481kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

URSS

Gabinete de Guerra

Putin repetiu "exatamente os mesmos argumentos"

Rússia "considera-se conservadora dos valores do velho mundo" e vê o Ocidente como forjador. Análise do major-general Arnaut Moreira e do especialista em segurança internacional Bruno Cardoso Reis.
Emissão Especial

"Discurso de Putin deixa tudo em aberto"

Um discurso "longe de marcar a história", que "serve para galvanizar o povo russo" e que "deixa todas as hipóteses em aberto". Referência de Putin ao Donbass "mostra que é objetivo a longo prazo". 
União Soviética

Pré-publicação. História de um dissidente da URSS

Em 1946, Victor Kravchenko publicou "Eu escolhi a liberdade". O livro relata testemunhos do antigo dirigente comunista, tornado dissidente. Antes da edição em Portugal, pré-publicamos dois excertos.
Cassete 60

A primeira república soviética a saltar fora

A Lituânia declarou independência unilateral em março de 1990. A 17 de março, a URSS instou a república a recuar. Mas os lituanos resistiram bravamente à intervenção militar de larga escala dos russos
Rússia

A Rússia quer a Ucrânia e a Ucrânia quer a Europa

Depois da queda da URSS, a Federação Russa não teve as mesmas consequências que a Alemanha depois de 1945. Manteve o seu lugar no Conselho de Segurança, o seu poder militar e as suas ogivas nucleares.
Cassete 60

A fuga da filha de Estaline e do comunismo

Svetlana Alliluyeva deixou de usar o nome do pai quando fugiu da URSS. Substituiu pelo nome da mãe, que se tinha suicidado. Svetlana era menina do papá. Até perceber que regime é que o pai comandava.
Óbito

Morreu o piloto que fez chover doces em Berlim

Gail Halvorsen era um piloto que ajudou a ponte aérea de Berlim, quando a URSS procedeu ao bloqueio à parte ocidental da cidade. Durante um ano, lançou pelos céus mais de 23 toneladas de doces.
Uma coisa leva à outra

Da Rússia, com amor

Mesmo quem não gosta de futebol americano, acompanha a atuação musical do Superbowl. Ontem, o brilho foi dado pelo hip-hop, mas vamos revisitar uma canção que não é bem de amor para acabar na Rússia
Rússia

Rússia. Justiça dissolve ONG de direitos humanos

A ONG, que foi fundada em 1989 e zela pela memória das vítimas de campos de trabalhos forçados (Gulag) da URSS, é acusada de "criar uma falsa imagem do Estado soviético". França e Alemanha criticam.
URSS

Será que a URSS se desintegrou mesmo há 30 anos?

Alexandre II, depois da derrota na guerra da Crimeia, concentrou todos os esforços em reformas para modernizar o Império Russo. Putin simpatiza mais com Nicolau I, conhecido como o “polícia da Europa”
Vladimir Putin

Putin foi taxista após a queda da União Soviética

Com o fim da "Rússia histórica", como descreve a União Soviética, o atual presidente daquele país trabalhou como taxista para conseguir pagar a renda. "É desagradável falar sobre isso", disse.
Fact Check

Estaline disse que "quem vota não conta nada"?

Partilha no Facebook de uma frase atribuída a Estaline pretende alertar para o "perigo", mas não há qualquer registo histórico verificado que Estaline tenha dito que "quem vota e como vota" não conta.
Afeganistão

Goodbye, Bagram!

Talvez o Parlamento Europeu, tão preocupado com a “homofobia “ húngara, devesse dedicar algum tempo e cuidado ao Afeganistão.
União Europeia

UE a Leste: brinde soviético ou Cavalo de Troia?

Como bons paternalistas que somos no Ocidente, acreditámos que a nossa acção civilizadora iria moldar os povos de Leste um pouco mais à nossa imagem e que a harmonia europeia seria alcançada.
Conversas à Quinta

Porque é que Hitler não resistiu a invadir a URSS?

Foi há 80 anos que começou a Operação Barbarossa. Depois do sucesso inicial, os alemães falharam onde Napoleão já tinha falhado. Porque é que Hitler não resistiu a lançar-se na mesma aventura suicida?
Euro 2020

"Segunda-feira" deu o primeiro Europeu à URSS

Avançado com apelido curioso deu a taça do Euro 1960, o primeiro de todos, aos soviéticos. Portugal começou bem a qualificação mas perdeu com o finalista vencido, a Jugoslávia.
A Sexta Coluna

A bela e nobre tradição de matar fascistas

A grande ameaça à nossa Democracia não é a corrupção, nem o compadrio, nem as injustiças da Justiça, mas os “populistas de extrema-direita”, que arranjam todos os pretextos para manipular o povo.
Mundo

Guerra Fria: uma guerra de transição de poder?

Olhando a história da Guerra Fria do ponto de vista do presente, é lícito pôr a hipótese de que se tenha tratado da primeira guerra de transição de poder pós-advento do armamento nuclear.
Estados Unidos da América

Ronald Reagan, o conservador liberal

Reagan não era um intelectual, mas era inteligente; não era um pensador, mas pensava. De resto, os intelectuais nem sempre são inteligentes e muitos não chegam sequer a pensar.
Ministério da Defesa

Cravinho destaca inversão da descida de miltares

Cravinho destaca a "redução no défice de militares" , elogia o papel do exército no combate à pandemia, desvaloriza o caso de Tancos e diz que a China não é a nova União Soviética.
Política

Derrubar o comunismo pela força das ideias 

O PCP poderá viver em democracia em Portugal, mas um Portugal governado pelo PCP jamais viverá em democracia.
Mundo

Alemanha: 30 anos da abolição da RDA

A salvação da Alemanha deste imbróglio em que se meteu, na integração da RDA com paridade entre o Deutsche Mark e o marco oriental, não foi nenhum milagre.
Comunismo

Holodomor: história de um genocídio esquecido

Este texto é sobre um genocídio mas não sobre o Holocausto. Fala da grande fome da Ucrânia – conhecida por Holodomor – um outro genocídio provocado por Stalin em 1932/33, mas praticamente desconhecido
30 anos Muro de Berlim

O plano secreto para construir o Muro de Berlim

O plano foi decidido em segredo, com menos de duas semanas de antecedência e recebeu um nome de código: Operação Rosa. Em poucas horas, mais de 10 mil quilómetros de arame farpado dividiram Berlim.
Acidente

Chernobyl. Regresso aos recortes de jornal de 1986

O desastre de 1986 chegou aos jornais portugueses com 3 dias de atraso. Ficou durante menos de um mês, em que Cavaco Silva admitiu uma central nuclear no País: o tema foi substituído por Saltillo.
II Guerra Mundial

Afinal, quantos soviéticos morreram na II Guerra? 

José Estaline decidiu que a grande guerra ceifou a vida a sete milhões de soviéticos. O seu sucessor Khruschov subiu o número para 20 milhões e Gorbatchov para 27 milhões. Hoje fala-se de 41 milhões.
URSS

Mensagens simbólicas que dizem muito

Para os actuais dirigentes russos a invasão soviética do Afeganistão passa a ser mais uma das “missões libertadoras” realizadas pelas forças armadas russas.
URSS

KGB e Ortodoxia: até onde pode ir o compromisso?

Quase todos os dirigentes da Igreja Ortodoxa Russa colaboraram com os serviços secretos soviéticos, incluindo Alexis II, o antigo Patriarca, e Kirill, o actual, que tinha o pseudónimo de “Mikhailov”.
Comunismo

O assassinato da família real russa era inevitável

O assassinato de Ekaterimburgo não passou de um episódio do chamado “terror vermelho”, que ceifou milhões de vidas. Os comunistas começaram pelos nobres, mas depois a máquina de matar nunca mais parou
Guerra Fria

Morreu a modelo que derrubou um governo britânico

Envolveu-se com o ministro da Guerra britânico no mesmo período em que foi amante do adido da embaixada soviética em Inglaterra, Eugene Ivanov. A protagonista do escândalo Profumo morreu aos 75 anos.
PCP

O mundo está pior sem URSS

O secretário-geral do PCP admitiu, na terça-feira, que o mundo está pior sem o socialismo e sem a União Soviética, após a queda do URSS, em 1991, e defende que "o socialismo é preciso".
Espaço

A cadela Laika foi ao espaço há 60 anos

No dia 3 de novembro de 1957 Laika descolaria do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. A cadela arraçada de husky siberiano fora recolhida meses antes das ruas de Moscovo.
Comunismo

Quem ganhou com a Revolução de Outubro?

Infelizmente, após o fim da URSS, os dirigentes ocidentais perderam o receio face ao perigo comunista, enveredando por políticas que vão enfraquecendo as bases do bem-estar dos seus cidadãos.
Comunismo

A fraude da revolução soviética

A revolução soviética, cujo centenário alguns celebram amanhã, foi simplesmente a maior fraude intelectual e moral do século XX.
URSS

Os botânicos que morreram à fome. Mesmo com comida

Quase 80% dos alimentos cultivados na URSS nos anos que se seguiram ao fim da II Guerra Mundial vieram das sementes guardadas na Estação Experimental Pavlovsk. 13 botânicos morreram a salvá-la.
Ciência

O satélite científico mais antigo ainda orbita

60 anos depois, o Vanguard-1, satélite criado em resposta ao Sputnik, da União Soviética, ainda orbita em torno do nosso planeta. E pode ser que continue a orbitar durante mais mil anos.
Rússia

Quem esconde carrascos estalinistas e o seu chefe?

Um tribunal de Moscovo recusou novo pedido da família de Raoul Wallengerg, diplomata sueco que salvou do Holocausto dezenas de milhares de judeus, de acesso à documentação sobre o seu destino na URSS.
História

Os limões de Estaline e as grandes fomes da URSS

A URSS deveria ser o primeiro "Estado científico" do mundo e chegou a ter mais cientistas do que os EUA. Mas a sua história é a da trágica submissão da ciência à ideologia, de perseguições e de fomes.
União Soviética

As imagens inéditas do funeral de Estaline

Martin Manhoff, funcionário da embaixada dos EUA na URSS, foi surpreendido pela morte de Estaline, em 1953. Depois, filmou tudo. São imagens inéditas que estavam perdidas numa oficina em Seattle.
URSS

Era diferente se Trotski tivesse vencido Estaline?

Ao contrário do que sugere Louçã, na URSS a violência, a repressão, não começaram com Estaline, mas com Lenine e Trotski. Se este último tivesse herdado o poder na URSS o sistema não seria menos cruel
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.