829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Importações

China

Exportações da China superam expectivas 

As exportações da China cresceram 8,6%, em junho, acima das expectativas dos analistas, depois de terem aumentado 7,6%, em maio. Os economistas preveem que as exportações da China se mantenham fortes.
Vinho

Douro tem excesso de oferta de vinho

O Douro debate-se com quebras nas vendas, com excesso de stock de vinhos e queixas, por parte dos viticultores, do baixo preço de venda da uva e do aumento dos custos de produção.
Energia

Leão: UE "muito dependente da importação de gás"

Um relatório do TCE revela que "a UE enfrenta um novo panorama de segurança do aprovisionamento, com maior dependência do GNL e a necessidade de descarbonizar o consumo de gás".
China

China critica UE pela subida de tarifas de carros

Reagindo à decisão da Comissão Europeia de aumentar as tarifas para importação de carros elétricos chineses, a China critica a UE por pôr em risco as suas relações económicas e comerciais.
Comissão Europeia

UE quer subir tarifas de carros elétricos chineses

Um inquérito da Comissão Europeia expôs "práticas comerciais desleais" na importação de carros elétricos da China. Para proteger os construtores da UE, o executivo quer subir as tarifas de importação.
Importações

O milho, Portugal e o Sul global

As importações de milho com proveniência do Brasil aumentaram de 26,9% (558.750 toneladas) do total, em 2021, para 51,8% (1.182.205 toneladas) do total de importações em 2022.
Guerra na Ucrânia

UE limita importações de milho e aveia da Ucrânia

Em resposta a uma das reivindicações dos agricultores a UE vai limitar, a partir de junho, a importação de ovos, aves de capoeira, açúcar, aveia, milho e mel. O trigo e cevada não são afetados.
Comércio

Exportações sobem 0,4% e importações caem 4,5%

Em janeiro, as importações de combustíveis e lubrificantes diminuiu relativamente ao volume e o preço e nas exportações houve um acréscimo, especialmente de material de transporte.
Noruega

Portugal importou 124 mil toneladas de bacalhau

Os dados apontam que 36% do total das exportações da Noruega foram para Portugal. Em 2024 à semelhança do ano passado espera-se que a tendência seja sobre o bacalhau crescido, dada a sua "abundância".
Exportações

Exportações e importações caem 1,0% e 4,1% em 2023

Excluindo combustíveis e lubrificantes, as exportações e as importações aumentaram 1,0% e 1,6%, respetivamente, em 2023.
Guerra na Ucrânia

Agricultores polacos protestam contra importações

Agricultores opõem-se à importação "descontroladas" de produtos agroalimentares da Ucrânia. Primeiro-ministro garante solução rápida, mesmo que possa não agradar à UE.
Ucrânia

Zelensky agradece à UE sanções a diamantes russos 

Na sua mensagem diária à nação, Zelensky disse que "é importante que, pela primeira vez, seja incluída uma proibição aos diamantes russos" que não se destinem a fins industriais.
Diáspora

Investimento da diáspora apoiado em 155 milhões

O Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora apoiou o investimento de 155 milhões de euros no país, através de 135 projetos e com 277 estatutos de investidor, afirma a tutela.
Exportações

Exportações e importações diminuem em outubro

Este é o sétimo mês consecutivo de quebra (3,1% e 2%) nas transações de bens de Portugal com os mercados externos, que já não recuavam desde os primeiros meses de 2021.
Importações

Exportações de produtos portugueses caem 8,2%

As transações de produtos portugues foram afetadas pela 6ª vez consecutiva, dando destaque às quebras no fluxo de fornecimentos industriais e nas importações de combustíveis e lubrificantes.
Turismo

Exportações e importações sobem 8% e 9,2%

Banco de Portugal refere que indicador preliminar das viagens e turismo "aponta para um crescimento das exportações de 8,0% face a agosto de 2022 e um crescimento das importações de 9,2%".
Guerra na Ucrânia

Hungria mantém veto a cereais da Ucrânia

A decisão do país em prolongar o veto vem na sequência da "propaganda enganosa" de Bruxelas e Kiev. "Não vamos deixar que arruínem os agricultores húngaros", defende o primeiro-ministro húngaro.
Exportações

Exportações e importações caem 10,6% e 8,2%

"Em julho de 2023, as exportações e as importações de bens registaram variações homólogas nominais de -10,6% e -8,2%", refere o INE, destacando quebras nos fluxos de combustíveis e lubrificantes.
Guerra na Ucrânia

Kiev exige fim do veto às importações dos cereiais

"Somos claramente contra", disse Kuleba após reunir-se com o seu homólogo checo, Jan Lipavsky. O ministro referia-se à intenção dos países de prolongar a proibição de importar cereais ucranianos.
Economia

Exportações e importações caem 6,9% e 4,1% em maio

"Em maio de 2023, as exportações e as importações de bens registaram variações homólogas nominais de -6,9% e -4,1%, respetivamente (-3,3% e -6,0%, pela mesma ordem, em abril de 2023)", refere o INE.
Guerra na Ucrânia

China aumentou importações de petróleo russo

O gigante asiático comprou cerca de 9,71 milhões de toneladas de petróleo à Rússia que tem procurado novos mercados, como os da China e da Índia, devido às sanções ocidentais.
Economia

Economia passa para excedente de 693 milhões

O Banco de Portugal confirmou ainda que a necessidade de financiamento da economia portuguesa em abril de 2023 se traduziu num saldo negativo da balança financeira na ordem dos 137 milhões de euros.
Economia

Exportações e importações caem quase 4% e 6%

Segundo o INE, em relação aos valores de abril, "desde os primeiros meses de 2021 que não se registavam decréscimos nas transações de bens de Portugal com os mercados externos".
País

Turismo com crescimento no mês de abril

O banco central refere que estes valores apresentam uma desaceleração face ao crescimento observado nos primeiros três meses do ano "influenciado pelas medidas de resposta à pandemia de covid-19".
Economia

Exportações e importações crescem 13,2% e 9,1%

No primeiro trimestre de 2023, as exportações e as importações aumentaram 13,2% e 9,1%. Excluindo os produtos petrolíferos, registaram-se variações de 6,4% nas exportações e 0,4% nas importações.
Brasil

Brasil/China vê "novo ambiente", pós-Bolsonaro

Depois do "prejuízo" dos últimos anos, a relação entre China e Brasil vê agora um "ambiente completamente novo". Jorge Viana, presidente da APEX, destaca a necessidade do Brasil exportar carne.
Economia

Importações e exportações aceleram em janeiro

As exportações e importações aceleraram em Portugal. Em janeiro, o crescimento foi de 14,5% e de 10,3%, respetivamente, em relação ao período homólogo. INE alerta para possíveis efeitos de calendário.
Auto

Carro. 2/3 de matrículas novas são de importados

Em 2022, foram matriculados quase 105 mil carros que já tiveram "matrícula noutro Estado". Cerca de dois terços das matrículas novas em Portugal são de carros importados usados.
Mundo

Timor-Leste quer controlar consumo não saudável 

Governo aproveita necessidade de reformas no campo tributário para intervi com medidas que possam minimizar "a tendência de aumento de doenças" que decorrem, em parte, de dietas com muito açúcar.
Economia

Crescimento das exportações abrandou em novembro

O crescimento das exportações e importações abrandou em novembro passado, relativamente ao mesmo mês do ano anterior. O crescimento das exportações passou para 18,9%, e o das importações para 16,2%.
União Europeia

UE adota "taxa de carbono"

O regime vai sujeitar as importações dos 27 Estados-membros em vários setores, incluindo aço, alumínio, cimento, fertilizantes, eletricidade, mas também hidrogénio, às normas ambientais da UE.
Economia

Exportações e importações desaceleram em outubro

Excluindo combustíveis e lubrificantes, as exportações e as importações aumentaram 19,4% e 25,2%, respetivamente, contra 24,1% e 27,1% em setembro de 2022.
Instituto Nacional Estatística

Desemprego aumenta para 5,8% no 3.º trimestre

Entre julho e setembro, a população desempregada, estimada em 305,8 mil pessoas, aumentou 2,3%. População empregada foi estimada em 4.929,1 mil pessoas.
Angola

Exportações e importações com Angola cresceram

As importações e exportações entre Angola e Portugal atingiram este ano um crescimento de cerca de 50% face a 2021. Mais de quatro mil empresas portuguesas exportam produtos e serviços para Angola.
Instituto Nacional Estatística

Exportações aumentam 28% e importações 35%

Os resultados divulgados correspondem a uma primeira estimativa, que incorpora uma primeira versão dos dados de setembro e revisões dos resultados dos dois meses anteriores.
Instituto Nacional Estatística

Exportações e importações sobem 18,3% e 22%

O défice da balança comercial cresceu 5.139 milhões de euros face ao ano anterior. As exportações e importações de bens aumentaram 16,9% e 18,6% sem contar com combustíveis e lubrificantes.
Instituto Nacional Estatística

Exportações sobem 32,6% e importações 51,9%

O Instituto Nacional de Estatística refere que o aumento da comercialização do gás natural liquefeito reflete em "grande medida a subida do preço deste produto no mercado internacional".
Banco de Portugal

Turismo. Exportações e importações sobem em agosto

Indicadores do Banco de Portugal sugerem crescimentos das exportações de 63% e das importações em 47% face ao mês de agosto de 2021.
Inflação

Exportações e importações sobem 28% e 29%

Instituto Nacional de Estatística destaca os acréscimos de "fornecimentos industriais" e "combustíveis e lubrificantes" como principais contributos para esta evolução.
Importações

Portugal é o 5º país da UE que importa mais mel

Portugal é 5 º maior importador de mel e foi responsável por comprar 7.100 toneladas, o que representa 4% das importações extracomunitárias do produto pela União Europeia face ao ano passado.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas