Caso Bial

Ensaios Clínicos

Bial investigada por "homicídio involuntário"

A morte de um voluntário num ensaio clínico do laboratório Bial vai ser investigada por "homicídio involuntário". A empresa pedio acesso aos dados de voluntários no ensaio clínico em França.
Caso Bial

Luís Portela: "São acidentes de percurso"

A Bial reafirma a disponibilidade em colaborar nas investigações, mas lembra não teve acesso à totalidade dos dados médicos dos voluntários internados. Luís Portela diz que relatório é inconclusivo.
Caso Bial

Ensaios clínicos. Biotrial com três falhas graves

Laboratório Biotrial deveria ter cancelado imediatamente o ensaio clínico e ter avisado os outros voluntários, em vez de lhes dar nova dose da molécula. Uma pessoa morreu, várias foram hospitalizadas.
Caso Bial

Caso Bial: não foi encontrada falha "por enquanto"

"Não observámos nenhum comportamento que possa estar na origem do sucedido", diz François Peaucelle, o diretor da Biatrial, o laboratório francês que recorreu a uma molécula fabricada pela Bial.
Caso Bial

Protocolo Bial. Quais as dúvidas dos cientistas?

Um protocolo que não identifica as datas de início nem as doses dadas aos grupos de toma múltipla é uma das críticas principais. Outra dúvida é o porquê da utilização de um placebo.
Caso Bial

Da ideia ao ensaio clínico, o que pode correr mal?

108
O Observador falou com investigadores envolvidos no processo que leva uma molécula a ser transformada num medicamento novo. Conheça o processo, as boas práticas e o que pode ter falhado no caso Bial.
Caso Bial

Protocolo do ensaio clínico da Bial com lacunas

O protocolo do ensaio clínico da Bial durante o qual morreu uma pessoa, não esclarece os pormenores da experiência a que foram sujeitos os últimos oito voluntários.
Caso Bial

Último paciente do ensaio Bial teve alta

O último paciente internado no Centro Hospitalar de Rennes devido a um ensaio clínico de um novo fármaco da empresa portuguesa Bial em França teve alta hospitalar.
Caso Bial

"Investigação fundamental para evolução da saúde"

O presidente da Ordem dos Médicos do Norte defendeu a realização de ensaios clínicos como forma de promover o avanço na saúde e mostrou-se preocupado com as repercussões negativas do caso Bial.
Caso Bial

Bial: causas da morte em ensaio clínico por apurar

Luís Portela afirma que ainda não são conhecidas as causas da morte de um indivíduo que se submeteu a um ensaio clínico. E realçou que a empresa cumpriu todas as normas.
Indústria Farmacêutica

De Álvaro a António. Os 92 anos da Bial

É liderada pelo bisneto do fundador, o 'self made man' que criou um laboratório por cima de uma farmácia no Porto. E a primeira farmacêutica portuguesa a desenvolver um medicamento aprovado pela FDA.
Caso Bial

Um dos voluntários da Bial teve alta

Uma das cinco pessoas que se encontravam ainda hospitalizadas em França, depois de terem participado num ensaio clínico com uma droga da farmacêutica portuguesa Bial, recebeu alta.
Caso Bial

Laboratório Biotrial continua ensaios clínicos

A primeira fase de investigação não encontrou erros nem omissões no laboratório Biotrial, parecendo estar descartado erro humano nesta equipa. Os restantes ensaios clínicos continuam a decorrer.
Caso Bial

Ensaios clínicos que correm mal ficam secretos

Os resultados negativos de uma experiência são úteis, mostram o caminho a evitar ou o que deve ser mudado. Na saúde, são tão importantes como os positivos. Mas ficam escondidos, o que muitos criticam.
Caso Bial

Que molécula é esta que a Bial estava a testar?

121
A molécula em teste era um inibidor de FAAH, que atuava no sistema endocanabinoide e que se pretendia que tivesse menos efeitos secundários que os canabinoides. Mas afinal o que quer isto dizer?
Caso Bial

Bial. 4 voluntários de ensaio clínico melhoraram

O estado dos cinco voluntários que participaram num ensaio clínico e ainda se encontram hospitalizados em França melhorou, indicou esta segunda-feira o hospital de Rennes.
Caso Bial

Bial. O que não se sabe e o que dizem cientistas

Enquanto as investigações não chegam a conclusões, algumas hipóteses vão surgindo: uma infeção bacteriana, erros humanos ou um alvo não identificado do fármaco. Conheça a opinião dos especialistas.
Caso Bial

França:"Não há razões para parar ensaios clínicos"

A ministra da Saúde francesa, Marisol Touraine, afirmou não existir nenhuma razão para parar os ensaios clínicos da farmacêutica Bial em França, apesar da morte de um paciente e do internamento de outras cinco pessoas.
Caso Bial

Bial. Voluntários receberam cerca de mil euros

Este domingo foi anunciada a morte de um dos voluntários de um ensaio clínico da Bial em França. As contrapartidas destes testes podem chegar aos 4.500 euros e são um chamariz para muitas pessoas.
Caso Bial

Biotrial defende evolução dos ensaios clínicos

O laboratório francês Biotrial, responsável por um ensaio clínico em França que provocou a morte de uma pessoa e a hospitalização de outras cinco, defendeu hoje a necessidade de evolução dos padrões que enquadram esses estudos.
Caso Bial

Bial "incansável" para perceber o que se passou

O presidente executivo da Bial disse que está "profundamente chocado" com o facto de um dos voluntário que participou no ensaio clínico em França ter morrido.
Caso Bial

França. Morreu uma das vítimas de ensaio clínico

Doente estava em morte cerebral depois de ser sujeito a ensaio clínico com molécula da farmacêutica portuguesa Bial. Os outros cinco homens internados estão em estado estável, diz hospital.
Ensaios Clínicos

Caso Bial. Três investigações ao laboratório

As autoridades francesas têm em curso três investigações no laboratório onde estavam a ser realizados testes clínicos a pedido da empresa portuguesa Bial que causou a morte cerebral a um voluntário.
Caso Bial

"Sem ensaios clínicos, não há novos medicamentos"

272
Os ensaios clínicos servem para testar a toxidade e a eficácia de uma nova molécula. São divididos em várias fases, todas supervisionadas, e a qualquer momento o ensaio pode ser cancelado.
Caso Bial

Tragédias em ensaios clínicos são raras

Tragédias em ensaios clínicos de medicamentos como a ocorrida hoje em França, que deixou uma pessoa em morte cerebral e outras três com danos cerebrais irreversíveis, são uma raridade, segundo os especialistas.
Caso Bial

Uma morte cerebral e três com danos irreversíveis

Um ensaio clínico em França, com uma molécula da farmacêutica Bial, deixou cinco pessoas em estado grave. Ministério Público francês já abriu investigação ao caso.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)