Dark Mode Wh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Estados Unidos da América
Presidente Trump

Impeachment arranca com prova de força de Trump

O primeiro dia do julgamento de Donald Trump no Senado foi dedicado apenas a questões procedimentais. Mas foi o pretexto para ambos os partidos mostrarem ao que vieram.
Arábia Saudita

Telemóvel de Bezos hackeado por príncipe saudita

A investigação do The Guardian sugere que o caso remonta a 2018, quando o dono da Amazon e do Washington Post comunicava via WhatsApp com Mohammed bin Salman, meses antes da morte de Khashoggi.
Donald Trump

Trump espera "bom acordo comercial" com a Europa

Donald Trump disse que estão em curso as negociações para assinar um tratado comercial com a União Europeia. Segundo o Presidente dos EUA, se os europeus "forem justos, não haverá problemas".
Vírus

EUA confirmam primeiro caso de coronavirus

Em atualização 541
Foi detetado um caso de infeção com coronavirus nos Estados Unidos. É o primeiro caso no ocidente. Evolução da doença contraria Graça Freitas, que considerou alerta da OMS "um bocadinho excessiva".
Irão

O melhor da entrevista ao embaixador do Irão

O embaixador do Irão em Lisboa falou com o Observador sobre o avião ucraniano abatido, o ataque dos EUA que matou o general Soleimani e a resposta iraniana, com um ataque a uma base norte-americana.
Irão

Três milhões de dólares para "quem matar Trump"

Segundo a agência do parlamento iraniano, Icana, Ahmad Hamzeh disse fazer a oferta em nome dos "três milhões de habitantes de (província de) Kerman", no sudeste do Irão e terra natal de Soleimani.
Estados Unidos da América

Clinton sobre Sanders: "Ninguém gosta dele"

"Ninguém quer trabalhar com ele, não consegue que nada seja feito. Era um político de carreira", apontou a antiga secretária de Estado dos EUA, derrotada por Trump em 2016.
Presidente Trump

Trump. Julgamento não vai ter novas testemunhas - como aconteceu

É a terceira vez na história dos EUA que um presidente é julgado com vista à destituição. A primeira sessão foi dedicada a discutir as regras do julgamento. Acompanhe aqui em direto.
Donald Trump

Senado inicia fase formal do julgamento de Trump

A fase formal do julgamento do Presidente dos Estados Unidos vai ser iniciada pelo Senado norte-americano. Democratas procuram novas testemunhas. Republicanos querem um processo rápido.
Estados Unidos da América

Defensores do porte de arma manifestam-se nos EUA

Milhares de norte-americanos manifestaram-se em Richmond contra a proibição de posse de armas de fogo. O evento foi vigiado devido ao receio de ações violentas por parte de grupos de extrema-direita.
Estados Unidos da América

EUA. Ataque a tiro faz 2 mortos e 15 feridos

Duas pessoas morreram, incluindo o atirador, que foi abatido por um segurança armado, e 15 ficaram feridos após disparos de uma arma de fogo à porta de um bar em Kansas City, no Missouri.
Estados Unidos da América

"Parasite" vence prémio do sindicato dos atores

146
A comédia negra "Parasite", do sul-coreano Bong Joon-ho, venceu o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos. É a primeira vez que distinção é dada a um filme estrangeiro.
Cinema

Filme 1917 vence prémio do sindicato de produtores

O filme "1917", de Sam Mendes, passado na Primeira Guerra Mundial, foi o grande vencedor dos prémios PGA, atribuídos pelo Sindicato de Produtores de Cinema e Televisão dos Estados Unidos.
Presidente Trump

Milhares em L.A. pedem destituição de Trump 

101
Milhares de pessoas marcharam em Los Angeles na "Marcha das Mulheres", onde a destituição de Trump, o fim da violência sexual e a proteção dos direitos femininos foram os grandes temas.
Donald Trump

Soleimani. Trump conta a doadores como foi ataque

Donald Trump deu novos detalhes sobre o ataque aéreo que vitimou o general iraniano. E em conversa com doadores republicanos, revelou como foram últimos minutos de vida de Qassem Soleimani.
Espaço

FCT Nova. Concurso leva vencedor a centro da NASA

O FCT NOVA Challenge" da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova é um concurso com apoio da Direção-Geral da Educação e da Embaixada dos EUA que leva o vencedor a Washington D.C.
Donald Trump

Trump contrata advogados que investigaram Clinton

Dois levaram ao processo de impeachment de Clinton, um defendeu O.J. Simpson e Epstein. Trump juntou Kenneth Starr, Robert Ray e Dershowitz à equipa legal que o defenderá no processo de destituição.
Geopolítica

Afinal, houve 11 feridos no ataque iraniano

Onze soldados dos EUA ficaram feridos no ataque iraniano à base militar de Ain al-Assad, no Iraque, na semana passada, o que contraria as declarações do Presidente.
Irão

As vozes iranianas contra Soleimani e o Regime /premium

Nas reacções da diáspora iraniana ficou claro o repúdio a uma certa hipocrisia no Ocidente que parece sobrepor o ódio a Trump a qualquer espirito crítico sobre a situação no Irão e o regime repressivo
Presidente Trump

Lev Parnas: "Trump sabia o que se estava a passar"

Trump estava "ciente" de tudo o que estava a ser feito. A garantia foi dada por Lev Parnas, que desempenhou um papel central na campanha de pressionar a Ucrânia a investigar Joe Biden e o filho.
União Europeia

UE vai retaliar e aplicar tarifas aos EUA

A Comissão Europeia lamentou as tarifas aplicadas pelos Estados Unidos, principalmente no caso da Airbus, afirmando que vai retaliar e avançar com tarifas adicionais a produtos norte-americanos.
Donald Trump

Impeachment. Casa Branca "quebrou a lei"

No dia em que são formalmente apresentados os argumentos que fundamentam o impeachment conhece-se esta deliberação do Government Accountability Office norte-americano.
Irão

EUA ameaçam Europa: novas tarifas sobre carros

Os países europeus poderão ter de pagar mais tarifas sobre automóveis, caso não de denunciem o Irão por incumprimento dos compromissos assumidos no acordo nuclear, diz ministra da Defesa alemã.
Ucrânia

EUA. Ucrânia investiga se embaixadora foi vigiada

O ministro do interior ucraniano garante que não pretendem interferir na política interna norte-americana mas querem saber se leis do país e da Convenção de Viena foram quebradas.
Estados Unidos da América

Warren vs Sanders: "Chamaste-me mentirosa na TV"

CNN revelou gravação que ajuda a explicar por que motivo Elizabeth Warren recusou apertar a mão de Bernie Sanders no final do debate democrata da passada terça-feira à noite.
Defesa

Açores. Revisão de acordo de cooperação com EUA

Vasco Cordeiro, chefe do executivo açoriano, quer rever laço de cooperação e defesa entre Portugal e Estados Unidos para que se encontre uma solução global que minimize problemas do acordo.
Relações Internacionais

Brasil e Reino Unido fortalecem as relações

Jair Bolsonaro diz que acordou com Boris Johnson a manutenção de um "estreito contacto" e procura que o Reino Unido assine um contrato para negociações de comércio livre com o Mercosul.
Comércio

Imprensa chinesa saúda acordo comercial com EUA

A imprensa chinesa saúda o acordo mas tem dúvidas sobre o valor real do compromisso assinado entre a China e os Estados Unidos da América, que visa o fim das fricções comerciais entre os dois países.
Estados Unidos da América

Impeachment a Trump vai para o Senado

Os congressistas norte-americanos acabaram de aprovar os artigos que vão levar o impeachment para o Senado dos EUA. Era o passo que faltava para começar o julgamento.
Diplomacia

Trump assina "fase um" de acordo com a China

O Presidente dos EUA assinou esta quarta-feira em Washington D.C. a "fase 1" de um acordo com a China que poderá pôr fim à guerra comercial entre os dois países.
Donald Trump

Trump: democratas querem prolongar processo

O Presidente dos Estados Unidos considera que o julgamento político no Senado podia ter sido evitado, criticando democratas por não terem resolvido o processo na Câmara de Representantes.
Estados Unidos da América

S.O.S. gigante salva homem encurralado na neve

Um incêndio na cabana onde vivia, no Alasca, deixou um homem à mercê dos nevões, sem contacto com ninguém. Sobreviveu três semanas e foi encontrado graças ao S.O.S. gigante que escreveu no solo.
Donald Trump

Carta revela pressão de Trump na Ucrânia

Novos documentos entregues por sócio de Giuliani contém detalhes sobre como Trump pressionou a Ucrânia a investigar os Biden. Revelação adensa possibilidade de impeachment do presidente dos EUA.
Desaparecimentos

Alasca. Homem resgatado graças a desenho de SOS

Um homem de 30 anos sobreviveu durante três semanas numa tenda depois de um incêndio ter destruído a cabana em que vivia com o cão. As autoridades resgataram-no ao verem um sinal desenhado no gelo.
Donald Trump

Trump. Democratas enviam artigos de impeachment

Câmara de Representantes vai votar o envio para o senado dos dois artigos que visam a destituição de Donald Trump. Esta exige a aprovação de dois terços do senado onde dominam os republicanos.
Estados Unidos da América

Debate democrata. Sanders e Warren em conflito

Warren confirmou que Sanders disse que uma mulher não podia vencer Trump. Senador negou, mas ela insistiu e recusou-se a apertar-lhe a mão. Biden e Sanders também divergiram, mas com mais humor.
Brasil

Brasil. EUA elevam alerta de segurança de viagens

197
O Departamento de Estado norte-americano elevou o nível de alerta para turistas que pretendam viajar para o Brasil. Em causa estão "crimes violentos" em "áreas urbanas", de "dia e de noite".
Estados Unidos da América

China. Washington mantém tarifas sobre importações

Os Estados Unidos da América vão manter tarifas sobre as importações da China já em curso, garantindo que não está previsto um acordo com Pequim relativamente a uma "redução nos custos aduaneiros".
Donald Trump

Trump retweeta fotomontagem de Nancy Pelosi

A imagem começou por ser publicada numa conta anónima com a legenda "Os democratas corruptos a fazer todo o possível para o resgate do ayatollah". E foi republicada pelo presidente norte-americano.
Donald Trump

EUA. Julgamento de destituição de Trump na segunda

O julgamento do processo de destituição de Donald Trump deverá começar na próxima segunda-feira. As "etapas preliminares", como a tomada de posse dos senadores poderão ocorrer no final desta semana.
Estados Unidos da América

Brasileira em tribunal por abandonar bebé no lixo

132
Uma mulher brasileira de 35 anos e que permanece ilegal nos EUA vai enfrentar a justiça após ter confessado a detetives que abandonou a sua filha recém-nascida num caixote do lixo, na Florida.
Davos

Trump entre os 50 dirigentes políticos em Davos

Cerca de 50 chefes de Estado, incluindo Trump, e de governo devem participar na 50.ª edição do Fórum Económico Mundial de Davos, no qual estará presente a jovem ativista sueca Greta Thunberg.
Vhils

Vhils vai ter exposição individual nos EUA

126
"Haze", esta exposição individual de Vhils que apresenta um novo corpo de trabalho e abrange parte da ampla gama de técnicas e suportes inovadores, vai estar no Cincinnati Contemporary Arts Centre.
Donald Trump

O noivo multimilionário libanês da filha de Trump

E o restaurante que cobra 38 cêntimos (está no menu) por cada pergunta estúpida; e também as memórias da primeira mulher do emir do Dubai, que não vê a filha desde os 4 anos.
Donald Trump

Trump quer tirar milhões do Pentágono para o muro

Trump quer desviar 7,2 mil milhões de dólares do Pentágono para a construção do muro com o México. Presidente dos EUA já usou antes fundos para o combate ao tráfico de droga para o mesmo objetivo.
Irão

Irão. Países afetados por queda de avião reunem-se

Responsáveis de países cujos cidadãos morreram devido à queda do avião no Irão vão reunir-se na quinta-feira, em Londres, para coordenar esforços para manter pressão sobre Teerão.
Crimes Sexuais

Gigi Hadid poderá ser jurada no caso de Weinstein

Supermodelo de 24 anos poderá ser um dos 12 membros do jurí que irá julgar o caso do produtor Harvey Weinstein, em Nova Iorque. Hadid afirmou conhecer o acusado, mas garante conseguirá ser imparcial.
Emmanuel Macron

Sahel. França vai reforçar cooperação militar

O Presidente francês vai enviar mais 220 soldados para Sahel, para fortalecer a força militar francesa Barkhane de combate ao terrorismo "jihadista", e espera conseguir convencer Donald Trump.
Estados Unidos da América

EUA. 20 militares sauditas em treino saem do país

Em causa estão mensagens "jihadistas", anti-americanas e pedófilas descobertas nas redes sociais, após investigação ao tiroteio que ocorreu em dezembro numa base naval na Florida e causou 4 mortos.
Reino Unido

Reino Unido exige pedido de "desculpa" a Teerão

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido exigiu um pedido de "desculpa" do governo iraniano devido à breve detenção do embaixador britânico em Teerão, que considerou "ilegal".
Irão

Trump, 2 aiatolas e Costa Ribas entram num bar

328
O colunista Alberto Gonçalves comenta a actualidade. 
Casa Branca

EUA. Cory Booker abandona corrida presidencial

O senador democrata disse que entrou na corrida "para vencer" e admitiu o fracasso de atingir o objetivo de estar presente nos debates, devido à falta de donativos e intenções de voto nas sondagens.
Estados Unidos da América

EUA/Irão: Pentágono contraria Donald Trump

198
Chefe do Departamento de Defesa admitiu, em entrevista à cadeia de televisão CBS, não ter visto provas de que o Irão estava a planear atacar embaixadas norte-americanas
Irão

Trump para Irão: "NÃO MATEM OS MANIFESTANTES"

"O mundo está a olhar. E, mais importante, os Estados Unidos estão a olhar", escreveu, em jeito de aviso, o presidente dos Estados Unidos da América na rede social Twitter.
Guerra

Rockets atingem base dos EUA no Iraque

580
Uma base com tropas americanas no Iraque foi atingida por oito rockets. Três soldados iraquianos feridos. Mike Pompeo já reagiu: ataques ao povo e soberania do Iraque "têm de acabar".
Estados Unidos da América

Tempestades. Pelo menos 11 mortos no sul dos EUA

Pelo menos 11 pessoas morreram nos últimos dias no sul dos Estados Unidos, onde se registaram violentos tornados que destruíram várias casas e privaram de eletricidade milhares de lares.
Relações Internacionais

O que esperar da guerra comercial EUA/China?

Em 2001, Washington pensou que a entrada da China para a OMC levaria a uma reforma gradual da sua economia e, por inerência, do sistema político. Isso não aconteceu. Daí a actual guerra fria comercial
Casa Branca 2016

Tweet de Trump para o "corajoso" povo iraniano 

137
Donald Trump foi ao Twitter e escreveu em Farsi para dizer que segue com atenção os protestos em Teerão após a admissão de culpa do ayatollah Khamenei de ter abatido o Boeing 737
Bolsa

Emprego desilude e Wall Street fecha em baixa

Os índices tinham fechado em níveis inéditos na 5ª, após o recuo na escalada da tensão entre EUA e Irão. Apesar do desapontamento, o desemprego continua em níveis historicamente baixos: 3,5%.
Donald Trump

Trump diz que Irão tinha 4 embaixadas como alvo

151
O presidente dos Estados Unidos começou por dizer em entrevista à Fox News que o general Soleimani tinha a embaixada dos EUA em Bagdad como alvo. Pressionado, acrescentou: seriam 4 os alvos
Prisão de Guantánamo

AI assinala 18 anos de Guantánamo

A Amnistia Internacional e outras organizações assinalam no sábado os 18 anos da prisão de Guantánamo com uma manifestação em Washington. Atualmente estão 40 detidos na prisão, todos eles muçulmanos.
Acidentes de Aviação

O que já se sabe da queda do Boeing no Irão

Pouco depois de levantar voo de Teerão, o Boeing 737 das linhas aéreas ucranianas caiu matando 176 pessoas. O que se passou? Que "erro humano" esteve na causa do acidente?
Iraque

Iraquianos protestam contra Washington e Teerão

Iraquianos manifestaram-se esta sexta-feira, acusando EUA e Irão de transformarem o Iraque "num lugar para acertarem contas entre si" e chamando "corruptos" aos políticos iraquianos.
Lufthansa

Lufthansa cancela voos de Frankfurt para Teerão

A companhia aérea alemã cancelou esta sexta-feira o seu voo diário entre Frankfurt e Teerão. Em causa está a insegurança do espaço aéreo em torno do aeroporto iraniano, após queda do avião ucraniano.
Boeing

"Não punha a minha família num [Boeing 737] Max"

506
"O avião foi desenhado por palhaços e supervisionado por macacos". Foram reveladas mensagens entre 2015 e 2018 de funcionários da Boeing. Desde 2018 acidentes com o avião mataram mais de 300 pessoas.
Japão

Primeiro-ministro japonês visita o Médio Oriente

O primeiro-ministro japonês inicia este sábado uma visita a três países do Médio Oriente para discutir soluções para reduzir a tensão no Médio Oriente, depois de a deslocação ter sido questionada.
União Europeia

UE discute tensão no Médio Oriente

Ministros vão reunir-se esta quinta-feira para "discutir os recentes desenvolvimentos no Iraque e no Irão" e o contributo que a UE pode dar para ajudar a "inverter a escalada de tensões na região".
Donald Trump

Trump vangloria-se da morte do general iraniano

Presidente norte-americano declarou no primeiro comício eleitoral do ano, em Ohio, que ataque contra Soleimani foi feito em nome da "justiça americana", minimizando as críticas dos líderes democratas.
Estados Unidos da América

O Médio Oriente e fim das gentilezas liberais /premium

120
A forma de inverter a decadência do prestígio internacional norte-americano junto dos seus inimigos, pensa esta administração Trump, é usar a força militar antes de esgotar todos os outros recursos.
Presidente Trump

Câmara tenta limitar poder militar de Trump

126
Foi aprovada esta quinta-feira uma resolução para tentar impedir Donald Trump de tomar novas medidas militares contra o Irão. Eficácia legal é questionável, mas Pelosi defende peso da iniciativa.
Austrália

Vídeo. Bombeiros recebidos com aplausos em Sydney

304
Chegados à Austrália para ajudar no combate aos incêndios que têm devastado o país, os bombeiros norte-americanos foram recebidos de forma emotiva. Momento foi captado em vídeo no aeroporto de Sydney.
Donald Trump

Trump: novas sanções contra Irão já estão em vigor

O Presidente norte-americano assegurou que as novas sanções económicas contra o Irão, anunciadas quarta-feira, já estão em vigor. Estas complementam uma longa série de rondas aplicadas desde 2018.
Armamento Nuclear

CNJP teme recuo no controlo de armas nucleares

A CNJP lamenta que, poucos dias depois de, em 1 de janeiro, Dia Mundial da Paz, o Papa ter chamado a atenção para a necessidade de “abandonar a espiral da vingança para construir um futuro de paz”.
Estados Unidos da América

Cancro. Juíza Ruth Ginsburg revela que está curada

Juíza Ruth Ginsburg, 86 anos, aproveitou uma entrevista à CNN para revelar que o tratamento que fez para travar o tumor maligno no pâncreas, diagnosticado em Julho de 2019, foi bem sucedido.
Médio Oriente

Irão promete "vingança mais dura" contra EUA

108
Depois de os EUA terem optado por não continuar o conflito armado no terreno, o Irão veio, pela voz de alguns generais de topo, ameaçar Trump: a vingança pela morte de Soleimani ainda não chegou.
Futebol

Jogador deixa estágio devido à tensão EUA-Irão

Sergino Dest, norte-americano do Ajax, deixou o estágio do clube no Qatar por recear consequências da tensão que se vive entre os dois países. A seleção dos EUA também mudou planos pelo mesmo motivo.
Presidente Trump

Trump tem mais 3,6 mil milhões para construir muro

Donald Trump quer usar fundos do Pentágono para construir o muro. Depois de um tribunal de primeira instância ter bloqueado a transferência, um tribunal de recurso deu luz verde ao Governo.
Futebol Americano

Era futuro. Matou um homem. Tornou-se documentário

Aaron Hernandez era o futuro dos Patriots e do futebol americano. Matou um jovem, foi condenado a prisão perpétua, suicidou-se na prisão. Agora, a Netflix recorda a história do antigo jogador da NFL.
Médio Oriente

As 21h30 para preparar o discurso de Trump

215
Telefonemas aos líderes do Congresso, sandes na sala de crise e um discurso editado até ao último minuto. Depois do alerta para o ataque iraniano, as mais de 21 horas de como tudo aconteceu.
Presidente Trump

Por Trump /premium

196
O adversário, o Partido Democrático, começou a evoluir, já desde Obama, em direcção a um neo-socialismo e a uma fixação em políticas identitárias e num ambientalismo radical que beneficiam Trump.
Médio Oriente

Vem aí uma guerra EUA-Irão? /premium

Ao decidir não responder militarmente ao ataque iraniano, Trump acalmou o conflito no terreno e focou-se na negociação do acordo nuclear. Mas os especialistas avisam que o confronto ainda não acabou.
Médio Oriente

"É mais positivo falar do que combater"

O ministro da defesa, João Gomes Cravinho, reagiu ao discurso de Donald Trump dizendo que "é mais positivo falar do que combater".
Mundo

Iraniana em Portugal: "A guerra já começou"

374
Sépideh Radfar nasceu no Irão e vive em Portugal. A professora universitária conta como está a sentir a crescente tensão com os EUA e dá pistas sobre como Teerão vê este conflito no país.
Estados Unidos da América

As 5 ideias-chave do discurso de Trump

Trump diz que o Irão parece estar a recuar e que o país nunca terá uma arma nuclear enquanto ele for presidente. Anuncia novas sanções económicas e lembra que os ataques não fizeram vítimas mortais.
Donald Trump

Trump. O essencial do discurso de alerta ao Irão

273
Em 10 minutos, Trump fez um discurso de resposta ao ataque iraniano desta quarta-feira. O presidente dos EUA anunciou sanções contra o Irão e alertou: é altura de acabar com o apoio ao terrorismo.
Fact Check

EUA não pediram desculpa ao Irão em 1988?

Publicação diz que os EUA não pediram desculpa quando abateram um avião da Iran Air. George H. W. Bush disse que nunca o faria, mas o então Presidente, Ronald Reagan, pediu perdão em nome do país.
Barack Obama

Michelle Obama lança documentário no Instagram

Michelle vai lançar documentário de seis episódios sobre o primeiro ano de universidade de 4 alunos afrodescendentes. Esta não é a primeira vez que a família Obama aposta na produção de conteúdos.
Irão

Irão diz que ataque contra EUA "não é suficiente"

217
Para o ayatollah do Irão, os 22 mísseis contra bases norte-americanas não bastaram. Num discurso na TV estatal iraniana Ali Khamenei defendeu o fim da presença dos EUA na região.
Irão

As imagens da queda do avião ucraniano no Irão

526
A embaixada da Ucrânia em Teerão chegou a apontar uma falha mecânica como causa do acidente que vitimou 176 pessoas. A mesma entidade recuou entretanto, afirmando que as causas ainda não são claras.
Irão

O que se sabe sobre o ataque do Irão

O Irão lançou dezenas de mísseis a bases dos EUA em solo iraquiano, ataque que foi confirmado pelos dois países. Hora do embate foi escolhida para coincidir com a hora da morte do general Soleimani.
Ministério da Defesa

34 portugueses no Iraque nunca tiram o colete

152
O ministro da Defesa garantiu horas antes do ataque que os militares portugueses no Iraque estão “em segurança”. Não podem despir o colete, tirar os óculos ou largar a arma. Costa deu-lhes relógios.
Estados Unidos da América

"Agora os EUA vão ter de responder"

Tiago Moreira de Sá, investigador do Instituto Português de Relações Internacionais e especialista em política americana, comenta a retaliação do Irão e os cenários para a reação de Donald Trump.
Presidente Trump

Donald bin Laden /premium

Esta intervenção de Trump teve o mérito de ser extremamente amiga do ambiente. Há receios de instabilidade no médio oriente; o preço do petróleo sobe; logo, o consumo de combustíveis fósseis diminui.
Guerra

Rockets caem junto à embaixada dos EUA no Iraque - como aconteceu

4334
Rockets lançados contra bases do EUA no Iraque não fizeram vítimas. Trump diz que o Irão parece estar a recuar, mas avança com novas sanções económicas. Rouhani diz que reagirá perante novo crime.
França

França sem planos para retirar tropas do Iraque

França "não tem intenção" de retirar os militares destacados no Iraque. Ministra da Defesa garante que "nível de proteção" foi reforçado. Macron pede a Rohani que não contribua para violência.
Estados Unidos da América

Justiça pede 6 meses de prisão para Michael Flynn

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos recuou na anterior decisão e considerou que Michael Flynn deve ser condenado a seis meses de prisão, mesmo tendo colaborado com as autoridades.
Iraque

Iraque desmente versão do Pentágono sobre carta

O primeiro-ministro iraquiano desmentiu a versão do Pentágono e assegura que recebeu uma carta "assinada" anunciando o plano de saída. Trump garante que momento de saída ainda não chegou.
Estados Unidos da América

Bagdade. Pompeo defende legalidade de ação militar

O chefe da diplomacia norte-americana defendeu a legalidade do ataque que matou o general iraniano Qassem Soleimani, declarando que este estava em Bagdade a preparar ações militares contra os EUA.
Iraque

NATO anuncia retirada de forças do Iraque

Depois de ter suspendido a sua missão de treino de militares iraquianos, a NATO anunciou a retirada temporária de parte da sua força do Iraque. Em causa está a segurança dos seus funcionários.
Basquetebol

Cassius joga pelo irmão, para o irmão, com o irmão

Em novembro, o irmão de Cassius Winston, estrela do basquetebol universitário dos EUA, suicidou-se. Mas o jogador de 21 anos continua a cumprimentá-lo no início de cada jogo: e a ganhar por ele.
Trabalho

O jejum que se tornou na moda de Silicon Valley

103
O jejum de dopamina consiste em privar o cérebro de estímulos ligados à recompensa e felicidade. Começou como uma moda para aumentar a produtividade mas quem o faz diz que aprecia mais a vida.
Irão

Ameaça ao património do Irão. Trump recua. É a lei

789
Depois da ameaça ao património cultural do Irão, Trump recua. "Eles mandam nos nossos pelos ares, mas nós temos de ser cuidadosos com as instituições culturais deles. É a lei e quero obedecer".
Iraque

Alemanha retira parte das tropas do Iraque

As forças armadas alemãs anunciaram a retirada de parte dos soldados estacionados no Iraque em missões de formação e a transferência para a Jordânia e para o Koweit, devido as tensões na região.
Geopolítica

Cidade natal de Soleimani enterra general morto

O enterro do general Qassem Soleimani, general iraniano morto pelos EUA, realiza-se esta terça-feira na sua cidade natal, Kerman, no sul do Irão.
Marcelo Rebelo de Sousa

"Aliados são aliados mesmo quando agem sozinhos"

Presidente da República defendeu reforço da aliança transatlântica. Comentário surge durante escalada de tensão entre EUA e Irão, devido ao ataque norte-americano contra um general iraniano.
União Europeia

EUA e Irão. UE quer evitar "ações irreversíveis"

O presidente do Conselho Europeu afirmou, numa publicação no Twitter, querer reduzir as tensões e garantiu que continuará a usar "todos os contactos ao nível da UE e mais além" para o conseguir.
Estados Unidos da América

EUA criticam Rússia e China pelo silêncio 

Os Estados Unidos lamentaram, em comunicado, "o silêncio do Conselho de Segurança da ONU", nomeadamente da Rússia e da China. Em causa está o ataque à embaixada norte-americana em Bagdade.
União Europeia

EUA/Irão. MNE´s da UE discutem escalada de tensão

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia vão discutir a escalada de tensão entre Estados Unidos e Irão, num conselho extraordinário convocado pelo chefe da diplomacia europeu.
Irão

Rohani. "Jamais ameacem a nação iraniana".

269
O Presidente iraniano utilizou o Twitter para alertar os Estados Unidos para "jamais ameaçarem a nação iraniana", em resposta às ameaças de Trump, relembrando o ataque dos EUA a um avião em 1988.
Iraque

Ministro: militares no Iraque estão salvaguardados

O ministro da Defesa Nacional garante que os 35 militares portugueses destacados no Iraque estão salvaguardados e espera que a formação possa ser retomada "dentro das próximas semanas".
Médio Oriente

EUA. Anúncio de retirada do Iraque foi "engano"

388
EUA enviaram carta às autoridades iraquianas a anunciar retirada mas, a seguir, o Pentágono negou. No fim, confirmou a veracidade do texto, que terá sido enviado "por engano". Será?
NATO

NATO: "Irão deve evitar mais violência"

Os membros da Aliança Atlântica apelaram à contenção por parte do Irão, manifestando preocupação com "as atividades de desestabilização" e considerando que "um conflito não é do interesse de ninguém".
Estados Unidos da América

Harvey Weinstein. Acusação apelida-o de "predador"

Procuradora do Ministério Público acusou Weinstein de ser um "predador". Já a advogada de defesa disse que vai fazer um "interrogatório agressivo" às mulheres. Em Los Angeles surgem novas acusações.
Estados Unidos da América

Trump: “O Irão nunca terá uma arma nuclear!”

206
O Presidente dos EUA utilizou mais uma vez a rede social Twitter para garantir que o Irão nunca irá ter armas nucleares, depois de ter escrito outras ameaças contra a república islâmica.
Estados Unidos da América

Bolton admite falar no processo de destituição

Ex-conselheiro de segurança nacional admite testemunhar perante o Senado dos EUA no processo de destituição do presidente Donald Trump. Basta, para isso, receber uma intimação a fazê-lo.
Irão

Santos Silva preocupado com tensão entre EUA/Irão

O ministro dos Negócios Estrangeiros pede aos portugueses que estejam na região para cumprirem as medidas de cuidado e segurança.
Hollywood

Dois anos depois, começa o julgamento de Weinstein

Rosanna Arquette vai estar no julgamento de Harvey Weinstein, que começa esta segunda-feira, dois anos depois da publicação das reportagens a denunciar o escândalo sexual.
NATO

NATO discute crise entre EUA e Irão

A NATO vai reunir extraordinariamente esta segunda-feira em Bruxelas. Na ordem do dia estará a questão entre Irão e Estados Unidos da América.
Irão

Trump ameaça atacar locais culturais no Irão

205
De volta das férias, Donald Trump prometeu "enormes represálias" caso o Irão decida responder ao ataque aéreo norte-americano e aponta como eventuais alvos os locais culturais.
Estados Unidos da América

Pompeo: EUA podem atacar outros líderes iranianos

644
O chefe da diplomacia norte-americana disse ainda que os EUA atingirão o Irão, mesmo que as retaliações aconteçam a partir dos seus aliados, como a Síria, Iémen, Líbano ou outros.
Iraque

Parlamento iraquiano expulsa tropas dos EUA

628
O parlamento iraquiano votou favoravelmente uma proposta no sentido de expulsar do Iraque as tropas norte-americanas, na sequência da decisão de matar o líder militar iraniano.
Geopolítica

EUA. Sauditas não foram consultados sobre ataque 

A Arábia Saudita não foi consultada por Washington sobre o ataque que matou o general iraniano Qassem Soleimani, disse hoje uma autoridade saudita.
Papa Francisco

Papa. "A guerra só leva à morte e à destruição"

151
O Papa Francisco pediu "diálogo e autocontrolo" nas relações internacionais face à "terrível atmosfera de tensão" que é sentida em muitas partes do mundo durante a oração do Angelus.
Geopolítica

"Duvido que tenham coragem", diz ministro iraniano

169
O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano alertou Trump sobre as novas ameaças que fez ao Irão e o exército iraniano também disse que Donald Trump não se atreverá a atacar o seu país.
Geopolítica

EUA prontos a atingir 52 locais no Irão

485
Trump advertiu Teerão que os EUA atacarão "muito rapidamente e duramente" se a República Islâmica atacar pessoal ou alvos americanos e avisa que não dependerá de autorização do Congresso.
Irão

Os detalhes de um ataque planeado em Mar-a-lago

324
Não era, de longe, a hipótese mais provável mas Trump decidiu numa reunião no seu resort que ia eliminar o general iraniano. Deu a luz verde, foi jantar e ninguém percebeu o que se estava a passar.
Estados Unidos da América

Embaixada dos EUA em Lisboa emite alerta 

107
A embaixada dos Estados Unidos em Portugal lançou um alerta de segurança por causa do "aumento da tensão no Médio Oriente". Embaixada da Bulgária já o tinha feito na sexta-feira.
Assédio Sexual

Ex-jornalista da Fox News acusa Trump de assédio

299
Courtney Friel diz ter recebido uma chamada de Donald Trump com um convite para um encontro. Episódio consta no novo livro da jornalista. Já são quase 20 as mulheres que acusam Trump de assédio.
Papa Francisco

EUA vs Irão. Papa faz apelo ao "dom da paz"

116
O Papa fez um novo apelo ao "dom da paz", depois da recente escalada da tensão entre os Estados Unidos e o Irão, que Francisco não mencionou diretamente na sua declaração.
Irão

Grita-se "morte à América" no funeral de Soleimani

293
População seguiu em procissão a carrinha com o caixão de Soleimani no Iraque. Corpo segue este sábado para o Irão. Mas também houve celebrações pela morte do general.
Geopolítica

NATO suspende operações de treino no Iraque

A NATO suspendeu as operações de treino no Iraque, disse hoje o porta-voz da organização, Dylan White, após a morte do general iraniano Qassem Soleimani num ataque norte-americano a Bagdad.
Geopolítica

"EUA vão sofrer consequências durante vários anos"

370
O Presidente iraniano, Hassan Rohani, alertou que os Estados Unidos vão sofrer "as consequências" do assassínio do general Qassem Soleimani "não apenas hoje, mas ao longo dos próximos anos".
Irão

Explicador. O que levou os EUA a matar Soleimani /premium

164
A tensão entre os dois países agravou-se nos últimos dias. Teerão apoiou ataque que matou um americano e a invasão da embaixada em Bagdad. EUA responderam com bombardeamentos e a morte de Soleimani.
Presidente Trump

Ataque que matou Soleimani foi legal ou ilegal?

892
Donald Trump deu luz verde para matar o general Qassem Soleimani, mas o ataque levanta dúvidas. Deveria ter sido aprovado antes pelo Congresso? E é legal à luz das leis internacionais?
Irão

Cinco formas de o Irão vingar a morte de Soleimani

372
Um conflito direto no Golfo Pérsico, um ataque cibernético ou uma resposta nuclear para chegar à raiz do problema. O Irão prometeu vingar a morte de Soleimani. Como pode fazê-lo?
Irão

Soleimani. Irão pede vingança, iraquianos celebram

265
O líder da Guarda Revolucionária Iraniana foi morto num ataque em Bagdad, ordenado pelos EUA. Em Teerão, manifestantes acusam os EUA de terrorismo e pedem "vingança". No Iraque há quem celebre.
Irão

Os detalhes da operação que matou general iraniano

240
Comando de Forças Especiais norte-americano utilizou drone MQ-9 Reaper para matar Soleimani. Corpo foi identificado graças a um anel. Outro ataque tinha falhado na quinta-feira.
Irão

Quem é Soleimani, general do Irão morto pelos EUA?

593
Líder da Guarda Revolucionária Iraniana, um dos homens mais poderosos do Médio Oriente e herói iraniano, Qassem Soleimani era uma mistura de "James Bond, Erwin Rommel e Lady Gaga" .
Rádio Observador

Às 4h: Trump manda abater general iraniano

O Pentágono confirmou que foi o presidente dos EUA que ordenou esta noite um ataque aéreo para eliminar o comandante da força de elite iraniana Al-Quds, general Qassem Soleimani.
Estados Unidos da América

General iraniano foi identificado por anel 

2160
Milhares de pessoas nas ruas após EUA matarem general iraniano, identificado por anel. Irão reagiu: "Vingança será dura". Trump tweetou: "Irão nunca venceu uma guerra mas nunca perdeu uma negociação".
Estados Unidos da América

Loveless, o assassino identificado 100 anos depois

Loveless fugiu da prisão onde estava a cumprir pena por matar a mulher. O corpo foi encontrado 60 anos depois numa caverna. Mas só agora é que foi identificado graças a novas tecnologias de ADN.
Donald Trump

Cantora Linda Ronstadt compara Trump a Hitler

453
"É exatamente a mesma coisa", disse a cantora, vencedora de dez prémios Grammy. Para Ronstadt, também Trump encontrou um "inimigo comum" e é "incontrolável".
Estados Unidos da América

Washington espera novos ataques pró-iranianos

Dois dias depois do ataque à embaixada americana no Iraque, o líder do Pentágono espera novas investidas de que as forças pró-iranianas "se vão arrepender". No dia 27, uma outra ofensiva fez um morto.
Crime

Atriz de Capitão América suspeita de matar a mãe

A polícia encontrou a mãe da atriz em casa, já sem vida. No local estava também a própria Mollie Fitzgerald com alguns ferimentos. Está presa com uma fiança de meio milhão de dólares
Partido Democrata

EUA. Candidato latino Julian Castro desiste 

Com o abandono do antigo secretário da Habitação de Barack Obama, a lista de candidatos democratas diminuiu para 14. Castro tinha já sido afastado dos mais recentes debates por falta de popularidade.
Iraque

Iraque. Segurança em causa após ataque a embaixada

O facto de altos responsáveis estarem do lado dos atacantes "mostra a que ponto Teerão tem autoridade em Bagdade", afirmam os especialistas, para quem em 2020 poderá haver um "isolamento do país".
Iraque

Embaixada dos EUA encerrada após ataque no Iraque

A embaixada dos Estados Unidos em Bagdade suspendeu as suas atividades consulares até novo aviso, pedindo aos cidadãos norte-americanos que não se aproximem das suas imediações.
Irão

Ayatollah Ali Khamenei chama 'tipo' a Trump 

É mais um passo na escalada de tensão entre o Irão e os Estados Unidos na sequência do ataque contra a embaixada dos EUA no Iraque. Ayatollah Khamenei explica a Trump que "não pode fazer nada".
Estados Unidos da América

Pompeo adia visita à Ucrânia após ataque no Iraque

O chefe de diplomacia dos EUA "deve permanecer em Washington para (...) garantir a segurança dos americanos no Médio Oriente". Também outras escalas foram adiadas e serão remarcadas.
Irão

Ataque à embaixada dos EUA: Irão nega envolvimento

Irão negou estar envolvido no ataque contra a embaixada dos EUA no Iraque e alertou as autoridades americanas sobre qualquer erro de cálculo e ato imprudente.
Estados Unidos da América

EUA: Ataque a embaixada foi "obra de terroristas"

O secretário de Estado norte-americano disse que o ataque contra a embaixada dos EUA em Bagdad foi obra de "terroristas" e designou duas pessoas que acusa de terem sido apoiadas por "aliados do Irão".
Estados Unidos da América

EUA e China assinam acordo a 15 de janeiro

O acordo deverá pôr fim à guerra comercial entre os EUA e a China. Trump anunciou no Twitter que a primeira fase do acordo é assinada na Casa Branca. Mais tarde, vai a Pequim para a Fase 2.
Estados Unidos da América

Trump: ataque a embaixada orquestrada pelo Irão

Manifestantes atacaram esta terça-feira a embaixada dos EUA em Bagdade gritando "morte à América". Donald Trump diz que incidente foi orquestrado pelo Irão. "Serão responsabilizados", garantiu.
Crime

Nova Iorque toma medidas contra os crimes de ódio

No sábado cinco pessoas foram esfaqueadas por um homem que entrou na casa de um rabino, a norte da cidade de Nova Iorque, quando celebravam o Hanukkah (feriado judaico), tendo ficado feridas.
Alterações Climáticas

Greta nunca "perderia tempo" com Trump

552
Numa entrevista à BBC, Greta Thunberg assegurou que, quando esteve em Nova Iorque, não tinha nada para falar com Donald Trump. E o pai lembra como o ativismo a curou de uma depressão.
Oceanos

Vídeo capta cherne a engolir tubarão numa dentada

1380
Uma expedição submarina capturou imagens nunca antes vistas que ilustram a importância do tamanho nos peixes predatórios. Nas imagens é possível ver um cherne a engolir um tubarão pequeno.
Estados Unidos da América

Coreia do Norte que consoldar "soberania"

Kim Jong-un salientou a necessidade de proteger a soberania e segurança do país. Os Estados Unidos foram recentemente ameaçados com uma ofensiva, que levou o Pentágono a redobrar a vigilância.
Estados Unidos da América

EUA. Tiroteio em igreja faz um morto e um ferido

194
Um homem entrou numa igreja na manhã deste domingo e atirou sobre os fiéis que ali se encontravam, matando um e deixando outro gravemente ferido. Duas pessoas armadas mataram o atirador.
Estados Unidos da América

EUA bombardeiam milícia apoiada pelo Irão

Os Estados Unidos bombardearam cinco locais, na Síria e no Iraque, associados a uma milícia apoiada pelo Irão, depois de ataques contra a coligação internacional que vitimaram um norte-americano.
Afeganistão

Talibãs e EUA acordam cessar-fogo temporário

Os talibãs anunciaram que concordam com um cessar-fogo temporário que permita fornecer uma "janela" temporal durante a qual poderá ser assinado um acordo de paz com os Estados Unidos.
Estados Unidos da América

Judeus atacados em Nova Iorque. Suspeito detido

Um ataque com uma arma branca numa residência de um rabino em Monsey, perto de Nova Iorque, nos Estados Unidos, resultou este sábado à noite em vários feridos.
Coreia do Norte

Coreia do Norte debate diálogo com os EUA

O Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte realizou a primeira sessão de um plenário que pode ser a chave para o diálogo sobre desnuclearização com os EUA.
A página está a demorar muito tempo.