Vítor Gaspar

Vítor Gaspar

Para Vítor Gaspar, défice não importa assim tanto

O ex-ministro das Finanças, agora diretor do FMI, defende que Bruxelas deixe de valorizar tanto as metas de défice orçamental. O rácio da dívida/PIB, defende, pode ser "a única âncora orçamental".
Fundo Monetário Internacional

Baixar dívida é mais difícil em governos frágeis 

465
Governos minoritários ou apoiados em coligações tendem a aumentar mais a despesa pública e a acumular mais dívida, apurou a equipa de Vítor Gaspar no FMI, que analisou 90 países ao longo de 50 anos.
Caixa Geral de Depósitos

Aumento de capital de 2012. O BdP achou suficiente

140
Ex-ministro das Finanças diz que aumento de capital da Caixa de 2012 foi decidido com base em pareceres e análises do Banco de Portugal. Insuficiente? Gaspar fala em almofada de 350 milhões.
Comissão De Inquérito Ao Banif

BdP decidiu salvar Banif e Troika não se opôs

Ex-ministro das Finanças diz que o Banco de Portugal foi determinante na decisão de injetar 1.100 milhões no Banif em 2013. Gaspar ficou convencido que era a melhor solução e a troika não se opôs.
Panama Papers

Vítor Gaspar: é "inaceitável" fuga dos mais ricos

146
O ex-ministro das Finanças disse quarta-feira que a evasão fiscal revelada pelos "Documentos do Panamá" é "simplesmente inaceitável", num momento em que o planeta atravessa um período de dificuldades.
Banif

Banif. Resolução estava a ser preparada desde 2012

Cartas trocadas entre Carlos Costa e Vitor Gaspar mostram que o Banif esteve à beira do abismo no final de 2012. Mesmo com a recapitalização pública, Banco de Portugal sempre preparou a resolução.
António Costa

A nefasta claridade do erro

865
Sim, mais impopular que Vítor Gaspar é impossível. Paciência. Daqui a uns anos, quando de novo cumprirmos a tradição e entrarmos em estado de necessidade, falamos (já que nunca tivemos outra vida).
Orçamento do Estado

O enorme aumento de impostos da “geringonça”

242
As opções orçamentais são, obviamente, políticas e a opção da “geringonça” é clara: retirar mais recursos à população em geral para os canalizar para grupos com forte poder reivindicativo.
Privatizações

EDP e REN.Interesse estratégico não foi acautelado

2.004
Auditoria do Tribunal de Contas às privatizações diz que não foram tomadas medidas para acautelar interesse estratégico e nacional. Conflito de interesses e contratação fora das regras nos assessores.
Presidenciais 2016

Sampaio da Nóvoa teria demitido o Governo em 2013

2.580
O candidato às presidenciais de 2016, Sampaio da Nóvoa, garantiu que, se fosse ele o Presidente, teria demitido o Governo e convocado eleições antecipadas, depois das demissões de Gaspar e Portas.
Fundo Monetário Internacional

Inflação baixa aumenta fardo da dívida portuguesa

O relatório Fiscal Monitor do FMI, coordenado por Vítor Gaspar, diz que a dívida de paises como Portugal poderia baixar até 10% do PIB, com inflação mais alta. Dívida ficará acima dos 120% até 2020.
Comissão de Inquérito BES

Salgado só disse a Gaspar que usou perdão fiscal

Vítor Gaspar respondeu às perguntas da Comissão de inquérito ao BES. Da situação no banco só soube em finais de 2013, quando já não era ministro. Mas Salgado falou-lhe no perdão fiscal.
Comissão de Inquérito BES

PS. Perguntas a Constâncio põem BdP em xeque

Os socialistas querem saber junto do vice-presidente do BCE se havia alternativas à solução imposta ao Banco Espírito Santo. Carlos Costa disse no Parlamento que a resolução era a única medida.
Fundo Monetário Internacional

Vítor Gaspar dá entrevista a site do FMI

Ex-ministro das Finanças vai liderar o departamento dos assuntos orçamentais. Diz que, enquanto governante, a experiência com o FMI foi fundamental para Portugal arrecadar impostos e reduzir despesa.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)