Conflito na Ucrânia
Conflito na Ucrânia

Rússia e Ucrânia. Presidentes reúnem-se em Paris

O Presidente ucraniano e o Presidente russo reúnem-se esta segunda-feira pela primeira vez. O encontro será mediado pela França e pela Alemanha e visa encontrar uma solução para o conflito ucraniano.
Conflito na Ucrânia

Macron anuncia cimeira sobre conflito na Ucrânia

A cimeira sobre o conflito no leste da Ucrânia realizar-se-á em Paris em 9 de dezembro e contará com a presença dos presidentes francês, russo e ucraniano e ainda a chanceler alemã.
Conflito na Ucrânia

Trump saúda troca de presos entre Rússia e Ucrânia

O Presidente dos Estados Unidos da América saudou a troca de prisioneiros entre a Rússia e a Ucrânia, considerando que pode ser o primeiro "passo de gigante" para a paz entre os dois países.
Conflito na Ucrânia

Rússia e Ucrânia negoceiam troca de 70 presos

A Rússia e a Ucrânia têm em marcha a troca de 70 prisioneiros, sendo esta a primeira operação do género desde o início da crise entre os dois países, em 2014, indicou fonte do Governo ucraniano.
Conflito na Ucrânia

Putin diz estar pronto para conversa com Ucrânia

O Presidente russo Vladimir Putin disse estar aberto a diálogos sobre o conflito existente no leste ucraniano com o novo presidente Volodimir Zelenski, no cargo desde o último mês de maio.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia. Zelensky oferece cidadania a russos

151
O presidente russo promete dar passaportes aos separatistas ucranianos. O recém eleito presidente ucraniano recusa e oferece cidadania ucraniana aos russos que "sofrem sob regimes autoritários".
Rússia-Ucrânia

Putin pronto para fazer as pazes com a Ucrânia

A União Europeia pede ao presidente russo, Vladimir Putin, que respeite a independência da Ucrânia, após o país ter criado uma lei que agiliza os pedidos de cidadania russa por ucranianos.
Rússia-Ucrânia

E se a Ucrânia voltar a ser uma potência nuclear? /premium

308
Se a Rússia continuar a humilhar o país vizinho com operações como aquela que ocorreu no Estreito de Kertch, Kiev pode mesmo optar por uma solução para a qual possui capacidade recursos e tecnologia.
Conflito na Ucrânia

Há crianças a cavar trincheiras na Ucrânia

1414
No sul da Ucrânia, crianças foram mobilizadas para escavarem trincheiras. Com receio de um ataque russo e de que a região se torne vulnerável, ajudam os adultos na preparação para a guerra.
Rússia-Ucrânia

Direito Internacional é só para alguns /premium

148
Irritado com as declarações do Ocidente de apoio à Ucrânia com promessas de envio de reforços em armamentos, Putin volta à sua tradicional política de “reacções assimétricas”.
Ucrânia

Mais umas eleições falsas em Donbas

A Rússia não quis a paz em 2014 e não quer em 2018. A realização destas eleições fraudulentas é um sinal claro de que a Rússia optou por prolongar o conflito durante mais anos sob o mesmo cenário.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia: uma resposta a José Milhazes

159
Eis alguns exemplos das reformas abrangentes que a Ucrânia continua a implementar, e mesmo se nem tudo pode mudar ao mesmo tempo não vamos parar e iremos continuar com iniciativas para melhorar o país
Rússia-Ucrânia

Ucrânia: falso assassinato foi "brilhante"

O Presidente da Ucrânia afirmou que a operação para fingir o assassinato do jornalista opositor russo foi "brilhante". O líder ucraniano referiu que foi a forma de salvar Arkadi Bábchenko.
Acordo Nuclear

Putin e Macron encontram-se em São Petersburgo

Vladimir Putin recebe Emmanuel Macron num clima de tensão motivado pela saída dos EUA do acordo nuclear iraniano e o impasse na resolução dos conflitos na Síria e no leste da Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

Donald Tusk critica "agressão russa" na Ucrânia

O presidente do Conselho Europeu criticou a Rússia na sequência de uma cimeira com países da ex-URSS, denunciando designadamente as "consequências trágicas da agressão russa na Ucrânia".
Rússia-Ucrânia

Tentativa de golpe de Estado em Lugansk

O líder da "República de Lugansk" denunciou uma tentativa de golpe de Estado fomentada pelo seu ex-ministro do Interior, cujas forças controlam parcialmente este território.
Pacheco Pereira

Deturpar factos para justificar posições

320
Nem queria acreditar que estava a ler Pacheco Pereira, pois mais parecia uma citação do Avante, do Sputnik ou da Russia Today, o primeiro órgão de informação do PCP e os restantes do regime de Putin.
Diplomacia

ONU apoia reforma na Ucrânia

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, manifestou o seu apoio à reforma que está a ser realizada pelo Governo da Ucrânia e assegurou que o conflito neste país não foi esquecido.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia. EUA pede à Russia para dar primeiro passo

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, apelou à Rússia para "dar o primeiro passo" a favor do desanuviamento no leste da Ucrânia, afetado por três anos de um conflito mortífero.
Conflito na Ucrânia

Membro da missão da OSCE morto em explosão

A Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa informou que um dos seus membros morreu na explosão de uma mina à passagem de uma patrulha no leste da Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

François Hollande pede cessar-fogo na Ucrânia

O Presidente francês apelou a "um cessar-fogo imediato" entre a Rússia e a Ucrânia "para que haja condições para uma solução para as questões políticas" entre os dois países.
Festival Eurovisão da Canção

Eurovisão. Rússia pede que Ucrânia reconsidere

A Rússia apelou a Kiev que "reconsidere a sua decisão" de proibir a entrada em território ucraniano da candidata russa que deveria participar no concurso musical Eurovisão, que se realiza em 13 de maio, na Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia apresenta queixa contra a Rússia no TIJ

102
Kiev acusa Moscovo de dar apoio financeiro, humano e militar aos rebeldes separatistas e quer ser compensada por todos os atos de terrorismo de que acusa a Rússia.
Rússia-Ucrânia

Ucrânia acusa Rússia de "apoiar terrorismo"

A Ucrânia acusou a Rússia de "apoiar o terrorismo" perante o Tribunal Internacional de Justiça, a quem pediu medidas para que Moscovo deixe de financiar as milícias que atuam no leste do país.
Diplomacia

Quem é que isola a Rússia?

Lisboa não é Ancara e o embaixador Belousov podia ter prevenido atempadamente que não iria comparecer à conferência no Instituto de Defesa Nacional, pois nada aconteceu de excepcional na nossa capital
Conflito na Ucrânia

Ucrânia. Um milhão de crianças precisa de ajuda

Um milhão de crianças precisam urgentemente de ajuda humanitária na Ucrânia, quase o dobro do ano passado, devido aos três anos de conflito no país, divulgou a UNICEF num comunicado.
Conflito na Ucrânia

UE. Confrontos na Ucrânia são violação flagrante

Os novos confrontos no leste da Ucrânia são uma "violação flagrante do cessar-fogo" imposto pelos acordos de Minsk e devem terminar imediatamente, defendeu o Serviço de Ação Externa da União Europeia.
Conflito na Ucrânia

Novo roteiro para resolver conflito em novembro

Os líderes da Rússia, Ucrânia, Alemanha e França acordaram desenhar um roteiro para o conflito ucraniano até ao final de novembro e destacar uma missão policial para a província de Donbas.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia e separatistas negoceiam cessar-fogo

A Ucrânia e os separatistas pró-russos estão a negociar uma "ordem de paz e tranquilidade" a partir de 1 de setembro, quando começa o ano escolar.
Conflito na Ucrânia

Hollande não quer mais violência na Ucrânia

O Presidente francês, François Hollande, pediu à chanceler alemã, Angela Merkel, e ao chefe de Estado ucraniano, Petro Poroshenko, para ser evitada qualquer escalada do conflito no este da Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

Putin. Sanções impedem cooperação com a Europa

O presidente russo criticou as sanções da União Europeia por considerar que impedem uma "cooperação verdadeira" e um relacionamento benéfico, mas a Alemanha já recusou qualquer recuo da Europa.
Conflito na Ucrânia

Nadia, a heroína da Ucrânia que resistiu a Putin

Nadia Savchenko, piloto de helicóptero, foi condenada a 22 anos de prisão por supostamente ter matado dois jornalistas russos. Mas Putin acabou por perdoá-la. A resistência de Nadia é estrela no país.
Conflito na Ucrânia

Mais de 10 mil mortos no leste da Ucrânia

O Presidente da Ucrânia estima que tenham morrido mais de 10 mil pessoas e 20 mil tenham ficado feridas no leste do país, e responsabilizou a Rússia pelas vítimas do conflito armado.
Conflito na Ucrânia

Onde fica a Crimeia? Ups, a Coca-Cola fez asneira

Numa mensagem de bom ano, a Coca-Cola publicou um mapa da Rússia sem a Crimeia: os russos não perdoaram. Depois incluiu a Crimeia no mapa e os ucranianos revoltaram-se. Ups!
Vladimir Putin

Rússia caminha a passos largos para uma ditadura

422
Putin tenta distrair a atenção dos cidadãos russos com intervenções militares no estrangeiro. Isto pode dar o efeito desejado, mas não por muito tempo. 2016 vai ser um ano muito difícil para a Rússia.
Conflito na Ucrânia

União Europeia prolonga sanções à Rússia

A União Europeia decidiu estender as sanções à Rússia, pela sua intervenção militar na Ucrânia, por mais seis meses por não ter sido implementado o decidido nos acordos de Minsk.
Conflito na Ucrânia

Conflito na Ucrânia atinge mais de 9000 mortos 

Mais de nove mil pessoas morreram desde o início do conflito no leste da Ucrânia, em abril de 2014, segundo um novo balanço publicado hoje pela Organização das Nações Unidas.
Conflito na Ucrânia

Rússia cortou fornecimento de gás à Ucrânia

Gigante do gás russo, Gazprom, diz que a Naftogaz não fez novos pagamentos de gás e por isso cortou a partir das 7h00 de hoje o fornecimento de gás a Kiev.
Conflito na Ucrânia

Estado de emergência na Crimeia sem eletricidade

A Crimeia ficou sem eletricidade depois de várias linhas de alta tensão terem sido destruídas na Ucrânia, que recusou a ajuda da Rússia para reparar as torres de energia.
Estados Unidos da América

Washington saúda adiamento de eleições na Ucrânia

Os EUA congratularam-se com o adiamento das "eleições ilegais" por parte dos separatistas pró-russos no leste da Ucrânia e com o início da retirada de armas pesadas por Kiev, Moscovo e pelos rebeldes.
Conflito na Ucrânia

Rússia fecha espaço aéreo às companhias ucranianas

Decisão foi tomada na sequência da proibição de Kiev imposta a duas companhias aéreas russas na Ucrânia. Espaço aéreo russo será encerrado às companhias ucranianas a partir de dia 25 de outubro.
Conflito na Ucrânia

Conflito na Ucrânia já originou quase 8 mil mortes

Balanço divulgado esta terça-feira quantifica o número de mortes no leste da Ucrânia: desde que os conflitos se iniciaram, já morreram quase oito mil pessoas. O número tem vindo a aumentar.
Conflito na Ucrânia

Rússia alarga sua jurisdição ao Leste da Ucrânia

131
Numa situação em que a economia russa se afunda, os dirigentes russos poderão utilizar o conflito no país vizinho para desviar as atenções dos cidadãos para mais uma “acção patriótica”.
União Europeia

Europa 3.0

115
Os próximos 4 meses serão um duro teste à política externa europeia. Raramente a UE se deparou com a necessidade de resolver um número tão elevado de crises simultâneas. Começando pelos refugiados.
Conflito na Ucrânia

Parlamento dá autonomia a territórios separatistas

O parlamento ucraniano aprovou hoje uma polémica reforma constitucional que dá mais autonomia aos territórios separatistas do leste. Protestos e feridos à frente do edifício.
Conflito na Ucrânia

Merkel, Hollande e Putin planeiam nova cimeira

Chefes de Estado falaram pelo telefone onde fizeram ponto da situação sobre aplicação das medidas acordadas em Minsk. Nova cimeira sobre crise Ucrânia/Rússia deve ser planeada "nas próximas semanas".
Conflito na Ucrânia

EUA vão enviar caças F-22 para a Europa

O Governo dos Estados Unidos anunciou hoje que vai deslocar F-22, caças invisíveis aos radares, para a Europa no âmbito do seu plano de apoio à NATO anunciado após a intervenção russa na Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia acusa Rússia de enviar comboios a rebeldes

O Presidente da Ucrânia acusou hoje a Rússia de ter enviado três "grande comboios militares" para o leste separatista pró-russo, horas antes de uma cimeira, em Berlim, sobre a crise ucraniana.
Conflito na Ucrânia

A Rússia, a NATO e a Ucrânia

111
A NATO deveria definir o que entende ser as "linhas vermelhas" que a Rússia não poderá ultrapassar. Moscovo é um leitor atento dos sinais que receba por parte de quem está disposto a fazer-lhe frente.
Ucrânia

Putin diz que persiste ameaça externa à Crimeia

Na sua terceira visita à Crimeia depois de esta passar a ser russa, Vladimir Putin falou da "ameaça de forças exteriores que podem, de uma forma ou de outra, desestabilizar a situação na península".
Rússia

Rússia pede prisão para cineasta da Ucrânia

Procuradores russos pedem 23 anos de prisão contra cineasta ucraniano Oleg Sentsov por acusações de terrorismo, num julgamento criticado pelo Ocidente.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia: Merkel chama Poroshenko e Hollande

A chanceler alemã reúne-se na próxima segunda-feira em Berlim com os presidentes da França e da Ucrânia para analisar a situação na Ucrânia. Tensão no país volta a aumentar.
Conflito na Ucrânia

Mais de 845 militares ucranianos desaparecidos

Mais de 845 militares do Exército ucraniano foram dados como desaparecidos. O número de militares mortos ultrapassa os 1.700.
MH17

Kremlin receia precedentes perigosos

122
Putin e a sua corte jamais irão reconhecer a sua culpa nesse acto ignóbil e, no máximo, poderão vir a aceitar a entrega às autoridades internacionais de alguns comandantes dos separatistas russófonos
Conflito na Ucrânia

Ucrânia. OSCE é importante para o cessar-fogo

Os líderes da França, Alemanha, Rússia e Ucrânia falaram por telefone sobre o conflito no leste ucraniano, salientando "o papel central" da OSCE na "melhoria da aplicação do cessar-fogo".
MH17

Vídeo: Rebeldes pró-russos assaltaram o MH17

108
Um novo vídeo mostra rebeldes pró-russos a remexer as bagagens das vítimas do Boieng 777 da Malaysia Airlines, abatido no leste da Ucrânia há um ano.
Conflito na Ucrânia

MH17: Há tribunais e tribunais

109
As autoridades russas têm perdido numerosos processos em tribunais internacionais, alguns dos quais, como o da petrolífera Yukos, implicam o pagamento de indemnizações de milhares de milhões de euros
Conflito na Ucrânia

Ucrânia: seis soldados mortos nas últimas 24 horas

Seis soldados foram mortos nas últimas 24 horas na zona separatista pró-russa da Ucrânia, segundo as autoridades de Kiev, que dizem temer uma escalada de violência.
G7

Obama acusa Putin: obsessão com império soviético

Na reunião do G7, Obama disparou contra Putin. A aplicação de novas sanções está dependente do cumprimento do acordo de Minsk.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia: "Grande ofensiva" dos rebeldes

Os separatistas pró-russos do leste da Ucrânia lançaram esta quarta-feira, segundo Kiev, uma "grande ofensiva" contra as posições ucranianas, deixando antever uma nova escalada do conflito.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia. Nova reunião entre Governo e separatistas

Representantes do governo ucraniano e dos rebeldes separatistas pró-russos voltam a reunir-se hoje Minsk, na Bielorrússia, numa tentativa para reforçar os acordos de paz.
Conflito na Ucrânia

A nova lei de Putin

167
Se esta lei não tem nada a ver com a guerra da Ucrânia, que operações especiais as Forças Armadas da Rússia poderão vir a realizar?
Conflito na Ucrânia

Rússia: lista negra é represália pelas sanções 

A Rússia reconheceu que a "lista negra", já entregue aos países membros da UE, é uma resposta às sanções impostas pela União Europeia pelo conflito na Ucrânia.
Mundo

"A Europa deve gastar mais dinheiro na sua defesa"

O antigo líder da NATO disse ao Observador que a paz na Europa não é um dado adquirido. Quanto à Síria, onde o Estado Islâmico avança cada vez mais, diz ter "pena" de não haver reação internacional.
Ucrânia

Mais de 200 soldados russos mortos em combate

Pelo menos 220 soldados russos morreram em combate no leste da Ucrânia, segundo um relatório do opositor russo assassinado em fevereiro, Boris Nemtsov.
Diplomacia

Kerry volta à Rússia após crise da Ucrânia

O chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry, chega hoje a Sochi, no sul da Rússia, naquela que será a primeira visita que faz ao país depois do início do conflito na Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

Merkel critica ausência de progressos na Ucrânia

A chanceler alemã, Angela Merkel, criticou hoje a ausência de progressos na crise ucraniana, lamentando que "ainda não se tenha verificado um cessar-fogo", após um encontro em Moscovo com Vladimir Putin.
Conflito na Ucrânia

Rússia culpa EUA pela intervenção na Ucrânia

Sergei Shoigu, o ministro da Defesa russo, acusou os Estados Unidos de ter desencadeado a intervenção russa na Ucrânia devido à sua importância estratégica histórica.
Ucrânia

Tropas estrangeiras autorizadas na Ucrânia

Petro Poroshenko, presidente ucraniano, promulga lei que autoriza o destacamento de tropas estrangeiras em território nacional para manobras militares.
Conflito na Ucrânia

Será necessário fornecer armamentos à Ucrânia?

182
Antes de enviar armamentos letais para a Ucrânia talvez fosse mais útil que os Estados Unidos e a UE ajudassem os ucranianos a porem ordem na própria casa.
Conflito na Ucrânia

NATO: Ocidente deve usar "todos os instrumentos"

O comandante da NATO na Europa, Philip Breedlove, defendeu que o Ocidente deve considerar "todos os seus instrumentos", incluindo o envio de armas defensivas, para ajudar a Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

Rússia pede a Alemanha e França que mantenham paz

Conflito na Ucrânia continua a causar vítimas, apesar do cessar-fogo acordado na Cimeira de Minsk, em fevereiro. A Rússia pede à Europa para que Kiev não incite a violência no leste da Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

Sanções à Rússia deverão prolongar-se até dezembro

O fim das sanções à Rússia está dependente do cumprimento do acordo de Minsk, pelo que poderão vir a ser estendidas até ao fim de 2015, uma vez que há pontos do acordo que só estarão cumpridos até lá.
Legislativas 2015

Paulo Rangel: PSD tem que fazer já novo programa

Paulo Rangel deixa um desafio a Passos: é preciso arrancar já com o novo programa, se o objetivo for chegar à maioria. Tem um perfil para Presidente. E mostra-se preocupado com a Ucrânia e Grécia.
União Europeia

Rangel: Putin quer cercar a Ucrânia e partir a UE

770
Putin tentará cercar a Ucrânia e está a financiar vários partidos eurocéticos por toda a Europa. O Estado Islâmico tem como objetivo atacar o Papa e criar uma guerra santa. Paulo Rangel em entrevista.
Conflito na Ucrânia

Putin revela detalhes da anexação da Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, revelou hoje, numa entrevista divulgada pela televisão pública, que lançou uma operação de anexação da Crimeia logo após a deposição do presidente ucraniano.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia. Primeiro dia sem mortos em meses

Exército confirma primeiro dia sem vítimas entre soldados ucranianos no leste do país. Desde março de 2014 já morreram pelo menos 6 mil pessoas no conflito com a Rússia, segundo dados da ONU.
Ucrânia

Ucrânia: União Europeia quer reforçar a vigilância

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 28 estão esta sexta e sábado em Riga, capital da Letónia, para uma reunião informal sobre a crise na Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

Senadores querem envio de armas à Ucrânia

Membros da Câmara dos Representantes apelaram ao presidente norte-americano, Barack Obama, para que seja aprovado com urgência o envio de armas letais para a Ucrânia.
Mundo

Afinal quem invadiu a Ucrânia?

Primeiro, foi o Kremlin que violou o Direito Internacional ao invadir o país vizinho. Segundo, as sanções decididas pelo Ocidente à Rússia estão previstas nesse mesmo Direito para castigar agressores.
Rússia

Ban Ki-moon "chocado" com assassinato de Nemtsov

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que estava "chocado" com o "assassínio brutal" do opositor russo Boris Nemtsov e que espera que os responsáveis sejam rapidamente levados à justiça.
Conflito na Ucrânia

Fotojornalista e combatente mortos em Donetsk

Serguei Nikolaiev, fotógrafo no jornal ucraniano, e um membro do grupo Pravyy Sektor foram mortos em Piski, na região do leste da Ucrânia dominada pelos separatistas pró-russos.
Rússia

Boris Nemtsov acusou Putin de políticas loucas

154
O líder da oposição russa, assassinado na sexta-feira, deu uma entrevista a uma rádio, onde teceu duras críticas às "políticas loucas e agressivas" de Putin, que precipitaram a crise na Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

Nemtsov teria provas de ingerência militar russa

176
Petró Poroshenko diz que falou com Nemtsov e que este lhe teria dito que tinha provas, e as iria divulgar, da ingerência militar russa na Ucrânia. Nemtsov foi morto com quatro tiros em Moscovo.
Conflito na Ucrânia

Cinco milhões de pessoas precisam de ajuda

Cerca de cinco milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária devido ao conflito no leste da Ucrânia, alertou a ONU, referindo que se trata de "uma situação muito sombria".
União Europeia

O OPNI de Durão Barroso

Talvez nenhum problema seja tão fundamental como o que Barroso resumiu com a velha piada de Delors sobre o OPNI (Objecto Político Não Identificado): a perda do sentido político da integração europeia.
Conflito na Ucrânia

Conselho de Segurança da ONU reúne-se de urgência

O Conselho de Segurança das nações Unidas vai reunir-se hoje de urgência sobre o conflito na Ucrânia, numa altura em que a situação se agrava no leste do país, disseram diplomatas à agência France Press.
Conflito na Ucrânia

Rússia diz que o ocidente não quer cumprir o acordo

O ministro dos Negócios estrangeiros russo afirmou hoje que as ameaças de novas sanções dos EUA e da União Europeia contra Moscovo mostram a "relutância" em respeitar os acordos de paz para a Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

Putin: Recusa de Kiev em fornecer gás é genocídio

O Presidente russo considerou um "genocídio" a recusa das autoridades ucranianas em fornecerem gás às regiões rebeldes do leste da Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

Rússia ameaça cortar gás à Ucrânia

O governo ucraniano já acusou a Gazprom de ter desviado gás para as regiões de Donetsk e Lugansk. Gazprom avisa que falta de pagamento pode ter implicações no circuito do gás na Europa.
Conflito na Ucrânia

Reino Unido não envia armas para a Ucrânia

Líder conservador da câmara baixa do Parlamento britânico, William Hague, descartou o envio de armas para a Ucrânia, enquanto são consideradas novas sanções contra a Rússia.
Conflito na Ucrânia

Kharkiv. Explosão mata 2 em marcha pró-governo

A manifestação em Kharkiv visava celebrar o 1.º aniversário da saída do poder de Yanukovych, um ex-presidente próximo de Moscovo. Canal de TV russo, RT, afirma que alegado suspeito está detido.
Conflito na Ucrânia

Kiev e rebeldes acordam retirar armamento

Retirada do armamento pesado da linha que separa as posições das forças de Kiev e dos rebeldes pró-russos deve começar hoje, segundo acordaram as duas forças.
Conflito na Ucrânia

Putin queria invasão antes de Yanukovych cair?

174
O editor do jornal Novaya Gazeta disse que a estratégia prévia incluía planos para partir a Ucrânia em setores autónomos e mais tarde seguir com um plano de anexação a longo-prazo do sudeste do país.
Conflito na Ucrânia

EUA e Reino Unido analisam mais sanções à Rússia

Estados Unidos da América e o Reino Unido estão a analisar a possibilidade de "sanções adicionais" contra a Rússia, cujo comportamento na Ucrânia é considerado "extremamente cobarde".
Conflito na Ucrânia

Milhares em Moscovo contra revolução ucraniana

Foi há um ano que começaram os tumultos que levaram à deposição do ex-presidente da Ucrânia. O Movimento Anti-Maidan acha que isso é perigoso para a Rússia.
Conflito na Ucrânia

Merkel para a Rússia: sanções não estão excluídas

Num encontro em Paris com François Hollande, Merkel admitiu que vai levar tempo até a paz chegar ao leste da Ucrânia, mas deixou claro que não há margem para não haver cessar-fogo.
Conflito na Ucrânia

Câmara dos Lordes: houve "sonambulismo" na Ucrânia

Segundo a câmara alta do Parlamento inglês, os Ministérios dos Negócios Estrangeiros europeus estão mal informados sobre a Rússia e isso teve consequências na Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

ONU em Donetsk com ajuda humanitária

Uma coluna conjunta de três agências das Nações Unidas, com ajuda humanitária, chegou a Donetsk, bastião dos separatistas pró-russos no leste ucraniano.
Conflito na Ucrânia

Kiev recusa-se pagar gás fornecido a rebeldes

Ucrânia recusa-se a pagar o gás que o grupo russo Gazprom começou a fornecer aos territórios do leste separatista do país, anunciou o administrador da companhia nacional ucraniana, Naftogaz.
Conflito na Ucrânia

Presidente quer contingente de manutenção de paz

O Presidente ucraniano anunciou que vai ser pedido o envio de um contingente de manutenção da paz da ONU para as zonas dominadas pelos rebeldes pró-russos no leste do país.
Conflito na Ucrânia

UE castiga Frank Sinatra russo por apoiar rebeldes

Para além de artista do povo da URSS e cônsul-honorário da auto-proclamada republica de Donetsk, Iosif Kobzon pertence agora à lista de pessoas sancionadas pela UE devido ao conflito ucraniano.
Conflito na Ucrânia

Para que servem os acordos de cessar de fogo?

178
A verdade é que Moscovo ainda não cumpriu o seu programa máximo, o controlo da Ucrânia. Uma crise política no país vizinho poderá ser uma boa ajuda para o Kremlin, a derrota de Debaltsevo o seu início
Conflito na Ucrânia

Sanções podem ser estendidas até ao fim do ano

Em visita a Portugal, Philip Hammond, ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, disse que a UE deve estender sanções à Rússia caso cessar-fogo não seja respeitado.
Conflito na Ucrânia

Debaltseve. Ucrânia confirma retirada das tropas

Poroshenko, presidente ucraniano, admitiu que país perdeu 80% do controlo de cidade estratégica. Putin apelou à rendição dos ucranianos e pediu ao governo para não perseguir aqueles que se renderam.
Conflito na Ucrânia

Canadá anuncia novas sanções contra a Rússia

O Canadá anunciou, esta terça-feira, novas sanções contra a Rússia, em particular contra a petrolífera Rosneft, bem como contra políticos e militares ucranianos pró-russos.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia acusa Rússia de sabotar processo de paz

As autoridades ucranianas acusaram a Rússia de sabotar o processo de paz no leste da Ucrânia, após a ofensiva lançada pelos separatistas na cidade estratégica de Debaltseve.
Conflito na Ucrânia

Mogherini: Acordo na Ucrânia "não é encorajador"

Federica Mogherini está em Portugal e disse que a prioridade na vizinhança a Sul da União Europeia é a Líbia. Quanto à Ucrânia, a vice-presidente da Comissão quer dar mais tempo aos acordos de Minsk.
Conflito na Ucrânia

Cinco soldados mortos em 24 horas na Ucrânia

Cinco soldados ucranianos foram mortos e 14 ficaram feridos em combates na região leste rebelde pró-russa da Ucrânia, onde um novo cessar-fogo entrou em vigor no domingo.
Conflito na Ucrânia

Cinco soldados ucranianos mortos em Mariopol

Pelo menos cinco soldados ucranianos morreram e outros 22 ficaram feridos nos combates com os rebeldes pró-russos perto de Mariopol, no este da Ucrânia, anunciou um porta-voz militar ucraniano.
Conflito na Ucrânia

Ânimos acalmam na Ucrânia mas ainda há confrontos

A intensidade dos combates diminuiu na Ucrânia desde o cessar-fogo, que entrou em vigor este domingo, mas os rebeldes avisaram que o acordo não se aplica a Debaltseve. Já morreram duas pessoas.
Conflito na Ucrânia

Poroshenko fala hoje com Merkel, Hollande e Obama

Presidente ucraniano vai falar ao telefone com a chanceler alemã, com o presidente francês e depois com o presidente norte-americano sobre a situação no leste da Ucrânia, antes do novo cessar-fogo.
Conflito na Ucrânia

Pelo menos 18 civis mortos no leste da Ucrânia

Pelo menos 18 civis morreram em ataques na zona leste da Ucrânia, horas antes do cessar-fogo que entra em vigor às 00h00 de domingo (hora local), segundo militares ucranianos e rebeldes separatistas.
Conflito na Ucrânia

Os mas que podem matar o Acordo de Minsk

138
No “caldeirão de Debaltsevo” oito mil soldados ucranianos resistem aos separatistas e os combates intensificam-se à medida que se aproxima a hora do cessar-fogo: a meia-noite de sábado para domingo.
Conflito na Ucrânia

Pelo menos 11 pessoas morreram depois do acordo

Pelo menos oito militares e três civis perderam a vida nas últimas 24 horas, já depois da assinatura do acordo de paz em Minsk. O cessar-fogo entrará em vigor na madrugada de domingo.
Conflito na Ucrânia

A Ucrânia é um país? É, e temos de lhe dar atenção

Quer entender de onde vem a Ucrânia e por que motivos a guerra estalou a Leste? Quer conhecer as motivações de Putin e a habilidade diplomática de Merkel? Não perca este episódio de Conversas à Quinta
Cimeira de Minsk

Ucrânia avisa que será difícil cumprir acordo

Poroshenko preocupado com acordo. Angela Merkel diz que cessar-fogo na Ucrânia é uma "luz de esperança", embora considere que "verdadeiro teste" será se o acordo no terreno.
Conflito na Ucrânia

A Cimeira de Minsk não terá sido um fiasco?

148
Esperemos que não seja necessária mais uma Cimeira de Minsk para apagar o fogo da guerra que se alastra na Europa. Mas as interrogações são muitas pois muitos foram os temas deixados em aberto.
Cimeira de Minsk

Acordo em Minsk para cessar-fogo, anuncia Putin

262
Foi o próprio Presidente russo o primeiro a dizer que há um acordo para cessar-fogo na Ucrânia. Hollande fala em "grande alívio" mas alerta que não está tudo resolvido.
Fotogaleria

Na Ucrânia não há um conflito, é guerra mesmo

100
Desde o início dos confrontos entre separatistas pro-russos e militares ucranianos já morreram mais cinco mil pessoas na Ucrânia. A destruição tornou-se uma realidade nas ruas daquele país.
Conflito na Ucrânia

Pelo menos 19 militares ucranianos mortos em 24h

Pelo menos 19 soldados ucranianos foram mortos nos últimos confrontos no leste da Ucrânia, afirmou uma fonte oficial de Kiev.
Conflito na Ucrânia

Minsk:Hollande e Merkel tentam solucionar conflito

François Hollande e Angela Merkel decidiram participar cimeira de Minsk, na Bielorrússia, para "tentar tudo, até ao fim", com vista a uma solução para a crise ucraniana.
Cimeira de Minsk

Obama: Rússia tem de parar "atuação agressiva"

Presidente dos EUA diz que Vladimir Putin deve aproveitar a Cimeira de Minsk, esta quarta-feira, para cortar o apoio aos separatistas pró-russos na Ucrânia. Caso contrário, "os custos vão subir".
Conflito na Ucrânia

Conflitos no leste da Ucrânia aumentam

Conflitos terão provocado, pelo menos, sete civis mortos e 26 feridos. Esta quarta-feira, os líderes da Ucrânia, Rússia, Alemanha e França vão reunir-se para tentar encontrar uma solução.
Conflito na Ucrânia

Oito semanas de greve de fome contra Putin

Detida numa prisão russa, a piloto ucraniana foi eleita deputada no Parlamento de Kiev e tornou-se num símbolo mediático do conflito no leste da Ucrânia. A Rússia acusa-a de matar jornalistas.
Conflito na Ucrânia

O tempo da diplomacia

A oferta de armas ao governo de Kiev, sem o envio de tropas, nada melhora. Pelo contrário, pode agravar a situação irremediavelmente.
Conflito na Ucrânia

Canadá não exclui uso da força na Ucrânia

O primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper, disse que o seu Governo considera "todas as opções" em relação ao conflito na Ucrânia, incluindo as militares, depois de se reunir em Otava com Angela Merkel.
Conflito na Ucrânia

Putin culpa o Ocidente pela crise na Ucrânia

203
O presidente da Rússia, numa visita de dois dias ao Egito, culpou os Estados Unidos e os seus aliados ocidentais pela crise que se está a viver na Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

UE adia novas sanções à Rússia

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia decidiram deixar para a próxima semana a aprovação da extensão das sanções a mais 19 pessoas e nove empresas. Obama admite armar Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

Separatistas não abdicam de terreno conquistado

Os separatistas ucranianos afirmaram que não irão dar "nem um passo atrás" no que diz respeito ao terreno conquistado no leste da Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

Separatistas anunciam "mobilização voluntária"

Os separatistas pró-russos do leste da Ucrânia anunciaram o início de uma "mobilização voluntária" para elevar a 100.000 o número de efetivos das milícias que combatem as tropas de Kiev.
Conflito na Ucrânia

Cimeira de Minsk, última oportunidade?

103
As conversações com vista a um cessar de fogo na Ucrânia estão a decorrer de forma muito difícil, mas os principais protagonistas querem chegar a Minsk com resultados reais e realistas.
Conflito na Ucrânia

Merkel e Hollande sentam à mesa Putin e Poroshenko

Merkel, Hollande, Putin e Poroshenko acordaram reunir-se esta semana em Minsk para tentarem alcançar a paz na Ucrânia. Putin diz que é possível acordo, Poroshenko também.
Conflito na Ucrânia

Kerry defende ajuda extra e solução "política"

O secretário de Estado norte-americano John Kerry disse que os EUA estão a ponderar uma ajuda "adicional" para a Ucrânia, na sua luta contra os separatistas pró-russos no leste do país.
Conflito na Ucrânia

Putin, Biden e Poroshenko. Ucrânia a três vozes

O Ocidente negoceia com Putin uma solução para a crise ucraniana. Presidente ucraniano desconhece planos franco-alemães, pede ajuda e oferece cessar-fogo. Biden diz que país tem direito a defender-se
Conflito na Ucrânia

Ainda não há acordo, sobram dúvidas, e alertas

A chanceler alemã disse que "não há certezas" que os últimos esforços de paz, para acabar com o conflito na Ucrânia, seja bem-sucedidos. Hollande diz que, caso não haja acordo, o cenário é de guerra.
Conflito na Ucrânia

Crise na Ucrânia: negociações à vista?

Os chefes de Estado de França, Rússia e Alemanha estiveram reunidos durante cinco horas, a debater a crise que se vive na Ucrânia. Ficou acordado elaborar um texto para um futuro plano de paz.
Conflito na Ucrânia

'Merkollande' em Moscovo, sem esperança em Putin

Depois de Kiev, eixo Berlim-Paris chega hoje a Moscovo para pressionar Putin a pôr fim ao conflito ucraniano. Plano ainda não é conhecido. Mas Berlim não tem muitas esperanças.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia: Pró-russos vão abrir corredor humanitário

Os separatistas pró-russos da república separatista de Donetsk, no leste da Ucrânia, anunciaram a abertura de um corredor humanitário para que os civis possam abandonar a localidade de Debaltsevo.
Conflito na Ucrânia

Merkel e Hollande levam proposta a Kiev e Moscovo

Hollande e Merkel levam proposta a Kiev e Moscovo e avisam que a diplomacia tem limites. Presidente da Ucrânia admite declarar estado de guerra.
Conflito na Ucrânia

Chefe da diplomacia norte-americana em Kiev

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, visita hoje a Ucrânia, tendo reuniões agendadas em Kiev com o Presidente Petro Poroshenko e o primeiro-ministro Arseni Iatseniouk.
Conflito na Ucrânia

Não há "solução militar" para a Ucrânia, diz Biden

O vice-presidente norte-americano Joe Biden disse em entrevista a um jornal alemão que acredita que não há uma "solução militar" para a crise na Ucrânia, apesar da armas enviadas pelos Estados Unidos.
Conflito na Ucrânia

Ataque junto a hospital de Donetsk causa 3 mortos

Dois morteiros rebentaram muito perto do hospital da cidade controlada pelos separatistas pró-russos, na Ucrânia. A chefe da diplomacia europeia apelou a um cessar-fogo.
Conflito na Ucrânia

EUA ponderam dar "ajuda letal" à Ucrânia

Essa ajuda poderá incluir sistemas antiaéreos, anti-morteiros e antitanques. O líder separatista da auto-proclamada república de Donetsk quer mobilizar 100 mil homens.
Conflito na Ucrânia

Rebeldes avançam e EUA preparam ajuda ao Exército

Os separatistas pró-russos anunciaram a mobilização de mais cem mil homens para o conflito. Do outro lado, os EUA começam a defender uma ajuda ao exército ucraniano que está e dificuldades.
Conflito na Ucrânia

Sete civis morreram esta sexta-feira em Donetsk

Em Donetsk na Ucrânia, pelo menos sete pessoas morreram enquanto esperavam num ponto de distribuição de ajuda humanitária.
Conflito na Ucrânia

Separatistas pró-russos ameaçam expandir ofensiva

Separatistas pró-russos na Ucrânia ameaçaram expandir a sua ofensiva caso fracassem as negociações de paz com Kiev, que não decorreram nesta sexta-feira, como estava previsto.
Diplomacia

Negociações de paz na Ucrânia canceladas

Ronda negocial prevista para esta sexta-feira em Minsk, capital da Bielorrússia, entre separatistas pró-russos e o governo ucraniano foi cancelada.
Conflito na Ucrânia

Ronda negocial ensombrada por sanções à Rússia

Começa hoje nova ronda de conversações para a paz na Ucrânia. Mas prolongamento das sanções à Rússia, ontem decidido em Bruxelas, também estará sentado à mesa. Conflito já fez mais de 5 mil mortos.
Conflito na Ucrânia

Poroshenko pressiona Putin a conter separatistas

O Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, disse ter endereçado uma carta a Vladimir Putin pedindo a Moscovo para conter os combatentes separatistas pró-russos no leste da Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia declara Rússia como "Estado agressor"

O Parlamento ucraniano declarou hoje a Rússia como um "Estado agressor" no documento aprovado com 271 votos favoráveis entre os 298 deputados presentes numa sessão extraordinária.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia: Reunião especial do Conselho da ONU

O Conselho de Segurança da ONU vai realizar na segunda-feira uma reunião especial para analisar a violência no leste da Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia: Reunião de emergência dos MNE europeus

A representante da diplomacia europeia anunciou que convocou uma reunião extraordinária de ministros dos Negócios Estrangeiros da UE para a próxima quinta-feira sobre a situação na Ucrânia.
Conflito na Ucrânia

Condutor regista momento de explosões em Mariupol

Os ataques alegadamente levados a cabo pelos rebeldes aconteceram um dia depois de os separatistas terem rejeitado um acordo de paz com o Governo ucraniano.
Conflito na Ucrânia

Moscovo acusa Kiev de atacar cidades ucranianas

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, disse hoje ao secretário de Estado norte-americano John Kerry que o governo de Kiev ataca "constantemente" as cidades com artilharia pesada.
Conflito na Ucrânia

Ucrânia em luto nacional pela morte de 30 civis

A Ucrânia decretou hoje luto nacional pela morte dos 30 civis que morreram no sábado, num bairro residencial de Mariupol, a este do país, na sequência do ataque alegadamente dos separatistas pró-russos.
Conflito na Ucrânia

Secretário-geral da ONU critica separatistas

Ban Ki-moon condenou "veementemente" no sábado os bombardeamentos contra a cidade portuária de Mariupol, no leste da Ucrânia, e denunciou as declarações bélicas dos separatistas pró-russos.
Conflito na Ucrânia

Quem combate ao lado dos separatistas na Ucrânia?

186
Rafael Lusvarghi, auto-intitula-se de “cossaco brasileiro” e é apresentado como um homem de convicções de esquerda que decidiu ir para o Leste da Ucrânia combater o “nazi-fascismo”
Conflito na Ucrânia

Aumenta para 30 o número de mortos em Mariupol

Aumentou para 30 o número de mortos de um ataque de artilharia contra a cidade ucraniana de Mariupol, informou hoje o Ministério do Interior do governo de Kiev.
Conflito na Ucrânia

Dez civis mortos em bombardeamentos na Ucrânia

Pelo menos dez civis morreram hoje devido a bombardeamentos dos lançadores de foguetes "Grad" em Mariupol, porto estratégico no leste da Ucrânia, anunciou o chefe da polícia local.
A página está a demorar muito tempo.