O maior número de idosos identificados a viver sozinhos ou isolados foi nos distritos de Vila Real, Guarda, Viseu, Beja, Bragança, Faro e Portalegre. Um número que tem vindo a crescer desde 2011.
A população chinesa terá uma população ativa cada vez menor nos próximos dez anos. Relatório prevê que a população do país atingirá um pico de 1.440 milhões, em 2029.
A revogação da lei do "planeamento familiar" representa o fim de quase quatro décadas de políticas de controlo da natalidade na China. Os casais poderão passar a ter mais de dois filhos.
Macau registava, em finais de junho, 658.900 habitantes, mais 1,6% do que no mesmo período de 2017, segundo dados oficiais divulgados esta sexta-feira.
A população da Índia deverá ultrapassar a da China, atualmente o país mais populoso do mundo, no ano de 2022, de acordo com novos dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco Mundial.
Segundo o Centro de Relações de Laborais o crescimento da população ativa foi mais significativo na população ativa feminina e no escalão etário dos 55 aos 64 anos (mais 6,2%).
Portugal continua a perder população residente, mas a um ritmo menor. Pela primeira vez desde 2011 o número de imigrantes foi superior às pessoas que saíram do país. População continua a envelhecer.
Segundo os dados divulgados pelo INE, entre 2015 e 2017 os homens tiveram 77,74 anos de esperança de vida à nascença e as mulheres 83,78 anos, mais um mês em relação aos dois anos anteriores.
Dados provisórios indicam que em 2017 houve mais 24 mil mortes do que nascimentos. Tendência de queda da população verifica-se há nove anos, mas 2017 pode mesmo ter batido recorde.
No final da primeira metade do ano passado, Portugal tinha mais de 800 mil trabalhadores por conta própria. Destes, mais de 70% admitem que não têm trabalhadores ao seu serviço.
Cerca de 3,6 milhões de pessoas com 55 e mais anos integravam o mercado de trabalho no segundo trimestre. O valor representa 40,2% da população em idade ativa.
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, apelou à colaboração com as equipas de recenseadores, tendo em conta que vão ser recolhidas informações que vão poder ajudar as novas políticas de habitação.
A região Norte de Portugal perdeu, entre 2006 e 2016, mais de 135 mil habitantes. O relatório Norte Estrutura mostra "um progressivo agravamento do declínio demográfico na região".
Formadores de agentes do Recenseamento, que vai decorrer em agosto, em Moçambique, paralisaram a atividade em várias províncias devido a más condições de trabalho.
O número de atos realizados no consulado de Portugal em Caracas, relacionados com a obtenção de nacionalidade portuguesa, passaportes e cartões do cidadão, aumentou significativamente este ano, segundo o cônsul geral Luís Albuquerque Veloso.
O povo chinês está a ficar mais alto à medida que o país tem vindo a enriquecer, mas o índice de obesidade que apresenta revela um crescimento ainda mais rápido, refere a imprensa estatal local.
Nunca houve tantos emigrantes — mas, daqueles que saem, há mais a quererem voltar depressa. Morremos mais do que nascemos. E somos 10 374 822. O Observador analisa os números do INE para 2014 a fundo.
O número de mortes em Portugal superou em 2014 o número de nascimentos pelo sexto ano consecutivo, registando a população portuguesa menos 22.423 pessoas.
Segundo as estatísticas divulgadas pelo Eurostat esta quinta-feira, Portugal será o país da União Europeia com menor proporção de crianças em 2050, que serão apenas 11,5% da população total.
Portugal registou no ano passado a taxa de natalidade mais baixa da União Europeia, de 7,9 crianças por mil habitantes, inferior à de mortalidade (10,2), contrariando o aumento da população na Europa.
Em tempos de crise e de saldo migratório "negativo", Portugal deve concentrar-se em "captar" novos imigrantes, frisa o secretário de Estado Pedro Lomba em entrevista à agência Lusa.
Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.
Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.