Eça de Queirós
Eça de Queirós

A Torre da Lagariça inspirou mesmo Eça de Queiroz? /premium

454
Para “A Ilustre Casa de Ramires”, Eça ter-se-á inspirado numa antiga propriedade de Resende, agora colocada à venda. Mas há quem acredite que não é bem assim e que a "ilustre casa" é afinal outra.
Exposições

Eça de Queiroz chegou à Gulbenkian /premium

1074
Há 130 anos, Eça publicou essa “vaste machine” a que chamou "Os Maias". A Gulbenkian presta-lhe agora homenagem com uma exposição onde coube tudo o que o autor trazia "no saco" — incluindo as lunetas.
Literatura

O primeiro incesto de Eça de Queiroz /premium

116
"Os Maias", de Eça de Queiroz, nasceu de um outro caso de incesto, relatado em "A Tragédia da Rua das Flores", agora reeditado. A história envolve uma mãe promíscua e um filho com ambições a poeta.
Educação

"Os Maias" já não eram obrigatórios no secundário

170
A polémica encheu as redes sociais, depois da notícia de que a obra mais conhecida de Eça de Queiroz tinha sido retirada da lista obrigatória no secundário. Mas, afinal, "Os Maias" já eram opcionais.
Educação

Os Maias deixam de ser obrigatórios no secundário

9060
As novas diretrizes das aprendizagens essenciais prevêem que seja apenas ensinado um romance de Eça de Queirós, não especificando qual. Na disciplina de História também há conteúdos que desaparecem
Eça de Queirós

Obra de Eça de Queirós tem nova tradução inglesa

159
O romance "A Ilustre Casa de Ramires", de Eça de Queirós, tem nova tradução para inglês. Meio século depois, a obra do escritor foi relançada no Reino Unido.
Livros

Desenhos e textos inéditos de Eça de Queiroz

1163
Obra com desenhos e textos inéditos intitulada "Eça de Queiroz em Casa - Desenhos e Textos Inéditos", com organização e transcrição Irene Fialho, é publicada na próxima quarta-feira, disse à Lusa fonte editorial.
Obituário

Morreu especialista na obra de Eça de Queiroz

116
Beatriz Berrini era professora de Literatura Portuguesa e Brasileira e de Teoria Literária, na Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo, e participou na constituição da Fundação Eça de Queiroz.
Eça de Queirós

A inauguração do Canal do Suez, por Eça de Queiroz

1622
No dia em se inaugura a segunda rota do Canal do Suez, o Observador recorda a reportagem que Eça de Queiroz publicou em 1870, no Diário de Notícias, sobre o nascimento desta importante rota marítima.
Comida

Receitas "de Eça" voltam em livro

533
Voltou a ser editado o livro "Comer e beber com Eça de Queiroz" de Maria de Lourdes Modesto. O livro apresenta as receitas dos pratos que Eça fala nos seus livros.
Literatura

Trineto de Eça de Queiroz vence prémio Leya

580
Afonso Reis Cabral ganhou o prémio de 100 mil euros com um livro sobre a relação entre dois irmãos, um com síndrome de Down.
Laurinda Alves

São os 'meus' Maias, não são os do Eça de Queiroz

225
João Botelho, realizador, acaba de estrear "Os Maias" e tem tido salas esgotadas. Não queria um filme de época e como não tinha grande orçamento, fez a opção arriscada de mostrar os décors. Resultou.
A página está a demorar muito tempo.