Patriarca de Lisboa

Igreja Católica

Pastoral do vínculo

É uma proposta certamente difícil e contrária à cultura dominante. Mas a proposta de Jesus no Evangelho não era mais fácil no tempo em que foi formulada e contrariava também a mentalidade desses dias.
Igreja Católica

Um dia vai ser proibido ser católico

6.106
As reacções à nota do Patriarca de Lisboa revelaram a incapacidade de ler e compreender o que lá estava escrito e, sobretudo, o desejo de submeter a Igreja à ditadura igualitária dos tempos que correm
Igreja Católica

O Patriarca e o sexo dos recasados

3.133
O Patriarca agiu como pastor da sua diocese ao publicar uma nota que tenta incluir as mais diversas sensibilidades, assumindo a sua fidelidade ao Papa e aos fiéis que lhe são espiritualmente confiados
Patriarca de Lisboa

Igreja recomenda abstinência sexual a recasados

18.191
Cardeal-patriarca recomenda aos casais que, quando não possa ser declarada a nulidade do casamento anterior, e por isso vivam em situação irregular, se abstenham da prática de relações sexuais.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo "chocado" com investigação a padre arguido

439
Pároco que o Presidente da República conhece de "longa data" foi constituído arguido numa investigação a desaparecimento de arte sacra. Marcelo diz-se "chocado e surpreendido".
Patriarca de Lisboa

Patriarcado terá desviado dinheiro de peditório

4.379
O Patriarcado de Lisboa prometeu doar o dinheiro angariado na Renúncia de Quaresma de 2011 — quase 250 mil euros — para uma diocese cabo-verdiana, mas o jornal Público diz que esta não viu um cêntimo.
Patriarca de Lisboa

Patriarca de Lisboa alerta para pobreza

O cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, alertou que "persistem entre nós formas agudas de fragilidade e pobreza" que "não podemos desistir de superar" enquanto sociedade.
Fernando Santos

Fernando Santos reza o terço com jovens de Lisboa

1.943
Selecionador nacional vai estar com os jovens do Patriarcado de Lisboa nas Jornadas Diocesanas da Juventude, depois da derrota contra a Suécia, para "uma das orações mais belas de fazer".
Igreja Católica

Patriarcado: se tem 300 anos, então dá um musical

126
"Partimos. Vamos. Somos" é o espectáculo que comemora três séculos de Patriarcado de Lisboa. Vimos o musical na sexta à noite. Marcelo Rebelo de Sousa também - e gostou.
Exposições

Exposição recupera "ligação entre arte e sagrado"

123
Rui Chafes, Jorge Martins, Pedro Calapez, João Queirós e Rui Sanches são alguns dos 25 artistas que criaram obras para a exposição "Mater Dei", pelos 300 anos do Patriarcado e os 100 anos de Fátima.
D. Manuel Clemente

Patriarca de Lisboa apresenta pensamento de A a Z

O novo livro de D. Manuel Clemente é uma compilação de textos organizados por conceitos cristãos de A a Z. A obra foi apresentada esta segunda-feira.
Patriarca de Lisboa

Patriarcado de Lisboa comemora 300 anos

A diocese de Lisboa tem o título de Patriarcado desde 1716, e comemora com um musical e duas publicações sobre a história da diocese. A comemoração assinala também o encerramento do Sínodo Diocesano.
Educação

Cardeal patriarca quer discussão sobre ensino

Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa, disse que o debate dos contratos de associação deve fomentar também o debate sobre a liberdade de escolha no ensino.
Atentados de Bruxelas

Cardeal: há que distinguir ataque dos refugiados

O cardeal-patriarca de Lisboa afirmou que é preciso distinguir entre os atentados e o fenómeno dos refugiados, lembrando que estas são pessoas que fogem da guerra e procuram uma vida melhor.
Religião

Francisco e o lenço branco pendurado na macieira

2.191
Tão impressionante como a inquebrantável força anímica do Papa Francisco é a sua lucidez, coragem e ternura, o seu sentido de humor. Tão importante é o que diz e faz, como a forma como o diz e o faz.
Natal

Patriarca lembra: Jesus também foi refugiado

Na mensagem de Natal partilhada esta noite, D. Manuel Clemente pede "solidariedade" para um "problema estrutural": a crise dos refugiados. E lembra que Jesus também foi refugiado.
Emigração

Patriarca de Lisboa contra "guetos culturais"

D. Manuel Clemente, defendeu a "enorme urgência" de as cidades europeias e de todo o mundo praticarem o interculturalismo, afirmando que Portugal e Lisboa podem ser um exemplo.
Religião

"Pastores com o cheiro das ovelhas" no Vaticano

As escolhas do papa Francisco estão a permitir um descentralização do colégio cardinalício - tradicionalmente eurocêntrico - para as "periferias" de Ásia, África e América Latina.
D. Manuel Clemente

A púrpura e a pobreza

411
Numa Igreja pobre e para os pobres, ainda se justificam os cardeais?
Atentados de Paris

"Liberdade é direito irrenunciável"

D. Manuel Clemente saudou as manifestações em França, considerando ser "importante que a sociedade se manifeste e se insurja contra algo que é intolerável".
País

"Os portugueses conseguiram dar a volta à crise"

1.167
Vê com inquietação a emigração, preocupa-se com um futuro em que seja mais difícil criar postos de trabalho, mas defende que de alguma forma os portugueses deram a volta à crise. Com muita sabedoria.
País

Conhecemos melhor os limites da natureza humana

No mundo de hoje o casamento já não é uma realidade tutelada. A proposta cristã não está garantida. O que leva o Patriarca de Lisboa a dizer que “agora tem de ser por nós”, pela convicção e pela Fé.
País

"Este Papa é um homem encantador"

A próxima mensagem do Dia Mundial da Paz do Papa Francisco chamará a atenção para as escavidões da Humanidade. As físicas e também as psíquicas. E para as escravidões das paixões e dos materialismos.
País

O Papa pediu-nos para falar à vontade, com coragem

D. Manuel Clemente não tem dúvidas: desta vez foi diferente. No seu primeiro sínodo como Papa, Francisco quis ouvir todos para que todos intervenham na discussão e elaboração da doutrina.
Igreja Católica

Patriarca destaca importância do celibato

D. Manuel Clemente citou o Papa Francisco para dizer que o celibato alarga o horizonte e o coração e não se reduz a uma mera questão disciplinar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)