437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Ordem dos Farmacêuticos

Guerra na Ucrânia

Ordem cria programa para farmacêuticos refugiados

Bastonário defende que a "situação urgente" exige mecanismos para agilizar e adaptar a situação para que possam iniciar a integração como profissionais o mais depressa possível.
Coronavírus

Farmacêuticos importantes na resposta pós-pandemia

O bastonário Hélder Mota Filipe garante que não incluir os farmacêuticos no pós-pandemia será "uma péssima gestão de recursos" e pede que se aproveite a "capacidade instalada para dar resposta".
Ordem dos Farmacêuticos

Farmacêuticos escolhem novo bastonário no sábado

As eleições realizam-se no sábado, mas o sufrágio iniciou-se a 10 de janeiro, com a disponibilização de uma plataforma para votação eletrónica e dos boletins de voto por correspondência.
Ordem dos Farmacêuticos

Sobre as eleições na Ordem dos Farmacêuticos

O posicionamento dos farmacêuticos não pode mais ser alinhado por visões unilaterais e miríficas de realidades passadas, nem determinado por eleições ditadas por afinidades ou cumplicidades pessoais.
Ordem dos Farmacêuticos

Erro na lei impede carreira no SNS a farmacêuticos

Segundo Ana Paula Martins, esta situação prolonga-se já há vários meses, período durante o qual decorreram várias reuniões com o ministério da Saúde, que "teve sempre muita abertura".
Resposta Pronta

"Não aceitamos mais ser tratados como lixo"

Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos pede ao Governo que cumpra promessas com quatro anos. Ana Paula Martins fala em "alíneas" e abre porta a pedidos de escusa de responsabilidade de profissionais.
Ordem dos Farmacêuticos

Farmacêuticos: "Não mais aceitaremos ser lixo"

Ordem dos Farmacêuticos enviou carta à ministra da Saúde a pedir "alterações legislativas". "Estamos a ficar apenas com o direito à indignação", dizem, apelando ao "Governo ainda em funções".
Serviço Nacional de Saúde

SNS deve construir "ecossistema" com privados

Os atrasos na recuperação da atividade assistencial que ficou para trás devido à pandemia de Covid-19, "não pode, nem deve ignorar a necessidade de uma estratégia clara de consolidação futura".
Saúde

Bastonários exigem levantamento de carências

Alguns dos responsáveis pela área de Saúde apontaram para a necessidade de um levantamento "rigoroso" para recuperar dos atrasos impostos pela pandemia da Covid-19.
Ordem dos Farmacêuticos

Ordens. Apelo à ponderação na revisão da lei

"Os farmacêuticos entendem que este diploma sustenta um modelo de instrumentalização das ordens profissionais pelo Governo", criticou a Ordem dos Farmacêuticos, que apela à ponderação dos partidos.
Coronavírus

Movimento solidário sem donativos e sem pedidos

O movimento das ordens dos Médicos e Farmacêuticos foi importante para fornecer materiais de consumo rápido e equipamentos a instituições de saúde e sociais. Agora, tem poucas solicitações.
Diabetes

Insulina foi das maiores descobertas da história 

A insulina é ainda hoje "a mais importante de todas as terapias para a diabetes", tendo a bastonária dos Farmacêuticos indicado que "é a mais natural em termos de reconhecimento pelo nosso organismo".
Ordem dos Farmacêuticos

Ex-presidente do Infarmed é candidato a bastonário

As linhas gerais da candidatura têm que ver com um desejo de maior desenvolvimento e aproveitamento das competências dos farmacêuticos para melhorar os cuidados de saúde e bem-estar aos cidadãos.
Saúde

Estudo. Deve haver mais farmacêuticos hospitalares

Os farmacêuticos hospitalares são "atores essenciais" no funcionamento do hospital e a limitação de recursos especializados nas farmácias "dificulta o desenvolvimento de práticas clínicas".
Coronavírus

Bastonária propõe contratação de 350 farmacêuticos

"Que de uma vez por todas tenhamos farmacêuticos nos centros de saúde, a trabalhar com as equipas dos cuidados de saúde primários", defendeu Ana Paula Martins.
Resposta Pronta

Vacinação Covid-19. "Farmacêuticos não sabem nada"

"Task-Force" do Governo tem 30 dias para definir plano de vacinação contra a Covid-19. Ordem dos Farmacêuticos pede "coordenação e orientação". "Os farmacêuticos estão hesitantes e com receios".
Resposta Pronta

"É preocupante o Infarmed não liderar o processo"

Ana Paula Martins, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, está "preocupada" com preparativos para receber vacinas e questiona conhecimento da Comissão Técnica de Vacinação sobre questões "logísticas".
Coronavírus

Autoridades falam irresponsavelmente de vacinas

Ana Paula Martins diz que a vacina não será a solução milagrosa para a pandemia. A bastonária considera leviano falar sobre distribuição sem saber exatamente quais as primeiras a chegar ao mercado.
Ordem dos Farmacêuticos

Ordem quer reavaliar dispensa de proximidade

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos considera que o que foi apresentado desperdiça quase 10.000 farmacêuticos das 2.990 farmácias comunitárias, num país com falta de recursos humanos.
Saúde

Os lares do nosso descontentamento

A Ordem dos Médicos cumpriu o seu dever. Se o não tivesse feito seria acusada, como já outras vezes foi, de não cumprir o que estatutariamente lhe está atribuído: zelar pelas boas práticas na medicina
Coronavírus

Linha do Farmacêutico com apoio psicológico 

Esta linha visa antecipar situações de "burnout" e ajudar os farmacêuticos a lidar com as consequências da pandemia, na atividade profissional, na vida pessoal e familiar.
Coronavírus

Farmacêuticos questionam cuidados continuados

A bastonária dos farmacêuticos dirigiu-se à coordenadora da Rede Nacional de Cuidados Continuados e Integrados, questionando a gestão dos medicamentos e criticando a divisão entre profissionais.
Ordem dos Farmacêuticos

Título de especialista para farmacêuticos em vigor

A lei estipula o regime jurídico da residência farmacêutica, tendo em vista a obtenção do título de especialista na correspondente área de exercício profissional.
Medicamentos

Medicamentos. "Hospitais não medem os resultados"

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos mostrou-se preocupada com o facto de 70% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde não medir os resultados dos medicamentos inovadores que são aplicados.
Hospital de São João

S. João. Serviços noturnos farmacêuticos em risco

Ana Paula Martins disse esta sexta-feira que o Ministério da Saúde já autorizou a contratação de quatro profissionais, mas que na prática "ainda nada aconteceu".
Ordem dos Farmacêuticos

Desemprego de farmacêuticos abaixo da média 

Segundo o estudo, feita pela Ordem dos Farmacêuticos, a taxa de desemprego é a mais baixa entre os profissionais com menos de 30 anos, não ultrapassando os 2,8%.
Ordem dos Farmacêuticos

Ana Martins reeleita bastonária dos farmacêuticos

A atual bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF), Ana Paula Martins, foi reeleita para o triénio 2019/2021 com 91,28% dos votos e vai cumprir o seu segundo mandato.
Hospital de São João

Hospital S. João encerra farmácia à noite

O diretor dos serviços farmacêuticos avisa que "o risco de ocorrência de erros graves", por cansaço, excesso de trabalho e acumulação de tarefas, é "demasiado grave". E que já houve erros.
Sida

Morreu Odette Ferreira, investigadora pioneira 

A ex-presidente da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida Odette Ferreira, pioneira na investigação da doença em Portugal, morreu este domingo, aos 93 anos.
Serviço Nacional de Saúde

Medicação. Hospitais deixam de dar doses unitárias

Ordem dos Farmacêuticos informou que há "serviços em alguns hospitais" públicos onde se deixou de distribuir a medicação por dose unitária, que é uma prática mais segura, por falta de profissionais.
Hospitais

Saúde. Farmacêuticos antecipam rutura histórica

Há hospitais em que a falta de pessoal farmacêutico chega aos 40%. Ordem teme "colapso total" com a introdução das 35 horas a partir de julho e alerta que "a segurança dos doentes está em causa".
Ordem dos Farmacêuticos

VIH/hepatites. Testes rápidos a partir do verão

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos afirmou que até ao verão deverá haver as condições necessárias para se começarem a fazer os testes rápidos de VIH e hepatites pelos farmacêuticos.
Saúde

OCDE. Saúde portuguesa com indicadores negativos

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos alertou para o impacto do desinvestimento na saúde. Segundo a OCDE, um em dez portugueses não compraram medicamentos por motivos financeiros.
Ordem dos Farmacêuticos

Farmacêuticos exigem mudanças no setor

A Ordem dos Farmacêuticos quer voltar a ter apenas nas farmácias alguns medicamentos não sujeitos a receita médica. A proposta deverá ser entregue ao Infarmed até final do ano.
Ordem dos Farmacêuticos

Bastonária tem esperança na desconvocação da greve

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos disse ter esperança na desconvocação da greve da classe prevista para a próxima semana, alegando existirem "grandes esforços" do Governo.
Ordem dos Farmacêuticos

Viva Melhor processa Ordem dos Farmacêuticos

A empresa de suplementos Viva Melhor entrou com um processo judicial contra a Ordem dos Farmacêuticos e contra o ex-bastonário, Carlos Barbosa. Em causa estão acusações de difamação e crime económico.
Ordem dos Farmacêuticos

12 dicas para utilizar bem os seus medicamentos

Se a população mundial soubesse utilizar bem os medicamentos poupar-se-iam 370 mil milhões de euros, o mesmo que 8% da despesa mundial em saúde. A Ordem dos Farmacêuticos ajuda-o com 12 dicas.
Farmácias

Farmacêuticos elegem este sábado novo bastonário

Cerca de 15 mil farmacêuticos vão eleger este sábado o novo Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos. Os novos órgãos sociais irão assumir o mandato para o triénio 2016-2018.
Suplementos Alimentares

Calcitrin. Farmacêuticos pedem ação do ministro

Em defesa da saúde pública, a Ordem dos Farmacêuticos enviou um ofício ao ministro da Saúde para que impeça a empresa de publicitar "em termos inaceitáveis o produto Calcitrin".
Suplementos Alimentares

Ordens querem regular publicidade de suplementos

As Ordens dos Médicos e dos Farmacêuticos apelaram hoje ao Ministério da Saúde que intervenha para regular a publicidade de suplementos alimentares e produtos considerados dietéticos, depois de já terem denunciado a publicidade "enganosa" aos suplementos de cálcio.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.