Marketing
A Anunciar o Futuro
Confiança na publicidade: é agora mais importante?
Com a ajuda de Edson Athayde, queremos o que muda, com o digital, na forma de pensar dos criativos de modo a que a confiança seja reforçada e não perdida.
A Anunciar o Futuro
Confiança na publicidade: é agora mais importante?
Com a ajuda de Edson Athayde, queremos o que muda, com o digital, na forma de pensar dos criativos de modo a que a confiança seja reforçada e não perdida.
CP
CP aprova mais de 380 mil euros para comunicação
O conselho de administração da CP - Comboios de Portugal aprovou gastar mais de 380 mil euros até 2023 para serviços de assessoria ao plano de marketing e comunicação.
A Anunciar o Futuro
Qual é o novo propósito das marcas?
Vamos refletir sobre o propósito das marcas e hoje e no futuro. A Covid-19 veio obrigar as marcas a revisitar os seus valores? António Casanova ajuda-nos a responder a esta e outras questões.
Entrevistas Soltas
Primeira Linha: agora é tempo de antecipar e agir
Nesta conversa com a Dra. Ana Paula Martins e o Dr. Filipe Ribeiro, falamos sobre o que tem sido viver na linha da frente em tempos de Covid-19 e que está retratado no livro "Primeira Linha”.
A Anunciar o Futuro
A agilidade das marcas durante a pandemia
Muito mudou na forma como as marcas chegam aos consumidores. A Covid-19 obrigou a que as marcas pensassem de outra forma. O convidado Sérgio Leal fala sobre a agilidade das marcas durante a Covid-19.
Entrevistas Soltas
Rumo à mobilidade do futuro?
Paulo Figueiredo, diretor do Piscapisca.pt, convida-nos a assistir à Talk Mobilidade a partir de 2021 até 2051 no site do Observador no dia 25.
A Anunciar o Futuro
O que fica da Publicidade depois da Covid-19?
O que trouxe a Covid-19 ao mundo da comunicação e da publicidade? Nuno Jerónimo diz-nos o que fica da pandemia em termos de tendências.
A Anunciar o Futuro
Covid-19 e negócios - que lições para o futuro?
Qual é o futuro dos negócios e da comunicação de marketing numa era em que a crise pandémica alterou as prioridades das pessoas? Tiago Simões ajuda-nos a entender o que vai mudar.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON
Marketing e Data Science: o que falta
Se há matéria-prima que é abundante no marketing são dados. Para muitos decisores a pergunta ainda se coloca: o que fazer com esta quantidade de dados?
Publicidade
Que votos para o novo ano?
Avançamos sem medos, flexíveis, a “esperar o inesperado”. Estamos mais do que preparados para as incertezas dos tempos que se seguem.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON
Como fazer um bom anúncio de Natal?
Despertar emoções é o ingrediente que faz a diferença entre um anúncio normal e aquele que fica no imaginário das pessoas para sempre. E não é tão fácil como parece.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON
Marca (low cost) Portugal!
Somos baratos e gabamo-nos de que as melhores marcas do mundo vêm cá comprar. É insustentável esta missiva de sermos um país de subcontratos, onde nem naquilo em que somos bons nos destacamos.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON
Keep it simple!
Todos somos, mesmo que não o reconheçamos, puxados em várias direções por várias marcas que falam connosco ininterruptamente e com as mais variadas e atraentes promessas.
Marketing
Já ouviu falar do Phygital?
Em loja, através do e-commerce, ou numa aplicação, quem compra quer ter o que precisa em todos os canais, de forma integrada. É essa liberdade de escolha que diferencia o phygital.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON
"Novo normal": muitas dúvidas, algumas certezas
Independentemente do sector de actividade em que nos encontremos, há algo que deve perdurar na relação das empresas com os seus clientes, sejam de índole tradicional ou digital. Trata-se da confiança.
Tecnologia
Como estes 10 anos nos tornaram Google-dependentes
Não esperamos pelo jornal do dia seguinte ou pelo noticiário – antes disso já estamos no Twitter a ler vinhetas de 280 carateres. E também não vamos sequer além dos primeiros resultados do Google.
Tecnologia
As próximas tendências no mutante mundo digital
Após 10 edições de êxito, o curso Doing Digital volta à Nova SBE para potenciar o marketing digital, antecipar tendências e resolver casos reais, com a metodologia que tornou a Fullsix líder.
Internet
Tendências Marketing Digital 2020
Uma estratégia de marketing em torno dos influenciadores não é relevante para qualquer negócio, nem é consensual. Para ser eficaz, relevância e credibilidade são palavras de ordem.
Marketing
"Méqui". Campanha muda nome da McDonalds no Brasil
A marca de fast food quer conhecer os nomes que os brasileiros usam para se referir ao gigante que serve 20 milhões de pessoas só no Brasil. É o maior investimento publicitário que fazem no país.
Marketing
Marketing é filosofia. E da boa
O marketing é uma filosofia de gestão baseada num foco nos mercados e na criação de valor, surgiu como alternativa a uma filosofia centrada na produção e não orientada para os consumidores.
Compras
Sonae e CTT. Shopping online arranca com 500 lojas
A Dott junta 500 vendedores e quer ser a loja online "dos portugueses para os portugueses". De eletrodomésticos a roupa, só não vende "ainda" frescos. Projeto é da Sonae da e dos CTT.
Festival Eurovisão da Canção
"Telemóveis" de Conan Osíris inspira jogo
Efeito Conan Osíris inspirou uma empresa de marketing de Coimbra a criar um jogo inspirado no tema "Telemóveis". O objetivo é partir o maior número de telemóveis em dez segundos.
Inovação
A energia dos millennials
A geração millennial é exigente e quer conveniência, simplicidade e rapidez. Mas estarão as empresas preparadas para responder e conquistar esta geração de consumidores? Talvez ainda falte algo.
Marketing
LOL, WTF e NBD podem tornar-se uma marca registada
A Procter & Gamble, dona de produtos de higiene, quer transformar as expressões LOL, WTF, NBD e FML em marcas registadas. O regulador norte-americano já pediu mais esclarecimentos.
Publicidade
“A eutanásia mata” e outros 9 slogans letais /premium
Um slogan, preconizam os “marqueteiros”, deve ser breve, incisivo e facilmente memorizável. Mas há alguns que são recordados pelos piores motivos.
Internet
A raposa do Firefox vai mudar de aparência
Para melhor identificar os vários produtos da Mozilla e não estar apenas associada ao browser de Internet que disponibiliza desde 2002, a empresa que detém o Firefox vai mudar de visual.
Global Shapers
Recrutam-se pessoas
Expressões vagas como "aprendo rápido" e "trabalho bem em equipa" ou “sou criativo” são termos comuns que pouco dizem sobre a pessoa. Esta dimensão pode ser mais relevante se ilustrada com exemplos.
Consumidores
Galinhas felizes e tabaco americano /premium
Não tenha problemas em comprar o produto mais barato. A maioria das vezes, está apenas a não ceder a técnicas de marketing que têm como único fito garantir que o vendedor se apropria do seu excedente.
Economia
Empresa americana compra a portuguesa ShiftForward
A startup sediada no Porto foi adquirida por valores não divulgados e vai adotar o nome da Velocidi. Paulo Cunha, diretor executivo da ShiftForward, considerou que a aquisição abre "novos horizontes".
Observador Lab
A neurociência ao serviço do consumidor
“Enquanto criativo não posso criar coisas para as pessoas sem saber como funcionam”, foi com esta premissa que o Francisco voltou a estudar, desta vez uma pós graduação em Neurociência.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON
Marketing do Turismo: consistência e coerência
Como em qualquer sector, os “gulosos” do turismo acabarão. Sobreviverão aqueles que pensarem mais nos clientes do que na demonstração de resultados.
Google
Google. Atelier Digital formou 19.500 portugueses
O Atelier digital da Google já formou, desde dezembro de 2016, mais de 19.500 portugueses. A Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Porto juntaram-se recentemente ao projeto.
Internet
Quatro dias para conquistar o mundo digital
“Doing Digital” é o nome de um curso intensivo para profissionais de marketing e comunicação, com base em empresas reais. Missão: descobrir estratégias para que o mundo repare na sua pegada online
Internet
Facezam assustou a internet sem sequer existir
A aplicação de reconhecimento facial, Facezam, dizia ser capaz de identificar qualquer rosto através do Facebook. A verdade é que a aplicação nunca existiu e foi uma estratégia de marketing viral.
Startups
A GrowthFest que "inspira" as startups portuguesas
Ryan Wardell é especialista em marketing para startups e mentor em vários programas de aceleração. Em Portugal desde a Web Summit, lançou a GrowthFest, para ajudar (futuros) empreendedores.
UEFA
Slogan da Seleção Nacional pode ser premiado
A campanha 'Não somos 11, somos 11 milhões' da Federação Portuguesa de Futebol, usada no Euro 2016, no qual Portugal se sagrou campeão europeu, é uma das finalistas nos prémios de marketing da UEFA.
Marketing
"O talento é a vantagem competitiva das empresas"
Daniel Solomons é um dos responsáveis da Google Digital Academy. Ao Observador, explicou que é a aposta no talento que diferencia as empresas que ganham a corrida da era do marketing digital.
Tecnologia
O digital veio dar "voz" aos consumidores?
Para a responsável pelo marketing da Uber em Portugal, a evolução tecnológica trouxe "mais comunicação e interação" entre empresas e clientes. As empresas têm de "saber comunicar" neste contexto, diz.
Marketing
Uma conferência para pensar a evolução do digital
700 participantes e 16 oradores reúnem-se em Leiria, em junho, para discutir o presente e o futuro do marketing digital em Portugal. "O digital hoje em dia é tudo", defendem os organizadores.
Publicidade
20 cartazes para onde vai ter de olhar duas vezes
É o poder da publicidade elevado ao expoente máximo: as grandes marcas arranjaram forma de não passarem despercebidas. Nem que para isso tenham de nos baralhar os olhos. Veja 20 bons exemplos.
Startups
Dinheiro grátis em Évora. Até parecia mentira
De quinta a sábado, os moradores da rua do Ouro, em Évora, receberam 20 euros por dia, na caixa de correio. Só no último dia ficaram a saber porquê: tratava-se de uma campanha de marketing.
História
A publicidade quando o período (ainda) era tabu
Da ignorância acerca da menstruação até à busca da independência através do período, veja os cartazes que marcaram a evolução da indústria dos produtos de higiene feminina. Dos cintos aos copos.
Marketing
Clooney tem um sósia ator que irritou a Nespresso
O ator e realizador norte-americano é a cara da Nespresso. Um concorrente da marca em Israel (a Espresso Club) fez um anúncio com um sósia: e a empresa não gostou.
Marketing
Porque usam as marcas números nos nomes?
Chanel "No. 5", Porsche 911, 7UP, Boeing 707 e Xbox 360. Por trás da notoriedade destas marcas, há histórias curiosas que ajudam a entender porque é que os nomes das marcas têm números.
Mulher
Pirelli: a revolução cultural chegou para ficar?
A FHM fechou e a Playboy vai vestir as mulheres. O calendário da Pirelli, com fotografias de corpos nus e voluptuosos, cortou as amarras e explora o outro lado do feminino. A revolução chegou?
Marketing
Diz-me como é o saco de compras, dir-te-ei quem és
Andar de mãos dadas a um macaco, transportar uma máquina de lavar roupa pelo shopping, levantar pesos enquanto faz compras. Há sacos que permitem tudo isto. É o marketing a fazer de nós cúmplices.
Marketing
36 anúncios antigos que seriam proibidos agora
Alguns são sexistas, outros seriam considerados pedofilia, muitos fomentam os comportamentos de risco. Estes anúncios antigos só podem ficar no passado.
TAP
TAP: rota para a Guiné continua suspensa
A Guiné-Bissau continua a não ser rentável para a TAP e por isso "não há alterações, a rota está suspensa", apesar de admitir que o novo acionista possa fazer alterações.
FIFA
Alibaba vai patrocinar mundiais de futebol
O gigante chinês do comércio eletrónico Alibaba, através do seu modelo automóvel Alibaba E-Auto, um carro com ligação à internet, com lançamento previsto para 2016, patrocinará o Mundial até 2022.
Marketing
A propaganda da guerra em 33 cartazes
O Tio Sam a chamar os americanos para a guerra, o "Keep Calm" de Winston Churchill, as caricaturas que ridicularizam os japoneses. A propaganda de guerra conta a nossa história recente.
Internet
Segurança aérea: 7 vídeos que fazem sorrir
Hobbits, "Achas que Sabes Dançar?", super heróis, "Harlem Shake", uma ovelha que grita e vídeos de fitness dos anos 80 - vale tudo para chamar a atenção do passageiro e da Internet.
Marketing
26 ilusões de ótica (muito) confusas
O cérebro pode mesmo pregar-nos partidas. E estas são algumas das mais impressionantes que vagueiam pela internet.
Atualidade
Como a "big data" pode ajudar o marketing
A análise dos grandes dados está a tornar-se uma ferramenta importante para os departamentos de marketing. Foi este o tema central da conferência "Inteligência em Ação", promovida pela IBM Portugal.
Publicidade
Mercedes-Benz: campanha mundial rodada em Portugal
Nazaré, Serra da Estrela e Sintra foram os cenários escolhidos para a nova campanha da marca. O filme publicitário conta ainda com personalidades de peso, Garret McNamara e Lewis Hamilton incluídos.
Marketing
História de "turista francesa" era um embuste
Natalie Amyot publicou um vídeo na Internet pedindo ajuda para encontrar australiano de quem engravidou. O vídeo tornou-se viral, mas não passava afinal de um golpe publicitário.
Marketing
As modelos da Zara já riem!
Passaram anos invadidos por um fenómeno qualquer que os impedia de sorrir. Mas este outono, os modelos da Zara já rasgam o rosto com felicidade. O que se passaria com eles?
Publicidade
BiC irrita mulheres com campanha polémica
"Comporte-se como uma mulher e pense como um homem". Esta foi a frase que valeu à marca de canetas BiC uma chuva de críticas na África do Sul.
Higiene
Higiene: porque temos de tomar banho?
Os brasileiros são os que mais adoram o banho. Os chineses fogem dele. Os hábitos de higiene são essenciais nos tempos de hoje, mas não foi sempre assim.
Publicidade
(Outra) publicidade da Yves Saint Laurent banida
Uma publicidade da Yves Saint Laurent foi banida por mostrar uma modelo demasiado magra. É a segunda vez este ano que a marca é obrigada a retirar um anúncio pelas entidades reguladoras.
Economia
Cliente insatisfeito? Telepizza responde: "Vai pela sombra"
Cliente queixou-se através do Twitter por a Telepizza ter trocado a Coca-Cola pela Pepsi. A resposta, que fonte oficial diz não ter passado de "uma brincadeira", não foi bem recebida na rede social.
Publicidade
Quem disse que não se podia brincar com a comida?
São anúncios de comida saudável da empresa Dupont onde a carne é uma casa de ideias tenras e os batidos são uma porta para introspeções refrescantes. Imaginação apetitosa?
PT
Trabalhar em contact centers com formação superior
Quase metade dos trabalhadores empregados por 'contact centers', analisados num estudo da KPMG sobre a atividade deste setor em Portugal, têm formação superior.
Marketing
14 anúncios banidos e controversos
São 14 anúncios de marcas diferentes, mas têm todos algo em comum: geraram controvérsia e foram banidos. Por terem conteúdo sexual explícito ou serem de simples mau gosto.
Marketing
O outdoor que oferece cerveja
A Carlsberg colocou em Londres um outdoor com uma máquina de cerveja à pressão incorporado. O criativo da marca assegura que não será a última iniciativa deste género.
Consumo
Atormentar clientes como método de marketing
Prefiro hoje as compras na net. Faço as escolhas sossegada, não aturo vendedores espevitados, comparo os vários sites, aproveito os momentos mortos do dia. Roupa, livros, sapatos, presentes, alimentos
Mundo
Modelos em topless voltaram à Página 3 do Sun
Os feministas festejaram, as modelos protestaram e os jornais escreveram muito sobre o fim da Página 3 com 44 anos. Agora, o Sun vem repôr a tradição - e pedir desculpa a quem escreveu o contrário.
Marketing
Uma canção, a memória, um presente. É Natal Apple
O novo anúncio da Apple chama-se “The Song” (A Canção) e é uma dedicatória que dispensa palavras.
Os Retratos da Laurinda
Bolsas de trabalho: acredito no poder do contágio
Hélio Soares, director de uma agência de Marketing criou uma Bolsa de Estudos Profissional para moçambicanos a quem oferece formação e trabalho nesta área. A aposta é criar esta cultura nas empresas.
Cristiano Ronaldo
Ronaldo vezes 60, num só tweet
Promovendo a sua marca de roupa interior, o futebolista português publicou um tweet que coleciona as 60 capas da Men's Health, todas com posições diferentes e o mesmo abdómen.
Internet
PornHub não se aguentou no topo... de Times Square
"All you need is hand", dizia o atrevido cartaz da empresa de pornografia na net. Foi posto em Times Square, Nova Iorque, mas desapareceu misteriosamente horas depois.
Tecnologia
Sapo 'dá o salto' com nova identidade e Lifestyle
São várias as novidades do novo portal Sapo: uma só homepage para computador, smartphone e tablet, nova Banca Sapo, nova plataforma de conteúdos Lifestyle e a Mitrologia, para entreter e fazer rir.
Marketing
Blogues, antes e depois da fama. O poder da marca
Famosos que lançam blogues virou moda, mas a moda dos blogues gera fama, dita tendências e influencia consumos. Já ouviu falar no Daily Cristina ou n' A Pipoca Mais Doce? Domingo foi Dia do Blogue.
Marketing
O cão ou o urso estão a olhar para o seu filho?
Os personagens das caixas de cereais norte-americanas estabelecem contacto visual com os potenciais consumidores, aumentando o interesse pela marca.
Mundial 2014
As marcas jogam no Twitter
A Adidas só vai decidir depois do Mundial se continua ou não a patrocinar Luis Suárez, que entretanto perdeu o apoio de uma marca de póquer. Mas terá sido a dentada do uruguaio má publicidade?
Turismo
Portugal online duplica número de visitantes
A estratégia de marketing digital implementada em 2013 trouxe 15 mil visitantes por dia ao Visit Portugal, mais 7 mil do que no ano anterior, revelou o Turismo de Portugal esta segunda-feira.
Economia
De que falam as mães quando estão online?
Na internet as mães portuguesas preocupam-se, sobretudo, com a maternidade, saúde e alimentação e preferem os blogues para procurar soluções e partilhar experiências, diz um estudo da UP Partner.
A página está a demorar muito tempo.