771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Americo Amorim

Galpgate

Gomes da Silva sai da Galp. Novo CEO foi da Shell

Galp comunica renúncia do presidente executivo antes do final do mandato. Gomes da Silva será substituído por um ex-gestor da Shell. Andy Brown era consultor de startup de hidrogénio para aviões.
Luanda Leaks

Barclays deu nega a Amorim por causa de Angola

Documentos de 2014 divulgados no Luanda Leaks revelam conflito entre Américo Amorim e o Barclays. Banco inglês recusou financiar Amorim Energia, acionista da Galp, porque Sonangol era investidora.
Economia

Mulheres ao poder. Família, mérito ou quotas?

Há mulheres no topo de três dos maiores grupos nacionais. Sucedem a empresários carismáticos, mas há mais casos. Elas estão a chegar, devagar e com a ajuda de quotas. Mas também há talento.
Fortunas

Forbes aponta os 10 mais ricos de Portugal

A revista Forbes Portugal fez uma lista, que será divulgada na quinta-feira, com os 45 mais ricos do país, onde está, por exemplo, Jorge Mendes. Para já, divulgou as 10 maiores fortunas do país.
Durão Barroso

Paula Amorim e Isabel Mota em Bilderberg

É tido como um dos mais influentes clubes do mundo, e todos os anos convida portugueses que se destacam na política, economia ou finanças. Este ano são duas mulheres: Isabel Mota e Paula Amorim
Banco Popular

Amorim, TAP, EDP e BES tiraram dinheiro do Popular

Grandes depositantes tiraram muitos milhões do Banco Popular na semana antes da resolução do banco espanhol. Entre eles várias empresas portuguesas: Amorim Energia, TAP, EDP e o BES mau.
Isabel dos Santos

Negócios e guerras de Isabel dos Santos em Lisboa

Ganhou força nas empresas portuguesas com a fraqueza da economia. Isabel dos Santos entrou e saiu do BPI, é parceira da Sonae na NOS e dona da Efacec. O ativo mais valioso é a Galp, mas não manda.
Insolvências

Liquidação da Finpro. Bancos lutam por 140 milhões

Sociedade que teve Américo Amorim, Horário Roque e o Estado como acionistas foi liquidada. Venda de ativos rendeu 140 milhões, mas credores ainda não receberam. Caixa não aceita ficar com fatia menor.
Parlamento

BE e PCP rejeitam voto de pesar por Américo Amorim

Bloco de Esquerda e PCP rejeitaram o voto de pesar pela morte do empresário Américo Amorim, que morreu a 13 de julho, aos 82 anos. Voto foi aprovado por PS, PSD, CDS e PAN. PEV absteve-se.
Americo Amorim

A entrevista de Filomena Mónica a Américo Amorim

Os primeiros negócios, os comunistas, o snobismo, a herança. De tudo isto falou Américo Amorim a Maria Filomena Mónica, em 1989, numa entrevista histórica que o Observador republica no dia do funeral
Americo Amorim

Morreu Américo Amorim, o rei da cortiça

O empresário Américo Amorim, conhecido como "o rei da cortiça", morreu esta quinta-feira, devido a complicações de saúde. Tinha 82 anos.
Americo Amorim

Sociedades de Américo Amorim processam Estado

A ação contra o Estado, o Banco de Portugal e o Novo Banco foi interposta por duas sociedades de Américo Amorim e foi avaliada em cerca de 200 milhões de euros.
Banco Popular

Quando Amorim era um dos "donos" do Banco Popular

O empresário português tornou-se o maior acionista individual do Banco Popular no início da década passada, quando vendeu o Banco Nacional de Crédito. Saiu em 2013.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos