População e Censos

População e Censos

Portugal perde 2 milhões de habitantes até 2060 

160
A OCDE prevê que a população portuguesa vai diminuir substancialmente nas próximas décadas. Só a Lituânia, a Letónia e o Japão estão em pior situação.
População e Censos

População cresceu pela primeira vez desde 2008

Segundo o Centro de Relações de Laborais o crescimento da população ativa foi mais significativo na população ativa feminina e no escalão etário dos 55 aos 64 anos (mais 6,2%).
Instituto Nacional Estatística

Portugal. Diminuição da população atenuou em 2017

Portugal continua a perder população residente, mas a um ritmo menor. Pela primeira vez desde 2011 o número de imigrantes foi superior às pessoas que saíram do país. População continua a envelhecer.
Instituto Nacional Estatística

Esperança de vida aumenta para 80,78 anos

Segundo os dados divulgados pelo INE, entre 2015 e 2017 os homens tiveram 77,74 anos de esperança de vida à nascença e as mulheres 83,78 anos, mais um mês em relação aos dois anos anteriores.
Demografia

População portuguesa em queda: 2017 bate recorde

323
Dados provisórios indicam que em 2017 houve mais 24 mil mortes do que nascimentos. Tendência de queda da população verifica-se há nove anos, mas 2017 pode mesmo ter batido recorde.
Desemprego

Mais de 800 mil trabalhadores por conta própria

120
No final da primeira metade do ano passado, Portugal tinha mais de 800 mil trabalhadores por conta própria. Destes, mais de 70% admitem que não têm trabalhadores ao seu serviço.
Mercado de Trabalho

Mais de 40% da população ativa tem mais de 55 anos

Cerca de 3,6 milhões de pessoas com 55 e mais anos integravam o mercado de trabalho no segundo trimestre. O valor representa 40,2% da população em idade ativa.
População e Censos

Presidente moçambicano pede colaboração no censo

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, apelou à colaboração com as equipas de recenseadores, tendo em conta que vão ser recolhidas informações que vão poder ajudar as novas políticas de habitação.
País

Norte perdeu mais de 135 mil habitantes em 10 anos

A região Norte de Portugal perdeu, entre 2006 e 2016, mais de 135 mil habitantes. O relatório Norte Estrutura mostra "um progressivo agravamento do declínio demográfico na região".
Moçambique

Greve nos censos em Moçambique

Formadores de agentes do Recenseamento, que vai decorrer em agosto, em Moçambique, paralisaram a atividade em várias províncias devido a más condições de trabalho.
População e Censos

Moçambique prevê registar 27 milhões de habitantes

Moçambique realiza o IV Recenseamento Geral da População e Habitação, de 1 a 15 de agosto, e prevê registar 27 milhões de habitantes.
Emigrantes

Luso-venezuelanos pedem nacionalidade portuguesa

O número de atos realizados no consulado de Portugal em Caracas, relacionados com a obtenção de nacionalidade portuguesa, passaportes e cartões do cidadão, aumentou significativamente este ano, segundo o cônsul geral Luís Albuquerque Veloso.
Demografia

Os chineses estão a ficar mais altos e mais obesos

O povo chinês está a ficar mais alto à medida que o país tem vindo a enriquecer, mas o índice de obesidade que apresenta revela um crescimento ainda mais rápido, refere a imprensa estatal local.
País

Portugueses: somos menos, mais velhos e emigrantes

4.924
Nunca houve tantos emigrantes — mas, daqueles que saem, há mais a quererem voltar depressa. Morremos mais do que nascemos. E somos 10 374 822. O Observador analisa os números do INE para 2014 a fundo.
País

Objetivo: aumentar 30% esperança de vida saudável

O aumento em 30% da esperança de vida saudável aos 65 anos em 2020 é uma das metas do novo Plano Nacional de Saúde.
Instituto Nacional Estatística

Mais mortes que nascimentos pelo 6º. ano seguido

O número de mortes em Portugal superou em 2014 o número de nascimentos pelo sexto ano consecutivo, registando a população portuguesa menos 22.423 pessoas.
País

Portugal será país com menor proporção de crianças

183
Segundo as estatísticas divulgadas pelo Eurostat esta quinta-feira, Portugal será o país da União Europeia com menor proporção de crianças em 2050, que serão apenas 11,5% da população total.
Demografia

Portugal com taxa de natalidade mais baixa da UE

200
Portugal registou no ano passado a taxa de natalidade mais baixa da União Europeia, de 7,9 crianças por mil habitantes, inferior à de mortalidade (10,2), contrariando o aumento da população na Europa.
Migrações

Governo quer chamar mais imigrantes

Em tempos de crise e de saldo migratório "negativo", Portugal deve concentrar-se em "captar" novos imigrantes, frisa o secretário de Estado Pedro Lomba em entrevista à agência Lusa.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)