudo o que o autor trazia "no saco" — incluindo as lunetas.
Literatura

O primeiro incesto de Eça de Queiroz

"Os Maias", de Eça de Queiroz, nasceu de um outro caso de incesto, relatado em "A Tragédia da Rua das Flores", agora reeditado. A história envolve uma mãe promíscua e um filho com ambições a poeta.
Educação

"Os Maias" já não eram obrigatórios no secundário

A polémica encheu as redes sociais, depois da notícia de que a obra mais conhecida de Eça de Queiroz tinha sido retirada da lista obrigatória no secundário. Mas, afinal, "Os Maias" já eram opcionais.
Educação

Os Maias deixam de ser obrigatórios no secundário

As novas diretrizes das aprendizagens essenciais prevêem que seja apenas ensinado um romance de Eça de Queirós, não especificando qual. Na disciplina de História também há conteúdos que desaparecem
Eça de Queirós

Obra de Eça de Queirós tem nova tradução inglesa

O romance "A Ilustre Casa de Ramires", de Eça de Queirós, tem nova tradução para inglês. Meio século depois, a obra do escritor foi relançada no Reino Unido.
Livros

Desenhos e textos inéditos de Eça de Queiroz

Obra com desenhos e textos inéditos intitulada "Eça de Queiroz em Casa - Desenhos e Textos Inéditos", com organização e transcrição Irene Fialho, é publicada na próxima quarta-feira, disse à Lusa fonte editorial.
Obituário

Morreu especialista na obra de Eça de Queiroz

Beatriz Berrini era professora de Literatura Portuguesa e Brasileira e de Teoria Literária, na Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo, e participou na constituição da Fundação Eça de Queiroz.
Eça de Queirós

A inauguração do Canal do Suez, por Eça de Queiroz

Do pequeno vapor que encalhara na véspera à multidão ávida, em 1869 um jovem Eça de Queiroz assiste à inauguração da importante rota marítima. Dois meses depois, contou o que viu no Diário de Notícias

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos