Petrolíferas

Trabalho

Angola. Multinacional cria 200 postos de trabalho

A Tidewater Marine vai avançar com uma parceria com a Sonangol e criar mais de 200 empregos em Angola, até 2019, num investimento superior a 1,3 milhões de dólares.
Mundo

Angola simplifica negócios com petrolíferas 

O Governo angolano vai agilizar a forma de fazer negócios entre operadoras petrolíferas e a Sonangol, reduzindo a burocracia e aumentando a autonomia das empresas investidoras no setor.
São Tomé e Príncipe

Governo e consócio acordam exploração de petróleo

O Governo de S. Tomé assinou um contrato com a BP e a Kosmos Energy para exploração petrolífera. O Estado são-tomense detém 15% de interesse participativo nos blocos que vão ser explorados.
Xanana Gusmão

Xanana Gusmão acusa Austrália e ONU de conluio

O ex-Presidente timorense acusou a Austrália e uma comissão de conciliação da ONU de "conluio" com petrolíferas para tentar que um gasoduto siga para Darwin.
Angola

Produção de petróleo deve cair 21,8% até 2023

A Agência Internacional de Energia prevê que a produção de petróleo em Angola caia 21,8% até 2023. O descarrilamento deve-se ao envelhecimento dos poços petrolíferos.
BP

BP multiplica por 20 lucro em 2017

A BP multiplicou por 20 o lucro em 2017, faturando mais 172 milhões de dólares do que no ano transato. A petrolífera confirmou que este foi "um dos melhores anos".
Sonangol

Sonangol só garantiu 85% das receitas pretendidas

A Sonangol só garantiu 85% das receitas que o Estado angolano tinha traçado para 2017. Angola exportou menos 70 milhões de barris de crude do que aquilo que o Orçamento Geral do Estado tinha previsto.
Venezuela

Venezuela quer ex-presidente de petrolífera preso

A Venezuela pediu à Interpol para prender o ex-presidente da petrolífera do Estado, a Petróleos da Venezuela SA. O Governo acredita que Rafael Ramírez é um "desfalcador".
Angola

Total reorganiza atividade em Angola

A petrolífera Total iniciou na segunda-feira um processo de reorganização interna em Angola, implicando a saída de 150 trabalhadores angolanos -- 8% do total da mão-de-obra da multinacional francesa.
São Tomé e Príncipe

São Tomé atribui blocos petrolíferos à BP/Kosmos

O Governo são-tomense anunciou que atribuiu a exploração dos blocos petrolíferos 10 e 13 da sua zona económica exclusiva ao consórcio BP/Kosmos. O concurso público foi lançado em outubro de 2017.
Angola

Nova administração da Sonangol confirma auditoria

A administração da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, liderada desde novembro por Carlos Saturnino, anunciou que iniciou uma auditoria para aferir a situação da petrolífera estatal.
Petrobras

Petrobras anuncia investimento entre 2018 e 2022

A petrolífera estatal brasileira informou que investirá 74,5 mil milhões de dólares (62,8 mil milhões de euros) entre os anos de 2018 e 2022.
Moçambique

Nyusi promete transparência com ganho de ENI/Exxon

O Presidente moçambicano disse na quarta-feira que o seu Governo vai utilizar com transparência os 352,7 milhões de dólares que o país recebeu no negócio entre a Eni e a Exxon Mobil.
Petrolíferas

ENI e Shell vão a tribunal por alegada corrupção

As companhias petrolíferas ENI e Shell vão responder num tribunal de Milão, a partir de 5 de março, por suspeitas de corrupção na atribuição de um contrato relativo a um bloco 'offshore' na Nigéria.
Petróleo

Total anuncia novos investimentos no Brasil

A petrolífera francesa Total anunciou que vai voltar a investir num campo de exploração de petróleo no Brasil. A nova fase de construção inclui uma plataforma flutuante para extração e armazenamento.
Moçambique

ExxonMobil quer valorizar recursos energéticos

A norte-americana ExxonMobil quer valorizar os recursos energéticos de Moçambique. Esta quarta-feira foi anunciada a entrada da empresa para a Área 4 de exploração de gás natural.
Angola

Sonangol e Total assinam acordos

Entre os acordos assinados pelas petrolíferas está uma 'joint-venture' para a importação e distribuição em Angola de produtos refinados do petróleo.
Moçambique

Governo moçambicano nega ter dado isenções fiscais

O ministro da Economia e Finanças de Moçambique negou que o Governo tenha oferecido isenções fiscais às multinacionais petrolíferas, afirmando que apenas concedeu incentivos sobre a taxa de produção.
OPEP

OPEP: mercado recuperou "otimismo"

Mohamed Barkindo, secretário-geral da OPEP, considera que o corte na produção petrolífera decidido em 2016 desenvolveu o "otimismo" e a "confiança" ao mercado. O barril vale agora 61 dólares.
Sonangol

Petrolífera italiana e Sonangol chegam a acordo

A petrolífera angolana ENI ficou com os direitos de exploração da Sonangol no enclave de Cabinda. O acordo foi assinado na presença de João Lourenço e do primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni.
Sonangol

Relatório aponta ineficiências e burocracia

Ausência de estratégia, burocracia e alegado mau relacionamento entre a Sonangol e as companhias petrolíferas, são conclusões do relatório sobre o petróleo angolano que Isabel dos Santos desmente.
Angola

Total paga 200 milhões para fechar problema fiscal

A multinacional francesa Total pagou ao Estado angolano 200 milhões para resolver um diferendo fiscal. A Total é a principal petrolífera a operar em Angola.
Angola

Angola a 70% da meta da receita fiscal petrolífera

Angola arrecadou até setembro 6.100 milhões de euros em receita fiscal petrolífera, o equivalente a cerca de 70 por cento da meta estipulada pelo Governo angolano para todo o ano de 2017.
Brasil

Brasil recorre de suspensão de leilão petrolífero

O Governo brasileiro recorreu esta sexta-feira de uma decisão judicial proferida na noite de quinta-feira que suspendeu o esperado leilão de oito áreas de exploração de petróleo no país.
Brasil

Exploração petrolífera começou após ação judicial

O leilão de oito áreas para exploração de petróleo no pré-sal brasileiro começou depois de o Governo brasileiro ter conseguido invalidar uma decisão judicial que suspendia a sua realização.
Brasil

Galp com participação de 20% em bloco petrolífero

Um consórcio formado pelas petrolíferas Statoil, ExxonMobil e a Petrogal Brasil, do grupo Galp, arrematou um dos oito blocos oferecidos num leilão de áreas de exploração de petróleo no Brasil.
Petrolíferas

Lucro da francesa Total subiu 35% até setembro

O lucro da Total atingiu os 7.610 milhões de dólares (6.544,4 milhões de euros) nos primeiros nove meses deste ano, mais 35% face a igual período do ano passado.
Petrolíferas

Petrolíferas vão cortar 67 mil milhões em Angola

Angola vai perder 67 mil milhões de dólares em investimentos entre 2015 e 2020 face às previsões de 2014. A confirmação vem da consultora Woodmackenzie que acompanha o petróleo naquele país.
Moçambique

Moçambique espera duplicação das reservas de gás

Moçambique espera que em 2030 tenha descoberto o dobro das reservas de gás natural que tem hoje. O país quer aumentar as oportunidades no Médio Oriente e no subcontinente indiano.
Petrobras

Produção da Petrobras no Brasil subiu 2,8%

A petrolífera estatal Petrobras anunciou que a sua produção de petróleo no Brasil subiu 2,8% em setembro relativamente a agosto. A empresa totalizou 2,17 milhões de barris por dia.
Guiné Equatorial

Guiné tenta relançar produção de petróleo

A Guiné anunciou a assinatura de três acordos com petrolíferas internacionais para tentar reanimar a produção, essencial para tirar o país da recessão que atravessa desde a descida dos preços.
Angola

Angola. Petrolíferas trabalham em melhorar setor

O Presidente angolano deu 30 dias para um grupo de trabalho, que integra a Sonangol, apresentar propostas para melhorar o desempenho da indústria nacional de petróleo e gás.
Petróleo

São Tomé. Concurso para dois blocos de petróleo

O governo de São Tomé lançou um concurso internacional para a exploração dos dois blocos petrolíferos. A BP, a Kosmos Energy e a Galp já apresentaram propostas.
Elétricos

Petrolíferas contrariam mito das emissões zero

944
Associação das petrolíferas avisa. Tese de que carros elétricos têm emissão zero é desinformação. É preciso contar o CO2 da produção de eletricidade. APETRO pede tratamento igual para tecnologias.
Angola

Declarações fiscais de petrolíferas examinadas

Angola vai gastar 38,8 milhões de dólares (33,5 milhões de euros) para auditar as declarações fiscais, entre 2014 e 2017, das petrolíferas que operam no país.
Clima

Marcha Pelo Clima contra exploração de petróleo

215
A Marcha Mundial pelo Clima decorre este sábado em Lisboa, Porto e Aljezur, no Algarve, com o objetivo de exigir novas medidas para mudar o atual paradigma de exploração de combustíveis fósseis.
Governo

Regras para aumentar concorrência petrolífera

O Governo definiu as regras de acesso às instalações petrolíferas declaradas de interesse público com vista a aumentar a concorrência no mercado de combustíveis.
Angola

Sonangol garante 65% das receitas do Estado 

A empresa estatal angolana Sonangol garantiu mais de 65% das receitas que o Estado angariou em junho, totalizando 84.659 milhões de kwanzas (465 milhões de euros), indica o Ministério das Finanças
Brexit

Operação da BP não será afetada em Portugal

A operação da BP não vai ser afetada pela saída do Reino Unido da União Europeia em Portugal ou em qualquer outro mercado onde opera "dentro ou fora da UE".
Ciência

Biomedicina: Portugueses obtêm novo catalisador

Investigadores da Faculdade de Ciências da UL obtiveram uma solução líquida de níquel e alumínio, com água, e assim um catalisador promissor para uso nas petrolíferas e farmacêuticas e em biomedicina
Crise do Petróleo

BP perde 517 milhões com queda do petróleo

A petrolífera BP informou hoje que registou perdas de 517 milhões de euros (583 milhões de dólares) no primeiro trimestre do ano devido à volatilidade do preço do crude.
BP

BP anuncia mais 3.000 despedimentos até 2017

A petrolífera britânica BP anunciou que vai suprimir mais 3.000 empregos em todo o mundo nos próximos dois anos para fazer frente à queda do preço do petróleo.
Economia

20 anos de grandes escândalos empresariais

157
A pressão para dar mais lucro e fazer subir as ações, a espiral de dívidas para comprar os rivais, os bónus milionários, a falsificação das contas para disfarçar prejuízos. E a história que se repete.
Energia

86% das vendas nas petrolíferas já são low cost

Dados da Entidade Nacional do Mercado de Combustíveis indicam uma forte adesão dos consumidores ao combustível simples, mais barato. Só 14% dos volumes vendidos são produtos com aditivos.
Economia

Ex-CEO cria empresa para concorrer com a Galp

124
A Petroatlântico quer entrar na produção de petróleo e de gás natural no eixo onde se centra a Galp. Para os quadros da nova empresa, o ex-CEO da Galp está a recrutar na petrolífera portuguesa.
Mundo

BP vai pagar 16,8 mil milhões de euros por derrame

A companhia petrolífera BP, responsável pelo derrame de petróleo no Golfo do México em 2010, vai ter de pagar cerca de 18,7 mil milhões de dólares (16,8 mil milhões de euros).
Energia

EUA produz mais petróleo que Arábia Saudita

Os EUA registaram o maior crescimento a nível mundial na produção de petróleo e ultrapassaram a Arábia Saudita na liderança do setor em 2014.
Petrolíferas

Mega-OPA: Shell compra BG e Galp dispara 10%

Royal Dutch Shell chegou a acordo para pagar o equivalente a quase 65 mil milhões de euros pela BG Group, parceira da Galp em algumas explorações petrolíferas no Brasil. Galp já esteve a subir 10%.
Petrolíferas

Angola cancela bloco de petróleo à Petrobras

O Governo angolano extinguiu a concessão de um bloco em fase de pesquisa de petróleo, operado pela brasileira Petrobras, que detinha 40% da sociedade responsável pelo contrato de partilha e produção.
Energia

OPEP mantém quota de produção e preços deslizam

8.156
Confirma-se: a OPEP não mexe nas quotas de produção, apesar da descida acentuada dos preços no mercado nos últimos meses. "Não há necessidade de entrar em pânico", diz o secretário-geral do cartel.
Economia

Combustíveis. Preço de referência será diario

A entidade pública ENMC vai fixar a partir de hoje um preço diário de referência para os combustíveis. Mas este será um preço grossista (entre operadores) que será inferior ao valor pago nas bombas
Energia

Combustíveis vão subir em 2015. De quem é a culpa?

Petróleo está a descer, mas anunciam-se aumentos dos combustíveis para 2015. De quem é a culpa? Guerra de palavras entre governo e indústria.
Energia

Derrame de petróleo pode tirar 14 mil milhões à BP

Saiu hoje a sentença que declarou a BP culpada pelo derrame de petróleo em 2010, no Golfo do México. Aguarda agora o valor da multa, que poderá chegar a 14 mil milhões de euros.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)