Transportes Marítimos
Transportes Marítimos

Cabo Verde aposta em transporte marítimo

O novo modelo de transportes marítimos interilhas será uma alternativa aos transportes aéreos, anunciou o ministro dos Transportes cabo-verdiano. "Está muito melhor do que estava antes", garantiu.
Setúbal

Dragagem do Sado começa entre 9 e 15 de dezembro

109
Inicialmente estava prevista a dragagem de 6,5 milhões de metros cúbicos de areia, mas devem ser retirados apenas 3,5. Os pescadores queixam-se que o depósito da areia tem impacto nas espécies.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial. Sete raptados em ataque pirata 

Foram sequestrados sete homens de um total de 15 tripulantes de várias nacionalidades num "ataque pirata" ao navio Warden que se encontrava ao largo do país.
Força Aérea

Força aérea resgata homem num navio. Veja o vídeo

Este domingo, a Força Aérea portuguesa resgatou um homem de 47 anos que precisava de assistência médica urgente e que estava a bordo do cruzeiro MSC Grandiosa Veja o vídeo.
Brasil

Brasil investiga mais quatro navios gregos 

Mais quatro navios gregos estão a ser investigados pela suspeita de derrame de petróleo no litoral nordeste do Brasil. A Delta Tankers já recebeu um aviso para entregar a documentação.
Navios

Novas regras de nacionalidade dos tripulantes

Os navios portugueses vão ser obrigados a ter 60% de tripulação nacional, europeia ou de língua portuguesa. Novas regras excluem comandantes ou mestres dos navios ou embarcações.
Cabo Verde

Cabo Verde vai ligar seis ilhas em 24 horas

O navio "super rápido" alugado em Espanha tem capacidade para transportar 427 passageiros e 20 veículos ligeiros e vai ligar pela primeira vez seis ilhas em 24 horas, segundo a Cabo Verde Interilhas.
Lisboa

Soflusa vai gastar 10 milhões em manutenção

Empresa que assegura ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa foi autorizada gastar 10 milhões em aquisição de manutenção global dos navios. O valor será repartido por três anos, até 2022.
África

Navio-patrulha Sines leva segurança a África

O navio chegou a Cabo Verde. A bordo estão várias toneladas de material doado por instituições portuguesas e que será distribuído por países de língua portuguesa ao longo da missão.
Malásia

Navio-sonda da Sonangol retido na Malásia

O navio-sonda "Sonangol Quenguela", da petrolífera estatal angolana, foi retido na noite de segunda-feira na Malásia por ter ancorado em águas territoriais do país sem autorização.
Brasil

30 navios notificados sobre derrame de petróleo

Derrame já atingiu 132 praias no nordeste do país. Segundo uma investigação preliminar, realizada pela companhia estatal petrolífera Petrobras, a origem do óleo derramado não é brasileira.
Petróleo

MNE britânico quer salvaguardar acordo nuclear

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab, encontra-se com homólogos europeus para discutir como salvaguardar o acordo nuclear com o Irão e proteger o transporte marítimo em Ormuz.
Sindicatos

Sindicato XXI e PSA/Laborsines conseguem acordo

183
Acordo vai permitir aumento salarial médio de 7% mais valor da inflação e manter 20 colaboradores cujo contrato não iria ser renovado no final deste mês.
Titanic

As imagens que mostram o definhar do Titanic

122
O Titanic está afundado há mais de 100 anos, mas pode desaparecer até 2030. A água salgada, bactérias e correntes estão a corromper os destroços. Novas imagens em 4K mostram o estado atual do navio.
Segurança

Navios portugueses vão ter segurança privada

1172
O regime prevê que os armadores possam contratar empresas de segurança privada nacionais ou estrangeiras “em determinadas circunstâncias”.
Migrantes

Desembarcaram oito migrantes do navio Open Arms

Oito migrantes receberam autorização para desembarcar em Lampedusa, por questões de saúde. A bordo continuam cerca de cem pessoas a aguardar que Itália aceite que o navio aporte.
Cabo Verde

Começa a concessão dos transportes em Cabo Verde

A concessão do serviço público, por 20 anos, entrou em vigor na quinta-feira mas apenas nesta sexta-feira se fazem as primeiras ligações, com o recurso a quatro navios.
Migrantes

ONG pedem porto seguro para 356 migrantes

370
O navio humanitário leva a bordo vítimas dos conflitos da Líbia. Apresentam sinais de violência física e psicológica, diz ao Observador uma testemunha a bordo. Malta e Itália podem ser destino.
Médio Oriente

Iraque: Estados árabes garantem segurança do Golfo

A mensagem de Al-Hakim, ministro iraquiano, surgiu como resposta aos esforços dos EUA para criar missão de segurança liderada pelos norte-americanos para operar no estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico.
Greve

Greve. Transporte fluvial assegurado por 5 dias

Capacidade dos tanques das transportadoras fluviais garante a prestação do serviço de transporte fluvial no Tejo “durante cerca de cinco dias úteis”. Plano de contingência está a ser preparado.
Soflusa

Soflusa. Trabalhadores aprovam aumento

O aumento de 28 euros foi ratificado a 22 de julho mas faltava a decisão final dos trabalhadores. Acordo é agora definitivo e todos os trabalhadores aprovaram a proposta.
Negócios

Leixões. 9,5 milhões de toneladas em mercadoria

Petróleo em bruto, a estilha, as matérias plásticas e a sucata lideraram as importações no primeiro semestre. Os produtos refinados, ferro e aço, papel e cartão e a pedra foram as cargas mais pesadas.
Soflusa

Margem Sul? Empresas hesitam na hora de contratar /premium

1701
M.M. não vai ter o contrato renovado. A zona residencial de Rita "não era desejada". Sandra já nem procura emprego em Lisboa. Seis relatos mostram que viver na margem sul do Tejo pode ser um problema.
Transportes Marítimos

Soflusa informa que transporte está normalizado

Depois de um mês de interrupções devido ao conflito com os mestres, a situação está normalizada e não estão previstas supressões para quarta-feira. Circulação está a funcionar nos horários habituais.
Transportes Marítimos

Soflusa. Sindicatos equacionam levantar greve

A administração da Transtejo/Soflusa ofereceu um aumento de 28 euros para todas as categorias de trabalhadores. Sindicatos aceitaram proposta, que ainda terá de ser ratificada até 31 de julho.
Soflusa

Ligações fluviais entre Barreiro e Lisboa em risco

A Soflusa refere que entre as 7h25 e as 14h55, no sentido entre o Barreiro e Lisboa, e entre as 7h55 e às 15h25, de sábado, no sentido contrário, as ligações não estão asseguradas.
Macroeconomia

Movimento dos portos desce 2,2%

Documento aponta a redução do volume de importações de petróleo bruto e as greves, três dias em maio e ao trabalho extraordinário desde esse mês, no porto de Sines, como as principais razões.
Soflusa

Mestres da Soflusa mantêm greve 

Fonte da administração da Transtejo/Soflusa referiu que a empresa apresentou uma proposta de valorização salarial para todos os trabalhadores, mas não foi suficiente para convencer o Sindicato.
Soflusa

Greve dos mestres da Soflusa com adesão total

O segundo dia de greve dos mestres da Soflusa está com uma adesão de 100% e o sindicato espera que o terceiro dia de greve, que vai ser na quarta-feira, venha a ter também uma “adesão de 100%".
Greve

Fertagus com mais utentes em Coina devido à greve

Na estação de Coina o aumento foi de 30%, mas as contas totais não registaram diferenças no número de utilizadores. Durante os três dias de greve da Soflusa estão previstos serviços mínimos.
Soflusa

Soflusa. Greve dos mestres afeta 30 mil pessoas

Em causa continua o prémio de chefia de 60 euros. Os mestres dizem que o acordo foi "suspenso". Secretária-geral da Soflusa diz que não à Rádio Observador. Adesão à greve é de 100%.
Soflusa

Soflusa. Arranca greve ao trabalho extraordinário

Os mestres da Soflusa, empresa responsável pelas ligações fluviais entre Barreiro e Lisboa, consideram que as negociações com a empresa sobre a valorização salarial não estão a evoluir.
Soflusa

Mestres mantêm pré-avisos de greve na Soflusa 

“Apresentaram uma proposta igual para as duas empresas, mas podemos dizer que não se registou nenhuma evolução significativa nas negociações", disse Carlos Costa do STFCMM.
Ministério da Defesa

Cravinho vai comprar 6 navios-patrulha

João Cravinho anunciou que vai começar a trabalhar nos contratos e na adjudicação de seis navios-patrulha oceânicos, uma vez que a lei de programação militar já foi publicada.
Soflusa

Soflusa. Mestres anunciam greve em julho

169
Segundo a Renascença, os mestres já entregaram o pré-aviso através do sindicato. Prémio de chefia de 60 euros foi suspenso e os mestres dizem-se "ofendidos" e "revoltados".
Soflusa

Greves na Soflusa desconvocadas

As greves foram suspensas na sequência da subscrição de um protocolo negocial entre a administração da empresa e os sindicatos. As greves durariam entre terça e quinta-feira.
Marinha Portuguesa

Marinha. Portugal organiza o maior exercício naval

117
O exercício envolve as Marinhas de França, Itália, Portugal e Espanha. As nações assumiram um compromisso de segurança marítima. O exercício começou esta segunda-feira e dura até dia 28 de junho.
Transportes Públicos

O raio-X aos transportes públicos de Lisboa /premium

2262
Na Transtejo/Soflusa, 8 de 17 barcos não têm certificado para navegar. Na CP houve 1079 supressões em 5 meses. E a Carris perdeu mais de 400 trabalhadores desde 2010. Os passageiros queixam-se. Muito.
Soflusa

Soflusa. Reunião sobre salários termina sem acordo

Sindicato diz que vai avançar com nova greve parcial a 18 de junho. Trabalhadores estão descontentes com os prémios dos mestres. Sindicato fala em reunião "frustrante".
Soflusa

Soflusa. Adiada greve do dia de Santo António

116
Através de um comunicado, o Sindicato da Marinha Mercante, Indústrias e Energia anunciou que a paralização passa a estar agendada para o próximo dia 18 de junho
Brasil

Barco explode no Brasil. Vítimas em estado grave

Um barco explodiu em Acre, no Rio Juruá, no Brasil, e deixou 15 pessoas em estado grave. Mãe e bebé entre vítimas do acidente.
Cuba

MSC Cruzeiros cancela escalas em Cuba

Medida deve-se a proibições impostas pelo Governo dos EUA. Novas escalas vão passar pelo porto de Key West, na Flórida, Costa Maya, no México, George Town, nas Ilhas Caimão e Cozumel, no México.
Transportes

Governo inicia negociações com Soflusa e Transtejo

As negociações iniciam-se a 11 de junho. Os trabalhadores pediram a reunião com urgência na terça-feira. Negociações visam todas as categorias profissionais das empresas.
Soflusa

Soflusa sem ligações na tarde de quinta-feira

100
Os serviços estarão interrompidos entre as 13h25 e as 16h30 nos dois sentidos. Paragem deve-se a um plenário que foi convocado pelos sindicatos representativos da empresa.
Transportes Públicos

A Descoberta do Caminho Marítimo para o Barreiro /premium

2427
O navegador do séc. XV afligia-se por não ter a certeza para onde o seu barco se dirigia. O de agora sabe muito bem que é para o Barreiro. Consegue vê-lo do outro lado do Tejo. Não sabe é se há barco.
Itália

Veneza. Passageiros reembolsados por acidente

Além de reembolsar os passageiros afetados pelo incidente com um navio em Veneza, no domingo, a MSC Cruzeiros anunciou o cancelamento do itinerário programado.
Transportes

Almada quer reunião urgente com Governo

Decisão foi tomada esta segunda-feira, por unanimidade, depois de proposta do Bloco de Esquerda. O objetivo é "alertar para a necessidade urgente de resolver" os problemas nas ligações a Lisboa.
Transportes Públicos

O que se passa nos transportes públicos? /premium

126
Material envelhecido, falta de pessoal e greves formam a mistura explosiva que tem abalado os transportes públicos da grande Lisboa. E com os novos passes pode agora haver mais procura do que oferta.
Soflusa

Soflusa. Governo em negociações com sindicatos

O Governo está otimista e diz que será encontra solução. "Estamos a fazer um trabalho muito, muito aturado de encontrar uma solução equilibrada", diz o secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade.
Soflusa

Soflusa. Utentes tentaram invadir sala de embarque

256
A líder da Frente Comum está no terminal fluvial do Barreiro e falou em "vidros partidos". Desde o dia 10 de maio que as ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa têm registado várias perturbações.
Soflusa

Câmara quer mediar Soflusa e mestres

Desde o dia 10 de maio que as ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa têm registado várias perturbações devido à falta de mestres, situação que se mantém nesta quarta-feira com várias supressões.
Soflusa

Soflusa. Mestres em greve querem vantagem salarial

144
Os mestres já recebem um prémio de chefia. Esta categoria de trabalhadores, que está atualmente em greve, pretende ainda reforçar esse valor com um aumento salarial exclusivo.
Tailândia

Tailândia. Explosão em navio faz 25 feridos

Navio de carga estava atracado num porto da Tailândia. Incêndio e explosão provocaram pelo menos 25 feridos, informaram as autoridades locais.
Transportes de Lisboa

Soflusa anuncia dezenas de supressões na 2.ª feira

323
Empresa fala em "constrangimentos laborais". Utentes dizem que é "um eufemismo" para os confundir e pedem o fim de uma "situação insuportável". No total, serão canceladas quase 40 viagens.
Soflusa

Mestres da Soflusa marcam greve de 3 a 7 de junho

O serviço da Soflusa esteve esta sexta-feira interrompido durante a manhã. Assim acontecerá também na semana de 3 a 7 de junho, para a qual está marcada uma greve parcial de três horas por turno.
Startups

Maersk investe 1,5 milhões na portuguesa HUUB

A empresa que reclama a liderança do transporte marítimo vai investir 1,5 milhões na HUUB. Este é "um dos maiores investimentos de sempre registados em Portugal", indicou a 'startup' portuguesa.
Soflusa

Greve na Soflusa lança o caos na travessia do Tejo

167
Na manhã desta quinta-feira a ligação por barco entre o Barreiro e Lisboa começou apenas às 9h30, devido a uma greve parcial dos mestres da Soflusa. A paralisação prolonga-se até sexta-feira.
Soflusa

Soflusa em nova greve quinta e sexta-feira

Funcionários da Soflusa já estão a fazer greve às horas extraordinárias. Desta vez, reclamam pela falta de meios humanos. Atualmente, apenas trabalham na empresa 21 mestres.
Soflusa

Soflusa. Constrangimentos perturbam ligações 

Desde sexta-feira, já foram suprimidos 24 barcos. Os horários suprimidos correspondem ao período noturno. A empresa justifica as perturbações devido a "limitação de recursos humanos".
Força Aérea

Dois resgates em navios em menos de 36 horas

715
A Força Aérea resgatou dois tripulantes de dois navios em menos de 36 horas - uma nos Açores e outra na Madeira. Ambos os tripulantes tiveram um AVC. As missões do género aumentaram este ano.
Soflusa

Soflusa. Sindicato fala em greve com adesão de 70%

Este foi o segundo e último dia da greve, que causou a supressão de transportes nas horas de ponta. Fectrans fala em adesão de 70%, mas a Soflusa refere que foi apenas de 40%.
Soflusa

Soflusa. Greve com adesão de 45% 

A Soflusa anunciou que foram contratados cinco novos trabalhadores para responder às exigências dos operários e a greve continua esta terça feira, funcionando os serviços em apenas três horários.
Soflusa

Soflusa em greve parcial na próxima semana 

Operários da empresa de transporte fluvial criticam a sobrecarga horária, defendendo que a escala atual põe em causa os planos de segurança. Há greve parcial na próxima semana.
Estados Unidos da América

Comandante de cruzeiros viaja sempre com o gato

330
Kate McCue tornou-se a primeira mulher americana a chefiar o cruzeiro "Celebrity Equinox". Mas nunca está sozinha: nas viagens conta sempre com a companhia do seu animal de estimação.
Primeiro-Ministro

Costa diz que estaleiros da WestSea são referência

3880
Na cerimónia de batismo do primeiro paquete construído em Portugal, o primeiro-ministro disse estar "pofundamente" grato à WestSea, que considerou ser uma referência da indústria naval.
Espanha

Navios repetem viagem de circum-navegação

989
Os navios-escola "Sagres" e "Juan Sebastián Elcano" (espanhol) vão realizar entre 2020 e 2021 uma viagem de circum-navegação, a propósito dos 500 anos da primeira volta ao mundo.
Construção Naval

Construção naval absorve mão de obra em Viana 

231
A construção de quatro navios e a reparação de outros três navios químicos de armadores internacionais ocupam, diariamente, 1.300 trabalhadores de mais de 15 nacionalidades diferentes.
Estaleiros de Viana

Bloco quer auditoria aos Estaleiros de Viana

O BE propôs uma auditoria forense às contas da EMPORDEF, 'holding' que gere as participações do Estado na indústria de Defesa, e às contas dos Estaleiros de Viana após denuncias de "alta corrupção".
Soflusa

Soflusa vai parar 2 horas esta sexta-feira

Segundo a empresa, as ligações vão parar entre as 12h55 e as 15h45, no sentido entre o Barreiro e Lisboa, e entre as 12h55 e as 16h15, no sentido oposto.
Estaleiros de Viana

Estaleiros de Viana. Denúncias de "alta corrupção"

473
O presidente da Empordef, João Pedro Martins, participou ao MP suspeitas de ilegalidades e irregularidades. João Pedro Martins disse que encontrou "registos indevidos" na contabilidade dos ENVC.
Transtejo

Transtejo. Lançado concurso para novos catamarãs

O concurso resulta num investimento de 89,9 milhões de euros do Governo português. António Costa afirma que só este investimento supera todos os do governo de Passos Coelho nos transportes públicos.
Navios

Trimarã naufragado nos Açores aparece nas Bahamas

946
O trimarã naufragou em novembro de 2017 e não foi retirado do mar. Agora, 456 dias depois, apareceu a mais de 5 mil quilómetros, junto às Bahamas.
Estaleiros de Viana

Estaleiros. Viana "volta a ser referência mundial"

8083
O presidente do grupo Martifer anuncia que a construção dos dois NVO Setúbal, (Navio Patrulha Oceânico), "ajudou a fazer nascer a capacidade de construir navios em Portugal".
Refugiados

A nova vida de 42 resgatados pelo navio Aquarius

A cidade de Lille, em França, recebeu 42 sudaneses resgatados pelo navio Aquarius em junho de 2018. Passados 7 meses, estão a aprender uma nova vida com o suporte do governo francês e ONG.
Petróleo

Petroleiro venezuelano retido no Tejo desde 2017

495
Um petroleiro está arrestado no Tejo desde julho de 2017 e tem 16 tripulantes a bordo. O navio serve uma empresa da outrora poderosa petrolífera venezuelana PDVSA que deixou dívidas em Portugal.
Greve

Soflusa. Nova greve agendada para final de janeiro

Os trabalhadores vão voltar a fazer greve nos dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro para reivindicar a progressão de carreiras. A paralisação vai condicionar as ligações fluviais Barreiro-Lisboa.
Transportes

Transtejo e Soflusa recebem 2.500 reclamações

O ano de 2018 para a Transtejo e a Soflusa foi um ano marcado pela contestação dos utentes, devido a atrasos e supressões, e em que a frota registou uma taxa de operacionalidade de 55%.
Transtejo

Transtejo vai ter dez novos barcos

O plano de renovação da frota da Transtejo, que inclui a compra de dez novos barcos, foi aprovado esta quinta-feira em Conselho de Ministros. O investimento "será da ordem dos 90 milhões" de euros.
Navios

Contentores perdidos dão à costa nos Países Baixos

114
Imagens da guarda costeira alemã mostram o estado em que ficou um navio depois de ter sido atingido por fortes rajadas de vento. Caíram 270 contentores, três com substâncias altamente inflamáveis.
Greve

Ligações Barreiro Lisboa interrompidas esta tarde 

Greve dos trabalhadores comerciais da Soflusa vai interromper as ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa entre as 17:55 de hoje e as 08:25 de terça-feira. Novas paralisações previstas em 2019
Londres

Paquete Funchal. Quercus alerta sobre amianto

A Quercus aguarda uma resposta das autoridades portuguesas e inglesas para perceber de que forma vai o navio ser transportado para Londres, onde deverá ser convertido num hotel.
Soflusa

Barcos da Transtejo e Soflusa param 2.ª à tarde

120
O transporte fluvial da Transtejo e da Soflusa será interrompido temporariamente na segunda-feira à tarde devido à realização de plenários dos trabalhadores daquelas empresas.
Macau

Macau protege legado da construção naval na China

O Governo de Macau vai avançar com a classificação dos maiores estaleiros navais do território, que considera ser "um dos maiores legados do património industrial da construção naval" da China.
Martifer

Dois navios custam 118 milhões à Martifer

A Martifer anunciou esta sexta-feira que foi adjudicado à sua participada West Sea um contrato para a construção de dois navios de expedição polar, no valor de 118 milhões de euros.
Cabo Verde

Cabo Verde. Armadores fora da quota de 25% 

Os armadores filiados na Associação Cabo-verdiana dos Armadores da Marinha Mercante consideram que a participação na quota de mercado é um "alto investimento sem retorno".
Relações Internacionais

Voos entre Cabo Verde e Luanda vão regressar

Angola e Cabo Verde querem definir e consolidar a cooperação nos setores marítimo e aéreo, ambos estratégicos para os dois países, garantindo sustentabilidade e não interrupções no serviço.
Greve

Greve na Soflusa sem serviços mínimos

1153
O tribunal arbitral decidiu não fixar serviços mínimos para o transporte de passageiros na greve dos trabalhadores da área comercial da Soflusa, marcada para os dias 31 de outubro e 5 de novembro.
Navios

Bruxelas quer "taxa do lixo" para navios

Bruxelas quer que os navios passem a pagar uma taxa de resíduos indireta para evitar que se atire lixo ao mar, segundo o comissário europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas.
Navios

Mistério do "navio fantasma" à deriva resolvido

259
A última localização do navio foi registada ao largo da costa de Taiwan, há quase 10 anos. O cargueiro apareceu à deriva em Myanmar. Completamente vazio e ferrugento. O mistério foi agora resolvido.
Imigração Ilegal

Austrália detém 17 passageiros de barco encalhado

As autoridades australianas encontraram e detiveram os 17 passageiros de uma embarcação que encalhou no domingo numa área infestada de crocodilos, no nordeste do país.
Navios

SOS de Cargueiro português foi falso alarme

O cargueiro "Industrial Challenge", registado na Madeira, que navegava ao largo de Cochim, Índia, enviou um sinal de emergência para Lisboa. Mas já se confirmou ter sido um falso alarme.
Migrantes

Portugal recebe 30 migrantes de navio humanitário

511
A decisão foi conjugada entre os Governos dos três países e comunicada à Comissão Europeia, mas há outros países que ainda estão a ponderar participar na ajuda a estes migrantes.
Navios

Guiné. Legislar contra a pirataria não basta

A Comissão do Golfo da Guiné admitiu que a criação de leis por alguns países da região, para criminalizar a pirataria marítima e ações contra o ambiente, ainda não teve efeitos.
Navios

Encontrado navio milionário afundado há 113 anos

153
Há 113 anos, o cruzador russo "Dmitry Donskoi" foi propositadamente afundado durante a batalha de Tsushima, carregado de ouro. Agora, uma empresa sul-coreana encontrou-o a 400 metros de profundidade.
Marinha Portuguesa

Novo navio da Marinha batizado por mulher de Costa

1803
Navio NRP Sines, encomendado em 2014, vai ser baptizado em Viana do Castelo pela mulher do primeiro-ministro. Aguiar Branco, que fez encomenda, não foi convidado. A Marinha espera por mais barcos.
Transportes Marítimos

Portugal e Moçambique assinam protocolo 

O protocolo foi assinado na quinta-feira pela ministra do Mar de Portugal, Ana Paula Vitorino, e pelo ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Carlos Alberto Mesquita.
Greve

Greves da Transtejo e Soflusa sem serviços mínimos

190
Os trabalhadores da Transtejo marcaram uma greve a três horas por turno de serviço nos dias 11 e 12 de junho e os da Soflusa agendaram uma paralisação para 12 de junho.
Navios

"Mestre Simão" encalhou devido a infortúnio do mar

185
Relatório divulgado esta segunda exclui qualquer responsabilidade do mestre da embarcação ou dos restantes elementos da tripulação no encalhe do navio no porto da Madalena do Pico.
Soflusa

Soflusa. Autoridade recomenda plano de comunicação

A AMT recomendou à Soflusa a criação de planos de comunicação e de contingência, após concluir que não existem mecanismos legais que possam ser utilizados para sancionar a empresa.
Açores

Açores. Navio encalhado começou a ser removido

Os trabalhos de remoção do navio "Mestre Simão", encalhado no porto da Madalena do Pico desde 6 de janeiro, arrancaram na terça-feira à noite, indicou a capitania do porto da Horta, nos Açores.
Transportes Marítimos

Carga nos portos do continente cai 8%

Houve menos de 1,28 milhões de toneladas a serem movimentadas nos portos do continente, uma diminuição que vem interromper um ciclo de variações positivas que se têm vindo a verificar desde 2012.
Estaleiros de Viana

Viana. Protesto contra extinção de empresa pública

Cerca de 30 ex-trabalhadores concentraram-se em frente à porta dos antigos Estaleiros Navais de Viana do Castelo contra a extinção da empresa pública, prevista para hoje.
Cabo Verde

Cabo Verde. Movimento de navios diminuiu

O movimento de navios em Cabo Verde diminuiu em 2017. Houve menos 471 movimentações do que no ano anterior. O número de movimentos de passageiros decresceu 3,2 %.
Lisboa

“Betanzos” deve chegar às 10h00 ao cais do Beato

O navio que estava encalhado no Bugio vai ser inspecionado assim que estiver no cais do Beato. Só depois das inspeções técnicas poderá ser planeada a viagem para o próximo porto.
Transportes Marítimos

Transtejo. Situação atual "é inaceitável".

151
A presidente da Câmara de Almada disse que a Transtejo necessita de investimento e que a situação atual "é inaceitável", defendendo que se deve abrir a navegação no Tejo a operadores privados.
Rio Tejo

Nova tentativa para desencalhar cargueiro amanhã

Uma nova tentativa para desencalhar o navio espanhol na foz do Tejo só será realizada ao final da manhã de terça-feira, enquanto ainda decorrem trabalhos de preparação a bordo.
Rio Tejo

Cargueiro à espera de condições favoráveis

As operações de desencalhe do navio espanhol na foz do Tejo prosseguiram durante esta manhã, com o transporte de dez pessoas para bordo, para preparar nova tentativa de reboque.
Navios

Operações de desencalhe do navio retomadas

Os trabalhos para desencalhar o navio espanhol no Tejo iniciaram-se cerca das 09h00. A situação do mar melhorou mas a ondulação "tem ainda muita energia", pelo que os trabalhos podem ser condicionados
Acidentes e Desastres

Cargueiro encalhado. Remoção avança segunda-feira

O capitão do Porto de Lisboa, Coelho Gil, disse este sábado que as operações para resgatar o cargueiro espanhol, que encalhou perto do Bugio, só deverão iniciar-se na segunda-feira de manhã.
Navios

Resgate de tripulantes do navio encalhado no Bugio

A missão demorou 55 minutos. Foram 10 tripulantes e 4 elementos técnicos. Um cargueiro encalhou junto ao Bugio, na foz do rio Tejo, na madrugada de terça-feira. O resgate foi feito na quinta-feira.
Navios

Tejo. Resgatada tripulação de cargueiro encalhado

A tripulação do cargueiro que está encalhado na foz do Tejo, junto ao Bugio, já foi resgatada por um helicóptero da Força Aérea. Na embarcação estavam 14 pessoas.
Navios

Tripulantes do navio encalhado retirados hoje

Os 10 tripulantes que ainda se encontravam no navio encalhado ao largo do Bugio serão retirados esta tarde por um helicóptero da Força Aérea.
Navios

Navio encalhado no Tejo aguarda rebocador maior

Esta manhã o armador do navio encalhado vai apresentar um novo plano de remoção à Capitania do Porto de Lisboa. O plano inclui um rebocador de maior e um cabo com maior capacidade de tração.
Acidentes e Desastres

Bugio. Operação para desencalhar navio suspensa

Os trabalhos para desencalhar o cargueiro tinham sido retomados às 4h30, mas foram suspensos às 7h45, porque "com o [último] puxão o cabo de reboque partiu-se". As operações serão retomadas.
Açores

Açores. Remoção de barco encalhado começa em abril

Os trabalhos de remoção do navio "Mestre Simão" começam em abril. A embarcação está encalhada desde janeiro no porto da Madalena do Pico, nos Açores.
Navios

Navio encalhado junto ao Bugio

O navio Betanzos com bandeira espanhola está encalhado desde as 1h00 junto ao Bugio, na foz do rio Tejo, ao largo de Lisboa, com 10 tripulantes a bordo, que estão bem, disse o comandante Coelho Gil.
Estaleiros de Viana

Venda de aço rende um milhão a estaleiros de Viana

Os estaleiros de Viana, em liquidação, venderam 3.350 toneladas de chapa de aço por um milhão de euros, leiloando na próxima quinta-feira as restantes 4.400 toneladas para a indústria naval.
Açores

Navio encalhado tem 30 toneladas de combustível

O navio que no sábado encalhou nos Açores ainda terá 30 toneladas de combustível a bordo. O "Mestre Simão" transportava 61 passageiros na altura do acidente.
Acidentes e Desastres

Alemanha. Navio choca contra ponte faz 25 feridos

O navio suíço de 100 metros de comprimento viajava no rio Rhine, quando chocou contra o pilar de uma ponte em Duisburg, na Alemanha. Transportava 129 pessoas. Pelo menos, 25 ficaram feridas.
Navios

"Viana do Castelo" parte para missão nos Açores

O navio-patrulha "Viana do Castelo" parte esta tarde em direção à Região Autónoma dos Açores. A missão, que contribuirá "para a proteção ecossistema marinho dos Açores, vai durar três meses.
Marinha Portuguesa

Marinha quer que substituição de navios continue

O chefe do Estado-Maior da Armada espera que o programa de substituição de navios continue. António Silva Ribeiro espera incorporar três novos navios em 2018.
Moçambique

Terminal do Porto da Beira com novo acesso

O terminal de contentores do Porto da Beira, em Moçambique, vai ter um novo acesso rodoviário, uma vez que o atual acesso ao terminal é feito por uma única estrada.
Estaleiros de Viana

Estaleiros de Viana vão vender aço dos asfalteiros

Os Estaleiros de Viana vão vender aço dos asfalteiros, encomendados em 2010 pela empresa venezuelana, PDVSA, que nunca chegaram a ser construídos.
Moçambique

Receita anual do Porto de Maputo com quebra

A dirigente da Autoridade Tributária de Moçambique espera, relativamente ao Porto de Maputo, que uma retoma da economia possa impulsionar as receitas no próximo ano.
Finanças Públicas

Carga portuária atinge 73,4 milhões de toneladas

A carga movimentada nos portos do continente atingiu cerca de 73,4 milhões de toneladas entre janeiro e setembro deste ano, mais 5,4% do que no mesmo período de 2016.
Carta de condução

Menos cartas de condução emitidas em 2016

O número de cartas de condução emitidas em Portugal diminuiu 25,5% em 2016, face ao ano anterior, para cerca de 930 mil, revela esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Timor-Leste

Austrália anuncia acordo com Timor

O primeiro-ministro australiano anunciou que Timor-Leste aceitou a oferta de dois navios patrulha por parte da Austrália. Os navios vão patrulhar as águas timorenses.
Timor-Leste

Programa de Segurança Marítima no Pacífico

Timor-Leste renova interesse em aderir ao Programa de Segurança Marítima do Pacífico, do Governo australiano, que prevê a doação de dois navios patrulha para as águas timorenses.
Transtejo

Seixal-Cais do Sodré continuará com perturbações

As ligações fluviais entre o Seixal e o Cais do Sodré podem voltar a sofrer perturbações na terça-feira, em especial na hora de ponta da manhã.
Condecorações

Marcelo condecora Navio escola Sagres

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta terça-feira o NRP Sagres com a insígnia de membro honorário da Ordem Militar de Avis.
País

Sucata dos Estaleiros de Viana rende 200 mil euros

O leilão de 827 toneladas de sucata de aço dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo rendeu cerca de 200 mil euros, revelou o presidente da comissão liquidatária daquela empresa.
Soflusa

Utentes pedem demissão da administração da Soflusa

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro considerou que o reforço de embarcações por parte da Soflusa "é insuficiente" e pediu a demissão do conselho de administração.
Soflusa

Desmaios e estragos. O que se passa na Soflusa?

833
Metade dos barcos da Soflusa, que faz a ligação fluvial entre o Barreiro e Lisboa, não estão a funcionar. Uma mulher desmaiou, vários passageiros ficaram feridos e a porta do barco ficou partida.
Soflusa

Menos barcos a assegurar ligação Barreiro-Lisboa

Por falta de barcos, que estão avariados, a ligação fluvial entre o Barreiro e Lisboa estará comprometida esta semana. Empresa não conseguirá garantir a totalidade das ligações.
Transportes

União de Sindicatos lamenta falta de resposta

A União de Sindicatos de Setúbal criticou, esta segunda-feira, o Ministério do Ambiente por não responder ao pedido de "reunião urgente" sobre a situação da Soflusa e Transtejo.
França

Navio-escola Sagres em destaque em regata francesa

261
O navio-escola Sagres é um dos mais de 20 veleiros provenientes de todo o mundo a fazer parte do evento "Les grandes voiles du Havre", em França. Até domingo vai promover Douro e Trás-os-Montes.
Navios

Galápagos. Multas para barco chinês intercetado

294
Os 20 membros da tripulação de um navio chinês intercetado há duas semanas, foram condenados, no domingo, a penas de prisão e multas. O "Fu Yuan Yu Leng 999" transportava carga ilegal.
Poluição

Poluição feita por navios é significativa

A poluição atmosférica gerada pelos navios que passam perto da costa portuguesa não é contabilizada, mas, no caso do dióxido de enxofre, a quantidade é quase igual à registada em terra.
Fotogaleria

Fotogaleria. Maior navio europeu esteve em Lisboa

Foi apresentado como "a oitava maravilha do mundo". É o maior navio de cruzeiro do mundo em operação. Tem 315 metros de comprimento e 65 de altura. Nunca um tão grande tinha atracado em Lisboa.
Soflusa

Plenário na Soflusa aprova condições para acordo

Os trabalhadores da Soflusa decidiram, em plenário, que existem condições para chegar a acordo com a administração sobre a revisão do Acordo de Empresa.
Transtejo

Acordo da Transtejo depende de Soflusa

Os trabalhadores da Transtejo decidiram, em plenário, existirem condições para chegar a acordo com a administração, mas o entendimento depende do plenário na sexta-feira da Soflusa.
Marinha Portuguesa

Navio de guerra russo atraca em Lisboa

O Severomorsk, um navio de guerra anti-submarino, chega a Lisboa quinta-feira ao final da tarde e tem partida prevista para sábado. Vai estar atracado no cais de passageitos do terminal de Alcântara.
Marcelo Rebelo de Sousa

Navio-escola Sagres atraca em Cabo-Verde

O navio-escola Sagres atraca terça-feira pela 30.ª vez no Mindelo, Cabo Verde, a caminho do Brasil onde permanecerá durante a visita do Presidente da República.
Marinha

Navios da Marinha com visitas gratuitas na Expo

Os navios "gémeos" Creoula e Santa Maria Manuela estarão abertos ao público nos dias 9 e 10 de maio, com visitas gratuitas no Parque das Nações, em Lisboa.
Greve

Ligações fluviais no Tejo pararam em dia de greve

As ligações fluviais no rio Tejo na região de Lisboa pararam esta manhã, no segundo dia de uma greve parcial dos trabalhadores da Soflusa e da Transtejo, com uma adesão de 100%.
Greve

Greve parcial vai afetar ligações fluviais no Tejo

Os trabalhadores da Transtejo e da Soflusa vão cumprir uma greve parcial nos próximos dois dias para contestar problemas nas embarcações e a rejeição da revisão do Acordo de Empresa.
Soflusa

Soflusa. Greve parou ligações Barreiro-Lisboa

As ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa pararam na manhã desta quinta-feira devido a uma greve parcial dos trabalhadores da Soflusa, com o sindicato a dar conta de uma adesão de 100%.
Diamantes

Esmeraldas raras encontradas em navio afundado

132
As esmeraldas são a cereja no topo do bolo do mundo industrial das jóias. Foram agora encontradas esmeraldas raras, dentro de um navio afundado há mais de 400 anos.
Somália

Ataques de piratas da Somália podem estar de volta

Há registo de que um navio pode ter sido sequestrado por piratas da Somália, mas falta confirmação oficial. A confirmar-se, é o primeiro ataque desde 2012.
Estaleiros de Viana

Viana. PCP exige medidas para ex-trabalhadores

O PCP exigiu ao Governo medidas de "emergência" que respondam às necessidades dos ex-trabalhadores dos estaleiros de Viana do Castelo atualmente inativos.
Tecnologia

Rolls-Royce quer lançar navios sem tripulação

A empresa britânica quer lançar para os mares uma frota sem tripulação. A primeira embarcação está prevista ficar pronta até 2020.
Lisboa

Nevoeiro pode ser a causa do acidente do catamarã

Uma "avaliação deficiente da posição do navio face ao pontão", devido à falta de visibilidade, esteve na origem do acidente com um catamarã em Lisboa, a 25 de janeiro, que provocou 34 feridos.
Estaleiros de Viana

Estaleiros de Viana com encomendas de 80 milhões

O presidente da WestSea, subconcessionária dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), afirmou ter uma carteira de encomendas de 80 milhões de euros.
Marinha Portuguesa

Navios russos vigiados pela marinha portuguesa

103
A Marinha vigiou durante o fim de semana a passagem de uma força aeronaval russa, composta por seis navios, por águas de jurisdição portuguesa em trânsito de Gibraltar para o Báltico.
Navios

Navio-museu Gil Eannes bateu recorde de visitas

O navio museu Gil Eannes, atracado há 19 anos na antiga doca comercial de Viana do Castelo, "bateu o recorde" de visitas em 2016 com 66.052 pessoas.
Viana do Castelo

Governo estuda adiamento de extinção de estaleiros

O Governo está a analisar um novo adiamento da extinção dos estaleiros de Viana do Castelo face ao impasse na resolução do contrato de construção de dois navios para a Venezuela.
Infraestruturas

Novas regras para serviços em portos marítimos

O Parlamento Europeu aprovou novas regras sobre prestação de serviços portuários e transparência financeira dos portos e que abrangem seis infraestruturas marítimas em Portugal continental.
Estaleiros de Viana

Ex-trabalhadores de estaleiros alertam Governo

Ex-trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) que em 2017 deixaram de ter subsídio de desemprego vão sensibilizar o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
NATO

Escala em Espanha da frota russa alarma NATO

236
Frota de guerra russa que passou em águas portuguesas prepara-se para fazer escala em Espanha. NATO expressa preocupação com a utilização dos navios e o governo espanhol já está a rever a autorização.
Navios

Um morto em acidente no maior cruzeiro do mundo

104
Um membro da tripulação do Harmony of the Seas, atracado em Marselha, morreu, e outros quatro ficaram feridos, durante um simulacro nos botes salva-vidas do maior cruzeiro do mundo.
A página está a demorar muito tempo.