Pordata
Pordata

Portugal: 10,2 milhões, mais velhos do que novos

319
Retrato estatístico da Pordata mostra que há 153 idosos por cada 100 jovens — o terceiro maior rácio da UE. Taxa da mortalidade infantil é das mais baixas e mais de metade dos doutorados são mulheres.
Pensões

Valor médio das pensões sobe 91% até 2070

O número de pensionistas também deve aumentar significativamente até 2045, passando de 2,7 milhões para 3,3 milhões. Em 2070, a despesa total com pensões deve atingir os 37 mil milhões de euros.
Pordata

O “Retrato dos Homens e das Mulheres” em Portugal /premium

209
O cenário "negro" ao nível da educação para os homens e as disparidades entre sexos ao nível da esperança média de vida e dos rendimentos são alguns dos alertas dos dados recolhidos pela Pordata.
Justiça

Cobrança de dívidas congestiona tribunais

A Pordata Europa disponibilizou dados que apontam Portugal como o país da União Europeia com os tribunais mais congestionados de processos cíveis, principalmente de acções de cobranças de dívidas.
Trabalhadores

Portugal tem 22,3% de trabalhadores temporários

Portugal tem a terceira taxa mais elevada de trabalhadores temporários na UE, numa lista liderada por Espanha, seguida de perto pela Polónia. A Roménia é o país com menos contratos temporários.
Hotéis

300 novos espaços hoteleiros entre 2014 e 2015

Este foi o maior aumento do número de estabelecimentos hoteleiros em Portugal, passando de 2.695 para 3.041, com destaque para 43 novos hotéis.
Educação

Taxa de escolarização cai para 97% no 1.º ciclo

Três por cento das crianças com idade para frequentar o primeiro ciclo não estavam matriculadas neste nível de ensino em 2014 e 2015, após 20 anos com uma taxa de 100%, segundo dados da Pordata.
Pordata

Por cada 100 processos findos, 172 ficam pendentes

Por cada 100 processos findos em 2016 nos tribunais judiciais, 172 ficaram pendentes. Uma situação que se verifica desde 1975, segundo dados estatísticos divulgados esta terça-feira pela Pordata.
Pordata

Pordata disponibiliza dados de consumo de energia

A Pordata vai começar a disponibilizar informação sobre o comportamento dos setores económicos no consumo de energia e emissões de gases com efeito de estufa.
Pordata

Mulheres portuguesas recebem menos que os homens

180
Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a Pordata apresentou um retrato das mulheres portuguesas: estudam mais do que os homens mas recebem 20% menos do que eles. Conheça os dados.
Pordata

Um em cada cinco recebe salário mínimo

Um em cada cinco trabalhadores por conta de outrem recebiam, em 2014, o salário mínimo nacional, correspondendo a 19,6% do total dos trabalhadores, mais sete pontos percentuais face ao ano anterior.
País

“A Europa precisaria de 2,5 vezes mais imigrantes”

678
Em Lisboa, Hans Rosling, o guru da estatística, falou da crise dos refugiados e explicou onde Portugal se parece com Hong Kong: uma esperança de vida das mais altas mesmo tendo com um rendimento baixo
Crianças

Pordata Kids: a estatística não é uma cena chata

224
O Observador foi conhecer a Pordata Kids, o novo projeto destinado às crianças entre os 8 e os 12 anos. E saímos de lá com uma certeza: os adultos vão adorar.
Macroeconomia

Quantos Multibancos há no país? A Pordata responde

135
A base de dados Pordata tem uma nova secção sobre Macroeconomia, com mais de 90 quadros e sete áreas temáticas, onde é sintetizada a informação macroeconómica portuguesa desde 1960 até à atualidade.
Turismo

Há 72 concelhos com mais turistas que habitantes

303
De acordo com um levantamento feito pela Pordata em 2013, alguns concelhos do país chegam a ter 10 vezes mais hóspedes nos estabelecimentos hoteleiros que residentes.
FFMS

Quer entender o mundo? Use a Globalstat

770
Fique a conhecer uma ferramenta única para o ajudar a fazer sentido do mundo em que vivemos. É portuguesa, é gratuita e está disponível 24 horas por dia.
FFMS

GlobalStat: Uma base de dados global de origem portuguesa

347
Nasce hoje a Globalstat, uma base de dados sobre tendências de globalização e desenvolvimento. A iniciativa é da FFMS, o lançamento é em Florença.
FFMS

Os números são divertidos? Sim

A Pordata inaugura a exposição "O Poder dos Dados" para pequenos e graúdos. O projeto da FFMS quer mostrar que os números e as estatísticas são divertidos.
País

Este país não é para velhos

Portugal fica abaixo da média europeia no tempo que se espera viver de forma saudável ao atingir 65 anos. E muito abaixo do líder, a Suécia. Piores só a Eslováquia e a Roménia.
FFMS

Cursos, uma exposição e números para crianças

Para celebrar o aniversário da base de dados, os presentes são para os utilizadores. As novidades da Pordata foram apresentadas no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
Pordata

Os números que fazem a Pordata

199
Estes são os números que melhor revelam o país que temos. São cinco anos de pesquisas na melhor base de dados do Portugal contemporâneo.
FFMS

Pordata faz 5 anos. E agora vem aí a Pordata Kids

161
Maria João Valente Rosa, que dirige a Pordata desde a sua criação, há 5 anos, e que já passou dos 750 quadros iniciais para mais de 2300, tem muitos projectos para o futuro. Um deles é a Pordata Kids.
Pordata

Pordata: Como 6 pessoas tratam 60 bases de dados

Os números de Portugal e da Europa estão na Pordata, nascida há 5 anos. São mais de 2300 quadros, feitos a partir de 60 bases de dados. Tudo mantido online por apenas 6 pessoas. Conheça os bastidores.
A página está a demorar muito tempo.