Aníbal Cavaco Silva
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco sugere ao Imperador nova visita a Portugal

974
Ex-Presidente da República representou o país na entronização do Imperador Naruhito, do Japão, a pedido de Marcelo e do Governo português. Cerimónias contaram com convidados de mais de 160 países.
PCP

Jerónimo: acordo com PS foi "exigência" de Cavaco

1167
Secretário-geral do PCP diz que um novo acordo escrito com o PS "não é condição" nem é "repetível". Só o fez em 2015 porque "foi uma exigência" de Cavaco Silva. "Por nós não tinha sido necessário."
José Sócrates

Sócrates recusou mudar acordo que favorece Berardo /premium

805
Cavaco Silva alertou José Sócrates para os benefícios que o seu Governo concedeu a Joe Berardo para instalar a sua coleção no CCB. Acordo está sob investigação do Ministério Público no caso CGD.
Crónica

Cavaco não tem saco para falar do saco /premium

Cavaco sempre foi um homem das contas. Menos das contas relativas ao financiamento da sua campanha para as Eleições Presidenciais de 2011. Dessas não fazia ideia rigorosamente nenhuma, como é óbvio.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco: em 2050 a reforma pode ser aos 80 anos

7540
O ex-Presidente da República alerta para o crescimento lento de Portugal e para o aumento da idade da reforma dentro de 30 anos. Diz-se também "desiludido" com o Brexit e não comenta Familygate.
Governo

Cavaco "nunca nomeou pessoas da mesma família"

1033
Manuela Ferreira Leite insiste que Cavaco Silva "nunca nomeou pessoas da mesma família". Antiga ministra refere-se à presença de dois familiares no mesmo Conselho de Ministros.
Política

Manual de evasão governamental /premium

527
A estagnação da economia e a estatização da sociedade tinham de dar nisto, numa política reduzida a um círculo fechado de amigos e de parentes. Mas em vez de enfrentarmos isso, ataquemos Cavaco Silva.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco nomeou diretamente a cunhada em Belém

12189
Antigo Presidente nomeou cunhada para assessorar a sua mulher em Belém. Margarida Mealha foi escolhida pela "confiança pessoal", mas também pelo "mérito no privado"... ligado ao setor marítimo.
Governo

Como impedir o "bingo da trafulhice"? /premium

238
Podemos mesmo confiar em políticos que não quiseram defender a transparência e querem agora construir às três pancadas' uma lei para evitar novos familygate? Só pode ser uma receita para o desastre.
Aníbal Cavaco Silva

No jobs for the boys. E jobs for the wives? /premium

4984
13 mulheres e duas irmãs de governantes ou de pessoal de gabinete trabalharam em gabinetes ministeriais ou em cargos de nomeação política no segundo Governo de Cavaco Silva. Até há empregos cruzados.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco critica a prática de "jobs for the boys"

2466
Cavaco Silva defende que é fundamental que a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública "volte a ser respeitada como entidade independente".
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco: "Opções políticas erradas" pioraram saúde

1210
O antigo Presidente da República defendeu ainda uma reforma urgente do sistema fiscal, considerando que "a equidade foi sendo substituída pela arbitrariedade" ao longo dos anos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua troca de palavras com Cavaco 

O Presidente da República voltou a frisar que foi o seu antecessor, Cavaco Silva, quem nomeou os membros do governo com relações familiares, depois de Cavaco Silva ter respondido à primeira declaração
Fact Check

Fact-check. Famílias nos governos de Cavaco? /premium

2947
Depois de ser metido na conversa (da endogamia no governo) por Marcelo Rebelo de Sousa, Cavaco Silva garantiu ter olhado para os seus governos e não ter encontrado ligações familiares. É mesmo assim?
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco e as relações familiares no governo

4028
Ex-Presidente e antigo primeiro ministro, Cavaco Silva respondeu a Marcelo Rebelo de Sousa sobre ter dado posse a um executivo com relações familiares e disse ter verificado os executivos que liderou.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco: "Nunca atendi o telefone a um jornalista"

3451
"A comunicação social nunca gostou muito de mim, ou quase nada". O ex-Presidente da República diz à TSF que a "dignidade" dos cargos que desempenhou o obrigavam a um "distanciamento" dos media.
Zona Euro

Críticas de BE e PCP à UE "têm vindo a esmorecer"

357
O antigo presidente da República Cavaco Silva disse que o Brexit fez com que vários partidos eurocéticos, como o PCP e o Bloco de Esquerda, esmorecerem na hora de reclamar a saída do Euro.
Aníbal Cavaco Silva

Indispensável /premium

268
Fica-se a conhecer a singularíssima relação que houve entre dois políticos, não quaisquer, Cavaco e Passos, e a aliança que teceram e nunca romperam. A visão é ampla e polifónica, goste-se ou não dela
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco vai representar Portugal no funeral de Bush

1355
O Presidente da República convidou Cavaco Silva a representar o país em Washington, nas cerimónias fúnebres do antigo Presidente Estados Unidos da América, George H. W. Bush.
PSD

Cavaco alerta para risco de nova crise mundial

697
O antigo Presidente da República foi convidado da tertúlia privada de Marques Mendes, e alertou para os riscos de uma nova crise económica mundial. Mas não quis falar do PSD.
Política

O novo livro de Cavaco e o Porsche de Pedro Nuno /premium

509
O gosto pelo secretismo é algo que uma parte dos políticos adora. Têm sempre medo da palavra-chave da democracia: transparência. Daí as críticas a Cavaco -- que deu o seu contributo para a História.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco diz que elogiou António Costa

111
O antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em entrevista à SIC, falou de António Costa e disse que elogiou o primeiro-ministro: "Inglaterra tem deputados como profissionais da política."
Aníbal Cavaco Silva

"Nunca pensei que BE e PCP se curvassem"

1632
Em entrevista à TSF, Cavaco Silva diz se enganou ao achar que BE e PCP "não se curvariam com tanta facilidade" às imposições de Bruxelas via Centeno. E que achou que Costa não quereria a geringonça.
Aníbal Cavaco Silva

As memórias de que a oligarquia não gosta  /premium

1005
Portugal não foi “uma segunda Grécia”. Uns não fizeram nada por isso. Outros fizeram. Cavaco Silva não terá sido dos que fez menos. Tem todo o direito de o lembrar e nós temos a obrigação de o ouvir.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco "não diz tudo". Passos promete mais

1774
Passos foi o protagonista da apresentação do livro de Cavaco. Sem Portas, nem atuais dirigentes do CDS, ex-PR dedicou elogios rasgados ao anterior governo. E Passos prometeu mais no seu próprio livro.
PS

Socialistas criticam revelações de Cavaco Silva

1098
Dirigentes socialistas são unânimes em criticar a "falta de sentido de Estado" do antigo Presidente da República Cavaco Silva pelas considerações negativas que faz dos políticos com quem privou.
PS

César indignado com livro de Cavaco

1132
O presidente do Partido Socialista critica as revelações de Cavaco Silva no seu novo livro, acusando-o de ter uma atitude de "devassa", ao "zurzir no carácter de pessoas com quem privou" em Belém.
Aníbal Cavaco Silva

O "artista" Costa que prometeu mais do que tinha /premium

2383
Segundo volume do livro de Cavaco Silva "Quinta-feira e outros dias" é posto à venda esta terça-feira e revela detalhes inéditos sobre a relação com Passos e a formação da "geringonça" de Costa.
Aníbal Cavaco Silva

Da demissão irrevogável ao parto da geringonça

Com o subtítulo "Da coligação à 'geringonça'", o segundo volume de "Quinta-feira e outros dias" será publicado a 23 de outubro e apresentado no dia seguinte pela antiga ministra da Saúde de Cavaco.
Aníbal Cavaco Silva

O papel de Cavaco entre Sócrates e Passos

219
"Aceitei desempenhar o papel de intermediário entre os dois líderes políticos, de modo a evitar uma crise política que teria graves consequências económicas e financeiras", escreveu Cavaco.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo: veto a Saramago foi "falta de senso"

Para o Presidente da República, o veto governamental no tempo de Cavaco, em 1992, foi "uma falta de senso e falta de gosto ao mesmo tempo, em termos de vivência na sociedade portuguesa".
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo, Cavaco e o silêncio de Bento XVI /premium

402
Marcelo gostava que Cavaco se retirasse para um mosteiro, como fez Bento XVI depois de deixar o seu cargo. Porque o ex-Presidente representa a direita que votou nele apenas por não ter alternativa.
Marcelo Rebelo de Sousa

Cavaco evita Marcelo. Marcelo elogia Cavaco

1214
Cavaco não esperou para ouvir Marcelo discursar na inauguração do campus da Nova porque tinha a festa do neto e o batizado do sobrinho. Mas quando falou, Marcelo elogiou papel do ex-Presidente.
Presidente da República

Marcelo e Cavaco: uma relação difícil?

403
Já não é a primeira vez que o ex-Presidente e o atual Presidente da República se envolvem numa troca de indiretas. O ritual tem sido o mesmo: num dia Cavaco ataca, no dia seguinte Marcelo responde.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco invoca o seu exemplo para defender educação

O ex-Presidente da República Cavaco Silva invocou o seu exemplo para defender a aposta na educação como "elevador social", referindo que partiu de um escalão social humilde e chegou a chefe de Estado.
Demografia

Cavaco Silva: "Portugal precisa de mais crianças"

3003
Ex-PR defende que poderes públicos devem criar condições para que casais tenham mais filhos. Futuro do país, diz, não se faz com "autoestradas" ou "clubes de futebol", mas sim com "mais crianças".
Escutas

Emails. "[Sócrates] tentou vingar-se do Público"

467
Henrique Monteiro, ex-diretor do Expresso, revela que e-mails trocados entre jornalistas do Público, em que se falava de suspeitas de escutas em Belém, partiram do círculo restrito de José Sócrates.
Teatro

"Maioria Absoluta" em estreia no Porto

"Maioria Absoluta", a nova peça do Teatro Experimental do Porto, leva a cena as maiorias absolutas de Cavaco Silva. Estreia esta quarta-feira no Teatro do Campo Alegre.
União Europeia

Cavaco Silva na Universidade Católica

Na passada quinta-feira, tivemos “um momento Vintage Cavaco Silva”: um exemplo de disciplina sob regras gerais — em oposição à indisciplina, que conduz à submissão ao capricho dos poderes do momento.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco Silva pede serenidade ao falar sobre Itália

O ex-Presidente da República aconselha serenidade no debate sobre a situação política em Itália. Cavaco Silva lembra que os partidos populistas "corrigiram as suas posições anti-europeístas".
Aníbal Cavaco Silva

Falar já em mudar procuradora é "estranhíssimo"

418
Para o ex-Presidente, é "estranhíssimo" falar-se em substituir Joana Marques Vidal 10 meses antes do fim do mandato. Ao Expresso, diz que líderes passados do PS foram contra atual solução de Governo.
António Costa

Relação com o PR é sempre igual, diz Costa

António Costa diz que a relação do Governo com o Presidente da República "é sempre igual", considerando que a solidariedade institucional deve sempre caracterizar as relações entre ambos.
Marcelo Rebelo de Sousa

Partidos. Quando Marcelo pediu veto a Cavaco

371
Em 2010, alterações à lei de financiamento partidário também deram polémica. Depois de um primeiro chumbo de Cavaco, os partidos insistiram. Marcelo pediu a intervenção do Presidente e apelou ao veto.
Marcelo Rebelo de Sousa

Maria Cavaco Silva, madrinha dos portugueses

214
O Presidente da República elogiou na quinta-feira à noite a ação social de Maria Cavaco Silva durante os mandatos do seu marido, considerando que foi "20 anos madrinha dos portugueses".
PSD

Cavaco sobre autárquicas: "Acontece que não votei"

1099
Ex-presidente da República recusou comentar os resultados das eleições autárquicas que deram a maior vitória de sempre ao PS. Preferiu elogiar o contributo de Passos Coelho para a economia.
Marcelo Rebelo de Sousa

Cavaco Silva e a recandidatura de Marcelo

Marcelo tem pressa de viver, mas não quer que a vida passe depressa. A recandidatura presidencial tem sido uma constante. Nenhum Presidente quebrou a regra. Marcelo não será o primeiro.
PCP

A gaveta

951
É aqui que está o logro em que a geração de Cavaco Silva caiu: a ideologia não fica na gaveta. Muda é de gaveta. O controlo ideológico das nossas vidas é a gaveta que agora está no centro da questão.
Aníbal Cavaco Silva

O tempo sem Cavaco

3791
Há dias, Cavaco falou e não evitei certa saudade. Não é saudade do homem. É saudade de alguém, ou de alguma coisa, que não pertença à desgraceira que hoje temos.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco Silva e a "revolução socialista"

900
A realidade, como explicou Cavaco Silva, acaba sempre por derrotar a ideologia. Mas a ideologia no poder, como estamos a ver em Portugal, também tem meios de minar e viciar a realidade.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo responde a Cavaco. E pede "respeito"

11558
Marcelo Rebelo de Sousa já respondeu às declarações de Cavaco Silva sobre "verborreia frenética" de alguns políticos. E fala em Presidentes que "acabam por não se fazerem respeitar pelo povo".
PS

PS critica "reaccionarices" de Cavaco

1122
PS critica Cavaco por ter falado em censura: "Surpreende pela falta de sentido e pela gravidade". Dirigente socialista diz que "reaccionarices" são habituais num político que "finge não ser político".
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco. Fake news e críticas a Marcelo e Costa

2633
Perante jovens do PSD, ex-PR lança críticas a Marcelo e Governo, arrasando a "verborreia frenética dos políticos" e aqueles que "piam" por jogada partidária. E diz que há "fake news" em Portugal.
PSD

Cavaco dá 'aula' na Universidade de Verão do PSD

318
O ex-Presidente da República Cavaco Silva regressa à intervenção política com uma aula na Universidade de Verão do PSD. A intervenção está marcada para as 10h00 e será sobre "Os Jovens e a Política".
PSD

Cavaco volta a evento do PSD 22 anos depois

1015
O antigo Presidente da República vai dar uma aula com o tema "Os jovens e a política" na Universidade de Verão do PSD, que marca a rentrée do partido num ano político marcado pelas autárquicas.
Obituário

Custa-me acreditar que tenha partido tão cedo

450
Miguel Beleza serviu Portugal com grande competência, ajudando-o a vencer as crises financeiras por que passou e a dar passos decisivos para que acompanhasse o aprofundamento da integração europeia.
Relações Internacionais

A União Europeia e a Ásia Oriental

256
É um erro pensar que a Zona Euro irá desmoronar-se. As consequências para um país da saída da Zona Euro são tão negativas que eu não consigo imaginar que um Governo ouse tomar uma tal decisão.
Democracia

Entre Santana e Sócrates: duas culturas políticas

873
O contraste entre o modo como Jorge Sampaio tratou Santana Lopes e Cavaco Silva tratou José Sócrates dá-nos a diferença entre uma cultura de confronto e uma cultura de compromisso.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco convencido que Portugal fica na zona euro

195
Só se Portugal "enlouquecesse" é que saía da zona do euro, enquanto a maior parte dos políticos que falam na retirada do seu país "ignoram as dificuldades e as consequências", palavras do ex-PR.
Aníbal Cavaco Silva

Marquês. Cavaco rejeita depor como testemunha

434
Em 10 anos de Presidência, Cavaco diz nunca ter telefonado a um jornalista e afirmou que o PR deve manter "total independência" dos média. Recolhemos nove ideias da entrevista do ex-PR ao Público.
Aníbal Cavaco Silva

A biografia de Cavaco revela conversas privadas?

José Manuel Fernandes leu "Quinta Feira e Outros Dias" e discorda daqueles que consideram que o livro promove qualquer espécie de coscuvilhice. Cavaco Silva é que continua a incomodar muita gente.
Aníbal Cavaco Silva

A eleição de Cavaco Silva e o apoio do CDS

Como se deu o apoio do CDS à candidatura de Cavaco Silva? Que encontros e conversas houve? Qual o papel de Paulo Portas? Um ensaio de José Ribeiro e Castro a propósito das memórias do ex-Presidente.
Presidência da República

Marcelo condecora antigas primeiras damas

Presidente da República não concorda com existência do cargo, pois não está na Constituição. Mas, no dia em comemora um ano de Presidência vai condecorar as duas últimas primeiras damas.
Aníbal Cavaco Silva

Sócrates acusa Cavaco. "É um homem capaz de tudo"

2461
Ex-primeiro-ministro respondeu ao livro de Cavaco Silva. Acusa o ex-Presidente de deturpar as conversas e provocar a crise política de 2011. Diz que é um homem capaz de tudo, a propósito das escutas.
Aníbal Cavaco Silva

Nem às quintas-feiras nem aos outros dias

2932
… hopes expire of a low dishonest decade… W. H. Auden
Fact Check

Cavaco não deixou dúvidas sobre a intriga de 2009?

Na entrevista à RTP, Cavaco disse que depois das eleições de 2009 fez uma comunicação ao país "não deixando a mínima dúvida sobre quem era responsável pela intriga que foi montada". Não foi bem assim.
Aníbal Cavaco Silva

Os três momentos em que Lacão contesta Cavaco

Socialista Jorge Lacão era ministro dos Assuntos Parlamentares do último Governo Sócrates e diz que o então Presidente da República, no seu livro, tenta "vexar" o antigo primeiro-ministro socialista.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco Silva: "Política nunca mais!"

446
Na primeira entrevista depois de ter deixado Belém, uma semana depois de lançar o livro "Quinta-feira e outros dias", confessou-se "surpreendido" com a prisão de Sócrates, que nunca referiu pelo nome.
Aníbal Cavaco Silva

Um casulo para dois

139
Nunca certamente se terá visto dois seres humanos tão visceralmente opostos como Cavaco e Sócrates, sentados semanalmente face a face durante cinco anos que devem ter parecido cinco mil.
Aníbal Cavaco Silva

Livro de Cavaco esgota em menos de uma semana

3747
"Quinta-feira e outros dias" esgotou durante o fim de semana. Uma segunda edição, de cinco mil exemplares, já está a ser distribuída pelas livrarias.
Aníbal Cavaco Silva

Sócrates responde a acusações de Cavaco Silva

1232
José Sócrates respondeu a Cavaco Silva, acusando-o de conceber e executar uma "conjura baseada numa história falsa, por forma a deitar abaixo um Governo legítimo em funções."
Livros

O que Cavaco diz sobre Sócrates em 60 segundos

Cavaco Silva era Presidente da República e José Sócrates primeiro-ministro. Reunimos, num minuto, as principais frases do livro de memórias "Quinta-feira e outros dias".
Aníbal Cavaco Silva

Foi mau, mas sem Cavaco Silva teria sido pior

1069
O livro de Cavaco Silva mostra como no tempo de Sócrates o presidente ainda foi, dentro do país, o maior contrapeso do governo. Sem Cavaco Silva, teria sido pior.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco Silva diz que livro é "prestação de contas"

1218
Cavaco Silva apresentou esta quinta-feira o seu livro numa sala superlotada do CCB, em Lisboa. Uma obra que o ex-Presidente disse ser uma "prestação de contas" e um encontro com os "factos rigorosos".
Presidente da República

Primeiras memórias presidenciais de Cavaco Silva

464
A influência sobre o Primeiro-Ministro, longe dos holofotes da comunicação social, não fazendo oposição, antes ajudando o governo, em cooperação institucional, é demonstrada ao longo destas páginas.
Aníbal Cavaco Silva

As indiretas de Cavaco a Marcelo

O atual Presidente é referido pelo nome uma vez no livro de Cavaco, nunca nas partes em que o ex-PR adverte para os riscos da política-espectáculo, precisamente quando fala das funções presidenciais.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco e a "tenebrosa máquina de propaganda do PS"

1982
Livro de Cavaco Silva "Quinta-feira e outros dias" foi apresentado hoje. O Observador conta-lhe alguns dos detalhes inéditos revelados na obra sobre a forma como Cavaco olhava para Sócrates.
Aníbal Cavaco Silva

3 temas sobre Sócrates que Cavaco deve esclarecer

435
Cavaco Silva apresenta livro quase inteiramente dedicado ao período em que coabitou com Sócrates. Esperam-se revelações sobre os momentos tensos de uma relação que começou com juras de cooperação.
Marcelo Rebelo de Sousa

Saudades de Cavaco Silva

1727
A monotonia de Cavaco foi uma virtude, pois trouxe previsibilidade institucional. Marcelo quis fazer diferente. Sim, é popular. Mas tudo na sua Presidência é menos transparente, previsível e imparcial
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco desconfiava das "boas notícias" de Sócrates

1602
Livro de Cavaco Silva, que revela as memórias do período em que desempenhou o cargo de Presidente da República, vai ser lançado na próxima quinta-feira. A coabitação com Sócrates é o prato forte.
Aníbal Cavaco Silva

Novas memórias fazem revelações sobre Sócrates

511
O "caso das escutas", a quase compra da TVI pela PT, ou o pedido de resgate de 2011 são três temas do novo livro de Cavaco Silva: "Quinta-feira e Outros Dias".
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco Silva faz apelo aos líderes europeus

O ex-Presidente da República Cavaco Silva apela à responsabilidade dos líderes europeus, admitindo recear, no 25.º aniversário da assinatura do Tratado de Maastricht, a ignorância de alguns.
Mário Soares (1924-2017)

Cavaco sobre Soares: "Portugal deve-lhe muito"

135
O ex-Presidente voltou do Algarve para Lisboa este sábado e lembrou os tempos em que foi adversário do "animal político". Mas Cavaco sublinhou sobretudo o "contributo decisivo" de Soares para o país.
Serralves

Cavaco diz que não fala de política tão cedo

1045
O antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, de visita a Serralves, remeteu para um futuro (longínquo?), qualquer declaração sobre a situação política do país.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco pagou metade do IMI durante 15 anos

864
Alegada má avaliação feita à casa do antigo Presidente da República em Albufeira fez com que, durante 15 anos, Cavaco Silva pagasse metade do IMI que devia pagar. Valor real foi restituído em 2015.
Justiça

PGR avalia eventual violação de segredo de justiça

A Procuradoria-Geral da República confirmou ao DN que está a avaliar uma alegada violação do segredo de justiça que envolve Cavaco Silva e "não deixará de tomar providências que entender necessárias".
Política

Fernando Lima denuncia espionagem política

450
No livro que lança esta semana, o ex-assessor de Cavaco Silva diz ter descoberto no processo Face Oculta que SMS seus sobre caso PT/TVI foram controlados por próximos de Sócrates. Lemos um excerto.
Política

Ex-assessor de Cavaco defende-se em livro

Fernando Lima, ex-assessor de Cavaco Silva, quebra o silêncio de sete anos e defende-se no "caso das escutas", no livro "Na Sombra da Presidência", que chega às livrarias para a semana.
Democracia

Homenagem a Mário Soares e Cavaco Silva

Disse muito bem o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que tinha sido uma feliz coincidência a realização no mesmo dia (sábado passado) das homenagens a Cavaco Silva e Mário Soares.
Aníbal Cavaco Silva

Almoço de homenagem. "Os amigos de Cavaco"

943
Quase 90 pessoas reuniram-se este sábado, nas Cavalariças do Pestana Palace, em Lisboa, para prestar reconhecimento ao ex-Presidente da República. São amigos e ex-colaboradores que o admiram.
Marcelo Rebelo de Sousa

Cavaco e Soares no mesmo dia? "Boa coincidência"

128
O Presidente da República disse este sábado que os seus antecessores Mário Soares e Aníbal Cavaco Silva "continuam na memória coletiva e ambos merecem ser homenageados".
Conselho de Estado

Cavaco foi o único a não criticar sanções

751
A informação é avançada pelo Público, que explica que Cavaco Silva fez uma intervenção sobretudo técnica em que analisou a conjuntura internacional e sublinhou a importância dos compromissos europeus.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco Silva diz viver tempos "pacatos"

Cavaco Silva foi questionado esta segunda-feira pelos jornalistas sobre a vida após 10 anos como chefe de Estado, garantindo que vive momentos "muito pacatos". E assim deseja continuar.
Política

O problema é do semi-presidencialismo

O problema com a avaliação dos presidentes é o das ilusões sobre o semi-presidencialismo repetidas desde sempre: um presidente regulador; um presidente com poderes reais.
Aníbal Cavaco Silva

Ex-Presidente Cavaco já tem página 'online'

O ex-Presidente já tem uma página 'online' na Internet, na qual será divulgada a sua atividade e haverá ligação para o arquivo da Presidência relativo aos seus dois mandatos presidenciais.
Aníbal Cavaco Silva

"De férias" com o primeiro-ministro Cavaco

No verão de 1992, Luís Ramos passou um dia com o então primeiro-ministro Cavaco Silva. Viajou de jato, esteve num encontro de escuteiros e terminou o dia na praia. A história. E as imagens.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco encontrou-se com o rei de Espanha

O ex-Presidente da República Cavaco Silva encontrou-se na residência da embaixada espanhola com o rei de Espanha, Filipe VI, que se deslocou a Lisboa para a tomada de posse do novo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.
Presidente da República

Marcelo é o "único homem" - como aconteceu

591
Novo PR promete "cicatrizar feridas" e "refazer diálogos" sem "promessas fáceis". Esquerda divide-se. PS aplaudiu discurso enquanto BE e PCP querem ver "a prática".
Marcelo Rebelo de Sousa

9 diferenças e semelhanças entre Cavaco e Marcelo

De Boliqueime a Lisboa são 250 quilómetros de distância, quase o mesmo que separa Cavaco Silva de Marcelo. Os dois parecem ser a antítese um do outro. Mas será mesmo, mesmo assim?
O fim do Cavaquismo

A mensagem pessoal de Cavaco no adeus

165
O Presidente da República desejou ao seu sucessor "os maiores sucessos" no exercício do seu mandato, reiterando que tem uma "profunda gratidão" para com todos os portugueses "sem exceção", mesmo os que não o apoiaram.
Aníbal Cavaco Silva

O que o presidente fez

485
A visão que Cavaco Silva tem da política não é tecnocrática, mas trágica. A sua preocupação foi sempre evitar rupturas que as instituições e as finanças do país não seriam capazes de absorver.
Presidente da República

Cavaco diz que foi uma honra ter servido o país 

375
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, disse ter sido um privilégio e uma honra ter servido Portugal nos últimos dez anos, reiterando que sempre agiu de acordo com "o superior interesse nacional".
O fim do Cavaquismo

O Mistério de Cavaco Silva

478
Aquele que tem sido retratado como o “provinciano de Boliqueime” pode na verdade ter sido um dos nossos políticos mais modernizadores e ocidentais destes 40 anos — a par de Sá Carneiro e Mário Soares.
O fim do Cavaquismo

Cavaco, o Presidente que matou o cavaquismo

389
Entre os maiores críticos de Cavaco contam-se muitos daqueles que votaram nele nos anos 90. Como e porquê Cavaco Silva, Presidente da República, acabou a ter de matar o cavaquismo?
O fim do Cavaquismo

O fim do cavaquismo em nove passos

Cavaco abandona a Presidência na quarta-feira. E ao longo de uma semana, o Observador tem publicado vários trabalhos sobre o que foi o cavaquismo.
O fim do Cavaquismo

O que Cavaco ambicionava e o que conseguiu

Pedro Lomba analisa, num ensaio em 6 pontos, a presidência de Cavaco Silva. Da ambição da cooperação estratégica, passando pela relação com Sócrates e o resgate financeiro até ao Governo das esquerdas
Aníbal Cavaco Silva

Carlos Barahona Possollo pinta ex-Presidente

O pintor Carlos Barahona Possollo é o autor do retrato oficial de Cavaco Silva que passará a integrar a Galeria de Retratos dos ex-Presidentes, no Museu da Presidência da República.
O fim do Cavaquismo

Estes são os sons do cavaquismo

Um artigo para ser ouvido e sem precisar de identificar o seu protagonista. Basta escutar a voz para identificar a figura que marcou os últimos trinta anos na história da democracia nacional.
Mar

O mar que os une. Costa e Cavaco por um "desígnio"

O primeiro-ministro garantiu "continuidade" do "desígnio nacional" que Cavaco iniciou. O Presidente pediu um "reencontro de Portugal com o mar". Os dois despediram-se hoje.
Aníbal Cavaco Silva

Costa oferece caravela em filigrana a Cavaco

460
Tem tudo a ver com o mar. Na despedida do Presidente da República, o primeiro-ministro ofereceu-lhe uma caravela em filigrana como presente.
Aníbal Cavaco Silva

Cavaco preside a Conselho de Ministros sobre o mar

Presidente da República, Cavaco Silva, preside, a convite de António Costa, a uma reunião do Conselho de Ministros dedicada aos assuntos do mar, no Forte de São Julião da Barra.
O fim do Cavaquismo

O cavaquismo e o lado negro da força

2694
Dias Loureiro, Oliveira e Costa ou Duarte Lima foram da entourage de Cavaco Silva e assombraram-lhe o percurso. O lado negro da força de Cavaco Silva tem inscrita uma sigla: BPN.
O fim do Cavaquismo

Rio: "Nenhum Presidente teve mandato tão difícil"

Rui Rio diz que Cavaco Silva teve um "perfil ideal de primeiro-ministro" e nesses temps fez "um excelente trabalho". Como Presidente, Rio considera que no segundo mandato teve tarefa "difícil".
O fim do Cavaquismo

Louçã conta "três Cavacos Silva"

A propósito do fim do mandato de Cavaco Silva enquanto Presidente da República recolhemos depoimentos de várias personalidades. Veja o testemunho do ex-líder do BE, Francisco Louçã.
O fim do Cavaquismo

António Vitorino: Cavaco "muito institucionalista"

A propósito do fim do mandato de Cavaco Silva enquanto Presidente da República recolhemos os depoimentos de várias personalidades. Veja o testemunho do ex-ministro socialista António Vitorino.
O fim do Cavaquismo

Carvalhas: foi o "período áureo das negociatas"

2969
A propósito do fim do mandato de Cavaco Silva enquanto Presidente da República recolhemos depoimentos de várias personalidades. Veja o testemunho do ex-líder comunista, Carlos Carvalhas.
O fim do Cavaquismo

Monteiro: "Não aproveitou para reformar Estado"

O antigo líder do CDS conviveu com "numa lógica de conflito e confronto" com Cavaco Silva como primeiro-ministro e diz que este "perdeu oportunidade" ao engordar o Estado na adesão de Portugal à CEE.
O fim do Cavaquismo

Ferreira do Amaral: "Foi a redenção do país"

A propósito do fim do mandato de Cavaco Silva enquanto Presidente da República recolhemos depoimentos de várias personalidades. Veja o testemunho do ex-ministro Joaquim Ferreira do Amaral.
O fim do Cavaquismo

Marques Guedes: "O melhor PR" dos últimos 40 anos

A propósito do fim do mandato de Cavaco Silva enquanto Presidente da República recolhemos os depoimentos de várias personalidades. Veja o testemunho do ex-ministro da Presidência, Marques Guedes.
O fim do Cavaquismo

João Botelho: Está "ligado à criação de monstros"

A propósito do fim do mandato de Cavaco Silva enquanto Presidente da República recolhemos depoimentos de várias personalidades. Veja o testemunho do realizador português João Botelho.
O fim do Cavaquismo

Arménio Carlos: Cedeu a "chantagens externas"

A propósito do fim do mandato de Cavaco Silva enquanto Presidente da República recolhemos depoimentos de várias personalidades. Veja o testemunho do líder da CGTP, Arménio Carlos.
O fim do Cavaquismo

Sousa Pinto: "Celebração infantil do sucesso”

O socialista Sérgio Sousa Pinto considera que o cavaquismo representou uma altura em que o sucesso e o optimismo vieram acompanhados por "novo riquismo" e "vulgaridade".
O fim do Cavaquismo

Teresa Morais: luta "pela dignidade" do país

A propósito do fim do mandato de Cavaco Silva enquanto Presidente da República recolhemos depoimentos de várias personalidades. Veja o testemunho da deputada social democrata Teresa Morais.
O fim do Cavaquismo

Vítor Ramalho: "Teve lógica pouco afetiva"

A propósito do fim do mandato de Cavaco Silva enquanto Presidente da República recolhemos depoimentos de várias personalidades. Veja o testemunho do socialista Vítor Ramalho.
O fim do Cavaquismo

Joana Lopes: Cavaco "absolutamente" assertivo

A propósito do fim do mandato de Cavaco Silva enquanto Presidente da República recolhemos depoimentos de várias personalidades. Veja o testemunho da deputada social democrata Joana Barata Lopes.
O fim do Cavaquismo

Isabel Moreira e o "censor"

A propósito do fim do mandato de Cavaco Silva enquanto Presidente da República recolhemos depoimentos de várias personalidades. Veja o testemunho da deputada socialista Isabel Moreira.
O fim do Cavaquismo

Cristóvão Ribeiro: "O 1.º na busca de consensos"

A propósito do fim do mandato de Cavaco Silva enquanto Presidente da República recolhemos depoimentos de várias personalidades. Veja o testemunho do PSD Cristóvão Ribeiro.
O fim do Cavaquismo

Duarte Pacheco: "Foi uma honra" substituir Cavaco

A propósito do fim do mandato de Cavaco Silva enquanto Presidente da República recolhemos o testemunho de várias personalidades. Veja o testemunho do deputado do PSD Duarte Pacheco.
O fim do Cavaquismo

Trovoadas e poucas abertas em Belém

183
Depois de dez anos no governo, dez anos na Presidência. Dois mandatos atribulados, que Cavaco Silva vai pôr em livro, nos próximos tempos. Só aí será seguro dizer que terminou o cavaquismo?
O fim do Cavaquismo

Os 7 mitos de Cavaco Silva

249
Não lia jornais, raramente tem dúvidas, não gostava de política, chegou à liderança do PSD à boleia de um Citroen. Quem é, afinal, Cavaco Silva?
O fim do Cavaquismo

Os objetos que fizeram história nas mãos de Cavaco

Há momentos na vida de Cavaco Silva que podem ser contados através dos objetos. Lembra-se do avental? Ou do bolo rei? E o que significa um Citroën branco?
O fim do Cavaquismo

O primeiro-ministro que ninguém conseguiu imitar

226
Foi o único governante a conseguir duas maiorias absolutas, algo que deu espaço de manobra para reformar o país à sua imagem. O que foi o cavaquismo no Governo?
Aníbal Cavaco Silva

PR condecorou "grandes militares" e "servidores"

O Presidente da República condecorou o antigo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general José Araújo Pinheiro, e o presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, elogiando estes "dois grandes servidores do país".
O fim do Cavaquismo

Afetos, conquistas e derrotas. Cavaco em 50 fotos

O ministro, o primeiro-ministro e o Presidente. A fotogaleria de vida de Cavaco Silva, que deixa a política a 9 de março - o primeiro de vários trabalhos do Observador a marcar esta despedida.
Política

Cavaco aceita convite de António Costa

O Presidente da República vai participar do Conselho de Ministros especial, dedicado ao Mar, que se realiza no próximo 3 de março. Cavaco Silva aceitou o convite de António Costa.
O fim do Cavaquismo

O fim do cavaquismo

144
Cavaco Silva termina em breve mais de 30 anos de carreira política ativa. O Observador assinala o fim do cavaquismo com uma série de artigos, vídeos e sons. A partir deste sábado e até dia 5.
Presidente da República

Extinguir representante da República seria gravoso

O Presidente da República homenageou os representantes da República para as regiões autónomas, sublinhando que a extinção deste cargo só pode ser defendida por desconhecimento das suas funções e competências, porque tal seria "extremamente gravoso".
Luís Marques Mendes

Marques Mendes critica condecorações de Cavaco

453
O ex-líder do PSD afirma que desconhece o critério da escolha dos condecorados e critica a homenagem feita a Luís Campos e Cunha, títular da pasta de Finanças de José Sócrates por quatro meses.
Aníbal Cavaco Silva

Caso Saramago. Cavaco condecorou Sousa Lara

2332
António de Albuquerque de Sousa Lara, que vetou a candidatura de Saramago ao Prémio Literário Europeu nos anos 90, foi condecorado com Ordem do Infante D. Henrique.
António Costa

Conselho de Ministros. Costa pode convidar Cavaco

O primeiro-ministro está a equacionar convidar o ainda Presidente da República para presidir a uma reunião de Conselho de Ministros dedicada ao mar, segundo avança o jornal Público.
Presidência da República

Cavaco quer estabilidade para os militares

Depois de 10 anos a assumir o papel de Comandante Supremo das Forças Armadas, Cavaco Silva disse adeus aos militares. Não sem deixar recados: quer consensos e estabilidade nas leis dos militares.
Presidente da República

Cavaco diz que portugueses não desanimam

O Presidente da República voltou hoje a apresentar os portugueses como um povo que não baixa os braços e é capaz de superar as dificuldades nas "horas de prova", sublinhando que a sua ambição "supera qualquer desânimo".
Presidência da República

Cavaco condecora vítima das FP25

4578
Gaspar Castelo Branco era diretor dos Serviços Prisionais em 1986, ano em que foi assassinado pelas FP 25 de abril. Condecoração chega 30 anos depois e teve lugar hoje numa cerimónia privada.
Belém

PR condecora Gaspar e mais sete ex-ministros

193
O Presidente vai condecorar oito antigos governantes, entre os quais os antigos ministros das Finanças Vítor Gaspar e Luís Campos e Cunha e os ex-ministros da Educação Nuno Crato e Lurdes Rodrigues.
Carnaval

Quais são as máscaras da política portuguesa?

Criadas pelos próprios ou atribuídas por outros, a política está cheia de máscaras. Cavaco Silva é o "não político", Passos é social-democrata desde o berço e Costa é o homem dos consensos. Mas será?
Orçamento do Estado

Cavaco espera que Costa lhe dê "boas notícias"

O Presidente da República vai reunir-se esta quinta-feira com António Costa, e espera que este lhe traga "boas notícias". Até porque a credibilidade do país é influenciada pelas negociações, lembrou.
Terrorismo

Europa não pode "capitular" perante terrorismo

Referindo-se ao "aumento da atividade terrorista", o Presidente da República defendeu a necessidade de proteger os valores, as liberdades e a identidade que fazem parte do modo de vida europeu.
Nações Unidas

Cavaco: Guterres tem "indiscutivelmente o perfil"

Na cerimónia de condecoração do ex-primeiro-ministro, Cavaco Silva admitiu que Guterres tem "perfil, a experiência e os conhecimentos para para desempenhar o mais alto cargo" da ONU.
Presidência da República

"Transparência". Cavaco justifica contas de Belém

A Presidência da República emitiu esta quarta-feira uma nota em que defende que recorre "sempre aos procedimentos legalmente previstos" no que diz respeito a contratações externas.
Aníbal Cavaco Silva

Marcelo almoça com Cavaco, janta com Costa

Presidente cessante e Presidente eleito vão ter reunião de trabalho e almoço no Palácio de Belém. Cavaco prepara transição.
Parlamento

PR promulga adoção gay até 19 de fevereiro

482
Cavaco vetou o diploma sobre a adoção de crianças por casais homossexuais mas terá mesmo de o promulgar até ao dia 19 de fevereiro. Parlamento marcou para dia 10 a reconfirmação da votação.
Presidenciais 2016

Cavaco não deixa a mesa limpa para Marcelo

PR cessante não é obrigado a promulgar tudo o que tem na secretária antes de sair de Belém. Diplomas considerados urgentes pelo Governo podem ser fechados. Outros assuntos ficam na pasta de transição.
Parlamento

Adoção gay. Os argumentos que convenceram Cavaco

587
Cavaco não promulgou diploma sobre adoção invocando carta de "reputados juristas e professores de Direito". O que diz a carta? Que finalidade da adoção apenas permite filiação materna e paterna.
Aníbal Cavaco Silva

O Presidente

1020
Dois pesos e duas medidas, ou a esquerda ancorada no seu pior, intolerante face à vitória de um opositor e do seu programa, mesmo que altamente sufragada pelo povo (mas há o povo “deles” e o outro).
Governo

25 vetos de Cavaco. A família é quem mais ordena

256
Cavaco Silva chegou ao 25º veto político em dez anos de mandato. Adoção gay, aborto, divórcio e uniões de facto acabaram por ser as áreas em que o Presidente da República mais objeções levantou.
Parlamento

Cavaco devolve adoção gay e IVG à Assembleia

21965
Presidente da República devolveu à AR o diploma da adoção por casais homossexuais e das alteração à interrupção voluntária da gravidez. Esquerda deve insistir.
Presidenciais 2016

Presidentes de todos os portugueses. A sério?

158
É a máxima preferida de Presidentes e candidatos. Mas será que, na prática, os chefes de Estado foram equidistantes, meros moderadores? Revisitámos a história e ouvimos quem sabe à procura de resposta
Presidenciais 2016

Presidente deve ser fora de série? Eles respondem

Seis portugueses bem sucedidos dizem ao Observador o que querem do Presidente. Um galerista, uma empresária, um atleta, um médico e dois físicos descrevem a figura número um do Estado português.
Presidenciais 2016

Quem manda no Palácio de Belém?

Coordena os serviços de Belém e pode até representar o Presidente da República. É o chefe da Casa Civil do representante máximo da República e uma das figuras mais poderosas de Portugal.
Presidenciais 2016

O que prometeram eles quando tomaram posse?

Com o aproximar das eleições presidenciais vale a pena relembrar os discursos de tomada de posse dos anteriores Presidentes da República. Sabe quem disse o quê?
Presidenciais 2016

Quando eles mudaram a Presidência

Eanes, Soares, Sampaio e Cavaco foram Presidentes muito diferentes com os mesmos poderes. Afinal até onde cada um foi mais longe no exercício do cargo?
A página está a demorar muito tempo.