829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ex-SCUT

Impostos

Governo com nova vitória. PS com três

São votações finais globais no Parlamento. O Governo consegue revogar medidas do Mais Habitação. O PS garantiu fim das portagens, redução do IVA da luz e mais dedução de rendas no IRS.
Autoestradas

Ex-SCUT: fim de portagens passa na especialidade

Concecionárias alertaram para que caso esta abolição seja aprovada "o seu custo passará totalmente a ser suportado por todos os contribuintes" no próximo Orçamento de Estado.
Ex-SCUT

PCP critica exclusão do Porto do fim das portagens

Para o PCP/Porto a existência de taxas de portagens nas antigas autoestradas SCUT constitui "um golpe" na economia da região e agrava as "difíceis condições de vida de todos aqueles que as utilizam".
Noticiário

14h. Educação. Recuperação de serviço em setembro

O ministro da Educação garante que a recuperação do tempo de serviço dos professores vai acontecer esta legislatura, a um ritmo de 20% ao ano. ​A Federação Nacional de Educação pede mais rapidez.
Parlamento

"Alguém vai ter de pagar" abolição das portagens  

Governo avisa que fim das portagens nas ex-SCUT do interior e Algarve pode custar 1,5 mil milhões até ao fim dos contratos e "alguém vai ter de pagar". IVA da eletricidade pode ser próximo teste.
Os Primeiros 100 Dias de Governo

Finanças. "Jogada política" de Miranda Sarmento

Luís Capoulas Santos (PS) fala em "declarações graves" do ministro das Finanças. Sobre a abolição das portagens das ex-SCUT, Cristóvão Norte (PSD) critica PS e Chega.
Noticiário

15h. Chega a favor do fim das taxas nas ex-SCUT

André Ventura deu instruções ao Grupo Parlamentar do partido para aprovar o diploma do PS. Também neste jornal, Marcelo Rebelo de Sousa sublinha que o 25 de abril foi feito para não haver mordaças.
Noticiário

9h. Fim de portagens nas ex-SCUT debatido na AR

Ao projeto inicial do PS juntaram-se as propostas do Bloco, PCP e ainda os projectos de resolução de Iniciativa Liberal, PSD-CDS, PAN e Chega. O desfecho do debate marcado para hoje ainda é incerto.
Infraestruturas

Receita de portagens sobe apesar de descontos

IP admite que subida do tráfego nas ex-scut foi “provavelmente alavancado pelo efeito da redução no preço, enquanto estímulo à circulação”. Propostas sobre portagens votadas esta quinta-feira.
Noticiário

8h. Economia. OCDE melhora previsão de crescimento

A OCDE antecipa que as perspetivas de crescimento económico em Portugal passam de 1,2% para 1,6% em 2024. Os dados da OCDE indicam que vai haver uma política orçamental "menos restritiva".
Portagens

Plataforma pede coerência a Pedro Nuno sobre Scut

Porta-voz da Plataforma P'la Reposição das Scut na A23 e A25 afirmou que Pedro Nuno Santos "não pode fazer como António Costa" e fazer "jogo do empurra", pedindo coerência ao secretário-geral do PS.
Noticiário

12h. PNS: "Propostas do PSD são rombo nas contas"

O secretário-geral do PS responde às críticas de Montenegro sobre o fim das portagens no Interior e atira ao líder do PSD. Ainda, tenista Nuno Borges está oficialmente nos 50 melhores do mundo.
Portagens

Plataforma quer posições dos partidos sobre SCUT

A Plataforma P'la Reposição das SCUT na A23 e A25 crítica Governo e vai contactar os líderes dos partidos em janeiro, para que assumam "posições claras, inequívocas", sobre a eliminação das portagens.
Autoestradas

Publicada portaria que reduz portagens em ex-SCUT 

A redução de preços será sentida de forma mais profunda no Túnel do Marão e no Pinhal interior, vias que não beneficiaram da redução de 50% feita em 2011.
Orçamento do Estado

Diploma de redução de portagens "a ser fechado"

Ana Abrunhosa destacou que "está a ser fechado" o diploma para diminuir as portagens em antigas SCUT. Ministra quer publicar rapidamente a portaria para que a baixa de preços possa ser implementada.
Portagens

Plataforma desafia Governo a eliminar portagens

O porta-voz da P'la Reposição das Scut disse, que "esgotado o argumento" económico, o Governo tem de eliminar já as portagens e investir na mobilidade, para depois avaliar o custo.
Noticiário

15h. PR promulga redução de custo de portagens

A partir de janeiro, os veículos de classe 1 vão beneficiar de uma redução de 30% em várias autoestradas. E ainda, Israel pediu ajuda ao Egito.
Portagens

Ministra defende sistema de portagens repensado

A ministra da Coesão Territorial defendeu que o sistema de portagens devia ser repensado e que não devem ser cobradas taxas nas portagens da antigas autoestradas Scut.
Ex-SCUT

Compromisso "era com territórios do interior"

"Nos territórios do interior as pessoas não têm outra alternativa senão estas autoestradas: não há vias alternativas", diz a ministra da Coesão Territorial, referindo que é uma "medida circunscrita".
Ex-SCUT

Governo anuncia redução das portagens em breve

"Em breve, poderei dar resposta a todas as perguntas: qual é a taxa de redução das portagens, sobre que veículos e que redução vai incidir e quando se vai iniciar essa redução", afirmou Ana Abrunhosa.
Açores

Açores pedem auditoria do TdC ao contrato da SCUT 

Os Açores já formalizaram o pedido de auditoria do Tribunal de Contas (TdC) ao contrato da SCUT (estrada Sem Custos para o Utilizador) da ilha de São Miguel.
Ex-SCUT

Portagens sem desconto: plataforma quer ouvir PR

O Governo não implantou o desconto de 50% nas antigas SCUT e a Plataforma de P'la Reposição das SCUT A23 e A25 pediu uma audiência a Marcelo para discutir o assunto.
Portagens

Ex-SCUT. Veículos elétricos têm de se credenciar

Os descontos para os elétricos ainda não entraram em vigor por causa de problemas na partilha de dados entre a Via Verde e o IMT. Terão de ser os próprios proprietários a habilitarem-se previamente.
Ex-SCUT

Ex-Scut. Organização exige desconto efetivo de 50%

O desconto de 50% no valor da taxa de portagem entrou em vigor no dia 1 de julho. Depois, organizações e partidos políticos vieram denunciar que o desconto real era abaixo disso.
Portagens

Ex-SCUT. Ministra admite descontos abaixo dos 50%

A ministra explicou que o Governo aplicou os 50% tendo em conta preços que estavam em vigor antes dos descontos que foram já aplicados em janeiro deste ano. "Sim, os descontos efetivos são esses".
Fact Check

Governo anunciou desconto maior nas ex-SCUT?

Deputado Duarte Marques (PSD) acusa o Executivo de “aldrabice” em relação a cortes nas portagens da A23. Governo prometeu 50% e só descontou 30%?
Ex-SCUT

Ex-SCUT. PSD acusa Governo de não cumprir lei

Após ter movido "uma feroz oposição" à proposta do PSD, o Governo continua a não cumprir a lei -- promulgada pelo Presidente da República -- acusa o vice-presidente da bancada social-democrata.
Ex-SCUT

Desconto de 50% em lanços de ex-SCUT em vigor

O desconto de 50% no valor da taxa de portagem em alguns lanços das ex-SCUT entra em vigor esta quinta-feira. a medida prevê ainda "um desconto de 75% (...) para veículos elétricos e não poluentes".
Orçamento do Estado

Portagens e compras: preços mudam no novo semestre

Portagens nas ex-SCUT mais baratas; eletricidade mais cara, compras fora da UE até 22 euros também. Ou o certificado digital e os testes gratuitos. O que muda a partir desta quinta-feira.
Ex-SCUT

Elétricos em stand by nos descontos em ex-SCUT

A partir de quinta-feira os veículos de combustão vão ter uma redução de 50% do valor das taxas de portagens, mas os elétricos e não poluentes não poderão contar já com o desconto de 75%.
Ex-SCUT

Redução de 50% nas portagens das ex-SCUT

"Sempre fui uma defensora da redução das portagens, mas também sempre defendi que tinha de ser uma redução gradual, porque os impactos são elevados", defendeu a ministra da Coesão Territorial.
Finanças

SCUT. Plataforma acusa ministra de ambiguidade

Plataforma P'la Reposição das SCUT A23 e A25 diz que não é admissível invocar limitações orçamentais "quando o próprio ministro das Finanças admitiu ser possível acomodar esta redução de receita".
Orçamento do Estado

Ex-Scut. Descontos do PSD custam até 82 milhões

Técnicos do Parlamento estimam perda entre 64,6 milhões e os 82 milhões na 2ª metade do ano, se desconto nas portagens proposto pelo PSD passar. Estado terá de compensar privados da Beira Interior.
Ex-SCUT

Governo tranquilo face a descontos para ex-SCUT

Ministra entende que a percentagem de descontos anunciada faz parte de um caminho de redução progressiva das portagens.
Ex-SCUT

Redução das portagens ainda sem data definida

Antigas SCUT do interior (e duas do litoral) vão ter redução do valor, com um custo de 10 milhões de euros para o Estado. Mas a medida pode não entrar em vigor já em janeiro.
Ex-SCUT

Ex-Scut. Plataforma desagradada com proposta

A Plataforma Pela Reposição das Scut na A23 e A25 manifestou-se para pedir que a proposta de Portaria seja revista por não ter impacto visível e que haja "uma abolição total das portagens".
Justiça

7 pistas para entender a investigação às PPP

É a nova investigação aos Governos do PS entre 2005 e 2011 - e deverá ser concluída em breve. Saiba tudo o que está em causa num dos dossiês mais marcantes dos mandatos de Sócrates.
País

Plataforma surpreendida com aumento nas ex-SCUT

A Plataforma de Entendimento manifestou a sua surpresa com o novo aumento nas portagens nas ex-SCUT e considera inconcebível a penalização das pessoas e empresas do Interior.
Mota-Engil

Mota-Engil vende autoestradas por 600 milhões

A Mota-Engil chegou a acordo com o fundo internacional Ardian para a vender a segunda maior rede de autoestradas de Portugal por 600 milhões de euros. Negócio exclui a Lusoponte.
Ex-SCUT

Ainda não há descontos nas ex-SCUT

Os descontos anunciados pelo Governo para as antigas SCUT, que deveriam ser aplicados no verão, ainda não têm data prevista. As negociações com o concessionário da A23 ainda prosseguem.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas