Estados Unidos da América
Presidente Trump

Cartéis mexicanos já não serão "terroristas"

Os EUA tinham ameaçado passar a classificar os cartéis mexicanos como "organizações terroristas". Trump diz que desistiu "temporariamente" dessa ideia a pedido do presidente mexicano.
Presidente Trump

Impeachment. Casa Branca recusa audições

Na carta datada de 6 de dezembro e com apenas dois parágrafos, o advogado da Casa Branca defende que o impeachment é "completamente infundado" e considera-o um "abuso de poder imprudente".
Estados Unidos da América

Ericsson paga 904 milhões por corrupção nos EUA

A empresa de materiais de comunicações Ericsson aceitou pagar 904 milhões de euros num acordo amigável com o Departamento da Justiça americano depois de acusado de conduta corrupta.
Pequim

Pequim retira taxas sobre produtos dos EUA

Pequim vai desagravar parte das taxas alfandegárias a dois produtos alimentares — carne de porco e soja — importados dos EUA. China tinha imposto, em julho de 2018, taxas de 25% a estes dois produtos.
Estados Unidos da América

Polícia abate um atirador na Florida

Polícia abate um atirador em base naval na Florida. Há pelo menos três mortos e vários feridos. As autoridades estão a investigar ligações terroristas. É o segundo incidente em dois dias.
NATO

A NATO do nosso descontentamento /premium

Os parceiros europeus ainda estão a aprender a viver com um novo dilema de segurança: a mudança estratégica dos Estados Unidos face ao mundo. Mas apenas a Alemanha parece ter percebido isso.
Acidentes de Aviação

Black Hawck da Guarda Nacional despenhou-se

Um helicóptero Black Hawck da Guarda Civil norte-americana despenhou-se esta tarde no estado do Minnesota com três tripulantes a bordo. Ainda não é conhecido o estado dos tripulantes.
Los Angeles

Polícia de Los Angeles usa gadget "à Batman"

BolaWrap dispara umas cordas a 516 metros por segundo para prender suspeitos em fuga. É um "gadget ao estilo do Batman" para usar menos violência, mas os ativistas dos direitos civis protestam.
Acordo Nuclear

Putin quer prolongar pacto nuclear com EUA

O presidente Vladimir Putin diz que já se mostrou disponível para prolongar o tratado START, que limita o número de ogivas nucleares entre os dois países, mas que ainda não obteve resposta.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Já aconteceu no tempo da ditadura"

Enquanto Netanyahu e Pompeo se reúnem em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa recorda que esta não é a primeira vez que dois estados escolhem Portugal para discutir assuntos alheios ao país.
Pequim

Pequim: unilaterismo dos EUA ameaça países da NATO

O governo de Pequim afirmou que unilateralismo norte-americano ameaça os países da NATO, garantindo que "o crescimento da potência chinesa é o crescimento de uma potência pacífica".
Presidente Trump

Pelosi dá luz verde para votação de impeachment

A presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, acionou a votação para a destituição de Trump, que acusa de "ter abusado do seu poder para extrair benefícios políticos".
Estados Unidos da América

Pompeo em Portugal. China ofuscada por Israel

Investimento chinês, base das Lajes, NATO. Secretário de Estado dos EUA reuniu-se com Santos Silva depois de estrear em solo nacional com Netanyahu. Mas não quis falar sobre Israel com Portugal.
Huawei

Huawei recorre de decisão norte-americana

A Huawei foi excluída de um programa federal de subsídios, alegando que a empresa representa uma ameaça à segurança nacional dos EUA. Empresa chinesa recorreu da decisão.
Educação

Califórnia. Ensino de português comprometido

A escassez de professores e os constrangimentos do departamento de educação estão a afetar a expansão do ensino de português na Califórnia, o estado norte-americano com maior diáspora portuguesa.
António Costa

Costa reúne-se com Pompeo e Netanyahu, em separado

António Costa recebe esta quinta-feira Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelita, e Mike Pompeo, secretário de Estado norte-americano. Pompeo e Netanyahu chegaram esta quarta-feira a Lisboa.
Estados Unidos da América

Pearl Harbor. Soldado mata duas pessoas 

Um soldado norte-americano disparou no estaleiro da base naval de Pearl Harbor e matou dois trabalhadores e feriu um outro. Depois suicidou-se.
Estados Unidos da América

Netanyahu quer novas pressões sobre o Irão

O primeiro-ministro israelita reuniu-se esta quarta-feira com o secretário de estado norte-americano. Para Netanyahu o importante é contrariar a agressividade crescente no Irão.
Estados Unidos da América

Influência do Irão na reunião Pompeo-Netanyahu

O secretário de estado norte-americano disse aos jornalistas que esta foi uma reunião produtiva sobre a influência destabilizadora do Irão e a segurança em Israel, onde já morreram 200 pessoas.
Estados Unidos da América

5 coisas que aprendemos com "Free, Melania"

Mantém uma relação "cordial", mas nem por isso "próxima" com Ivanka Trump. Dorme num quarto e num andar longe do marido. "Free, Melania" chegou às livrarias com mais detalhes sobre a primeira-dama.
Diplomacia

Netanyahu em Lisboa põe Costa em segundo plano

173
Em clima de pré-campanha, o primeiro-ministro de Israel reúne-se com Pompeo em Lisboa esta 4ª-feira. Netanyahu diz que "principal objetivo" é reunir com Pompeo e atira Costa para segundo plano.
NATO

Boris, Macron e Trudeau apanhados a rir de Trump

327
Os líderes britânico, francês e canadiano foram apanhados por uma câmara, a fazer comentários sobre o Presidente dos EUA. Trump já reagiu: criticou Trudeau e cancelou conferência de imprensa.
Abusos na Igreja

EUA. Bispo renuncia depois de escândalo de abusos

Abusos aconteceram antes de Malone ser bispo de Buffalo, mas as críticas sobre como lidou com o caso podem ter ditado a decisão. Renúncia foi pedida após conclusão de relatório sobre abusos.
Irão

Irão não fecha portas a negociação com os EUA

O Presidente iraniano disse que "assim que os Estados Unidos suspendam as sanções injustas, os chefes das nações 5+1 podem encontrar-se imediatamente", não havendo "barreiras do lado iraniano".
Estados Unidos da América

EUA. Aprovado visto para negócios portugueses

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou a "AMIGOS Act", legislação que facilitará a entrada de portugueses em território norte-americano para efeitos comerciais
Donald Trump

Relatório com "provas esmagadoras" contra Trump

Trump tentou interferência da Ucrânia a favor da sua reeleição nas presidenciais do próximo ano. Presidente terá tentado também impedir a divulgação de documentos oficiais durante a investigação.
Estados Unidos da América

EUA: Kamala Harris fora da corrida à presidência

Depois de um início de campanha promissor, Kamala Harris não terá conseguido o financiamento necessário para assegurar a continuidade da campanha e vai desistir da corrida.
Apps

FBI confirma: FaceApp "é uma potencial ameaça"

317
O FBI diz que "qualquer app ou produto desenvolvido na Rússia, como a FaceApp [que se tornou viral por envelhecer rostos], é uma potencial ameaça de contrainteligência". O Kremlin já reagiu.
Benjamin Netanyahu

Netanyahu e Pompeo encontram-se esta 4.ª em Lisboa

O primeiro-ministro de Israel encontra-se esta quarta-feira com o secretário de Estado dos EUA em Lisboa. “Será uma visita não oficial”, revelou fonte da embaixada de Israel em Portugal.
Estados Unidos da América

Fotos polémicas. Melania suspeitará de Roger Stone

Uma nova biografia alega que a primeira-dama desconfia que o ex-conselheiro de Trump, Roger Stone, foi responsável pela divulgação, em 2016, de fotografias de Melania nua. Casa Branca nega alegação.
NATO

Trump critica posição de Macron sobre NATO

“Creio que é um insulto e fiquei surpreendido” pela frase de Emmanuel Macron, afirmou Trump em relação à posição do presidente francês relativamente à NATO.
Hong Kong

Hong Kong: resolução dos EUA terá impacto negativo

A líder de Hong Kong afirmou esta terça-feira que a resolução de apoio aos direitos humanos e à democracia "prejudicará a confiança e criará um ambiente instável" para empresas norte-americanas.
Estados Unidos da América

Ex-presidente Jimmy Carter hospitalizado novamente

A notícia surgiu no twitter da fundação "The Carter Center" e aparece poucos dias depois de o antigo governante ter recebido alta hospitalar depois de ter sido internado por causa de uma queda
País

PCP condena investimento em defesa

344
O PCP manifestou a sua "clara oposição" à cedência perante a imposição dos Estados Unidos de investir 2% do PIB em defesa. O partido comunista invocou o artigo 7º da constituição para se justificar.
Comércio Externo

Trump anuncia taxas. Brasil e Argentina na mira

360
Presidente norte-americano afirmou, através do Twitter, que "com efeitos imediatos" vão ser aplicadas taxas alfandegárias a produtos importados do Brasil e da Argentina.
China

Hong Kong. China impõe sanções aos EUA

O governo chinês diz que vai impor sanções a várias organizações não-governamentais norte-americanas e impedir a Marinha dos EUA de visitar Hong Kong. Decisão foi anunciada esta segunda-feira.
Acidentes e Desastres

EUA. 9 mortos em queda de avião

Nove pessoas (duas das quais crianças) morreram este fim de semana na sequência da queda do avião em que voavam, um Pilatus PC-12. Eram todas da mesma família. As vítimas tinham entre 7 e 81 anos.
Estados Unidos da América

Tiroteio em Nova Orleães, nos EUA, faz 11 feridos

Um tiroteio no quarteirão francês, na cidade de Nova Orleães, nos Estados Unidos, fez 11 feridos, dois em estado grave. Foi detido um suspeito, mas a sua ligação ao caso ainda está a ser investigada.
Palestina

Trump age como "dono do mundo", critica embaixador

130
O Presidente norte-americano atua como "dono do mundo" e tomou "todas as decisões", incluindo reconhecer Jerusalém como capital de Israel, considera o embaixador da Palestina em Portugal.
Estados Unidos da América

Trump, o impeachment e os bilionários

A radicalização do Partido Democrata não inviabilizará apenas o impeachment, como poderá levar à reeleição de um Presidente impopular, pois o desfecho do combate entre dois radicais será imprevisível.
Estados Unidos da América

Ohio quer obrigar médicos a reimplantarem embriões

706
Diploma proposto por Ohio prevê que médicos reimplantem embriões de gravidezes ectópicas. Procedimento é "impossível", dizem médicos, que arriscam pena de prisão, ou morte, se não cumprirem.
Coreia do Norte

Coreia do Norte confirma disparos de projéteis

A Coreia do Norte confirmou esta sexta-feira que efetuou um teste com um sistema de lançamento múltiplo de projéteis, o décimo terceiro deste ano, e o quarto em que é usado este sistema.
Afeganistão

Trump anuncia negociações com os talibãs

Donald Trump anunciou durante uma visita surpresa ao Afeganistão que as negociações de paz com os rebeldes islâmicos Talibã foram retomadas, após terem sido suspensas em Setembro.
Fact Check

A Black Friday teve origem na escravatura?

242
História falsa de que a "black friday" teve origem no comércio de escravos dos EUA circula desde 2013 e torna-se viral quando se aproxima a data. Este ano chegou a Portugal.
NBA

Carmelo, o 007 que quer voltar a ser apenas Melo

Durante um ano e após ser dispensado pelos Rockets, Carmelo Anthony esteve no limbo da NBA. Agora, em Portland, tenta voltar aos números de outros dias e já registou a noite mais eficaz da carreira.
Presidente Trump

Testemunha-chave contra Trump acusada de assédio

O embaixador dos EUA na União Europeia, Gordon Sondland, cujo testemunho contradiz a versão de Trump no caso do impeachment, está a ser acusado de assédio sexual por três mulheres. O diplomata nega.
China

Hong Kong. China convoca embaixador dos EUA

O vice-ministro chinês dos Negócios Estrangeiros considerou a Lei dos Direitos Humanos e Democracia em Hong Kong um ato "totalmente hegemónico", e pediu aos EUA que não implementem a normativa.
China

Hong Kong. China ameaça retaliar contra EUA

A China ameaçou retaliar a decisão de Donald Trump de assinar a proposta de lei que apoia os direitos humanos e a democracia em Hong Kong, acusando-o de "se intrometer" nos seus assuntos internos.
China

Hong Kong. Trump assina lei que apoia protestos

Congresso já tinha aprovado proposta com apoio dos dois partidos. Presidente promulga agora proposta de lei, que pode complicar relações com a China na chamada guerra comercial.
Presidente Trump

Casa Branca. "Garganta Funda" revelará identidade

Funcionário da Casa Branca que escreveu artigo de opinião anónimo assumindo-se como parte da "resistência" interna a Trump está à beira de lançar um livro. Agora anunciou que vai revelar identidade.
Presidente Trump

Congresso convida Trump para audição

Presidente do Comité Judicial envia carta à Casa Branca a convidar Presidente dos EUA a participar na próxima audição do processo, a 4 de dezembro. Casa Branca diz estar a avaliar.
Estados Unidos da América

Mike Pompeo visita Lisboa em 6 de dezembro

O secretário de Estado norte-americano desloca-se a Lisboa em 6 de dezembro para “reafirmar a robusta relação EUA-Portugal e discutir a cooperação EUA-Portugal numa vasta área de interesses”.
Presidente Trump

Trump deu ajuda à Ucrânia após saber da queixa

O The New York Times ouviu duas fontes que dizem que Trump só desbloqueou a ajuda militar à Ucrânia após saber que tinha sido feita a queixa que mais tarde originou o processo de impeachment.
Diplomacia

Missões diplomáticas. China ultrapassa EUA

"Com 276 representações em todo o mundo, a China excedeu pela primeira vez os Estados Unidos", revelou o estudo, cujos números revelam as mudanças geopolíticas ocorridas nos últimos anos.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. EUA aplaudem "sucesso da 1ª volta"

A embaixada norte-americana na Guiné elogiou a sociedade civil guineense, a Comissão Nacional de Eleições e as forças de segurança "pelo seu papel positivo" nas eleições presidenciais.
Donald Trump

Impeachment a Trump avança em dezembro

A 4 de dezembro há nova fase do impeachment a Trump. As próximas audiências foram anunciadas pelo Comité para os Assuntos Judiciais. O Presidente e a sua equipa foram convidados a participar.
Estados Unidos da América

Pompeo: Testes da Turquia são "inquietantes"

Mike Pompeo considerou "inquietante" que a Turquia tenha iniciado testes dos sistemas russos de defesa antiaérea, apesar dos apelos em sentido contrário e da ameaça de sanções.
Califórnia

Incêndio na Califórnia obriga milhares a fugir

Cerca de 6.300 pessoas foram retiradas das suas habitações e que cerca de 2.400 estruturas estavam em risco devido a um incêndio que lavra nas montanhas, perto de Santa Barbara, na Califórnia.
Fact Check

Chama em forma de diabo é incêndio na Califórnia?

Está a ser partilhada na internet a alegada imagem de um pinheiro a ser consumido por chamas na Califórnia. É falsa: a imagem foi manipulada com base num filme sobre o Arizona filmado no Novo México.
Crime

Três homens inocentes estiveram 36 anos presos 

127
Pressão sobre a polícia levou à condenação de três jovens de 16 anos por homicídio de um rapaz de 14 em 1983. Agora, o estado de Maryland libertou os homens, que sempre estiveram inocentes.
Casa Branca

Casa Branca fechada. Espaço aéreo foi violado

A Casa Branca e o Capitólio foram fechados, os jornalistas ficaram fechados no interior e as pessoas que estavam a trabalhar no exterior tiveram de abandonar o local. Já não existem ameaças no local.
Euro

Euro continua a perder terreno para o dólar

Esta segunda o euro seguia a 1,1009 dólares, quando na sexta-feira ao final da tarde negociava a 1,1024 dólares. Desde quarta-feira que o euro tem vindo a registar desvalorizações em relação ao dólar.
Estados Unidos da América

Giuliani recorreu a magnatas ucranianos indiciados

Rudy Giuliani, advogado de Trump, terá recorrido a Dmitri Firtash, oligarca ucraniano do setor energético que está indiciado pela justiça norte-americana para investigar Joe Biden.
Turquia

Turquia ignora EUA e testa sistema de defesa

A Turquia comprou mais de 100 dispositivos antiaéreos S-400 à Rússia. País arrisca sanções por parte dos Estados Unidos da América caso decida ativar a tecnologia. Ankara já disse que é para avançar.
Huawei

Huawei processou jornalista francês por difamação

A Huawei processou por difamação um jornalista, um investigador e um "perito em telecomunicações", em França, por terem afirmado que a empresa é controlada pelo governo chinês.
Surf

Frederico Morais vence Hawaian Pro

1373
O surfista português Frederico "Kikas" Morais venceu o Hawaian Pro, com 12,77 pontos, voltando a assegurar o seu lugar na elite mundial do surf em 2020.
Estados Unidos da América

Michael Bloomberg confirma que será candidato

110
Antigo "mayor" de Nova Iorque confirmou, finalmente, que vai tentar a nomeação do partido democrata para as próximas eleições presidenciais nos EUA, em 2020, para "derrotar Trump".
Estados Unidos da América

Mike Pence faz visita não anunciada ao Iraque

Pence deverá encontrar-se com o Presidente do Curdistão iraquiano, Nechirvan Barzani, numa tentativa de tranquilizar os aliados dos Estados Unidos na luta contra o Estado Islâmico no Iraque.
Brasil

Morreu o apresentador brasileiro Gugu Liberato 

103
Apresentador lusodescendente estava internado desde quarta-feira num hospital na cidade de Orlando, depois de sofrer uma queda em casa e bater com a cabeça.
Estados Unidos da América

Trump não descarta saída de Pompeo 

Donald Trump não rejeita uma eventual saída do atual secretário de Estado, Mike Pompeo, caso este deseje tentar uma candidatura ao Senado nas eleições de novembro de 2020.
Exercício Físico

Adolescentes não praticam exercício suficiente

137
Os adolescentes de todo o mundo não fazem exercício suficiente. Estudo coloca Portugal em 74 no ranking de 146 países. Raparigas têm menos atividade física do que os rapazes.
Presidente Trump

Nancy Pelosi: provas contra Trump "são claras"

100
Líder dos democratas na Câmara dos Representantes diz que investigação ainda decorre, mas que já há provas para impeachment. Testemunha mais recente fala em "ficções" dos republicanos.
Smartphones

Smartphones: evite usar tomadas USB públicas

1151
"Um carregamento gratuito pode tirar todo o dinheiro da conta bancária". A procuradoria de Los Angeles (EUA) revelou que hackers usam tomadas USB em locais públicos para copiar dados dos telemóveis.
Washington

Carro invade espaço protegido junto à Casa Branca

Um carro entrou sem autorização num espaço controlado pela polícia junto à Casa Branca. Veículo foi travado e o condutor foi detido. As estradas chegaram a ser cortadas, mas estão a ser reabertas.
Hong Kong

China critica apoio dos EUA aos protestos

O Congresso dos EUA aprovaram uma resolução que apoia a democracia e os direitos humanos em Hong Kong e ameaça agora levantar regalias da ex-colónia britânica. Pequim não gostou nada.
Estados Unidos da América

Quinto debate marcado por ataques a Trump

"Achamos que o Donald Trump é um problema. Não. É um sintoma, não uma doença", disse sua vez o empresário Andrew Yang, num debate onde as críticas ao presidente norte-americano foram constantes.
Donald Trump

Trump exige fim da "caça às bruxas"

"Esta caça às bruxas deve parar agora. [É] tão prejudicial para o nosso país!", escreveu Donald Trump no Twitter, em reação ao testemunho do seu embaixador da União Europeia.
Donald Trump

Impeachment: "Seguimos as ordens do Presidente"

Depoimento à porta aberta do embaixador dos Estados Unidos para a União Europeia, Gordon Sondland, envolve diretamente o Presidente e outros membros do governo nas investigações a Biden.
Basquetebol

LeBron James consegue recorde de triplo duplos

LeBron James é o primeiro basquetebolista de sempre a concretizar um triplo duplo (pelo menos 10 pontos, 10 assistências e 10 ressaltos) frente a todas as equipas da NBA.
Hong Kong

EUA apoia projeto lei pela democracia em Hong Kong

Os senadores norte-americanos, além de alinharem pela democracia, também aprovaram uma medida para proibir a venda de gás lacrimogéneo, balas de borracha e outros equipamentos à polícia de Hong Kong.
Huawei

Huawei: suspensão do embargo não cessa "injustiça"

A Huawei defendeu que a extensão de 90 dias da autorização para as empresas dos EUA negociarem com a chinesa mostra que continua a ser tratada "de forma injusta".
Conflito na Síria

Síria. "Erdoğan abriu as portas a jihadistas" /premium

168
Nazira Goreya é síria, cristã e defensora feroz da região autónoma do nordeste do país, controlada pelos curdos, agora sob ataque. "Enfrentamos as mesmas atrocidades que já enfrentámos com o Daesh."
Estados Unidos da América

Guardas que deviam ter vigiado Epstein presos

Os dois guardas-prisionais foram detidos esta terça-feira e devem conhecer em breve os crimes de que serão acusados. Cada vez há mais teorias de conspiração sobre a morte do pedófilo milionário
TAP

TAP inaugura três ligações à América

Maceió no Brasil, Montreal no Canadá e Boston nos Estados Unidos são três novas ligações da TAP que vêm de uma aposta da empresa no continente americano. O voo para Boston partirá de Ponta Delgada.
NATO

NATO vai debater críticas com Macron

Este encontro surge depois do presidente francês, Emmanuel Macron, ter dito que a aliança estaria em "morte cerebral". Angela Merkel pronunciou-se na altura, rejeitando tais afirmações do homólogo.
Mundo

EUA vão retirar isenção a central nuclear iraniana

Mike Pompeo anunciou a retirada da isenção de sanções à central nuclear de Fordow afirmando que não existe razão legítima para o Irão retomar o enriquecimento de urânio.
Estados Unidos da América

EUA: colonatos na Cisjordânia não são ilegais

202
O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo secretário de Estado Mike Pompeo, revertendo assim uma política com 41 anos, que considerava os colonatos "inconsistentes com a lei internacional".
Estados Unidos da América

EUA. Mais de 100 mil crianças migrantes em centros

344
"O número total [de crianças detidas nos EUA] será de 103 mil", afirmou o perito independente da ONU. O estudo aponta para cerca de 330 mil crianças detidas em 80 países devido a questões migratórias.
Reserva Federal

Powell lembra independência do banco central

As decisões "baseiam-se apenas numa análise prudente, objetiva e não política", disse o presidente da Reserva Federal, Jerome Powell. Trump afirmou que teve "uma reunião muito boa e muito cordial".
Donald Trump

Cerca de 2/3 de inquiridos contra Presidente Trump

112
A sondagem divulgada revela que 70% dos entrevistados consideram que Trump agiu incorretamente quando pediu ao governo ucraniano para investigar o seu adversário político Joe Biden.
Estados Unidos da América

EUA. Três mortos em tiroteio em Oklahoma

O ataque aconteceu no parque de estacionamento de um Walmart, na localidade de Ducan, no estado norte-americano do Oklahoma. As vítimas mortais são dois homens e uma mulher.
Michael Jackson

Acusadores de Jackson podem, afinal, ir a tribunal

Site noticioso TMZ diz que há uma deliberação preliminar de um tribunal de recursos californiano que poderá fazer com que os alegados abusos de Michael Jackson vão mesmo a tribunal.
Mundo

Coreia do Norte não quer mais cimeiras com os EUA

Um representante do ministério dos Negócios Estrangeiros de Pyongyang culpabilizou os Estados Unidos pela falta de um acordo entre os dois países insinuando que os EUA publicitam avanços inexistentes.
Mundo

Alemanha e França defendem manifestações no Irão

Alemanha e França dizem-se atentos à situação no Irão e apelaram ao governo iraniano "para que respeite a liberdade de reunião e de expressão". Estados Unidos tomaram uma posição semelhante.
Huawei

Embargo à Huawei foi prorrogado (mais uma vez)

O embargo à empresa chinesa Huawei foi adiado mais uma vez por três meses, anunciou o departamento de Comércio dos EUA.
Estados Unidos da América

Dieta vegan terá matado criança de 18 meses

8487
Aconteceu nos Estados Unidos. Um casal com três filhos deixou morrer o filho mais novo, de 18 meses, que alimentava com frutas, legumes crus e leite materno. O bebé nunca visitou um médico.
Califórnia

Califórnia. 4 mortos e 6 feridos em tiroteio

Cerca de 35 pessoas estavam em casa a ver um jogo de futebol americano quando os suspeitos, desconhecidos, entraram e disparam sobre o grupo. Quatro pessoas morreram e seis ficaram feridas.
Presidente Trump

EUA: Uma democracia liberal em pleno funcionamento /premium

Gostaria de saudar o funcionamento pleno da democracia liberal americana, que todos temos podido seguir pela televisão — sem censura, e sem poderes absolutos acima de freios e contrapesos.
Barack Obama

Obama alerta democratas para colagem à esquerda  

260
Obama avisou democratas sobre o risco de uma colagem "demasiado à esquerda" de alguns candidatos do partido, mas as respostas vão no sentido de desvalorizar as preocupações do ex-presidente
Toyota

Após alinhar com Trump, boicote à Toyota não pára

184
É estranho ver uma marca como a Toyota, a primeira a apostar forte nos híbridos e em modelos menos poluentes, alinhar com Donald Trump contra o ambiente. Menos estranha é a reacção do “seu” público.
Presidente Trump

Acesso a registos financeiros. Trump recorre 

O Presidente norte-americano entregou no Supremo Tribunal um recurso para impedir o acesso aos seus registos financeiros, que se tem recusado a revelar, como exige o Congresso.
Donald Trump

Guerra. Trump perdoa militares acusados 

113
Presidente dos EUA perdoou esta sexta-feira dois militares acusados de crimes de guerra. A decisão, comunicada pelo próprio Trump aos envolvidos por telefone, contraria a posição do Pentágono.
Família Real Britânica

Príncipe André e a "vergonha" da ligação a Epstein

Em entrevista à BBC2, que será transmitida este sábado, o Duque de York falou pela primeira vez da sua relação com o controverso Jeffrey Epstein e foi questionado sobre as acusações de que é alvo.
Donald Trump

Bloomberg gasta 90 milhões de euros contra Trump

268
O bilionário Michael Bloomberg, que admitiu candidatar-se à campanha presidencial Democrata em 2020, terá gastado 90 milhões de euros numa campanha de anúncios online contra Trump.
Donald Trump

Wikileaks. Ex-conselheiro de Trump condenado

Roger Stone estava acusado de sete crimes: obstrução à justiça, condicionamento de testemunhas e cinco de prestação de falso depoimento no caso Wikileaks. Foi condenado em todos.
Bolsa de Nova Iorque

Perspetiva de acordo comercial anima Wall Street

O otimismo em Wall Street surge na sequência das declarações do conselheiro económico da Casa Branca, Larry Kudlow, dando conta de progressos nas negociações entre Washington e Pequim.
Presidente Trump

Impeachment. A segunda audiência em 3 pontos

Marie Yovanovitch, a ex-embaixadora na Ucrânia afastada por Trump, descreveu-se como vítima de uma "campanha de difamação" e disse-se "chocada e devastada" pelas críticas do Presidente.
Estados Unidos da América

Norte-americana Martha Stewart está em Lisboa

397
O Instagram não mente: a guru de lifestyle norte-americana Martha Stewart está em Lisboa e está rendida. Das castanhas assadas aos restaurantes de luxo, passando pela calçada, Martha reportou tudo.
Estados Unidos da América

Venezuela. EUA violaram espaço aéreo... outra vez

A Venezuela denunciou mais uma violação do seu espaço aéreo por um "avião espião" americano. Um Boeing RC135 da Força aérea americana terá sobrevoado Maiquetía sem pedir autorização. Já lá vão 56.
Estados Unidos da América

Tiroteio nos EUA. Morreram dois dos alunos feridos

Dois dos alunos feridos esta manhã num tiroteio numa escola em Los Angeles, California, morreram no hospital. Há mais dois feridos. Suspeito é um estudante e já está sob custódia policial.
China

China avisa EUA: ou reduzem taxas ou não há acordo

A China advertiu Washington de que suspender parte das taxas alfandegárias é uma "condição importante" para um acordo preliminar que permita avançar com as negociações para pôr fim à guerra comercial.
Dinossauros

Paleontólogos portugueses reclassificam dinossauro

O dinossauro encontrado no Wyoming, nos Estados Unidos, foi reclassificado por uma equipa de paleontólogos da Universidade de Lisboa e do Museu da Lourinhã com base num espécimen americano.
Estados Unidos da América

Impeachment. 3 respostas sobre o que espera Trump /premium

As câmaras de TV ligaram-se e o espetáculo começou com as audiências abertas do processo de destituição de Trump. Quem são as testemunhas? Que diferença podem fazer? 3 respostas sobre o impeachment.
Donald Trump

A audiência de impeachment de Trump em 3 pontos

O telefonema que indicia que Trump usou relações diplomáticas para atacar adversários, os tweets que contradizem a despreocupação e o que falta saber. O primeiro dia de audiências para o impeachment.
Estados Unidos da América

Carter em recuperação após intervenção cirúrgica

Depois de ter sido submetido a um procedimento cirúrgico para aliviar pressão craniana, o ex-presidente encontra-de a recuperar no Emory University Hospital. Não se conhece data em que terá alta.
Donald Trump

Trump recebe Erdogan após ofensiva na Síria

O encontro entre os dois chefes de Estado ocorre logo depois do encerramento de um novo capítulo de tensões entre Ancara e Washington, sendo o primeiro encontro após a ofensiva turca na Síria.
Los Angeles

EUA. 11 anos na prisão por crimes que não cometeu

Ruben Martinez Jr. saiu em liberdade do Supremo Tribunal de Los Angeles após ter passado 11 anos na prisão por uma série de assaltos à mão armada que não cometeu.
Estados Unidos da América

EUA. José Cid recebe Grammy de Excelência Musical

4038
Esta distinção "é o corolário de muitos anos de trabalho, teimosia e persistência", disse José Cid, lamentando que as grandes editoras não apostem mais em Portugal.
NBA

18 anos depois, San Antonio disse "merci" a Tony

Tony Parker trocou França pelos Estados Unidos e pela NBA em 2001 e tornou-se um dos melhores da história dos San Antonio Spurs. Quatro títulos depois, uma cidade inteira disse "merci" ao antigo base.
Rússia

Hillary Clinton condena governo britânico

Em causa está um relatório da Comissão Parlamentar de Informações e Segurança. O governo alegou necessitar de mais tempo para o analisar antes de o divulgar publicamente.
Talibãs

Afeganistão liberta três prisioneiros talibãs

Ashraf Ghani disse que libertará três altos responsáveis talibãs em troca dos dois professores, um americano e um australiano, que foram sequestrados pelos rebeldes em 2016.
Conflito na Síria

Turquia: EUA não cumpriram compromissos na Síria

Recep Tayyip Erdogan acusou os Estados Unidos de não respeitarem totalmente o compromisso de retirar as forças curdas do nordeste da Síria e diz que vai apresentar provas documentais a Trump.
Estados Unidos da América

E-cigarros. Descoberta a possível causa das mortes

394
"Estas descobertas fornecem evidências diretas de acetato de vitamina E no local primário da lesão nos pulmões", lê-se no relatório do estudo que aponta este óleo como causa provável do surto.
Estados Unidos da América

Carter será operado para aliviar pressão craniana

O antigo presidente dos EUA, de 95 anos, foi hospitalizado e vai ser operado esta terça-feira para "aliviar a pressão no seu cérebro, devido a uma hemorragia originada pelas suas recentes quedas".
Tecnologia

Deepfakes, o monstro das redes sociais

Já existem leis em pelo menos dois estados para proibir a proliferação de vídeos manipulados com inteligência artificial durante as eleições de 2020. O Twitter será o próximo a agir.
Donald Trump

Trump adverte Venezuela e Nicarágua

100
Donald Trump dirigiu-se aos chefes de estado de Nicarágua e Venezuela relativamente à renúncia de Evo Morales e lançou-lhes um aviso: "A democracia e a vontade do povo prevalecem sempre".
Irão

ONU reconhece provas de programa nuclear iraniano

244
As Nações Unidas encontraram urânio produzido artificialmente no Irão e acreditam agora nas preocupações dos Estados Unidos. O Irão diz que o urânio está destinado a fins pacíficos.
Futebol

A família de Seattle fez dos Sounders campeões

Os Seattle Sounders venceram os Toronto e tornaram-se campeões da MLS pela segunda vez em quatro anos. Sem os holofotes e o estrelato de outras equipas, assentam na união para vencer e prevalecer.
México

Trump recusa oferta de parte do Muro de Berlim

643
Um grupo de ativistas alemães viajou para os Estados Unidos na companhia de uma parte do Muro de Berlim com 2,7 toneladas para o oferecer a Trump. Mas este recusou a oferta.
30 anos Muro de Berlim

O plano secreto para construir o Muro de Berlim /premium

122
O plano foi decidido em segredo, com menos de duas semanas de antecedência e recebeu um nome de código: Operação Rosa. Em poucas horas, mais de 10 mil quilómetros de arame farpado dividiram Berlim.
Abusos na Igreja

"Uma geração de Papas foi cúmplice dos abusos"  /premium

175
Em entrevista ao Observador, Walter Robinson, o editor que liderou a equipa Spotlight e expôs os abusos sexuais na Igreja Católica dos EUA em 2002, deixa duras críticas à atuação do Papa Francisco.
Facebook

EUA. Facebook anuncia plano para proteger eleições

A empresa tecnológica Facebook prevê proteger melhor as contas dos candidatos e dos políticos e indicar de forma clara quem controla as páginas.
Donald Trump

Chefe de gabinete de Trump vai testemunhar

O chefe de gabinete da Casa Branca, Mick Mulvaney, vai depor no Congresso dos Estados Unidos no âmbito do inquérito com vista a um processo de destituição do Presidente Donald Trump.
Presidente Trump

Um europeísta na administração Trump /premium

Mais cedo ou mais tarde, a Europa terá de escolher entre os Estados Unidos e a China. Para Portugal, o destino do porto de Sines e o futuro da rede 5G serão passos irreversíveis dessa decisão.
Presidente Trump

Trump forçado a doar dois milhões 

122
Juíza ordena Presidente dos EUA a doar dois milhões de euros a ONGs. Foi a solução encontrada num acordo judicial em que Trump era acusado de ter usado indevidamente dinheiro da sua fundação.
NATO

NATO. Merkel discorda de visão "radical" de Macron

O Presidente francês, Emmanuel Macron, considera que a NATO está em "morte cerebral". A chanceler alemã, Angela Merkel, diz discordar desta visão "radical".
Estados Unidos da América

Mostrou o dedo do meio a Trump. Agora foi eleita 

551
Juli Briskman tornou-se famosa por ter feito um gesto obsceno a Trump — e perdeu o emprego por isso. Agora, derrotou uma republicana e foi eleita para um cargo na Virgínia. "Não é doce esta justiça?"
Mundo

China anuncia acordo com EUA para o comércio

Os dois países que deram início a uma "guerra comercial" anunciaram finalmente um acordo que parece pôr fim ao braço de ferro. As taxas alfandegárias serão retiradas progressivamente.
Presidente Trump

EUA. Inquéritos para impeachment começam quarta

As audiências terão início na quarta-feira. Nesta primeira fase do processo para impeachment de Donald Trump vão ser chamadas três testemunhas.
Eleições

Democratas com grande vitória em eleição barómetro

Eleições estaduais nos EUA podem dar sinais para presidenciais de 2020 — diz a tradição que o partido que ganha as legislativas na Virgínia geralmente acaba por ganhar as presidenciais.
Mundo

China defende as suas políticas para Hong Kong

Os ministros da Defesa da China e Estados Unidos tiveram uma conversa telefónica onde abordaram os temas do Mar do Sul da China, Hong Kong, Xinjiang e os centros de doutrinação política.
União Europeia

Centeno recorre a Ronaldo para descrever Trump

Mário Centeno, o "Ronaldo do Ecofin" comparou a instabilidade da liderança americana a um jogador imprevisível, como Ronaldo, e disse que a Europa tem que aprender a defender-se de jogadores nervosos
PSA

Trump analisa fusão PSA-FCA por causa da China

A fusão que está a ser negociada entre os franceses da PSA e os italo-americanos da FCA está a avançar. Esperam-se dificuldades por parte de França e de Itália. Mas Trump conseguiu surpreender.
Estados Unidos da América

Acordo de Paris: 4 países lamentam saída dos EUA

França, China, Alemanha e Rússia lamentaram a formalização da decisão anunciada por Trump em 2017. "O resto do mundo está unido na proteção do clima", disse num comunicado a ministra alemã.
Estados Unidos da América

EUA: eleições em quatro Estados nesta terça-feira

"Para onde vai a Virgínia vai o país", dizia este fim de semana Joe Biden. Segundo a tradição, o partido vencedor neste Estado acaba por ganhar também as eleições presidenciais.
Presidente Trump

EUA. Ex-embaixadora sentiu-se ameaçada por Trump

188
Peça-chave no processo que pode levar à destituição de Donald Trump, Marie Yovanovitch disse que se sentiu ameaçada por Donald Trump quando ele a criticou num telefonema com o presidente ucraniano.
Alterações Climáticas

EUA iniciaram formalmente saída do Acordo de Paris

212
Os Estados Unidos iniciaram esta segunda-feira o processo de retirada do Acordo de Paris. A decisão já tinha sido anunciada por Trump no mês passado, mas só agora foi formalmente concretizada.
Hillary Clinton

Hillary exige responsabilidades ao Facebook

150
A ex-candidata democrata às eleições norte-americanas antecipa que o Facebook terá um impacto nas próximas eleições presidenciais norte-americanas e diz que Mark Zuckerberg deve ser responsabilizado.
Presidente Trump

Tribunal. Trump deve revelar declarações fiscais

117
O procurador que está a investigar pagamentos de Trump a duas mulheres com quem teve relações sexuais querem consultar declarações de impostos. Trump recorreu, mas tribunal rejeitou recurso.
Web Summit

A Web Summit vai azedar a relação com os EUA? /premium

De um lado, os perigos para as "democracia liberais". Do outro, uma tecnologia mais rápida que a diplomacia. No mesmo palco, as caras da Huawei e dos abusos dos EUA. Como fica Portugal, o anfitrião?
Mundo

Pequim acusa EUA de semearem discórdia no Oriente

Esta segunda-feira de manhã os EUA tinham acusado a China de pretensões imperialistas na ASEAN. Pequim veio agora dizer que os EUA nada têm que ver com o assunto.
Estados Unidos da América

"Ataram-me, vendaram-me e apontaram-me uma arma" /premium

John Limbert é um dos 52 americanos que estiveram 444 dias sequestrados na Embaixada dos EUA em Teerão. 40 anos depois, recorda tudo sem rancor. "É bom poder olhar para trás", diz ao Observador.
Acordo Nuclear

Irão anuncia novas violações do acordo nuclear

Irão volta a violar o acordo nuclear assinado em 2015 pelas grandes potências do mundo, reduzindo ainda mais o prazo estimado pelos especialistas para Teerão construir uma arma nuclear.
Minas

Syrah com produção nos EUA e minério em Moçambique

"Este é um marco para a Syrah na execução da estratégia da empresa de desenvolver a produção verticalmente integrada", ou seja, da origem à comercialização, explicou a empresa em comunicado.
China

EUA acusam China de imperialismo

Donald Trump não esteve presente na Associação das Nações do Sudeste Asiático, mas nem assim abdicou do protagonismo e acusou a China de pretensões imperialistas relativamente ao Mar do Sul da China.
McDonald's

Relação com colega trama CEO da McDonald´s

132
Foi consensual, mas "viola" as regras da companhia. Relação de Steve Easterbrook com colega levou ao seu afastamento como administrador-executivo da gigante dos hambúrgueres.
Donald Trump

E-mails. Campanha de Trump apontou para a Ucrânia

Notas de entrevistas do relatório Mueller, divulgadas pela CNN, mostram que Manafort impulsionou a teoria de que foi Ucrânia que hackeou servidores dos democratas durante a campanha de 2016.
Donald Trump

Trump ameaça cortar ajuda financeira à Califórnia

179
Presidente dos Estados Unidos criticou a forma como o governador (democrata) da Califórnia tem gerido a floresta e repetiu a ameaça do ano passado: "acabou", disse Trump sobre a ajuda financeira.
Estados Unidos da América

Imigração. Juiz trava ordem de Trump 

129
Juiz distrital concedeu uma ordem formal preliminar que impede a ordem da administração Trump de entrar em vigor no domingo, sendo que não se sabe para já quando é que o juiz irá tomar decisão final.
Estados Unidos da América

Festa em casa do Airbnb acaba em cena de crime

128
Cinco pessoas morreram na sequência de um tiroteio numa festa de Halloween, numa casa alugada no Airbnb para apenas 12 pessoas. O CEO da empresa já garantiu que vai tomar medidas para proibir festas.
A página está a demorar muito tempo.