Transportes Marítimos

Soflusa

Mestres da Soflusa marcam greve de 3 a 7 de junho

O serviço da Soflusa esteve esta sexta-feira interrompido durante a manhã. Assim acontecerá também na semana de 3 a 7 de junho, para a qual está marcada uma greve parcial de três horas por turno.
Startups

Maersk investe 1,5 milhões na portuguesa HUUB

A empresa que reclama a liderança do transporte marítimo vai investir 1,5 milhões na HUUB. Este é "um dos maiores investimentos de sempre registados em Portugal", indicou a 'startup' portuguesa.
Soflusa

Greve na Soflusa lança o caos na travessia do Tejo

157
Na manhã desta quinta-feira a ligação por barco entre o Barreiro e Lisboa começou apenas às 9h30, devido a uma greve parcial dos mestres da Soflusa. A paralisação prolonga-se até sexta-feira.
Soflusa

Soflusa em nova greve quinta e sexta-feira

Funcionários da Soflusa já estão a fazer greve às horas extraordinárias. Desta vez, reclamam pela falta de meios humanos. Atualmente, apenas trabalham na empresa 21 mestres.
Soflusa

Soflusa. Constrangimentos perturbam ligações 

Desde sexta-feira, já foram suprimidos 24 barcos. Os horários suprimidos correspondem ao período noturno. A empresa justifica as perturbações devido a "limitação de recursos humanos".
Força Aérea

Dois resgates em navios em menos de 36 horas

715
A Força Aérea resgatou dois tripulantes de dois navios em menos de 36 horas - uma nos Açores e outra na Madeira. Ambos os tripulantes tiveram um AVC. As missões do género aumentaram este ano.
Soflusa

Soflusa. Sindicato fala em greve com adesão de 70%

Este foi o segundo e último dia da greve, que causou a supressão de transportes nas horas de ponta. Fectrans fala em adesão de 70%, mas a Soflusa refere que foi apenas de 40%.
Soflusa

Soflusa. Greve com adesão de 45% 

A Soflusa anunciou que foram contratados cinco novos trabalhadores para responder às exigências dos operários e a greve continua esta terça feira, funcionando os serviços em apenas três horários.
Soflusa

Soflusa em greve parcial na próxima semana 

Operários da empresa de transporte fluvial criticam a sobrecarga horária, defendendo que a escala atual põe em causa os planos de segurança. Há greve parcial na próxima semana.
Estados Unidos da América

Comandante de cruzeiros viaja sempre com o gato

330
Kate McCue tornou-se a primeira mulher americana a chefiar o cruzeiro "Celebrity Equinox". Mas nunca está sozinha: nas viagens conta sempre com a companhia do seu animal de estimação.
Primeiro-Ministro

Costa diz que estaleiros da WestSea são referência

3.880
Na cerimónia de batismo do primeiro paquete construído em Portugal, o primeiro-ministro disse estar "pofundamente" grato à WestSea, que considerou ser uma referência da indústria naval.
Espanha

Navios repetem viagem de circum-navegação

989
Os navios-escola "Sagres" e "Juan Sebastián Elcano" (espanhol) vão realizar entre 2020 e 2021 uma viagem de circum-navegação, a propósito dos 500 anos da primeira volta ao mundo.
Construção Naval

Construção naval absorve mão de obra em Viana 

231
A construção de quatro navios e a reparação de outros três navios químicos de armadores internacionais ocupam, diariamente, 1.300 trabalhadores de mais de 15 nacionalidades diferentes.
Estaleiros de Viana

Bloco quer auditoria aos Estaleiros de Viana

O BE propôs uma auditoria forense às contas da EMPORDEF, 'holding' que gere as participações do Estado na indústria de Defesa, e às contas dos Estaleiros de Viana após denuncias de "alta corrupção".
Soflusa

Soflusa vai parar 2 horas esta sexta-feira

Segundo a empresa, as ligações vão parar entre as 12h55 e as 15h45, no sentido entre o Barreiro e Lisboa, e entre as 12h55 e as 16h15, no sentido oposto.
Estaleiros de Viana

Estaleiros de Viana. Denúncias de "alta corrupção"

473
O presidente da Empordef, João Pedro Martins, participou ao MP suspeitas de ilegalidades e irregularidades. João Pedro Martins disse que encontrou "registos indevidos" na contabilidade dos ENVC.
Transtejo

Transtejo. Lançado concurso para novos catamarãs

O concurso resulta num investimento de 89,9 milhões de euros do Governo português. António Costa afirma que só este investimento supera todos os do governo de Passos Coelho nos transportes públicos.
Navios

Trimarã naufragado nos Açores aparece nas Bahamas

946
O trimarã naufragou em novembro de 2017 e não foi retirado do mar. Agora, 456 dias depois, apareceu a mais de 5 mil quilómetros, junto às Bahamas.
Estaleiros de Viana

Estaleiros. Viana "volta a ser referência mundial"

8.083
O presidente do grupo Martifer anuncia que a construção dos dois NVO Setúbal, (Navio Patrulha Oceânico), "ajudou a fazer nascer a capacidade de construir navios em Portugal".
Refugiados

A nova vida de 42 resgatados pelo navio Aquarius

A cidade de Lille, em França, recebeu 42 sudaneses resgatados pelo navio Aquarius em junho de 2018. Passados 7 meses, estão a aprender uma nova vida com o suporte do governo francês e ONG.
Petróleo

Petroleiro venezuelano retido no Tejo desde 2017

495
Um petroleiro está arrestado no Tejo desde julho de 2017 e tem 16 tripulantes a bordo. O navio serve uma empresa da outrora poderosa petrolífera venezuelana PDVSA que deixou dívidas em Portugal.
Greve

Soflusa. Nova greve agendada para final de janeiro

Os trabalhadores vão voltar a fazer greve nos dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro para reivindicar a progressão de carreiras. A paralisação vai condicionar as ligações fluviais Barreiro-Lisboa.
Transportes

Transtejo e Soflusa recebem 2.500 reclamações

O ano de 2018 para a Transtejo e a Soflusa foi um ano marcado pela contestação dos utentes, devido a atrasos e supressões, e em que a frota registou uma taxa de operacionalidade de 55%.
Transtejo

Transtejo vai ter dez novos barcos

O plano de renovação da frota da Transtejo, que inclui a compra de dez novos barcos, foi aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros. O investimento "será da ordem dos 90 milhões" de euros.
Navios

Contentores perdidos dão à costa nos Países Baixos

114
Imagens da guarda costeira alemã mostram o estado em que ficou um navio depois de ter sido atingido por fortes rajadas de vento. Caíram 270 contentores, três com substâncias altamente inflamáveis.
Greve

Ligações Barreiro Lisboa interrompidas esta tarde 

Greve dos trabalhadores comerciais da Soflusa vai interromper as ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa entre as 17:55 de hoje e as 08:25 de terça-feira. Novas paralisações previstas em 2019
Londres

Paquete Funchal. Quercus alerta sobre amianto

A Quercus aguarda uma resposta das autoridades portuguesas e inglesas para perceber de que forma vai o navio ser transportado para Londres, onde deverá ser convertido num hotel.
Soflusa

Barcos da Transtejo e Soflusa param 2.ª à tarde

120
O transporte fluvial da Transtejo e da Soflusa será interrompido temporariamente na segunda-feira à tarde devido à realização de plenários dos trabalhadores daquelas empresas.
Macau

Macau protege legado da construção naval na China

O Governo de Macau vai avançar com a classificação dos maiores estaleiros navais do território, que considera ser "um dos maiores legados do património industrial da construção naval" da China.
Martifer

Dois navios custam 118 milhões à Martifer

A Martifer anunciou esta sexta-feira que foi adjudicado à sua participada West Sea um contrato para a construção de dois navios de expedição polar, no valor de 118 milhões de euros.
Cabo Verde

Cabo Verde. Armadores fora da quota de 25% 

Os armadores filiados na Associação Cabo-verdiana dos Armadores da Marinha Mercante consideram que a participação na quota de mercado é um "alto investimento sem retorno".
Relações Internacionais

Voos entre Cabo Verde e Luanda vão regressar

Angola e Cabo Verde querem definir e consolidar a cooperação nos setores marítimo e aéreo, ambos estratégicos para os dois países, garantindo sustentabilidade e não interrupções no serviço.
Greve

Greve na Soflusa sem serviços mínimos

1.153
O tribunal arbitral decidiu não fixar serviços mínimos para o transporte de passageiros na greve dos trabalhadores da área comercial da Soflusa, marcada para os dias 31 de outubro e 5 de novembro.
Navios

Bruxelas quer "taxa do lixo" para navios

Bruxelas quer que os navios passem a pagar uma taxa de resíduos indireta para evitar que se atire lixo ao mar, segundo o comissário europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas.
Navios

Mistério do "navio fantasma" à deriva resolvido

259
A última localização do navio foi registada ao largo da costa de Taiwan, há quase 10 anos. O cargueiro apareceu à deriva em Myanmar. Completamente vazio e ferrugento. O mistério foi agora resolvido.
Imigração Ilegal

Austrália detém 17 passageiros de barco encalhado

As autoridades australianas encontraram e detiveram os 17 passageiros de uma embarcação que encalhou no domingo numa área infestada de crocodilos, no nordeste do país.
Navios

SOS de Cargueiro português foi falso alarme

O cargueiro "Industrial Challenge", registado na Madeira, que navegava ao largo de Cochim, Índia, enviou um sinal de emergência para Lisboa. Mas já se confirmou ter sido um falso alarme.
Migrantes

Portugal recebe 30 migrantes de navio humanitário

511
A decisão foi conjugada entre os Governos dos três países e comunicada à Comissão Europeia, mas há outros países que ainda estão a ponderar participar na ajuda a estes migrantes.
Navios

Guiné. Legislar contra a pirataria não basta

A Comissão do Golfo da Guiné admitiu que a criação de leis por alguns países da região, para criminalizar a pirataria marítima e ações contra o ambiente, ainda não teve efeitos.
Navios

Encontrado navio milionário afundado há 113 anos

153
Há 113 anos, o cruzador russo "Dmitry Donskoi" foi propositadamente afundado durante a batalha de Tsushima, carregado de ouro. Agora, uma empresa sul-coreana encontrou-o a 400 metros de profundidade.
Marinha Portuguesa

Novo navio da Marinha batizado por mulher de Costa

1.803
Navio NRP Sines, encomendado em 2014, vai ser baptizado em Viana do Castelo pela mulher do primeiro-ministro. Aguiar Branco, que fez encomenda, não foi convidado. A Marinha espera por mais barcos.
Transportes Marítimos

Portugal e Moçambique assinam protocolo 

O protocolo foi assinado na quinta-feira pela ministra do Mar de Portugal, Ana Paula Vitorino, e pelo ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Carlos Alberto Mesquita.
Greve

Greves da Transtejo e Soflusa sem serviços mínimos

190
Os trabalhadores da Transtejo marcaram uma greve a três horas por turno de serviço nos dias 11 e 12 de junho e os da Soflusa agendaram uma paralisação para 12 de junho.
Navios

"Mestre Simão" encalhou devido a infortúnio do mar

185
Relatório divulgado esta segunda exclui qualquer responsabilidade do mestre da embarcação ou dos restantes elementos da tripulação no encalhe do navio no porto da Madalena do Pico.
Soflusa

Soflusa. Autoridade recomenda plano de comunicação

A AMT recomendou à Soflusa a criação de planos de comunicação e de contingência, após concluir que não existem mecanismos legais que possam ser utilizados para sancionar a empresa.
Açores

Açores. Navio encalhado começou a ser removido

Os trabalhos de remoção do navio "Mestre Simão", encalhado no porto da Madalena do Pico desde 6 de janeiro, arrancaram na terça-feira à noite, indicou a capitania do porto da Horta, nos Açores.
Transportes Marítimos

Carga nos portos do continente cai 8%

Houve menos de 1,28 milhões de toneladas a serem movimentadas nos portos do continente, uma diminuição que vem interromper um ciclo de variações positivas que se têm vindo a verificar desde 2012.
Estaleiros de Viana

Viana. Protesto contra extinção de empresa pública

Cerca de 30 ex-trabalhadores concentraram-se em frente à porta dos antigos Estaleiros Navais de Viana do Castelo contra a extinção da empresa pública, prevista para hoje.
Cabo Verde

Cabo Verde. Movimento de navios diminuiu

O movimento de navios em Cabo Verde diminuiu em 2017. Houve menos 471 movimentações do que no ano anterior. O número de movimentos de passageiros decresceu 3,2 %.
Lisboa

“Betanzos” deve chegar às 10h00 ao cais do Beato

O navio que estava encalhado no Bugio vai ser inspecionado assim que estiver no cais do Beato. Só depois das inspeções técnicas poderá ser planeada a viagem para o próximo porto.
Transportes Marítimos

Transtejo. Situação atual "é inaceitável".

151
A presidente da Câmara de Almada disse que a Transtejo necessita de investimento e que a situação atual "é inaceitável", defendendo que se deve abrir a navegação no Tejo a operadores privados.
Rio Tejo

Nova tentativa para desencalhar cargueiro amanhã

Uma nova tentativa para desencalhar o navio espanhol na foz do Tejo só será realizada ao final da manhã de terça-feira, enquanto ainda decorrem trabalhos de preparação a bordo.
Rio Tejo

Cargueiro à espera de condições favoráveis

As operações de desencalhe do navio espanhol na foz do Tejo prosseguiram durante esta manhã, com o transporte de dez pessoas para bordo, para preparar nova tentativa de reboque.
Navios

Operações de desencalhe do navio retomadas

Os trabalhos para desencalhar o navio espanhol no Tejo iniciaram-se cerca das 09h00. A situação do mar melhorou mas a ondulação "tem ainda muita energia", pelo que os trabalhos podem ser condicionados
Acidentes e Desastres

Cargueiro encalhado. Remoção avança segunda-feira

O capitão do Porto de Lisboa, Coelho Gil, disse este sábado que as operações para resgatar o cargueiro espanhol, que encalhou perto do Bugio, só deverão iniciar-se na segunda-feira de manhã.
Navios

Resgate de tripulantes do navio encalhado no Bugio

A missão demorou 55 minutos. Foram 10 tripulantes e 4 elementos técnicos. Um cargueiro encalhou junto ao Bugio, na foz do rio Tejo, na madrugada de terça-feira. O resgate foi feito na quinta-feira.
Navios

Tejo. Resgatada tripulação de cargueiro encalhado

A tripulação do cargueiro que está encalhado na foz do Tejo, junto ao Bugio, já foi resgatada por um helicóptero da Força Aérea. Na embarcação estavam 14 pessoas.
Navios

Tripulantes do navio encalhado retirados hoje

Os 10 tripulantes que ainda se encontravam no navio encalhado ao largo do Bugio serão retirados esta tarde por um helicóptero da Força Aérea.
Navios

Navio encalhado no Tejo aguarda rebocador maior

Esta manhã o armador do navio encalhado vai apresentar um novo plano de remoção à Capitania do Porto de Lisboa. O plano inclui um rebocador de maior e um cabo com maior capacidade de tração.
Acidentes e Desastres

Bugio. Operação para desencalhar navio suspensa

Os trabalhos para desencalhar o cargueiro tinham sido retomados às 4h30, mas foram suspensos às 7h45, porque "com o [último] puxão o cabo de reboque partiu-se". As operações serão retomadas.
Açores

Açores. Remoção de barco encalhado começa em abril

Os trabalhos de remoção do navio "Mestre Simão" começam em abril. A embarcação está encalhada desde janeiro no porto da Madalena do Pico, nos Açores.
Navios

Navio encalhado junto ao Bugio

O navio Betanzos com bandeira espanhola está encalhado desde as 1h00 junto ao Bugio, na foz do rio Tejo, ao largo de Lisboa, com 10 tripulantes a bordo, que estão bem, disse o comandante Coelho Gil.
Estaleiros de Viana

Venda de aço rende um milhão a estaleiros de Viana

Os estaleiros de Viana, em liquidação, venderam 3.350 toneladas de chapa de aço por um milhão de euros, leiloando na próxima quinta-feira as restantes 4.400 toneladas para a indústria naval.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)