Global Shapers

Global Shapers

Portugal FinLab: as fintechs ganham vantagem! /premium

130
Portugal tem o essencial: os empreendedores que vão impondo a sua tecnologia pelo mundo. Mas ainda faltam melhores condições para crescerem mais e melhor, apesar de todas as WebSummits.
Global Shapers

Natureza, tecnologia e liderança: que futuro?

122
Que visão de futuro queremos comunicar e que caminho queremos traçar? Um futuro cheio de verdades inconvenientes e inação ou um futuro integrado, holístico, colaborativo e sustentável?
Global Shapers

Medicina é gestão

146
Ter nos quadros médicos profissionais com competências em gestão impacta positivamente na performance económica dessas instituições, assim como na qualidade dos cuidados prestados aos utentes.
Global Shapers

Estás a viver para quem?

935
Escolhemos o nosso carro, profissão, e até as nossas relações, não com base no que nos deixaria ultimamente preenchidos, mas sim naquilo que nos dará maior aprovação. E vale a pena?
Global Shapers

Prisões de crianças

E se as escolas, com recursos tão limitados, pudessem potenciar o crescimento dos seus alunos enquanto eles contribuem para o funcionamento da escola?
Global Shapers

O privilégio de reconhecer a nossa ignorância /premium

361
Muito se debate como a educação está a manipular as massas, como limita a criatividade, como formata de forma igual as sociedades. Mas há benefícios que estão a ser ignorados.
Global Shapers

Feminista com f minúsculo

282
Aparentemente ser feminista implica uma perfeição constante na defesa incansável dos valores da igualdade. Mas há lutas e causas com as quais eu não me identifico.
Global Shapers

Responsabilidade (sem ninguém) ao volante /premium

146
Estimativas apontam para que em 2040 circulem nas estradas 33 milhões de veículos autónomos. Portugal está prestes a arrancar com testes, mas há questões jurídicas que é preciso esclarecer.
Global Shapers

Medo de Semáforos /premium

3.673
Já vi medo nos olhos de homens e mulheres que só querem ser vistos, amados e protegidos. Ainda há ódio. Ainda há violência. E cabe a todos, LGBTQI+ ou não, a defesa e celebração da máxima “Eu sou tu.”
Global Shapers

Descentralizar não é espalhar o Estado

303
O modelo de “crowdsourcing policy” tem uma virtude: permite que qualquer um de nós contribua de forma direta na melhoria da gestão dos recursos públicos.
Global Shapers

Internet: a mais poderosa ferramenta de censura

Não é o lado mais sombrio da indústria que quero trazer à baila. É sobre o poder que uma plataforma tem de decidir a ética e a moral dos seus utilizadores. É sobre os novos donos da palavra.
Global Shapers

Quando chegará o último Aquarius?

É preciso conciliar a liberdade de movimento enquanto direito humano fundamental e a gestão económica, cultural e social das migrações - e permitir que esta segunda vertente seja sobrevalorizada.
Global Shapers

Mãe, afinal não vou para a faculdade

3.009
E se eu quiser ser outra coisa? E se não me enquadro em nenhum dos cursos? E se não encontro na faculdade a ferramenta que preciso? Foi o meu caso, por isso deixei meia licenciatura por fazer
Global Shapers

O futuro será fermentado

165
O mercado da biotecnologia industrial gera atualmente mais de 30 mil milhões de euros para a economia europeia e espera-se que em 2030 valha já mais de 100 mil milhões de euros.
Global Shapers

Fintech em Moçambique: mais dinâmica?

Olhando para o panorama europeu e a reduzida dimensão do mercado nacional, sem uma postura aberta de cooperação com fintechs, não me admirava se no médio prazo não existissem bancos portugueses.
Global Shapers

Recrutam-se pessoas

313
Expressões vagas como "aprendo rápido" e "trabalho bem em equipa" ou “sou criativo” são termos comuns que pouco dizem sobre a pessoa. Esta dimensão pode ser mais relevante se ilustrada com exemplos.
Global Shapers

Carta aos pais de filhos na alta competição

6.243
Não saber perder significa não aceitar a derrota com humildade. Existe algo na vitória que jamais se poderá perceber na derrota. Perder e aceitar isso, permite uma aprendizagem oculta nas vitórias.
Global Shapers

Que será de ti, Portugal?

116
Ainda há muitos estereótipos a combater sobre igualdade do género na organização familiar. E será que estamos mesmo comprometidos em ter filhos ou ainda damos maior valor ao trabalho?
Global Shapers

Um brinde a uma vida magnífica


598
O sistema de ensino está criado para desenvolver human commodities, que nada sabem sobre si próprios ou sobre a vida. Ensinam-nos pouco mais do que precisamos saber para entrar no primeiro emprego.
Global Shapers

Oceanos de oportunidade

154
Ironicamente, a indústria das ondas está a navegar para longe de Portugal e a ir para outros locais, sendo apenas uma das indústrias de uma armada cada vez maior que compõe a economia azul emergente.
Global Shapers

Porque as mulheres (quase) nunca chegam ao topo

521
Medidas legislativas que forcem uma percentagem de mulheres nas direções das grandes empresas ajuda a atingir esse fim. Mas, até lá, cabe a todos ter um papel ativo nesse sentido.
Global Shapers

A (nova) economia do impacto

191
Cada vez mais os consumidores valorizam produtos que geram impacto positivo. E os melhores talentos, principalmente os ditos millennials, acreditam que as empresas podem e devem ter esse impacto.
Global Shapers

Um Serviço Nacional de Saúde universal até quando?

397
Todas as soluções para salvar SNS como o português identificam a urgência de mudança do foco. De uma vez por todas, o SNS tem de assumir-se enquanto serviço nacional da Saúde e não da Doença.
Global Shapers

A força da nova educação

438
O sistema de educação tem de mudar, uma vez que não podemos continuar a ensinar o mesmo às nossas crianças porque é impossível competir com máquinas. É preciso ensiná-las algo único.
Global Shapers

A nova economia dos dados

132
Porque é que os dados são tão importantes? Porquê as discussões sobre os dados serem o novo petróleo? Porque são o que permite às empresas eliminar restrições que limitam os negócios hoje e no futuro.
Global Shapers

Será que estamos no caminho certo?

228
As 'human commodities', sem grande diferenciação, acabam por competir nos salários e horas de trabalho, forçando a trabalhar mais por menos dinheiro para superar os seus pares. E este não é o caminho.
Global Shapers

Mulheres: conheçam-se

Ter um momento de "reality check" com uma pessoa em quem confio e admiro foi essencial para ultrapassar a dúvida. Hoje não só me rodeio de mentores e mentoras, como me voluntario como mentora.
Global Shapers

Sobre bitcoin, criptomoedas e Blockchain

Esta nova era do blockchain é provavelmente a grande mudança de paradigma digital desde a criação da Internet. Devemos todos considerarmo-nos uns sortudos por poder acompanhá-la.
Global Shapers

Empreendedor para desenvolver

405
Além de possibilitar o auto-emprego e criação de novos postos de trabalho, o empreendedorismo tem potencial para resolver problemas onde essas inovações emergem e de as escalar para outras geografias.
Professores

Professores inspiradores: de Portugal para o mundo

Com um nível de conclusão do ensino secundário na população adulta baixo, a escola e os professores têm um papel fundamental no desempenho escolar dos alunos e com ele a mobilidade social.
Global Shapers

A forma como resolvemos problemas está a mudar

Enquanto sociedade, o nosso desenvolvimento será medido, não pelos serviços de apoio que prestamos, mas pelos resultados que esses serviços alcançam.
Global Shapers

A liberdade da expressão que ofende

480
As redes sociais, este paraíso de comunicação livre, tem vindo a tornar-se num espaço de expressão governado por uma ditadura da maioria – aquilo a que se usa chamar o politicamente correto.
Global Shapers

Investir em startups não é um hobby!

232
Só uma indústria de venture capital de base portuguesa, trabalhando em conjunto com business angels de áreas onde têm uma grande experiência, pode garantir a existência de startups promissoras.
Global Shapers

Democracia, redes sociais e filtros-bolha

Este fenómeno de “democracia digital” ou “e-política” não substituiria a democracia representativa, seria antes um seu complemento. Mas também aqui as ameaças aos direitos são inúmeras.
Global Shapers

Youtuboprah

728
Com as visualizações chegam marcas. Marcas que estão interessadas em chegar a quem? Adivinhou. A si. Mesmo que, demasiadas vezes, o conteúdo degenere numa total inconsequência.
Global Shapers

A ciência da nova gestão

307
A gestão até aos dias de hoje estava preocupada em como construir um produto. Agora precisa de ferramentas para saber que produto produzir.
Global Shapers

Pelas emoções é que vamos

296
Não dedicamos nenhum tempo a discutir como podemos fazer para cuidar da única coisa que no futuro nos vai distinguir dos tão falados robots: as nossas emoções.
Global Shapers

O desaparecimento gradual do médico

843
Com o avanço da tecnologia, será que vamos cada vez mais alargar o leque de perfis dedicados à saúde, para matemáticos, programadores e outras profissões?
Global Shapers

Ética artificial

Discutir conceitos de ética para máquinas é mais fácil que aplicá-los. Não tenhamos dúvidas: um carro autónomo terá ética - resta saber de quem.
Global Shapers

A nova realidade das alterações climáticas

136
A interceção com sectores tradicionalmente fortes da economia como os da fileira florestal, pasta e papel, alimentar e mar, é uma oportunidade para liderarmos o desenvolvimento de novas tecnologias.
Global Shapers

Vencer ou ter sucesso? Precisamos de mais Mallorys

623
Em 20 anos ligado ao desporto, aprendi que o verdadeiro crescimento vem da adversidade e do desafio, de nos afastarmos do que é confortável e familiar e sair em busca do desconhecido.
Global Shapers

Hoje cozinhei para a família do lado

267
O 'Família do Lado' é um exemplo de solução louvável. É um dia no ano, mas que mostra de forma clara o potencial de projetos que ligam pessoas locais, migrantes e refugiados a viver na mesma cidade
Global Shapers

Ou os partidos se abrem ou ficam a falar sozinhos

501
A introdução de eleições primárias para candidatos a primeiro-ministro é um modelo com virtudes: os candidatos passam a falar para fora, em vez de se focarem apenas em questões internas.
Global Shapers

Talvez o voluntariado seja um monte de tretas

3.534
Apenas um em cada dez portugueses faz voluntariado. Assim, é urgente questionarmo-nos: será que o voluntariado realmente importa? Sete lições aprendidas em dez anos ajudam a responder.
Global Shapers

Web Summit: mais explosiva do que a Bitcoin?

403
Em 2011, no início da última crise, 42% da indústria nacional competia com a China, sem valor acrescentado ou potencial de qualidade. O empreendedorismo tecnológico representa exatamente o contrário.
Global Shapers

Uma escola diferente

598
Uma escola na zona mais pobre e isolada da Madeira, onde metade das famílias não tem internet e 92% dos alunos beneficiam de Ação Social Escolar, tem tido notas superiores à média. Como? E porquê?
Global Shapers

O​ ​superpoder​ ​dos​ ​inovadores

165
A regra dos 40% é simples: quando a nossa cabeça diz que não conseguimos, que estamos exaustos e não podemos ir mais longe e vamos fracassar, ainda só fizemos apenas 40% do que precisamos fazer.
Global Shapers

Já ouviram falar do Dia Global da Dignidade?

191
Se tivessem de escrever num papel que atitude mudariam para garantir que os princípios da dignidade são cumpridos e ajudar a garantir a dignidade dos outros à vossa volta, qual seria a vossa promessa?
Global Shapers

A ciência do lucro e a responsabilidade social

651
Portugal é um caso de sucesso a nível mundial na área da inovação social, sendo um dos sete países no mundo que conseguiu nota máxima na política nacional neste campo. Como fazer ainda melhor?
Global Shapers

Pela liberdade de uma alimentação mais saudável

684
Para quando um sistema único, obrigatório, como o semáforo nutricional de que todos já ouvimos falar, definido pela Direcção-Geral da Saúde, para todos os alimentos disponíveis no país?
Global Shapers

O futuro do trabalho

498
Já há bots a resolver multas de trânsito, algoritmos a escolher tratamentos para cancro ou a selecionar profissionais. Próximas décadas serão desafiantes, mas há dois vetores a precisar de trabalho.
Global Shapers

Agora é o momento

191
A verdadeira questão é como preparar os futuros líderes. Cerca de 50% da população mundial tem menos de 30 anos e esta é a geração que tem de ser mais envolvida como parte da solução para os problemas
Global Shapers

Colonizadores de talento

432
Somos desenrascados e criativos de tal forma que criamos unicórnios que apenas o são no papel (refiro-me, naturalmente, à história da Yupido). Para criar uma empresa de sucesso não basta ter a visão
Global Shapers

Devemos ser todos feministas. Mas mesmo?

774
Há tantas ou mais diferenças dentro de um género do que entre géneros. Acredito que não somos nem devemos ser todos iguais, mas que todos devemos ter as mesmas oportunidades.
Global Shapers

Portugueses precisam de ser “piratas de ideias"

148
Vejo em Portugal uma necessidade clara de que a liderança aborde problemas de uma maneira diferente, focando e encorajando a discussão rápida de ideias focadas em ação – requer ação e não retórica.
Global Shapers

ForM@r para o crescimento azul

Várias entidades têm visto no sucesso do empreendedorismo nacional, aliado à necessidade de inovação e modernização da Economia do Mar, o mote para diversas iniciativas para cativar interesse
Global Shapers

Humanidade Aumentada - H.Á. esperança no futuro

A quarta revolução industrial será marcada não só pela velocidade, como também pela sua escala e profundidade (mudanças radicais e globais), resultando na total transformação dos sistemas.
Global Shapers

Hack for Good: programar para ajudar

102
Durante o último ano, membros da comunidade empreendedora e tecnológica juntaram-se a empresas, instituições e cidadãos num conjunto de meetups. Foi o ponto de partida para a maratona Hack for Good.
Global Shapers

Portugal: a nação reinventada

167
Que Portugal queremos comunicar no contexto internacional? O Portugal de Fátima? O Portugal de Cristiano Ronaldo? O Portugal de Salvador Sobral? Ou o Portugal da Web Summit?
Global Shapers

E vivemos desempregados para sempre

750
Com mais tempo livre, a forma como o ocupamos será uma das nossas maiores preocupações e uma que poderíamos ter já. Estamos entre os maiores workaholics da Europa e tiramos disso poucos benefícios.
Global Shapers

Educação financeira: prioridade nacional

183
Cidadãos com melhor literacia financeira teriam não só práticas mais responsáveis, como também escrutinariam muito mais assertivamente os responsáveis políticos e económicos.
Global Shapers

A relação professor-aluno é uma escola para a vida

406
Os professores são a esperança num mundo livre de ignorância e cheio de valores. Esta questão é tão mais relevante quanto mais tempo passamos em ambientes sem moderação, como a internet.
Global Shapers

Inovação social: uma oportunidade para Portugal

277
Quando investidores privados incluírem a variável 'impacto' nas suas decisões de investimento, a par de risco e retorno, mais investimento será mobilizado para modelos de negócio que geram lucro

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)