481kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Importações

Instituto Nacional Estatística

Exportações e importações crescem no 2.º trimestre

As exportações e importações cresceram 31,2% e 37,7% face ao mesmo período de 2021. Foram ainda registaradas subidas homólogas nominais de 37,1% e 41,6%, respetivamente.
China

China proíbe importação de 100 alimentos de Taiwan

Administração Aduaneira da China publicou no seu site lista de empresas de Taiwan cujos produtos são imediatamente proibidos e alegou, sem mais pormenores, que violavam "regulamentos importantes".
Instituto Nacional Estatística

Exportações sobem 31% e importações crescem 39%

As exportações de bens cresceram 31,2% e as importações subiram 39,4% no segundo trimestre e no primeiro as taxas de variação homóloga foram de +18,0% nas exportações e +36,8% nas importações.
Inflação

Exportações e importações sobem 40,6% e 46,4%

O Instituto Nacional de Estatísticas anunciou a subida de mais de 40% nas exportações e importações. Também os índices de valor unitário aumentaram "+17,2% nas exportações e +24,3% nas importações".
Guerra na Ucrânia

França alerta para o fim do gás russo

A primeira ministra de França diz que "não se deve esconder a realidade" e a Europa deve preparar-se para o fim da exportação de gás russo. França diz que tem "um plano de sobriedade energética".
Economia

Exportações sobem menos que importações

O Instituto Nacional de Estatística destaca os acréscimos nas exportações e importações de fornecimentos industriais, combustíveis e lubrificantes.
Gabinete de Guerra

Crise alimentar. "Pode matar mais do que a guerra"

O professor António José Telo destaca que, numa guerra, "tudo é uma arma", inclusive os cereais. O historiador Bruno Cardoso Reis destaca os perigos de uma crise alimentar caso não haja entendimento.
Noticiário

16h. Costa. Segurança alimentar está em risco

No final do Conselho Europeu, primeiro-ministro português lembrou que há milhões de toneladas de trigo retidas na Ucrânia por causa da guerra. E por isso é urgente encontrar uma solução.
Comércio Externo

Rússia. O que compramos mais, o que vendemos ainda

Importações da Rússia quase duplicaram de valor em março. Galp recebeu 4 cargas de gasóleo de vácuo antes de travar aquisições. Houve ainda mais compras de bacalhau face a 2021, ano de pandemia.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia forneceu um terço do milho importado

Representou 34,7% das importações nacionais deste produto. Segundo o INE, na União Europeia, apenas os Países Baixos apresentaram uma maior dependência do milho da Ucrânia (39,7%).
Exportações

Exportações aumentaram 20,3% em fevereiro

O défice da balança comercial de bens foi de 2.154 milhões de euros, um aumento de 1.412 milhões de euros face a fevereiro de 2021 e mais 569 milhões de euros em relação a fevereiro de 2020.
Economia

Exportações aumentam 22,2% em janeiro

INE: "Em janeiro de 2022, as exportações e as importações de bens registaram variações homólogas nominais de +22,2% e +37,5%, respetivamente (+24,1% e +35,1%, pela mesma ordem, em dezembro de 2021)".
Guerra na Ucrânia

Economia é uma arma contra a Rússia?

Os aliados não esconderam que queriam atingir a economia russa com as sanções que impuseram. Ainda assim, a Rússia continua a exportar gás e petróleo para o Ocidente.
Instituto Nacional Estatística

INE. Exportações e importações de bens sobem

O Instituto Nacional de Estatística indica também que comparando com o quarto trimestre de 2019 registaram-se acréscimos de 9,2% nas exportações e de 14,5% nas importações.
Economia

Exportações sobem uns "impressionantes" 16% 

O INE divulgou que, face ao mês de novembro de 2020, as exportações de bens aumentaram 15,7% e as importações subiram 32,3% em novembro de 2021. "Resultados impressionantes", diz ministro Siza Vieira.
Ministério da Economia

Siza Vieira: economia está mais competitiva

Siza Vieira reagia às estatísticas do comércio internacional, esta sexta-feira divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística, segundo as quais as exportações e as importações cresceram 3% e 17,5%.
Economia

Exportações crescem 3% e importações 17,5%

Segundo o INE, no mês de outubro, o défice da balança comercial de bens aumentou 971 milhões de euros, face ao mesmo mês de 2020.
Combustível

Moçambique compra 175 mil toneladas de combustível

Todo o combustível líquido que está à venda em Moçambique (gasóleo, gasolina e combustível para aviões) e o gás de petróleo liquefeito (GPL, usado como gás de cozinha) é importado, por via marítima.
Exportações

INE. Exportações e importações agrícolas sobem 10%

Os produtos mais exportados foram as gorduras e óleos, os peixes e as frutas. Espanha mantém-se como principal cliente dos produtos agrícolas portugueses.
Economia

Exportações sobem 10,3% e importações 17,5% 

Quando excluídos combustíveis e lubrificantes, os aumentos homólogos foram de 7,8% e 10,2%, respetivamente. Destacam-se os acréscimos nas exportações e importações de fornecimentos industriais.
Petróleo

UE: petróleo Importado atinge 81% do valor de 2020

O petróleo bruto (crude) é de longe o principal produto energético importado (69,8% do total das importações de energia da UE em 2021) à frente do gás natural em estado gasoso (19,3%).
Economia

Exportações caíram 10,3% em 2020

Os dados do Instituto Nacional de Estatística revelam um saldo negativo de 14.388 milhões de euros no ano passado, e uma diminuição do número de exportações e importações.
Noticiário

10h. Chips atrasam portáteis. Escolas não sabiam

Ministério da Educação argumenta com a crise logística a nível mundial que está a atrasar entregas de fornecedores. Diretores de escolas lembram que atrasos já vêm de há mais tempo.
Economia

Importações e exportações aumentaram em agosto

Os valores das importações em Portugal subiram 21,9% em agosto de 2021, comparando com o mesmo mês, do ano passado. As exportações registaram um aumento de 16,6% no mesmo período.
Comércio

Excedente do comércio de bens recua em julho 

A Zona Euro registou um recuo no excedente do comércio de bens para 20,7 mil milhões de euros — menos seis milhões que o período homólogo. Exportações e importações na Zona Euro aumentaram.
Instituto Nacional Estatística

Exportações em julho acima do pré-pandemia

A economia portuguesa teve, em julho, um novo aumento das exportações face ao mesmo mês do ano anterior, mas também na comparação a dois anos. Grande catalisador são fornecimentos industriais.
Economia

Exportação e importação de bens sobe 21,4% e 29,4%

"Estas variações homólogas, em junho, incidem sobre um mês de 2020 em que o impacto da pandemia se fez sentir de forma muito intensa", destaca o Instituto Nacional de Estatística.
Portos

Portugal regista queda de movimento portuário 

Os portos do continente movimentaram 21,4 milhões de toneladas até março, menos 1,9% do que no período homólogo, segundo dados da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) divulgados.
Zona Euro

Excedente de 10,9 mil milhões no comércio externo

A zona euro registou em abril um excedente de 10,9 mil milhões de euros no saldo do comércio externo de bens. As exportações de bens para o resto do mundo aumentaram 43,2% e as importações 37,4%.
Economia

Exportações de têxteis sobem 3% no 1.º trimestre

A associação do setor reporta, no entanto, que até março as exportações de vestuário em tecido continuam a registar uma quebra de 21% e as de matérias têxteis uma diminuição de 0,3%.
Economia

Exportações sobem 6,2% e importações caem 5,3%

Face ao mesmo período de 2020, as exportações portuguesas de bens aumentaram 6,2% e as importações diminuíram 5,3% no primeiro trimestre, o que evidencia uma recuperação.
Economia

Trocas comerciais entre China e Portugal caem 15% 

As importações de produtos chineses diminuíram 7,85% e as exportações decresceram 22,3%. Contudo, as trocas comerciais entre a China e os países de língua portuguesa cresceram 17,09% em fevereiro.
Economia

Exportações portuguesas sobem e importações caem

Excluindo combustíveis e lubrificantes, as exportações aumentaram 2,3% e as importações diminuíram 10,4%, contra -7,2% e -12,0% em janeiro, respetivamente, adianta o Instituto Nacional de Estatística.
Ministério da Agricultura

As exportações de animais vivos aumentaram 20,9%

As exportações de animais vivos aumentaram 20,9% e as de carnes, miudezas e comestíveis 15,7%, face a 2019. Já as plantas vivas e produtos de floricultura avançaram 8,8%, frutas 6,3% e os vinhos 3,2%.
Economia

Exportações caem pela 1ª vez desde 2009 

É a primeira vez desde 2009 que as exportações "apresentaram uma variação homóloga negativa", o que se deve em particular à queda do número de turistas devido à pandemia.
Macau

Macau. Valor de mercadorias importadas sobe

O valor de mercadorias importadas pelos países lusófonos a Macau subiu 867% em 2020, em relação a 2019, mas o das exportações caiu 17,3%.
Cabo Verde

Cabo Verde importou menos 25% de combustíveis

O confinamento e a paragem da economia devido a pandemia de Covid-19 levou a uma queda de 25% na importação de combustíveis em Cabo Verde face ao mesmo período de 2019.
Mundo

Afinal, a carne vermelha pode fazer bem à saúde

E se lhe dissermos que esta é uma carne saudável para si e para o ambiente? Descubra o lado sustentável desta indústria e os benefícios que ganha ao incluir a carne vermelha certificada no seu menu.
Importações

Argentina. Bruxelas proíbe importação de citrinos

A proibição vigora até 30 de abril de 2021. Decisão foi tomada depois de terem sido intercetados vários frutos afetados por uma praga. UE fala em "risco fitossanitário inaceitável".
Exportações

Exportações diminuíram 17,1% e importações 19,7%

As exportações diminuíram 17,1% e as importações 19,7% no primeiro semestre deste ano, face ao período homólogo. Em comparação, no segundo semestre de 2019, as exportações tinham aumentado 4,0%.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.