440kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Frente Comum

Frente Comum

Frente Comum espera "milhares" na manifestação

A Frente Comum emitiu vários avisos prévios de greve, que poderão ter impacto no funcionamento dos serviços públicos durante esta sexta-feira devido à manifestação a nível nacional.
Explicador

Aumentos? "É preciso que haja coragem política"

Líder da Frente Comum, Sebastião Santana, diz que "há meios" para melhores salários na Função Pública. Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, afirma que custo de vida não será coberto pelas empresas
Orçamento do Estado

Frente Comum insiste em aumentos salariais

Para a Frente Comum, perante o agravamento da inflação e a perda de poder de compra, a reivindicação de um aumento dos salários em 90 euros ganha ainda maior "importância e centralidade".
Frente Comum

Sindicatos exigem "negociação séria" com Governo

"Tememos que continuem a não ser dadas respostas aos problemas dos trabalhadores e, assim, terá de ser a luta dos trabalhadores a conseguir essas respostas", adverte Sebastião Santana.
Frente Comum

Frente Comum exige ajustamento do IRS  

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública indica que há trabalhadores que, com o aumento salarial de 0,9%, passaram a receber menos no final do mês face a 2021.
Frente Comum

ADSE. Frente Comum lança abaixo-assinado

Os trabalhadores e aposentados da Administração Pública descontam 14 meses por ano para a ADSE (incluindo os subsídios de férias e de Natal).
Frente Comum

Governo "não quer" resolver estagnação salarial

O líder sindical avisou que "ou este Governo começa a usar as funções que diz estar plenamente a cumprir ou a luta dos trabalhadores vai forçosamente ter de continuar".
Administração Pública

FESAP pede aumentos além de 0,9% se inflação subir

Sindicatos da função pública criticam o Governo por não mudar proposta de aumentos salariais para 2022. Com a inflação a subir, FESAP quer que atualização dos salários fique acima dos 0,9%.
Sindicatos

Governo e função pública reúnem-se esta 2ª feira

O Governo confirmou que os funcionários públicos vão ter no próximo ano uma atualização salarial de 0,9% e que a remuneração base será alinhada com o novo valor do salário mínimo nacional.
Greve

Greve encerrou cerca de 95% das escolas

Mário Nogueira anunciou uma participação "fortíssima" dos professores na greve, que provocou o encerramento de cerca de 95% das escolas. Sebastião Santana considerou a greve "um enorme sucesso".
Resposta Pronta

Governo "tem falta de vontade política"

O coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana, prevê uma grande adesão à greve e considera que o Governo se "escuda" na crise política para não resolver os problemas dos funcionários públicos.
Greve

Greve começa já esta noite nos hospitais e lixo

A Frente Comum (CGTP) reivindica aumentos de 90 euros para todos os trabalhadores e um salário mínimo de 850 euros na administração pública, mas o Governo vai fazer uma atualização salarial de 0,9%.
Frente Comum

Frente Comum mantém greve da função publica na 6.ª

A Frente Comum reivindica aumentos de 90 euros para todos os trabalhadores, um salário mínimo de 850 euros na administração pública, a revisão das carreiras e do sistema de avaliação.
Resposta Pronta

Frente Comum mantém greve geral

Coordenador da Frente Comum não vê razões para desconvocar a greve. Sebastião Santana culpa Governo pelo chumbo do OE por apresentar proposta "que não dava resposta aos problemas dos trabalhadores".
Greve

Função pública marca greve para 12 de novembro

"A nossa proposta é uma resposta firme à política de baixos salários na administração pública, a que o Governo dá continuidade com a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano", diz sindicato.
Função Pública

Função Pública convoca greve para 12 de novembro

Frente Comum sugere greve nacional da Função Pública para próximo dia 12 de novembro. Decisão será tomada dia 18. Em causa a falta de respostas para resolver problemas dos trabalhadores do Estado.
Noticiário

16h. Frente Comum propõe greve a 12 de novembro

Nesta edição, as explicações do coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana, sobre a proposta de greve. E ainda, o debate no Parlamento sobre as ordens profissionais.
ADSE

Frente Comum critica silêncio sobre ADSE

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública "repudia veementemente as comunicações feitas por dois dos maiores grupos privados a operar na área da saúde" e critica silêncio sobre a ADSE.
Frente Comum

Teletrabalho: Frente Comum tem "sérias dúvidas"

A posição foi transmitida no Parlamento aos deputados da Comissão de Orçamento e Finanças, numa audição realizada no âmbito do grupo de trabalho sobre a regulamentação do teletrabalho.
Frente Comum

Incentivo de 4 euros criticado pela Frente Comum

A Frente Comum manifestou-se acerca da portaria que determina o valor da compensação do Programa de Incentivos à Fixação de Trabalhadores do Estado no Interior.
Governo

Luta dos trabalhadores nas mãos do Governo 

A Frente Comum atira ao Governo a responsabilidade de optar por "negociar com os sindicatos e a Frente Comum" ou "comprar o caminho da luta" e ser "obrigado a dar uma resposta".
Frente Comum

Frente Comum. Ação de luta nacional a 17 de março 

A jornada nacional de luta, marcada para 17 de março, será à partida em Lisboa e terá "expressão de rua". A jornada é uma resposta à "ausência de respostas do Governo".
Administração Pública

Frente Comum não exclui nenhuma forma de luta

Líder da Frente Comum disse que vai ouvir os trabalhadores, não deixando de parte nenhuma forma de luta. Em causa estão aumentos salariais que deixam de fora meio milhão de trabalhadores
Greve

Frente Comum manifesta-se esta sexta-feira

A Frente Comum realiza esta sexta-feira uma manifestação nacional, em Lisboa. Na origem do protesto está "ausência de medidas" no Orçamento do Estado para as reivindicações dos trabalhadores.
Orçamento do Estado

Frente Comum marca manifestação a 13 de novembro

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública agendou uma manifestação para dia 13 de novembro pela "ausência de medidas que valorizem os trabalhadores da Administração Pública".
Orçamento do Estado

OE2021: Frente Comum quer negociação suplementar

O sindicalista lamentou a falta de aumentos salariais para os trabalhadores da administração pública, lembrou que a Frente Comum reivindica 90 euros para cada trabalhador, cujo custo seria baixo.
Orçamento do Estado

OE2021. Frente Comum quer aumentos de 90 euros

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública disse que vai dar uma "reposta firme" à proposta salarial para 2021 do Governo de "zero aumentos", anunciando exigir uma atualização de 90 euros.
Coronavírus

Frente Comum marca plenário em frente à tutela

O plenário de dirigentes, delegados e ativistas sindicais está agendado para dia 25 de junho, pelas 15h. Frente Comum exige aumentos salariais dignos, valorização de carreiras e defesa dos serviços.
Orçamento do Estado

"A bola está do lado do Governo", diz Frente Comum

Ana Avoila avançou que a Frente Comum mantém a proposta de um aumento mínimo de 90 euros por mês para todos os funcionários públicos, referindo que o Governo ainda não deu nenhuma resposta.
Salários

Frente Comum contra proposta de aumentos

Face ao possível aumento de 7 euros para funcionários públicos com salários até 683 euros, Ana Avoila afirmou que o Governo tem de apresentar "uma proposta credível que recupere o poder de compra".
Manifestações

Manifestação. Frente Comum espera milhares  

A Frente Comum defende aumentos de 90 euros por mês para todos os funcionários públicos, mas afirma que isto não vai resolver o problema de 10 anos sem aumentos na Função Pública.
Frente Comum

Frente Comum quer manter ADSE na esfera pública

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública enviou uma carta aberta ao Primeiro-Ministro exigindo a manutenção da gestão da ADSE na esfera pública e enquanto subsistema complementar.
ADSE

ADSE. "Problemas por resolver porque Governo quer"

Ana Avoila sublinhou que o alerta do Tribunal de Contas “é preocupante”, mas "não é novo” para a Frente Comum, defendendo que a situação pode ser ultrapassada com outra política de gestão.
Frente Comum

Ana Avoila diz que luta ainda não acabou 

Ana Avoila diz que a luta ainda não acabou e que o chumbo da recuperação total do tempo dos professores "não é o fim de coisíssima nenhuma". A manifestação da Frente Comum marcha rumo a São Bento.
Frente Comum

Frente Comum. Manifestação terá "muitos milhares"

Ana Avoila considera a postura do Governo no caso "inqualificável". Os manifestantes deslocam-se rumo à residência do primeiro-ministro e exigem uma reunião para discutir os aumentos salariais.
Frente Comum

Frente Comum quer aumentos salariais este ano

Ana Avoila promete que os trabalhadores não vão desistir de lutar pelo aumento de salários. Segundo a coordenadora, os setores não aceitarão uma resposta negativa por parte do Governo.
Frente Comum

Frente Comum. Manifestação "vai ter grande adesão"

A manifestação nacional da Administração Pública visa exigir ao Governo aumentos salariais dos trabalhadores. "Há cabimentação orçamental para negociar", considera Ana Avoila.
Função Pública

Salários. Frente Comum pede a PR que vete diploma

A coordenadora da Frente Comum afirmou que o diploma que aumenta a base remuneratória para 635,07 euros se trata de um diploma "gerador de injustiças significativas", pelo que propõe uma nova redação.
Função Pública

Frente Comum defende progressão de carreiras

A Frente Comum defende que é "uma falácia"o Governo anunciar um gasto de 50 milhões de euros com o aumento da remuneração base e acusa o executivo de "poupar à custa da carreira dos trabalhadores".
Frente Comum

Frente Comum ameaça com manifestação

A Frente Comum ameaça realizar uma manifestação nacional ou greve em fevereiro. Em causa está a proposta do Governo para atualizar a base salarial da função pública.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.