URSS
30 anos Muro de Berlim

O plano secreto para construir o Muro de Berlim /premium

122
O plano foi decidido em segredo, com menos de duas semanas de antecedência e recebeu um nome de código: Operação Rosa. Em poucas horas, mais de 10 mil quilómetros de arame farpado dividiram Berlim.
Acidentes e Desastres

Chernobyl. Regresso aos recortes de jornal de 1986 /premium

173
O desastre de 1986 chegou aos jornais portugueses com 3 dias de atraso. Ficou durante menos de um mês, em que Cavaco Silva admitiu uma central nuclear no País: o tema foi substituído por Saltillo.
II Guerra Mundial

Afinal, quantos soviéticos morreram na II Guerra?  /premium

711
José Estaline decidiu que a grande guerra ceifou a vida a sete milhões de soviéticos. O seu sucessor Khruschov subiu o número para 20 milhões e Gorbatchov para 27 milhões. Hoje fala-se de 41 milhões.
URSS

Mensagens simbólicas que dizem muito /premium

Para os actuais dirigentes russos a invasão soviética do Afeganistão passa a ser mais uma das “missões libertadoras” realizadas pelas forças armadas russas.
URSS

KGB e Ortodoxia: até onde pode ir o compromisso? /premium

121
Quase todos os dirigentes da Igreja Ortodoxa Russa colaboraram com os serviços secretos soviéticos, incluindo Alexis II, o antigo Patriarca, e Kirill, o actual, que tinha o pseudónimo de “Mikhailov”.
Comunismo

O assassinato da família real russa era inevitável /premium

442
O assassinato de Ekaterimburgo não passou de um episódio do chamado “terror vermelho”, que ceifou milhões de vidas. Os comunistas começaram pelos nobres, mas depois a máquina de matar nunca mais parou
Guerra Fria

Morreu a modelo que derrubou um governo britânico

209
Envolveu-se com o ministro da Guerra britânico no mesmo período em que foi amante do adido da embaixada soviética em Inglaterra, Eugene Ivanov. A protagonista do escândalo Profumo morreu aos 75 anos.
PCP

O mundo está pior sem URSS

3818
O secretário-geral do PCP admitiu, na terça-feira, que o mundo está pior sem o socialismo e sem a União Soviética, após a queda do URSS, em 1991, e defende que "o socialismo é preciso".
Espaço

A cadela Laika foi ao espaço há 60 anos

698
No dia 3 de novembro de 1957 Laika descolaria do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. A cadela arraçada de husky siberiano fora recolhida meses antes das ruas de Moscovo.
Comunismo

Quem ganhou com a Revolução de Outubro?

176
Infelizmente, após o fim da URSS, os dirigentes ocidentais perderam o receio face ao perigo comunista, enveredando por políticas que vão enfraquecendo as bases do bem-estar dos seus cidadãos.
Comunismo

A fraude da revolução soviética

1582
A revolução soviética, cujo centenário alguns celebram amanhã, foi simplesmente a maior fraude intelectual e moral do século XX.
URSS

Os botânicos que morreram à fome. Mesmo com comida

296
Quase 80% dos alimentos cultivados na URSS nos anos que se seguiram ao fim da II Guerra Mundial vieram das sementes guardadas na Estação Experimental Pavlovsk. 13 botânicos morreram a salvá-la.
Ciência

O satélite científico mais antigo ainda orbita

107
60 anos depois, o Vanguard-1, satélite criado em resposta ao Sputnik, da União Soviética, ainda orbita em torno do nosso planeta. E pode ser que continue a orbitar durante mais mil anos.
Rússia

Quem esconde carrascos estalinistas e o seu chefe?

251
Um tribunal de Moscovo recusou novo pedido da família de Raoul Wallengerg, diplomata sueco que salvou do Holocausto dezenas de milhares de judeus, de acesso à documentação sobre o seu destino na URSS.
História

Os limões de Estaline e as grandes fomes da URSS

585
A URSS deveria ser o primeiro "Estado científico" do mundo e chegou a ter mais cientistas do que os EUA. Mas a sua história é a da trágica submissão da ciência à ideologia, de perseguições e de fomes.
União Soviética

As imagens inéditas do funeral de Estaline

Martin Manhoff, funcionário da embaixada dos EUA na URSS, foi surpreendido pela morte de Estaline, em 1953. Depois, filmou tudo. São imagens inéditas que estavam perdidas numa oficina em Seattle.
URSS

Era diferente se Trotski tivesse vencido Estaline?

946
Ao contrário do que sugere Louçã, na URSS a violência, a repressão, não começaram com Estaline, mas com Lenine e Trotski. Se este último tivesse herdado o poder na URSS o sistema não seria menos cruel
Conversas à Quinta

A URSS acabou há 25 anos. Obrigado Gorbachov?

No dia de Natal de 1991 Gorbachov demitiu-se, consagrando o fim da União Soviética. Não era esse o destino imaginado quando iniciou a Perestroika, mas o regime não resistiu sem o medo que o sustentava
Fidel Castro

URSS/Rússia-Cuba: De irmãos a amigos e parceiros

José Milhazes recorda os altos e baixos de uma relação que colocou o mundo à beira de uma guerra nuclear (a "crise dos mísseis" de 1962) e passou pela colaboração em países como a Etiópia e Angola.
Acidente Nuclear

E a União Soviética a radiação levou

137
No dia 26 de abril de 1986, uma explosão no reator 4 da Central Nuclear de Chernobyl chegou a colocar a vida de toda a Europa em risco. E terá provocado a queda da Unão Soviética, 5 anos mais tarde.
Comunismo

Cortina de silêncio em torno de Arquivos Mitrokhin

242
As provas apresentados no Expresso e no meu livro são mais do que suficientes para que as nossas autoridades se interessassem pela espionagem do KGB, mas tudo continua perdido numa cortina de silêncio
Livros

Chernobyl: a catástrofe que matou o comunismo

272
No dia 29 a Elsinore publica "Vozes de Chernobyl", de Svetlana Alexievich, Nobel da Literatura de 2015. Personagens verdadeiras num inferno real, que nos chega pouco antes dos 30 anos da tragédia
História

Europa? Não, este é o Afeganistão antes dos talibã

4514
Mulheres de minissaia, crianças a dançar no recreio, balões coloridos nas ruas. Quem passeasse no Afeganistão nos anos 60 podia jurar que estava num país europeu. Mas isso foi antes da(s) guerra(s).
Mundo

Quando Cunhal se zangou com Gorbatchov

269
Cunhal acusou Gorbatchov de “deslizar” para o oportunismo, o que obrigou a alterar o alinhamento do “Vremia” (Tempo), principal programa de informação na TV soviética, caso raro na História da URSS.
Rússia

Depois da Crimeia, as repúblicas do Báltico?

205
As autoridades russas continuam a pôr em causa as fronteiras actualmente existentes no continente. Agora chegou a vez das três antigas repúblicas soviéticas do Báltico: Lituânia, Letónia e Estónia.
Mundo

Resistir na ditadura de Lukachenko

20 anos volvidos desde o seu início, combater o regime de Lukachenko parece um esforço vão. Que força é essa que trazem nos braços, quando nunca veem mudança? Porque lutam, se não esperam surpresas?
Mundo

"Só há o Lukachenko, mais ninguém"

São a maioria. Estudos independentes dizem que mais de metade dos bielorrussos confiam em Lukachenko. Reconhecem-lhe o autoritarismo e o punho firme. Mas isso, tal como ser ditador, "é bom".
Mundo

Bielorrússia, a ditadura que resiste

365
Para o mundo, Alexander Lukachenko é "o último ditador da Europa". Na Bielorrússia, as opiniões divergem. No meio, os factos: é Presidente há 20 anos e o líder mais duradouro de todo o continente.
Berlim 25 Anos

"O mundo está à beira de uma nova Guerra Fria"

575
Antigo líder da URSS disse este sábado em Berlim que a Europa arrisca ter uma posição enfraquecida e que o Ocidente se aproveitou de forma errada do enfraquecimento da Rússia.
Perfil

Chevardnadze, o embaixador da Perestroika

Na União Soviética, ganhou fama pelas suas reformas e pela luta contra a corrupção. Como presidente da Geórgia, foi acusado de ser anti-democrático, acabando por se demitir depois da Revolução Rosa.
A página está a demorar muito tempo.