459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

David Neeleman

Fact Check

Empresas de Neeleman faliram em 2020?

Gestor respondeu ao primeiro-ministro, acusando Costa de "faltar à verdade" sobre a saúde financeira das suas empresas. Costa não tinha razão?
Noticiário

14h. TAP. Neeleman quer pedido desculpa de Costa

Em causa estão declarações do secretário-geral do PS durante um debate para as eleições legislativas. Neeleman diz que nenhuma duas suas cinco empresas foi à falência, tal como Costa afirmou.
TAP

Neeleman. "Estou, de novo, a fazer o que é melhor"

"A TAP precisa muito de estabilidade acionista e por isso acordei sair", explicou Neeleman, no dia em que deixa de ser acionista, garantindo que está "de novo, a fazer o que é melhor para a TAP".
TAP

Acionistas da Azul aprovam acordo de saída da TAP

Foram aprovadas a eliminação dos direitos de conversão em ações das obrigações relativas ao empréstimo da Azul à TAP e a alienação da posição da Global AzurAir Projects na TAP.
TAP

Acionistas da Azul votam acordo de saída da TAP

Os acionistas da companhia aérea brasileira Azul, liderada por David Neeleman, reúnem-se para votar o acordo de saída da TAP, incluindo a eliminação de direitos de converter obrigações em ações.
Fact Check

David Neeleman só investiu 22 milhões na TAP?

Publicação acusa David Neeleman de ter investido 22 milhões de euros na TAP, de ter levado a companhia à falência e de ter recebido um prémio de 55 milhões com a sua saída. A afirmação é falsa.
Explicador

"Neeleman fez um grande negócio"

Editor de economia do Observador, Nuno Vinha, diz que reestruturação da companhia vai obrigar inevitavelmente a despedimentos.
David Neeleman

TAP. Neeleman agradece apoio do Estado

O acionista da TAP David Neeleman garantiu “empenho dos privados” no futuro da companhia, agradecendo “muito” o empréstimo de emergência do Estado português.
Coronavírus

Neeleman financiou estudo que relativiza Covid-19

O empresário do setor da aviação, muito afetado pelas restrições no tráfego aéreo resultantes da pandemia, trocou e-mails e opiniões com autores do estudo. Só agora se descobriu que o financiou.
TAP

Aviões novos, dívida a ser paga, prémios continuam

Quatro anos depois a TAP de David Neeleman tem pouco a ver com a TAP de 2015. Nesta entrevista falou-nos de como mudaram os aviões, as rotas e a gestão. E como os prémios vão continuar a ser pagos.
TAP

Neeleman quer vender a sua parte da TAP

O mal-estar com o parceiro de consórcio, Humberto Pedrosa, e com o Estado, devido aos resultados negativos da TAP, podem estar a forçar a saída de David Neeleman.
Privatização da TAP

Recompra da TAP aumentou riscos para o Estado 

Em auditoria à privatização e recompra da TAP, Tribunal de Contas conclui que falta de consenso político e mudanças contratuais deixaram o Estado mais exposto se algo correr mal na transportadora.
Companhias Aéreas

Companhia aérea Azul lucra 131 milhões em 2017

A companhia aérea brasileira Azul lucrou 131,4 milhões de euros em 2017. O fundador da Azul é David Neeleman, um dos acionistas da TAP.
David Neeleman

Base do Montijo "tem de ser aberta" a civis

O administrador da TAP esteve na cimeira do Turismo onde falou nos desafios da empresa, mas também na necessidade de existirem "mais pistas e terminais" em Lisboa, para responder à procura.
Privatização da TAP

Entrada de dinheiro na TAP precisa do sim da ANAC

Entrada de dinheiro na TAP, 120 milhões de euros, ainda tem de ser aprovada pela ANAC, confirmou presidente. Fernando Pinto fala em privatização "step by step" (passo a passo).
TAP

Neeleman. O "brasicano" que não conhecia Portugal

Não conhecia Portugal, nem Humberto Pedrosa, antes de fechar negócio para a compra da TAP. Do Porto, quase só conhece o aeroporto. David Neeleman, o novo dono da TAP, em registo informal.
Privatização da TAP

Bruxelas quer evitar controlo de Neeleman na TAP

A Direção-Geral Europeia dos Transportes tem pressionado o regulador português para evitar que David Neeleman controle a companhia aérea, conta o Diário Económico.
TAP

Neeleman: "O dinheiro vai entrar logo, logo"

Neeleman garante que injeção de capital, incluindo chinês, vai mesmo avançar não obstante decisão da ANAC. Tal como a estratégia de suprimir rotas (as do Porto) e avançar com outras (NY e Boston).
David Neeleman

TAP com novas rotas para Nova Iorque e Boston

A TAP está a reforçar presença no mercado norte-americano. Novos voos entre Lisboa e Nova Iorque e Lisboa e Boston vão arrancar entre junho e julho. Novos aviões A330 também estão a caminho.
Privatização da TAP

Estado investe na TAP em "condições de mercado"

Estado vai envolver-se na negociação da dívida da TAP com a banca, mas Pedro Marques diz que não haverá compromissos públicos adicionais. Investimento de 31,9 milhões feito em "condições de mercado".
Privatizações

TAP mudou 3 vezes em 7 meses. O que falta explicar

A venda de 61% foi assinada em junho de 2015. Mas foram precisas duas alterações à privatização para fechar o negócio que agora volta a ser revisto. Mais explicações são dadas hoje no Parlamento.
Privatização da TAP

TAP. Regulador continua a analisar venda de 61%

Regulador ainda não foi notificado de alterações na estrutura acionista da TAP, para além da venda de 61% do capital feita em 2015. ANAC terá de aprovar nova solução negociada pelo governo.
Privatização da TAP

"A empresa será privada". Estado tem mais capital

Acordo entre o consórcio Gateway e Governo foi assinado esta manhã. Para já será 50% para cada lado, mas a gestão e o plano estratégico será privado.
Privatização da TAP

Estado fica só com 50% da TAP. Gestão será privada

O Governo de António Costa vai anunciar este sábado o acordo com os acionistas privados da TAP. Estado abdica de recuperar a maioria do capital e fica só com 50%. Neeleman e Pedrosa reduzem.
Aviação

Azul anuncia ligação direta a Lisboa

A companhia aérea Azul, propriedade de David Neeleman, um dos donos da TAP, anunciou esta quarta-feira que terá voos diretos para Lisboa a partir de maio.
Privatização da TAP

TAP. Neelemam diz que a gestão é o mais importante

O empresário David Neeleman defendeu que "a gestão é o mais importante" na TAP, desvalorizando a questão da titularidade da maioria do capital na companhia aérea que o governo quer recuperar.
Privatização da TAP

Governo e novos donos da TAP já discutem propostas

O ministro das Infraestruturas e os dois acionistas privados da TAP voltaram a reunir e já houve propostas em cima da mesa para rever a participação do Estado na empresa.
Privatização da TAP

Privados e Governo condenados a entenderem-se?

Dupla Pedrosa e Neeleman não cede maioria. Costa garante que Estado retomará 51% da TAP com ou sem acordo. Declarações duras e públicas marcam o ponto de partida para as negociações.
TAP

Vontade do Governo e do comprador "não casam bem"

O Governo apenas apresentou "a vontade" de ter o controlo da empresa e consórcio comprador da TAP insistiu que não sai da sua posição. Humberto Pedrosa e David Neeleman dizem que nem houve negociação.
Privatização da TAP

Regulador recebeu condições finais de venda da TAP

Regulador da aviação recebeu esta quinta-feira as condições finais de venda de 61% da TAP à Gateway, no mesmo dia em que o governo de António Costa tomou posse. Tem até três meses para dar parecer.
David Neeleman

Chineses entram na companhia de novo dono da TAP

O conglomerado HNA vai comprar 24% da Azul de David Neeleman e passará a ser o maior acionista individual da companhia brasileira. Neeleman é um dos novos donos da TAP.
Privatização da TAP

TAP privada. 53 novos aviões e bilhetes a 39 euros

David Neeleman anunciou que o grande desafio da TAP privada são as 'low cost', por isso a companhia vai ter bilhetes a 39 euros, mas passageiros têm de se sentar atrás. E vêm aí 53 novos aviões.
Privatização da TAP

TAP. Neeleman voa para Lisboa para fechar negócio

Fim do impasse? Diário Económico diz que David Neeleman é esperado esta quinta-feira em Lisboa para fechar negócio, depois de negociações de última hora com a Caixa Geral de Depósitos.
Privatização da TAP

Venda da TAP deve ficar fechada na quinta-feira

Humberto Pedrosa está aberto a negociar, mas sublinha que uma participação minoritária na TAP com o Estado a gerir não é desejável. Venda deve ficar fechada esta quinta. Parpública não comenta.
Privatização da TAP

Pedrosa exige "condições" para ficar minoritário

"Ficar minoritário, ou não, vai depender das condições", afirma Humberto Pedrosa, líder do consórcio que venceu a privatização da TAP, em junho, e que António Costa quer reverter.
Privatização da TAP

Situação da TAP agrava-se de "forma preocupante"

Resolução que introduz ajustamentos ao acordo de venda diz que a situação financeira e de tesouraria da TAP tem vindo a agravar-se de forma preocupante. Defende que é inadiável concluir privatização.
Privatização da TAP

Governo acautela eventual recuo na venda da TAP

Renegociação da dívida da TAP com a banca é um problema sério. Governo em gestão salvaguarda um eventual recuo na privatização. TAP não pode ser devolvida com mais dívida.
Privatização da TAP

O que falta para fechar a venda da TAP?

Após o parecer do regulador, a bola está do lado do consórcio Neeleman/Pedrosa. Há que renegociar dívida com a banca e clarificar quem vai mandar. Mas neste cenário político, é um negócio de risco.
David Neeleman

Controlo privado da TAP. "Não tem outro jeito"

O novo estratega da TAP, David Neeleman, afastou o cenário de ficar com uma participação minoritária na companhia, como defende o PS. Empresário diz que sem a compra de 61%, a banca não financiava.
TAP

TAP: Contrato assinado em dia de protestos

O contrato para a venda da companhia aérea a David Neeleman e de Humberto Pedrosa vai ser assinado esta quarta-feira. O dia será marcado por protestos dos sindicatos da empresa.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.