Cante alentejano
Cante alentejano

Cante alentejano e música improvisada juntos

"Mar-Planície" é o novo projeto do saxofonista e compositor Carlos Martins e que junta "pela primeira vez de forma sustentada o cante alentejano e a música improvisada".
Música

Magano: renovar o cante para não o deixar morrer

274
Se o fado abriu a porta a outras influências, ao cante alentejano não poderá acontecer o mesmo? Sofia, Nuno e Francisco fizeram a pergunta e responderam que sim. Para o provar, gravaram um disco.
Cante alentejano

Grupo de Paris grava disco de cante alentejano

O objetivo é lançar o disco em 2019, com uma editora francesa, procurando ser um álbum de cante alentejano "o mais fiel possível ao cante tradicional contemporâneo".
Cante alentejano

Cante comemora três anos de Património Mundial

Espetáculos de grupos corais, apresentações de álbuns e livros, conversas, exposições e cinema marcam as comemorações no Alentejo do 3.º aniversário do cante alentejano como Património da Humanidade.
Cante alentejano

Ele respira cante ao almoço, ao jantar e ao lanche

1574
Quando se junta o pão, o vinho e o cante, ouve-se tradição no Alentejo. E é esta herança que corre nas veias de António Caixeiro, 25 anos, cantador alentejano de Cuba.
Cultura

Depois de rancho, Paris vai ter cante alentejano

O ator e encenador português Carlos Balbino, que criou o Rancho de Cantadores de Paris há oito meses, quer criar, na capital francesa, a primeira escola de cante alentejano no estrangeiro.
Uma Música Por Dia

Há Lobos Sem Ser Na Serra - AFÃ

Tal como os lobos, o mesmo acontece com a cultura e tradições do Alentejo. Quatro artistas juntaram-se e registaram, em disco, o espetáculo ao vivo. Chamaram-lhe também “Cantares do Sul e da Utopia”.
Cante alentejano

Cante alentejano e flamenco juntos em palco

O cante alentejano e o flamenco apresentam-se, pela primeira vez, num mesmo cenário, em Sevilha, no consulado-geral de Portugal na capital andaluza.
Cante alentejano

Moeda de 2,5 euros vai celebrar o Cante Alentejano

557
O Banco de Portugal vai lançar uma moeda de coleção para assinalar o reconhecimento do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade. Moeda de 2,5 euros só vale em Portugal.
Alentejo

RAP, o "Alentejo Perdido" e as ameaças

433
Ricardo Araújo Pereira e Pedro Boucherie Mendes estiveram presentes no lançamento do livro "Alentejo Perdido". "Uma pessoa deve poder dizer coisas ofensivas e não ser ameaçada", diz o humorista.
Diplomacia

Cante alentejano estreia-se na capital espanhola

O cante alentejano faz-se ouvir hoje, pela primeira vez, em Madrid, com a atuação dos cantadores de Vila Nova de São Bento e d'Os Ganhões de Castro Verde, no Teatro do Círculo de Bellas Artes.
Cultura

Cante alentejano é "estrela" de festival

247
Sete espetáculos compõem a primeira edição do certame dedicado ao cante alentejano, que decorre a partir desta sexta-feira em Évora, Estremoz e Serpa.
Fotografia

A melhor foto do mundo é de portuguesa de 15 anos

1207
A imagem de Beatriz Rocha foi seleccionada por entre mais de 6600 fotografias enviadas de todo o mundo. Mas houve outra portuguesa premiada: Stephanie Anjo, filha de emigrantes, de 14 anos.
Música

Cante alentejano encheu grande auditório do CCB

Um concerto de homenagem ao cante alentejano, classificado Património Cultural da Humanidade, encheu o grande auditório do CCB, em Lisboa, onde atuaram 12 grupos corais e foi exibido um filme.
Costumes e Tradições

Documentário do cante alentejano chegou a Lisboa

Depois de um périplo por mais de 50 localidades, o documentário "Alentejo, Alentejo" chegou a Lisboa.
UNESCO

Cante alentejano já é Património da Humanidade

39223
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura acaba de declarar o cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade. Exatamente três anos depois do fado.
UNESCO

O cante alentejano pode ser da Humanidade

1179
Há três anos foi o fado, esta semana é o cante alentejano que pode entrar na prestigiada lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade. As reuniões começam hoje.
A página está a demorar muito tempo.