TSU
Sismo

Papua Nova Guiné. Sismo de 7,5 e alerta de tsunami

Um sismo de magnitude 7,5 na escala de Richter foi registado na Papua Nova Guiné, provocando um alerta de tsunami no país e nas ilhas Salomão.
Vieira da Silva

Governo não deixou cair proposta sobre a TSU

Vieira da Silva reagiu a notícia do Jornal de Negócios e garante que o Governo "não deixou cair nenhuma proposta" de TSU nos contratos a prazo.
Bloco de Esquerda

BE avisa Costa: penalização na TSU é para cumprir

251
Conhecidas as hesitações de Costa em agravar a TSU para patrões que recorram a precários, o Bloco recordou que programa do PS já acautela essa medida e que ela deve ser implementada o quanto antes.
Legislação Laboral

Governo desiste de agravar TSU a contratos a prazo

Ideia passava por agravar TSU a empresas com contratos a prazo e aliviar TSU a contratos sem termo, mas PCP e BE só queriam uma parte e Governo recuou. Nenhuma avança.
TSU

Bagão Félix: Aumento da TSU é "ingénuo"

António Bagão Félix considera que o agravamento da TSU para empresas com excesso de rotatividade é "ingénuo e desconhecedor do mercado". O ex-ministro sublinha a importância do combate à precariedade.
Segurança Social

Financiamento deve passar por alteração da TSU 

Um dos principais problemas do financiamento da Segurança Social é o facto de a TSU incidir apenas no salário. Um estudo sobre o setor dos serviços aponta quatro propostas alternativas.
Segurança Social

Subir TSU ou taxar lucros são hipóteses para a SS

598
Ministro Vieira da Silva admitiu novas formas de financiamento da Segurança Social. Esquerda pressiona mas Governo não se compromete com datas nem com medidas.
TSU

Empresários preferiam a descida da taxa social

Barómetro da Acege relativo a fevereiro revela que a esmagadora maioria dos inquiridos prefere a venda do Novo Banco à nacionalização. Para 45%, o estado de espirito é "moderadamente pessimista".
Parlamento

Esquerda chumba redução da TSU, baixa IRC e PEC

A esquerda chumbou o prolongamento da descida de 0,75% da Taxa Social Única, a baixa do IRC e do PEC e o aumento do compromisso com instituições sociais.
Parlamento

Parlamento debate TSU, baixa de PEC e IRC

O parlamento vai debater, por marcação do CDS-PP, o prolongamento da descida da Taxa Social Única, a baixa do IRC e do Pagamento Especial por Conta e o aumento do compromisso com instituições sociais.
UGT

“PS deu sinal de que corda esticada pode rebentar"

Carlos Silva, secretário-geral da UGT, diz ao Observador que se não quer uma crise, a esquerda "terá de perceber que não pode estar constantemente a criar engulhos à governação". Leia a entrevista.
TSU

Caldeira Cabral acusa PSD de "chicana política"

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, acusou o PSD de fazer "chicana política" no debate sobre a taxa social única, depois de um deputado ter afirmado que sentiu "a falta do ministro".
TSU

TSD: "PSD tem toda a vantagem em nos escutar"

Pedro Roque escreveu na newsletter diária do partido que o PSD "está longe de ser de direita". Diz que PSD tem "toda a vantagem" em escutar os TSD na área laboral.
Comentário Político

Passos "radicalizou o discurso para animar hostes"

Comentador político não tem dúvidas de que caso da TSU "fragilizou" o Governo e que, se não for ato isolado, estaremos em clima de "pré-crise política". Passos "radicalizou" discurso para animar PSD.
TSU

TSU. Para lá da política, é a economia estúpido

Mais do que arranjar agora um plano B para o aumento do salário mínimo, importa demonstrar que existe uma estratégia de médio prazo, algo que não parece haver no Governo e na oposição.
TSU

PEC: UGT não assina adenda se CGTP não assinar

Apesar de apoiar a alternativa do Governo ao chumbo da TSU, que prevê a redução do Pagamento Especial por Conta (PEC), a UGT admite que não assinará a adenda se a CGTP não o assinar.
TSU

Foi-se a TSU, veio o PEC. São diferentes em quê?

169
A redução do Pagamento Especial por Conta foi o plano alternativo encontrado pelo Governo ao chumbo da redução da TSU. Mas poderá ter um efeito apenas contabilístico para as empresas.
TSU

Ainda a TSU. CDS propõe manter corte de 0,75

CDS absteve-se no chumbo da TSU Agora volta à carga com propostas autónomas: quer manter a redução de 0,75 pp da TSU para as empresas, retomar a reforma do IRC, proteger misericórdias e baixar o PEC.
TSU

Marcelo: acordo de Concertação Social está "vivo"

O Presidente da República mostrou-se satisfeito com o facto de o Governo ter encontrado uma alternativa ao chumbo da redução da TSU. Acordo de Concertação Social "continua vivo".
PSD

PSD pressiona: não vai ser "tábua de salvação"

125
Episódio da TSU pode repetir-se. PSD avisa que vai analisar casos mas não vai ser tábua de salvação. Política salarial tem "pés de barro" e salário mínimo é "excessivo" ou não era preciso compensação.
Governo

PSD voltará à carga nas PPP? "Nada me espanta"

451
A ministra da Presidência admite que o Governo contava com o PSD para fazer passar redução da TSU, que os seus parceiros rejeitavam. E diz que se não se encontrar alternativa, Governo protegerá PME.
Concertação Social

Governo e parceiros chegam a "princípio de acordo"

227
O plano B do Governo para a redução da TSU passa mesmo por mexidas no pagamento especial por conta (PEC), mas falta definir quase tudo. Proposta será fechada quinta-feira, em Conselho de Ministros.
TSU

TSU. Uma tarde de piruetas no Parlamento

207
O PCP e o BE estavam contra o Governo na TSU dos patrões, mas o PSD é que foi atacado. A medida caiu com estrondo num Parlamento crispado. O debate foi duro. Mas a "geringonça" sobreviveu.
TSU

CGTP. Alterações ao PEC são plano B do Governo

António Costa confirmou esta tarde a Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP, que as alterações ao Pagamento Especial por Conta (PEC) são a alternativa à redução da TSU. Não haverá novo acordo.
TSU

Três deputados queriam abstenção do PSD

Os três deputados do PSD que também pertencem aos Trabalhadores Sociais Democratas queriam que o partido tivesse optado pela abstenção, de forma a viabilizar o acordo de concertação social.
TSU

Veja aqui o debate sobre a polémica da TSU

Os deputados já estão a debater e a votar a diminuição da TSU. É o regresso da polémica sobre o salário mínimo e o acordo de concertação social. Veja as imagens em direto.
TSU

Governo vai definir alterações ao PEC - como aconteceu

191
Foi a primeira grande coligação negativa desde que Costa é primeiro-ministro. PSD, BE, PCP e PEV uniram-se para chumbar redução da TSU para patrões. Costa isolado chamou parceiros para salvar acordo.
TSU

BE, PCP e PSD preparam chumbo da descida da TSU

O parlamento vai discutir e votar hoje apreciações parlamentares do Bloco e do PCP para revogar o diploma do Governo que baixa a TSU para as empresas, viabilizado com o apoio do PSD.
TSU

TSU não me gozes

285
Quem alega que baixar 1,25 pontos percentuais de impostos aos salários mais baixos é um gravíssimo incentivo a uma economia de baixos salários não poderá deixar de ser contra a progressividade do IRS.
Explicador

A novela da TSU em 10 perguntas e respostas

114
O chumbo da redução da TSU deverá ser confirmado esta quarta-feira, depois de um mês de avanços, recuos e algumas surpresas. O que é? Como nasceu? Por que razão a esquerda está contra? E o PSD?
TSU

TSU. CGTP aguarda propostas do Governo

Arménio Costa diz que a CGTP foi afastada da discussão sobre a TSU e que não lhe compete apresentar propostas, esperando que "quem criou o problema" o faça.
TSU

TSU. Jerónimo de Sousa defende o fim do PEC

O líder comunista defendeu o fim do Pagamento Especial por Conta em 2018, como estímulo às empresas em vez da baixa da Taxa Social Única (TSU), recordando que a medida está prevista no OE 2017.
TSU

TSU. PSD envia carta aos patrões a explicar chumbo

722
Marco António Costa assina carta enviada aos patrões a explicar chumbo da redução da TSU. PSD diz que os está a libertar da "chantagem" do Governo e a lutar contra política de baixos salários.
TSU

TSU. PS terá alternativa se medida for chumbada

133
O líder parlamentar socialista afirmou que se a descida da TSU for chumbada, o Governo procurará uma alternativa com os parceiros políticos da esquerda e com os parceiros sociais.
Concertação Social

TSU. Parceiros querem reunião urgente para plano B

Patrões e UGT esperam que o Governo convoque uma reunião com urgência para desenhar plano B. Alternativas à TSU existem, mas Executivo ainda não falou formal ou informalmente com parceiros sociais.
TSU

BE propõe mudanças no PEC em vez de TSU

A coordenadora do BE defendeu que, em alternativa à descida da Taxa Social Única (TSU), seria mais importante combater os custos da energia e alterar política do pagamento especial por conta (PEC).
TSU

Descida da TSU compensa Segurança Social

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, lembrou que a descida proposta para a Taxa Social Única (TSU) "não põe em causa a Segurança Social", uma vez que está prevista uma transferência equivalente.
TSU

Jerónimo separa TSU do salário mínimo

113
O líder comunista recordou que o Presidente da República deve "cumprir e fazer cumprir a Constituição", comentando a entrevista de Marcelo Rebelo de Sousa e a sua posição sobre a baixa da TSU.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo recebe a UGT para discutir TSU

O Presidente da República recebe a UGT hoje, segunda-feira, a dois dias do parlamento votar a descida da Taxa Social Única para os empregadores, após o acordo em Concertação Social.
TSU

TSU: Cristas pede "alternativas" a Costa

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, acusou o Governo de "incumprir" o acordo de concertação social e desafia o primeiro-ministro a "procurar alternativas" por não ter cumprido com a palavra.
TSU

TSU: PCP rejeita 'plano B'

O PCP rejeitou viabilizar alternativas que compensem a eliminação da descida da TSU, considerando que o aumento do Salário Mínimo Nacional (SMN) "não tem de arrastar qualquer bónus para as empresas".
TSU

TSU: BE rejeita compensações do salário mínimo

Catarina Martins disse, esta sexta-feira, que o Bloco não quer compensações às empresas pelo aumento do salário mínimo, mas assinalou que a baixa da fatura energética é uma das medidas favoráveis.
TSU

O diabo é o Peneda

1991
Peneda lembra o Torres do Benfica, de quem se dizia que era “o Torres, sempre ele”. Hoje é “o Peneda, sempre ele” mas ao contrário: sem cabeça e a meter golos na própria baliza. Um diabo, embora pobre
Marcelo Rebelo de Sousa

TSU. Marcelo recebe patrões hoje

Marcelo Rebelo de Sousa vai receber, esta sexta-feira, os representantes das quatro confederações patronais, a poucos dias da descida da TSU poder ser chumbada.
Presidente da República

"O país está sereno", diz Marcelo

350
O PR diz que fez o que tinha de fazer na baixa da TSU e que os "combates políticos" sobre o tema não tiram serenidade ao país. Marcelo achou normal que Costa esperasse que PSD viabilizasse a solução.
MTSSS

Governo admite agravar TSU nos contratos a prazo

O Governo português acredita que a penalização das empresas que optem por contratos a prazo, uma recomendação da OCDE, pode ser positiva para a reduzir a precariedade no mercado laboral português.
TSU

Reunião inconclusiva entre PSD e UGT

Pressão continua. Algumas estruturas empresariais já enviaram cartas ao líder do PSD para que mude de ideias. UGT reuniu-se com Passos esta quinta-feira, mas Carlos Silva saiu sem nada.
Francisco Assis

Francisco Assis defende eleições antecipadas

3143
Eurodeputado socialista diz que polémica da TSU revelou que acordos à esquerda não são tão sólidos como parecem. Maioria "desapareceu", estabilidade política está "em risco", e Assis sugere eleições.
TSU

TSU: UGT tenta demover Passos em reunião

365
Carlos Silva vai esta quinta-feira à sede do PSD tentar demover o líder da oposição a travar acordo de concertação. Diz que, mesmo não sendo sportinguista, "a esperança é a última a morrer."
Bloco de Esquerda

Bloco antecipa "chumbo" da redução da TSU

O Bloco de Esquerda decidiu antecipar apreciação parlamentar do decreto-lei que prevê a redução da TSU para evitar que a medida entre em vigor a 1 de fevereiro.
MTSSS

Baixa da TSU. Ministro pede responsabilidade

Vieira da Silva esteve esta quarta-feira no Parlamento, onde voltou a defender a legitimidade da redução da Taxa Social Única para os patrões -- medida não favorece o "grande capital", insistiu.
TSU

Desconto na TSU votado dia 3. PSD não desarma

A redução da taxa para os patrões estará em vigor apenas três dias e não chegará sequer a ter efeitos práticos. O PSD mantém que vai estar ao lado da esquerda no chumbo à medida.
TSU

CDS abstém-se na redução da TSU

Assunção Cristas tinha dito que não ajudaria o Governo nesta matéria, mas afinal vai abster-se quando o Parlamento votar a redução da TSU. A posição do CDS não chega para salvar a medida.
Parlamento

Vieira da Silva: redução da TSU favorece PME - como aconteceu

O ministro do Trabalho e Segurança Social é ouvido em comissão, no meio da tempestade política provocada pelo anúncio do PSD de chumbar a TSU. E no dia seguinte à assinatura do acordo de Concertação.
Concertação Social

Silva Peneda pede a Passos que volte atrás na TSU

617
O ex-presidente do CES escreveu uma carta aberta a Passos a alertar para as consequências que um chumbo da TSU pode trazer para o PSD. "Fere gravemente a identidade" do partido, diz.
TSU

PSD entre os apuros do PS e a desorientação

190
Será que o PSD tem como alfa e ómega um défice orçamental baixo, obtido através de uma carga fiscal arrasadora que compromete a competitividade e o crescimento económico?
Concertação Social

Um acordo na estrada a recolher assinaturas

175
Enquanto o PM garantia no Parlamento que acordo de Concertação Social estava assinado, o documento andava na estrada a recolher assinaturas. Ainda teve de esperar que um parceiro chegasse de Barcelona
Debate Quinzenal

Crónica. Uma geometria política demasiado variável

O PCP e o BE contra o Governo. O PSD a favor do PCP e do Bloco, contra uma medida que já defendeu. O CDS a chamar mentiroso a Costa. Uma tarde de todos contra todos.
TSU

Acordo assinado e decreto da TSU publicado

Os patrões e a UGT já assinaram o acordo de concertação social. O diploma sobre a TSU já foi publicado em Diário da República.
TSU

PCP e BE chamam redução da TSU ao Parlamento

PCP e BE já pediram para redução da TSU ir a votos. Conferência de líderes de quarta-feira vai agendar debate. PSD votará ao lado da esquerda, mesmo entre críticas do Bloco à sua governação.
Parlamento

Défice de 2,3%, mas foi a TSU que aqueceu debate  - como aconteceu

223
No quinzenal Costa ouviu críticas fortes da direita, mas também do PCP que o responsabilizou pela redução da TSU promulgada hoje. Na manga levava "défice histórico", mas não chegou para serenar águas.
TSU

Marcelo promulgou descida da TSU para evitar vazio

244
Marcelo Rebelo de Sousa justificou a aprovação urgente da redução da TSU com a necessidade de preencher um "vazio" deixado pelo fim do regime anterior.
TSU

Cristas disse à UGT que não porá acordo em causa

Secretário-geral da UGT diz que a presidente do CDS lhe transmitiu que não porá em causa a concertação social no sentido de voto que terá na apreciação parlamentar da diminuição da TSU para empresas.
TSU

Porque é que não pode haver oposição?

1101
O actual governo em Portugal representa forças políticas em recuo em toda a Europa. Por isso, não se pode permitir o luxo de ter uma oposição, como se viu no esforço para "sujar" o PSD com a TSU.
Governo

Problemas da Política Democrática: dos bebés à TSU

Um dos problemas da política em democracia é que, mesmo com mandatos completos, os políticos nem sempre colhem os benefícios de políticas corretas, o que leva ao excesso de políticas “curto-termistas"
TSU

As polémicas e contradições da mal amada TSU

Costumava ser usada como medida de estímulo ao emprego mas desde 2010 que tem sido usada como moeda de troca para aumento do salário mínimo. Já pôs o país a gritar na rua. Porque é tão polémica?
Concertação Social

Redução da TSU. Patrões apostam na divisão da AR

António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal, sugeriu na SIC Notícias que PSD, Bloco e PCP podem não conseguir o cimento necessário para, juntos, chumbarem a redução da TSU.
TSU

CGTP pede ao PR para não promulgar TSU

A CGTP apelou hoje ao Presidente da República para que não promulgue a redução de 1,25 pontos percentuais da Taxa Social Única paga pelas empresas, porque isso vai custar 120 milhões de euros.
TSU

Verdes veem acordo violado, mas não vão fazer nada

933
O Governo aprovou mesmo a medida que os Verdes diziam violar a posição conjunta assinada em novembro de 2015, mas nem por isso o partido vai extremar posições. Heloísa promete apenas "vigilância".
Concertação Social

Acordo da TSU é um mau acordo. Não deve ser salvo

1919
O Governo impôs a subida do salário mínimo, calou os patrões com um mau acordo sobre a TSU e queria que o PSD fosse uma espécie de eunuco de guarda à concertação social. Felizmente tal não acontecerá.
Concertação Social

Redução da TSU já foi aprovada pelo Governo

Governo justifica aprovação célere com o calendário legislativo, já que o desconto da TSU está previsto a 1 de fevereiro. Decreto foi aprovado por via eletrónica e antes de reunião com patrões.
TSU

CDS deve votar contra a redução da TSU

Cristas lembrou esta segunda-feira que o CDS votou contra a redução da TSU em 2016, sugerindo que o partido pode repetir a posição assumida há um ano. Democratas-cristãos querem conhecer diploma.
Concertação Social

Governo não tem plano B para compensar patrões

149
O ministro da Segurança Social diz que "não está em cima da mesa" uma compensação alternativa para os patrões, caso Parlamento chumbe redução da TSU. Patrões reúnem-se hoje com Governo.
TSU

Costa aguarda decisão de PR sobre descida da TSU

O primeiro-ministro recusou, esta segunda-feira, antecipar a discussão sobre a descida da Taxa Social Única, dizendo que aguarda "serenamente" pela decisão de Marcelo Rebelo de Sousa.
TSU

Catarina Martins: "Por uma vez PSD tem razão"

196
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, sublinhou que "por uma vez" o PSD tem razão ao criticar a descida da Taxa Social Única (TSU) para as empresas.
TSU

Os fracassos do Governo são culpa da oposição

2180
O Governo foi imprudente ao negociar na Concertação Social o que não podia cumprir. O PCP entalou o Governo e forçou uma crise política. Mas, no debate público, está tudo focado no PSD. É um absurdo.
TSU

Mendes: TSU é "maior erro" de Passos na oposição

382
Antigo líder foi recuperar posição do PSD em abril de 2016, quando viabilizou na AR a descida da TSU em condições idênticas. Para Marques Mendes é mais uma prova da "grande incoerência" de Passos.
Concertação Social

A questão da «TSU» é política

1233
António Costa e o PS devem reflectir seriamente sobre os aliados de que se rodearam, pois se estes não cedem desta vez na questão da TSU, o melhor é o Governo preparar-se para uma nova crise da dívida
TSU

TSU. Trabalhadores do PSD preferiam abstenção 

O representante dos trabalhadores sociais-democratas, Pedro Roque, afirmou ao Público que preferia que o seu partido se abstivesse no Parlamento, viabilizado a redução da TSU.
PSD

Passos pergunta a PCP e BE se "meteram baixa"

806
Passos afirma que PCP e BE mudaram de opinião sobre a redução da TSU e voltou a pronunciar-se contra a hipótese de nacionalização do Novo Banco. "Não chega já a CGD?", questiona o presidente do PSD.
TSU

UGT avisa PSD para "consequências desastrosas" 

587
A UGT avisou o PSD que a sua eventual decisão de votar contra a descida da Taxa Social Única pode ter "consequências desastrosas" para a concertação social.
TSU

Jerónimo diz que PSD deu "cambalhota"

160
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou o PSD de querer dar uma "cambalhota" em relação à TSU, mas considera que "há males que vêm por bem".
Concertação Social

TSU. Governo assina acordo que AR vai travar

175
António Costa, os patrões e a UGT deverão assinar o acordo que prevê a descida da TSU, na próxima sexta-feira. Mais pressão sobre o PSD, que já disse que vai votar contra a medida.
TSU

"Em vez de criticarem o BE e o PC, insultam o PSD"

1961
O líder social-democrata respondeu às críticas dos socialistas sobre a recusa do PSD em apoiar o corte da TSU. Passos acusa o PS de usar o seu partido como "bode expiatório".
Novo Banco

Jerónimo quer o "bife do lombo", o Novo Banco

140
Secretário-geral do PCP foi reiterar ao PS que quer nacionalizar o Novo Banco de forma definitiva e não repetir o erro do BPN. Diz que TSU não põe em causa o acordo que suporta o Governo.
TSU

PS acusa PSD de "jogatana política" na TSU

612
Carlos César diz que o "essencial" será "preservar a subida do salário mínimo" e cumprir as metas orçamentais. Acusa o PSD de "jogatana política" e de ser "muleta do Bloco e do PCP".
TSU

BE quer Parlamento a travar descida da TSU

"Se o decreto vier a ser aprovado, ainda não foi – o salário mínimo, esse sim, já está em vigor – o BE requererá a apreciação parlamentar dessa medida", disse o deputado José Soeiro.
TSU

CGTP contente com contestação à descida da TSU

A CGTP apreciou que o PSD tenha admitido votar contra a descida da TSU, como contrapartida ao aumento do salário mínimo, mas a UGT considerou esta posição como um desrespeito à concertação social.
TSU

PCP anuncia apreciação para revogar descida TSU

O PCP vai pedir a apreciação parlamentar do diploma que reduz a TSU das empresas. Do lado do BE mantém-se a intenção, resta esperar que acordo final seja assinado e publicado em Diário da República.
Concertação Social

Patrões já exigem alternativas à TSU

Agricultores querem alternativas, caso a redução da TSU chumbe no Parlamento. Comércio e UGT criticam posição do PSD. Patrões querem reunir-se com Costa. Governo garante que "valoriza Concertação".
Segurança Social

Correia de Campos contesta descida da TSU

176
O presidente do CES partilhou a sua opinião pessoal sobre a descida do TSU. E concorda com as críticas dos sindicatos à medida, pelo impacto que pode ter nos salários.
PSD

PSD inclinado a dar a mão ao Governo na TSU

168
Direção da bancada social-democrata assume "sinais de coerência" e lembra que o PSD aprovou medida igual à do Governo de Costa em 2014. Sociais-democratas devem votar ao lado do PS contra esquerda.
Salário Mínimo Nacional

Governo conta com PSD para salvar redução da TSU

573
Com uma jogada, António Costa fechou um acordo na concertação social, deixou a esquerda a protestar e colocou o PSD com a batata nas mãos. Redução da TSU agita a "geringonça" e o Parlamento.
TSU

Redução da TSU não põe em causa acordo da esquerda

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, rejeitou hoje que a redução da Taxa Social Única (TSU) seja uma "subsidiação" às empresas e afastou que a medida ponha em causa os acordos com a esquerda.
PSD

PSD exige descida da TSU no setor social

O Partido Social Democrata exigiu que a redução da Taxa Social Única também seja aplicada à economia social, algo que o executivo garante que vai acontecer.
TSU

BE também pede apreciação da redução da TSU

O BE anunciou que vai pedir apreciação parlamentar da redução em 1,25 pontos percentuais da Taxa Social Única para as empresas que pagam o salário mínimo, por discordar que o "bónus dado aos patrões" seja pago pelos contribuintes.
Salário Mínimo Nacional

PCP tenta travar descida da TSU para patrões na AR

262
Comunistas vão tentar revogar norma que estabelece descida de TSU para as entidades patronais em 1,25 p.p. acordado em concertação social. Dizem que Governo cedeu a "chantagem" dos patrões.
Fact Check

Reduzir TSU a patrões não viola acordo com o PEV?

António Costa diz que moeda de troca negociada com parceiros sociais para aumento do salário mínimo não viola acordo com o PEV e o BE. Heloísa diz que sim e fala num "sério problema".
PCP

Jerónimo de Sousa: baixa da TSU é "inaceitável"

O secretário-geral do PCP considera "inaceitável" a baixa da Taxa Social Única (TSU) como contrapartida para o aumento do Salário Mínimo Nacional. Também se reuniu com Marcelo que "não foi convencer".
Salário Mínimo Nacional

Governo propõe salário mínimo de 557 euros

O Governo apresentou uma proposta de actualização do salário mínimo nacional para os 557 euros, a par da redução de um ponto percentual da Taxa Social Única para as empresas.
TSU

Contratar jovens e desempregados reduz TSU em 50%

As empresas que contratem jovens e desempregados de longa duração vão ter uma redução temporária de 50% na contribuição para a Segurança Social, ao abrigo das novas medidas ativas de emprego.
Concertação Social

Governo e patrões divergem na taxa social única

Governo e as confederações têm posições divergentes sobre a aplicação da redução da Taxa Social Única em 0,75 pontos percentuais para as empresas com trabalhadores a receber o salário mínimo nacional.
Segurança Social

182 mil empresas vão pagar menos TSU

A Segurança Social notificou as empresas que poderão beneficiar da redução da Taxa Social Única no âmbito da subida do salário mínimo para os 530 euros, em janeiro último.
Orçamento do Estado

Socialistas querem insistir na baixa da TSU

O PS está à procura de uma medida que valha 130 milhões de euros para ainda poder inscrever no Orçamento do Estado deste ano a descida da Taxa Social Única para trabalhadores mais pobres. PCP contra.
Orçamento do Estado

Combustíveis e TSU. Pedras no sapato da esquerda

252
O Governo tem ouvido críticas pelo aumento do impostos sobre os combustíveis e sobre a não descida da Taxa Social Única para os trabalhadores mais pobres. Partidos da esquerda querem mais. PS, também.
Legislativas 2015

Coligação: mini-TSU para interior e desempregados

142
A redução da TSU de que Passos foi falando foi reduzida no programa eleitoral a pequenas medidas de apoio à criação de emprego. Promessas da coligação chegam hoje, com um programa social a reboque.
TSU

CIP só quer redução da TSU se for de 8%

António Saraiva defende que a descida da TSU varie entre empresas. E deverá propor ao próximo governo uma lei que facilite o acesso a subsídio de desemprego em caso de despedimento por mútuo acordo.
Segurança Social

TSU tinha de subir para pagar Segurança Social

Um estudo do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Segurança Social conclui que as contribuições tinham de ser mais altas para pagarem prestações sociais.
Legislativas 2015

Redução da TSU só avança com maioria absoluta

Proposta de Costa merece críticas à esquerda: "liberal" e "insensata". Nenhum dos partidos com que o PS se pode aliar se ganhar eleições sem maioria absoluta lhe dá a mão.
PS

Futuro das pensões depende dos níveis de emprego

225
O vice-presidente da bancada socialista, José Vieira da Silva, voltou a defender a necessidade de reduzir a TSU dos trabalhadores. E deixou o aviso: futuro das pensões depende da criação de emprego.
Legislativas 2015

Redução da TSU pensada para contratos permanentes

Medida ainda não está decidida, mas Maria Luís Albuquerque já começa a apontar alguns detalhes que podem estar na medida. Criar emprego e, especialmente, emprego permanente.
PS

Programa do PS. Parceiros entre o amor e a dúvida 

Os parceiros sociais elogiam algumas propostas dos economistas do PS, mas apontam a quebra da baixa de IRC como negativa. Costa justifica que troca da baixa do IRC pela da TSU beneficia mais empresas.
Uma Década Para Portugal

Os mistérios do projecto socialista

Os silêncios do projecto são tão ou mais eloquentes do que aquilo que promete. Para consumo dos eleitores, o que fica é a promessa de repor os salários da função pública em dois anos em vez de quatro.
Legislativas 2015

"Custos de uma rutura com a UE são inaceitáveis"

Rendeu-se à baixa da TSU, quer travar os recibos verdes, admite que as importações vão subir no plano do PS. Mas diz que só estimulando o consumo se evitará outra crise. Vieira da Silva em entrevista.
Governo

Ferreira Leite elogia texto dos economistas do PS

2579
A ex-líder do PSD diz que as propostas dos economistas são "sérias e credíveis" e uma "boa alternativa" ao Governo que merece ser discutida. Discorda da baixa da TSU e do imposto sucessório.
TSU

Baixa da TSU não consta da lista de medidas

Vontade de reduzir custos do trabalho será mencionada nos documentos aprovados em Conselho de Ministros mas moldes da redução da TSU não estão definidos. E, por isso, redução não será listada.
Governo

CDS remete redução da TSU para o PSD

Passos insiste na redução ligeira da TSU para ajudar as empresas. Não é uma das prioridades do CDS, mas Portas admite apoiar nova versão da TSU de 2012.
TSU

Passos quer descida faseada da TSU para empresas

140
As eleições estão à porta e Passos quer propor-se a descer a TSU sobre as empresas. Mas agora de forma faseada, para não repetir a proposta de 2012, que implicava um aumento da TSU aos trabalhadores.
Segurança Social

Empresas com salário mínimo pagam agora menos TSU

A redução da Taxa Social Única (TSU) em 0,75 pontos percentuais para empresas que paguem o salário mínimo entra sábado em vigor e apoiará os empresários até janeiro de 2016.
Economia

Redução da TSU em vigor a partir de novembro

As empresas que pagam o salário mínimo aos seus trabalhadores contarão a partir de novembro e até janeiro de 2016 com uma redução da Taxa Social Única (TSU) em 0,75 pontos percentuais.
Economia

"Estamos a caminhar em direção a uma parede"

1726
Dívida pública altíssima, economia estagnada, a UE hesitante em aplicar políticas expansionistas necessárias. O cenário é mau, diz Ricardo Reis. Que deixa a dúvida para 2015: baixar IRS ou a TSU?
Pedro Passos Coelho

Passos: Não há margem para baixar TSU às empresas

Ao contrário da recomendação feita pela OCDE, o primeiro-ministro diz que não há condições para baixar a TSU. E salário mínimo só depois do aumento da produtividade.
TSU

TSU deve descer na zona euro, diz Dijsselbloem

Presidente do Eurogrupo defende que, a existir margem nos orçamentos para descer impostos, as descidas devem incidir sobre os custos que as empresas pagam pelos seus empregadores.
PS

Seguro garante não aumentar impostos

António José Seguro garantiu que não vai aumentar a carga fiscal quando estiver no Governo. A medida faz parte do Contrato de Confiança, o rascunho do programa eleitoral do PS para as legislativas.
A página está a demorar muito tempo.