Importações

Donald Trump

EUA sem abacates se fecharem fronteira com México

176
Trump disse que fecharia a fronteira se os mexicanos não travassem os imigrantes que chegam aos EUA. O México fornece 40% dos produtos importados pelos EUA. A importação triplicou desde 1999.
Angola

Angola gastou 7.600 milhões em importações

José de Lima Massano disse que os bens alimentares têm um peso "muito grande", não apenas nas necessidades correntes, mas também sobre a balança de pagamentos e nas reservas internacionais do país.
Exportações

Três quartos das trocas comerciais foram intra-UE

O relatório divulgado pelo Eurostat, revela que 76% das exportações de Portugal destinaram-se a outros países da UE e e também precisamente 76% das importações foram oriundas de outro Estado-membro.
Eurostat

Excedente da balança comercial cai na zona euro

As exportações da zona euro para o resto do mundo chegaram aos 2.277,6 mil milhões de euros, já as importações fixaram-se nos 2.084,2 mil milhões de euros, divulgou o Eurostat.
Agricultura

Brexit. Exportações agrícolas pesam 575 milhões

Os produtos mais exportados são papel, vinhos, tomate transformado, azeite e conservas. Whiskeys e trigo são os bens mais importados do Reino Unido.
Instituto Nacional Estatística

INE. Exportações crescem 4,1% e importações 16,6%

De acordo com o INE as exportações de bens aumentaram 4,1% em janeiro, desacelerando em termos homólogos, e as importações dispararam 16,6% em igual período, principalmente devido à compra de aviões.
Exportações

Exportações portuguesas para Luanda diminuem 15%

Entre os principais produtos exportados para Angola no ano passado constam as máquinas e aparelhos (24,8%), seguida de agrícolas (14,3%) e químicos (12%). Já as importações mais do que triplicaram.
Estados Unidos da América

Comércio. Trump vai adiar subida de taxas da China

Depois de progressos nas conversações com a China, Trump adia data para aumento das taxas de importações do país. China e EUA querem resolver guerra comercial que tem afetado os mercados financeiros.
Exportações

Exportações e importações crescem 5,3% e 8%

As exportações e as importações de bens aumentaram 5,3% e 8% em 2018. Já o défice da balança comercial, aumentou 2.670 milhões de euros face ao ano anterior, segundo dados divulgados pelo INE.
China

Exportações portuguesas para a China sobem 5,59% 

De acordo com dados oficiais, as trocas comerciais entre Lisboa e Pequim ascenderam a 5.240 milhões de euros no ano passado, o que corresponde a um aumento de cerca de 355 milhões de euros.
Importações

Compras aos PALOP subiram 223% até novembro

As compras de Portugal aos países lusófonos africanos nos primeiros 11 meses de 2018 ultrapassaram significativamente o total do ano anterior, chagando aos 876 milhões de euros.
Instituto Nacional Estatística

Importações e exportações registam aumentos

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), excluindo os combustíveis e lubrificantes, em termos homólogos, em outubro as exportações aumentaram 8,5% e as importações cresceram 7,6%.
Importações

50% dos produtos biológicos são importados

119
Secretário de Estado diz que Portugal importa 50% do que se consome em matéria de agricultura biológica e sublinhou que há uma mudança que tem que ser feita a nível do mercado.
Importações

Peixe. Portugal importou mais de 300 mil toneladas

168
Portugal já importou mais de 300 mil toneladas de peixe este ano, o equivalente a 1.295.160 euros, maioritariamente oriundo de Espanha, Suécia, Países Baixos e China.
Instituto Nacional Estatística

INE: Exportações e importações sobem em Agosto

As exportações portuguesas de bens aumentaram 2,6% e as importações progrediram 8,6% em agosto, em termos homólogos, desacelerando face às evoluções de 13,8% e 11,9%, respetivamente, divulgou o INE.
Instituto Nacional Estatística

Exportações sobem 10% e importações 13% em 2017

As exportações portuguesas aumentaram 10% e as importações subiram 13,1% em 2017 face a 2016, atingindo máximos históricos, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Comércio

Exportações aumentam 13% em julho

As exportações portuguesas de bens aumentaram 13% em julho, acelerando em relação ao mês anterior (9%), enquanto as importações aumentaram 11% em termos homólogos, desacelerando face a junho (16,5%).
Exportações

Défice da balança corrente agrava-se em junho

Até junho, as exportações de bens e serviços cresceram 7%, sendo que no primeiro o aumento foi de 6,8% e no segundo a subida foi de 7,4%. As importações aumentaram 8,1%.
Macau

Macau importou de Portugal mais 29% em produtos

O setor alimentar, que continua a representar metade do total de mercadorias que Macau compra a Portugal, registou um aumento de 15% no período em análise, com destaque para o vinho (mais 24%).
China

Trump sobe de tom: taxas para todas as importações

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta sexta-feira impor taxas aduaneiras sobre todas as importações chinesas, se tal for necessário.
Economia

Exportações aumentam 6,2% e importações sobem 0,3%

As exportações e as importações aumentaram em termos homólogos 6,2% e 0,3%, respetivamente, desacelerando ambas "de forma significativa" face ao mês anterior.
China

China aumenta tarifas sobre produtos americanos

A China reagiu à disputa comercial com o presidente dos EUA e aumentou as tarifas de importação numa lista de produtos americanos, incluindo soja, peixe, carros elétricos e uísque.
Economia

Exportações aumentam 18,1% em abril

As exportações aumentaram 18,1% e as importações cresceram 13,1% em abril em termos homólogos, acumulando subidas de 5,2% e 7,1%, respetivamente, no trimestre terminado em abril.
União Europeia

Merkel pede posição comum sobre tarifas dos EUA

A chanceler alemã, Angela Merkel, defendeu que a UE deve procurar uma "posição comum" com outros países afetados pelas novas tarifas adicionais impostas pelos EUA às importações de aço e alumínio.
Canadá

Canadá reage a taxas dos EUA com... mais taxas

O Canadá vai responder às novas tarifas decididas por Washington impondo impostos sobre bens norte-americanos no valor de 16,6 mil milhões de dólares e cancelou uma reunião com Donald Trump.
Importações

Portugal líder na origem das importações angolanas

237
Portugal reassumiu a liderança entre os países que mais vendem a Angola, destronando a China, que tinha chegado ao 1.º lugar no 3.º trimestre e que se mantém como principal destino das exportações.
Importações

EUA e China: "Consenso" sobre tarifas de aço

Steven Mnuchin, secretário americano do Tesouro, anunciou a suspensão das tarifas aduaneiras sobre as importações de aço e alumínio da China. Há um "consenso" entre as partes envolvidas, disse.
Exportações

Exportações e importações aumentam até março

As exportações de bens aumentaram 2,7% e as importações 6,3% até março em termos homólogos, tendo as vendas para o exterior reduzido para metade o crescimento face ao trimestre terminado em fevereiro.
Presidente Trump

Bruxelas "não negoceia sob ameaça" taxas com EUA

A Comissão Europeia "tomou nota" hoje da decisão do Governo norte-americano de prolongar a isenção tarifária às importações europeias de aço e alumínio.
Importações

Bruxelas preparada para reagir às tarifas dos EUA

Margaritis Schinas disse que Comissão Europeia está "paciente mas também preparada" caso Donald Trump decida aumentar as tarifas sobre as importações de aço e alumínio também na União Europeia.
Moçambique

Moçambique vai importar menos 8% de combustíveis

A Imopetro vai comprar este semestre menos 8% de produtos petrolíferos refinados. Em 2017, Moçambique importou combustíveis líquidos no valor de 794 milhões de dólares.
Comércio

UE quer suspender importação de carne do Brasil

O ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, anunciou esta terça-feira que a União Europeia se prepara para suspender as importações de carne de frango do país.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Governo quer diminuir importações

O ministro das Finanças da Guiné-Bissau, João Fadia, mostrou-se esta segunda-feira preocupado com a atual balança comercial do país e com o volume de importações de produtos alimentares.
Comissão Europeia

Taxas de Trump. Bruxelas lança investigação

Depois do anúncio de Donald Trump sobre as taxas a aplicar ao aço e alumínio, a Comissão Europeia lançou uma investigação de salvaguarda à importação destes produtos para a UE.
Alemanha

Alemanha admite solução sobre tarifas dos EUA

O ministro da Economia alemão diz que se pode chegar a acordo com os EUA sobre as taxas especiais impostas por Trump às importações de aço e alumínio, evitando "um grave conflito comercial".
Economia

Exportações sobem 9,6% e importações crescem 12,4%

As exportações e importações aumentaram 9,6% e 12,4% em janeiro, face ao mesmo mês de 2017, divulgou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Venezuela

Venezuela vai deixar de importar oito alimentos

A Venezuela vai deixar de importar oito produtos alimentares, como o feijão, o cacau, o café e a soja. A medida é uma de várias políticas governamentais para impulsionar a produção local.
Emmanuel Macron

Macron avisa Trump de perigos de guerra comercial

O presidente francês disse a Donald Trump que está preocupado com as novas tarifas norte-americanas às importações de aço e alumínio. Emmanuel Macron falou nos perigos de uma guerra comercial.
União Europeia

Taxas. UE pronta para retaliar decisão dos EUA

O comissário para a Competitividade afirmou que a União Europeia está pronta para tomar medidas se assim for necessário, referindo-se à decisão de Trump de aplicar taxas ao aço e alumínio.
Alemanha

Berlim considera taxas de Trump "uma afronta"

A ministra da Economia alemã diz que a medida de Trump relativa às taxas especiais para o aço e alumínio "é uma afronta aos parceiros estreitos" e "ao livre câmbio".
Estados Unidos da América

EUA. Taxas sobre aço e alumínio avançam em 15 dias

Os EUA vão começar a aplicar tarifas às importações de aço e alumínio dentro de 15 dias, com o Canadá e México excluídos "por agora" destes direitos aduaneiros. Outros países podem negociar isenções.
China

China promete resposta a taxas dos EUA

Depois de Donald Trump ter prometido cobrar mais taxas alfandegárias na importação de aço e alumínio, o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros prometeu adotar uma "resposta adequada".
Estados Unidos da América

EUA poderão isentar México e Canadá de novas taxas

O presidente dos Estados Unidos poderão isentar o México e o Canadá das novas tarifas aplicadas às importações de aço e alumínio. A medida protecionista de Trump tem sido alvo de muitas críticas.
Comissão Europeia

Bruxelas ameaça EUA com taxas sobre produtos

A comissária europeia do Comércio anunciou que está a ser elaborada uma lista de produtos sobre os quais vão ser aplicadas taxas, depois de Donald Trump ter anunciado impor novas taxas alfandegárias.
Presidente Trump

Trump recua nas taxas se alcançar acordo justo

Depois de ter anunciado taxas especiais sobre o aço e alumínio importados, Trump diz agora que se alcançar uma proposta comercial justa com o México e o Canadá volta atrás com as suas ideias.
Comissão Europeia

Europa ameaça retaliar contra marcas dos EUA

972
Depois do anúncio feito por Donald Trump relativo às novas taxas nas importações de aço e alumínio, a Europa ameaça retaliar contra várias marcas americanas aumentando as taxas aduaneiras.
Bolsa

Wall Street em queda depois de anúncio de Trump

Depois de Donald Trump ter anunciado que vai aplicar tarifas às importações de aço e alumínio, 25% e 10%, respetivamente, a bolsa de Wall Street entrou em queda acentuada.
Economia

Empresas deixam de pagar IVA alfandegário

As empresas já podem deixar de pagar IVA alfandegário sobre todos os produtos importados fora da UE, mas têm de fazer um pedido ao fisco 15 dias antes de quererem usufruir do novo regime.
Economia

Exportações crescem 10,1%, importações 12,5%

As exportações e as importações registaram em 2017 uma "significativa aceleração", aumentando 10,1% e 12,5% face a 2016, divulgou esta sexta-feira o INE.
Cabo Verde

Exportações cabo-verdianas registam quebra em 2017

As exportações cabo-verdianas caíram 18,1% em 2017, totalizando cerca de 4,8 milhões de escudos, enquanto as importações cresceram 16,3%.
Consumo

Consumo nacional de sardinha caiu 63% em 5 anos

O consumo nacional de sardinha caiu 63% desde 2012 e 40% nos últimos três anos. Contudo, as exportações têm vindo a aumentar, e Portugal ganha mais agora vendendo menos do que há cinco anos.
China

Comércio externo da China cresce 14,2% em 2017

O comércio externo da China cresceu 14,2% em 2017, impulsionado pelo forte aumento das importações. Estes valores representam o fim de dois anos consecutivos de queda no comércio externo.
Brasil

Brasil regista maior excedente comercial de sempre

100
A balança comercial brasileira registou um excedente de 67 mil milhões de dólares, o maior desde que há registos. Em 2017, as exportações do país totalizaram 217,7 mil milhões de dólares.
Venezuela

Pernil não seguiu por falta de pagamento

3.270
O presidente venezuelano acusou Portugal de sabotar a importação de pernil. Um comunicado de uma das empresas que fornece o produto explica que o pernil não seguiu por falta de pagamento.
Venezuela

Maduro. Portugal é o culpado por falta de pernil

3.237
O presidente venezuelano acusou Portugal de sabotar a importação de pernil de porco. Ministro Augusto Santos Silva diz que "o governo português não tem o poder de sabotar pernil de porco".
Rússia

Rússia suspende importação de carne do Brasil

O serviço sanitário da Rússia informou que suspendeu a compra de carne a 59 matadouros de carne bovina e outros 32 de carne suína. O motivo está na deteção de substâncias como a ractopamina.
Angola

Mais de 80% das divisas para importar alimentos

A venda de divisas pelo Banco Nacional de Angola aos bancos aumentou na última semana. Mais de 80% destinaram-se à importação de alimentos.
Economia

Moçambique. Importações caíram 37,5% em 2016

As importações de Moçambique registaram uma redução acentuada em 2016, o pior ano de crise no país, com uma queda de 37,5% face a 2015, segundo dados do INE moçambicano consultados pela Lusa.
Economia

Agravamento do défice da balança comercial

As exportações aumentaram 5,8% e as importações subiram 8,1% em setembro face ao período homólogo do ano anterior, o que se traduziu num agravamento do défice da balança comercial.
Cabo Verde

Cabo Verde. Portugal vale metade das importações

Portugal corresponde a quase metade das importações feitas por Cabo Verde. O arquipélago importou maioritariamente reatores e caldeiras, combustíveis, leite, arroz e bebidas alcoólicas.
Economia

Portugal segura liderança nas vendas a Angola

Portugal mantém a liderança entre os países que mais vendem a Angola, à frente da China, aumentando o volume de negócios em 47 por cento no segundo trimestre, face ao mesmo período de 2016.
Angola

Angola aumenta exportações de petróleo

As exportações angolanas aumentaram 8,6% entre abril e junho, muito graças ao crescimento da venda de petróleo. Angola é o segundo maior produtor africano de petróleo.
Importações

Um quarto do gasóleo importado não é declarado

Um quarto das importações terrestres de gasóleo vindo de Espanha não é declarado, causando concorrência desleal. Nos últimos três anos, o Estado perdeu 48 milhões de euros.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)