437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Patriarca de Lisboa

Fact Check

Cardeal diz que Chega representa Igreja Católica?

Uma publicação no Facebook atribui ao cardeal-patriarca de Lisboa a defesa do Chega enquanto único partido que representa os católicos. O Patriarcado diz ao Observador que a publicação é mentira.
Crimes Sexuais

Igreja vai pedir desculpa às vítimas de abusos

Na Missa Crismal, D. Manuel Clemente garantiu que os membros do clero estão "muito especialmente atentos" à questão da "proteção de menores no espaço eclesial".
Noticiário

10h. Morreu o padre Feytor Pinto. As reações

Teve uma vida dedicada à área da saúde. Neste jornal, ainda as reuniões com o ministro das Finanças sobre o Orçamento. BE diz que acordo "ainda está longe", PSD saiu "mais preocupado" do que entrou.
Resposta Pronta

Padre Feytor Pinto "viveu doente sem parecer"

Padre José Pereira de Almeida recorda o papel de Padre Vítor Feytor Pinto na relação entre saúde e Igreja. Viveu uma vida cheia", vítima de doença prolongada, nunca viveu "como um homem doente".  
Igreja Católica

Padre afastado. Igreja pondera processo com Roma

Superior dos carmelitas diz ao Observador que estão a ser ponderadas todas as opções e que a sede mundial da Ordem, em Roma, está informada. Padre Ismael Teixeira, afastado, pediu tempo para reflexão.
Patriarca de Lisboa

Patriarca. Aborto e eutanásia são tema prioritário

O cardeal-patriarca de Lisboa diz que o aborto e a eutanásia são temas que "continuam presentes" na sociedade e que requerem a "atenção prioritária e constante" da Conferência Episcopal Portuguesa.
Coronavírus

Igreja marca presença no 25 de Abril na AR

D. Manuel Clemente já respondeu ao convite de Ferro Rodrigues e anunciou que vai estar presente na Assembleia da República. Marcelo também lá estará, claro, mas fez saber que vai sozinho.
Patriarca de Lisboa

Patriarcado partilha post pró-CDS e Basta

O Patriarcado de Lisboa partilhou na sua página de Facebook um post que apela ao voto no CDS, Basta e Nós Cidadãos. Em causa estão temas como o aborto e eutanásia. Post já foi retirado.
Igreja Católica

Alegria e gratidão

D. António Marto pertence à primeira geração que nasceu, cresceu e se afirmou depois da Segunda Guerra Mundial. O seu percurso representa na Igreja em Portugal o melhor do que essa geração nos trouxe.
Igreja Católica

Pastoral do vínculo

É uma proposta certamente difícil e contrária à cultura dominante. Mas a proposta de Jesus no Evangelho não era mais fácil no tempo em que foi formulada e contrariava também a mentalidade desses dias.
Igreja Católica

Um dia vai ser proibido ser católico

As reacções à nota do Patriarca de Lisboa revelaram a incapacidade de ler e compreender o que lá estava escrito e, sobretudo, o desejo de submeter a Igreja à ditadura igualitária dos tempos que correm
Igreja Católica

O Patriarca e o sexo dos recasados

O Patriarca agiu como pastor da sua diocese ao publicar uma nota que tenta incluir as mais diversas sensibilidades, assumindo a sua fidelidade ao Papa e aos fiéis que lhe são espiritualmente confiados
Patriarca de Lisboa

Igreja recomenda abstinência sexual a recasados

Cardeal-patriarca recomenda aos casais que, quando não possa ser declarada a nulidade do casamento anterior, e por isso vivam em situação irregular, se abstenham da prática de relações sexuais.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo "chocado" com investigação a padre arguido

Pároco que o Presidente da República conhece de "longa data" foi constituído arguido numa investigação a desaparecimento de arte sacra. Marcelo diz-se "chocado e surpreendido".
Patriarca de Lisboa

Patriarcado terá desviado dinheiro de peditório

O Patriarcado de Lisboa prometeu doar o dinheiro angariado na Renúncia de Quaresma de 2011 — quase 250 mil euros — para uma diocese cabo-verdiana, mas o jornal Público diz que esta não viu um cêntimo.
Patriarca de Lisboa

Patriarca de Lisboa alerta para pobreza

O cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, alertou que "persistem entre nós formas agudas de fragilidade e pobreza" que "não podemos desistir de superar" enquanto sociedade.
Fernando Santos

Fernando Santos reza o terço com jovens de Lisboa

Selecionador nacional vai estar com os jovens do Patriarcado de Lisboa nas Jornadas Diocesanas da Juventude, depois da derrota contra a Suécia, para "uma das orações mais belas de fazer".
Igreja Católica

Patriarcado: se tem 300 anos, então dá um musical

"Partimos. Vamos. Somos" é o espectáculo que comemora três séculos de Patriarcado de Lisboa. Vimos o musical na sexta à noite. Marcelo Rebelo de Sousa também - e gostou.
Exposições

Exposição recupera "ligação entre arte e sagrado"

Rui Chafes, Jorge Martins, Pedro Calapez, João Queirós e Rui Sanches são alguns dos 25 artistas que criaram obras para a exposição "Mater Dei", pelos 300 anos do Patriarcado e os 100 anos de Fátima.
D. Manuel Clemente

Patriarca de Lisboa apresenta pensamento de A a Z

O novo livro de D. Manuel Clemente é uma compilação de textos organizados por conceitos cristãos de A a Z. A obra foi apresentada esta segunda-feira.
Patriarca de Lisboa

Patriarcado de Lisboa comemora 300 anos

A diocese de Lisboa tem o título de Patriarcado desde 1716, e comemora com um musical e duas publicações sobre a história da diocese. A comemoração assinala também o encerramento do Sínodo Diocesano.
Educação

Cardeal patriarca quer discussão sobre ensino

Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa, disse que o debate dos contratos de associação deve fomentar também o debate sobre a liberdade de escolha no ensino.
Atentados de Bruxelas

Cardeal: há que distinguir ataque dos refugiados

O cardeal-patriarca de Lisboa afirmou que é preciso distinguir entre os atentados e o fenómeno dos refugiados, lembrando que estas são pessoas que fogem da guerra e procuram uma vida melhor.
Religião

Francisco e o lenço branco pendurado na macieira

Tão impressionante como a inquebrantável força anímica do Papa Francisco é a sua lucidez, coragem e ternura, o seu sentido de humor. Tão importante é o que diz e faz, como a forma como o diz e o faz.
Natal

Patriarca lembra: Jesus também foi refugiado

Na mensagem de Natal partilhada esta noite, D. Manuel Clemente pede "solidariedade" para um "problema estrutural": a crise dos refugiados. E lembra que Jesus também foi refugiado.
Emigração

Patriarca de Lisboa contra "guetos culturais"

D. Manuel Clemente, defendeu a "enorme urgência" de as cidades europeias e de todo o mundo praticarem o interculturalismo, afirmando que Portugal e Lisboa podem ser um exemplo.
Religião

"Pastores com o cheiro das ovelhas" no Vaticano

As escolhas do papa Francisco estão a permitir um descentralização do colégio cardinalício - tradicionalmente eurocêntrico - para as "periferias" de Ásia, África e América Latina.
D. Manuel Clemente

A púrpura e a pobreza

Numa Igreja pobre e para os pobres, ainda se justificam os cardeais?
Atentados de Paris

"Liberdade é direito irrenunciável"

D. Manuel Clemente saudou as manifestações em França, considerando ser "importante que a sociedade se manifeste e se insurja contra algo que é intolerável".
País

"Os portugueses conseguiram dar a volta à crise"

Vê com inquietação a emigração, preocupa-se com um futuro em que seja mais difícil criar postos de trabalho, mas defende que de alguma forma os portugueses deram a volta à crise. Com muita sabedoria.
País

Conhecemos melhor os limites da natureza humana

No mundo de hoje o casamento já não é uma realidade tutelada. A proposta cristã não está garantida. O que leva o Patriarca de Lisboa a dizer que “agora tem de ser por nós”, pela convicção e pela Fé.
País

"Este Papa é um homem encantador"

A próxima mensagem do Dia Mundial da Paz do Papa Francisco chamará a atenção para as escavidões da Humanidade. As físicas e também as psíquicas. E para as escravidões das paixões e dos materialismos.
País

O Papa pediu-nos para falar à vontade, com coragem

D. Manuel Clemente não tem dúvidas: desta vez foi diferente. No seu primeiro sínodo como Papa, Francisco quis ouvir todos para que todos intervenham na discussão e elaboração da doutrina.
Igreja Católica

Patriarca destaca importância do celibato

D. Manuel Clemente citou o Papa Francisco para dizer que o celibato alarga o horizonte e o coração e não se reduz a uma mera questão disciplinar.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.