213kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

O MEO ajuda-o a poupar, simule aqui.

CGD apoia o talento

Observador Lab

A neurociência ao serviço do consumidor

“Enquanto criativo não posso criar coisas para as pessoas sem saber como funcionam”, foi com esta premissa que o Francisco voltou a estudar, desta vez uma pós graduação em Neurociência.
Observador Lab

"Viajar permitiu conhecer-me"

Hoje é sócio da DCK, mas o percurso do Fernando começou antes. Ao terminar o secundário foi para os Estados Unidos, num intercâmbio. Voltou, estudou Turismo e estagiou no Turismo de Portugal.
Observador Lab

Este vinho é feito com muita dança

O Tomás dedica-se à quinta da família e reinventou a arte de fazer vinho. Tornou o simples pisar de uva em dança. Além do trabalho é DJ. Ele e um amigo formaram a dupla Fat & Slim.
Observador Lab

Pedala desde os 2 anos e aos 15 já chegou ao pódio

582
O Gonçalo começou a andar de bicicleta aos 2 anos e aos 4 participou em provas de Downhill. Já foi campeão nacional e hoje, com 15 anos, é atleta federado e participa em provas internacionais.
Observador Lab

Apaixonou-se pela profissão e partilha com todos

Bárbara é nutricionista e, com apenas 23 anos, já se aventurou num estágio na ONU, em voluntariados na Filipinas e Moçambique, sempre ligados a boas práticas da alimentação.
Observador Lab

A mota não o larga desde os 8 anos

571
O Diogo recebeu a primeira mota ainda criança e aos 10 anos participou na sua primeira prova. Hoje é piloto de enduro e já foi campeão nacional da modalidade, em 2017.
Observador Lab

Este pode ser o melhor café que vai tomar hoje

Stanislav Benderschi, tem 29 anos e é de Oeiras. Começou por estudar Economia, em Barcelona, mas foi na Alemanha que descobriu o gosto pelo café. Voltou para Portugal e criou a sua fábrica de café.
Observador Lab

Em todos os projectos mede o progresso

Quando pediram para escolher o futuro, não foi fácil. Começou em Sociologia e surgiu o convite para promover a instituição onde estudava. Assim descobre a vocação. Hoje é formador e Social Media.
Observador Lab

O design de interiores para todos

Maria Pereira tem 25 anos e é designer de interiores. Estudou em Milão onde teve o primeiro contacto com clientes. Mais tarde, volta para Lisboa, e cria o seu site onde promove o design para todos.
Observador Lab

Não muda lâmpadas, mas a iluminação é a sua vida

673
A Joana, depois da arquitectura e do Erasmus em Roma, foi para Londres e apostou no curso de iluminação. Hoje, com32 anos, tem um projecto em nome prórpio, a Joana Forjaz Lighting Design.
Observador Lab

Foi das mãos do João que nasceu o fogos.pt

357
Começou dois cursos, mas desistiu de ambos e apostou em meter mãos à obra, Hoje é diretor de tecnologia de uma startup e foi o criador do Fogos.pt.
Observador Lab

A música e a fotografia vivem nele

Tem apenas 24 anos, mas já desde os 14 que a música o arrebatou, mas não só. Estudou estudos artísticos, cinema, literatura e fotografia, a outra paixão e profissão de João Tamura.
Observador Lab

Quem sabe se aqui não está a guitarra do futuro

O Mickael já estuda música desde os 9 anos. Hoje dedica-se a 100% aos seus projectos. No mais recente trabalho juntou literatura, arquitectura, pintura, e dança que terminou numa longa metragem.
Observador Lab

O maquilhador que podia ser dentista

Começou por maquilhar as amigas e percebeu que esse era o seu futuro. Não acreditava que sobreviveria nessa profissão e apostou na medicina dentária, mas desistiu. Hoje é maquilhador de sucesso.
Observador Lab

Sempre quis fazer mais. Hoje tem uma marca

A Raquel rumou a Lisboa aos 18 anos. Estudou marketing e comunicação, mas a vontade de ter algo em nome próprio falou mais alto. Voltou para Torres Vedras e apostou na serigrafia e nos bordados.
Observador Lab

Será que ainda somos o que comemos?

Começou por estudar Engenharia Alimentar, depois desenvolveu um suplemento proteico inovador na Faculdade de Farmácia. Hoje, André Borralho, é empresário, modelo e tem muitos sonhos por realizar.
Observador Lab

É criativo e é a pessoa mais feliz do mundo

1563
Francisco passou de desempregado a pessoa mais feliz do mundo. Abandonou a arquitectura e dedicou-se à publicidade. Hoje tem uma agência de "1ª divisão", mas quer conquistar o mundo com a Funny How.
Observador Lab

O stress não tem de ser nosso inimigo

A relação com os eventos começou há 14 anos. Hoje, Xavier Vasconcelos, tem uma empresa de produção de vídeo onde aposta em formas inovadoras e nunca antes realizadas.
Observador Lab

Quis ser Presidente da República. Hoje  advogado

117
Em criança era muito comunicativo e com vontade de agarrar o mundo, por isso achava que se fosse Presidente da República podia fazer tudo. Hoje, Pedro é advogado e fundador da projecto Nuvem Vitória.
Observador Lab

O melhor pão do mundo pode estar a chegar

500
Da Suiça para Lisboa, do estudo em artes culinárias para a busca incansável pelo melhor pão do mundo. Estagiou num dos melhores restaurantes, mas é nas aldeias de Portugal que procura este segredo.
Observador Lab

Pelo mundo com uma máquina fotográfica na mão

124
Hoje é fotojornalista em Lisboa, mas já viajou pelo mundo com a máquina fotográfica atrás. A China foi a primeira grande viagem sozinha. Depois dessa seguiram-se outras tantas na vida de Ana.
Observador Lab

Estar no sítio certo à hora certa faz o sucesso

Começou a trabalhar em bares aos 16 anos, mas foi na América que descobriu a sua vocação: ser bartender. Hoje, Rodolfo Cardoso tem uma empresa de coaching empresarial.
Observador Lab

Surma, de Leiria para os palcos do mundo

O gosto pela música começou aos 5 anos. Teve aulas de vários instrumentos, fundou o projeto Surma e tem passado por várias salas de concerto pelo mundo fora.
Observador Lab

Quando a prancha fica em casa

Um dia quis surfar, mas esqueceu-se da prancha. Foi então que descobriu o bodysurf. Aos 31 anos, António Stott, quer ser campeão nacional e participar na prova internacional mais importante, no Hawai.
Observador Lab

A encenadora que não gostava de teatro

Estava longe de pensar que algum dia estaria ligada ao teatro. Até que assistiu a uma peça no Teatro da Trindade, em Lisboa. Apaixonou-se pela arte de representar e hoje é encenadora.
Observador Lab

Queria um cão, mas deram-lhe um piano

1587
Aos 8 anos pediu um cão à mãe, mas acabou por receber um piano. Hoje, com 25 anos e já duas licenciaturas, Martim Sousa Tavares é maestro e continua a estudar. Agora em Chicago.
Observador Lab

Ator, realizador, performer e não fica por aqui

364
Começou no teatro com 11 anos. Hoje é ator, performer, modelo e realizador. Welket Bungué trabalha em Portugal e no Brasil. Tem 11 curtas-metragens com a sua assinatura.
Observador Lab

Felicidade é ser modelo e treinador de ténis

378
Aos 5 anos começou a jogar futebol e aos 13 mudou para o ténis. A moda cruzou-se na vida de Carlos Ferra e deu-lhe oportunidade de viajar pelo mundo.
Observador Lab

Sozinho pelo mundo e de mochila às costas

213
Licenciou-se em economia, estagiou em Silicon Valley com os melhores, mas o que Ruben Honrado gosta mesmo é de andar solto pelos cinco cantos do mundo. Ele, a mochila e mais ninguém.
Observador Lab

Quando a paixão sobrevive ao dever

Licenciou-se em Economia na Universidade Nova de Lisboa porque precisava de um plano B. O plano A é o stand up comedy, e é este o caminho que ele vai agora seguir em Londres.
Observador Lab

O que acontece quando eles dançam no jardim

447
David é doutorado em engenharia biomédica, Cátia estudou biologia molecular e genética. Mas é nos passos do Lindy Hop, a dança que nasceu em Harlem, que se perdem e voltam a encontrar.
Observador Lab

O surf agarrou-o aos 8 anos e a música aos 11

Estuda Ciência Política e Relações Internacionais, também gosta de fotografar e de contar histórias. João Kopke não para quieto, mas é no surf que encontra uma felicidade difícil de explicar.
Observador Lab

Ele respira cante ao almoço, ao jantar e ao lanche

1574
Quando se junta o pão, o vinho e o cante, ouve-se tradição no Alentejo. E é esta herança que corre nas veias de António Caixeiro, 25 anos, cantador alentejano de Cuba.
Observador Lab

Não é preciso ser génio para estudar Física. Não?

Estudou no Técnico, segue agora para o Canadá. Leonel Quinta-Queimada, 22 anos, tem uma paixão – a Física Teórica. E uma enorme curiosidade para continuar a fazer perguntas e a procurar respostas
Observador Lab

Há um vocabulário ilustrado que encanta crianças

120
Autora de livros para crianças, Catarina Sobral faz “álbuns ilustrados” como prefere chamar-lhes. Esta ilustradora desenha histórias, que agora vão sair do papel para ganhar vidas mais animadas
Observador Lab

Porque não havemos de ser felizes no trabalho?

325
Sempre quis ser cientista, inscreveu-se em gestão, pelo meio descobriu a publicidade. Frederico Canto e Castro fundou a Sonder para descobrir "pessoas verdadeiras". O que quer isso dizer? Ele explica.
Observador Lab

Esta invenção vai chegar em breve ao seu chuveiro

423
Doutorou-se na República Checa, mas Rui Teixeira regressou a Aveiro para continuar a investigar. Foi aqui que deu vida ao seu primeiro produto: uma bateria térmica que aquece a água do duche.
Observador Lab

Quando a arte que corre nas veias é o Douro

399
Cresceu entre as vinhas, depois foi ver o mundo. Estudou História e jornalismo, mas o Douro foi mais forte. Esta é a arte que move Francisca Van Zeller, produtora de vinhos.
Observador Lab

Esta cientista usa carvão para tratar a água

291
Deslumbrou-se com as Ciências na adolescência e com as causas do ambiente depois da licenciatura. Vânia Calisto lançou um projeto para tratar águas contaminadas a partir de resíduos industriais
Observador Lab

Talentos. O que faz voar um campeão sobre rodas

944
Toca clarinete, estuda engenharia química, mas do que Pedro Walgode gosta mesmo é patinar. Segundo episódio da série “Cartografia do Talento”, uma parceria do Observador com a Caixa Geral de Depósitos
Observador Lab

A arquiteta que faz desenhos do outro mundo

3196
Conheça os mundos fantásticos de Ana Aragão no primeiro episódio da série semanal “Cartografia do Talento", uma parceria do Observador com a Caixa Geral de Depósitos. Sempre à terça-feira.
A página está a demorar muito tempo.