Francisco Assis
Francisco Assis

Francisco Assis sai em defesa de Constâncio

9526
O eurodeputado socialista fala em "linchamento" e recusa participar na "infame campanha" contra o antigo governador do Banco de Portugal. "É um homem sério", garante, entre outros elogios.
Entrevista

Vídeo. O melhor da entrevista a Francisco Assis

738
Diz que não conhece o pensamento político de Medina e Pedro Marques, antevê que o PS volte ao centro, admite que não é impossível vir a integrar o governo. O melhor da entrevista a Francisco Assis.
Entrevista

"Não conheço pensamento de Medina e Pedro Marques" /premium

684
A pergunta até foi sobre Medina, mas Francisco Assis fez questão de falar do seu sucessor na lista às Europeias. Não quer ser deputado por causa da "geringonça", embora lhe anteveja vida curta.
Parlamento Europeu

Francisco Assis demite-se e fala em censura

2351
Eurodeputado demitiu-se depois de ter sido impedido de falar num debate sobre Venezuela. Socialistas europeus dizem que o deputado apenas não se inscreveu no debate
PS

Assis. "Seria absurdo representar o PS"

241
Depois de ter sido afastado das listas do PS às europeias, Francisco Assis diz que não vai passar para o lado da oposição interna e que está disponível para fazer campanha ao lado de Pedro Marques.
Eleições Europeias

Europeias. Costa ainda não falou com Assis

263
Francisco Assis foi dado como estando afastado da corrida, mas a 15 dias da convenção europeia do PS, o candidato do PS em 2014 não descarta integrar lista. "Gosto de estar no PE", diz ao Observador.
Venezuela

Venezuela. Assis vê Portugal como "mediador"

O eurodeputado do PS subscreveu a moção que reconhece Juan Gaidó como presidente legítimo da Venezuela. Assis defende que Portugal pode ter papel importante no diálogo com Caracas.
Francisco Assis

Assis receia que Brasil desvalorize Mercosul

226
Francisco Assis mostrou-se na segunda-feira preocupado com a possibilidade de o futuro ministro da Economia do Brasil desvalorizar o Mercosul.
Eleições no Brasil

Assis na reta final da campanha de Haddad

4251
Eurodeputado Francisco Assis vai estar no encerramento da campanha de Haddad à presidência do Brasil como representante da família europeia socialista. A situação do Brasil é "dramática", diz.
Política

"Costa seria o melhor candidato de esquerda à CE" /premium

381
Francisco Assis não sabe se volta a ser candidato às europeias, mas diz que isso não lhe tira o sono. Ao Observador, o eurodeputado diz querer voltar a ver o PS no poder, mas "em absoluta liberdade".
Brasil

Situação de refugiados venezuelanos é "grave"

Segundo o eurodeputado Francisco Assis, "a Venezuela faz fronteira com um dos estados mais pobres do Brasil, que é Roraima", o que faz com que a ajuda aos imigrantes seja mais limitada.
PS

Assis critica BE: "Tudo tem de ter um limite"

284
Francisco Assis dedica um longo artigo de opinião do "Público" ao facto de a líder do Bloco ter dito em entrevista que o PS era um partido "permeável" aos interesses das grandes empresas.
PS

Assis. Catarina fez ataque ao carácter do PS

750
Francisco Assis diz que são "inadmissíveis" as acusações de Catarina Martins, nomeadamente quando diz, em entrevista ao Expresso, que "o PS é permeável aos grandes interesses económicos".
Eurogrupo

Assis pressiona Costa a levar Centeno ao Eurogrupo

232
O eurodeputado socialista Francisco Assis critica o facto de António Costa ter fechado logo a porta a uma suposta sondagem para levar Mário Centeno à liderança do Eurogrupo. "É um dever moral", diz.
Governo

Pedro Nuno: Assis pede eleições antes do PSD e CDS

Dirigente socialista e secretário de Estado acusa o eurodeputado do PS Francisco Assis de se antecipar ao PSD/CDS a pedir eleições antecipadas. Nega crise à esquerda e diz que Governo está para durar.
Francisco Assis

Francisco Assis defende eleições antecipadas

3143
Eurodeputado socialista diz que polémica da TSU revelou que acordos à esquerda não são tão sólidos como parecem. Maioria "desapareceu", estabilidade política está "em risco", e Assis sugere eleições.
Congresso do PS

Assis/Pacheco.O crítico-útil e o rival-conveniente

104
São ambos filósofos de formação e já se adivinhava que concentrassem as atenções no sábado do Congresso. Cumpriram, mas foi o social-democrata que agradou ao auditório socialista. Veja o vídeo.
PS

"Nogueira está a provar do seu próprio veneno"

2321
Assis acredita que o líder da Fenprof não tem "legitimidade" para se vitimizar. Mas vai mais longe: Nogueira arrisca-se arranjar problemas com o PCP depois de ter chamado "criminoso" a Stalin.
PS

Marcelo colocou "limites" à política nacional

103
Francisco Assis esteve com o Presidente a República em Estrasburgo e avisa que Marcelo se oporá a quem tentar desviar o país dos compromissos europeus.
Crise dos Refugiados

Assis: pré-acordo com a Turquia é "sórdido"

115
Eurodeputado está preocupado com resposta da UE à crise dos refugiados ao ter entregue gestão a um país que "resvala para um cenário de erosão democrático-liberal".
PS

Assis e o congresso do PS: "Ainda não decidi"

1271
Os seus mais próximos garantiam que avançaria com uma alternativa programática em março, mas Assis nega: "Ainda não defini o que vou fazer até ao congresso. Ou se vou", diz ao Observador.
Presidenciais 2016

Assis. A "ilusão do PS", "discurso perigoso" do BE

988
Marcelo ganhou e Assis reconhece as suas competências. Mas para o eurodeputado do PS a derrota da esquerda não era anunciada, ficou a dever-se a uma viragem "populista", que o PS não está a combater.
União Europeia

Assis surpreendido (pela positiva) com novo MNE

O discurso de Santos Silva no seminário diplomático foi analisado por Assis, que elogia as posições do ministro em relação ao "bom aluno", à presença na NATO e à relação com países do sul.
Francisco Assis

Assis: "Esta legislatura não dura quatro anos"

1334
Num balanço de 2015, o socialista Francisco Assis acusa Costa de ter sido "contraditório" na oposição e prevê um fim rápido para o governo minoritário do PS. De Passos, destaca a "força de caráter".
Governo

Acordo à esquerda? "Misto de inocência e crendice"

3302
Francisco Assis desdobra-se em críticas ao entendimento entre PS, PCP e Bloco. Diz que os socialistas podem ficar reféns dos caprichos da esquerda e que o acordo é apenas "a ponta do iceberg".
Governo

Francisco Assis junta críticos de Costa

5840
Ao jornal Expresso, Assis revelou que irá reunir-se nas próximas semanas "com militantes de várias zonas do país". "Corrente crítica e alternativa" une-se dentro do PS, para o que der e vier.
Legislativas 2015

Assis disponível para futuro. Podem contar comigo

1670
Eurodeputado só será candidato à liderança "em condições excecionais". Não quer governo de esquerda, nem entendimentos à direita. E denuncia ataques violentos a partir do interior do PS.
Legislativas 2015

Assis entra em cena. Entrevista na quarta-feira

404
Eurodeputado marcou entrevista na RTP para quarta-feira à noite, a meio das negociações de Costa com o PCP e Bloco. As movimentações no PS ganham escala.
Legislativas 2015

Os cinco recados de Francisco Assis ao PS

565
O eurodeputado quebrou o silêncio e disse que a discussão sobre a liderança é "extemporânea". Assis defende negociações ao centro e atenção às presidenciais. Os 5 recados de Assis a Costa.
Legislativas 2015

Rangel sobre Sócrates atiça guerra entre PS e PSD

1636
Rangel falou indiretamente do caso de José Sócrates, numa acusação implícita ao PS. E este, pela voz de Assis, pediu explicações a Passos Coelho. Passos preferiu falar de justiça no geral.
Eleições Europeias

Os erros dos candidatos

Qual a importância do gesto que se faz? Ou do olhar que se deita? Francisco Assis e Paulo Rangel, que se enfrentaram há um ano, em exame por um especialista em comunicação não-verbal.
Eleições Presidenciais

Francisco Assis quer Jaime Gama em Belém

117
O eurodeputado não acredita que Sampaio da Nóvoa seja um bom candidato para o PS e defende o nome de Jaime Gama para a disputa presidencial. Assis elogia o silêncio de António Costa.
PS

Costa "fez bem" em sair da Câmara, diz Assis

O socialista Francisco Assis congratula decisão de Costa de abandonar a Câmara de Lisboa porque estava a "perturbar" o seu processo de "afirmação eleitoral".
PS

Assis pede programa eleitoral depressa

231
O deputado do PS concorda com as palavras de Costa e diz que a "situação é hoje melhor do que há quatro anos porque o contexto europeu mudou". Mas defende que o PS precisa de um programa em breve.
Congresso do PS

Assis: Entendimento à esquerda é "absurdo"

878
Em entrevista ao DN, Francisco Assis assumiu uma rutura com a viragem à esquerda por parte do Partido Socialista. Assis criticou ainda o tom de Ferro Rodrigues e a gestão de Carlos César no congresso.
Francisco Assis

De quem é que o PS está próximo?

139
O PS lembra o antigo Partido Progressista, que só era monárquico quando estava no governo, e passava a republicano na oposição.
PS

"Há proximidade ideológica entre PS e PSD"

3119
A dez dias do congresso do PS, Assis promete dizer o que pensa sobre o próximo Governo: coligação com o PSD, deixando o CDS de fora. À esquerda é impossível, diz. E Costa não está à esquerda.
Primárias No PS

Assis desconfia de sindicatos de voto nas eleições

Impulsionador da ideia de abrir as primárias do PS a simpatizantes, o socialista desconfia de caciquismo na procura de simpatizantes e de "sindicatos de voto de escala maior que habitual".
Política

O nosso mundo está a acabar – e nem damos por isso

2288
Construímos, no pós-guerra, no Ocidente, o melhor mundo que a Humanidade jamais conheceu. É esse mundo que está agora a mudar por caminhos de imenso perigo, caminhos que nunca percorremos
Francisco Assis

Entendimento para primárias no PS é imprescindível

O socialista Francisco Assis considera que o entendimento entre António José Seguro e António Costa é "imprescindível".
Crise no PS

Assis quer PS disponível para acordos à direita

Francisco Assis não rejeita a possibilidade de um futuro Governo de 'bloco central'. E sobre a guerra no PS, diz que Portugal tem de saber o que Costa e Seguro pensam.
Moção de Censura

Censura vira-se contra o PS

Socialistas votaram todos a favor do PCP, o que acabou por dar argumentos ao Governo e às bancadas da maioria. Francisco Assis abandonou a sala na altura da votação da censura.
Eleições Europeias

Seguro: "O atual Governo chegou ao fim"

Líder do PS recusa apresentar moção de censura: "Seria um frete ao Governo". E diz que vai continuar a trabalhar para nas próximas legislativas "merecer, como ambicionamos, uma maioria absoluta".
Eleições Europeias

Seguro e Assis reforçam apelo ao voto

Líder e cabeça de lista do PS repetem apelos ao voto para que "portugueses não desperdicem esta oportunidade". Leituras políticas só no final do jogo.
Eleições Europeias

E agora PS? Esperar pelo TC para "censurar" Passos

Uma vitória passa por uma derrota maior da direita. À medida que as sondagens davam o PCP e a abstenção a crescer, os socialistas foram arrefecendo o clima.
Eleições Europeias

Sócrates não desce o Chiado, mas diz não ter medo

281
O ex-primeiro-ministro esteve na Trindade e Seguro agradeceu a presença, mas sem quaisquer elogios. Costa quer as eleições de domingo valham por duas.
Eleições Europeias

Assis quer "moção de censura nas urnas" ao Governo

António Vitorino acusou o governo de ser "acrítico" e pediu os votos ao PCP. Seguro promete repor reformas
Eleições Europeias

PS já prepara censura no Parlamento

114
Secretário-geral do PS diz que "chegou a hora" para os portugueses censurarem o Governo nas urnas. Depois, será a vez do PS o fazer na Assembleia.
Eleições Europeias

Frente-a-frente: Sim à união fiscal

Os dois candidatos defendem que os 28 países da UE tenham impostos iguais, mas Assis aproveita para atirar contra o candidato do PPE: diz que governou durante 18 anos "um paraíso fiscal".
Eleições Europeias

PS: todos "unidos" contra Passos, Portas e Cavaco

Europa? As eleições para este PS são nacionais e servem para dar cartão vermelho ao governo de Passos e de Portas.
Eleições Europeias

Seguro: "Não estou habituado a bolas laranja"

Uma mesa de pingue-pongue foi pretexto para mostrar confiança: "Vou ganhar por Portugal"
Eleições Europeias

As eleições Europeias ao minuto

Os eleitores de 28 países votam até Domingo nas eleições que decidem os destinos da União Europeia para os próximos cinco anos. O Observador vai estar junto das duas principais candidaturas.
Eleições Europeias

Assis quer Barroso longe da Europa

No debate organizado pelo Observador, a permanência de Barroso em Bruxelas e a mutualização da dívida dividiram Assis e Rangel, unidos na maior parte dos dossiês europeus.
A página está a demorar muito tempo.