Aníbal Cavaco Silva

Política

O novo livro de Cavaco e o Porsche de Pedro Nuno /premium

509
O gosto pelo secretismo é algo que uma parte dos políticos adora. Têm sempre medo da palavra-chave da democracia: transparência. Daí as críticas a Cavaco -- que deu o seu contributo para a História.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco diz que elogiou António Costa

111
O antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em entrevista à SIC, falou de António Costa e disse que elogiou o primeiro-ministro: "Inglaterra tem deputados como profissionais da política."
Aníbal Cavaco Silva

"Nunca pensei que BE e PCP se curvassem"

1.632
Em entrevista à TSF, Cavaco Silva diz se enganou ao achar que BE e PCP "não se curvariam com tanta facilidade" às imposições de Bruxelas via Centeno. E que achou que Costa não quereria a geringonça.
Aníbal Cavaco Silva

As memórias de que a oligarquia não gosta  /premium

1.005
Portugal não foi “uma segunda Grécia”. Uns não fizeram nada por isso. Outros fizeram. Cavaco Silva não terá sido dos que fez menos. Tem todo o direito de o lembrar e nós temos a obrigação de o ouvir.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco "não diz tudo". Passos promete mais

1.774
Passos foi o protagonista da apresentação do livro de Cavaco. Sem Portas, nem atuais dirigentes do CDS, ex-PR dedicou elogios rasgados ao anterior governo. E Passos prometeu mais no seu próprio livro.
PS

Socialistas criticam revelações de Cavaco Silva

1.098
Dirigentes socialistas são unânimes em criticar a "falta de sentido de Estado" do antigo Presidente da República Cavaco Silva pelas considerações negativas que faz dos políticos com quem privou.
PS

César indignado com livro de Cavaco

1.132
O presidente do Partido Socialista critica as revelações de Cavaco Silva no seu novo livro, acusando-o de ter uma atitude de "devassa", ao "zurzir no carácter de pessoas com quem privou" em Belém.
Aníbal Cavaco Silva

O "artista" Costa que prometeu mais do que tinha /premium

2.383
Segundo volume do livro de Cavaco Silva "Quinta-feira e outros dias" é posto à venda esta terça-feira e revela detalhes inéditos sobre a relação com Passos e a formação da "geringonça" de Costa.
Aníbal Cavaco Silva

Da demissão irrevogável ao parto da geringonça

Com o subtítulo "Da coligação à 'geringonça'", o segundo volume de "Quinta-feira e outros dias" será publicado a 23 de outubro e apresentado no dia seguinte pela antiga ministra da Saúde de Cavaco.
Aníbal Cavaco Silva

O papel de Cavaco entre Sócrates e Passos

219
"Aceitei desempenhar o papel de intermediário entre os dois líderes políticos, de modo a evitar uma crise política que teria graves consequências económicas e financeiras", escreveu Cavaco.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: veto a Saramago foi "falta de senso"

Para o Presidente da República, o veto governamental no tempo de Cavaco, em 1992, foi "uma falta de senso e falta de gosto ao mesmo tempo, em termos de vivência na sociedade portuguesa".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo, Cavaco e o silêncio de Bento XVI /premium

402
Marcelo gostava que Cavaco se retirasse para um mosteiro, como fez Bento XVI depois de deixar o seu cargo. Porque o ex-Presidente representa a direita que votou nele apenas por não ter alternativa.
Marcelo Rebelo de Sousa

Cavaco evita Marcelo. Marcelo elogia Cavaco

1.214
Cavaco não esperou para ouvir Marcelo discursar na inauguração do campus da Nova porque tinha a festa do neto e o batizado do sobrinho. Mas quando falou, Marcelo elogiou papel do ex-Presidente.
Presidente da República

Marcelo e Cavaco: uma relação difícil?

403
Já não é a primeira vez que o ex-Presidente e o atual Presidente da República se envolvem numa troca de indiretas. O ritual tem sido o mesmo: num dia Cavaco ataca, no dia seguinte Marcelo responde.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco invoca o seu exemplo para defender educação

O ex-Presidente da República Cavaco Silva invocou o seu exemplo para defender a aposta na educação como "elevador social", referindo que partiu de um escalão social humilde e chegou a chefe de Estado.
Demografia

Cavaco Silva: "Portugal precisa de mais crianças"

3.003
Ex-PR defende que poderes públicos devem criar condições para que casais tenham mais filhos. Futuro do país, diz, não se faz com "autoestradas" ou "clubes de futebol", mas sim com "mais crianças".
Escutas

Emails. "[Sócrates] tentou vingar-se do Público"

467
Henrique Monteiro, ex-diretor do Expresso, revela que e-mails trocados entre jornalistas do Público, em que se falava de suspeitas de escutas em Belém, partiram do círculo restrito de José Sócrates.
Teatro

"Maioria Absoluta" em estreia no Porto

"Maioria Absoluta", a nova peça do Teatro Experimental do Porto, leva a cena as maiorias absolutas de Cavaco Silva. Estreia esta quarta-feira no Teatro do Campo Alegre.
União Europeia

Cavaco Silva na Universidade Católica

Na passada quinta-feira, tivemos “um momento Vintage Cavaco Silva”: um exemplo de disciplina sob regras gerais — em oposição à indisciplina, que conduz à submissão ao capricho dos poderes do momento.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco Silva pede serenidade ao falar sobre Itália

O ex-Presidente da República aconselha serenidade no debate sobre a situação política em Itália. Cavaco Silva lembra que os partidos populistas "corrigiram as suas posições anti-europeístas".
Aníbal Cavaco Silva

Falar já em mudar procuradora é "estranhíssimo"

418
Para o ex-Presidente, é "estranhíssimo" falar-se em substituir Joana Marques Vidal 10 meses antes do fim do mandato. Ao Expresso, diz que líderes passados do PS foram contra atual solução de Governo.
António Costa

Relação com o PR é sempre igual, diz Costa

António Costa diz que a relação do Governo com o Presidente da República "é sempre igual", considerando que a solidariedade institucional deve sempre caracterizar as relações entre ambos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Partidos. Quando Marcelo pediu veto a Cavaco

371
Em 2010, alterações à lei de financiamento partidário também deram polémica. Depois de um primeiro chumbo de Cavaco, os partidos insistiram. Marcelo pediu a intervenção do Presidente e apelou ao veto.
Marcelo Rebelo de Sousa

Maria Cavaco Silva, madrinha dos portugueses

214
O Presidente da República elogiou na quinta-feira à noite a ação social de Maria Cavaco Silva durante os mandatos do seu marido, considerando que foi "20 anos madrinha dos portugueses".
PSD

Cavaco sobre autárquicas: "Acontece que não votei"

1.099
Ex-presidente da República recusou comentar os resultados das eleições autárquicas que deram a maior vitória de sempre ao PS. Preferiu elogiar o contributo de Passos Coelho para a economia.
Marcelo Rebelo de Sousa

Cavaco Silva e a recandidatura de Marcelo

Marcelo tem pressa de viver, mas não quer que a vida passe depressa. A recandidatura presidencial tem sido uma constante. Nenhum Presidente quebrou a regra. Marcelo não será o primeiro.
PCP

A gaveta

951
É aqui que está o logro em que a geração de Cavaco Silva caiu: a ideologia não fica na gaveta. Muda é de gaveta. O controlo ideológico das nossas vidas é a gaveta que agora está no centro da questão.
Aníbal Cavaco Silva

O tempo sem Cavaco

3.791
Há dias, Cavaco falou e não evitei certa saudade. Não é saudade do homem. É saudade de alguém, ou de alguma coisa, que não pertença à desgraceira que hoje temos.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco Silva e a "revolução socialista"

900
A realidade, como explicou Cavaco Silva, acaba sempre por derrotar a ideologia. Mas a ideologia no poder, como estamos a ver em Portugal, também tem meios de minar e viciar a realidade.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo responde a Cavaco. E pede "respeito"

11.558
Marcelo Rebelo de Sousa já respondeu às declarações de Cavaco Silva sobre "verborreia frenética" de alguns políticos. E fala em Presidentes que "acabam por não se fazerem respeitar pelo povo".
PS

PS critica "reaccionarices" de Cavaco

1.122
PS critica Cavaco por ter falado em censura: "Surpreende pela falta de sentido e pela gravidade". Dirigente socialista diz que "reaccionarices" são habituais num político que "finge não ser político".
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco. Fake news e críticas a Marcelo e Costa

2.633
Perante jovens do PSD, ex-PR lança críticas a Marcelo e Governo, arrasando a "verborreia frenética dos políticos" e aqueles que "piam" por jogada partidária. E diz que há "fake news" em Portugal.
PSD

Cavaco dá 'aula' na Universidade de Verão do PSD

318
O ex-Presidente da República Cavaco Silva regressa à intervenção política com uma aula na Universidade de Verão do PSD. A intervenção está marcada para as 10h00 e será sobre "Os Jovens e a Política".
PSD

Cavaco volta a evento do PSD 22 anos depois

1.015
O antigo Presidente da República vai dar uma aula com o tema "Os jovens e a política" na Universidade de Verão do PSD, que marca a rentrée do partido num ano político marcado pelas autárquicas.
Obituário

Custa-me acreditar que tenha partido tão cedo

451
Miguel Beleza serviu Portugal com grande competência, ajudando-o a vencer as crises financeiras por que passou e a dar passos decisivos para que acompanhasse o aprofundamento da integração europeia.
Relações Internacionais

A União Europeia e a Ásia Oriental

257
É um erro pensar que a Zona Euro irá desmoronar-se. As consequências para um país da saída da Zona Euro são tão negativas que eu não consigo imaginar que um Governo ouse tomar uma tal decisão.
Democracia

Entre Santana e Sócrates: duas culturas políticas

876
O contraste entre o modo como Jorge Sampaio tratou Santana Lopes e Cavaco Silva tratou José Sócrates dá-nos a diferença entre uma cultura de confronto e uma cultura de compromisso.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco convencido que Portugal fica na zona euro

195
Só se Portugal "enlouquecesse" é que saía da zona do euro, enquanto a maior parte dos políticos que falam na retirada do seu país "ignoram as dificuldades e as consequências", palavras do ex-PR.
Aníbal Cavaco Silva

Marquês. Cavaco rejeita depor como testemunha

437
Em 10 anos de Presidência, Cavaco diz nunca ter telefonado a um jornalista e afirmou que o PR deve manter "total independência" dos média. Recolhemos nove ideias da entrevista do ex-PR ao Público.
Aníbal Cavaco Silva

A biografia de Cavaco revela conversas privadas?

José Manuel Fernandes leu "Quinta Feira e Outros Dias" e discorda daqueles que consideram que o livro promove qualquer espécie de coscuvilhice. Cavaco Silva é que continua a incomodar muita gente.
Aníbal Cavaco Silva

A eleição de Cavaco Silva e o apoio do CDS

Como se deu o apoio do CDS à candidatura de Cavaco Silva? Que encontros e conversas houve? Qual o papel de Paulo Portas? Um ensaio de José Ribeiro e Castro a propósito das memórias do ex-Presidente.
Presidência da República

Marcelo condecora antigas primeiras damas

Presidente da República não concorda com existência do cargo, pois não está na Constituição. Mas, no dia em comemora um ano de Presidência vai condecorar as duas últimas primeiras damas.
Aníbal Cavaco Silva

Sócrates acusa Cavaco. "É um homem capaz de tudo"

2.463
Ex-primeiro-ministro respondeu ao livro de Cavaco Silva. Acusa o ex-Presidente de deturpar as conversas e provocar a crise política de 2011. Diz que é um homem capaz de tudo, a propósito das escutas.
Aníbal Cavaco Silva

Nem às quintas-feiras nem aos outros dias

2.938
… hopes expire of a low dishonest decade… W. H. Auden
Fact Check

Cavaco não deixou dúvidas sobre a intriga de 2009?

Na entrevista à RTP, Cavaco disse que depois das eleições de 2009 fez uma comunicação ao país "não deixando a mínima dúvida sobre quem era responsável pela intriga que foi montada". Não foi bem assim.
Aníbal Cavaco Silva

Os três momentos em que Lacão contesta Cavaco

Socialista Jorge Lacão era ministro dos Assuntos Parlamentares do último Governo Sócrates e diz que o então Presidente da República, no seu livro, tenta "vexar" o antigo primeiro-ministro socialista.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco Silva: "Política nunca mais!"

447
Na primeira entrevista depois de ter deixado Belém, uma semana depois de lançar o livro "Quinta-feira e outros dias", confessou-se "surpreendido" com a prisão de Sócrates, que nunca referiu pelo nome.
Aníbal Cavaco Silva

Um casulo para dois

140
Nunca certamente se terá visto dois seres humanos tão visceralmente opostos como Cavaco e Sócrates, sentados semanalmente face a face durante cinco anos que devem ter parecido cinco mil.
Aníbal Cavaco Silva

Livro de Cavaco esgota em menos de uma semana

3.749
"Quinta-feira e outros dias" esgotou durante o fim de semana. Uma segunda edição, de cinco mil exemplares, já está a ser distribuída pelas livrarias.
Aníbal Cavaco Silva

Sócrates responde a acusações de Cavaco Silva

1.234
José Sócrates respondeu a Cavaco Silva, acusando-o de conceber e executar uma "conjura baseada numa história falsa, por forma a deitar abaixo um Governo legítimo em funções."
Livros

O que Cavaco diz sobre Sócrates em 60 segundos

Cavaco Silva era Presidente da República e José Sócrates primeiro-ministro. Reunimos, num minuto, as principais frases do livro de memórias "Quinta-feira e outros dias".
Aníbal Cavaco Silva

Foi mau, mas sem Cavaco Silva teria sido pior

1.074
O livro de Cavaco Silva mostra como no tempo de Sócrates o presidente ainda foi, dentro do país, o maior contrapeso do governo. Sem Cavaco Silva, teria sido pior.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco Silva diz que livro é "prestação de contas"

1.221
Cavaco Silva apresentou esta quinta-feira o seu livro numa sala superlotada do CCB, em Lisboa. Uma obra que o ex-Presidente disse ser uma "prestação de contas" e um encontro com os "factos rigorosos".
Presidente da República

Primeiras memórias presidenciais de Cavaco Silva

466
A influência sobre o Primeiro-Ministro, longe dos holofotes da comunicação social, não fazendo oposição, antes ajudando o governo, em cooperação institucional, é demonstrada ao longo destas páginas.
Aníbal Cavaco Silva

As indiretas de Cavaco a Marcelo

O atual Presidente é referido pelo nome uma vez no livro de Cavaco, nunca nas partes em que o ex-PR adverte para os riscos da política-espectáculo, precisamente quando fala das funções presidenciais.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco e a "tenebrosa máquina de propaganda do PS"

1.989
Livro de Cavaco Silva "Quinta-feira e outros dias" foi apresentado hoje. O Observador conta-lhe alguns dos detalhes inéditos revelados na obra sobre a forma como Cavaco olhava para Sócrates.
Aníbal Cavaco Silva

3 temas sobre Sócrates que Cavaco deve esclarecer

438
Cavaco Silva apresenta livro quase inteiramente dedicado ao período em que coabitou com Sócrates. Esperam-se revelações sobre os momentos tensos de uma relação que começou com juras de cooperação.
Marcelo Rebelo de Sousa

Saudades de Cavaco Silva

1.732
A monotonia de Cavaco foi uma virtude, pois trouxe previsibilidade institucional. Marcelo quis fazer diferente. Sim, é popular. Mas tudo na sua Presidência é menos transparente, previsível e imparcial
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco desconfiava das "boas notícias" de Sócrates

1.605
Livro de Cavaco Silva, que revela as memórias do período em que desempenhou o cargo de Presidente da República, vai ser lançado na próxima quinta-feira. A coabitação com Sócrates é o prato forte.
Aníbal Cavaco Silva

Novas memórias fazem revelações sobre Sócrates

514
O "caso das escutas", a quase compra da TVI pela PT, ou o pedido de resgate de 2011 são três temas do novo livro de Cavaco Silva: "Quinta-feira e Outros Dias".
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco Silva faz apelo aos líderes europeus

O ex-Presidente da República Cavaco Silva apela à responsabilidade dos líderes europeus, admitindo recear, no 25.º aniversário da assinatura do Tratado de Maastricht, a ignorância de alguns.
Mário Soares (1924-2017)

Cavaco sobre Soares: "Portugal deve-lhe muito"

136
O ex-Presidente voltou do Algarve para Lisboa este sábado e lembrou os tempos em que foi adversário do "animal político". Mas Cavaco sublinhou sobretudo o "contributo decisivo" de Soares para o país.
Serralves

Cavaco diz que não fala de política tão cedo

1.045
O antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, de visita a Serralves, remeteu para um futuro (longínquo?), qualquer declaração sobre a situação política do país.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)