Porto Editora

Censura

"As obras devem ser conhecidas no seu todo"

175
A ministra da Cultura, Graça Fonseca, defendeu que as obras "as obras devem ser conhecidas no seu todo", quanto ao caso da omissão de partes de um poema de Álvaro Campos em manuais escolares.
Manuais Escolares

Porto Editora nega censura em manual escolar

116
A Porto Editora justifica a omissão de três versos do poema "Ode Triunfal", de Álvaro de Campos, defendendo que cabe aos professores decidir se estudam os referidos versos.
Porto Editora

Porto editora admite omissão, mas recusa "censura"

296
Porto Editora defende a sua opção de omitir três versos do poema "Ode Triunfal", de Álvaro de Campos, defendendo que cabe aos professores decidir se estudam ou não os referidos versos em aula.
Porto Editora

Porto Editora abre concurso para a palavra do ano

A iniciativa "A Palavra do Ano" contabilizou, até à atualidade, "mais de 140.000 votos validados", estando a liderar as preferências as palavras "professor", "enfermeiro" e "toupeira".
Livros

Diário de Saramago na 'rentrée' da Porto Editora

Um diário inédito de José Saramago, do ano em que ganhou o Prémio Nobel, um novo romance de Richard Zimler e o segundo volume das memórias de Cavaco Silva são algumas das novidades da Porto Editora.
Porto Editora

Destruição compromete arranque do ano escolar

Por esta altura o grupo já deveria estar a começar a preparar a operação para o próximo ano letivo. No pico da época escolar as encomendas podem chegar a 10 mil por dia.
Porto Editora

Unidade da Porto Editora reconstruída após colapso

A unidade gráfica que na passada semana foi parcialmente destruída por um "fenómeno climatérico extremo" será "totalmente reconstruída" até ao final do ano, anunciou a empresa.
Língua Portuguesa

Plataforma Português Mais Perto com 578 alunos

A plataforma digital Português Mais Perto conta com 578 alunos em 26 países de cinco continentes. A iniciativa é uma parceria do Instituto Camões e da Porto Editora e foi apresentada há um ano.
Literatura

Porto Editora anuncia novos escritores no catálogo

O grupo Porto Editora anunciou que os escritores Julieta Monginho, Inês Pedrosa e Jacinto Lucas Pires passam a fazer parte do seu catálogo.
Porto Editora

Meninas e meninos. Os argumentos da Porto Editora

816
Os livros foram feitos por mulheres, as atividades são semelhantes e, segundo a análise feita pela Porto Editora, há mais exercícios difíceis para as meninas. CIG "lamenta a decisão".
Manuais Escolares

Livros para rapazes e raparigas de novo à venda

657
Os livros de atividades para rapazes e raparigas que a Porto Editora suspendeu depois das fortes críticas de discriminação estão novamente à venda.
Igualdade de Género

Porto Editora vai "trabalhar em conjunto" com CIG

Houve uma reunião entre a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e a Porto Editora, da qual saiu um compromisso para que as duas entidades "trabalhem em conjunto" na criação de conteúdos.
Porto Editora

Revelado parecer que levou à retirada dos livros

1.286
A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género divulgou o parecer técnico que levou ao pedido de retirada dos livros da Porto Editora: "reforçam a segregação de género" e os estereótipos.
Porto Editora

Veja os seis exercícios no centro da polémica

3.678
A Porto Editora dá exemplos de exercícios com maior dificuldade para os rapazes enquanto a Comissão para a Igualdade destaca atividades que acentuam "estereótipos de género". Veja as imagens
Porto Editora

Editora retira livros por recomendação do Governo

4.871
A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, por recomendação do ministro Adjunto, recomendou a retirada dos livros de atividades da Porto Editora. E a editora anunciou que já suspendeu a venda.
Paulo de Morais

Paulo de Morais acusado por ofensa à Porto Editora

220
O Ministério Público deduziu acusação contra o ex-candidato à Presidência da República Paulo de Morais pelo crime de ofensa à Porto Editora.
Porto Editora

Paulo de Morais insiste contra "cartelização"

O ex-candidato presidencial Paulo de Morais voltou a classificar de "inadmissível" a "cartelização de venda de livros escolares". Apesar da queixa-crime da Porto Editora, garante não largar o tema.
Porto Editora

Porto Editora lança queixa contra Paulo de Morais

3.592
A queixa diz respeito às críticas que o ex-candidato presidencial teceu à editora, acusando-a de corrupção e monopolização do mercado de manuais escolares, durante a sua campanha.
Poesia

Herberto Helder. Novo livro sai em março

191
"Letra Aberta", o novo livro de inéditos de Herberto Helder, será publicado pela Porto Editora em março, altura em que se celebra o primeiro aniversário da morte do poeta.
História

Livro póstumo de Luís Miguel Rocha sai dia 18

681
A Porto Editora anunciou que o livro póstumo de Luís Miguel Rocha, "Curiosidades do Vaticano", é publicado no dia 18. O autor do "best-seller" "O último papa", morreu no ano passado com 39 anos.
Lançamentos

As novidades do Grupo Porto Editora para 2016

São muitos livros. Dos romances aos contos, da poesia à não-ficção. Veja tudo o que vai poder ler nos próximos meses da Porto Editora, da Assírio & Alvim, da Livros do Brasil e da Sextante Editora.
Porto Editora

Palavra do Ano: "refugiado" e "terrorismo" no top

Os vocábulos "refugiado", "terrorismo" e "acolhimento" lideram a votação para a Palavra do Ano 2015, que será conhecida no dia 4 de janeiro.
Língua

"Acolhimento" ou "terrorismo" palavras do ano?

"Acolhimento", "terrorismo" e "esquerda" estão entre as dez palavras que marcaram a atualidade de 2015, segundo fonte da Porto Editora, que organiza a iniciativa "palavra do ano".
Literatura

Porto Editora com Luis Sepúlveda e Isabel Allende

388
Entre os cerca de 70 títulos apresentados esta sexta-feira pela Porto Editora contam-se "O Impostor", do espanhol Javier Cercas, e novas obras de Joyce Carol Oates e Philip Kerr.
Escritores

No dia 25 de abril começa uma Viagem Literária

157
Todas as capitais de distrito, exceto Lisboa e Porto, e as capitais das Regiões Autónomas, vão acolher eventos literários gratuitos com escritores como José Eduardo Agualusa e Miguel Esteves Cardoso.
Literatura

De Capote a Hemingway. Livros do Brasil voltaram

285
É com um grafismo mais vivo e traduções revistas que os nove primeiros livros da histórica chancela chegam às livrarias. Em abril há mais novidades, entre as quais "O Velho e o Mar", de Hemingway.
Espanha

"Na origem da criatividade está o sofrimento"

A viver o seu melhor momento criativo, a escritora escreveu grande parte de "A ridícula ideia de não voltar a ver-te" em Cascais. Uma reflexão sobre a morte e a vida inspirada em Marie Curie.
Literatura

Porto Editora lança Modiano e inéditos de Pessoa

Entre as novidades prometidas pela Porto Editora destaca-se a publicação de 20 contos inéditos de Fernando Pessoa, os últimos livros do Nobel da Literatura e uma homenagem ao centenário da Orpheu.
País

A palavra eleita em 2014? Corrupção

Depois da "austeridade", ganhou a "corrupção". Os portugueses já escolheram a palavra do ano: 22 mil votaram e 25% elegeu a "corrupção".
Porto Editora

Já escolheu a palavra do ano? É hora de xurdir

209
Banco, basqueiro, cibervadiagem, corrupção, ébola, gamificação, jihadismo, legionela, selfie e xurdir. São estas as dez finalistas anunciadas esta segunda-feira pela Porto Editora.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)